You are on page 1of 3

INFORMATIVO

esquematizado

Informativo 688 STF Mrcio Andr Lopes Cavalcante


Processos excludos deste informativo esquematizado por no terem sido concludos em virtude de pedidos de vista: RMS 31538/DF; HC 112977/RJ. Julgados excludos por terem menor relevncia para concursos pblicos ou por terem sido decididos com base em peculiaridades do caso concreto: AP 470/MG.

DIREITO PENAL
Estatuto do Desarmamento 1
O ru foi preso por posse ilegal de arma de fogo em data anterior a 31/12/2009, perodo no qual ainda vigia a abolitio criminis temporria prevista nos arts. 30 e 32 do Estatuto do Desarmamento. Logo, em tese, ele ainda estava dentro do prazo para regularizar sua arma. No entanto, a 2 Turma do STF no reconheceu, neste caso concreto, a ocorrncia de abolitio criminis temporria porque restou provado que a arma encontrada era utilizada para garantir a prtica do delito de trfico de drogas, crime pelo qual ele tambm foi condenado. Assim, diante dessa situao, a Corte entendeu que, mesmo que o ru tivesse a inteno de regularizar a arma no poderia, pois ela era utilizada para a prtica do crime de trfico de drogas. Comentrios Abolitio criminis temporria ou descriminalizao temporria ou vacatio legis indireta Os arts. 30 e 32 do Estatuto do Desarmamento preveem: Art. 30. Os possuidores e proprietrios de arma de fogo de uso permitido ainda no registrada devero solicitar seu registro at o dia 31 de dezembro de 2008, mediante apresentao de documento de identificao pessoal e comprovante de residncia fixa, acompanhados de nota fiscal de compra ou comprovao da origem lcita da posse, pelos meios de prova admitidos em direito, ou declarao firmada na qual constem as caractersticas da arma e a sua condio de proprietrio, ficando este dispensado do pagamento de taxas e do cumprimento das demais exigncias constantes dos incisos I a III do caput do art. 4 desta Lei. (Obs1: Redao dada pela Lei n 11.706, de 2008) (Obs2: esse prazo foi prorrogado at 31/12/2009 pela Lei 11.922/2009) Art. 32. Os possuidores e proprietrios de arma de fogo podero entreg-la, espontaneamente, mediante recibo, e, presumindo-se de boa-f, sero indenizados, na forma do regulamento, ficando extinta a punibilidade de eventual posse irregular da referida arma. Desse modo, os possuidores e proprietrios de arma de fogo de uso permitido ainda no registrada poderiam solicitar o registro da arma at o dia 31/12/2009. Assim, at esse prazo (31/12/2009), no era tpica a conduta de possuir arma de fogo de uso permitido. Nesse perodo, a posse de arma de fogo de uso permitido no era crime porque houve abolio criminis temporria (tambm chamada de descriminalizao temporria ou vacatio legis indireta). www.dizerodireito.com.br

Pgina

No caso concreto julgado pela 2 Turma do STF, o ru foi preso em flagrante, antes do dia 31/12/2009, em sua casa, com uma arma de fogo e inmeras munies. Segundo restou comprovado nos autos, essa arma era utilizada pelo ru para garantir a prtica do delito de trfico de drogas, crime pelo qual ele tambm foi condenado. A defesa alegou que o ru teria at o dia 31/12/2009 para regularizar a arma de fogo encontrada na sua casa, valendo ressaltar que ele foi preso antes dessa data. Logo, segundo a defesa, tendo sido o condenado flagrado dentro do perodo chamado de vacatio legis indireta, em que estava suspensa a eficcia do crime de posse de arma de fogo, deveria ser reconhecida a atipicidade da sua conduta. A 2 Turma do STF concordou com essa tese? NO. Segundo entendeu a Corte, as provas produzidas demonstraram que a arma encontrada foi utilizada para garantir a prtica do trfico de drogas (delito pelo qual ele tambm foi condenado). Logo, mesmo que o ru tivesse a inteno de regulariz-la, no poderia, pois tal armamento era utilizado para a prtica do crime de trfico de drogas. Processo
Segunda Turma. HC 111842/ES, rel. Min. Crmen Lcia, 13.11.2012.

Estatuto do desarmamento 2
A posse ou o porte apenas da munio (ou seja, desacompanhada da arma) configura crime. Isso porque tal conduta consiste em crime de perigo abstrato, para cuja caracterizao no importa o resultado concreto da ao. Comentrios A posse ou o porte apenas da munio (ou seja, desacompanhada da arma) configura crime? SIM. H previso expressa no Estatuto do Desarmamento:
Posse irregular de arma de fogo de uso permitido Art. 12. Possuir ou manter sob sua guarda arma de fogo, acessrio ou munio, de uso permitido, em desacordo com determinao legal ou regulamentar, no interior de sua residncia ou dependncia desta, ou, ainda no seu local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsvel legal do estabelecimento ou empresa: Pena deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio, de uso permitido, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito Art. 16. Possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessrio ou munio de uso proibido ou restrito, sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar: Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa.

Neste julgado, foi reiterado esse entendimento. Para a 2 Turma do STF, a posse ou o porte de munio configura crime de perigo abstrato, para cuja caracterizao no importa o resultado concreto da ao. Existem precedentes da 5 Turma do STJ e da 1 Turma do STF no mesmo sentido:
O simples fato de portar munio de uso permitido configura a conduta tpica prevista no art. 14 da Lei n. 10.826/03, por se tratar de delito de mera conduta ou de perigo abstrato, cujo objeto imediato a segurana coletiva. (HC 222.758/MS, Rel. Ministro Jorge Mussi, Quinta Turma, julgado em 20/03/2012) 1. Malgrado os relevantes fundamentos esposados na impetrao, este Tribunal j firmou o entendimento segundo o qual o porte ilegal de arma de fogo desmuniciada e o de munies, mesmo configurando hiptese de perigo abstrato ao objeto jurdico protegido pela norma, constitui conduta tpica.

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

2. Desse modo, estando em plena vigncia o dispositivo legal ora impugnado, no tendo sido declarada sua inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal, no h espao para o pretendido trancamento da ao penal, em face da atipicidade da conduta. (HC 178.320/SC, Rel. Ministra Laurita Vaz, Quinta Turma, julgado em 28/02/2012) 3. A conduta de portar arma de fogo desmuniciada sem autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar configura o delito de porte ilegal previsto no art. 14 da Lei n 10.826/2003, crime de mera conduta e de perigo abstrato. 4. Deveras, o delito de porte ilegal de arma de fogo tutela a segurana pblica e a paz social, e no a incolumidade fsica, sendo irrelevante o fato de o armamento estar municiado ou no. Tanto assim que a lei tipifica at mesmo o porte da munio, isoladamente. Precedentes: HC 104206/RS, rel. Min. Crmen Lcia, 1 Turma, DJ de 26/8/2010; HC 96072/RJ, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 1 Turma, Dje de 8/4/2010; RHC 91553/DF, rel. Min. Carlos Britto, 1 Turma, DJe de 20/8/2009. (HC 88757, Relator(a): Min. Luiz Fux, Primeira Turma, julgado em 06/09/2011)

Maiores informaes Processo

Ficou na dvida quanto diferena entre os delitos de posse e porte de arma de fogo? Releia o INFORMATIVO Esquematizado 506 do STJ.
Segunda Turma. HC 113295/SP, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 13.11.2012.

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR


(obs: este julgado somente interessa para os concursos que exigem a matria)

Competncia
A prtica de crime de estelionato por militar contra civil em local sujeito administrao castrense e com emprego de nota de empenho falsa em nome da Marinha caracteriza conduta apta a causar dano, ainda que indireto, credibilidade e imagem das Foras Armadas, atraindo a competncia da Justia Militar. Comentrios O ru, militar da Marinha, apresentou-se fardado perante a vtima (civil), no estabelecimento comercial desta. Declarou falsamente representar o Comando do 1 Distrito Naval e obteve a vantagem indevida, a aquisio de aparelhos de sonorizao, mediante a apresentao de nota de empenho falsa em nome da Marinha. As mercadorias foram entregues nas dependncias do Distrito Militar. Os fatos configuraram o crime de estelionato do art. 251 do CPM. Embora no tenha havido dano patrimonial contra as Foras Armadas, trata-se de crime impropriamente militar, enquadrado na alnea b do inciso II do art. 9 do CPM, tendo o ru se aproveitado de sua condio de militar para pratic-lo, alm de ter utilizado documento militar falsificado. Ademais, o delito consumou-se em local sob a administrao castrense.
Crimes militares em tempo de paz Art. 9 Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: II - os crimes previstos neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: b) por militar em situao de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil;

Processo

Primeira Turma. HC 113177/RJ, rel. Min. Rosa Weber, 13.11.2012.

EXERCCIOS DE FIXAO
Julgue os itens a seguir: 1) (Promotor MP/ES 2010) Segundo a jurisprudncia do STJ, diante da literalidade dos artigos da Lei n. 10.826/2003, relativos ao prazo legal para regularizao do registro da arma, ocorreu abolitio criminis temporria em relao posse ilegal de armas de fogo, munio e artefatos explosivos, praticada dentro desse perodo. ( ) 2) O porte apenas da munio, ainda que desacompanhada da respectiva arma, configura crime. ( )
Gabarito 1. C 2. C

INFORMATIVO

esquematizado

Pgina

You might also like