You are on page 1of 95

BANCO DE QUESTES

Disci lina: Sociolo!ia Se!"ento: Ensino "#dio O$se%va&'o a%a o %ofesso%: para locali/ar um tema ou uma palavra0chave, digite as teclas Ct%l ( ), simultaneamente.

QUESTO (Descritor: Reconhecer categorias de classes sociais) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Teoria sociolgica Karl Marx Para Karl Marx, o desenvolvimento das sociedades consiste na histria da luta de classes. Assim, processos revolucionrios (como a evolu!"o #rancesa$, para ele, devem ser compreendidos como momentos histricos em %ue determinadas classes sociais passam a ocupar lugares distintos na estrutura de uma sociedade& grupos antes dominados passam a ser dominadores. 'denti(i%ue a alternativa %ue APRESENTA exemplos de classes sociais. A$ )apital e tra*alho. +$ Pro(essores e alunos. )$ +urguesia e proletariado. ,$ -perrios e administradores. .$ ,esempregados e assalariados.

RESPOSTA: C

QUESTO (Descritor: Identificar dois dos principais conceitos durkheimnianos) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Teoria sociolgica 1mile ,ur2heim A (orma!"o da sociologia teve como um de seus temas centrais a sociedade moderna. Para os primeiros socilogos, era de primeira import3ncia compreender o processo social em curso, vis4vel em trans(orma!5es nas rela!5es de tra*alho, de ami/ade, e at mesmo na vida religiosa das pessoas. Aponte a alternativa %ue *ND*CA os conceitos desenvolvidos pelo socilogo (ranc6s 1mile ,ur2heim. A$ 7ociedade complexa e democrtica. +$ )apital e tra*alho. )$ #eudalismo e 'dade Moderna. ,$ 7olidariedade mec3nica e solidariedade org3nica. .$ -*8etividade e seculari/a!"o.

RESPOSTA: D

QUESTO (Descritor: Conhecer a conceituao da metodologia weberiana) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Teoria sociolgica Max 9e*er A tica protestante e o esp!rito do capitalismo por muitos considerado o principal livro escrito no sculo ::. seu autor, o socilogo alem"o Max 9e*er, procurou nesta o*ra compreender os diversos condicionantes %ue (i/eram o capitalismo se desenvolver de (orma t"o particular nos .stados ;nidos. 7endo caracteri/ada como prpria da sociologia compreensiva, sua metodologia de investiga!"o parte da perspectiva <<<<<<<<<<<<<<. Assinale a alternativa %ue +E),OR completa o texto. A$ das lutas de classes sociais. +$ dos protestantes ascticos. )$ da economia e da religi"o. ,$ dos capitalistas. .$ dos prprios indiv4duos.

RESPOSTA: E

QUESTO (Descritor: Reconhecer a import"ncia do plane#amento de pro#etos sociais) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: A import3ncia da ela*ora!"o de pro8etos sociais ,esde os seus primeiros passos, a a*ordagem sociolgica se identi(icou como uma (orma de compreens"o cr4tica da sociedade. Todavia, para muitos, a interpreta!"o de uma cultura n"o su(iciente en%uanto o*8etivo (inal. Karl Marx, em =>?@, 8 di/ia em sua :' Tese so*re #euer*ach& A-s (ilso(os n"o (i/eram mais %ue interpretar o mundo de diversas maneiras, a%uilo %ue importa BpormC trans(orm0loA ( A ideologia alem$. - socilogo +etinho pode muito *em ser visto como um desses Aagentes de trans(orma!"oA, mais do %ue apenas Apensadores da situa!"oA. - seu pro8eto de com*ate D (ome mostra claramente como uma preocupa!"o social pode se tornar uma a!"o su*stantiva de interven!"o em nossa realidade. Mas, para %ue se8am *em sucedidas, preciso %ue iniciativas como essa se8am, em primeiro lugar, muito *em <<<<<<<<<<<<<. ,entre as alternativas a*aixo, identi(i%ue a%uela %ue +E),OR completa a (rase anterior. A$ Avaliadas. +$ 'mplementadas. )$ Plane8adas. ,$ #inanciadas. .$ .xecutadas.

RESPOSTA: C

QUESTO (Descritor: $rdenar as etapas de um pro#eto social) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: Plane8amento de um pro8eto social Eas Fltimas dcadas, institui!5es da sociedade civil tem se (ormado no intuito de levar a ca*o pro8etos sociais os mais diversos. .stes pro8etos, por sua ve/, s"o (inanciados por uma ampla lista de institui!5es, tanto nacionais %uanto internacionais, tanto governamentais %uanto da iniciativa privada. Assinale a alternativa %ue apresenta a ordem, passo a passo, com %ue DE-E ser condu/ido um pro8eto social. A$ Monitoramento, execu!"o e avalia!"o. +$ .la*ora!"o, implementa!"o, avalia!"o e monitoramento. )$ 'mplementa!"o, pro8e!"o e avalia!"o. ,$ Avalia!"o, implementa!"o e ela*ora!"o. .$ .la*ora!"o, avalia!"o, implementa!"o e monitoramento.

RESPOSTA: B

QUESTO (Descritor: %ntender os conceitos de empreendedorismo) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: Protagonismo 8ovem e empreendedorismo A (rase a seguir contm algumas lacunas. ,entre as alternativas %ue seguem, identi(i%ue a%uela %ue CONT.+ as palavras %ue a completam mais ade%uadamente. 0 AEossa sociedade movida pela <<<<<<<<<<<<<, pelo <<<<<<<<<<< de inFmeras de pessoas %ue decidem (a/er a di(eren!aA, disse a 8ovem D plateia %ue a escutava atentamente. Para eles, o <<<<<<<<<<<<< a%uela pessoa %ue sa*e identi(icar pro*lemas presentes e tem a ousadia de lutar por uma solu!"o. A$ Gan3ncia corporativismo tra*alhor. +$ 'niciativa pessoal voluntarismo tra*alhador. )$ ;nidade e o comunitarismo suor di(erencial. ,$ 'niciativa pessoal voluntarismo empreendedor. .$ Autonomia suor empreendedor.

RESPOSTA: D

QUESTO (Descritor: Caracteri&ar o conceito de homem cordial) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: 'dentidade *rasileira 7rgio +uar%ue de Holanda ,iversos s"o os pensadores %ue tentaram interpretar o carter do *rasileiro, a%uilo %ue di(erenciaria a sociedade *rasileira das demais. ,entre estes pensadores, conhecemos 7rgio +uar%ue de Holanda, %ue no seu Ra!&es do 'rasil utili/ou o conceito de Ahomem cordialA para designar o Aser *rasileiroA. Assinale a a(irmativa %ue APRESENTA as caracter4sticas desse tipo social. A$ Gentile/a e super(icialidade. +$ 7eriedade e *ravura. )$ Ama*ilidade e (ra%ue/a. ,$ .duca!"o e erudi!"o. .$ Perseveran!a e respeita*ilidade.

RESPOSTA: A

QUESTO (Descritor: Reconhecer caracter!sticas da (ida rural) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: ;r*ani/a!"o e vida no meio rural Analise o trecho e o gr(ico a seguir. .m meados do sculo ::, a sociedade *rasileira passou por uma pro(unda transi!"o no %ue se re(ere D rela!"o entre o espa!o rural e o espa!o ur*ano. )omo pode ser visto no gr(ico, de =I?J a KJJJ a popula!"o residente em reas ur*anas cresceu mais do %ue =J ve/es, ao passo %ue a residente em reas rurais %uase n"o cresceu. Trata0se do processo de ur*ani/a!"o. Eas cidades, temos acesso a uma maior %uantidade de in(lu6ncias e es(eras de sociali/a!"o. Por exemplo, mais op!5es de escolas, centros de (orma!"o pro(issional, cinemas, diversas religi5es, etc. Lemos, assim, %ue encontramos nessas reas uma maior %uantidade de alternativas de estilos de vida. Ea rea rural, as op!5es s"o mais escassas. .ssas limita!5es, por sua ve/, ter"o um papel (undamental na sociali/a!"o dos indiv4duos.

Assinale a a(irmativa %ue pode ser CONS*DERADA uma caracter4stica das reas rurais.

A$ ,isponi*ilidade de op!5es culinrias (restaurantes de comida italiana, 8aponesa, vegetariana, etc.$. +$ Aus6ncia de la!os de solidariedade estreitos com a vi/inhan!a. )$ .xist6ncia de ve4culos prprios de comunica!"o (8ornais, esta!5es de rdio e de televis"o locais$. ,$ .xist6ncia de aglomera!5es irregulares em encostas de morros. .$ Tend6ncia dos (ilhos em seguir as mesmas carreiras dos pais.

RESPOSTA: E

QUESTO (Descritor: Reconhecer as condi)es familiares de sociali&ao da contemporaneidade) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: Meio (amiliar e sociali/a!"o na sociedade contempor3nea Avalie as seguintes a(irmativas acerca da organi/a!"o (amiliar em nossa sociedade atual. ' As (am4lias s"o menos numerosas por causa de medidas governamentais, como o controle de natalidade. '' As mulheres tem ganhado espa!o no mercado de tra*alho, no entanto h aus6ncia da participa!"o dos homens nas tare(as domsticas. ''' A (am4lia tem trans(erido D escola a tare(a de educar e sociali/ar seus (ilhos. ASS*NA)E se A$ apenas ' estiver certa. +$ apenas ' e '' estiverem certas. )$ apenas '' e ''' estiverem certas. ,$ apenas ''' estiver certa. .$ todas estiverem certas.

RESPOSTA: C
QUESTO (Descritor: Aplicar e diferenciar conceitos durkheimnianos na an*lise da sociali&ao) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: )ondi!5es de sociali/a!"o segudo 1mile ,ur2heim Meia as a(irmativas a seguir. ' Eessa condi!"o social, as pessoas reali/am as mais diversas atividades produtivas, envolvendo0se desde o plantio at a colheita dos alimentos. ,essa (orma, a di(erencia!"o no %ue se re(ere D (un!"o desempenhada pelos indiv4duos na sociedade muito pe%uena. '' Eessa condi!"o social, a religi"o deve (a/er sentido para o indiv4duo isoladamente, pois este desempenha (un!5es muito particulares no interior da sociedade, n"o se ade%uando, portanto, a es%uemas e classi(ica!5es amplas e compartilhadas por todos. ''' Eessa condi!"o social, os indiv4duos identi(icam o seu o*8etivo de vida com a%uele de seu grupo social. Assinale a alternativa /ue "ais ade/uada"ente se utili0a dos conceitos du%12ei"nianos de solidariedade mec3nica e solidariedade org3nica. A$ Todas as a(irmativas re(erem0se D solidariedade mec3nica. +$ ' e ''' re(erem0se D solidariedade mec3nica, ao passo %ue '' re(ere0se D solidariedade org3nica. )$ ' re(ere0se D solidariedade mec3nica, ao passo %ue '' e ''' re(erem0se D solidariedade org3nica. ,$ ' e '' re(erem0se D solidariedade org3nica, ''' re(ere0se D solidariedade mec3nica. .$ ' e ''' re(erem0se D solidariedade org3nica, ao passo %ue '' re(ere0se D solidariedade mec3nica.

RESPOSTA: B 6

QUESTO (Descritor: Identificar traos religiosos na formao social brasileira) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: A religi"o na (orma!"o social *rasileira ,entre as diversas caracter4sticas %ue di(erenciam a modernidade de momentos histricos anteriores est a altera!"o do lugar da religi"o na vida das pessoas. Eo entanto, podemos notar %ue a histria da sociedade *rasileira est pro(undamente ligada aos seus s4m*olos religiosos. 'ndi%ue dentre os itens a seguir a%uele %ue NO expressa essa rela!"o entre a religi"o e o desenvolvimento de nossa sociedade. A$ A esttua do )risto +$ #eriados religiosos. )$ .xpress5es pF*licas de ( por parte de esportistas. ,$ )idades *ati/adas com nomes de santos. .$ -s di/eres da *andeira do +rasil, -rdem e Progresso. edentor no io de Naneiro.

RESPOSTA: E

QUESTO (Descritor: Reconhecer as condi)es de laicidade do %stado moderno) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: Maicidade do .stado ,entre as alternativas a seguir, identi(i%ue a%uela %ue apresenta uma situa!"o %ue NO est de acordo com o princ4pio do .stado laico. A$ )ruci(ixo a(ixado em paredes de institui!5es pF*licas. +$ - .stado adota um tratamento igual para com todas as denomina!5es religiosas. )$ Eormas constitucionais e legais sem *ase em princ4pios religiosos. ,$ Poder pol4tico e poder religiosos s"o separados. .$ A participa!"o em programas sociais pF*licos independe da con(iss"o religiosa.

RESPOSTA: A

QUESTO (Descritor: Inferir os efeitos do aumento da disponibilidade de meios de comunicao impressa) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Pluralidade dos meios de comunica!"o e de (ontes de in(orma!"o na histria recente do +rasil 7egundo dados do '+G., entre os anos de =I?I e =I>> o nFmero de peridicos (8ornais, (olhetins e revistas$ pu*licados no +rasil mais do %ue do*rou, passando de K@O@ a @=OI (#onte& http&PPQQQ.i*ge.gov.*rPseculoxx$. *DENT*3*QUE dentre as a(irma!5es a seguir a%uela %ue "el2o% %elaciona este aumento com as novas condi!5es pol4ticas da atualidade. A$ A- pro*lema %ue o *rasileiro n"o tem educa!"o, ele n"o l6 por isso vota em pol4ticos corruptosA. +$ AA televis"o revolucionou a (orma de se (a/er pol4ticaA. )$ A- controle dos meios de comunica!"o de massa garantem a notoriedade de uma elite pol4tica viciosaA. ,$ A.les n"o %uerem %ue o povo se8a educado, pois assim eles continuam sendo eleitosA. .$ AAs pessoas tem cada ve/ mais op!5es de ve4culos de comunica!"o para se in(ormaremA.

RESPOSTA: E

QUESTO (Descritor: Reconhecer a gesto de (isibilidade nos meios de comunicao) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: Gest"o de visi*ilidade nos meios de comunica!"o Pensando acerca do tema dos meios de comunica!"o, identi(i%ue dentre as de(ini!5es a seguir a%uela %ue est "ais ade/uada ao conceito de Agest"o de visi*ilidadeA. A$ Administra!"o pF*lica voltada para a pu*licidade dos seus atos. +$ )ontrole direto ou indireto da (orma e conteFdo da%uilo %ue noticiado na imprensa, visando, em geral, a exposi!"o cont4nua de um ator pol4tico. )$ Atores pol4ticos orientados para a pu*lici/a!"o de suas metas e programas. ,$ Aus6ncia de controle do conteFdo da%uilo %ue noticiado, medida esta %ue visa uma maior transpar6ncia e imparcialidade por parte da imprensa. .$ )andidatos pol4ticos %ue, independentemente do motivo, est"o D todo momento em exposi!"o nos meios de comunica!"o.

RESPOSTA: B

QUESTO (Descritor: Identificar institui)es ligadas ao mundo do trabalho) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: - mundo do tra*alho e as suas institui!5es Marx, ,ur2heim e 9e*er (ormularam interpreta!5es muito distintas de como se dava a rela!"o do indiv4duo com a sociedade. Memos %ue, para Marx, (undamental a identi(ica!"o de %ual o estgio de desenvolvimento das (or!as produtivas ((erramentas, m%uinas e tcnicas$ de uma sociedade para ent"o compreender o lugar do indiv4duo nesta sociedade. .le s"o, assim, vistos a partir das rela!5es de tra*alho em %ue est"o inseridos. Assinale nas alternativas a seguir a%uela %ue contm APENAS institui!5es ligadas diretamente D es(era do tra*alho de uma sociedade. A$ .stado, lo8as e sindicatos. +$ 'gre8a, -EGs e associa!5es de *airro. )$ -EGs, 8ornais e organi/a!5es patronais. ,$ 'ndFstrias, sindicatos e organi/a!5es patronais. .$ A imprensa, os sindicatos e a 'gre8a.

RESPOSTA: D

QUESTO (Descritor: Conceituar e classificar trabalho e emprego) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: ,istin!"o entre tra*alho e emprego Meia as assertivas seguintes e assinale a %ue +E),OR classi(ica as ocupa!5es listadas. Todas elas s"o (ormas de tra*alho, no entanto, apenas algumas s"o consideradas (ormas de emprego podendo ser, inclusive, (ormali/ado segundo as leis vigentes. Mem*re0se %ue o principal (ator de distin!"o entre eles a remunera!"o. '. Policial militarR ''. ,ona de casaR '''. .mpregada domstica. A$ Todas as ocupa!5es citadas s"o (ormas de empregoR +$ As ocupa!5es ' e '' s"o considerados empregos, aos passo %ue ''' considerado apenas tra*alhoR )$ As ocupa!5es ' e ''' s"o considerados empregos, aos passo %ue '' considerado apenas tra*alhoR ,$ As ocupa!5es '' e ''' s"o considerados empregos, aos passo %ue ' considerado apenas tra*alhoR .$ As ocupa!5es ' e ''' s"o considerados apenas (ormas de tra*alho, aos passo %ue '' considerado um emprego.

RESPOSTA: B

QUESTO (Descritor: Reconhecer a dimenso do problema da informalidade do mercado de trabalho no 'rasil) Nvel de dificuldade: #cil Assunto& Tra*alho (ormal e tra*alho in(ormal Meia matria seguinte, pu*licado pelo portal da +e#a no dia KS de a*ril de KJ=J. +ais da "etade dos $%asilei%os te" e" %e!o fo%"al
'magem retirada do site QQQ.(em.org.*r

TMais da metade dos tra*alhadores das metrpoles do pa4s tra*alha com carteira assinada pelas empresas do setor privado. 1 o 4ndice mais alto de emprego (ormal em =S anos, de acordo com dados do 'nstituto +rasileiro de Geogra(ia e .stat4stica ('+G.$. .m 8aneiro, @J,OU dos empregados tra*alhavam em regime de )onsolida!"o das Meis do Tra*alho ()MT$. Eo m6s seguinte, esse porcentual su*iu para @J,VU. - tra*alho in(ormal, por sua ve/, est em um de seus n4veis mais *aixos& OS,VU 0 =>,=U dos ocupados tra*alham sem carteira assinada e =>,SU por conta prpria. .m (evereiro, os empresrios respondiam por ?,@U do total, militares e (uncionrios pF*licos eram V,@U. 1 a primeira ve/ %ue o setor privado emprega com registro metade dos tra*alhadores das grandes cidades desde mar!o de =II?, %uando a a*ertura da economia, o c3m*io valori/ado, e a expans"o dos servi!os (echavam vagas nas indFstrias. .m nFmeros a*solutos, signi(ica == milh5es de pessoas com carteira assinada nas metrpoles *rasileiras. Esti"ativa 0 - resultado de mar!o ser divulgado nesta %uinta0(eira. A previs"o de %ue a tend6ncia de alta continue 0 no mesmo m6s de KJJI, o 4ndice era de ?I,OU, e em KJJ> (oi de ?>,OU. .specialistas apontam %ue entre os incentivos das empresas para assinar a carteira do tra*alhador, apesar da alta carga tri*utria, est o crescimento da economia, o controle da in(la!"o e a expans"o do crdito (os investidores exigem o cumprimento das leis antes de colocar dinheiro em uma empresa$W. )omo podemos ver pela matria, o emprego (ormal ainda concentrado, deixando parte da popula!"o desprotegida de seus direitos tra*alhistas. Mas, podemos perce*er %ue o acesso ao registro na carteira de tra*alho tem <<<<<<<<<<<< nos Fltimos tempos. Assinale a alternativa %ue CO+P)ETA a (rase apresentada. A$ diminu4doR +$ se mantido constanteR )$ passado por uma criseR ,$ aumentadoR .$ regredido.

RESPOSTA: D

10

QUESTO (Descritor: Relacionar trabalho e desen(ol(imento da tecnologia) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: A tecnologia e o mundo do tra*alho Assinale a alternativa %ue CONT.+ as palavras %ue melhor completam a (rase a seguir& T- desenvolvimento da tecnologia tem o potencial de li*erar o homem do <<<<<<<<<<<. )om <<<<<<<<<<<<< mais avan!adas, necessrio menos es(or!o por parte do tra*alhador, assim como menor o tempo total gasto na produ!"o de cada *em industriali/ado. #ossem as coisas assim simples, o desenvolvimento da tecnologia permitiria %ue os tra*alhadores tivessem a sua 8ornada de tra*alho<<<<<<<<<, (icando mais tempo dispon4vel para (a/erem o %ue *em entenderemW. A$ mundo do tra*alho m%uinas 0 redu/idaR +$ sistema capitalista 0 pol4ticas 0 mantidaR )$ setor de produ!"o regula!5es 0 aumentadaR ,$ o*rigatrio tra*alho remunerado organi/a!5es sindicais 0 extintaR .$ mundo do tra*alho ideias 0 diminu4da.

RESPOSTA: A

QUESTO (Descritor: Conceituar e sinteti&ar a ideia de sustentabilidade) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: Tra*alho e sustenta*ilidade A partir da dcada de IJ, em especial, (ormou0se grandes redes de sensi*ili/a!"o acerca da necessidade de %ue todo desenvolvimento econXmico se8a sustentvel. Para essa perspectiva, ao invs de ser exploratria e depredadora do meio am*iente, a economia produtiva de um pa4s deve sa*er se integrar e se aproveitar de (orma a n"o esgotar os recursos h4dricos, minerais e naturais de um territrio. Assinale a alternativa a seguir %ue APRESENTA uma (ormula!"o semelhante da ideia de sustenta*ilidade. A$ - meio am*iente mais importante %ue a economia, por isso necessrio impedir o desenvolvimento econXmico. +$ A indFstria de alimentos de uma sociedade deve ser su*stitu4da por (ormas de agricultura (amiliar. )$ A despolui!"o dos rios e o re(lorestamento de reas verdes devem ser de responsa*ilidade de indFstrias e empresas. ,$ - esgotamento dos recursos naturais inevitvel, por isso h %ue se criar (ormas alternativas de produ!"o. .$ - desenvolvimento econXmico deve ser (eito de maneira a garantir a so*reviv6ncia do meio am*iente.

RESPOSTA: E

11

QUESTO (Descritor: ,inteti&ar e aplicar a ideia de desen(ol(imento sustent*(el) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: Pol4ticas de desenvolvimento sustentvel

*DENT*3*QUE %ual das alternativas a seguir indica uma pol4tica diretamente alinhada com a perspectiva do desenvolvimento sustentvel. a$ )onstru!"o de *arragens e hidreltricas. *$ Amplia!"o da rede de saneamento *sico nas cidades. c$ Amplia!"o das chamadas (ronteiras agr4colas. d$ )onstru!"o de estradas em reas de reserva. e$ edu!"o de impostos na venda de carros.

RESPOSTA: B

QUESTO (Descritor: Reconhecer o debate acerca do desen(ol(imento sustent*(el na contemporaneidade brasileira) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: ,esenvolvimento sustentvel e pol4ticas de desenvolvimento Meia o texto, pu*licado na #olha de 7"o Paulo de =I de a*ril de KJ=J, e responda Ds perguntas %ue seguem. Des"ate do PAC e/uivale a "etade de SP T.mpreendimentos do PA), selo criado pelo governo (ederal para agrupar a!5es de in(raestrutura, 8 desmataram de (orma legal no pa4s uma rea e%uivalente D metade do munic4pio de 7"o Paulo. - Programa de Acelera!"o do )rescimento (oi criado em KJJV. ,esde ent"o, o governo autori/ou o desmate de VOJ 2mK para o avan!o de suas o*ras, segundo levantamento (eito pela #olha em cada uma das =@@ autori/a!5es espec4(icas para o programa expedidas pelo '*ama, rg"o do Ministrio do Meio Am*iente. - montante desmatado nesses tr6s anos inclui extens5es na regi"o ama/Xnica, mas tam*m no cerrado e na caatinga, inclusive em reas de preserva!"o permanente, como margens de rios e topos de morros. 7"o o*ras de recursos h4dricos, usinas hidreltricas, (errovias e rodovias, entre outras. )ada uma dessas autori/a!5es do '*ama tra/ uma srie de contrapartidas %ue, ao menos no papel, deveriam ser cumpridas pelos responsveis da o*ra, como o plantio de uma rea e%uivalente D devastada. .ntretanto, n"o existe (iscali/a!"o no cumprimento dessas condicionantes, disseram D #olha servidores %ue, em tese, teriam essa responsa*ilidade. 7egundo a ministra 'sa*ella Teixeira (Meio Am*iente$, o '*ama precisa ser (ortalecido, e os licenciamentos do rg"o precisam ser tratados como algo estratgico de governo, e n"o apenas da rea am*iental (leia texto nesta pgina$.

12

Efeito -utro agravante s"o as conse%u6ncias desse desmatamento legal, em especial em o*ras de pavimenta!"o de rodovias cercadas por (lorestas. 7egundo o 'pam ('nstituto de Pes%uisa Am*iental da Ama/Xnia$, >JU do desmatamento na regi"o ocorre num raio de @J 2m das margens das estradas. Ea agenda de prioridades do PA) est o as(altamento da + 0O=I (Porto Lelho0Manaus$, ainda n"o autori/ado pelo '*ama. - pro8eto provoca cala(rios em am*ientalistas, 8ustamente por causa do potencial desmatador %ue esse tipo de o*ra tem. Para Andr Mima, coordenador de pol4ticas pF*licas do 'pam, esse tipo de pro8e!"o do desmatamento deveria ser levado em conta no momento das autori/a!5es do '*ama, assim como estimativas de emiss"o de gases0estu(a por conta do corte de rvores. A- +rasil tem uma meta Bde redu!"o de gases0estu(a, causadores do a%uecimento glo*alC e precisa monitor0la por meio do sistema de licenciamento. E"o correto licenciar um volume de empreendimentos %ue pode estar acima do previsto na meta *rasileiraA, di/ Mima. ,esde 8aneiro de KJJV, o desmate legal do PA) e%uivale a =JU da derru*ada de rvores na Ama/Xnia Megal entre agosto de KJJI e 8ulho de KJ=J, %uando, segundo o governo, (oram devastados V.JJ> 2mK. Para Adal*erto Ler4ssimo, pes%uisador da -EG 'ma/on ('nstituto do Homem e Meio Am*iente da Ama/Xnia$, o sinal amarelo do desmatamento est ligado. AA histria mostra %ue o desmatamento ocorre na se%u6ncia de o*ras de in(raestrutura. Agora, o governo di/ %ue n"o vai acontecer, mas existe o risco com essas o*ras do PA)A, a(irma. - pes%uisador do 'ma/on pondera& Y'sso ainda n"o est acontecendo, mas muito cedo tanto para condenar %uanto para a*solver esse modeloYW. A not4cia citada expressa uma das preocupa!5es %ue t6m sido muito sens4veis na agenda pF*lica, di/endo respeito D medida com %ue as pol4ticas de desenvolvimento devem estar ade%uadas D perspectiva do& A$ am*iente natural n"o a(etado pelo ser humano. +$ desenvolvimento rural. )$ sentimento nativista. ,$ desenvolvimento sustentvel. .$ agronegcio.

RESPOSTA: D

13

QUESTO (Descritor: Identificar e aplicar os termos da desigualdade social no 'rasil Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: ,esigualdade social no +rasil A sociedade *rasileira mundialmente reconhecida pelo (ute*ol, por suas praias, e tam*m pela <<<<<<<<<<<<<<<. ,os dois primeiros, gostamos de contar vantagem. ,o Fltimo deles, no entanto, com pesar %ue nos rememoramos dos longos sculos %ue marcaram a nossa estrutura social como das mais <<<<<<<<<<< do mundo. .m*ora %uase todos (i%uem incomodados com a po*re/a e a ri%ue/a %ue convivem diariamente em nosso pa4s, vale lem*rar dos enormes o*stculos culturais e pol4ticos %ue impedem a (orma!"o de institui!5es su*stantivamente democrticas, e %ue tornem a ri%ue/a social acess4vel a todos. A opini"o pF*lica uma arena a*erta onde uns lutam pelos valores de sua so*reviv6ncia, ao passo %ue outros *rigam pela manuten!"o de sua situa!"o. A$ desigualdade in(ormaisR +$ lideran!a pol4tica democrticasR )$ caipirinha in(ormaisR ,$ desigualdade social in8ustasR .$ prostitui!"o a*usivas.

RESPOSTA: D

QUESTO (Descritor: Reconhecer os termos e sinteti&ar o tema das desigualdades urbanas) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: A ur*ani/a!"o e a desigualdade Ea contemporaneidade, as cidades *rasileiras assistem D (orma!"o de guetos sociais. ,e um lado, os *airros e agrupamentos mais po*res, carentes de in(ra0estrutura e de servi!os pF*licos. ,e outro lado, os *airros no*res, de acesso controlado e onde di(icilmente (altam0lhes %uais%uer recursos. Assinale a alternativa %ue APRESENTA os nomes correntes desses *airros ou aglomera!5es sociais respectivamente& A$ centro e /ona sul. +$ encostas de morros e *airros no*res. )$ (avelas e condom4nios de luxo. ,$ morros e /ona sul. .$ *airros populares e *airros de classe mdia.

RESPOSTA: C

14

QUESTO (Descritor: Identificar estat!sticas de medio de desigualdade) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: .stat4sticas de desigualdade #oi criado no in4cio do sculo passado uma (erramenta estat4stica %ue pretende sinteti/ar dados de desigualdade de renda. ;tili/ando o 4ndice, %ue varia entre J e =, poss4vel sa*er %u"o desigual uma sociedade. ,essa (orma, %u"o mais prximo (or de J (/ero$, mais igualitria a sociedade. - extremo oposto, = (um$, indica alt4ssima concentra!"o de recursos. .ste 4ndice chamado de Zndice de <<<<<<<<<<<<<<. A$ Gini. +$ Mi2ert. )$ ,7. ,$ 7enn. .$ PEA,.

RESPOSTA: A

15

QUESTO (Descritor: Compreender e analisar as di(ersas dimens)es da desigualdade social) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: ,esigualdade social e suas dimens5es Meia a not4cia, pu*licada pela #olha de 7"o Paulo em KO de 8unho de KJ=J, e responda D pergunta %ue segue& 4astos ent%e os 567 "ais %icos su e%a os dos 867 "ais o$%es TPersiste no pa4s a desigualdade entre os or!amentos das (am4lias mais ricas e as mais po*res, revela a P-# (Pes%uisa de -r!amentos #amiliares$ KJJ>0KJJI, divulgada nesta %uarta0(eira pelo '+G. ('nstituto +rasileiro de Geogra(ia e .stat4stica$. -s =JU de (am4lias com maiores rendimentos somavam uma despesa I,S ve/es maior do %ue os gastos totais dos ?JU de domic4lios com as menores rendas em KJJ>0KJJI. .ssa dist3ncia era um pouco maior em KJJK0KJJO& =J,= ve/es. Houve, portanto, uma redu!"o de J,@ ponto percentual no indicador. Tal disparidade era menor no 7ul 00S,I ve/es00 e mais alta no 7udeste& ==,O ve/es. -utro dado ilustra a desigualdade& as despesas das (am4lias cu8o che(e tinha mais de == anos de estudo ( [ =.?JO$ superou em KJJ>0KJJI em KJVU o rendimento da%uelas cu8a pessoa de re(er6ncia tinha escolaridade in(erior a um ano completo ( [ ?.O=@$. -s gastos de (am4lias com mais de uma pessoa com ensino superior completo eram KJVU maiores do %ue as %ue n"o contavam com ningum com terceiro grau. .ssa di(eren!a, porm, havia sido maior em KJJK0KJJO& ?JJU. Pelos dados do '+G., as (am4lias com pessoas de re(er6ncia do sexo masculino tinham despesa VU acima da mdia nacional ( [ K.SKS,O=$, en%uanto a despesa mdia das (am4lias com pessoa de re(er6ncia do sexo (eminino ( [ K.KOV,=?$ era =@U menor. N os gastos de (am4lias che(iadas por *rancos (icou K>U acima da mdia nacional, >IU superior Ds despesas das (am4lias com a pessoa de re(er6ncia de cor preta e VIU maior do %ue a%uelas com che(es pardosW. Assinale a alternativa %ue APRESENTA as di(erentes dimens5es nas %uais a desigualdade social (oi apresentada na matria& A$ g6nero, cor e condi!"o rural0ur*ano. +$ regional0geogr(ica, g6nero e cor. )$ regional0geogr(ica, educa!"o, g6nero e cor. ,$ al(a*etismo, cor e g6nero. .$ al(a*etismo, g6nero e cor.

RESPOSTA: C

16

QUESTO (Descritor: Refletir acerca das di(ersas dimens)es da desigualdade social no 'rasil) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: ,esigualdade de acesso D internet no +rasil ;ma das marcas mais (ortes da sociedade da in(orma!"o a <<<<<<<<<<<<< com %ue not4cias s"o circuladas entre as pessoas. -s ve4culos para essa circula!"o podem ser diversos, desde conversas pessoais at ondas de rdio, ou ainda a televis"o e a internet. ;ma ve/ %ue uma not4cia este8a tenha sido divulgada, a velocidade com %ue ela atingir outras pessoas ser tanto maior %uanto (or a sociedade interligada e interconectada por diversas redes sociais. )umpre di/er ainda %ue outra das caracter4sticas de uma sociedade de in(orma!"o a <<<<<<<<<<<<<, se8a (4sica ou virtual, de espcies de ar%uivos culturais, como *i*liotecas, *ancos de dados, ar%uivos de 8ornais, etc. )om isso, o acesso Ds in(orma!5es passadas s"o (acilitadas. ,esde um ponto de vista cr4tico, no entanto, o*servamos uma<<<<<<<<<<<< da novidade. .m uma tal sociedade, a in(orma!"o em si ganha um valor e uma aten!"o especial& sa*er das Fltimas novidades, do %ue ningum ainda tomou conhecimento, constitui um (ator de distin!"o entre as pessoas. Assim, existe uma grande tend6ncia ao uso indiscriminado das redes de in(orma!"o, *oatos va/ios, not4cias sem (undamento, o T(uro 8ornal4sticoW %ue, na verdade, se n"o (also irrelevante. #ator %ue, a *em di/er, tende a en(ra%uecer as prprias redes de in(orma!"o. 'ndi%ue a alternativa %ue CO+P)ETA o pargra(o. A$ ligeire/a manuten!"o 0 *anali/a!"o +$ rapide/ disponi*ilidade 0 (etichi/a!" )$ lentid"o (orma!"o 0 desvalori/a!"o ,$ rapide/ exclus"o 0 valori/a!"o .$ celeridade indisponi*ilidade (ragmenta!"o

RESPOSTA: B
QUESTO (Descritor: Compreender e analisar fatos culturais -ue e.pressem a crena no (alor da educao) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: .duca!"o e revers"o da desigualdade social Eo primeiro semestre do ano de KJ=J, no intuito de valori/ar as pol4ticas de educa!"o, o governo (ederal divulgou uma campanha em %ue uma m"e, %ue tra*alhava como empregada domstica, narrava o seu es(or!o para %ue sua (ilha tivesse condi!5es de concluir seus estudos coisa %ue ela mesma, a m"e, n"o tinha conseguido (a/er. A mensagem transmitida di/ia %ue atravs dos estudos a (ilha poderia tornar0se algum 0 ou melhor, Algum, com TaW maiFsculo. - valor da educa!"o muito di(undido entre ns, levando muitos a acreditarem %ue ela seria 8ustamente o valor a reverter os males de nosso pa4s. ,o ponto de vista do indiv4duo, assim, a campanha do governo era muito representativa de uma cultura %ue v6 na educa!"o as grande chances de <<<<<<<<<<< social. 'ndi%ue a alternativa %ue CO+P)ETA a (rase apresentada. A$ ascens"o +$ transcend6ncia )$ manuten!"o ,$ invers"o .$ imers"o

RESPOSTA: A 17

QUESTO (Descritor: Conceituar e aplicar indicadores sub#eti(as e ob#eti(as em pes-uisas sociais) Nvel de dificuldade: Mdia Assunto: 'ndicadores o*8etivos e su*8etivos em pes%uisas sociais Meia o texto seguinte e responda D pergunta %ue o segue. A E%a )ula vista no es el2o dos indicado%es sociais TA nova Pes%uisa de -r!amentos #amiliares (P-#P '+G.$ representa ponto de in(lex"o no modo como a sociedade do pa4s se enxerga no espelho dos indicadores sociais. Por exemplo, a po*re/a menor na P-# do %ue nas demais pes%uisas, como a Pnad 0respectivamente, =JU e =SU da popula!"o disp5em de renda per capita menor %ue [ =?J por m6s. .ssa di(eren!a se deve ao (ato de a P-# captar a despesa n"o monetria, %ue corresponde a =OU da renda das (am4lias em geral e o do*ro disso nas (am4lias po*res. - numerrio da medi!"o dos avan!os sociais ps0P-# n"o ser mais renda, e sim consumo, %ue a P-# a Fnica a captar. .sse um ganho, pois as pessoas extraem *em0estar dos *ens e dos servi!os consumidos, e n"o do valor de seus contrache%ues. .m KJ=J, n"o haver Pnad, pois ano de )enso, e 8 em KJ== haver uma revolu!"o estat4stica, com a integra!"o da Pnad, da PM. e de uma mini0P-# em uma Fnica pes%uisa trimestral. Mais do %ue uma sopa de letras e nFmeros, o novo sistema de pes%uisas domiciliares Ai*geanoA privilegiar o consumo para integrar os e(eitos de pol4ticas pF*licas (programas sociais, aposentadorias etc.$ e a!5es privadas no mercado ((inanceiro, de tra*alho etc.$ ou (ora dele (n"o monetrias$. A P-# n"o uma *ola de cristal, mas permite antever alguns dos mais srios pro*lemas *rasileiros, medindo peso e altura das crian!as, um indicador %ue n"o ha*itava nem os sonhos dos gestores pF*licos. ;m pa4s de crian!as nanicas e su*nutridas no (uturo ser econXmica e socialmente nanico. Alm disso, a P-# permite olhar mais longe no espelho retrovisor dos indicadores sociais. .la d um retrato das mudan!as de pra/o mais longo %ue a Pnad, a principal re(er6ncia social no pa4s. A primeira Pnad dispon4vel de =IVS, e a primeira P-# nacional data de =IV?PV@. H ainda ganho de atuali/a!"o na P-#, pois a Pnad mais recente de setem*ro de KJJ>, e a P-#, centrada em 8aneiro de KJJI. A P-# anterior de KJJKP JO, o %ue nos permite captar o per4odo de ouro cercado por duas crises, iniciado na%uela associada Ds incerte/as das elei!5es de KJJK 0%uando ;7[ = chegou a custar [ ?0 e encerrado no ps0 crise externa de KJJ>. As duas Fltimas P-#s permitem medi!"o rica da chamada .ra Mula. 7e n"o ve8amos& - crescimento da renda (amiliar mdia divulgado pelo '+G. de =J,>U entre P-#s. )om a redu!"o do tamanho das (am4lias de O,SK para O,O pessoas, a renda (amiliar per capita, %ue o %ue importa para o *em0estar, cresce o do*ro& K=,VU. .sse nFmero e%uivalente ao da Pnad. A expans"o do P'+ per capita (oi superada em oito pontos percentuais pela renda calculada diretamente a partir de pes%uisas domiciliares como a Pnad e a P-#. 7egundo a P-#, a renda dos =JU mais po*res so*e ?K,=U. A dos =JU mais ricos, =O,OU, ou se8a, o *olo de renda cresceu, mas com mais (ermento entre os mais po*res.

18

.ntre as duas Fltimas P-#s, a propor!"o de pessoas po*res cai de =>U para =JU. A P-# a Fnica pes%uisa a avaliar a evolu!"o da percep!"o das pessoas so*re po*re/a. A propor!"o de (am4lias %ue tinham di(iculdade de chegar at o (inal do m6s com o or!amento caiu de >@U para V@U. ,e maneira geral, indicadores su*8etivos e o*8etivos concordam %ue a imagem de nossos pro*lemas sociais pro8etada na P-# ainda grotesca, mas houve melhoras desde KJJO. - alto n4vel da desigualdade *rasileira como um astro vis4vel de outras partes do glo*o. 7e os cientistas sociais (ossem astrXnomos e a renda dos *rasileiros (osse uma nuvem de estrelas, as Fltimas P-#s seriam o supertelescpio situado no lugar e no per4odo certos para avaliar o in4cio dos seus movimentosW (texto de Marcelo Eeri, economista da #GL$. Ao tratar das pes%uisas sociais %ue ser"o integradas no ano de KJ==, o autor expressa claramente sua cren!a no potencial e especi(icidade da P-#, a Pes%uisa de -r!amentos #amiliares. ;ma das ra/5es %ue elenca para isso o (ato de ela ser a Fnica a Tavaliar a evolu!"o da percep!"o das pessoas so*re a po*re/aW, %ue, como ele di/ mais D diante, constitui um indicar Tsu*8etivoW importante. ,entre as alternativas, assinale a%uela %ue TRA9 um exemplo de indicador su*8etivo. A$ nos Fltimos anos a pes%uisa vem mostrando %ue a renda dos =JU mais po*res so*e em mdia ?K,=U. +$ entre as duas Fltimas rodadas da P-#s, a propor!"o de pessoas po*res caiu de =>U para =JU. )$ o aumento da renda dos mais po*res (oi perce*ido por eles mesmos, %ue opinaram em (avor das pol4ticas sociais. ,$ nos Fltimos anos a renda dos =JU mais ricos cresceu menos do %ue a mdia nacional. .$ com a redu!"o do tamanho das (am4lias a renda (amiliar per capita cresce o do*ro, K=,VU.

RESPOSTA: C
QUESTO (Descritor: Contrastar e sinteti&ar diferentes perspecti(as sobre pol!ticas de transfer/ncia de renda) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: - voca*ulrio das pol4ticas de trans(er6ncia de renda
Tanto no +rasil %uanto em outros pa4ses as pol4ticas de trans(er6ncia de renda est"o no centro de sonoros de*ates. +revemente, elas consistem em a!5es %ue pretendem redistri*uir a ri%ue/a das pessoas, tirando dos %ue tem mais em (avor dos %ue tem menos. Toda de(ini!"o, no entanto, n"o escapar do alto grau de politi/a!"o deste tema. Para a%ueles %ue s"o contrrios D estas pol4ticas, e, portanto, conservadores, tratar0se0ia de uma (orma de <<<<<<<<<<<<<< %ue torna as pessoas dependentes do .stado. Ao invs de criar a cultura do tra*alho e do mrito, tal pol4tica teria como e(eito a cria!"o de pessoas inertes, ociosas e n"o voluntariosas. )omo o .stado prov6 recursos, o tra*alho se tornar desnecessrio. ,e outro lado est"o os de(ensores dessas pol4ticas, os progressistas. Para eles, a depend6ncia do .stado um mito, uma (ic!"o sem amparo na realidade. Amparados em pes%uisas diversas, a(irma %ue s"o pou%u4ssimas as pessoas %ue Tse acomodam ao rece*erem algum tipo de aux4lioW. Ademais, e o %ue mais importante, a(irmam o valor da pol4tica en%uanto medida de <<<<<<<<<<<<<<<<<, uma iniciativa %ue pretende com*ater uma condi!"o (de po*re/a$ %ue n"o provocada pelos prprios indiv4duos. ,i/em eles, a estrutura social %ue perversa.

'denti(i%ue nas alternativas a%uela %ue CO+P)ETA as lacunas do texto& A$ 8usti!a social redistri*ui!"o de recursos. +$ redistri*ui!"o de renda assistencialismo. )$ clientelismo com*ate 8usto. ,$ assistencialismo 8usti!a social. .$ clientelismo redistri*ui!"o de renda.

RESPOSTA: D 19

QUESTO (Descritor: Analisar as desigualdades internacionais de poder) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: ,esigualdades nas pol4ticas de institui!5es multilaterais ;m dos principais impasses na pol4tica internacional contempor3nea o arran8o de poder das institui!5es multilaterais. A principal delas, a -rgani/a!"o das Ea!5es ;nidas (-E;$, particularmente con(rontada pelo (ato de %ue um nFmero ainda redu/ido de pa4ses0mem*ros detm assentos de(initivos em seu )onselho de 7eguran!a, assim como s"o poucos os %ue tem poder de veto a suas decis5es. )omo pode ser perce*ido, apenas os pa4ses %ue historicamente se colocaram como de capitalismo central detm essas prerrogativas. Trata0se, assim, da manuten!"o de um sistema internacional em %ue a *alan!a pol4tica est sempre pendendo a (avor dos mais (ortes. *ND*QUE os pa4ses %ue v6m aspirando assentos de(initivos no conselho de seguran!a da -E;. A$ )hina, Nap"o e Alemanha. +$ )hina, Zndia e )anad. )$ Argentina, )hile e Paraguai. ,$ +rasil, \(rica do 7ul, e Argentina. .$ +rasil, Zndia e \(rica do 7ul.

RESPOSTA: E

QUESTO (Descritor: Reconhecer diferentes contrastes entre nature&a e cultura) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: ela!"o entre nature/a e cultura

Avalie as a(irmativas a seguir acerca da rela!"o entre nature/a e cultura. ' 1 natural tudo a%uilo em %ue a humanidade n"o agregou tra*alho, %ue mantido intocado. '' A cultura consiste em todos os elementos materiais e imateriais criados pela sociedade. ''' )om o passar do tempo, as pessoas se acostumam com as coisas, com sua rotina e ritmo de vida. .m pouco tempo aca*am se naturali/ando, tomando como dados a%ueles elementos %ue s"o culturais. ASS*NA)E se A$ Apenas ' e '' estiverem corretas. +$ Apenas ' e ''' estiverem corretas. )$ Apenas '' e ''' estiverem corretas. ,$ Apenas ''' estiver correta. .$ ', '' e ''' estiverem corretas.

RESPOSTA: E

QUESTO (Descritor: Identificar os limites entre a di(ersidade e o relati(ismo cultural)

20

Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: ,iversidade e relativismo cultural A diversidade cultural a condi!"o oposta D unidade cultural, di/endo respeito, portanto, D exist6ncia de diversas matri/es e re(erenciais de cultura partilhados em um mesmo espa!o geogr(ico. .ssa conviv6ncia de diversos valores n"o simples, pois depende %ue os opostos se aceitem e respeitem seus espa!os e direitos. Para muitos, o relativismo cultural uma das poss4veis conse%u6ncias dessa condi!"o. Assinale a a(irmativa %ue APRESENTA a melhor caracteri/a!"o do relativismo cultural. A$ -s diversos valores presentes em uma sociedade devem ser igualmente de(endidos, %uando opostos e con(litantes, deve sempre prevalecer a%uele %ue agrupa a maior %uantidade pessoas. +$ Tudo depende da tica, do ponto de vista de onde se (ala. 'nexistem verdades ou valores universais, tudo cultural e deve ser aceito assim como . )$ As pessoas devem aprender a conviver paci(icamente, independentemente de suas cren!as. . isso s pode ser (eito atravs do respeito D dignidade humana, valor superior %ue deve prevalecer so*re todas as opini5es e interesses particulares. ,$ Trata0se da condi!"o de %ue todas as culturas e pessoas est"o interconectadas e s"o interdependentes, todos esta*elecem rela!5es no mundo. .$ 1 a conviv6ncia, se8a pac4(ica ou con(litante, de diversos valores em uma mesma sociedade.

RESPOSTA: B

QUESTO (Descritor: Distinguir situa)es de di(ersidade cultural) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: ,iversidade cultural 'denti(i%ue nas situa!5es a seguir a%uela %ue NO representa uma situa!"o de diversidade cultural. A$ -s torcedores do time vencedor se encontraram na pra!a central e cele*raram a con%uista do campeonato. +$ - aeroporto estava cheio. Ea (ila de espera conheci pessoas de muitos pa4ses, nigerianos, (ranceses, russos, chineses e uruguaios. )$ Ateus, padres, pastores, ra*inos e pais e m"es de santo compareceram ao de*ate. ,$ - (estival *uscou promover *andas de diversos estilos de mFsica, sam*a, (un2, 8a//, *ossa nova, roc2. .$ ;ma aluna usando *ur2a sentou0se ao lado de um rapa/ com um enorme cruci(ixo pendurado no pesco!o. \ (rente deles estava sentado um 8ovem usando um 2ip. .le conversava com seu colega ateu.

RESPOSTA: A

21

QUESTO (Descritor: Conceituar mercantili&ao da cultura) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Mercantili/a!"o da cultura *ND*QUE a alternativa %ue contm a resposta mais apropriada para a seguinte pergunta& o %ue a mercantili/a!"o da cultura] A$ 1 a venda desen(reada de itens culturais, como ),s, livros. +$ 1 a produ!"o em larga escala de *ens industriais tendo em vista as pre(er6ncias do mercado. )$ 1 a comerciali/a!"o da cultura imaterial atravs da prtica da terceiri/a!"o. ,$ 1 a disponi*ili/a!"o, atravs do mercado, de *ens culturais %ue visam a constru!"o e reconstru!"o dos estilos de vida. .$ 1 a comerciali/a!"o da cultura material de um povo.

RESPOSTA: D

QUESTO (Descritor: Reconhecer e aplicar o conceito de ideologia) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: A ideologia do modo de vida americano Meia o trecho a seguir. )omumente ouvimos (alar do modo de vida americano, o american wa0 of life. Trata0se de um ideal muito di(undido nos .stados ;nidos, o %ual esta*elece a (elicidade como resultado necessrio do tra*alho individual, %ue recompensado com o acesso ao consumo de determinados *ens. 7o* o ponto de vista de certo marxismo, isso n"o passa de uma <<<<<<<<<<< *urguesa, a %ual identi(ica no mercado a garantia de sustenta!"o dos seus privilgios de classe. *ND*QUE a palavra %ue melhor completa o trecho lido. A$ 'ndFstria cultural. +$ )onspira!"o. )$ 'deologia. ,$ Percep!"o. .$ Aliena!"o.

RESPOSTA: C

22

QUESTO (Descritor: Reconhecer os componentes de uma sociedade de consumo) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: Produtoras culturais em uma sociedade de consumo ,entre as alternativas a seguir, assinale a%uela %ue apresenta uma institui!"o %ue NO pode ser considerada uma produtora cultural em uma sociedade de consumo. A$ Produtora de (ilmes. +$ .ditora de livros. )$ Gravadora de discos. ,$ evista de moda. .$ .scola de mFsica.

RESPOSTA: E

QUESTO (Descritor: Analisar a funo das propagandas em uma sociedade de consumo) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: Propagandas em uma sociedade de consumo ,entre as (rases a seguir, *DENT*3*QUE a%uela %ue expressa a principal (un!"o das propagandas em uma sociedade de consumo. A$ 'n(ormar os consumidores acerca das virtudes dos produtos. +$ ,ivulgar o produto para atingir uma demanda 8 existente. )$ .sconder os pro*lemas dos produtos. ,$ )riar a necessidade de consumo do produto, alavancando assim a demanda. .$ Aumentar o consumo do produto atravs da divulga!"o da sua marca.

RESPOSTA: D

23

QUESTO (Descritor: Analisar o acesso dos meios de comunicao) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Acesso e consumo dos meios de comunica!"o

Avalie as a(irmativas a seguir acerca dos meios de comunica!"o. ' A televis"o o segundo meio de comunica!"o de massa mais di(undido no +rasil, perdendo apenas para a m4dia escrita. '' A po*re/a um dos limitadores do acesso aos meios de comunica!"o. ''' 7egundo estudiosos dos meios de comunica!"o, as propagandas e demais programas culturais transmitidos s"o desconsiderados como o*8etos de consumo, mas apenas meios para se (omentar o consumo de *ens de mercado. ASS*NA)E se A$ todas as a(irmativas estiverem incorretas. +$ apenas '' estiver correta. )$ apenas '' e ''' estiverem corretas. ,$ apenas ' e ''' estiverem corretas. .$ apenas ' e '' estiverem corretas.

RESPOSTA: B

24

QUESTO (Descritor: Aplicar o conceito weberiano de %stado) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: As institui!5es do .stado e o uso da (or!a - uso da viol6ncia cada ve/ menos (re%uente nas sociedades modernas. 7egundo o socilogo alem"o Eor*ert .lias, a paci(ica!"o uma das caracter4sticas das sociedades contempor3neas, marcadamente mais Acivili/adasA. Eo entanto, ele est ciente de %ue a pa/ um estado apenas costumeiro, um h*ito %ue por ve/es deixado de lado. .xistem espa!os em %ue a viol6ncia respeitada e mesmo dese8ada caso de alguns esportes, por exemplo. Para alm de alguns am*ientes esportivos, existem tam*m a%ueles em %ue a viol6ncia utili/ada como instrumento para a manuten!"o da ordem esta*elecida. Trata0se da viol6ncia praticada por agentes do .stado. ,evemos, assim, lem*rar as palavras do tam*m socilogo Max 9e*er, %ue de(iniu o .stado como a institui!"o %ue detm o monoplio so*re o uso leg4timo da (or!a. ASS*NA)E a a(irmativa %ue indica institui!5es %ue (a/em esse uso leg4timo da (or!a em nossa sociedade. A$ A pol4cia e as gangues ur*anas. +$ 7eguran!as e grupos de exterm4nio. )$ )apangas e seguran!as. ,$ 7eguran!as e vigilantes. .$ A pol4cia e as (or!as armadas.

RESPOSTA: E

QUESTO (Descritor: Analisar e aplicar o conceito weberiano de %stado) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: - .stado Meia o trecho a seguir. ,iante de uma situa!"o de con(lito, %uando um .stado perde sua <<<<<<<<<<<, ele inevitavelmente aca*a (a/endo uso da <<<<<<<<. 1 assim %ue (a/ valer, rea(irma o seu <<<<<<<<. Le8a, por exemplo, o %ue acontece em muitas das (avelas da cidade do io de Naneiro (mas tam*m em outras grandes capitais do pa4s$& a pol4tica %ue (a/ prevalecer a sua ordem. Assinale a alternativa %ue APRESENTA os conceitos %ue completam o trecho de (orma ade%uada. A$ autoridade (or!a poder. +$ legitimidade pol4tica alcance. )$ legitimidade guerra dom4nio. ,$ autoridade guerra comando. .$ (or!a hierar%uia controle.

RESPOSTA: A

25

QUESTO (Descritor: Analisar a composio do %stado brasileiro) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: )omposi!"o do .stado *rasileiro Assinale a alternativa %ue CONT.+ os poderes %ue comp5em o .stado *rasileiro. A$ .xecutivo, ,istri*utivo e Megislativo. +$ Pre(eitura municipal, Governo do estado e Governo (ederal. )$ Governo #ederal, 7enado #ederal e )3mara dos deputados. ,$ .xecutivo, Megislativo e Nudicirio. .$ Policial, 7ecretariado e Nudicirio.

RESPOSTA: D

QUESTO (Descritor: Conceituar e aplicar o conceito de pol!tica) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: )onceito de pol4tica )omumente, associamos a pol4tica apenas D%uilo %ue se d nos altos escal5es do .stado. Todavia, pol4tica uma coisa, .stado outra. - .stado uma institui!"o cu8o (uncionamento podemos o*servar com clare/a, conhecemos seus o(iciais e podemos identi(icar seus limites geogr(icos. )om a pol4tica, as coisas s"o di(erentes. Para o cientista pol4tico mineiro #a*io 9anderle^ eis, ela consiste na administra!"o dos pro*lemas da vida em con8unto. 'sto , sempre %ue estamos com mais pessoas e algum pro*lema de conviv6ncia surge, precisamos de alguma (orma resolver os impasses e %uest5es. Praticamos, assim, a pol4tica em seu melhor sentido. Assumindo essa concep!"o de pol4tica, podemos a(irmar %ue todas as alternativas a*aixo caracteri/am situa!5es onde surgem pro*lemas pol4ticos, E:CETO& A$ Toda a (am4lia se reuniu D mesa para discutir o or!amento da casa, pois algumas d4vidas surgiram. +$ .la (icou muito /angada %uando viu a 8ovem (urando (ila. Mogo chamou0lhe a aten!"o& T.i, existe uma regra %ue se aplica a todos& preciso respeitar a (ila.W )$ A%uele senhor precisou correr para n"o ser atropelado, pois um moto%ueiro tinha ignorado a (aixa de pedestres. ,$ - parlamentar discursou durante duas horas na tentativa de convencer seus adversrios a darem seu apoio ao pro8eto. .$ .le passou horas tentando consertar seu computador, sem o*ter sucesso.

RESPOSTA: E

26

QUESTO (Descritor: Analisar o conceito de democracia a partir do sistema eleitoral) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: A democracia e as elei!5es As elei!5es no +rasil s"o noticiadas, por ve/es, como a A(esta da democraciaA. .ssa express"o (a/ mesmo muito sentido. ,evemos sempre nos lem*rar %ue o voto direto uma con%uista muito recente. At poucos anos atrs, por exemplo, os governadores dos estados eram indicados pelo presidente da epF*lica, n"o eram escolhidos pelos cidad"os. A consulta popular a (orma pela %ual a popula!"o escolhe a%ueles %ue v"o compor os principais cargos dos poderes Megislativo e .xecutivo. Assinale a a(irmativa %ue *ND*CA o nome dessa (orma de organi/a!"o do .stado. A$ ,emocracia direta. +$ ,emocracia representativa. )$ ,emocracia participativa. ,$ ,emocracia deli*erativa. .$ ,itadura popular.

RESPOSTA: B

27

QUESTO (Descritor: Analisar a relao entre democracia e plebiscitos) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: A democracia e os ple*iscitos - ple*iscito distinto das elei!5es convencionais. Eele pedido aos cidad"os %ue se posicionem acerca de %uest5es prticas e o*8etivas como (oi o caso do ple*iscito acerca da proi*i!"o do comrcio de armas de (ogo no +rasil ocorrido no ano de KJJ@.
#onte& QQQ.Qi2imedia.org

Assinale a a(irmativa %ue APRESENTA o tipo de regime pol4tico em %ue a consulta D popula!"o atravs de ple*iscitos mais ha*itual. A$ ,emocracia direta. +$ ,emocracia representativa. )$ ,emocracia total. ,$ ,emocracia deli*erativa. .$ ,itadura popular.

RESPOSTA: A

28

QUESTO (Descritor: Distinguir os mo(imentos sociais 1tradicionais1 e os no(os mo(imentos sociais) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: Movimentos sociais .xistem ao menos dois tipos de movimentos sociais %ue atuam em nosso universo social. ,e um lado, a%ueles movimentos reivindicatrios pautados na satis(a!"o de necessidades *sicas. ,e outro, a%ueles grupos %ue lutam por causas identitrias chamados novos movimentos sociais. .m geral, os movimentos do primeiro tipo s"o tratados com desdm pelos principais meios de comunica!"o de nosso pa4s. Assinale a a(irmativa %ue *ND*CA movimentos sociais de causas *sicas. A$ Legetarianismo, movimentos ecolgicos. +$ Movimento (eminista, movimento do so(tQare livre. )$ Movimento dos tra*alhadores sem0terra (M7T$, sindicatos de tra*alhadores. ,$ Movimento negro, movimentos ecolgicos. .$ 7indicatos de tra*alhadores, movimentos ecolgicos.

RESPOSTA: C

29

QUESTO (Descritor: Conceituar sociologicamente a ideia de mo(imentos sociais) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: Movimentos sociais Meia o (ragmento seguinte. T2o se de(e tomar a sociedade pelo -ue ela , pelas suas (ormas de organi/a!"o e suas regras de (uncionamento. - %ue aparece como %uadro dos comportamentos sociais , em realidade, o resultado sempre limitado, (rgil e mal0integrado dos con(litos e das transa!5es %ue se (ormam entre classes e (or!as sociais delas derivadas e %ue s"o os atores da historicidade de uma sociedade, atores %ue animam e interpretam o sistema da a!"o histrica de uma sociedade, isto , seu campo social e cultural de desenvolvimento. 7e se entende por condutas sociais somente o 8ogo dos atores em um %uadro institucional e organi/acional dado, a no!"o de movimento social torna0se incompreens4vel, pois os movimentos sociais pertencem aos processos pelos %uais uma sociedade produ/ sua organi/a!"o a partir de seu sistema de a!"o histrica passando atravs dos con(litos de classes e das transa!5es pol4ticas. .ntendo, em princ4pio, por movimentos sociais a ao conflitante de agentes das classes sociais lutando pelo controle do sistema de ao hist3rica. Mas di(4cil a*strair este tipo de conduta coletiva da realidade o*servvel, na %ual se misturam todos os n4veis de anlise. Pode0se (alar de um movimento operrio, de(inido por sua luta contra o capitalismo pelo controle do desenvolvimento industrial, sem levar em considera!"o o estudo do sistema institucional, isto , em particular o grau e a (orma de tratamento institucional dos con(litos do tra*alho, ou sem considerar os e(eitos das crises econXmicas, da mo*ilidade pro(issional ou da organi/a!"o das empresas]W (Alain Touraine, T-s movimentos sociaisW. etirado de ,ociologia e ,ociedade, de Marialice Mencarini #oracchi e Nos de 7ou/a Martins. 'tlicos no original$ Assinale a alternativa %ue APRESENTA as duas principais caracter4sticas de uma anlise sociolgica so*re os movimentos sociais segundo Alain Touraine& A$ 'nterpreta!"o sist6mica e historicamente in(ormada. +$ 'nterpreta!"o compreensiva e historicamente in(ormada. )$ 'nterpreta!"o individualista e sist6mica. ,$ 'nterpreta!"o estruturalista e (uncionalista. .$ 'nterpreta!"o multi0n4vel e contra0(actual.

RESPOSTA: A

30

QUESTO (Descritor: Compreenso e an*lise da relao entre sindicatos e %stado) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Movimento sindicalista T- movimento <<<<<<<<<< teve peso signi(icativo na vida pol4tica nacional entre =I?@ e =IS?, chegando a in(luenciar o sistema de tomada de decis5es. 7eguindo seu (eitio corporativista, este sindicalismo esteve *asicamente voltado para o .stado, vinculado aos partidos pol4ticos e de*ilmente implantado nas<<<<<<<<<<<. Mas a rela!"o .stado0classe tra*alhadora vigente neste per4odo, %uer por via sindical, %uer por via partidria, teve sempre Ym"o duplaY, constituindo0se num mecanismo de incorpora!"o real em*ora controlada dos<<<<<<<<<<<<< D vida pol4tica nacionalW (_ngela de )astro Gomes, A in(eno do trabalhismo$. - (ragmento anterior apresenta uma leitura acerca da (orma!"o do tra*alhismo no +rasil. .m especial, interessa para a autora a medida com %ue ele se (ormou em rela!"o ao .stado e ao sistema partidrio *rasileiro. Assinale a alternativa %ue PREENC,E as lacunas do texto& A$ sindicalista cidades satlites empregadores +$ de mulheres cidades (amiliares )$ sindical (*ricas 0 tra*alhadores ,$ am*ientalista reas de reservas am*ientais animais .$ dos tra*alhadores indFstrias empregadores.

RESPOSTA: C

31

QUESTO (Descritor: A(aliar o peso do direito de gre(e na e-uali&ao das rela)es de trabalho) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: - direito de greve a e%uali/a!"o das rela!5es de tra*alho Analise a imagem a seguir.

etirado de unimulti.*logspot.com

- direito de <<<<<<<<<<<<< uma das garantias necessrias para a e%uali/a!"o das condi!5es entre tra*alhadores e empregadores. Pois, sem ele, torna0se muito restrito o campo de a!"o para os tra*alhadores protestarem, uma ve/ %ue poderiam ser (acilmente penali/ados, se8a atravs do n"o0pagamento de salrios, se8a pela demiss"o. A$ associa!"o. +$ ir e vir. )$ livre pensamento. ,$ assist6ncia social. .$ greve.

RESPOSTA: E

32

QUESTO (Descritor: Analisar criticamente a configurao dos mo(imentos sociais) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: A caracteri/a!"o e con(igura!"o dos movimentos sociais Assinale a alternativa %ue melhor avalia as (rases seguintes& -s movimentos sociais consistem em organi/a!5es (ormadas exclusivamente a partir da iniciativa de governos em seus diversos n4veis (municipal, estadual e (ederal$. - movimento am*ientalista tem ao menos duas linhas ideolgicas distintas, uma %ue de(ende a preserva!"o irrestrita da ri%ue/a natural, outra %ue de(ende o seu uso responsvel e sustentvel. -s movimentos sociais s"o caracteri/ados por uma diversidade de linhas tico0pol4ticas, o %ue demanda rigor e cuidado na anlise. .m geral, erramos ao (alar Tda opini"oW do movimento (eminista, ou do movimento negro por exemplo.

A$ Apenas ' est correta, '' e ''' est"o erradas. +$ Apenas '' est correta, ' e ''' est"o erradas. )$ Apenas ''' est errada, ' e '' est"o certas. ,$ Apenas ' est errada, '' e ''' est"o certas. .$ Todas est"o certas.

RESPOSTA: D
QUESTO (Descritor: Conceituar e distinguir diferentes tipos de mo(imentos sociais) Nvel de dificuldade: Mdia Assunto: ,istin!"o entre tipos de movimentos sociais 7egundo uma interpreta!"o sociolgica, a dcada de =ISJ seria um marco na histria dos movimentos sociais. At ent"o, dentre outros aspectos, a mo*ili/a!"o pol4tica da sociedade teria se dado de (orma con(litiva com o .stado, alm de di/er respeito a pro*lemas de so*reviv6ncia. Trata0se de uma (ase marcada por %uest5es relacionadas ao mundo do tra*alho, e, portanto, com grande 6n(ase nos movimentos sindicais e de tra*alhadores. ,esde a segunda metade da dcada de =ISJ, no entanto, teriam ganhado (or!a movimentos de (undamento identitrio, como o movimento (eminista, paci(ista, am*ientalista, negro, etc. Assinale a alternativa %ue APRESENTA a distin!"o a %ue (a/ re(er6ncia o texto& A$ movimentos sociais e movimentos coletivos. +$ movimentos sociais clssicos e novos movimentos sociais. )$ movimentos tra*alhistas e movimentos verdes. ,$ movimentos dos tra*alhadores e movimentos contempor3neos. .$ movimentos sociais antigos e movimentos sociais recentes.

RESPOSTA: B

33

QUESTO (Descritor: Contrapor e a(aliar criticamente pro( rbios da cultura popular) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: - (eminismo e provr*ios populares Meia o (ragmento a seguir. TAo a(irmar %ue To pessoal pol4ticoW, o (eminismo trs para o espa!o da discuss"o pol4tica as %uest5es at ent"o vistas e tratadas como espec4(icas do privado, %ue*rando a dicotomia pF*lico0privado *ase de todo o pensamento li*eral so*re as especi(icidades da pol4tica e do poder pol4tico. - movimento ressigni(icou o poder pol4tico e a (orma de entender a pol4tica ao colocar novos espa!os no privado e no domestico. 7ua (or!a est em recolocar a (orma de entender a pol4tica e o poder, de %uestionar o conteFdo (ormal %ue se atri*uiu ao poder a as (ormas em %ue exercido. ,istingue0se dos outros movimentos de mulheres por de(ender os interesses de g6nero das mulheres, por %uestionar os sistemas culturais e pol4ticos constru4dos a partir dos papeis de g6nero historicamente atri*u4dos Ds mulheres, pela de(ini!"o da sua autonomia em rela!"o a outros movimentos, organi/a!5es e o .stado e pelo princ4pio organi/ativo da hori/ontalidade, isto , da n"o exist6ncia de es(eras de decis5es hierar%ui/adas ( Alvare/,=IIJ&KO$.W Ana Alice Alc3ntara )osta (T- movimento (eminista no +rasil& din3micas de uma interven!"o pol4ticaW, pu*licado em KJJ@, evistas Ma*r^s$. Assinale a alternativa %ue E:PRESSA, atravs de um provr*io popular, um endosso D separa!"o entre o espa!o pF*lico e o espa!o privado. A$ em terra de cegos %uem tem olho rei. +$ em casa de (erreiro, espeto de pau. )$ em *riga de marido e mulher, ningum mete a colher. ,$ .scada se varre de cima pra *aixo. .$ .m oma, como os romanos.

RESPOSTA: C

34

QUESTO (Descritor: Relacionar mo(imentos sociais e democracia participati(a) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Movimentos sociais e o apro(undamento da democracia Assinale a alternativa seguir %ue melhor completa a (rase. - aumento da participa!"o pol4tica por via dos movimentos sociais, assim como o adensamento das redes institucionais de integra!"o da sociedade civil nas pol4ticas pF*licas, vai reali/ando na contemporaneidade os princ4pios da <<<<<<<<<<<<<<<. A$ democracia participativa. +$ modernidade democrtica. )$ pol4tica (iscal austera. ,$ democracia representativa. .$ coopta!"o elitista.

RESPOSTA: A
QUESTO (Descritor: Conceituar cidadania e comparar diferentes momentos hist3ricos do 'rasil) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: )idadania e participa!"o eleitoral Meia o texto a seguir e responda D %uest"o %ue segue. T- esp4rito das mudan!as eleitorais repu*licanas Bda epF*lica de =>>IC era o mesmo de =>>=, %uando (oi introdu/ida a elei!"o direta. At esta Fltima data, o processo indireto permitia ra/ovel n4vel de participa!"o no processo eleitoral, em torno de =JU da popula!"o total. A elei!"o direta redu/iu este nFmero para menos de =U. )om a epF*lica houve aumento pouco signi(icativo para KU da popula!"o (elei!"o presidencial de =>I?$. Perce*era0se %ue, no caso *rasileiro, a exig6ncia de al(a*eti/a!"o, introdu/ida em =>>=, era *arreira su(iciente para impedir a expans"o do eleitorado. - )ongresso Mi*eral de maio de =>>I 8 o dissera a*ertamente ao aceitar como indicador de renda legal o sa*er ler e escrever. - li*eral ui +ar*osa, um dos redatores do pro8eto da )onstitui!"o de =>I=, (ora um dos principais propugnadores da re(orma de =>>=. Por trs desta concep!"o restritiva da participa!"o estava o postulado de uma distin!"o n4tida entre sociedade civil e sociedade pol4tica. - ponto 8 (ora exposto com clare/a por Pimenta +ueno em sua anlise da )onstritui!"o de =>K?. Pimenta +ueno *uscou na )onstitui!"o (rancesa de =VI= a distin!"o, alis inclu4da na prpria )onstitui!"o *rasileira, entre cidad"o ativos e cidad"os inativos ou cidad"os simples. -s primeiros possuem, alm dos direitos civis, os direitos pol4ticos. -s Fltimos s possuem os direitos civis da cidadania. 7 os primeiros s"o cidad"os plenos possuidores do #us ci(itatis do direito romano. - direito pol4tico, nesta concep!"o, n"o um direito natural& concedido pela sociedade D%ueles %ue ela 8ulga merecedores dele. - voto, antes de ser direito, uma (un!"o social, um dever. .ra esta, alis, a posi!"o de Nohn 7tuart Mill, talve/ o autor %ue maior in(lu6ncia teve so*re os proponentes da re(orma de =>>=. )omo se sa*e, Mill era tam*m contra o voto do anal(a*eto. .xigia como condi!"o para o exerc4cio do voto at mesmo a capacidade de (a/er as opera!5es *sicas da aritmtica. 7endo (un!"o social antes %ue direito, o voto era concedido D%ueles a %uem a sociedade 8ulgava poder con(iar sua preserva!"o. Eo 'mprio como na epF*lica, (oram exclu4dos os po*res (se8a pela renda, se8a pela exig6ncia da al(a*eti/a!"o$, os mendigos, as mulheres, os menores de idade, as pra!as de pr, os mem*ros de ordens religiosas. #icava (ora da sociedade pol4tica a grande maioria da popula!"o. A exclus"o dos anal(a*etos pela )onstitui!"o repu*licana era particularmente discriminatria, pois ao mesmo tempo se retirava a o*riga!"o do governo de (ornecer instru!"o primria, %ue constava do texto imperial. .xigia0se para a cidadania pol4tica uma

35

%ualidade %ue s o direito social da educa!"o poderia (ornecer e, simultaneamente, desconhecia0se este direito. .ra uma ordem li*eral, mas pro(undamente antidemocrtica e resistente a es(or!os de democrati/a!"oW. #ragmento do texto de Nos Murilo de )arvalho, $s bestiali&ados4 *DENT*3*QUE a institui!"o contempor3nea %ue esta*elece, nos termos do texto lido, a universalidade da cidadania ativa, no +rasil. A$ voto de ca*resto. +$ li*erdade pol4tica. )$ li*erdade de imprensa. ,$ voto censitrio. .$ voto o*rigatrio.

RESPOSTA: E

QUESTO (Descritor: Distinguir entre modalidades de participao pol!tica) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: A cidadania para alm do voto )omplete o pargra(o com a alternativa ADEQUADA. - texto da %uest"o anterior, de Nos Murilo de )arvalho, contempla uma das mais importantes (ormas de participa!"o pol4tica, o voto. .ste %ue , decerto, um dos principais (undamentos das democracias contempor3neas. Eo entanto, trata0se de apenas uma das poss4veis (ormas de participar da vida pol4tica de uma comunidade. A todas as outras chamamos de <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<. A$ participacionismo +$ atitudes democrticas )$ atividades participativas ,$ participa!"o n"o0eleitoral .$ participa!"o cidad"

RESPOSTA: D

36

QUESTO (Descritor: Distinguir entre associati(ismo e participao pol!tica) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: Associativismo e participa!"o pol4tica Assinale a alternativa %ue NO apresenta nenhuma (orma direta de participa!"o pol4tica. A$ Participa!"o em a*aixo0assinados. +$ Participa!"o em gr6mios literrios. )$ Participa!"o em com4cios. ,$ Participa!"o eleitoral. .$ Participa!"o em mani(esta!5es pF*licas.

RESPOSTA: B
QUESTO (Descritor: Relacionar democracia e pr*ticas associati(as) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: ,emocracia, valores e prticas associativas ,iversos cientistas sociais tem apontado para o (ato de %ue prticas <<<<<<<<<<<< e comunitrias densas aprimoram o potencial <<<<<<<<<< de uma sociedade. .m particular, pesa a medida com %ue v4nculos de solidariedade mais estreitos diminuem a possi*ilidade de %ue con(litos se8am resolvidos de (orma a (avorecer um grupo em detrimento de outro. 'sto , uma sociedade *em integrada tem mais chances de guardar como re(er6ncia cotidiana um certo sentido de<<<<<<<<<<<<, o %ual tem uma import3ncia grande na constru!"o da democracia. A$ participativas aristocrtico coisa pF*lica +$ individualistas democrtico 0 indiv4duo )$ pol4ticas democrati/ante 0 individualidade ,$ associativas democrtico interesse pF*lico .$ comerciais mercantilista 0 comunidade

RESPOSTA: D

37

QUESTO (Descritor: Interpretar e analisar os dados de associati(ismo ci(il) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Associativismo civil nas grandes cidades .m artigo pu*licado em =IIV (- novo associativismo$, o cientista pol4tico Meonardo Avrit/er o*servava %ue a grande maior parte das associa!5es civis de tr6s das maiores capitais *rasileiras tinham um histria muito recente. #ato este %ue, ao lado de outros (atores, marcaria a (orma!"o de um novo associativismo.

U de associa!5es criadas depois de =IVJ

7"o Paulo io de Naneiro +elo Hori/onte IV,SJU IJ,VJU >I,?JU

-*servando os dados, uma pessoa chegou Ds seguintes conclus5es. Assinale a conclus"o %ue E`- est diretamente indicada na ta*ela. A$ .m todos os casos analisados, menos de =JU das associa!5es civis (oram criadas antes do ano de =IVJ. +$ -s dados impedem de avaliar a nature/a das associa!5es, se s"o gr6mios literrios, associa!5es comerciais, etc. )$ ,entre as tr6s capitais, 7"o Paulo a%uela em %ue %uase a totalidade de suas associa!5es civis (oram criadas depois de =IVJ. ,$ ,entre as associa!5es civis cariocas e mineiras, muito prxima a parcela %ue (oi criada depois de =IVJ. .$ .m geral, 7"o Paulo, recentemente. io de Naneiro e +elo Hori/onte se assemelham no nFmero de associa!5es criadas

RESPOSTA: E

38

QUESTO (Descritor: Analisar diferentes tend/ncias de participao social no 'rasil) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: Tend6ncias da participa!"o social eleia o (ragmento a seguir, retirado de um texto de .velina ,agnino, e responda D %uest"o %ue o segue. TA ressigni(ica!"o da participa!"o acompanha a mesma dire!"o seguida pela recon(igura!"o da sociedade civil, com a emerg6ncia da chamada Tparticipa!"o solidriaW e a 6n(ase no tra*alho voluntrio e na Tresponsa*ilidade socialW, tanto de indiv4duos como de empresas. - princ4pio *sico a%ui parece ser a ado!"o de uma perspectiva privatista e individualista, capa/ de su*stituir e rede(inir o signi(icado coletivo da participa!"o social. A prpria idia de TsolidariedadeW, a grande T*andeiraW dessa participa!"o rede(inida, despida de seu signi(icado pol4tico e coletivo, passando a apoiar0se no terreno privado da moral. Alm disso, este princ4pio tem demonstrado sua e(etividade em rede(inir um outro elemento crucial no pro8eto participativo, promovendo a despoliti/a!"o da participa!"o& na medida em %ue essas novas de(ini!5es dispensam os espa!os pF*licos onde o de*ate dos prprios o*8etivos da participa!"o pode ter lugar, o seu signi(icado pol4tico e potencial democrati/ante su*stitu4do por (ormas estritamente individuali/adas de tratar %uest5es tais como a desigualdade social e a po*re/aW. )omo pudemos notar, a autora apresenta o novo signi(ica de %ue vem se revestindo a no!"o de participa!"o social em nossa sociedade. Ao invs de ser entendido em um sentido pol4tico, a participa!"o social viria sendo crescentemente associada a uma dimens"o solidria e voluntria de indiv4duos e empresas. Assinale a alternativa %ue APRESENTA as cr4ticas (eitas pela autora a esse novo entendimento da participa!"o social. A$ promove a desigualdade social e tam*m a po*re/a. +$ adota uma perspectiva privatista e individualista, atri*uindo um signi(icado coletivo D participa!"o. )$ estar restrita ao terreno privado da moral e promover a despoliti/a!"o da participa!"o. ,$ est voltada para indiv4duos e empresas, restringindo assim a participa!"o do .stado. .$ adota uma perspectiva privada e individual, promovendo a desigualdade social e a po*re/a.

RESPOSTA: C

39

QUESTO (Descritor: Identificar e diferenciar pr*ticas de clientelismo e de cidadania) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: )lientelismo e a cidadania Meia o (ragmento a seguir. TMuito usado, so*retudo por autores estrangeiros escrevendo so*re o +rasil, desde o tra*alho pioneiro de +enno Gal8art BaC, o conceito de clientelismo (oi sempre empregado de maneira (rouxa. ,e modo geral, indica um tipo de rela!"o entre atores pol4ticos %ue envolve concess"o de *ene(4cios pF*licos, na (orma de empregos, vantagens (iscais, isen!5es, em troca de apoio pol4tico, so*retudo na (orma de votoW. Nos Murilo de )arvalho, Mandonismo, coronelismo e clientelismo& uma discuss"o conceitual. .ntendido como uma rela!"o %ue envolve troca, tal %ual em uma rela!"o entre (ornecedor e cliente, o clientelismo seria para alguns um tra!o distintivo da cultura pol4tica *rasileira. .m contraste com uma sociedade mais amadurecida em cultura democrtica, surgiria a rela!"o marcada por uma no!"o su*stantiva de <<<<<<<<<<<<<. Assinale a alternativa %ue CO+P)ETA a (rase. A$ direitos +$ coronelismo )$ mandonismo ,$ assistencialismo solidrio .$ mercado

RESPOSTA: A

QUESTO (Descritor: Conceituar e distinguir diferentes abordagens da cidadania) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: )idadania e participa!"o Temos, na contemporaneidade, ao menos duas (ormas de conce*er os termos da cidadania de (orma progressista. - primeiro deles teria como *ase a tradi!"o li*eral. A partir de uma no!"o (orte de direitos, apenas a sua posse integral asseguraria uma condi!"o de cidadania. ,ireito D moradia, direito D educa!"o, D saFde, D alimenta!"o. - alcance desses direitos, no entanto, estaria relacionado com a regulada expans"o do <<<<<<<<<<<<<. A segunda matri/, de *ase repu*licana, consideraria a dimens"o dos direitos como necessariamente conectada D vida pF*lica, isto , entendendo como condi!"o a <<<<<<<<<<<<< das pessoas na produ!"o e constru!"o da cidadania. 7eria, para esta segunda tradi!"o, a Fnica (orma para %ue os direitos contemplassem A$ territrio 0 pu*licidade +$ mercado 0 participa!"o ativa )$ povo 0 atividade ,$ indiv4duo 0 conex"o .$ .stado 0 individualidade

RESPOSTA: B 40

QUESTO (Descritor: Identificar situa)es t!picas de um mundo globali&ado) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: Glo*ali/a!"o Assinale dentre as a(irmativas a seguir a%uela %ue melhor E:PR*+E uma situa!"o representativa de um mundo glo*ali/ado. A$ APol4cia do )anad apreende ecstas0 com anis ol4mpicosA. +$ AAcesso por *anda larga no +rasil duplica entre KJJ@ e KJJ>, di/ '+G.A. )$ AMorales deve apro(undar sua revolu!"o social na +ol4viaA. ,$ AEo*el da Pa/, -*ama di/ %ue h bguerra 8ustacA. .$ AAps pre8u4/o, 7on^ plane8a (echar (*rica de TLs M), no MxicoA.

RESPOSTA: E

QUESTO (Descritor: Distinguir abordagens estruturalistas de abordagens indi(idualistas) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: - estruturalismo na a*ordagem sociolgica ;m dos aspectos centrais das a*ordagens sociolgicas apontar os (atores estruturais %ue condicionam a a!"o humana. Ao pensarmos na tra8etria de vida de uma pessoa, por exemplo, tendemos a achar %ue s"o as suas prprias decis5es e iniciativas %ue determinaram seus estudos, seu tra*alho, seu sucesso ou seu (racasso. ;ma das principais caracter4sticas da Aa*ordagem sociolgicaA 8ustamente desconstruir essa percep!"o, indicando %ue nossas escolhas est"o sempre condicionadas por elementos %ue (ogem ao nosso controle, e, em geral, D nossa prpria percep!"o podendo ser econXmicos, pol4ticos, lingu4sticos, religiosos, etc. Meia as (rases a seguir. ' A.le disperdi!ou todas as oportunidades %ue teve na vida, agora (ica pedindo a8udaAR '' APara a8udar nas (inan!as da casa, ela precisou a*andonar os estudos. E"o teve outra op!"o. Agora, di/em %ue lhe (alta intelig6nciaAR ''' ALoc6 %uer, voc6 podeA. Assinale a a(irmativa %ue +E),OR classi(ica as (rases. A$ ' e '' apresentam leituras individualistas, apenas ''' contempla (atores estruturais. +$ ' e ''' apresentam leituras individualistas, apenas '' contempla (atores estruturais. )$ '' e ''' apresentam leituras individualistas, apenas ' contempla (atores estruturais. ,$ Apenas ''' apresenta uma leitura individualista, ' e '' apresentam leituras individualistas. .$ Todas as (rases apresentam leituras individualistas, n"o contemplando (atores estruturais.

RESPOSTA: B

QUESTO (Descritor: Reconhecer a instituio a -ual se dirige o 5o(imento dos 6rabalhadores ,em 6erra)

41

Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: Movimentos sociais

#onte& Ag6ncia +rasil ;m movimento social *rasileiro %ue tem o*8etivos de re(ormas estruturais o movimento dos tra*alhadores sem0 terra. 7ua principal demanda o acesso democrtico D terra, o %ue, desde a sua perspectiva, 8amais teria caracteri/ado a estrutura (undiria (isto , a%uela relativa D posse de terras$ nacional. Tendo em vista tais re(ormas, assinale a a(irmativa %ue *ND*CA a institui!"o D %ual o M7T apresentaria suas reivindica!5es. A$ - mercado (imo*ilirio$. +$ A -rgani/a!"o das Ea!5es ;nidas. )$ - .stado. ,$ -s grandes lati(undirios. .$ -s governos estaduais.

RESPOSTA: C

42

QUESTO (Descritor: Dedu&ir uma das formas poss!(eis de e(itar uma crise econ7mica em um conte.to globali&ado) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: A glo*ali/a!"o do sistema (inanceiro Assinale a alternativa %ue CO+P)ETA a (rase a seguir. Ea contemporaneidade, *oa parte das economias do mundo est"o interligadas atravs de um complexo sistema (inanceiro. ;ma das conse%u6ncias negativas de tal estrutura %ue uma crise em um pa4s central inicia um Ae(eito dominA, derru*ando diversas economias ao redor do mundo. ;ma das (ormas de se evitar essas crises Avindas de (oraA a sempre controversa<<<<<<<<<<<<<. A$ Eacionali/a!"o da economia. +$ A8uda (inanceira estrangeira. )$ Participa!"o 8unto ao #undo Monetrio 'nternacional (#M'$. ,$ ,iminui!"o das (un!5es do .stado em (avor do mercado. .$ Prote!"o e controle das (ronteiras (4sicas.

RESPOSTA: A

QUESTO (Descritor: Identificar as tecnologias da modernidade -ue produ&iram um descolamento entre as categorias de tempo e espao) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: ,escolamento das categorias tempo e espa!o na modernidade ;m dos aspectos mais surpreendentes da modernidade a velocidade com %ue in(orma!5es circulam e cru/am enormes dist3ncias. A essa caracter4sitica da vida contempor3nea o socilogo ingl6s Anthon^ Giddens caracteri/ou como o descolamento histrico das categorias de tempo e espa!o. A menos de dois sculos atrs, por exemplo, %ual%uer carta ou 8ornal levaria semanas, talve/ meses, para cru/ar um oceano. Loc6 8 imaginou %uanto tempo a not4cia da independ6ncia do +rasil levou para chegar D Portugal] 1 provvel %ue mais de um m6s. Ho8e, em geral, a dist3ncia deixou de ser uma %uest"o relevante para a circula!"o de in(orma!"o. .star longe n"o implica em estar isolado. Assinale a alternativa cu8o item NO comp5e esse processo. A$ dio +$ Tele(onia celular )$ 'nternet ,$ #otogra(ias .$ Televis"o

RESPOSTA: D

43

QUESTO (Descritor: Analisar as institui)es dos tr/s poderes constitucionais) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: A separa!"o dos tr6s poderes constitucionais Assinale dentre as op!5es a seguir a%uela %ue contm, respectivamente, as mais altas, hierar%uicamente, institui!5es dos poderes .xecutivo, Megislativo e Nudicirio. A$ Ministrio da )asa )ivil, Presid6ncia do 7enado, Tri*unal 7uperior .leitoral. +$ Ministrio da #a/enda, Presid6ncia da )3mara #ederal, Ministrio da Nusti!a. )$ Presid6ncia da epF*lica, 7enado, Ministrio da Nusti!a. ,$ Presid6ncia da epF*lica, Presid6ncia do 7enado, 7upremo Tri*una #ederal. .$ Presid6ncia da epF*lica, )ongresso Eacional, 7upremo Tri*unal #ederal.

RESPOSTA: E

QUESTO (Descritor: Distinguir e classificar as institui)es do %stado e da sociedade ci(il) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: 'nstitui!5es entre o .stado e a sociedade civil A concep!"o de .stado vigente em nossa sociedade esta*elece claramente os seus limites e distin!5es para com a sociedade civil. 7egundo esta vis"o, a organi/a!"o (ormal da pol4tica deve estar separada da viv6ncia social dos cidad"os interessados na *usca de seus prprios ideais e planos de vida. Algumas institui!5es contempor3neas, no entanto, valem0se de uma perspectiva distinta. #ormadas em um la!o direto entre a sociedade civil e o .stado, s"o elas chamadas de institui!5es h4*ridas. Assinale a institui!"o do poder pF*lico %ue (ormada SE4UNDO estes princ4pios. A$ 7ecretaria municipal da saFde +$ )onselhos tutelares )$ 7indicato dos lo8istas ,$ Ministrio dos transportes .$ Associa!"o de moradores

RESPOSTA: B

44

QUESTO (Descritor: Conceituar o %stado a partir do mar.ismo Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: ,e(ini!"o marxista de .stado Assinale, dentre as op!5es a seguir, a%uela %ue contm a de(ini!"o de .stado "ais %;<i"a D de Marx. A$ 'nstitui!"o %ue detm o monoplio so*re o uso leg4timo da (or!a. +$ 'nstitui!"o responsvel pela manuten!"o da pa/ no interior de uma sociedade. )$ 'nstitui!"o de sustenta!"o ideolgica e legal da classe dominante. ,$ 'nstitui!"o racional0legal responsvel pela manuten!"o da ordem. .$ 'nstitui!"o %ue reali/a a universali/a!"o do esp4rito racional.

RESPOSTA: C

QUESTO (Descritor: Aplicar o conceito weberiano de %stado) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: ,e(ini!"o Qe*eriana de .stado ,entre as vrias de(ini!5es de .stado, a mais in(luente na contemporaneidade decerto a do socilogo alem"o Max 9e*er. Para ele, o .stado a institui!"o %ue Adetm o monoplio do uso leg4timo da (or!aA. ,os textos a seguir, assinale a%uele %ue, de acordo com a de(ini!"o Qe*eriana, NO apontaria uma crise na condi!"o do .stado. A$ A,i/em %ue ela existe Pr a8udard ,i/em %ue ela existe Pr protegerd .u sei %ue ela pode Te parard .u sei %ue ela pode Te prenderd... Pol4ciad Para %uem precisa Pol4ciad Para %uem precisa ,e pol4cia... A8ol!cia9 6its4

45

+$ A7into no meu corpo A dor %ue angustia A lei ao meu redor A lei %ue eu n"o %ueria... .stado Liol6ncia .stado Hipocrisia A lei n"o minha A lei %ue eu n"o %ueria...A %stado +iol/ncia9 6its4 )$ Avoc6 sai de casa e n"o sa*e se vai voltar a sociedade est em apuros, %uando isso vai mudar ] com sua viol6ncia e corrup!"o a pol4cia n"o a8uda o po*re cidad"o seguran!a o %ue %ueremos viol6ncia o %ue nos temos pol4cia decadente......decadente B...C o su*orno e a propina est"o em todo lugar %uem tem dinheiro n"o preso n"o o po*re %ue rou*a um p"o (ica mais de @ anos na pris"o B...CA. 8ol!cia Decadente9 :arotos podres4 ,$ AB...C Mi*erdaded Mi*erdaded A*re as asas so*re nsd ,as lutas na tempestade , %ue ou!amos tua vo/d Es nem cremos %ue escravos outrora Tenha havido em t"o no*re Pa4s... Ho8e o ru*ro lampe8o da aurora Acha irm"os, n"o tiranos hostis. 7omos todos iguaisd Ao (uturo 7a*eremos, unidos, levar Eosso augusto estandarte %ue, puro, +rilha, ovante, da Ptria no altardA. ;ino da proclamao da Rep<blica4 .$ AProtegidos pela lei praticam as maiores in8usti!as 7"o os donos da verdade,s"o a nossa maldita pol4cia 7"o nossos inimigos ou n"o] E"o sei, n"o se pode con(iar em %uem tem ;ma arma na m"o Mesmo sem resist6ncia,eles usam da viol6ncia Eos tratam como animais, eles n"o s"o imparciais ;sam do medo, da viol6ncia e da repress"o 7"o as m"os do poder e da corrup!"o E"o podemos (ugir, temos %ue en(rentar .les podem nos matar, eu s odeio Pol4ciadA. 5aldita 8ol!cia9 Inocentes4

46

RESPOSTA: D
QUESTO (Descritor: Reconhecer frases e e.press)es -ue indicam preconceitos e naturali&ao de hierar-uias) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: -s preconceitos no cotidiano ;ma das demandas de movimentos contempor3neos por igualdade de direitos a supera!"o de preconceitos inscritos em express5es de (ala do nosso cotidiano. Assinale, dentre as (rases a seguir, a%uela %ue NO expressa a naturali/a!"o de preconceitos ou su*ordina!"o de pessoas de acordo com sua corPra!a, g6nero ou classe. A$ AMulher no volante, perigo constanteA. +$ A- homem veio do macacoA. )$ A+om dia para todos e para todasA. ,$ AA mulher (oi (eita a partir da costela do homemA. .$ AA%uele lugar s (re%uentado por gente Y(eiaYA.

RESPOSTA: C

QUESTO (Descritor: Identificar o nome da lei promulgada para combater a (iol/ncia dom stica contra a mulher) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: Mei Maria da Penha Tendo sido promulgada em V de agosto de KJJS, a lei Ee ==.O?J Acria mecanismos para coi*ir e prevenir a viol6ncia domstica e (amiliar contra a mulherA. ,entre as op!5es a seguir, assinale a%uela %ue *ND*CA o nome dado a esta lei. A$ Mei da Mulher +$ Mei ita )amata )$ Mei de Penas Alternativas ,$ Mei Maria da Penha .$ Mei do Lentre Mivre

RESPOSTA: D

47

QUESTO (Descritor: Analisar as categorias de raa=cor utili&adas pelo I':%) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: )lassi(ica!"o racial no +rasil ,esde o ano de =II= o 'nstituto +rasileiro de Geogra(ia e .stat4stica vem se utili/ando das seguintes op!5es de classi(ica!"o racial para identi(icar seus entrevistados& *ranco, pardo, preto, amarelo e ind4gena. ,entre as classi(ica!5es a seguir, assinale a%uela %ue *ND*CA %uais tipos de caracter4sticas %ue est"o inclu4das nessa classi(ica!"o. A$ aciais e de cor. +$ aciais, de cor e de nacionalidade. )$ aciais, de cor e tnicas. ,$ ,e cor, tnicas e de g6nero. .$ ,e cor, tnicas e de nacionalidade.

RESPOSTA: A

QUESTO (Descritor: Identificar aspectos da sociologia de :ilberto >re0re) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: A composi!"o racial do *rasileiro segundo Gil*erto #re^re Assinale a alternativa %ue APRESENTA os principais grupos (ou matri/es$ raciais %ue comp5em o A*rasileiroA, de acordo com Gil*erto #re^re. A$ Portugu6s, ind4gena e negro. +$ Mouro, ind4gena e a(ricano. )$ Portugu6s, mouro e ind4gena. ,$ Eegro, ind4gena e europeu. .$ Portugu6s, ingl6s e negro.

RESPOSTA: A

48

QUESTO (Descritor: Distinguir as categorias de raa da-uelas de etnia) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: a!a e etnia

Meia as (rases a seguir. ' Eo +rasil, eram diversas as origens dos escravos eram eles ioru*as, mandingas, *ari*as, etc. '' ;ma das caracter4sticas do Terceiro arianos. eich (oi a tentativa de esta*elecer a supremacia de supostos grupos

''' Gil*erto #re^re (oi o principal autor a contrapor0se, no campo da cultura, D ideia de %ue o mesti!o constitu4a um tipo humano in(erior aos demais. Assinale a op!"o %ue APRESENTA a classi(ica!"o dos re(erenciais nela articulados. A$ ' e '' apresentam componentes tnicos, apenas ''' contempla componentes raciais. +$ '' e ''' apresentam componentes raciais, apenas ' contempla componentes tnicos. )$ ' e ''' apresentam componentes tnicos, apenas '' contempla componentes raciais. ,$ ' e '' apresentam componentes raciais, apenas ''' contempla componentes tnicos. .$ ', '' e ''' apresentam apenas componentes raciais. RESPOSTA: B

QUESTO (Descritor: Distinguir e classificar os tipos de pol!ticas p<blicas) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Pol4ticas pF*licas Meia a (rase a seguir e assinale a op!"o %ue apresenta os conceitos %ue a completam de (orma ade%uada. Podemos classi(icar as di(erentes pol4ticas pF*licas em dois grandes grupos& as pol4ticas (ocais e as pol4ticas universalistas. As a!5es a(irmativas s"o um exemplo de <<<<<<<<<<<<, ao passo %ue a escola pF*lica conce*ida aos moldes de uma <<<<<<<<<<<<<. ;m dos principais argumentos em (avor das pol4ticas <<<<<<<< o de %ue investimentos em <<<<<<<<<, ao invs de redu/ir ou atenuar, re(or!am as desigualdades presentes em uma sociedade. A$ Pol4ticas (ocais, pol4tica universalista, (ocais, pol4ticas (ocais. +$ Pol4ticas universalistas, pol4tica (ocal, universalistas, pol4ticas universalistas. )$ Pol4ticas (ocais, pol4tica universalista, (ocais, pol4ticas universalistas. ,$ Pol4ticas universalistas, pol4tica (ocal, universalistas, pol4ticas (ocais. .$ Pol4ticas (ocais, pol4tica universalista, pF*licas, pol4ticas (ocais.

RESPOSTA: C

49

QUESTO (Descritor: Diferenciar e reconhecer o processo de formao das identidades de g/nero) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: 'dentidades de g6nero Meia o trecho a seguir. .m =I?I, a (rancesa 7imone de +eauvoir (aria pu*licar o seu livro $ segundo se.o. .m passagem cle*re, a autora aponta %ue n"o s"o caracter4sticas naturais %ue con(ormam as nossas identidades de g6nero na sociedade. TEingum nasce mulher, torna0se mulherW. Lale a pena re(letirmos acerca dos elementos %ue nos di(erenciam en%uanto homens e mulheres. 7egundo esta autora, os di(erenciais de g6nero tem muito mais amparo na cultura do %ue na nature/a. 1 a nossa (orma!"o social, tanto em casa %uanto na escola e na rua, %ue nos ensina a nos di(erenciarmos en%uanto mulheres ou homens. Aprendemos %uais roupas devemos vestir, %uais cores gostar, %uais atividades nos s"o mais prprias. .n(im, a sociedade e n"o a nature/a %ue esta*elece as di(eren!as de g6nero. - senso comum, no entanto, (ornece0nos uma explica!"o distinta para as di(eren!as entre homens e mulheres. 1 muito ha*itual %ue as pessoas utili/em de racioc4nios de ordem *iolgica ou natural para (ormular os di(erenciais de g6nero. Assinale a alternativa onde se pode RECON,ECER um racioc4nio de ordem cultural, tal %ual vimos expresso na (rase de 7imone de +eauvoir. A$ As mulheres s"o o sexo0(rgil e por isso precisam ser protegidas pelos homens. Homens s"o mais (ortes (4sica e emocionalmente. +$ )uidar dos (ilhos tare(a primordial das mulheres. .las (icam grvidas, os homens n"o. Apenas eles devem tra*alhar (ora de casa. )$ -s homens, mais (ortes e decididos %ue s"o, devem ser os che(es da casa. As mulheres devem ser suas apoiadoras. ,$ Ao incentivarmos meninos pe%uenos a *rincarem de carrinho e de luta, e meninas a *rincarem de *oneca e de co/inha, estamos (ormando suas personalidades para a vida adulta. .$ As mulheres s"o mais aptas ao contato humano, ao cuidado inter0pessoal. Por isso vemos tantas en(ermeiras mulheres, e n"o homens.

RESPOSTA: D

50

QUESTO (Descritor: Identificao e caracteri&ao do tipo de desigualdade entre grupos de g/nero) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: ,esigualdade de g6nero Assinale a alternativa %ue CARACTER*9A uma situa!"o de di(erenciais de renda entre homens e mulheres em uma dada sociedade. A$ ,esigualdade de g6nero. +$ ,i(eren!a de g6nero. )$ Preconceito masculino. ,$ ,i(erenciais de desigualdade. .$ 7exismo desigual.

RESPOSTA: A

QUESTO (Descritor: Completar te.to identificando os termos das refle.)es contempor"neas em g/nero) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: ,esconstru!"o e (ragmenta!"o das identidades de g6nero Assinale a alternativa a seguir %ue melhor completa o texto %ue segue. ;m dos temas mais ricos da re(lex"o atual acerca das rela!5es de g6nero a insu(ici6ncia do <<<<<<<<<< homemPmulher. 7egundo alguns autores e autoras, assistimos a um processo de<<<<<<<<<<<<<< das identidades no mundo contempor3neo. epresentativo disso o (ato de %ue<<<<<<<<<<< passaram a se preocupar mais com sua esttica, assim como <<<<<<<<<<< assumiram posi!5es de poder e deixaram de se colocar como a parte (rgil da sociedade. Alm disso, alguns movimentos sociais tem recolocado demais identi(ica!5es de g6nero em um lugar de desta%ue nas re(lex5es contempor3neas. -s grupos GM+T (ga^s, ls*icas, *issexuais e transexuais$, apesar das grandes *arreiras ideolgicas %ue en(rentam, tem con%uistado um lugar de relevo na a(irma!"o de suas identidades. O te"a citado /ue RE3)ETE a desconst%u&'o das identidades na conte" o%aneidade # A$ conceito desconstru!"o 0 as mulheres 0 os homens +$ ideal 0 rea(irma!"o 0 os homens 0 as mulheres )$ *inarismo desconstru!"o 0 os homens 0 as mulheres ,$ conceito 0 rea(irma!"o 0 muitos 0 as pessoas .$ *inarismo re(or!o os homens n"o.

RESPOSTA: C

51

QUESTO (Descritor: distinguir elementos associados a fatores de identidade tnica e racial) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: ela!5es raciais e tnicas

Para alguns setores de nossa sociedade, um dos passos necessrios para a supera!"o das desigualdades raciais no +rasil seria a recep!"o da designa!"o a(ro0*rasileiro para tomar o lugar da ideia de negro. Trata0se, para estes, da mo*ili/a!"o de categorias tnicas, ao invs de termos %ue (a!am men!"o D ideia de ra!a. ,entre as alternativas a seguir, identi(i%ue a%uela %ue APRESENTE termos identitrios estritamente tnicos.

A$ .uropeus, mo!am*icanos e tupinam*s. +$ A(ricanos *rancos, mouros e mesti!os. )$ Preto, pardo e *ranco. ,$ 'nd4genas, vermelhos e tupis. .$ Amarelos, ind4genas e pardos.

RESPOSTA: A

52

QUESTO (Descritor: Identificao dos argumentos mobili&ados no discurso anti?cotas raciais no 'rasil) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: )otas raciais Meia o texto e identi(i%ue a alternativa %ue melhor responde D %uest"o %ue o segue& U" B%asil de cotas %aciais= B...C TA maneira mais e(etiva de redu/ir as desigualdades sociais pela generali/a!"o da educa!"o *asica de %ualidade e pela a*ertura de *ons postos de tra*alho. )otas raciais, mesmo se e(ica/mente implementadas, promover"o somente a ascens"o social de um redu/ido nFmero de pessoas, n"o alterando os (atores mais pro(undos %ue determinam as ini%uidades sociais. B...C fue +rasil %ueremos] ;m pa4s no %ual as escolas edu%uem as crian!as po*res, independentemente da cor ou ra!a, dando0lhes oportunidade de ascens"o social e econXmicaR no %ual as universidades se preocupem em usar *em os recursos e (ormar *em os alunos. Eo caso do ensino superior, o melhor caminho aumentar o nFmero de vagas nas institui!5es pF*licas, ampliar os cursos noturnos, di(undir os cursos de pr0vesti*ular para alunos carentes, implantar campus em reas mais po*res, entre outras medidas. ,evemos alme8ar um +rasil no %ual ningum se8a discriminado, de (orma positiva ou negativa, pelo cor ou ra!a& %ue se valori/e a diversidade como um processo viva/ %ue deve permanecer livre de normas impostas pelo .stado a indiv4duos %ue n"o necessariamente %uerem se de(inir segundo critrios raciaisW (pu*licado em =? de a*ril de KJJS no )orreio +ra/iliense, de autoria de Marcos )hor Maio e icardo Lentura 7antos reprodu/ido na pgina KI= do livro Di(is)es perigosas, de Peter #r^ e outros, editora )ivili/a!"o *rasileira, KJJV$. 7egundo a perspectiva dos autores, QUA) seria o provvel e(eito da utili/a!"o de cotas raciais para o en(rentamento das desigualdades sociais] A$ - re*aixamento da %ualidade do ensino superior, assim como a raciali/a!"o das identidades sociais. +$ A supera!"o das desigualdades raciais, tal %ual o a*andono gradual de prticas de preconceito racial. )$ A continuidade das desigualdades sociais, apesar da diminui!"o das tens5es racial0identitrias. ,$ A supera!"o das desigualdades raciais, assim como um aumento na escolaridade mdia do *rasileiro. .$ A continuidade das desigualdades sociais, *em como a (ixa!"o ar*itrria de identidades raciais.

RESPOSTA: E

53

QUESTO (Descritor: Identificar e sinteti&ar uma das cr!ticas @s pol!ticas uni(ersalistas no 'rasil) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Pol4ticas universalistas e a reprodu!"o das desigualdades sociais Meia o texto a*aixo, de autoria do socilogo AntXnio 7rgio Guimar"es, e assinale a alternativa %ue o sinteti/a de (orma mais apropriada. BaC As re(ormas educacionais do per4odo militar visaram, so*retudo, a ampliar o sistema educacional como um todo, universali/ar o ensino primrio e mdio e, por meio da institui!"o de exames vesti*ulares uni(icados, classi(icatrios e o*8etivos (provas de mFltipla escolha$, assegurar %ue o ingresso Ds universidades se daria unicamente pelo desempenho nas provas. - ensino pF*lico universitrio manteve0se gratuito, em*ora a amplia!"o do ensino superior passasse a depender, principalmente, da cria!"o de universidades privadas e pagas. N em meados dos anos de =IVJ, as conse%g6ncias dessas escolhas (a/iam0se sentir& a proli(era!"o de cursinhos particulares pr0vesti*ulares, a amplia!"o da rede privada de ensino primrio e mdio, a trans(er6ncia dos (ilhos das classes mdias para essas escolas. - acesso Ds melhores universidades passou, portanto, a associar0se com o ensino mdio particular e pago, e n"o mais com o ensino pF*lico. 'sso signi(icou tam*m associar o ingresso a essas universidades a rendas (amiliares mais altas e a cor de pele mais clara. +oa parte da popula!"o universitria na rede particular, a%uela de menor desempenho, veio principalmente de escolas mdias pF*licas, onde estudavam os de menor renda e os de cor. #racassaram politicamente todos os es(or!os de tornar pago, para as (am4lias de renda alta, o ensino superior pF*lico, o %ue daria alguma margem a programas de inclus"o social *aseados em *olsas de estudo ou em isen!5es de taxas, %ue conservariam a legitimidade e o mrito dos exames vesti*ulares. Ao contrrio, o ingresso em universidades Ba,C como a ;niversidade de 7"o Paulo, passou a depender cada ve/ mais de (orma!"o em escolas pagas. .m KJJS, por exemplo, apenas KVU dos alunos %ue ingressaram na ;7P vieram de escolas pF*licas. )om isso acentuou0se a rigide/ da reprodu!"o social das elites, voltando0se a associar classe, cor e oportunidades pF*licas de ascens"o a n4veis prximos, ao menos relativamente, aos da Primeira epF*lica. B...CW
etirado de T,epois da democracia racialW, de Antonio 7rgio Guimar"es, artigo pu*licado na revista 6empo ,ocial, volume =>, nFmero K (KJJS$.

7egundo o autor& A$ As pol4ticas autoritrias e particularistas do per4odo militar acirraram as tens5es raciais no 3m*ito da culturaR +$ As pol4ticas educacionais de carter universalista empregadas durante o regime militar, ao invs de aumentarem a inclus"o social, (ortaleceram a rela!"o entre classe e cor de pele. )$ As pol4ticas particularistas empregadas pelo .stado *rasileiro tem sido *em0sucedidas na (orma!"o de uma avan!ada democracia racialR ,$ As pol4ticas de (undamento democrtico n"o tem encontrado continuidade no +rasil, tal como pode ser perce*ido pelo retrocesso das condi!5es sociais aps a ditadura militarR .$ As pol4ticas educacionais particularistas apresentam pro*lemas claros no +rasil, o %ue pode ser ilustrado pela exclus"o universitria dos alunos da rede pF*lica ocasionada pela ado!"o do vesti*ular.

RESPOSTA: B

54

QUESTO (Descritor: Conceituar bull0ing) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: A cultura da o(ensa entre 8ovens ,entre as alternativas a seguir, identi(i%ue a%uela %ue CO+P)ETA a (rase %ue segue. Ea contemporaneidade, cada ve/ mais ha*itual vermos 8ovens e adolescentes adotarem (ormas o(ensivas e violentas entre si. Eas escolas, alguns alunos ou alunas s"o v4timas de preconceito e de uma extensiva deprecia!"o por TcolegasW. Eo entanto, tem a legisla!"o e o sistema 8udicirio *rasileiro acompanhado essa mudan!a cultural. Eo intuito de com*ater essas prticas de o(ensa e a*uso moral, passamos a ter uma legisla!"o %ue prev6 puni!"o para os chamados casos de <<<<<<<<<<<<<<. A$ )hantagem +$ Maldade )$ +ull^ing ,$ #alsidade .$ Aliciamento de 8ovens

RESPOSTA: C
QUESTO (Descritor: Analise e s!ntese da condio consumista da #u(entude contempor"nea) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: Nuventude e cultura de consumo Meia o texto a seguir e responda D pergunta %ue o segue. TBAC trans(orma!"o do adolescente em (atia privilegiada do mercado consumidor inaugurada nos .stados ;nidos, e rapidamente di(undida no mundo capitalista, trouxe alguns *ene(4cios e novas contradi!5es. Por um lado, a associa!"o entre 8uventude e consumo (avoreceu o (lorescimento de uma cultura adolescente altamente hedonista. - adolescente das Fltimas dcadas do sculo :: deixou de ser a crian!a grande, desa8eitada e ini*ida, de pele ruim e h*itos anti0sociais, para se trans(ormar no modelo de *ele/a, li*erdade e sensualidade para todas as outras (aixas etrias. - adolescente ps0moderno des(ruta de todas as li*erdades da vida adulta, mas poupado de %uase todas as responsa*ilidades. Parece %ue, ao escrever isso, estou limitando o (oco dessa anlise aos adolescentes da elite, os Fnicos %ue, de (ato, podem consumir e des(rutar da condi!"o de 8ovens adultos cu8os dese8os e caprichos s"o sustentados pelos pais. E"o *em assim. Ea sociedade pautada pela indFstria cultural, as identi(ica!5es se constituem atravs das imagens industriali/adas. Poucos s"o a%ueles capa/es de consumir todos os produtos %ue s"o o(erecidos ao adolescente contempor3neo h mas a imagem do adolescente consumidor, di(undida pela pu*licidade e pela televis"o, o(erece0se D identi(ica!"o de todas as classes sociais. Assim, a cultura da sensualidade adolescente, da *usca de pra/eres e novas Tsensa!5esW, do des(rute do corpo, da li*erdade, inclui todos os adolescentes. ,o T(ilhinho de papaiW ao morador de rua, do 8ovem su*empregado %ue vive na (avela ao estudante universitrio do Morum*i (ou do Me*lon$, do tra(icante D TpatricinhaW, todos os adolescentes se identi(icam com o ideal pu*licitrio do adolescente hedonista, *elo, livre, sensual. - %ue (avorece, evidentemente, um aumento exponencial da viol6ncia entre os %ue se sentem inclu4dos pela via da imagem, mas exclu4dos das possi*ilidades de consumo.W (Maria ita Kehl, (ragmento de A #u(entude como sintoma de cultura$.

55

'magem retirada de QQQ.8ornale.com.*r fual das alternativas S*NTET*9A o texto citado] A$ A 8uventude atual n"o est mais inserida em uma cultura universali/ante de consumo. .m seu lugar, vemos uma (ragmenta!"o dos s4m*olos e dese8os individuais de reali/a!"o atravs do mercado. +$ -s adolescentes norte0americanos tem mais acesso a *ens de consumo %ue os demais, o %ue pode ser perce*ido pela (orma como s"o retratados nos meios de comunica!"o. )$ -s 8ovens desvalori/am a%ueles estudiosos introspectivos, identi(icam0se mais com as l4deres de torcida, com os esportistas, sendo sempre consumidores de alto padr"o. ,$ Eem todos os mais 8ovens s"o participantes da cultura de consumo. Alguns grupos de adolescentes e 8ovens adultos optam por estilos de vida mais desligados da maioria. .ssa uma caracter4stica do mundo atual. .$ A 8uventude contempor3nea est igualmente imersa na cultura de consumo, o %ue ocasiona um padr"o de classe muito particular na criminalidade entre os mais 8ovens.

RESPOSTA: E

56

QUESTO (Descritor: Reconhecer e analisar a pluralidade da cultura #o(em) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: A 8uventude e a cultura anti0democrtica Meia o trecho seguinte. .m geral tendemos a en(ati/ar o protagonismo viva/ e o potencial cr4tico das gera!5es mais 8ovens como os construtores de uma vanguarda cultural li*ertadora. 7empre citamos os hippies das dcadas de =ISJ e =IVJ, assim como a 8uventude %ue lutou contra o regime militar no +rasil, ou ainda o seu papel no movimento das ,iretas Nd e no impeachment do presidente #ernando )ollor. Eo entanto, por ve/es aca*amos nos es%uecendo %ue muitos 8ovens se envolvem (ortemente com ideologias e culturas anti0democrticas. A 8uventude , antes de mais nada, plural. Ea Alemanha atual, por exemplo, s"o os 8ovens os grandes representantes do movimento neo0 na/ista. Le8a0se, tam*m, como entre ns em geral (oi sempre muito marcante a associa!"o entre 8uventude e prtica de dire!"o agressiva 0 %ue particularmente vis4vel na cultura dos rachas. .m nossas (ic!5es, os 8ovens s"o sempre os detentores da vanguarda e do progressismo de nossa sociedade. E"o devemos nos es%uecer, no entanto, %ue tratam0se de (ic!5es por ve/es muito generosas e exageradas. Assinale a a(irmativa %ue su$sidia o trecho. A$ A viol6ncia e o desrespeitos s"o as caracter4sticas mais marcantes da 8uventudeR +$ - consumismo e a cultura de massa s"o pontos %ue distinguem a 8uventude da popula!"o mais idosaR )$ -s 8ovens s"o os %ue mais su*vertem o conservadorismo de nossa sociedade. ,$ Progressismo e conservadorismo s"o caracter4sticas marcantes da cultura 8ovem, sempre plural e diversa. .$ -s 8ovens precisam ser educados a respeitar os mais velhos, assim como as leis de tr3nsito.

RESPOSTA: D

57

QUESTO (Descritor: Conceituar e aplicar conceitos b*sicos de Aarl 5ar.) Nvel de dificuldade: Mdia Assunto: )onceitos sociolgicos de Karl Marx Meia o texto, inspirado no pensamento de Karl Marx, e assinale a alternativa %ue CONTEN,A os termos %ue as completam. Muito 8 se (alou so*re as ideias e gostos %ue animam a sociedade. A mFsica %ue a representaria, a sua poesia, assim como os seus valores de no*re/a e 8usti!a. Eo entanto, poucos tem notado %ue esses valores e ideais n"o s"o de todos, tampouco est"o acess4veis a todos. )omo disse Marx, os valores de uma sociedade s"o a ideologia da sua <<<<<<<<<<<<<<. A nossa histria n"o composta por su8eitos isolados, por indiv4duos desgarrados de interesses e am*i!5es. desenvolvimento histrico, na verdade, se d por condi!5es percept4veis ao analista. -s su8eitos histricos, a%ueles supostamente isolados, cumprem uma (un!"o para com os demais. Tratam0se de indiv4duos organi/ados segundo o princ4pio da divis"o do tra*alho e %ue disputam incessantemente o poder da sociedade. Assim %ue podemos entender o %ue Marx %uis di/er %uando a(irmou %ue a histria da sociedade corresponde D histria da <<<<<<<<<<<<<<<<<<. ,a mesma (orma, entende ele %ue o <<<<<<<<<<< corresponde D institui!"o %ue mantm legalmente o dom4nio de uma classe so*re outra, tornando o poder econXmico tam*m um poder pol4tico. A$ )lasse dominanteR luta de classesR .stado. +$ )lasse su*alternaR massa de cidad"osR mercado de tra*alho. )$ )lasse mdiaR (ic!"o dominanteR cartrio. ,$ ,omina!"oR geogra(ia humanaR pensamento. .$ )ulturaR luta de classesR 8ornal.

RESPOSTA: A

58

QUESTO (Descritor: Conceituar e aplicar os conceitos mar.ianos de classe em si e classe para si) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: )onceito de classe para Marx - conceito de <<<<<<<<<<<<<<< remete ao partilhamento, por parte de um grupo, de uma locali/a!"o na divis"o social do tra*alho. Para Marx, esse partilhamento de um lugar social su(iciente para %ue existam interesses reais semelhantes. 1 do interesse de gar!ons, por exemplo, %ue a sua remunera!"o n"o dependa da %uantidade de pessoas %ue atende ou do %u"o (re%uentado o esta*elecimento %ue tra*alha. -ra, mesmo %uando n"o houver clientes, ele precisa estar dispon4vel no restaurante. 'sso n"o signi(ica %ue as Tcomiss5esW se8am indevidas, mas %ue elas n"o podem compor todo o salrio %ue rece*e. )oloca0se, no entanto, o pro*lema da medida com %ue as pessoas reconhecem %ue (a/em parte de uma mesma classe, pro*lema %ue endere!ado atravs do conceito de <<<<<<<<<<<<. Pois *em verdade %ue, devido a uma srie de motivos, elas possam crer %ue n"o existam interesses reais compartilhados. 7eguindo em nosso exemplo, o gar!om pode acreditar %ue ele deve ganhar de acordo com o nFmero de mesas %ue atende. Portanto, do interesse dele %ue o restaurante se8a muito (re%uentado. - %ue existe a4, , na verdade, uma so*reposi!"o entre a%ueles %ue seriam os interesses do gar!om e o interesse do dono do restaurante. .les estar"o de acordo, %uando na verdade, a *aixa remunera!"o do gar!om um interesse real do dono do restaurante, preocupado %ue est com o aumento de seu lucro. Assinale a alternativa %ue contm os conceitos %ue PREENC,E+ as lacunas do texto. A$ classe social sentimento de comunidade +$ classe em si classe para si )$ divis"o social do tra*alho classe para si ,$ classe em si sentimento de comunidade .$ uni"o grupal sentimento classista

RESPOSTA: B

59

QUESTO (Descritor: Definir e aplicar os conceitos de Durkheim) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: )onceitos sociolgicos de 1mile ,ur2heim -s trechos o(erecem de(ini!5es para tr6s conceitos utili/ados por ,ur2heim. '. #atos sociais correspondem aos eventos marcantes de nossa sociedade. Podemos citar, por exemplo, a 'ndepend6ncia, a Proclama!"o da epF*lica, a evolu!"o de =IOJ. .les o(erecem, assim, um contraste para com (atos corri%ueiros e cotidianos, os %uais tem pouca ou nenhuma express"o para a sociedade como um todo. ''. A solidariedade org3nica caracter4stica da%uelas sociedades primitivas onde os indiv4duos tem uma vis"o semelhante so*re o mundo e o seu lugar nele. Assim, indica uma *aixa divis"o e di(erencia!"o social. '''. A solidariedade mec3nica, por sua ve/, consiste no v4nculo (ragmentrio entre indiv4duos %ue, apesar de viverem em uma mesma sociedade, possuem perspectivas, opini5es e cren!as (undamentalmente distintas. Assinale a a(irmativa %ue contenha a assertiva CORRETA. A$ Apenas ' est certaR +$ Apenas ' e '' est"o certasR )$ Apenas '' e ''' est"o certasR ,$ Apenas ''' est certaR .$ Todas est"o certas.

RESPOSTA: C

QUESTO (Descritor: Conceituar e aplicar o conceito weberiano de poder) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: - conceito de poder para Marx 9e*er Para 9e*er, o poder come!a onde 8 n"o h mais direito, onde vigora apenas o uso da (or!a unilateral. - poder, assim, estaria presente na%uela rela!"o onde o in(erior n"o reconhece a legitimidade de seu superior, mas n"o pode resistir0lhe. Lalendo0se dessa de(ini!"o, assinale a alternativa %ue APRESENTA apenas rela!5es de poder& A$ 7enhor e escravo. +$ Policial e assaltante. )$ Pai e (ilho. ,$ Av e neta. .$ Lendedor e cliente.

RESPOSTA: A

60

QUESTO (Descritor: Definir e dominar conceitos b*sicos da sociologia de Caio 8rado Br) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: #ormas de coloni/a!"o segundo )aio Prado Nr - socilogo )aio Prado Nr construiu um interessante par de conceitos para distinguir entre di(erentes (ormas de coloni/a!"o. 7egundo ele, di(erente dos pa4ses europeus, o +rasil n"o teria em sua histria algo com %ue se pudesse chamar de (eudalismo. .ssa etapa de desenvolvimento n"o se aplicaria ao +rasil, pois (oi logo inserido no sistema capitalista. #oi, assim, uma colXnia dedicada D alimenta!"o do capitalismo mercantil, da economia portuguesa. 7itua!"o parcialmente semelhante teria passado os .stados ;nidos. .les n"o teriam experimentado o (eudalismo. Eo entanto, o seu capitalismo se desenvolve sem a presen!a (orte da metrpole (a 'nglaterra, no caso$. - seu mercado se desenvolve para dentro, e n"o para (ora. ,entre as alternativas, identi(i%ue a%uela %ue apresenta o par de conceitos utili/ado por )aio Prado Nr para D*3ERENC*AR os tipos de coloni/a!"o vividos pelo +rasil e pelos .stados ;nidos. A$ )olonialismo portugu6s e capitalismo ingl6s. +$ )apitalismo mercantil e capitalismo sociali/ante. )$ )apitalismo i*rico e (ederalismo americano. ,$ )olXnia de explora!"o e colXnia de povoamento. .$ )olonialismo e capitalismo anglo0sax"o.

RESPOSTA: D

61

QUESTO (Descritor: Compreender e articular as categorias utili&adas por :ilberto >re0re) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: A cr4tica de Gil*erto #re^re ao racismo cient4(ico #oi se (ormando durante a segunda metade do sculo :': a ideia de %ue o +rasil seria um pa4s incompat4vel com o progresso. - seu principal pro*lema, para muitos, era a nossa condi!"o racial. - racismo tomava as suas cores mais (ortes, carim*ando a interdi!"o e impossi*ilidade de o +rasil tornar0se uma na!"o livre e prspera para todos. #oi com a preocupa!"o de TmelhorarW a na!"o *rasileira %ue no in4cio do sculo :: o +rasil rece*eu ondas migratrias da .uropa. Tentavam *ran%uear a na!"o. fuando o racismo era lugar comum mesmo entre intelectuais, Gil*erto #re^re escreve )asa Grande i 7en/ala. .ste livro teve um impacto pro(undo em nossa cultura. ;ma das ra/5es desse impacto pode ser lido no texto %ue segue. T,e modo geral, em toda parte onde vingou a agricultura, dominou no +rasil escravocrata o lati(Fndio, sistema %ue viria privar a popula!"o colonial do suprimento e%uili*rado e constante de alimenta!"o sadia e (resca. Muito da in(erioridade (4sica de *rasileiro, em geral atri*u4da toda D ra!a, ou vaga e mu!ulmanamente ao clima, deriva0se do mau aproveitamento dos nossos recursos naturais de nutri!"o. -s %uais, sem serem dos mais ricos, teriam dado para um regime alimentar mais variado e sadio %ue o seguido pelos primeiros colonos e por seus descendentes, dentro da organi/a!"o lati(undiria e escravocrataW. Tendo em vista o texto lido, assinale a alternativa %ue melhor completa a seguinte (rase& .m )asa Grande i 7en/ala, Gil*erto #re^re atri*ui os males do +rasil n"o D ra!a, mas D <<<<<<<<<<<<<, %ue seria uma das conse%u6ncias do sistema de <<<<<<<<<<<<. A$ Eutri!"o capitalista. +$ Maldade con(rarias. )$ )ondi!5es climticas explora!"o dos trpicos. ,$ ,esnutri!"o lati(Fndio. .$ #alta de acesso a medicamentos e cuidados mdicos em geral escravismo.

RESPOSTA: D

62

**> QUESTES D*SCURS*-AS QUESTO (Descritor: Contrastar a condio de crianas registradas e no registradas frente ao %stado) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: 7ociali/a!"o e acesso aos direitos de cidadania desde o nascimento

#onte& QQQ.agencia*rasil.gov.*r

.m uma campanha recente promovida pelo governo (ederal *rasileiro, a certid"o de nascimento (oi caracteri/ada como o primeiro direito de cidadania a %ue se deve ter acesso no pa4s. Eessa ocasi"o, inclusive, (ormulou0se um modelo Fnico para essas certid5es, %ue ser utili/ado em todo o +rasil. A$ e(letindo acerca do processo de sociali/a!"o e das rela!5es sociais constru4das em sociedade, *DENT*3*QUE %ual a exist6ncia social de um *e*6 %ue n"o (oi registrado. +$ CARACTER*9E a (orma com %ue a sua condi!"o se di(erencia da%uela de um *e*6 com certid"o de nascimento.

RESPOSTA:
A exist6ncia de um *e*6 n"o registrado est limitada ao seu c4rculo (amiliar, ao passo %ue um *e*6 registrado passa a poder ser integrado a programas sociais, estat4sticas sociais, *em como ter condi!"o de ingressar na escola. Eessa condi!"o, sua exist6ncia tam*m reconhecida pelo .stado e as suas diversas institui!5es.

63

QUESTO (Descritor: Refletir acerca das condi)es de sustentao de um %stado laico) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: Maicidade do .stado e religiosidade da sociedade e(lita acerca dos dados expressos na ta*ela a seguir.

#onte& ,ados do '+G. (KJJJ, KJJK$ compilados por 7imone +ohn, evista opini"o pF*lica, v. =J, no K.

- .stado *rasileiro laico, mas as rela!5es em sociedade s"o (ortemente permeadas por valores religiosos. *DENT*3*QUE O (tr6s$ con(litos %ue podem advir desse descompasso.

RESPOSTA:
.xiste um con(lito tcito %uando os valores de di(erentes grupos de uma sociedade n"o chegam a se (ixar em suas institui!5es. Tal con(lito pode ter lugar em de*ates em meios de comunica!"o, mani(esta!5es pF*licas, assim como situa!5es de impasse em institui!5es representativas. Assim, certo %ue os valores pol4ticos da democracia, da laicidade do .stado e da li*erdade religiosa por ve/es ser"o eventualmente con(rontados com valores caros para determinadas religi5es como o a*orto ou a interdi!"o da trans(us"o de sangue, por exemplo. ,a mesma (orma, a composi!"o de grupos pol4ticos coordenados no interior de institui!5es pol4ticas representativas pode tornar o con(lito mais expl4cito caso da *ancada evanglica, por exemplo.

64

QUESTO (Descritor: Analisar os limites @ laicidade do %stado frente @s rela)es institucionais entre o 'rasil e o +aticano) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Maicidade do .stado e rela!5es com o Laticano M60se na #olha -nline do dia KV de agosto de KJJI& A)3mara aprova .statuto da 'gre8a )atlica e regulamenta o direito D li*erdade religiosaA A- plenrio da )3mara dos ,eputados aprovou no (im da noite desta %uarta0(eira BKSPJ>PKJJIC o texto do P,M (Pro8eto de ,ecreto Megislativo$ so*re o acordo entre +rasil e Laticano %ue cria o .statuto Nur4dico da 'gre8a )atlica no pa4s B...C. .m voto em separado contra o pro8eto, o deputado inconstitucionalidades da proposta B...C. egis de -liveira (P7)07P$ apontou o %ue seriam

-liveira criticou, por exemplo, a determina!"o de %ue os munic4pios reservem espa!os em seus territrios para (ins religiosos. - tratado esta*elece %ue esses espa!os ser"o previstos Anos instrumentos de plane8amento ur*ano a serem esta*elecidos no respectivo plano diretorA 0 o %ue seria, portanto, uma inter(er6ncia nas leis dos munic4piosA. Eeste texto, podemos identi(icar %ue a cr4tica do deputado citado di/ respeito D autonomia dos munic4pios (rente D legisla!"o (ederal. Todavia, existe um outro ponto de tens"o %ue di/ respeito D garantia de %ue o .stado moderno se8a laico, %ue n"o se envolva nem privilegie cren!as religiosas particulares.

Acerca disso, ANA)*SE a medida com %ue um tratado assinado pelo .stado *rasileiro com o Laticano, %ue ateste a necessidade de reserva de espa!o para esta*elecimentos religiosos, entra em con(lito com a pretensa laicidade do .stado moderno.

RESPOSTA:
- Laticano decerto uma exce!"o no -cidente, pois n"o laico. ,essa (orma, ao assinar tratados e acordos com este pa4s, %ual%uer na!"o estar de alguma (orma (lertando com a ado!"o ou endosso de causas religiosas particulares. Mesmo %ue tentando dri*lar a de(esa de valores religiosos denominacionais ao a(irmar a diversidade e a li*erdade de credos, decerto o .stado *rasileiro posiciona0se em (avor, pois %ue concedendo privilgios, D reprodu!"o de valores religiosos o %ue decerto desagradaria um ateu. Todavia, sendo o +rasil a na!"o com a maior popula!"o de catlicos do mundo, %uase %ue inevitvel %ue suas institui!5es deem passos de aproxima!"o com o Laticano. -s limites dessa aproxima!"o, no entanto, %ue devem ser muito *em discutidos (internamente$ e ciosamente esta*elecidos.

65

QUESTO (Descritor: Refletir acerca do papel dos meios de comunicao em nossa sociedade) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: - papel e a responsa*ilidade dos meios de comunica!"o Meia a not4cia a seguir. A,ia de vacinar *e*6s contra a meningiteA A)rian!as de O meses de vida a KO meses e KI dias devem ser vacinadas ho8e BK> de novem*ro de KJJIC, em todo o estado, contra a meningite meningoccica tipo ). .ntre os vrios tipos da doen!a, esse o %ue tem maior preval6ncia em Minas BGeraisC e com maior taxa de letalidade& dos O>J casos anuais, em mdia, O?U dos pacientes morrem. Todos os postos de saFde dos >@O munic4pios estar"o a*ertos para imuni/ar crian!as de at K anos. -s pais devem levar o cart"o de vacina!"o e comprovante de resid6ncia em Minas, caso o documento n"o se8a do estado B...CA. #onte& .stado de Minas. .m nossa sociedade os meios de comunica!"o desempenham um claro papel de in(ormar o pF*lico. Eeste texto, temos um claro exemplo disso. A$ E:P)*QUE por %ue a reportagem (oi pu*licada neste padr"o. +$ D*SCORRA so*re a neutralidade ou imparcialidade dos meios de comunica!"o.

RESPOSTA:
Alm das in(orma!5es da campanha de vacina!"o (pF*lico0alvo, cidades contempladas, postos de vacina!"o$ a matria contm dados acerca da letalidade da doen!a. )om isso, re(or!a a import3ncia da vacina!"o, pois indica %ue a%uelas crian!as n"o0vacinadas correm srios riscos de morrerem caso contraiam a doen!a. .sse um exemplo claro de posicionamento ideolgico da m4dia. Toda in(orma!"o veiculada selecionada visando um determinado (im o %ual re(or!a o princ4pio de %ue n"o existe imparcialidade por parte dos meios de comunica!"o.

66

QUESTO (Descritor: Refletir acerca da entrada das mulheres no mercado de trabalho) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: A entrada das mulheres no mercado de tra*alho e as tare(as domsticas e(lita so*re a (igura a seguir.

#onte& .ditora A*ril. A$ *DENT*3*QUE O (tr6s$ situa!5es %ue contri*uem para o acFmulo de tare(as exercidas pelas mulheres. +$ E:P)*QUE a responsa*ilidade dos homens no processo identi(icado acima.

RESPOSTA:
At algumas dcadas atrs, era ha*itual %ue a mulher se dedicasse apenas aos tra*alhos domsticos, ao passo %ue os homens tra*alhavam (ora de casa. ecentemente, no entanto, as mulheres passaram a ocupar postos no mercado de tra*alho, acumulando mais tare(as, pois os homens n"o se voltaram aos tra*alhos domsticos. .m uma situa!"o ideal, podemos imaginar %ue homens e mulheres dividiriam os seus tra*alhos de (orma e%u3nime. Todavia, este apenas o ideal. Podemos certamente vislum*rar %ue estamos ao longo de um processo, e %ue, nesse sentido, os homens tendem a assumir mais responsa*ilidades domsticas e (amiliares. At l, no entanto, a realidade evidencia um acFmulo de tare(as por parte da mulher situa!"o muito *em ilustrada pela (oto, onde uma mulher (a/ tr6s coisas ao mesmo tempo, (ala ao celular, utili/a o computador e passa tempo com um *e*6.

67

QUESTO (Descritor: Analisar e organi&ar as causas da in(isibilidade da e.trema pobre&a) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: A invisi*ilidade dos mendigos -*serve a imagem a seguir.
'magem retirada do portal glo*o.com

1 muito comum a presen!a de mendigos nas cal!adas e ruas das grandes cidades de nosso pa4s. .m geral, s"o homens so/inhos %ue passam os dias vagando nas ruas. Mas n"o muito di(4cil encontrarmos (am4lias inteiras nessa condi!"o. )aso paremos para o*servar, notrio %ue as pessoas %ue passam se%uer expressam ou es*o!am alguma rea!"o. -u n"o veem, ou (ingem n"o ver. ESCRE-A um texto so*re a condi!"o de invisi*ilidade da popula!"o de rua. Para guiar a sua re(lex"o, procure responder Ds seguintes perguntas& As pessoas notam os moradores de rua em sua cidade] . %uando passam de carro, como reagem D sua presen!a] Por %ue voc6 acha %ue isso acontece] fuais s"o as chances dessas pessoas deixarem essa condi!"o] fue tipo de a!"o pode alterar o destino dessa popula!"o] .la deve ser individual ou estrutural]

RESPOSTA:
.speramos %ue o aluno responda essa %uest"o recorrendo D ideia de invisi*ilidade da popula!"o de rua. Alguns poder"o tentar (a/er um mea culpa, di/endo0se sens4veis a essa situa!"o. .sse tipo de resposta interessante, mas n"o atinge o ponto %ue %ueremos chegar, %ue uma considera!"o dos valores da sociedade *rasileira. Assim, os textos, ainda %ue *reves, devem indicar a naturali/a!"o das desigualdades , a misria tomada como um dado da realidade. Ademais, devem sa*er considerar as di(iculdades de uma proposta de en(rentamento da po*re/a, %ue, para ser de(intiva, deve ser estrutural.

68

QUESTO (Descritor: Refletir e sinteti&ar o debate acerca da di(iso social do trabalho) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: ,ivis"o social do tra*alho e poder Meia a letra da mFsica, a seguir, e re(lita acerca das %uest5es seguintes& Ca<an!? Milton Eascimento 7empre no cora!"o, ha8a o %ue houver A (ome de um dia poder Morder a carne desta mulher Le8a *em meu patr"o como pode ser *om Loc6 tra*alharia no sol . eu tomando *anho de mar Muto para viver, vivo para morrer .n%uanto minha morte n"o vem .u vivo de *rigar contra o rei .m volta do (ogo todo mundo a*rindo o 8ogo )onta o %ue tem pra contar )asos e dese8os, coisas dessa vida e da outra Mas nada de assustar fuem n"o sincero sai da *rincadeira correndo Pois pode se %ueimar 7aio do tra*alho, ei Lolto para casa, ei E"o lem*ro de canseira maior .m tudo o mesmo suor ,iversos temas aparecem nesta mFsica. 'ndi%uemos tr6s& hierar%uia social, a luta pela so*reviv6ncia, e a sinceridade como algo machuca. -s tr6s est"o relacionados D (orma como o compositor perce*e a a*rang6ncia do mundo do tra*alho. Pensando nisso, ESCRE-A um texto indicando a (orma como esses tr6s temas aparecem e como est"o relacionados com o mundo do tra*alho. Para auxili0lo, procure responder Ds seguintes perguntas& fuais s"o as pessoas %ue representam na letra a hierar%uia social] - %ue as separa] fue tipo de rela!"o existe entre elas] fuando surge na mFsica a ideia de luta pela so*reviv6ncia] - %ue o compositor di/ a respeito] fual a situa!"o em %ue surge na mFsica a necessidade de ser sincero] - %ue h de excepcional nessa situa!"o] Eormalmente n"o h essa necessidade] fual a rela!"o da sinceridade com os Tcasos e dese8os dessa vida e da outraW]

RESPOSTA:
Eessa %uest"o esperamos %ue o aluno trate a conversa retrata na mFsica como um momento de sinceridade entre iguais %ue contrrio ao cotidiano (excepcional$, e %ue por isso d lugar D vocali/a!"o das hierar%uias e das lutas dirias por so*reviv6ncia no mundo do tra*alho. Lale lem*rar %ue as %uest5es sevem apenas de guia para a

69

re(lex"o dos alunos, %ue podem tomar outros caminhos. - ponto importante dessa resposta, no entanto, a centralidade do tema do tra*alho na mFsica. QUESTO (Descritor: Refletir e analisar o tema da reproduo do mundo do trabalho) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: - dia do tra*alho P%i"ei%o de +aio Milton Eascimento Ho8e a cidade est parada . ele apressa a caminhada Pra acordar a namorada logo ali . vai sorrindo, vai a(lito Pra mostrar, cheio de si fue ho8e ele senhor das suas m"os . das (erramentas fuando a sirene n"o apita .la acorda mais *onita 7ua pele sua chita, seu (ust"o ., *em ou mal, o seu veludo 1 o ta(et %ue ,eus lhe deu . *endito o (ruto do suor ,o tra*alho %ue s seu Ho8e eles h"o de consagrar - dia inteiro pra se amar tanto .le, o artes"o #a/ dentro dela a sua o(icina . ela, a tecel" Lai (iar nas malhas do seu ventre - homem de amanh" e(letindo acerca da letra, RED*@A um texto explicando como o autor retrata o (eriado do dia do tra*alho (o dia primeiro de maio$. Para auxili0lo no seu texto, procure responder Ds seguintes perguntas& - %ue os personagens da mFsica (a/em no (eriado do primeiro de maio] fual o valor %ue esse dia tem para eles] Por %ue voc6 acha %ue mesmo o amor entre o casal retratado como um ato de tra*alho] - homem de amanh", provvel (ruto da uni"o do casal, ser ele tam*m um Ttra*alhador de amanh"W, como os pais]

RESPOSTA: 70

.speramos %ue o aluno retrata a import3ncia do tra*alho na vida das pessoas retratadas na mFsicas. Assim como retrato do livro do curso, o tra*alho aparece como de(inidor de identidades, chegando mesmo a servir de met(ora ao ato mais 4ntimo do casal de amantes. Ao (inal, o aluno deve de alguma (orma vislum*rar como a estrutura social do tra*alho se reprodu/ entre gera!5es, deixando poucas alternativas ao eventual (ilho cantado na mFsica.

71

QUESTO (Descritor: Analisar e confrontar perspecti(as sobre a desigualdade Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Percep!5es de desigualdade .m pes%uisa %ue comparava percep!5es so*re a desigualdade, o socilogo 7idne^ Ler*a chegou a interessantes achados. ;m dos pontos principais de sua investiga!"o era comparar como di(erentes sociedades toleram graus diversos de desigualdade entre os salrios de seus ha*itantes. Para sa*er como isso tomava lugar, Ler*a perguntou a di(erentes pessoas nos .stados ;nidos e na 7ucia coisas como se seria aceitvel %ue um executivo de uma multinacional ganhasse mais %ue um gari. A resposta (oi positiva. At ent"o, nada de surpresas. 'nteressante (oi %uando perguntou %uanto essas pessoas poderiam ganhar. Eos .stados ;nidos, a toler3ncia so*re a dist3ncia nos salrios chegava a mais KJ ve/es, ao passo %ue na 7ucia (icou prximo a @ ve/es. RED*@A um texto explicando as %uest5es apresentadas a seguir. )aso essa pes%uisa tivesse sido (eita no +rasil, %ual voc6 acha %ue seria a toler3ncia do *rasileiro para com a desigualdade nos salrios] Loc6 considera essa toler3ncia 8usta] Por %u6] ,as pessoas %ue est"o mais prximas ao seu cotidiano, voc6 sa*e %ual a di(eren!a de seus salrios] - %ue (a/ de uma pessoa mais merecedora de recompensa salarial do %ue outra]

RESPOSTA:
'nicialmente, esperamos %ue o aluno indi%ue %ue a sociedade *rasileira tolera um alto grau de desigualdade de renda entre seus cidad"os. .ssa seria uma leitura correta da estrutura social e dos valores %ue compoem a sociedade *rasileira. Eo decorrer da %uest"o, pede0se ao aluno %ue se posicione %uanto D desigualdade nos salrios. Ao longo do curso ele deve ter tido contato com algumas re(er6ncias para auxili0lo a responder a essas perguntas, em*ora n"o se8a estritamente necessrio %ue (a!a essas re(er6ncias se8a a Marx, ,ur2heim, ou outro socilogo.

72

QUESTO (Descritor: Analisar debate acerca do pr ?sal e aplicar?lhe conceitos da pol!tica de bem?estar) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: - pr0sal e o estado de *em estar no +rasil #oram divulgadas recentemente as desco*ertas de enormes reservas de petrleo no litoral *rasileiro. ,evido D pro(undidade em %ue essas reservas se encontram, (oram *ati/adas de Tpr0salW. ,esde a divulga!"o desta desco*erta, uma srie de de*ates tem tomado lugar. ,ois deles s"o especialmente importantes. - primeiro di/ respeito D distri*ui!"o com as unidades (ederativas (os estados$ de parte dos recursos o*tidos. -s chamados estados produtores (.sp4rito 7anto, io de Naneiro e 7"o Paulo$ t6m direito a uma parcela maior %ue os demais estados mem*ros da (edera!"o ( ondXnia, Tocantins, Par, io Grande do 7ul, etc.$. - segundo di/ respeito D (orma como o .stado nacional ir gastar os recursos %ue arrecadar. Para alguns grupos pol4ticos, esta seria uma oportunidade singular de o +rasil (ormar um estado de *em0estar social, comprometendo legalmente os recursos do pr0sal a pol4ticas de saFde e de educa!"o, em especial. fuanto ao segundo ponto levantado no pargra(o anterior, ESCRE-A um *reve texto respondendo Ds seguintes perguntas& - %ue podemos entender por estado de *em0estar social] .m %u6 poderiam ser revertidos os investimentos do pr0sal] - %ue poderia ser constru4do] 7eria essa uma (orma de lutar contra a desigualdade da estrutura social *rasileira]

RESPOSTA:
Eessa %uest"o esperamos %ue o aluno mostre %ue compreendeu, em linhas gerais, %ue o estado de *em estar a%uele no %ual todas as pessoas tem acesso garantido e e(etivo a condi!5es no m4nimo *sicas de saFde, educa!"o, saneamento *sico, transporte e la/er. Ao tratarem do pr0sal, esperamos %ue eles indi%uem a possi*ilidade de %ue os recursos deles extra4dos venham ser empenhados nesse intuito. -s alunos podem citar um maior ou menor nFmero de institui!5es, se8am hospitais, escolas, universidades, rede de esgoto e tratamento de gua (etc$, mas o importante %ue tenham compreendido a ideia de (orma!"o de um .stado %ue acumula (un!5es de prote!"o social. )omo a desigualdade consiste em uma (orma de manter uma parte da popula!"o em condi!5es de vulnera*ilidade, o pr0sal pode muito *em ser visto como uma oportunidade Fnica de reverter o legado histrico de in8usti!a social do +rasil.

73

QUESTO (Descritor: Analisar a representati(idade dos meios de comunicao e aplicar?lhe o conceito mar.iano de alienao) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: -s meios de comunica!"o e a aliena!"o Analise o gr(ico a seguir.

-s dados apresentados nos mostram %ue as redes de televis"o, assim como revistas impressas, s"o os e%uipamentos culturais menos presentes nos munic4pios *rasileiros. 'sso n"o signi(ica %ue esses munic4pios n"o rece*am sinal de televis"o ou %ue n"o se possa l comprar uma revista impressa. Antes, a pes%uisa aponta a %uantidade de munic4pios %ue tem uma produ!"o local, canais de televis"o e pu*lica!5es prprios. .la evidencia, assim, %ue a grande maioria dos munic4pios *rasileiros Aconsome a culturaA de uma minoria de outros munic4pios.

1 poss4vel aplicarmos o conceito de aliena!"o, de Marx, para analisarmos esta situa!"o] @UST*3*QUE sua resposta.

RESPOSTA:
A relativamente *aixa Alocali/a!"oA (entendida como a apropria!"o local$ dos meios de comunica!"o nas cidades *rasileiras apresenta uma situa!"o0pro*lema ao deixar poucas op!5es de (orma!"o cultural local para os munic4pios preteridos isto, o*viamente, aplica0se apenas para a indFstria cultural, e n"o para os outros mecanismos de di(us"o de cultura. Por isso, a ideia de aliena!"o pode ser utili/ada a%ui, pois chama aten!"o 8ustamente para a incorpora!"o de valores %ue s"o alheios e estrangeiros tal %ual um dos sentidos deste conceito na matri/ marxiana.

74

QUESTO (Descritor: Analisar e debater conceitualmente os e(entos de maio de CDEF) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: Movimentos sociais e o maio de =IS> 7eparados em grupos, os alunos devem ler o seguinte texto e discutir as %uest5es %ue o seguem. 5ABC na "i%a T;ma corrente de ideias come!ou a ganhar (or!a ainda em KJJV, %uando Eicolas 7ar2o/^, ent"o candidato D Presid6ncia da epF*lica na #ran!a, propXs0se aca*ar com o %ue resta de =IS>. Antecipando0se D comemora!"o do %uadragsimo aniversrio da%uele ano m4tico, o 8ornalista .lio Gaspari prenunciava em sua coluna dominical o tom (auto$cr4tico %ue t6m tomado as discuss5es so*re =IS>, ao di/er %ue o melhor seria %ue a%uele ano n"o tivesse existido, ao contrrio de =I>I, este sim o ano signi(icativo, devido D %ueda do imprio sovitico. .le criticava a sacrali/a!"o de =IS>, %ue omitiria o culto dos 8ovens re*eldes D viol6ncia das massas ( >olha de ,4 8aulo, KSP=KPKJJV, p. AI$. Por sua ve/, o ex0guerrilheiro e deputado #ernando Ga*eira declarou %ue gostaria de Tdi/er adeus a tudo issoW (Gpoca n. @JO, VP=PKJJ>, p. VJ$. Eada contra a necessidade apontada por Gaspari da cr4tica D misti(ica!"o da%uele ano, sua sacrali/a!"o e certa Tsess"o saudade de =IS>W. Mas %ual =IS>] -s movimentos contestadores de ent"o (oram muito diversi(icados, do paci(ismo da%ueles %ue pregavam pa/ e amor contra a guerra no Lietn" ao revolucionarismo dos %ue achavam %ue (lores n"o vencem canh5es, como di/ia a can!"o de Landr, inspirada no exemplo da revolu!"o cu*ana. incon(ormismo ia da primavera de Praga contra o socialismo real Ds insurg6ncias contra o capitalismo mundo a(oraR do surgimento do %ue se convencionou chamar de %uest"o das minorias h como as lutas espec4(icas de mulheres, negros e homossexuais h D contracultura e ao movimento am*ientalista. Para tomar a rica agita!"o art4stica do per4odo no +rasil, =IS> (oi o ano do nacional0popular e tam*m de seu antagonista declarado, o movimento tropicalista, am*os disputando para sa*er %uem seria de (ato revolucionrio. .les entravam nas casas pela televis"o, especialmente nos (estivais da can!"o, o %ue era indicativo de uma contradi!"o& a contesta!"o do per4odo vinha 8unto com um novo patamar de amadurecimento da indFstria cultural. ;m 8ovem %ue l6 o artigo de Gaspari pode imaginar %ue os re*eldes e revolucionrios de =IS> estavam a(inados com o poder sovitico. -ra, =IS> (oi 8ustamente a express"o do incon(ormismo com a ordem da guerra0(ria, cr4tico do %ue Gu^ ,e*ord chamou D poca de sociedade do espetculo, tanto do Tespetacular concentradoW do Tcapitalismo *urocrticoW dos pa4ses herdeiros do stalinismo, como do Tespetacular di(usoW da a*und3ncia do capitalismo contempor3neo, %ue aca*ou triun(ando e ho8e prevalece so*erano (Gu^ ,e*ord. Ha soci t du spetacle. Paris& +uchet0)hastel, =ISV$. Para a%ueles %ue, passados ?J anos, (a/em um *alan!o de vida, acertar as contas com =IS> pode signi(icar coisas di(erentes& h os %ue se penitenciam pela aposta de 8ovens re*eldes da poca na viol6ncia popular, os %ue atestam os exageros da li*erdade sexual %ue redundaram na A',7, sem contar %ue a cren!a no potencial li*ertador do uso de drogas aca*ou tragicamente, como sa*ido. Tampouco (altam os %ue usam a legitimidade con%uistada em =IS> para 8usti(icar sua atua!"o pol4tica no presente, (a/endo leituras enviesadas do passado. . ainda, claro, os %ue se recusam a %ual%uer tipo de cr4tica ao %ue se passou. Tam*m os estudos acad6micos espalham0se por todo o planeta, (a/endo uma in(inidade de interpreta!5es, desde a%uelas %ue v6em =IS> como uma insurg6ncia contra o capitalismo at as %ue o consideram um exerc4cio de moderni/a!"o social, pre(igurando o ressurgimento do individualismo dos anos =IVJ e >JR desde os %ue tomam =IS> como express"o de con(lito de um novo tipo, mais cultural e pol4tico do %ue econXmico, at os %ue o analisam como con(lito de classe tradicionalR desde interpreta!5es centradas na crise da universidade e revolta da 8uventude at as %ue enxergam a perda de uma oportunidade revolucionria. - tema revela0se apaixonante e inesgotvel, o mais provvel %ue um encadeamento de circunst3ncias expli%ue a poca de =IS>, cu8os limites e ilus5es a experi6ncia histrica viria a revelar. - %ue teria dado unidade a essa poca, apesar das di(eren!as entre as vrias propostas re*eldes e revolucionrias] - sentimento generali/ado de %ue trans(orma!5es sociais pro(undas estavam ao alcance das m"os, e de %ue a humanidade caminhava para elas. Parecia poss4vel e urgente trans(ormar, e n"o con(ormar0se com a ordem esta*elecida pela guerra (ria. H %uem interprete os anos =ISJ h e particularmente =IS> h como a

75

era da teoria. ,e (ato, n"o (altavam teori/a!5es so*re o %ue se passava, e elas eram encarnadas apaixonadamente pelos militantes. Mas a a!"o importava muito mais do %ue as teorias. Mais do %ue interpretar o mundo, *uscava0se trans(orm0lo, li*erando o potencial criativo da humanidade para mudar a vida em todos os seus aspectos, construindo alternativas de exist6ncia %ue (ugissem da polari/a!"o entre o capitalismo norte0 americano o modelo sovitico de socialismo, contra os %uais os movimentos de =IS> se re*elavam. 7"o *em0vindos todos os de*ates, anlises, cr4ticas e autocr4ticas so*re a poca de =IS>, %ue deve ser desmisti(icada, como tudo. - %ue n"o se deve esconder o (undo pol4tico %ue cerca o de*ate aps ?J anos& o contraste entre os sentimentos e idias, ho8e predominantes, de %ue preciso ade%uar0se ao mundo tal %ual ele est constitu4do, com as aspira!5es %ue prevaleciam ent"o em setores sociais expressivos, %ue atuavam coletivamente para trans(ormar a ordem. fuando Gaspari a(irma ter sido T=I>I %ue permitiu aos revolucionrios de =IS> a acomoda!"o de suas idias e *iogra(ias ao sculo ::'W, ele expressa com clare/a a reintegra!"o da maioria dos intelectuais cr4ticos e outros agentes sociais dos anos =ISJ D ordem esta*elecida, como se ela (osse inevitvel. -ra, a esperan!a de =IS> n"o (oi derrotada em =I>I, ao contrrio, (i/era a pro(ecia da (al6ncia da%uele tipo de regime. Mas esperava0se %ue o (im do chamado socialismo real redundasse numa vida social em patamar superior ao %ue prevalecia na era da guerra0(ria, n"o no triun(o avassalador de um dos lados. 7u*8acente a a(irma!5es como as de Gaspari, h um dese8o latente de recusar alternativas D organi/a!"o social, pol4tica, econXmica e cultural em moldes capitalistas, uma pressa em colocar no mesmo *arco as utopias de =>?>, =I=V, =IS>, como se todas elas tivessem sido derrotadas em =I>I. .xpressa0se o com*ate Ds (or!as herdeiras das lutas de =IS>, %ue t6m levantado de diversas perspectivas a palavra0de0ordem Yum outro mundo poss4velY. Eo aspecto pol4tico, o %ue est em 8ogo ho8e no de*ate so*re =IS> n"o tanto a interpreta!"o de suas causas e conse%u6ncias, a cr4tica indispensvel ao %ue se passou, mas a luta em novos termos entre os %ue se acomodaram D nova ordem mundial e a%ueles %ue herdaram o esp4rito de =IS>. .sses apostam %ue poss4vel e necessrio construir uma nova ordem, em %ue os valores (undamentais n"o se8am os do lucro, mas da conviv6ncia e reali/a!"o plena dos seres humanos, em suas rela!5es entre si e com a nature/a, %ue se expressam em lutas pela preserva!"o do meio am*iente, da igualdade entre os sexos, as culturas e as etnias, sem contar os em*ates renovados por um socialismo democrtico. -u se8a, n"o se trata de encastelar0se no passado, recusando %ual%uer cr4tica a ele, mas de compreender alcances e limites das lutas de =IS>, %ue entretanto deixaram ao menos um legado& o incon(ormismo, em contraste com um tempo como o nosso, em %ue prevalece o con(ormismo com a ordem mundial dos vencedores da guerra0(riaW.
Marcelo identi (pu*licado em QQQ.acessa.comPgramsciP$

eunidos em grupos, discutam as seguintes %uest5es& *> *DENT*3*QUE %ue cr4tica %ue o autor do texto ela*ora ao artigo de .lio Gaspari. **> A partir do texto, E:P)*QUE %ual a rela!"o do movimento de =IS> com os velhos e os novos movimentos sociais.

RESPOSTA:
.spera0se, com esta %uest"o, %ue os alunos re(litam um pouco so*re o Golpe de S?, o Ato 'nstitucinoal nFmero @ (de =IS>$, as revoltas %ue tomaram as ruas D poca (n"o s no +rasil$, *em como a rever*era!"o desses eventos na atualidade. - autor (a/ sua cr4tica a Gaspari tem dois momentos. .m primeiro lugar, os termos da leitura de S> como uma ideali/a!"o a ser a*andonada. .m segundo lugar, o con(ormismo para com a condi!"o social e pol4tica da atualidade. Acerca da ideali/a!"o de S> ele procura mati/ar a cr4tica, di/endo %ue existe de (ato uma sacrali/a!"o dos eventos em (oco, mas procura, ao invs de re8eitar0lhes a memria, pint0las com tintas mais realistas (alando de sua diversidade, rela!"o com o socialismo real, etc. Eo %ue se re(ere D atualidade, o autor coloca0se criticamente diante da ideia de %ue a redemocrati/a!"o do (inal da dcada de >J tenha representado a reali/a!"o dos ideais de S>. Para ele, tal seria sen"o a marca de um pro(undo con(ormismo e resigna!"o Ds desigualdades e desa(ios %ue perduram para o esta*elecimento de uma sociedade mais 8usta. Ao tratar da diversidade do movimento de S>, o autor menciona algumas causas mo*ili/adas D poca. A%uelas citadas, (eministas, dos negros, homossexuais, estaria 8ustamente de acordo com a caracteri/a!"o dos novos movimentos sociais.

76

QUESTO (Descritor: Analisar a tra#et3ria do mo(imento ambientalista) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: - movimento am*ientalista Meia a matria, pu*licada na #olha de 7"o Paulo de KI de outu*ro de KJJ>, e responda Ds %uest5es %ue a seguem.

#ernando Ga*eira e )arlos Minc em =I>I. etirado de QQQ.estadao.com.*r

U"a nova a!enda a%a o a"$ientalis"o= - sucesso do PL na elei!"o do anos KJJJ io mostra %ue a via eleitoral pode ser estratgia e(ica/ para o ativismo verde nos

T#AjA AM- , n"o (a!a guerraW e Tsauda!5es ecoli*ertriasW eram slogans de %ue #ernando Ga*eira e )arlos Minc usavam e a*usavam na virada dos anos VJ para os >J. .ssa pegada de cr4tica cultural D sociedade capitalista alimentava um socialismo %ue *oa parte da es%uerda TsriaW considerava T(estivoW. Eingum decerto imaginava na%uela hora %ue os dois verdes (ossem sair das *ordas da oposi!"o ao regime militar para ir parar um no ministrio, o outro %uase na pre(eitura de uma das grandes metrpoles do pa4s. - ano de KJJ> trouxe essa surpresa para %uem acompanha a tra8etria do movimento am*ientalista *rasileiro. Alis, duas surpresas. A primeira di/ respeito D (orma de organi/a!"o pre(erencial dos am*ientalistas entre ns. .m meados dos anos >J, eles *rigaram muito tentando decidir %ual a melhor estratgia para levar avante seu proselitismo. ,iante da imin6ncia da )onstituinte, gente como Ga*eira e Minc de(endia %ue os verdes deviam seguir a trilha de outros movimentos sociais (ormados no processo de redemocrati/a!"o e (undar um partido pol4tico. Mas a maioria dos am*ientalistas suspeitava %ue a partidari/a!"o signi(icasse um engessamento, uma *urocrati/a!"o do movimento. Pre(eriram, por isso, manter0se no 3m*ito da sociedade civil, lan!ando candidatos por partidos de es%uerda ou apoiando pol4ticos simpticos D sua causa. Eessa %ueda0de0*ra!o entre partidari/ar ou n"o o ativismo am*ientalista, o grupo de Ga*eira e Minc perdeu. 1 certo %ue (ormaram o Partido Lerde, mas n"o angariaram apoio eleitoral e tiveram de acompanhar o de*ate do lado de (ora do )ongresso. N os am*ientalistas %ue apostaram em manter suas associa!5es civis elegeram #a*io #eldmann e o al!aram a grande articulador da %uest"o na Assem*leia )onstituinte ao (inal da %ual a prote!"o am*iental (oi parar na letra da lei.

77

,a4 por diante, o movimento am*ientalista centrou (ogo na estratgia *em0sucedida e (ortaleceu seu associativismo no plano da sociedade civil, multiplicando organi/a!5es, grupos e redes. #icou, assim, minguada e residual a estratgia de partidari/a!"o dos verdes. )ontudo, e essa a surpresa a %ue me re(iro, o sucesso do PL na elei!"o municipal do io de Naneiro mostra %ue a via eleitoral, descartada pela maioria do movimento am*ientalista, pode, sim, ser estratgia e(ica/ para o ativismo verde nos anos KJJJ. A campanha de Ga*eira e a chegada de Minc ao Ministrio do Meio Am*iente tam*m anunciam, e essa a segunda novidade, uma in(lex"o de agenda. Eos anos VJ e >J, os am*ientalistas *rasileiros se concentraram numa cr4tica ampla D sociedade capitalista& da polui!"o ao estilo de vida acoplado D sociedade de consumo, passando pela desigualdade social. #alavam de uma Tsociedade alternativaW, na %ual as tecnologias limpas andavam de m"os dadas com os direitos das minorias e cu8o ponto de (uga era uma sonhada revolu!"o cultural e comportamental. ;m programa %ue associava, D maneira europia, %uest"o am*iental e %uest"o ur*ana. .ssa tXnica sumiu na dcada seguinte, %uando a maioria dos verdes *rasileiros migrou para a (loresta. ,urante a io IK, os verdes ganharam a modula!"o dos TmarronsW& movimentos sociais de seringueiros, de *arragens e os vinculados aos direitos de povos ind4genas %ue se convertiam ao am*ientalismo. )om eles, su*iu ao primeiro plano o tema dos Tpovos da (lorestaW, a associa!"o entre meio am*iente e grupos sociais vivendo nele e dele, de %ue )hico Mendes, primeiro, e Marina 7ilva, depois, se tornaram em*lema. A nova a*ordagem atraiu (inanciamentos internacionais para pro8etos de Tdesenvolvimento sustentvelW e de prote!"o D T*iodiversidadeW e (omentou de/enas de novas associa!5es, algumas altamente pro(issionali/adas, voltadas para gerir reservas (lorestais. )om isso, as %uest5es ur*anas e o estilo de vida associado D sociedade de consumo (oram relegados ao segundo plano no de*ate pF*lico so*re a %uest"o am*iental no +rasil. A ascens"o pol4tica de Ga*eira e Minc rep5e essa agenda. Porm, o apoio %ue rece*em vem 8ustamente da classe mdia ur*ana de alta escolaridade de %uem, as pes%uisas de opini"o mostraram, Ga*eira arrancou mais votos0, isto , do grupo cu8o estilo de vida seria potencialmente mais atingido pela implanta!"o do programa do Partido Lerde. A pergunta %ue (ica, ent"o, & caso continuem alcan!ando cargos de comando, os verdes ter"o (or!a para implementar sua agenda ou (icar"o no plano das Tsauda!5es ecoli*ertriasW]
7eparados em grupos, respondam Ds seguintes perguntas& *DENT*3*QUE os dois caminhos organi/acionais em %ue pode ser analisado o movimento am*ientalista no +rasil. Historicamente, E:P)*QUE a rela!"o cr4tica do movimento am*ientalista com a de(esa do capitalismo. E:P)*QUE %uais seriam, segundo a autora, os desa(ios postos D agenda do am*ientalismo no Partido Lerde.

RESPOSTA:
.spera0se %ue os alunos envolvam0se com o de*ate acerca de uma das %uest5es mais candentes na contemporaneidade, o am*ientalismo. 7egundo o texto, vemos %ue o movimento am*ientalista tomou dois rumos, o da partidari/a!"o e o da sociedade civil. ,e um lado, Manga*eira e Minc (oram nomes (ortes da cria!"o do Partido LerdeR e, de outro, certa parte do movimento %ue optou por n"o se organi/ar partidariamente, evitando assim certa *urocrati/a!"o. Ao longo das dcadas de VJ e >J o movimento am*ientalista tecia amplas cr4ticas D sociedade capitalista especialmente desde uma caracteri/a!"o das condi!5es de vida ur*ana e da cultura do consumo. Ea dcada de IJ, no entanto, o movimento veio se identi(icar com a causa de grupos sociais cu8a vida dependia intimamente da preserva!"o de (lorestas e rios comunidades ind4genas, ri*eirinhas, pescadores, seringueiros, etc. Tal mudan!a de postura, segundo a autora, teria atra4do toda uma srie de investimentos internacionais em pro8etos de sustenta*ilidade, assim como a proli(era!"o de associa!5es TverdesW. )om isso, certas *andeiras de cr4tica ao capitalismo (oram a*andonadas. )om a crescente visi*ilidade de mem*ros do partido, e, portanto, do seu prprio (ortalecimento, a autora acredita %ue a rela!"o %ue ele esta*elece com os organismos internacionais e a sociedade civil con(igurariam uma situa!"o de impasse. Tratar0se0ia de um desa(io, aproveitar o (ortalecimento para retomar um tom mais cr4tico Ds sociedades contempor3neas, ou guardar0se a uma atua!"o con(ormista a%uela representada pelas sauda!5es eco0 li*ertrias.

78

QUESTO (Descritor: Analisar e diferenciar aspectos formadores da cidadania9 (otar e ser (otado) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: e%uisitos da cidadania, o %ue necessrio para votar e para ser votado

T- esp4rito das mudan!as eleitorais repu*licanas Bda epF*lica de =>>IC era o mesmo de =>>=, %uando (oi introdu/ida a elei!"o direta. At esta Fltima data, o processo indireto permitia ra/ovel n4vel de participa!"o no processo eleitoral, em torno de =JU da popula!"o total. A elei!"o direta redu/iu este nFmero para menos de =U. )om a epF*lica houve aumento pouco signi(icativo para KU da popula!"o (elei!"o presidencial de =>I?$. Perce*era0se %ue, no caso *rasileiro, a exig6ncia de al(a*eti/a!"o, introdu/ida em =>>=, era *arreira su(iciente para impedir a expans"o do eleitorado. - )ongresso Mi*eral de maio de =>>I 8 o dissera a*ertamente ao aceitar como indicador de renda legal o sa*er ler e escrever. - li*eral ui +ar*osa, um dos redatores do pro8eto da )onstitui!"o de =>I=, (ora um dos principais propugnadores da re(orma de =>>=. Por trs desta concep!"o restritiva da participa!"o estava o postulado de uma distin!"o n4tida entre sociedade civil e sociedade pol4tica. - ponto 8 (ora exposto com clare/a por Pimenta +ueno em sua anlise da )onstitui!"o de =>K?. Pimenta +ueno *uscou na )onstitui!"o (rancesa de =VI= a distin!"o, alis inclu4da na prpria )onstitui!"o *rasileira, entre cidad"o ativos e cidad"os inativos ou cidad"os simples. -s primeiros possuem, alm dos direitos civis, os direitos pol4ticos. -s Fltimos s possuem os direitos civis da cidadania. 7 os primeiros s"o cidad"os plenos possuidores do #us ci(itatis do direito romano. - direito pol4tico, nesta concep!"o, n"o um direito natural& concedido pela sociedade D%ueles %ue ela 8ulga merecedores dele. - voto, antes de ser direito, uma (un!"o social, um dever. .ra esta, alis, a posi!"o de Nohn 7tuart Mill, talve/ o autor %ue maior in(lu6ncia teve so*re os proponentes da re(orma de =>>=. )omo se sa*e, Mill era tam*m contra o voto do anal(a*eto. .xigia como condi!"o para o exerc4cio do voto at mesmo a capacidade de (a/er as opera!5es *sicas da aritmtica. 7endo (un!"o social antes %ue direito, o voto era concedido D%ueles a %uem a sociedade 8ulgava poder con(iar sua preserva!"o. Eo 'mprio como na epF*lica, (oram exclu4dos os po*res (se8a pela renda, se8a pela exig6ncia da al(a*eti/a!"o$, os mendigos, as mulheres, os menores de idade, as pra!as de pr, os mem*ros de ordens religiosas. #icava (ora da sociedade pol4tica a grande maioria da popula!"o. A exclus"o dos anal(a*etos pela )onstitui!"o repu*licana era particularmente discriminatria, pois ao mesmo tempo se retirava a o*riga!"o do governo de (ornecer instru!"o primria, %ue constava do texto imperial. .xigia0se para a cidadania pol4tica uma %ualidade %ue s o direito social da educa!"o poderia (ornecer e, simultaneamente, desconhecia0se este direito. .ra uma ordem li*eral, mas pro(undamente antidemocrtica e resistente a es(or!os de democrati/a!"oW. #ragmento do texto de Nos Murilo de )arvalho, $s bestiali&ados4 Meia um trecho da )onstitui!"o #ederal de =I>>. Art. =?. A so*erania popular ser exercida pelo su(rgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante& k Oe 0 7"o condi!5es de elegi*ilidade, na (orma da lei& ' 0 a nacionalidade *rasileiraR '' 0 o pleno exerc4cio dos direitos pol4ticosR ''' 0 o alistamento eleitoralR 'L 0 o domic4lio eleitoral na circunscri!"oR L 0 a (ilia!"o partidriaR L' 0 a idade m4nima de&

a$ trinta e cinco anos para Presidente e Lice0Presidente da

epF*lica e 7enadorR

79

*$ trinta anos para Governador e Lice0Governador de .stado e do ,istrito #ederalR c$ vinte e um anos para ,eputado #ederal, ,eputado .stadual ou ,istrital, Pre(eito, Lice0Pre(eito e 8ui/ de pa/R d$ de/oito anos para Lereador. k ?e 0 7"o ineleg4veis os inalistveis e os anal(a*etos.

E:P)*QUE %uais deveriam ser os re%uisitos para votar. Para ser eleito em uma elei!"o, os re%uisitos deveriam ser di(erentes] E:P)*QUE. . a media!"o pelo partido, voc6 concorda com ela] E:P)*QUE.

RESPOSTA:
.spera0se %ue, com esta %uest"o, os alunos possam aprimorar sua compreens"o acerca da histria da democracia no +rasil. - texto apresenta os diversos condicionantes para o voto no princ4pio da epF*lica *rasileira, evidenciando a (orma com %ue a interdi!"o ao voto dos anal(a*etos exclu4a grande parte da popula!"o ao exerc4cio da cidadania. A(irmava0se, D poca, a exist6ncia de duas condi!5es de cidadania ativa e cidadania passiva. A re(lex"o ent"o complementada por um trecho do artigo =? da )onstitui!"o de =I>>, versando so*re os re%uisitos da elegi*ilidade. .speramos %ue os alunos apresentem motivos para os anal(a*etos serem votantes, mas n"o votados ou, o*viamente, %ue apresentem cr4ticas a tais institui!5es. .les podem indicar o (ato de %ue os representantes precisam ela*orar pro8etos, comprometer0se atravs de documentos, e %ue por isso sa*er lerPescrever seria um re%uisito m4nimo. Ademais, o tema da idade necessria para o exerc4cio de cargos pF*licos pode despertar algumas re(lex5es acerca de como nossa sociedade relaciona experi6ncia de vida a compet6ncia pF*lica. Por (im, esperamos %ue a*ordem o tema dos partidos pol4ticos %ual a relev3ncia de sua media!"o] ,ecerto %ue nem todos devem se mostrar (avorveis aos partidos, no entanto, seria importante ressaltar, ao menos no de*ate, a (orma como estas institui!5es atuam na esta*ili/a!"o do 8ogo pol4tico possi*ilitando a sustenta!"o de pro8etos comuns, pautas con8untas, alian!as, os %uais seriam di(icilmente reali/veis em um sistema mais disperso, ausente de partidos.

80

QUESTO (Descritor: Analisar as di(ersas condi)es para o e.erc!cio do (oto no 'rasil) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: Loto no +rasil Meia o trecho a seguir. TEum pa4s desigual como o +rasil, sou (avorvel ao voto o*rigatrio n"o pelo insustentavelmente elitista (e, no limite, autoritrio$ argumento TeducacionalW t"o (re%gentemente mo*ili/ado, mas pelo simples (ato de %ue crucialmente importante %ue o direito ao voto este8a a*solutamente (ran%ueado, e n"o ve8o outra maneira de impedir %ue intimida!5es espFrias ao exerc4cio do voto se (a!am presentes a n"o ser tornando0o o*rigatrio. T(+runo RED*@A um texto respondendo Ds %uest5es seguintes& - voto no +rasil deve ser o*rigatrio] 0 fual a (inalidade do carter compulsrio do voto] - voto deveria ser secreto, ou n"o] 0 fual a (inalidade do voto secreto] Ao longo do processos legislativos, como vota!"o de pro8etos e leis, o voto dos representantes (vereadores, deputados, senadores$ deveria ser secreto] eis, 'r para casa em pa/$.

RESPOSTA:
.speramos %ue os alunos sai*am identi(icar a import3ncia do direitoPdever do voto atravs de um sentimento de democracia expresso pela ideia de %ue ningum pode escolher seus representantes sen"o os prprios cidad"os. fuanto aos representantes legislativos, espera0se %ue os alunos apresentem certa consci6ncia de %ue os princ4pios %ue se aplicam aos cidad"os, em geral, n"o s"o os mesmos para o exerc4cio da (un!"o de vereadoresPdeputadosPsenadores. 1 de se esperar %ue o voto a*erto, se adotado nas elei!5es diretas, tende a produ/ir certos constrangimentos so*re as escolhas dos indiv4duos. Assim, a Tcompra do votoW poderia ser mesmo TauditadaW. Eo %ue se re(ere aos representantes, o voto a*erto 8ustamente a condi!"o para %ue exista um acompanhamento e monitoramento da %ualidade da representa!"o valor este vital para a democracia.

81

QUESTO (Descritor: Analisar os direitos e de(eres da #u(entude) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: ,ireitos e deveres da 8uventude A cidadania , em geral, entendida como uma srie de direitos a %ue uma pessoa tem acessos. ,ireito ao voto, D saFde, D educa!"o, D imprensa, etc. Eessa considera!"o, todavia, normal %ue se deixe de lado a%uela dimens"o igualmente importante, os deveres de cidadania. ESCRE-A um texto contendo respostas Ds %uest5es seguintes& fual a import3ncia do direito ao voto] fual a import3ncia do exerc4cio do voto] 1 poss4vel pens0los separadamente, direito e dever] fual a import3ncia do direito D educa!"o] . para 8ovens de =S e =V anos, para %uem o voto (acultativo, %ual a import3ncia desse direitoPdever] fual a import3ncia da proi*i!"o do consumo de *e*idas alcolicas para menores de => anos] fual a import3ncia da proi*i!"o do consumo de cigarros para menores de => anos] Por %ue 8ovens menores de => anos n"o podem dirigir] fuais as ra/5es comuns a essas proi*i!5es]

RESPOSTA:
.ssa atividade pretende despertar nos alunos a consci6ncia de %ue a cidadania s poss4vel desde uma perspectiva %ue sai*a integrar os direitos aos deveres, sem diminuir o peso so*re um dos pratos da *alan!a. 1 para re(or!ar esse ponto %ue procuramos a%ui elencar uma srie de pontos cr4ticos a esse de*ate. As primeiras duas %uest5es constituem uma continua!"o da atividade anterior, podendo portanto ser aproveitada a sua re(lex"o. ,eve0se notar, todavia, %ue o ponto a ser (ixado nesta Fltima atividade 8ustamente o paralelismo entre direitos e deveres de cidadania di(erente do (oco dado D %uest"o =I. -s itens seguintes procuram despertar nos alunos re(lex5es acerca da cidadania poss4vel entre eles, tanto em termos de direitos %uanto deveres. .spera0se %ue, com suas palavras, se8am capa/es de mostrar %ue a idade de =S e =V anos representa uma transi!"o para a 8uventude *rasileira. Tem0se direito a voto, D educa!"o, mas recaem so*re eles tam*m uma srie de o*riga!5es e interdi!5es.

82

QUESTO (Descritor: Analisar e a(aliar a concentrao dos meios de comunicao no 'rasil) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: A concentra!"o dos meios de comunica!"o e(lita so*re a matria a*aixo, de maio de KJJI. B%asil lide%a es/uisa de %eocu a&'o co" concent%a&'o na "dia A sondagem encomendada pelo 7ervi!o Mundial da ++) e (eita pelas empresas de pes%uisa Glo*e7can e 7^novate avaliou a opini"o de ==.O?? pessoas por meio de um %uestionrio. 7egundo o levantamento, >JU dos *rasileiros se mostram preocupados com a propriedade das companhias de m4dia e acreditam %ue esse controle pode levar D Yexposi!"o das vis5es pol4ticasY de seus donos no noticirio. .ntrevistados de outros pa4ses tam*m compartilham da mesma opini"o, como no Mxico (VSU$, nos .stados ;nidos (V?U$ e na Gr"0+retanha (V=U$ B...C. 7egundo pes%uisadores *rasileiros, essa preocupa!"o popular tem ra/"o de ser. A(irmam eles %ue cerca de > (am4lias concentram em suas m"os o controle so*re mais de >JU dos meios de comunica!"o de massa do pa4s. #onte& ++) a$ Loc6 acredita %ue o controle da in(orma!"o %ue circula pelos meios de comunica!"o pode o(erecer algum risco ao cidad"o comum] *$ fue risco esse] c$ Ea sua opini"o, o %ue pode e deveria ser (eito para remediar os pro*lemas da concentra!"o da m4dia]

RESPOSTA:
- controle da in(orma!"o por pe%uenos grupos compromete so*remaneira a con(ian!a da%uilo a %ue se tem acesso. Eaturalmente, esses meios de comunica!"o n"o procurar"o a prpria ru4na. Pelo contrrio, procurar"o assegurar seu lugar na ordem social, e, na medida em %ue lhes (or (acultado, tentar"o aumentar a sua participa!"o no mercado cultural. Assim, s"o grandes as chances de %ue uma parcela das not4cias veiculadas omita certas perspectivas, ou apenas apresente0as de (orma parcial. ,e (orma mais emergencial, e no intuito de assegurar a %ualidade das in(orma!5es %ue consumimos, importante diversi(icarmos as nossas (ontes de not4cias. Atualmente, os *logs s"o uma tima (erramenta para tal. Ademais, importante %ue se8am levadas a ca*o mudan!as estruturais de democrati/a!"o dos meios de comunica!"o. Tal processo envolveria mais transpar6ncia e 8usti!a no sistema de concess5es de rdios e televis"o, *em como o (omento na cria!"o de ve4culos pF*licos de in(orma!"o cultural.

83

QUESTO (Descritor: %.aminar o lugar do consenso e do conflito na pol!tica) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: )on(lito e consenso na pol4tica Meia a matria a*aixo, pu*licada em =I de novem*ro de KJJI. E<ecutivo e @udici?%io dive%!e" so$%e %is'o de Battisti da #olha -nline - ministro da Nusti!a, Tarso Genro, a(irmou nesta %uinta0(eira (=I$ n"o haver pra/o legal para %ue o presidente Mui/ 'ncio Mula da 7ilva d6 a palavra (inal so*re a extradi!"o do ex0ativista italiano )esare +attisti. 7egundo o presidente do 7T# (7upremo Tri*unal #ederal$, ministro Gilmar Mendes, o caso singular e teve maiores desdo*ramentos por ter uma conota!"o pol4tica. - presidente do 7T# lem*rou %ue a decis"o do Ministrio da Nusti!a de conceder o re(Fgio ao italiano n"o (oi consenso nem dentro da prpria Pasta. A$ E:P)*QUE o %ue signi(ica di/er %ue a extradi!"o de )esare +atisti tem uma conota!"o pol4tica. +$ E:P)*QUE em %ue medida ela nos a8uda a pensar a pol4tica como o espa!o do con(lito.

RESPOSTA:
A a(irmativa chama aten!"o para o (ato de %ue est"o em de*ate duas posi!5es ideolgicas opostas. ,e um lado, a%ueles %ue de(endem as a!5es de resist6ncia da es%uerda diante de regimes totalitrios, e, de outro, a%ueles %ue tomam o posto da de(esa da ordem. Eo +rasil, trata0se de um tema saliente. Mem*remos %ue grande parte dos l4deres do Partido dos Tra*alhadores atuou em movimentos de resist6ncia durante a ditadura militar %ue a%ui teve lugar. )om isso, existe uma clara identi(ica!"o e solidariedade com a condi!"o do ativista italiano. Por sua ve/, muitos outros pol4ticos e pe!as importantes na estrutura do .stado estiveram envolvidos com a repress"o do per4odo militar. Le8amos, por exemplo, a pol6mica em torno da a*ertura dos co(res da ditadura isto , a divulga!"o dos documentos e registros da repress"o. Pensar uma sa4da para essas situa!5es a*rir a porta para a pol4tica, pois n"o envolve interesses particulares ou privados de alguns grupos, mas temas e valores %ue s"o pF*licos, amplos e de interesse coletivo. ,i/em respeito, na verdade, D histria e identidade do pa4s. Tanto ao seu passado %uanto ao (uturo %ue se pretende escrever. . por isso %ue de suma import3ncia %ue esses impasses n"o se8am resolvidos com Asimples canetadasA, mas com a sensi*ili/a!"o e re(lex"o dos cidad"os.

84

QUESTO (Descritor: Aplicar o conceito de pol!tica na identificao da pol!tica cotidiana) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: A pol4tica no cotidiano )onsiderando a pol4tica en%uanto a arte de lidar com os pro*lemas %ue surgem da conviv6ncia entre pessoas& A$ APRESENTE tr6s situa!5es de seu cotidiano %ue podem ser interpretadas como politicamente relevantes. +$ E:P)*QUE por %ue considera essas situa!5es como exemplares.

RESPOSTA:
A resposta deve versar so*re situa!5es concretas do cotidiano em %ue a conviv6ncia com mais pessoas traga pro*lemas %ue lhe s"o peculiares. Por exemplo& (=$ pro*lemas no tr3nsitoR a pressa de algumas pessoas pode aca*ar comprometendo o tr(ego de muitos, caso (echem um cru/amento. Para evitar esse pro*lema, preciso %ue as normas de tr3nsito se8am respeitadas. (K$ pro*lemas na (ila da lanchoneteR alguns podem n"o respeitar Aa ordem de chegadaA e (urar a (ila. (O$ pro*lemas com som alto na vi/inhan!aR um vi/inho gosta de ouvir mFsica com o som muito alto, o %ue incomoda a todos. 'gualmente, necessrio recorrer a uma regra %ue se8a aplicvel a todos, tendo em vista um princ4pio 8usto de organi/a!"o.

85

QUESTO (Descritor: Analisar os tipos de consumo das fam!lias brasileiras e a(aliar a ade-uao do uso do conceito de sociedade de consumo) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: - +rasil e a sociedade de consumo -s dados a seguir retratam a distri*ui!"o das despesas (amiliares segundo situa!"o do domic4lio (rural ou ur*ana$ e grandes regi5es do pa4s. .ncontraremos nela a (orma com %ue s"o gastos os recursos (inanceiros nos domic4lios *rasileiros.
Distribuio das despesas de consumo monet ria e no!monet ria m"dia mensal #amiliar$ por tipos de despesas$ se%undo a situao do domic&lio e 'randes Re%i(es Distribuio das despesas de consumo monet rio e no!monet rio m"dia mensal #amiliar *+, -ipos de despesa /i%iene e -otal .limentao /abitao 0estu rio -ransporte cuidados pessoais

)ituao do domic&lio$ 'randes Re%i(es 6rasil )ituao do domic&lio Urbana Rural 7orte 7ordeste )udeste )ul

.ssist1ncia a sa2de

3ducao

Recreao e cultura

4umo

)er5ios pessoais

Despesas di5ersas

100$00

20$75

35$50

5$68

18$44

2$17

6$49

4$08

2$39

0$70

1$01

2$79

100$00 100$00 100$00 100$00 100$00 100$00

19$58 34$12 27$19 26$79 18$89 19$95

36$11 28$66 33$42 32$27 36$67 35$46

5$67 5$74 7$29 6$82 5$13 5$73

18$49 17$88 15$70 16$01 18$44 20$65

2$17 2$14 3$00 2$95 1$94 1$90

6$59 5$39 4$90 5$98 6$91 6$16

4$32 1$46 2$30 3$28 4$70 3$47

2$51 1$00 2$17 2$05 2$55 2$31

0$68 0$83 0$69 0$58 0$74 0$69

1$05 0$58 0$79 0$95 1$10 0$84

2$84 2$19 2$56 2$32 2$93 2$86

#onte& '+G., ,iretoria de Pes%uisas, )oordena!"o de Zndices de Pre!os, Pes%uisa de -r!amentos #amiliares KJJK0KJJO. etirado de (inancenter.terra.com.*r

l lu/ dos de*ates so*re a indFstria cultural, interprete os dados dando especial aten!"o ao gastos relacionados a vesturio e recrea!"o e cultura. Analisando os dados, poss4vel identi(icar re(er6ncias para a(irmar %ue o +rasil uma sociedade de consumo] @UST*3*QUE utili/ando dois argumentos.

RESPOSTA:
-s dados da ta*ela nos (ornecem, sim, ind4cios da (orma!"o de uma sociedade de consumo. Eotemos, particularmente, %ue, em geral, as (am4lias gastam mais dinheiro com vesturio do %ue com recrea!"o e cultura. Trata0se, certamente, da express"o de uma pre(er6ncia cultural e ideolgica. )omo vimos com os estudiosos da escola de #ran2(urt, uma das caracter4sticas da sociedade de consumo 8ustamente o tr3nsito (ugidio entre estilos de vida atravs do mercado.

86

QUESTO (Descritor: Analisar a constituio e separao dos tr/s poderes do %stado brasileiro) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: -s tr6s poderes constitucionais A (oto a seguir apresenta tr6s pessoas %ue ocupavam, em KJJ>, alguns dos postos mais importantes no sistema pol4tico *rasileiro& o presidente da epF*lica, Mui/ 'ncio Mula da 7ilvaR o presidente do 7enado, Gari*aldi AlvesR e o presidente do 7upremo Tri*unal #ederal, Gilmar Mendes.

#onte& Ag6ncia +rasil a$ Aps re(letir e considerar essa situa!"o, RED*@A um texto di(erenciando os tr6s poderes constitucionais (.xecutivo, Megislativo e Nudicirio$. *$ @UST*3*QUE a sua separa!"o.

RESPOSTA:
A resposta dos alunos deve ter como eixo a ideia de %ue a (un!"o da separa!"o dos poderes o controle mFtuo. Mem*rando o (ranc6s Montes%uieu, As o poder controla o poderA. Assim, idealmente, os poderes .xecutivo, Megislativo e Nudicirio se e%uivalem. Lale lem*rar, ainda, %ue as respostas n"o devem a(irmar a exist6ncia de uma Adivis"oA entre os poderes, mas a sua Asepara!"oA. Tratam0se de condi!5es distintas.

87

QUESTO (Descritor: Identificar fatores estruturais -ue condicionam o acesso ao emprego) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: ,i(erenciais de acesso ao emprego no mercado de tra*alho Analise os dados da ta*ela a seguir.
Ta<as de Dese" %e!o se!undo Ra&a B%asil D Re!iEes +et%o olitanas 5AAC Fe" 7G

egi5es Metropolitanas

Taxas de desemprego Eegros E"o0negros =S,= =V,V =I,= =V,@ =O,> =@,K

,i(eren!a entre as taxas de negros e n"o0negros ?=U ?@U KJU =VU KIU O@U

7"o Paulo 7alvador eci(e ,istrito #ederal +elo Hori/onte Porto Alegre

KK,V K@,V KO,J KJ,@ =V,> KJ,S

#onte& ,'..7.P7.A,. e entidades regionais. P., 0 Pes%uisa de .mprego e ,esemprego .la*ora!"o& ,'..7.

a$ *DENT*3*QUE dois (atores em nossa sociedade %ue podem ocasionar a di(eren!a nas taxas de desemprego de di(erentes grupos raciais. *$ E:P)*QUE por %ue os negros estariam consistentemente mais D margem da ocupa!"o de postos no mercado de tra*alho %ue os n"o0negros (*rancos, amarelos e ind4genas segundo as categorias do '+G.$. Procure ela*orar a sua resposta dentro de um ponto de vista sociolgico.

RESPOSTA:
As melhores respostas devem apontar duas explica!5es poss4veis. .m primeiro lugar, a posi!"o ocupada por negros e n"o0negros na estrutura social. fuanto a este aspecto, o aluno pode re(letir acerca do per(il scioeconXmico do desempregado, %ue seria, em geral, po*re e com *aixa escolaridade. 7endo os negros a%ueles %ue historicamente mais se encontram nessa situa!"o, seria esperado %ue dentre o seu grupo racial tivessem mais desempregados. 7endo os *rancos a%ueles com mais acessos a recursos educacionais e de renda, seriam mais empregados %ue os negros. A segunda (orma de explicar o di(erencial nos dados indicar o preconceito inscrito nos processos de sele!"o. Eeste momento, negros seriam preteridos por *rancos.

88

QUESTO (Descritor: Analisar os condicionantes de raa e se.o no acesso ao mercado de trabalho) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: ,i(erenciais de acesso ao emprego no mercado de tra*alho Analise a ta*ela a seguir.
Ta<as de Dese" %e!o o% Se<o se!undo Ra&a B%asil D Re!iEes +et%o olitanas 5AAC Fe" 7G

egi5es Metropolitanas

Eegros Mulheres

E"o0negros Homens Mulheres KJ,I K?,J KJ,@ =>,I =@,> =I,K =I,K KJ,O KK,S K=,J =S,> =>,=

,i(eren!a entre as taxas Homens negros e homens n"o0negros @=,?U @V,IU KS,SU OO,=U OV,?U ?S,SU

Mulheres negras e Homens mulheres n"o0negras =O,> =@,K =S,K =?,K ==,@ =O,= =I,SU OS,JU =S,?U S,VU KK,JU K@,?U

7"o Paulo 7alvador eci(e ,istrito #ederal +elo Hori/onte Porto Alegre

K@,J KV,S KS,O KK,? KJ,@ KK,V

#onte& ,'..7.P7.A,. e entidades regionais. P., 0 Pes%uisa de .mprego e ,esemprego .la*ora!"o& ,'..7.

)onsiderando as taxas de desemprego con(orme grupos raciais e sexo, *DENT*3*QUE dois (atores sociais %ue explicam as ra/5es para o homem *ranco e a mulher negra constitu4rem grupos em condi!5es opostas no mercado de tra*alho.

RESPOSTA:
As melhores respostas a essa pergunta devem seguir o mesmo padr"o da %uest"o anterior, acrescentando, no entanto, os re(erenciais de sexoPg6nero. Assim, versariam tanto so*re o per(il At4picoA do desempregado, %uanto so*re discrimina!"o e preconceito em processos de sele!"o.

89

QUESTO (Descritor: Analisar diferenciais de g/nero no mercado de trabalho) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: ,i(erenciais de renda no mercado de tra*alho Meia e re(lita acerca da not4cia a seguir, pu*licada no dia KI de novem*ro de KJJI. +ul2e% !an2a at# HCIJ7 "enos A histrica di(eren!a salarial entre homens e mulheres ainda mais evidente entre as pessoas com de(ici6ncia. .n%uanto na popula!"o *rasileira em geral mulheres ganham =V,KU menos %ue homens, entre %uem tem alguma de(ici6ncia a di(eren!a chega a K>,@U. A remunera!"o das mulheres in(erior em %ual%uer recorte 0como escolaridade, setor de atividade ou tipo de de(ici6ncia0 %ue se (a!a nos dados da ais KJJ> ( ela!"o Anual de 'n(orma!5es 7ociais$, ela*orada pelo MT. (Ministrio do Tra*alho e .mprego$ B...C. #onte& #olha de 7"o Paulo. a$ *DENT*3*QUE duas (ormas de se com*ater a discrimina!"o de g6nero no mercado de tra*alho. *$ ESCO),A a (orma %ue voc6 considera mais apropriada para com*ater a discrimina!"o tratada no trecho. @UST*3*QUE sua resposta.

RESPOSTA:
a$ As melhores respostas citariam duas (ormas de se com*ater este preconceito. .m primeiro lugar, indicariam a valori/a!"o do tra*alho da mulher, ressaltando o valor da igualdade, como (orma de se anular este re(erencial de discrimina!"o. .m segundo lugar, a ado!"o de princ4pios (ormais de igualdade de remunera!"o. *$ ,ado D di(iculdade de se reali/ar esta segunda (orma de com*ate D discrimina!"o, a primeira poderia ser considerada como mais dese8vel. Todavia, trata0se a%ui de considerar a opini"o do aluno. esta avaliar a medida com %ue a sua resposta (oi pertinente.

90

QUESTO (Descritor: Analisar o racismo no 'rasil) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: acismo no +rasil

Meia e re(lita acerca da not4cia a seguir, pu*licada no dia K? de novem*ro de KJJI. Polcia a u%a denKncia de %acis"o e" "o%adia estudantil da USP A pol4cia a*riu in%urito para apurar denFncia de racismo durante uma reuni"o entre as pessoas %ue vivem na resid6ncia estudantil da ;niversidade de 7"o Paulo (;7P$. B...C A aluna do curso de histria Muanda ,essana #erreira dos 7antos, KS anos, %ue era a tesoureira na poca do ocorrido, come!ou a ser acusada do crime. Eo calor da discuss"o, um rapa/ %ue nem seria aluno da ;7P teria insultado a universitria com palavr5es. Muanda conta %ue re*ateu e disse %ue ele era racista, ao %ue o rapa/ teria retrucado& Y7ou mesmo racistaY B...C. #onte& G= )onsiderando o tema, E:P)*QUE a (orma mais apropriada de se com*ater o racismo no +rasil.

RESPOSTA:
As melhores respostas devem seguir os passos iniciais da resposta anterior. .m primeiro lugar, desde uma a*ordagem culturalista, a valori/a!"o do negro tendo em vista a igualdadeR e, em segundo lugar, desde uma perspectiva mais (ormalista, a cria!"o de pol4ticas punitivas Ds prticas de racismo. E"o existiria uma (orma singular melhor ou mais apropriada para o com*ate do racismo, essas duas (ormas deveriam ser utili/ados integradamente.

91

QUESTO (Descritor: Refletir criticamente acerca da ideia de m rito como crit rio na seleo ao ensino superior) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: A seletividade do mrito no ensino superior no +rasil Meia o texto. TAs cotas e pol4ticas raciais s"o re8eitadas so* a alega!"o de %ue anulam o princ4pio da meritocracia, um argumento comum na se!"o de cartas dos 8ornais *rasileiros e %ue, recentemente, surgiram nas a!5es na Nusti!a contra a aplica!"o da Mei de )otas na ;. N. -s cr4ticos partem do princ4pio de %ue a admiss"o D universidade, %ue totalmente *aseada apenas no resultado de provas de admiss"o (o vesti*ular$, ine%uivocamente *aseada em mrito. .ntretanto, passar no vesti*ular parece ter muito mais rela!"o com a ha*ilidade do candidato em pagar cursinhos, geralmente caros, de prepara!"o para vesti*ular e em dedicar um ano ou mais inteiramente aos estudos para as provas, do %ue da ha*ilidade em ter 6xito na (aculdade. Eo mais, a %ualidade muito superior das escolas da classe mdia *ranca d a seus alunos maior chance de passar no vesti*ular. A meritocracia, con(orme descrita na origem do termo Bo poder dos melhores, isto , um sistema no %ual recompensas s"o concedidas aos mais preparadosC, utpica, por%ue *usca recompensar indiv4duos com *ase na intelig6ncia ou nas ha*ilidades cognitivas Bisto , de entendimentoCR e isto n"o ocorre em lugar algum. A admiss"o D universidade parece, ent"o, ser muito mais uma YtestocraciaY do %ue uma YmeritocraciaY. A aprova!"o no vesti*ular , na melhor das hipteses, um teste de mrito muito %uestionvelW

((ragmento retirado da pgina K>V de Racismo @ brasileira, de .dQard Telles pu*licado pela .ditora elume i ,umar, em KJJO$. fuando (oi redigido o texto, as institui!5es educacionais *rasileiras ainda n"o utili/avam sistematicamente o .xame Eacional do .nsino Mdio (.E.M$ como (orma de sele!"o de candidatos ao ensino superior. Loc6 considera %ue o .E.M pass4vel das mesmas cr4ticas acima elencadas ao sistema de vesti*ular] @UST*3*QUE sua resposta.

RESPOSTA:
A %uest"o coloca em evid6ncia uma das principais cr4ticas da%ueles %ue se colocam contra a ado!"o de cotas na sele!"o para o vesti*ular. .spera0se %ue o aluno consiga compreender a ideia de mrito e avaliar criticamente a medida com %ue o .E.M alternativo ao sistema de vesti*ular. Poderia, assim, responder positiva ou negativamente. - mrito, assim como colocado no texto citado, o Fnico critrio relevante para o vesti*ular. Todavia, como ele indica, existem condicionalidades para atingir o suposto mrito. 1 preciso de tempo para estudar, o %ue di(iculta a situa!"o da%ueles %ue tem de dividir seu tempo entre tra*alho e estudos. ,a mesma (orma, um curso pr0vesti*ular poderia potenciali/ar o mrito de um candidato. Eovamente, a%ueles em piores condi!5es socioeconXmicas encontram0se em uma situa!"o des(avorecedora.

92

QUESTO (Descritor: Refletir sobre e aplicar a ideia de (iol/ncia de g/nero) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: Liol6ncia de g6nero

'magem retirada de QQQ.tudona*ahia.com.*r

ESCRE-A um texto re(letindo acerca da rela!"o entre g6nero e poder em sua cidade. Para desenvolver seu racioc4nio, voc6 pode pensar em temas como& %ual a rela!"o entre homens e mulheres, assim como o lugar das minorias de g6nero (GM+T$ no espa!o em %ue voc6 convive. .xiste preconceito de g6nero nos locais em %ue voc6 transita] - respeito Ds pessoas condicionado por sua identi(ica!"o de g6nero] . a viol6ncia domstica, comum] - %ue deve ser (eito para superar essas desigualdades]

RESPOSTA:
.spera0se %ue o aluno apli%ue ao seu contexto de vida as re(lex5es acerca da viol6ncia de g6nero. )om isso, ele poderia tratar de como a viol6ncia domstica ou n"o um pro*lema, a sua visi*ilidade, por exemplo. Ademais, poderia ainda tratar de como seu contexto mais prximo (se8a a cidade, escola, etc.$ existem ou n"o (ormas de preconceito a grupos minoritrios de g6nero.

QUESTO (Descritor: Analisar e refletir sobre rela)es raciais no 'rasil) Nvel de dificuldade: #cil Assunto: Miscigena!"o e rela!5es raciais no +rasil Historicamente, a sociedade *rasileira (oi sempre vista como (ortemente miscigenada. ,i(erente de pa4ses como .stados ;nidos e \(rica do 7ul, o racismo no +rasil n"o teria chegado a cindir a sociedade radicalmente. e(lita acerca da sua cidade e de seu contexto mais prximo indicando a medida com %ue existe ou n"o racismo. Para a8ud0lo(a$ em seu texto, re(lita so*re as seguintes %uest5es& *rancos e negros costumam (re%uentar os mesmo lugares] fuais seriam os impedimentos para %ue (re%uentem os mesmos lugares] Todos t6m acesso Ds mesmas carreiras pro(issionais] . o seu alcance educacional, similar]

RESPOSTA:
.spera0se %ue o aluno re(lita acerca do racismo em seu contexto de vida. )om isso, sua resposta pode se voltar so*re o mercado de tra*alho (so*re o (ato de %ue os empregos %ue melhor remuneram s"o geralmente ocupados por *rancos, ou acerca do (ato %ue negros tem maiores *arreiras para ingressar no mercado de tra*alho (ormal, etc$, assim como na sua rela!"o com o aproveitamento educacional (em geral, mais do %ue os *rancos, negros tem de dividir seu tempo entre tra*alho e estudos, o %ue implica em pior aproveitamento dos estudos$, etc.

93

QUESTO (Descritor: Refletir criticamente acerca do lugar da (iol/ncia na cultura #o(em) Nvel de dificuldade: ,i(4cil Assunto: )ultura e viol6ncia entre os 8ovens Le8a a seguir uma ta*ela %ue contm dados de taxas de Homic4dio (em =JJ.JJJ$ na Popula!"o de J a =I anos, por egi"o Metropolitana. +rasil, =IIVPKJJV ( etirado de Mapa da Liol6ncia KJ=J, de Nulio Naco*o 9aisel(is/$.

Atualmente, os 8ovens constituem uma das (aixas etrias com maior taxa de mortalidade. -s dados a%ui apresentados (ornecem algumas in(orma!5es acerca de uma das principais causas de mortalidade nessa (aixa etria, o homic4dio. Lalendo0se de re(lex5es em sala, assim como de in(orma!5es de nosso dia a dia, *DENT*3*QUE %uais poderiam ser os elementos a explicar a varia!"o nas taxas de homic4dio na ta*ela citada.

RESPOSTA:
Tal %uest"o n"o espera %ue os alunos respondam os motivos reais para a varia!"o dos casos de homic4dios entre 8ovens, mas %ue apenas enunciem algumas explica!5es poss4veis. )om isso, espera0se %ue se8am capa/es de vislum*rar os condicionantes de tal (orma de crime como a implementa!"o de pol4ticas espec4(icas de seguran!a, diminui!"o ou aumento da desigualdade social, diminui!"o ou aumento do tr(ico de drogas, maior ou menor acesso a armas de (ogo, assim como demais (atores %ue podem estar envolvidos com a paci(ica!"o da sociedade (como um adensamento de valores religiosos, por exemplo$.

94

QUESTO (Descritor: Conceituar e aplicar a ideia re(oluo no conte.to contempor"neo do 'rasil) Nvel de dificuldade: Mdio Assunto: - conceito de revolu!"o e o sistema de sele!"o de candidatos ao ensino superior T- termo Yrevolu!"oY encerra uma am*iguidade (alis, na verdade muitas, mas (i%uemos a%ui na principal$ %ue tem dado margem a (re%uentes con(us5es. Eo sentido em %ue ordinariamente usado, Yrevolu!"oY %uer di/er o emprego da (or!a e da viol6ncia para a derru*ada de governo e tomada do poder por algum grupo, categoria social ou outra (or!a %ual%uer na oposi!"o. Y evolu!"oY tem a4 o sentido %ue mais apropriadamente ca*eria ao termo Yinsurrei!"oY. Mas Yrevolu!"oY tem tam*m o signi(icado de trans(orma!"o do regime pol4tico0social %ue pode ser, e em regra tem sido, historicamente desencadeada ou estimulada por insurrei!5es. Mas %ue necessariamente n"o o . - signi(icado prprio se concentra na trans(orma!"o, e n"o no processo imediato atravs de %ue se reali/a. A evolu!"o #rancesa, por exemplo, (oi desencadeada e em seguida acompanhada, so*retudo em seus primeiros tempo, de sucessivas a!5es violentas. Mas n"o (oi isso, por certo, %ue constituiu o %ue propriamente se entende por Yrevolu!"o (rancesaY. E"o s"o, claro, a tomada da +astilha, as agita!5es camponesas de 8ulho e agosto de =V>I, a marcha do povo so*re Lersalhes em outu*ro do mesmo ano, a %ueda da Monar%uia e a execu!"o de Mu4s :L', o terror e outros incidentes da mesma ordem %ue constituem a evolu!"o #rancesa, ou mesmo simplesmente %ue a caracteri/am e lhe d"o conteFdo. Y evolu!"oY em seu sentido real e pro(undo, signi(ica o processo histrico assinalado por re(ormas e modi(ica!5es econXmicas, sociais e pol4ticas sucessivas, %ue, concentradas em per4odo histrico relativamente curto, v"o dar em trans(orma!5es estruturais da sociedade e, em especial, das rela!5es econXmicas e do e%uil4*rio rec4proco das di(erentes classes e categorias sociais. ritmo da Histria n"o uni(orme. Eele se alternam per4odos ou (ases de relativa esta*ilidade e aparente imo*ilidade, com momentos de ativa!"o da vida pol4tico0social e *ruscas mudan!as em %ue se alteram pro(unda e aceleradamente as rela!5es sociais. -u, mas precisamente, em %ue as institui!5es pol4ticas, econXmicas e sociais se remodelam a (im de melhor se a8ustarem e melhor atenderem a necessidades generali/adas %ue antes n"o encontravam devida satis(a!"o. 7"o esses momentos histricos de *rusca transi!"o de uma situa!"o econXmica, social e pol4tica para outra, e as trans(orma!5es %ue ent"o se veri(icam, %ue constituem o %ue propriamente se h de entender por Yrevolu!"oYW (retirado de - %ue revolu!"o], de )aio Prado Nunior$.

Lalendo0se do %ue (oi apresentado no texto, voc6 considera %ue a remodela!"o recente do sistema de sele!"o de alunos para o estudo em universidades (ederais, percept4vel na ado!"o do .E.M ou de algum outro mtodo alternativoPcomplementar ao vesti*ular, constitui passos de uma revolu!"o silenciosa] @UST*3*QUE sua resposta considerando %ue tipo de revolu!"o seria essa.

RESPOSTA:
Es e%aDse %ue o aluno apresente argumentos a (avor ou contra a ideia de %ue o .E.M e as recentes re(ormas nas (ormas de sele!"o de acesso ao ensino superior indi%uem avan!o no com*ate Ds desigualdades sociais. texto %ue acompanha a %uest"o apresenta indica!"o para se pensar esse suposto avan!o em termos de uma revolu!"o silenciosa, o %ue poderia ser aproveitado pelo aluno.

95

You might also like