You are on page 1of 15

Captulo 6 O processo de desenvolvimento de produtos e processos na fbrica do futuro

Henrique Rozenfeld, Daniel Capaldo Amaral, Jos Carlos Toledo e Jonas de Carvalho Como visto no captulo 1 deste livro, a Fbrica do Futuro ser direcionada aos seus processos de negcio. O processo de desenvolvimento de produtos um dos mais importantes, pois por meio dele que a empresa pode criar novos produtos mais competitivos e em menos tempo para atender constante evoluo do mercado. Neste mercado existem clientes cada vez mais exigentes e competidores globais, que conseguem lanar constantemente novos produtos a preos cada vez menores. Cada novo produto traz uma novidade diferente do anterior. Assim, alm de atender continuadamente s necessidades dos clientes, esses produtos oferecem maior nmero de funcionalidades, tornandose atrativos e fazendo com que o cliente deseje substituir o anterior. Para enfrentar os desafios deste novo mercado muitas so as tendncias e mudanas no desenvolvimento de produtos da fbrica do futuro, comeando pela prpria definio do que desenvolver produto. Ns descrevemos como e porqu o processo de desenvolvimento de produto visto hoje como um amplo processo de negcio, que pode integrar desde o planejamento estratgico da empresa at a retirada do produto do mercado. Em seguida os desafios deste mercado so citados. Por fim, apresenta-se uma viso abrangente das tendncias que tm sido seguidas pelas empresas com o intuito de superar esses desafios. Definindo o processo de desenvolvimento de produtos e seu escopo A definio mais comum e convencional do processo de desenvolvimento de produtos est na parte superior da figura 6.1. Recebiam-se informaes da estratgia da empresa desenvolvida pela alta cpula e rea de marketing e a engenharia preparava as especificaes de produto e processo para o pessoal de manufatura realizar seu trabalho. Hoje j existem exemplos e no futuro espera-se que cada vez mais se incorporem ao desenvolvimento de produtos as atividades do planejamento estratgico relacionadas com o mercado/produtos e as atividades ligadas produo, lanamento e acompanhamento do produto no mercado. Permite-se, desta forma, que requisitos do cliente e da sociedade, aspectos tcnicos e problemas encontrados nos produtos em campo sejam continuamente compilados, e que alimentem rapidamente o planejamento e as decises realizadas durante o desenvolvimento dos novos produtos. As pessoas deixam de fazer parte de departamentos fechados e tornam-se membros de times, agregando pessoas de diferentes reas, adicionais inclusive quelas das reas da parte superior da figura.

6.1

situao mais comum

planejamento estratgico

desenvolver produtos

fabricar produto

alta cpula marketing

engenharia

manufatura

novo escopo
desenvolver produtos

planejamento estrategico

fabricar produto pessoas de diversas reas

Figura 6.1:Escopo do desenvolvimento de produtos O principal motivo para a ampliao da viso do desenvolvimento de produto a preocupao com o gerenciamento completo do ciclo de vida do produto. Escopo Durante a fase de produo e consumo Observe que normalmente o desenvolvimento de existem momentos para se registrar as produtos associado a fazer um projeto e enviar experincias obtidas a fim de no se as informaes para a manufatura. O novo escopo incorrer nos mesmo erros em futuros abrange do planejamento estratgico at a sua desenvolvimentos (vide captulo 14: retirada do mercado. Aprendizagem organizacional). Em outros momentos pode-se necessitar de uma Como na sua empresa? Voc ainda considera mudana ou atualizao do produto. que o desenvolvimento de produtos uma tarefa Tambm deve-se preparar o plano de somente da engenharia? retirada do produto do mercado. Alm disso, toda a logstica de recebimento do produto, no momento do seu descarte pelo cliente, e o planejamento de sua reciclagem fazem parte do escopo do desenvolvimento de produtos (vide captulo 3: Adequao ambiental). H inmeras tendncias relacionadas com aspectos especficos do processo de desenvolvimento de produto em curso. Apresentam-se, seguir, as principais delas dispostas segundo as dimenses dos processos de negcio discutidas nos captulos iniciais do livro: estratgia e atividades, organizao, informao, tcnicas e mtodos, sistemas de informao. Tendncias relacionadas com as estratgias e atividades Definio clara dos limites entre desenvolvimento de tecnologia e desenvolvimento de produtos Algumas empresas insistem ainda em misturar o que P&D (pesquisa e desenvolvimento) com desenvolvimento de produto. Esta prtica causa muitas vezes o lanamento de produtos com tecnologia sem a maturidade comprovada. Algumas empresas j estruturaram esses dois processos de forma sistmica e integrada. O processo de desenvolvimento de produto s deve
6.2

utilizar tecnologia robusta, que foi previamente testada e validada ao final do processo de desenvolvimento da tecnologia. Produto plataforma e reutilizao de informaes e solues Trabalhar com produto plataforma uma tendncia observada na indstria automobilstica, que agora vem sendo utilizada por outros segmentos. Uma plataforma um conjunto de elementos de um produto (subconjuntos, componentes, etc...) que formam o ncleo de uma famlia de produtos com suas diversas combinaes. Desta forma, a empresa consegue lanar diversos produtos distintos entre si do ponto de vista do cliente, reutilizando de maneira sistemtica partes de produtos existentes (figura 6.2).

Produto 1 Produto 4

Produto 2

Produto 3

Plataforma v1
Figura 6.2:Exemplo de um produto plataforma O desenvolvimento com base na plataforma parte do princpio que um novo produto no precisa ser Muitos produtos podem usar esse 100% novo. Trabalhar com plataforma a forma conceito. mais sistemtica de aumentar a abrangncia da reutilizao de informaes e solues no Voc no acha que sua empresa desenvolvimento de um novo produto. Esse conceito poderia lanar novos produtos, a inclui a reutilizao de solues de produtos dos partir de modificaes de produtos concorrentes, de parceiros ou de produtos anlogos existentes? E isso no poderia ser (por exemplo: adotar o princpio de uma mquina de feito de forma sistemtica? caf expresso para um equipamento de limpeza domstica empregando vapor dgua). No futuro existiro portais na internet para se buscar sistematicamente essas informaes e solues. Com essas prticas, o tempo de lanamento e o custo de um novo produto podem ser reduzidos. Produto Plataforma O emprego dos conceitos de reutilizao e de produto plataforma possibilitam o lanamento contnuo de produtos com pequenos diferenciais entre eles, gerando no cliente a percepo de solues diferentes e permitindo um atendimento diferenciado aos nichos de mercado. Melhorase tambm a robustez e o desempenho do produto, pois parte-se de solues existentes e comprovadas. Mas, para que isto acontea, preciso um bom planejamento da linha de produtos, aumentando a importncia da gesto de portflio.

6.3

Gesto de portflio A gesto de portflio trata da gesto integrada de todos os produtos da empresa, considerando os seus ciclos de vida. Procura-se balancear os projetos variantes (com base em projetos existentes) com os novos desenvolvimentos; os projetos de alto com os de baixo risco; e os projetos de alto com os de baixo custo. Busca-se garantir, desta forma, que a empresa torne-se inovadora Gesto de portflio e sempre apta a lanar um produto que atenda s novas Pense em uma empresa que voc exigncias do mercado, com o menor investimento e considere inovativa. Veja se a correndo o menor risco possvel. Deve-se ter em mente quantidade de inovaes que ela traz que um desenvolvimento pode demorar muito tempo e no so pequenas variaes em cima que se um produto for cancelado, a empresa precisa de produtos semelhantes. reagir tempo. Em outras palavras a empresa precisa estar apta a lanar um produto que cubra aquele espao Sua empresa ao inovar sempre traz de mercado que o produto cancelado assumiria. Para 100% de novidade sem reaproveitar isso, o portflio de produtos deve estar com produtos boas idias? Quanto custa isso? nas diversas fases de desenvolvimento, vide figura 6.3. Isto diminui o tempo de lanamento de novidades no mercado. Uma gesto eficiente de portflio deve prover o planejamento integrado dos produtos a serem desenvolvidos, em fase de desenvolvimento e aqueles que esto no mercado. O objetivo garantir a adequao entre limitaes de recursos da empresa e os requisitos dos clientes por meio de um planejamento eficiente das plataformas, combinaes de solues e compartilhamento de mdulos entre os produtos. A tendncia que as empresas adotem um grupo de tcnicas, envolvendo mtodos qualitativos e quantitativos, para capturar os diversos aspectos desta complexa questo. Tcnicas mais sofisticadas que possibilitem a simulao de diversos cenrios tendem a ser desenvolvidas para o auxlio nestas decises. Desenvolvimento distribudo de produtos mundiais, com customizaes regionais em massa e grande envolvimento dos fornecedores Com a existncia de grandes companhias constitudas por unidades organizacionais espalhadas em diferentes regies do mundo, a tendncia de fortalecimento da estrutura distribuda por centros de excelncia. O gerenciamento do ciclo completo de desenvolvimento de produtos tende a acontecer nas regies sedes das empresas transnacionais e em nvel mundial. Os produtos, na grande maioria complexos, tendem a ser divididos em um nmero reduzido de mdulos, cada qual sob a responsabilidade de um parceiro considerado como centro de excelncia naquele mdulo. Em cada parceiro, times de desenvolvimento responsveis pelo mdulo trabalham de maneira integrada com a equipe que coordena o projeto mundial. Alm disso, para que o produto atenda s necessidades regionais, equipes e unidades organizacionais espalhadas nas diversas regies do mundo onde o produto ser entregue, suportariam o time principal com os requisitos especficos de cada regio

6.4

Desenvolver Produto
Fase 1 Fase 2 Fase 3 Mercado

Produtos Variante

Novos Produtos

tempo
Figura 6.3:Viso da gesto de portfolio Os fornecedores de mdulos tendem a ser vistos como centros de excelncia e, por isso, parceiros estratgicos nesta cadeia, recebendo o status semelhante ao de uma unidade organizacional interna da empresa. Estes parceiros coordenariam, por sua vez, o desenvolvimento das peas constituintes do seu mdulo. Seria a difuso do conceito de empresa estendida, no qual uma empresa passa a ser gerenciada considerando os elos da cadeia produtiva. No caso do desenvolvimento de produto mundial, este conceito significa que o processo de desenvolvimento ultrapassa os limites da empresa que est entregando-o para incluir tambm as diversas unidades da empresa transnacional, os principais fornecedores e os diversos especialistas (figura 6.4).

Empresa A

Desenvolver Produto
Filial Empresa A

Empresa F

Empresa D Empresa B

Empresa C (servios de engenharia)

Empresa D (services de prototipagem)

Figura 6.4:Desenvolvimento de produtos distribudo Os especialistas da empresa estendida so o conjunto de pessoas ou empresas especializadas que fornecem servios especficos tais como os de clculo, detalhamento de projetos,
6.5

prototipagem rpida e outros que exigem alta especializao. Estes servios deixam aos poucos de ser core competence destas grandes organizaes multinacionais. Esta outra tendncia forte para o processo de desenvolvimento, a qual criar a terceirizao de servios de engenharia e que deve representar uma tima oportunidade para especialistas e pequenas empresas, que podem obter grandes vantagens em participar da rede de desenvolvedores. Formalizao do processo de desenvolvimento de produtos em modelos de referncia Hoje a formalizao encontra-se nos manuais da qualidade, que muitas vezes engessa a forma de se desenvolver os produtos. O manual deve possuir um nvel de detalhamento apropriado e no futuro deve ser uma viso (parte), do modelo de referncia de desenvolvimento de produtos. Toda essa informao deve no futuro estar disponvel na intranet da empresa, permitindo o acesso por equipes distribudas geograficamente. Esses modelos so representaes formais do processo de negcio descrevendo suas fases, atividades, responsveis, recursos disponveis e informaes necessrias e/ou geradas. Eles servem de referencial comum para a comunicao entre os integrantes do desenvolvimento sejam eles internos (diversas equipes de desenvolvimento e pessoas) ou externos empresa (parceiros, fornecedores e especialistas que prestam servio). Com um modelo de referncia pode-se melhorar o gerenciamento do processo; o trabalho em equipe; facilitar o desenvolvimento de produto dentro de uma rede de empresas; e facilitar a implantao e integrao de mtodos, tcnicas e sistemas de apoio ao desenvolvimento de produtos. Reviso de fases no desenvolvimento de produtos Uma da prticas importantes no processo de desenvolvimento de produtos e que tm trazido bons resultados a sua diviso em fases, com revises formais durante a transio entre elas (essas revises de fase so conhecidas como quality gates ou toll gates). Antes ela consistia somente de um procedimento elaborado e detalhado de Reviso de fases reviso de todas as atividades realizadas. Em seguida O desenvolvimento em sua empresa foram introduzidos times multifuncionais na avaliao e simplesmente controlado por uma critrios claros de quando parar ou no um projeto. A verificao se uma atividade foi tendncia para o futuro acrescentar critrios realizada ou no? E se ela foi considerando todos os aspectos relacionados com o realizada dentro do prazo, mas os desenvolvimento, incluindo as expectativas do resultados fogem dos objetivos que planejamento estratgico e gesto de portflio, assim voc havia traado para aquele como monitoramento da avaliao econmica, alm dos produto? critrios tradicionais. As experincias obtidas por cada equipe podem ser passadas para os demais projetos por meio de um comit de deciso, que registra as decises e suas evidncias, por exemplo naquela intranet do modelo de referncia. Verificando deficincias nos produtos atuais e em desenvolvimento, este comit poder atuar incorporando rapidamente novos projetos no portflio ou redirecionando projetos em andamento. As experincias adquiridas e registradas ficam disponveis para que outras equipes possam utiliz-las. Tendncias relacionadas com a organizao Estrutura matricial ainda atual no futuro

6.6

Existem trs tipos bsicos de arranjos organizacionais para as atividades e equipes de desenvolvimento internas a uma unidade: funcional, matricial e por projeto pura. A estrutura matricial tende a se aperfeioar e ser predominante. Algumas empresas criaram departamentos de desenvolvimento de produto trazendo pessoas de diversas reas. Elas seguiram a tendncia de se estruturar a empresa por processo de negcio. O resultado reportado que depois de um tempo as pessoas desses departamentos ficam "fossilizadas", perdendo a riqueza de experincias de suas reas de origem. Uma "rea" de desenvolvimento de produtos de uma empresa deve ser a catalisadora do processo, que deve ser realizado por times essencialmente multifuncionais. As pessoas desses times devem retornar para as suas reas funcionais, aps o trmino de um desenvolvimento, podendo assim adquirir novas experincias, que enriquecem um novo desenvolvimento. Como pessoas constantemente envolvidas com o desenvolvimento de produto ficariam os gerentes de programas. Assim, o confronto j clssico da estrutura matricial entre gerentes de projeto e pessoas de uma estrutura funcional continua a acontecer no futuro. Neste caso os novos sistemas e prticas devem facilitar a resoluo de tais conflitos, pois o planejamento e programao de atividades sero certamente mais eficazes. Aprendizagem organizacional em desenvolvimento de produtos A rea atualmente conhecida como aprendizagem organizacional estar no futuro fazendo parte de uma disciplina nica com a gesto do conhecimento. Essa associao e suas implicaes fazem parte do captulo 14 deste livro. Neste contexto, o mapeamento dos conhecimentos necessrios ao desenvolvimento de produtos juntamente com o desenvolvimento de programas de educao e capacitao uma tendncia que se observa. As prprias "universidades corporativas" visam criar as condies para uma atuao mais sistemtica de educao continuada, fornecendo os subsdios para se formar profissionais apropriados s necessidades especficas de cada empresa. Tendncias relacionadas com as informaes manipuladas pelo processo Informaes mais complexas, nfase na informao grfica, integrao de multimdia, multiidioma e distribuda Antes de tudo destaca-se a complexidade cada vez maior das informaes manipuladas durante o desenvolvimento de produto. So informaes grficas (geralmente tridimensionais) associadas com as demais informaes sobre o produto. Elas devem ser legveis no idioma do usurio que est manipulando-as e devem tambm ser compartilhadas com parceiros distribudos em vrios locais separados. Cada usurio deve ter apenas uma viso dessas informaes, que, no entanto, devem ter a sua integridade garantida durante todas as modificaes que sofre. Isso leva a sistemas de informao mais sofisticados, onde a disponibilizao da informao em todos os lugares onde ela se faz necessria, em formatos apropriado ao uso especfico, com controle de acesso, automao do seu fluxo e em tempo de resposta rpida so questes que fazem parte da agenda das solues do futuro.

Normalizao para troca de informao Os padres mundiais como STEP (Standard for Exchanging of Product data) servem para a troca de informaes entre parceiros. Tais padres permitem que dados completos relativos ao produto sejam compatveis entre diferentes sistemas. Dessa forma, diferentes organizaes parceiras podem trocar de modo eficaz, sem risco de perda ou danificao de dados,
6.7

informaes de um determinado produto. Os gastos que as empresas esto tendo com a converso de dados enorme e um padro como STEP vem para diminui-los. No entanto, a normalizao das informaes seguindo padres definidos pelas prprias empresas uma outra tendncia que se observa. Os parceiros de uma determinada cadeia de suprimentos seguem o padro da empresa na ponta da cadeia. Surgem cada vez mais empresas que se especializam em transformar os dados dos parceiros no formato exigido pela parceira final. Tendncias relacionadas com as tcnicas e mtodos Integrao dos mtodos de desenvolvimento de produtos com as tcnicas de qualidade Existe uma grande quantidade de tcnicas e mtodos de desenvolvimento de produto que surgiram de diversas "escolas" relacionadas Cada consultor vende o seu mtodo como a com o desenvolvimento de produtos. Como a soluo nica para resolver seus problemas. lista dessas tcnicas muito grande para ser Pense em quantas vezes voc no tem a includa neste captulo, indica-se ao leitor que sensao de estar fazendo a mesma coisa visite a pgina do NUMA (www.numa.org.br) vrias vezes. e l navegue por "Atualize os seus conhecimentos", onde grande parte do mtodos de desenvolvimento de produtos est descrita. Integrao de mtodos A tendncia que se observa de customizao destes mtodos e tcnicas de anlise, melhoria e coordenao de atividades. Busca-se tambm a integrao entre tcnicas de origens distintas. As empresas tendem a procurar o que cada uma destas tcnicas oferece de melhor e quais so mais adequadas segundo as caractersticas do seu processo de desenvolvimento. Em seguida, elas podem customizar e incorporar estas tcnicas no modelo de referncia de forma a evitar sobreposies, otimizando estas anlises. Na figura 6.5 encontra-se um exemplo de tcnicas que podem ser utilizadas de forma integrada. (as siglas da figura e uma explicao mais abrangente podem ser encontradas no site do NUMA - www.numa.org.br). Tendncias relacionadas com os sistemas de informao Utilizao de sistemas ERP no desenvolvimento de produtos Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) so uma evoluo dos sistemas de planejamento e controle da produo, dando suporte a todos os principais processos de negcio da empresa, envolvendo a rea financeira, recursos humanos, vendas, estoque, distribuio e manufatura. Ele possui uma base de dados nica e todas as informaes dessas reas esto integradas. Estes sistemas surgiram baseados no paradigma da integrao, e nasceram sem dar muita importncia ao apoio s atividades de desenvolvimento de produto. Esse quadro hoje diferente surgindo solues integradas, que visam dar suporte a todas as necessidades do processo de desenvolvimento de produto. Essas solues por enquanto no esto integradas aos sistemas tcnicos de engenharia, mas espera-se em um futuro prximo que o usurio tenha mo o melhor mtodo para apoiar a suas atividades, sem saber se isso fornecido pelo sistema A ou pelo B.

6.8

QFQ

TRIZ

FAST

FMEA

DOE

Desenvolver produto
atividades

Determinar qualidade

Definir funes do produto

Estruturar funes

Analisar falhas

Testar produto

QFQ: quality function deployment

FAST: function analysis system technique

DOE: design of experiments

TRIZ: theory of inventive problem solving

FMEA: failure mode & effect analysis

Figura 6.5:Integrao de mtodos e tcnicas de desenvolvimento de produtos Integrao entre sistemas PDM e PM no ERP O gerenciamento das atividades e a manipulao das informaes de desenvolvimento de produto sero apoiados por sistemas avanados de gerenciamento de dados de produto (conhecidos como sistemas PDM - Product Data Managment) que estaro integrados aos sistemas de gesto de projetos (conhecidos como PM - Project Management). Alm disso, os dados bsicos dos produtos cadastrados nos sistemas PDM devero estar totalmente integrados com os sistemas ERP, conectando as informaes tcnicas de engenharia e de gerenciamento do projeto com todas as demais reas funcionais, incluindo as reas de finanas e de recursos humanos (gesto de pessoal hoje um nome mais apropriado para isso). Isto permite tambm um acrscimo de funcionalidades direcionadas aos nveis mais altos de deciso da empresa. Permite, por exemplo, o monitoramento da avaliao financeira de todo o ciclo de vida dos produtos. Impacto da internet A internet causa um impacto em praticamente todos os aspectos relacionados ao projeto e fabricao. Atividades colaborativas envolvendo clientes e fornecedores durante o desenvolvimento do produto reduzem o ciclo de projeto e melhoram a qualidade do produto final. Surgem ento os grandes portais para o trabalho colaborativo entre parceiros de uma mesma cadeia. No futuro, bancos de dados CAD de peas e componentes comerciais on-line permitem a gerao e recuperao de dados, eliminando muitas vezes a necessidade do projetista recriar a geometria em sua empresa. Cotaes de preos on-line possibilitam maior agilidade e facilidade na escolha do fornecedor (vide captulo 12: e-Business). No futuro grande parte das funcionalidades desses sistemas podero ser compradas como servios via internet, sem que se tenha de possuir o sistema instalado na empresa. Como conseqncia espera-se uma reduo drstica no custo de propriedade de software. Tal fato j pode ser verificado nos dias atuais ao se observar um nmero cada vez maior de fornecedores de
6.9

software que vm comercializando seus produtos via internet, reestruturando-os de maneira que caractersticas especficas e funes estejam disponveis em pequenos pacotes visando atender a um determinado perfil de usurio. Evoluo dos sistemas ERP para os sistemas de gerenciamento do ciclo de vida dos produtos Tambm os sistemas ERP tornam-se servios que podem ser contratados pela internet. Os usurios de uma determinada soluo estaro associados a um portal na internet e seus parceiros participariam desse portal sem a necessidade de possurem aquela soluo. Essas solues podem ento ser caracterizadas em trs grandes reas de atuao. Uma envolve as funcionalidades do ERP, evoluindo para a gesto no s de uma empresa, mas sim de toda a cadeia de suprimentos. Nessa rea de atuao destaca-se a formao da cadeia de suprimento, que nasce no desenvolvimento de produtos. Sopa de letrinhas Realmente a quantidade de siglas nessa rea imensa, deixando os usurios perdidos. (mas para os fornecedores que tm maior penetrao bom, pois so sempre escolhidos). Sistemas ERP e sua evoluo gerenciam informaes e as atividades. As demais ferramentas CAx hoje esto sob a sigla manufatura virtual (vide captulo 10) e cuidam da simulao dos produtos e processos, ou seja os produtos e os processos para fabric-los so testados, antes de existirem fisicamente.

Outra rea preocupa-se somente com as atividades voltadas ao relacionamento com os clientes (conhecidas como solues de CRM customer A internet traz a possibilidade de operarmos relationship management), auxiliando o esses sistemas sem ter de compr-los e de desenvolvimento de produtos na obteno de qualquer lugar. Por exemplo de sua casa ou informaes de mercado, atravs, por exemplo, da de um hotel quando voc estiver viajando. anlise de dados das reclamaes dos clientes. Quando o produto estiver no mercado, essas funcionalidades so importantes para se obter informaes sobre a satisfao dos clientes quanto aos produtos e servios oferecidos, fornecendo assim subsdios para melhorias e futuros desenvolvimentos. A terceira rea nesse portal aquela que se preocupa com o gerenciamento do ciclo de vida do produto. Engloba as funcionalidades tratadas anteriormente como a integrao entre PDM e PM, alm de outros servios associados relacionados com a rea de compras. Sistemas de engenharia e mock-up / prottipo digital Um mockup um prottipo de um produto sem suas funcionalidades. Ferramentas de auxlio s atividades do projetista, baseadas na utilizao dos sistemas CAD 3D, tais como mock-up digital tendem a se tornar mais amplamente utilizadas, permitindo que mesmo nas fases de concepo inicial do produto uma srie de verificaes seja feita de maneira a evitar erros posteriores de montagem ou outros. Quando as funcionalidades do produto estiverem associadas ao modelo, est se falando de prottipo digital. Em uma simulao pode-se ento, com um prottipo digital, avaliar o desempenho do produto final, antes mesmo de construi-lo (vide captulo 10). Sistemas CAE ( Computer Aided Engineering), j bastante utilizados nas solues de problemas lineares de engenharia, devero manter a tendncia de evoluo para anlises mais complexas, envolvendo solicitaes combinadas de vrios fenmenos (multiphisics) em regimes no lineares, efeitos complexos de comportamento de material e de mecanismos de falha dos componentes. Na figura 5.6 pode-se observar os resultados da anlise combinada de tenses e deformaes de um componente sob solicitao mecnica.

6.10

Sistemas de realidade virtual, prototipagem rpida de produtos e ferramentas Deve-se destacar entre as solues e os sistemas computacionais os de realidade virtual e os sistemas de simulao utilizados no desenvolvimento de produto, os quais so discutidos no captulo 10 deste livro.

Figura 6.6: Resultado da anlise de uma pea - CAE Outro avano que promete revolucionar ainda mais o processo de desenvolvimento de produtos o uso de prototipagem rpida de componentes e ferramentas. A contnua necessidade de reduo do tempo de desenvolvimento do produto (time to market) tem aumentado de maneira acentuada a demanda para a construo de prottipos fsicos de maneira rpida e precisa. Tal fato, associado crescente complexidade das peas, tem tornado indispensvel o uso das tcnicas de prototipagem rpida visando encurtar o tempo de desenvolvimento do produto, descobrir falhas e melhorar a qualidade final. Para a produo rpida de ferramentas (conhecida como rapid tooling) uma srie de tecnologias j existem, variando desde aquelas que utilizam o prottipo como padro, para a produo de moldes em silicone, voltadas produo de baixas sries at as que partem para a produo direta do molde na prpria mquina de prototipagem utilizando processos de sinterizao ou deposio de metais. Espera-se tambm um acentuado crescimento nas tcnicas de produo rpida de ferramental utilizando-se de mquinas que trabalham a altssimas velocidades, eventualmente combinadas utilizao de ferramentais em materiais especiais para baixas sries (conhecido como soft tooling). Na figura 6.7 so apresentados exemplos de peas e ferramentas obtidos por este processo, aps a criao de uma malha de elementos finitos no modelo geomtrico da pea e sua simulao por meio de um sistema CAE. Para um futuro bem prximo, esperada uma reduo nos custos dos processos de prototipagem rpida, acelerando mais intensivamente o crescimento do mercado. O conceito das impressoras (3D Printers) permite aos projetistas, em um ambiente de escritrio, produzir modelos fsicos quando mudanas de engenharia ainda causam um pequeno impacto no custo final do produto.

6.11

Figura 6.7: Prottipos e ferramental rpido (exemplo de prteses biolgicas) Integrao de sistemas para desenvolvimento de produtos empregando objetos distribudos Ainda hoje quando se busca no mercado um sistema para apoiar determinadas atividades de desenvolvimento de produto, observa-se uma grande superposio de funcionalidades, pois cada fabricante busca oferecer uma soluo completa. A tendncia atual de criar ambientes de integrao heterognea, muitas vezes baseadas em padres especficos vindos de acordos entre os diferentes fornecedores. Com o amadurecimento da tecnologia de orientao a objetos, cada fornecedor de software tende a oferecer objetos com funcionalidades especficas, bem definidas e restritas. Um objeto pode ser, por exemplo, qualquer informao a ser manipulada, como um desenho, lista de diretrizes, uma avaliao econmica, etc.. O software necessrio para tratar essa informao viria junto com ela, ou seja, estaria encapsulado nessa soluo. Isto permite a construo de solues sob medida por meio da composio com objetos distribudos oriundos de diferentes fabricantes de software. A integrao entre os aplicativos de engenharia passaria ento a ser baseada na padronizao das interfaces entre estes objetos. Adicionalmente, haveria a integrao entre estes aplicativos e as ferramentas de automao de escritrio tambm orientadas a objeto. Estas ferramentas tendem cada vez mais para o conceito de computao colaborativa (conhecida como workgroup computing) via intra e extranets. Portanto, neste cenrio, as ferramentas tradicionais de automao de escritrio tornam-se a base para a integrao entre os times de desenvolvimento de produto, trabalhando de forma integrada com os ambientes de aplicaes de engenharia das empresas. Comentrios finais Essas tendncias acontecero de forma distinta conforme o tipo de empresa. Vamos considerar dois tipos bsicos de empresa, conforme o tipo de produto: produtos feitos para o consumidor final (exemplo: automvel, equipamentos de som, eletrodomsticos, etc) e produtos para o consumidor intermedirio. Este consumidor normalmente uma outra empresa, que pode utiliz-los para incorporar no seu produto (exemplo: as peas de um automvel) ou como meio de produo (exemplos: uma mquina ou equipamento para fabricar as peas de um automvel). Um resumo dessas tendncias encontra-se na figura 6.8, discutida posteriormente.
6.12

Commodities

Componentes sistemas

Equipamentos

Produtos para consumidor Final

presso por preos baixos fornecimento mundial seguir padronizao alta robustez acompanhar tecnologia de fabricao aplicar tcnicas e mtodos baixo custo confiabilidade/ robustez tecnologia da informao para integrao

coparticipao no desenvolvimento do cliente oferecimento de servio completo desenvolvimento integrado gerenciar competncia desenvolvimento rpido conhecer cadeia de suprimentos praticar trabalho em times dominar tecnologia de integrao

maior diversificao globalizao/ concorrncia rapidez/ produtividade inovao tecnolgica gerenciar portfolio gerenciar supply chain empresa estendida desenvolver plataforma gerenciar projetos/ info aprendizagem /organizac

Figura 6.8: Tipo de fornecedor e aes Para as empresas que trabalham na ponta da cadeia produtiva, fornecendo diretamente para o consumidor final, h claramente uma tendncia em direo ao aumento da diversificao de produtos e, na grande maioria das indstrias, um movimento de internacionalizao e acirramento da concorrncia. Assim, essas Sua empresa no desenvolve produtos empresas esto sendo desafiadas a possuir alcances e presena mundial, sem, no ... e tudo isso que descrevemos no serve entanto, deixar de considerar as para ela? Pense no escopo descrito no especificidades de cada mercado. Para incio. manter a diversificao aliada com Sua empresa no realiza planejamento competitividade, elas necessitaro de estratgico de quais produtos precisam ser processos de desenvolvimento de produto lanados e analisa o mercado? No mais rpidos, altamente produtivos, capazes especifica os processos e meios produtivos? de entregar produtos de alta qualidade e, No organiza o pessoal? No atualiza as por fim, capazes de incorporar as crescentes especificaes do produto ou do processo? inovaes tecnolgicas. Essas so as No monitora o custo e otimiza o processo mesmas caractersticas das empresas que produtivo? fornecem equipamentos s empresas clientes. Se alguma resposta s questes acima foi afirmativa, ento alguns dos conceitos Essas empresas devem dominar e apresentados neste captulo sero teis para desenvolver o gerenciamento de portflio voc. de projetos, o gerenciamento de cadeias de suprimento, o conceito de empresa estendida, o desenvolvimento de plataformas de produtos, tcnicas avanadas de gerenciamento de projetos, infra-estrutura de comunicao e gerenciamento de informaes e, muito importante, implementar o conceito de aprendizagem organizacional e gesto do conhecimento. Alm disso deve fazer um grande uso da tecnologia da informao, estabelecendo padres para toda a sua cadeia de suprimentos.

6.13

Nas outras empresas voltadas para o consumidor intermedirio, que fornecem produtos a serem incorporados nos produtos finais da empresa cliente, pode-se identificar dois tipos de desafios diferentes, conforme grau de especializao de seu produto: a fornecedoras de commodities e as fornecedoras de peas ou mdulos especiais.

Tudo isso no s para os grandes Vrias solues e tendncias mostradas parecem ser apropriadas somente para as grandes empresas. Engano. Se a sua pequena empresa estiver inserida em uma cadeia de suprimentos (e cada vez mais todas esto) com certeza essa ser a usa realidade em pouco tempo.

As empresas que fornecem produtos mais padronizados, com caractersticas ou totalmente identificveis como commodities, sofrero uma Se ela no estiver inserida vrias tcnicas forte presso em termos de preos. Devido citadas sero utilizadas em pouco tempo. tendncia de internacionalizao das empresas que Qual a empresa que no necessita de uma fabricam para o consumidor final e o avano especificao de como trabalha, ou mesmo tecnolgico, as compras mundiais sero cada vez de um gerenciamento de suas atividades e mais facilitadas. O desafio aqui entregar produtos documentos? rigorosamente enquadrados conforme diversos padres, altamente robustos e com custos cada vez mais baixos, compatveis com o patamar mundial. Elas precisaro gerenciar e manter a sua competncia na produo desses produtos pois, pelas mesmas razes, evolues em padres e tecnologias, que no sejam rapidamente incorporados pela empresa, podero causar redues de fatias do mercado ou mesmo causar sua excluso dele. O foco maior dessas empresas dever ser nas ferramentas, tcnicas e mtodos, de forma a garantir projetos que sigam rigorosamente todos os padres estabelecidos, aliados a um custo baixssimo, alta robustez e confiabilidade. Nas empresas fornecedoras de peas ou mdulos especiais, o desafio um pouco maior. Elas tendem a se tornar um elo importante da cadeia de suprimentos de seus clientes, empresas que atendem o consumidor final, e, portanto, sero cobradas a oferecer, alm do produto, todo o servio relativo ao seu desenvolvimento, entrega e aplicao. Algumas se tornaro parceiras estratgicas destas empresas e devero ter seu processo de desenvolvimento bastante integrados com o processo da empresa cliente. Trata-se da tendncia de co-desenvolvimento que atualmente forte e tende a se acentuar na grande maioria dos setores industriais.

Para estas empresas ser muito importante, em termos de desenvolvimento de produto: garantir um gerenciamento eficaz e eficiente da competncia na sua rea de atuao; ser capaz de oferecer no apenas o produto (mdulo ou subsistema do produto do cliente), mas, tambm, o conjunto completo de servios de desenvolvimento; possuir um processo de desenvolvimento rpido; possuir a capacidade de incorporar rapidamente as inovaes tecnolgicas no subsistema do cliente (no permitindo que ele fique desatualizado tecnologicamente) e desenvolver e garantir a integrao de seu processo de desenvolvimento de produto com o de seus principais clientes. Esta integrao deve ocorrer tanto em termos de procedimentos e prticas como tambm na infra-estrutura de comunicao. Essas empresas sero desafiadas a assumir uma postura ativa no relacionamento, gerenciando e aprimorando suas competncias, fornecendo solues e criando condies para o desenvolvimento conjunto com a empresa cliente.
6.14

Elas devem dominar principalmente a tecnologia de informao (padres de comunicao, sistemas e ferramentas de desenvolvimento) e o conceito de trabalho em times para estarem aptas a prover, alm do produto, todo o servio de desenvolvimento dentro da cadeia de suprimentos, ou empresa estendida, em que esto inseridas. Devem ainda dominar as vrias tcnicas e mtodos de desenvolvimento e os conceitos de gesto do conhecimento e aprendizagem organizacional.

6.15

You might also like