You are on page 1of 11

09.

ENEM-1999

14. ENEM-1999

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

35-(ENEM 1998)

52 e 53(ENEM-1998)

62-(ENEM-1998)

47-ENEM-1998

(ENEN2003)

(ENEN2003)

(ENEN2003)

Questes Enem 2009 Prova Amarela


Enem2009-Questo 1

A atmosfera terrestre composta pelos gases nitrognio (N2) e oxignio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traos, entre eles o gs carbnico (CO2), vapor de gua (H2O), metano (CH4), oznio (O3) e o xido nitroso (N2O), que compem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traos, por serem constitudos por pelo menos trs tomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenmeno, que acontece h bilhes de anos, chamado de efeito estufa. A partir da Revoluo Industrial (sculo XIX), a concentrao de gases traos na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentrao de CO2 na atmosfera: o desmatamento.
BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos bsicos sobre clima, carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S. Schwartzman. As mudanas climticas globais e os ecossistemas brasileiros. Braslia : Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia, 2000 (adaptado).

Considerando o texto, uma alternativa vivel para combater o efeito estufa A reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituio da produo primria pela industrializaorefrigerada. B promover a queima da biomassa vegetal, responsvel pelo aumento do efeito estufa devido produo de CH4. C reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetao em absorver o CO2 da atmosfera. D aumentar a concentrao atmosfrica de H2O, molcula capaz de absorver grande quantidade de calor. E remover molculas orgnicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

Enem2009-Questo 3 Analise a figura.

Supondo que seja necessrio dar um ttulo para essa figura, a alternativa que melhor traduziria o processo representado seria: A Concentrao mdia de lcool no sangue ao longo do dia. B Variao da frequncia da ingesto de lcool ao longo das horas. C Concentrao mnima de lcool no sangue a partir de diferentes dosagens. D Estimativa de tempo necessrio para metabolizar diferentes quantidades de lcool. E Representao grfica da distribuio de frequncia de lcool em determinada hora do dia.

Enem2009-Questo 7 O ciclo biogeoqumico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferncia de compostos entre esses reservatrios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos no renovveis, por exemplo, o petrleo, so limitados, sendo de grande relevncia que se perceba a importncia da substituio de combustveis fsseis por combustveis de fontes renovveis. A utilizao de combustveis fsseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca A aumento da porcentagem de carbono contido na Terra. B reduo na taxa de fotossntese dos vegetais superiores. C aumento da produo de carboidratos de origem vegetal. D aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. E reduo da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos. Enem2009-Questo 12

Enem2009-Questo 15 Para que apresente condutividade eltrica adequada a muitas aplicaes, o cobre bruto obtido por mtodos trmicos purificado eletroliticamente. Nesse processo, o cobre bruto impuro constitui o nodo da clula, que est imerso em uma soluo de CuSO4. medida que o cobre impuro oxidado no nodo, ons Cu2+da soluo so depositados na forma pura no ctodo. Quanto s impurezas metlicas, algumas so oxidadas, passando soluo, enquanto outras simplesmente se desprendem do nodo e se sedimentam abaixo dele. As impurezas sedimentadas so posteriormente processadas, e sua comercializao gera receita que ajuda a cobrir os custos do processo. A srie eletroqumica a seguir lista o cobre e alguns metais presentes como impurezas no cobre bruto de acordo com suas foras redutoras relativas.

Entre as impurezas metlicas que constam na srie apresentada, as que se sedimentam abaixo do nodo de cobre so

A Au, Pt, Ag, Zn, Ni e Pb. B Au, Pt e Ag. C Zn, Ni e Pb. D Au e Zn. E Ag e Pb. Enem2009-Questo 24 Umidade relativa do ar o termo usado para descrever a quantidade de vapor de gua contido na atmosfera. Ela definida pela razo entre o contedo real de umidade de uma parcela de ar e a quantidade de umidade que a mesma parcela de ar pode armazenar na mesma temperatura e presso quando est saturada de vapor, isto , com 100% de umidade relativa. O grfico representa a relao entre a umidade relativa do ar e sua temperatura ao longo de um perodo de 24 horas em um determinado local.

Considerando-se as informaes do texto e do grfico, conclui-se que A a insolao um fator que provoca variao da umidade relativa do ar. B o ar vai adquirindo maior quantidade de vapor de gua medida que se aquece. C a presena de umidade relativa do ar diretamente proporcional temperatura do ar. D a umidade relativa do ar indica, em termos absolutos, a quantidade de vapor de gua existente na atmosfera. E a variao da umidade do ar se verifica no vero, e no no inverno, quando as temperaturas permanecem baixas. Enem2009-Questo 27 O processo de industrializao tem gerado srios problemas de ordem ambiental, econmica e social, entre os quais se pode citar a chuva cida. Os cidos usualmente presentes em maiores propores na gua da chuva so o H2CO3, formado pela reao do CO2 atmosfrico com a gua, o HNO3, o HNO2, o H2SO4 e o H2SO3. Esses quatro ltimos so formados principalmente a partir da reao da gua com os xidos de nitrognio e de enxofre gerados pela queima de combustveis fsseis. A formao de chuva mais ou menos cida depende no s da concentrao do cido formado, como tambm do tipo de cido. Essa pode ser uma informao til na elaborao de estratgias para minimizar esse problema ambiental.Se consideradas concentraes idnticas, quais dos cidos citados no texto conferem maior acidez s guas das chuvas? A HNO3 e HNO2. B H2SO4 e H2SO3. C H2SO3 e HNO2. D H2SO4 e HNO3.

E H2CO3 e H2SO3. Enem2009-Questo 29 Os ncleos dos tomos so constitudos de prtons e nutrons, sendo ambos os principais responsveis pela sua massa. Nota-se que, na maioria dos ncleos, essas partculas no esto presentes na mesma proporo. O grfico mostra a quantidade de nutrons (N) em funo da quantidade de prtons (Z) para os ncleos estveis conhecidos.

O antimnio um elemento qumico que possui 50 prtons e possui vrios istopos tomos que s se diferem pelo nmero de nutrons. De acordo com o grfico, os istopos estveis do antimnio possuem A entre 12 e 24 nutrons a menos que o nmero de prtons. B exatamente o mesmo nmero de prtons e nutrons. C entre 0 e 12 nutrons a mais que o nmero de prtons. D entre 12 e 24 nutrons a mais que o nmero de prtons. E entre 0 e 12 nutrons a menos que o nmero de prtons. Enem2009-Questo 30 Considere um equipamento capaz de emitir radiao eletromagntica com comprimento de onda bem menor que a radiao ultravioleta. Suponha que a radiao emitida por esse equipamento foi apontada para um tipo especfico de filme fotogrfico e entre o equipamento e o filme foi posicionado o pescoo de um indivduo. Quanto mais exposto radiao, mais escuro se torna o filme aps a revelao. Aps acionar o equipamento e revelar o filme, evidenciou-se a imagem mostrada na figura abaixo.

Dentre os fenmenos decorrentes da interao entre a radiao e os tomos do indivduo que permitem a obteno desta imagem inclui-se a A absoro da radiao eletromagntica e a consequente ionizao dos tomos de clcio, que se transformam em tomos de fsforo. B maior absoro da radiao eletromagntica pelos tomos de clcio que por outros tipos de tomos. C maior absoro da radiao eletromagntica pelos tomos de carbono que por tomos de clcio. D maior refrao ao atravessar os tomos de carbono que os tomos de clcio. E maior ionizao de molculas de gua que de tomos de carbono. Enem2009-Questo 36 O uso de protetores solares em situaes de grande exposio aos raios solares como, por exemplo, nas praias, de grande importncia para a sade. As molculas ativas de um protetor apresentam, usualmente, anis aromticos conjugados com grupos carbonila, pois esses sistemas so capazes de absorver a radiao ultravioleta mais nociva aos seres humanos. A conjugao definida como a ocorrncia de alternncia entre ligaes simples e duplas em uma molcula. Outra propriedade das molculas em questo apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar responsvel por reduzir a solubilidade do composto em gua, o que impede sua rpida remoo quando do contato com a gua. De acordo com as consideraes do texto, qual das molculas apresentadas a seguir a mais adequada para funcionar como molcula ativa de protetores solares?

Enem2009-Questo 41 Na manipulao em escala nanomtrica, os tomos revelam caractersticas peculiares, podendo apresentar tolerncia temperatura, reatividade qumica, condutividade eltrica, ou mesmo exibir fora de intensidade extraordinria. Essas caractersticas explicam o interesse industrial pelos nanomateriais que esto sendo muito pesquisados em diversas reas, desde o desenvolvimento de cosmticos, tintas e tecidos, at o de terapias contra o cncer.
LACAVA, Z. G. M; MORAIS, P. C. Nanobiotecnologia e Sade. Disponvel em: http://www.comciencia.br (adaptado).

A utilizao de nanopartculas na indstria e na medicina requer estudos mais detalhados, pois A as partculas, quanto menores, mais potentes e radiativas se tornam. B as partculas podem ser manipuladas, mas no caracterizadas com a atual tecnologia. C as propriedades biolgicas das partculas somente podem ser testadas em microrganismos. D as partculas podem atravessar poros e canais celulares, o que poderia causar impactos desconhecidos aos seres vivos e, at mesmo, aos ecossistemas. E o organismo humano apresenta imunidade contra partculas to pequenas, j que apresentam a mesma dimenso das bactrias (um bilionsimo de metro). Enem2009-Questo 43 Nas ltimas dcadas, o efeito estufa tem-se intensificado de maneira preocupante, sendo esse efeito muitas vezes atribudo intensa liberao de CO2 durante a queima de combustveis fsseis para gerao de energia. O quadro traz as entalpias-padro de combusto a 25 C (H025) do metano, do butano e do octano.

medida que aumenta a conscincia sobre os impactos ambientais relacionados ao uso da energia, cresce a importncia de se criar polticas de incentivo ao uso de combustveis mais eficientes. Nesse sentido, considerando-se que o metano, o butano e o octano sejam representativos do gs natural, do gs liquefeito de petrleo (GLP) e da gasolina, respectivamente, ento, a partir dos dados fornecidos, possvel concluir que, do ponto de vista da quantidade de calor obtido por mol de CO2 gerado, a ordem crescente desses trs combustveis A gasolina, GLP e gs natural. B gs natural, gasolina e GLP. C gasolina, gs natural e GLP. D gs natural, GLP e gasolina. E GLP, gs natural e gasolina. Enem2009-Questo 45 O lcool hidratado utilizado como combustvel veicular obtido por meio da destilao fracionada de solues aquosas geradas a partir da fermentao de biomassa. Durante a destilao, o teor de etanol da mistura aumentado, at o limite de 96% em massa.

Considere que, em uma usina de produo de etanol, 800 kg de uma mistura etanol/gua com concentrao 20% em massa de etanol foram destilados, sendo obtidos 100 kg de lcool hidratado 96% em massa de etanol. A partir desses dados, correto concluir que a destilao em questo gerou um resduo com uma concentrao de etanol em massa A de 0%. B de 8,0%. C entre 8,4% e 8,6%. D entre 9,0% e 9,2%. E entre 13% e 14%.

You might also like