You are on page 1of 16

ABSTRACT

daniel de carvalho

A bodys material. A body isnt empty. Its full of other bodies. Its also full of itself. A bodys immaterial. Its a drawing, a contour, an idea. The body is also a prison for the soul. The bodys a prison, or a god. Why indices? Because theres no totality to the body, no synthetic unity. There are pieces, zones, fragments. Why 58 indices? Because 5 + 8 = the members of the body, arms, legs and head, and the the eight regions of the body: the back, the belly, the skull, the face, the buttocks, the genitals, the anus, the throat.

58 INDCIOS SOBRE O CORPO*


jean-luc nancy
Professor de Filosofia/Universidade de Strasbourg Professor convidado das Universidades de Berlim e Berkeley Traduo de Srgio Alcides Professor Adjunto da Faculdade de Letras/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

* Traduo a partir de J.-L. Nancy, 58 indices sur le corps. (In: ___. Corpus. Ed. revista e aumentada. Paris: Mtaili, 2006, p. 145-162). [N. do T.] Primeira verso escrita para a revista portuguesa Revista de Comunicao e Linguagens, n. 33, Lisboa, 2004. Texto publicado em Montreal, em 2004, pelas edies Nota Bene, juntamente com um texto de ginette Michaud, intitulado Appendice. [N. do A.]

1. O corpo
material. denso. Impenetrvel. Se o penetram, fica desarticulado, furado, rasgado.

2. O corpo ma- 3. Um corpo no 4. Um corpo


terial. Fica parte. Distingue-se dos outros corpos. Um corpo comea e termina contra outro corpo. At o vazio uma espcie muito sutil de corpo. vazio. Est cheio de outros corpos, pedaos, rgos, peas, tecidos, rtulas, anis, tubos, alavancas e foles. Tambm est cheio de si mesmo: tudo o que . longo, largo, alto e profundo: tudo isto em tamanho maior ou menor. Um corpo se estende. Cada lado seu toca outros corpos. Um corpo corpulento, mesmo se for magro.

5. Um corpo
imaterial. um desenho, um contorno, uma ideia.

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

43

6. A alma a forma de um corpo organizado, diz Aristteles. Mas o corpo justamente o que desenha essa forma. a forma da forma, a forma da alma.

7. A alma se estende por toda parte


atravs do corpo, diz Descartes, est inteira por toda parte, ao longo dele, nele mesmo, insinuada nele, deslizante, infiltrada, impregnante, tentacular, insufladora, modeladora, onipresente.

8. A alma material, de uma matria


toda outra, uma matria que no tem nem lugar nem tamanho nem peso. Mas material, muito sutilmente. Assim ela escapa vista.

9. O corpo visvel, a alma, no. Vemos que um paraltico no pode mexer sua perna direito.
No vemos que um homem mau no pode mexer sua alma direito: mas devemos pensar que isto o efeito de uma paralisia da alma. E que preciso lutar contra ela e obrig-la a obedecer. Eis a o fundamento da tica, meu caro Nicmaco.

10. O corpo tambm uma priso para a alma.


Ela expia nele uma pena cuja natureza no fcil de discernir, mas que foi bem grave. por isso que o corpo to pesado e to incmodo para a alma. Precisa digerir, dormir, excretar, suar, sujarse, ferir-se, adoecer.

11. Os dentes so as
grades da janela da priso. A alma escapa atravs da boca, em palavras. Mas as palavras ainda so eflvios do corpo, emanaes, leves dobraduras do ar que vem dos pulmes e aquecido pelo corpo.

44

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

12. O corpo pode se


tornar falante, pensante, sonhante, imaginante. Sente o tempo todo alguma coisa. Sente tudo o que corpreo. Sente as peles e as pedras, os metais, as ervas, as guas e as chamas. No para de sentir.

13. No entanto, quem sente a alma. E a alma


sente, primeiro, o corpo. Ela o sente de todas as partes, contendo-a e retendo-a. Se ele no a retivesse, toda ela escaparia em palavras vaporosas que se perderiam no cu.

14. O corpo como um puro esprito: contm-se todo a si mesmo e em si mesmo, num s ponto. Se
esse ponto rompido, o corpo morre. um ponto situado entre os dois olhos, entre as costelas, no meio do fgado, bem ao redor do crnio, em plena artria femoral, assim como em muitos outros pontos. O corpo uma coleo de espritos.

15. O corpo como um envelope: serve, ento,


para conter aquilo que depois deve ser desenvol-

16. O corpo uma priso 


ou um deus. No tem metade. Ou seno a metade um picadinho, uma anatomia, um esboo, e nada disso d em corpo. O corpo um cadver ou glorioso. O que o cadver e o corpo de glria compartilham o esplendor radiante imvel: definitivamente, a esttua. O corpo se consuma na esttua.

vido. O desenvolvimento interminvel. O corpo finito contm o infinito, que no nem alma nem esprito, e sim o desenvolvimento do corpo.

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

45

daniel de carvalho

17. Corpo a corpo, lado a lado 18. O corpo simplesou face a face, alinhados ou confrontados, mais frequentemente apenas mesclados, tangentes, com pouco a ver entre si. Mesmo assim, os corpos que no trocam propriamente nada enviam uns para os outros uma quantidade de sinais, advertncias, piscadelas ou gestos signalticos. Uma pose relaxada ou altiva, uma crispao, uma seduo, um descaimento, um pesadume, um brilhar. E tudo o que podemos meter em palavras como juventude ou velhice, como trabalho ou tdio, como fora ou trapalhada... Os corpos se cruzam, se roam, se apertam. Tomam o nibus, atravessam a rua, vo ao supermercado, entram nos carros, esperam sua vez na fila, se acomodam no cinema depois de passarem diante de dez outros corpos. mente uma alma. Uma alma enrugada, gordurosa ou seca, peluda ou calosa, spera, flexvel, estalejante, graciosa, flatulenta, irisada, nacarada, supermaquiada, coberta de organdi ou camuflada em cqui, multicor, coberta de graxa, de chagas, de verrugas. uma alma em acordeo, em trompete, em ventre de viola

19. A nuca rgida e


preciso sondar os coraes. Os lobos do fgado repartem o cosmos. Os sexos se molham.

46

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

20. Os corpos so diferenas. So,


portanto, foras. Os espritos no so foras: estes so identidades. Um corpo uma fora diferente de vrias outras. Um homem contra uma rvore, um cachorro diante de um lagarto. Uma baleia e um polvo. Uma montanha e uma geleira. Voc e eu.

21. Um corpo uma diferena.


Como diferente de todos os outros corpos enquanto os espritos so idnticos no termina nunca de diferir. Difere at mesmo de si. Como pensar lado a lado o beb e o ancio?

22. Diferentes, 23. A cabea se destaca do corpo sem ser necessrio decaos corpos so todos um tanto disformes. Um corpo perfeitamente formado um corpo embaraoso, indiscreto dentro do mundo dos corpos, inaceitvel. um esquema, no um corpo. pit-la. A cabea se destaca de si mesma, decepada. O corpo um conjunto que se articula e se compe, que se organiza. A cabea feita de buracos apenas, cujo centro vazio representa muito bem o esprito, o ponto, a infinita concentrao em si. Pupilas, narinas, boca, orelhas so buracos, evases cavadas fora do corpo. Para alm dos outros buracos, aqueles mais embaixo, essa concentrao de orifcios se liga ao corpo por um canal estreito e frgil, o pescoo atravessado pela medula e por alguns vasos que esto prontos para inchar ou romperse. Uma juno estreita que religa em dobra o corpo complexo cabea simples. Nela, nada de msculos, nada alm de tendes e ossos com substancia mole e cinzenta, circuitos, sinapses.

24. O corpo sem cabea est fechado sobre si mesmo. Liga seus msculos entre
si, engancha seus rgos uns nos outros. A cabea simples, combinao de alvolos e lquidos dentro de um envelope triplo.

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

47

25. Se o homem feito imagem de Deus, ento Deus


tem um corpo. Talvez at seja um corpo, ou o corpo eminente dentre todos. O corpo do pensamento dos corpos.

26. Priso ou Deus, sem metade: envelope selado ou envelope aberto. Cadver ou glria, em recesso ou excesso.

27. Os corpos se cruzam, se roam, se apertam, se enlaam ou se golpeiam: trocam tantos sinais, chamados, advertncias, que nenhum sentido definido pode esgotar. Os corpos fazem do sentido o ultrassenso. So uma ultrapassagem do sentido. Por isso, um corpo s parece perder seu sentido quando est morto, fixado. Da talvez que interpretemos o corpo como o tmulo da alma. Na realidade, os corpos no param de se mexer. A morte fixa o movimento que se deixa prender e renuncia a se mexer. O corpo o mexer-se da alma.

28. Um corpo: uma alma lisa ou enrugada, gordurosa


ou magra, glabra ou peluda, uma alma com calombos ou chagas, uma alma que dana ou mergulha, uma alma calosa, mida, cada por terra...

29. Um corpo, corpos: no pode haver um s corpo, e


o corpo traz a diferena. So foras dispostas e estendidas umas contra as outras. O contra (de encontro, em recontro, contraposto de perto) a categoria maior do corpo. Quer dizer, o jogo de diferenas, contrastes, resistncias, capturas, penetraes, repulses, densidades, pesos e medidas. Meu corpo existe contra o tecido de suas vestes, o vapor do ar que ele respira, o brilho das luzes ou o roagar das trevas.

48

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

30. Corpo prprio: para


ser prprio, o corpo deve ser estrangeiro, e assim acharse apropriado. A criana olha sua mo, seu p, seu umbigo. O corpo o intruso que, sem fratura, no pode penetrar no ponto presente em si que o esprito. Este est, alm disso, to bem apontado e fechado sobre o seu ser-para-si-em-si que o corpo no penetra nele sem exorbitar ou exogastrular sua massa como uma sobra, como um tumor fora do esprito. Tumor maligno cujo esprito no vai se recuperar.

31. Corpo csmico: palmo


a palmo, meu corpo toca tudo. Minhas ndegas na minha cadeira, meus dedos no teclado, cadeira e teclado na mesa, mesa no piso, piso nas fundaes, fundaes no magma central da terra e das placas tectnicas. Se parto do outro sentido, desde a atmosfera, chego s galxias e, enfim, aos limites sem fronteiras do universo. Corpo mstico, substncia universal e marionete engonada por mil cordes.

32. Comer no incorporar, e sim abrir o corpo quilo que engolimos, exalar o
de dentro em sabor de peixe ou figo. Correr desdobrar esse mesmo de dentro em pernadas, ar fresco na pele, flego ofegante. Pensar balana os tendes e as vrias molas em jatos de vapor e em marchas foradas sobre grandes lagos salgados sem horizonte discernvel. Nunca h incorporao, mas sempre sadas, tores, desbordamentos, retalhamentos ou regurgitaes, travessias, balanceios. A intussuscepo uma quimera metafsica.

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

49

33. Isto meu corpo = muda e constante assero da minha mera presena. Implica
uma distncia: isto, eis aqui o que ponho diante de vocs. meu corpo. Duas questes imediatamente se envelopam: a quem remete esse meu? E se meu indica propriedade, de que natureza ser esta? Quem ento o proprietrio e qual a legitimidade da sua propriedade? No existe resposta para quem, porque este tanto o corpo quanto o proprietrio do corpo, e nem para propriedade, porque esta tanto de direito natural quanto de direito de trabalho e de conquista (uma vez que cultivo meu corpo e cuido dele). Meu corpo ento remete inatribuibilidade dos dois termos da expresso. (Quem lhe deu seu corpo? Ningum seno voc mesmo, pois nenhum programa teria bastado para tanto, nem gentico nem demirgico. Mas, ento, voc diante de si mesmo? E por que no? No estou eu sempre nas minhas prprias costas, na vspera de chegar at meu corpo?)

daniel de carvalho

50

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

34. Na verdade, meu corpo indica uma possesso, no uma propriedade. Quer dizer, uma apropriao sem legitimao. Possuo meu corpo, trato dele como eu quiser, tenho sobre ele o jus uti et abutendi. Mas ele, por sua vez, me possui: me puxa ou me interrompe, me ofende, me detm, me impele, me repele. Somos um par de possudos, um casal de danarinos demonacos.

35. A etimologia de possuir residiria na significao de estar sentado em cima. Estou sentado em cima do meu corpo, criana ou ano trepado nos ombros de um cego. Meu corpo est sentado sobre mim, esmagando-me sob seu peso.

36. Corpus: um corpo


uma coleo de peas, de pedaos, de membros, de zonas, de estados, de funes. Cabeas, mos e cartilagens, queimaduras, suavidades, emisses, sono, digesto, horripilao, excitao, respirar, digerir, reproduzir-se, recuperar-se, saliva, coriza, tores, cibras e grains de beaut3. uma coleo de counidade resta uma questo para si prpria. Mesmo a ttem uma centena de rgos, cada um dos quais puxa de um lado e desorganiza o todo que nunca mais chega a se totalizar.
1 Grain de beaut: sinal na pele, pinta, lunar; literalmente, gro de beleza. [N. do T.]

37. Este vinho tem corpo: introduz


cia que se junta ao sabor; deixa-se tocar, acariciar e rolar pela lngua entre as botar apenas em deslizar at o estmago, deixar a boca coberta de uma pelcula, uma fina membrana ou um sedimento de seu gosto e do seu tnus. Poder-se- dizer: Este corpo tem vinho: sobe cabea, solta os vapores que atraem e atardam o esprito, excita, incita a que o toquem para se eletrizar ao contato.

na boca uma espessura, uma consistn- lees, corpus corporum, cuja

chechas, contra o palato. No se conten- tulo de corpo sem rgos, ele

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

51

38. Nada mais singular


do que a descarga sensvel, ertica, afetiva que certos corpos produzem sobre ns (ou melhor, inversamente, a indiferena a que certos outros nos entregam). Tal conformao, tal tipo de porte, tal cor de cabelos, um jeito, um espaamento entre os olhos, um movimento ou um contorno das espduas, do queixo, dos dedos, quase nada, mas um tom, uma dobra, um trao insubstituvel... No a alma, mas o esprito de um corpo: sua marca, sua assinatura, seu odor.

39. Corpo se distingue de cabea assim como de membros ou,


pelo menos, de extremidades. Neste sentido, o corpo o tronco, o portador, a coluna, o pilar, a fundao do edifcio. A cabea se reduz a um ponto; verdadeiramente, no tem superfcie, feita de buracos, orifcios e aberturas pelos quais entram e saem diversas espcies de mensagens. As extremidades, de maneira similar, informam-se acerca do meio-ambiente e nele executam certas operaes (andar, esperar, pegar). O corpo resta estrangeiro a tudo isso. Est posto sobre si, em si: no decapitado, mas com sua cabea engelhada espetada nele como um alfinete.

40. O corpo o em si do para si. Com relao


a si, o momento sem relao. impenetrvel, impenetrado, silencioso, surdo, cego e privado de tato. macio, grosseiro, insensvel, inafetivo. tambm o em si do para os outros, voltado para eles mas sem nenhuma considerao por eles. somente efetivo mas o absolutamente.

41. O corpo guarda seu segredo, esse nada, esse esprito que no se
aloja nele, mas est inteiramente espalhado, expandido, estendido atravs dele, to bem que o segredo no tem nenhum esconderijo, nenhum recinto ntimo onde um dia seja possvel ir descobri-lo. O corpo no guarda nada: guarda-se como segredo. Por isso o corpo morre, e leva o segredo consigo para o tmulo. Mal nos restam alguns indcios de sua passagem.

52

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

42. O corpo o inconsciente: os germes dos antepassados sequenciados em suas clulas, os sais
minerais inseridos, os moluscos acariciados, os tocos de madeira rompidos e os vermes banqueteandose em cadver sob a terra ou, seno, a chama que o incinera e a cinza que da se deduz e o resume em impalpvel poeira, e as pessoas, as plantas e os animais que ele encontra e nos quais esbarra, as lendas de antigas babs, os monumentos desmoronados e cobertos de lquen, as enormes turbinas das usinas que lhe fabricam as ligas inauditas com as quais ele far prteses, os fonemas speros ou sibilantes com os quais sua boca emite rudos ao falar, as leis gravadas nas estelas e os secretos desejos de matar ou de imortalidade. O corpo toca tudo com as pontas secretas de seus dedos ossudos. E tudo acaba por ganhar corpo, at o corpus de p que se ajunta e que dana um vibrante bailado no estreito feixe de luz onde vem acabar o ltimo dia do mundo.

43. Por que indcios em vez de


caracteres, signos, marcas distintivas? Porque o corpo escapa, nunca est bem seguro, deixa-se suspeitar, mas no identificar. Poderia sempre ser no mais que uma parte de um corpo maior, que supomos ser sua casa, seu carro ou seu cavalo, seu burro, seu colcho. Poderia no ser mais que um duplo desse outro corpo to pequeno e vaporoso que chamamos de sua alma e que sai de sua boca quando ele morre. S dispomos de indicaes, traos, pegadas, vestgios.

44. A alma, o corpo, o esprito: a primeira a forma do segundo e o terceiro a fora que produz a primeira. O segundo ento a forma expressiva do terceiro. O corpo exprime o esprito, quer dizer, faz com que ele brote para fora, espremelhe o suco, extrai-lhe o suor, arranca-lhe fascas e atira tudo no espao. Um corpo uma deflagrao.

45. O corpo nosso e nos prprio na exata medida em que no nos pertence
e se subtrai intimidade do nosso prprio ser, se que este existe, coisa de que justamente o corpo nos faz duvidar seriamente. Mas, nessa medida, que no admite nenhuma limitao, nosso corpo no apenas nosso, mas tambm ns, ns mesmos, at a morte, quer dizer, at sua morte e sua decomposio, na qual ns poderemos ser e somos identicamente decompostos.

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

53

46. Por que indcios?


Porque no existe uma totalidade do corpo, uma unidade sinttica. Existem peas, zonas, fragmentos. Existe um pedao atrs do outro, um estmago, um superclio, uma unha de polegar, um ombro, um seio, um nariz, um intestino delgado, um canal coldoco, um pncreas: a anatomia interminvel, antes de acabar esbarrando na enumerao exaustiva das clulas. Mas esta no constitui uma totalidade. Ao contrrio, preciso recomear de imediato toda a nomenclatura para encontrar, se possvel, o trao da alma impresso sobre cada pedao. Mas os pedaos, as clulas mudam enquanto a contagem enumera em vo.

47. A exterioridade e a alteridade do corpo vo at o insuportvel:


a dejeo, a imundcie, o ignbil rejeito que ainda faz parte dele, que ainda pertence sua substncia e, sobretudo, sua atividade, pois preciso que ele o expulse, o que no um de seus ofcios menos importantes. Desde o excremento at a excrescncia das unhas, dos pelos ou de toda espcie de verrugas ou malignidades purulentas, preciso que ele jogue fora e separe de si o resduo ou o excesso de seus processos de assimilao, o excesso de sua prpria vida. Isto ele no deseja nem dizer nem ver nem sentir. Sente vergonha disso em toda sorte de incmodos e embaraos cotidianos. A alma impe a si mesma o silncio sobre toda uma parte do corpo, do qual ela a prpria forma.

48. Preciso do corpo: aqui e em nenhuma


outra parte. na ponta do dedo do p direito, na base do externo, no mamilo do seio, direita, esquerda, em cima, em baixo, no fundo ou na superfcie, difuso ou pontual. dor ou prazer, ou, seno, simples transmisso mecnica como aquela dos toques do teclado na polpa dos meus dedos. Mesmo isso que se descreve como uma sensao qualquer, como difuso observa a preciso do difuso, que irradia cada vez de um modo bem preciso. A preciso do esprito matemtica, a da alma fsica: exprime-se em gramas e milmetros, em faco de ejeo e rapidez de sedimentao, em coeficiente respiratrio. A anatomia nada tem de redutor, contrariamente ao que os espiritualistas pretendem: ao contrrio, a extrema preciso da alma.

54

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

49. Impreciso dos corpos: eis um homem por volta dos quarenta, que aparenta ser bastante seco e
nervoso, ar preocupado, talvez at um pouco fugitivo. Caminha com certa rigidez, poder ser um professor ou um mdico, ou ainda um juiz ou um administrador. No presta muita ateno roupa. Tem as mas do rosto altas e a tez ligeiramente bronzeada: , sem dvida, mais de origem mediterrnea, em todo caso no nrdica. Ademais, de estatura bem mediana. Ficamos com a impresso de que ele meio esquisito e nos perguntamos se ele tem alguma autoridade ou determinao. Com isso, duvidamos que ele se ame a si mesmo. possvel continuar longamente nesse registro, tantos so os indcios dispersos sobre um s e mesmo corpo. Decerto, vamos nos enganar em muitos pontos, talvez at em todos. Mas no saberamos errar a pontaria completamente, a menos que um disfarce concebido com o mais consumado artifcio pudesse nos enganar. Esse disfarce teria ento de tirar seus traos de algum recurso tpico, esquemtico, de espcie ou de gnero. Porque existem tipos humanos (o mesmo no se d entre os animais). Eles so, de maneira inextricvel, biolgicos ou zoolgicos, fisiolgicos, psicolgicos, sociais e culturais, seguem constantes de alimentao ou educao, sexuao e vnculo com o trabalho, a condio, a histria: mas imprimem sua tipologia, mesmo que o faam custa de uma infinita diferenciao individual. Nunca se poder dizer onde comea o singular e onde acaba o tipo.

50. A denegao dos tipos,


tanto individuais quanto coletivos, uma consequncia do imperativo antirracista que se tornou necessrio assumir. Pobre necessidade, entretanto, esta que nos obriga a apagar esses ares de famlia, essas semelhanas vagas, mas insistentes, essas mesclas tocantes ou divertidas dos efeitos da gentica, da moda, das divises sociais, das idades e no meio das quais emerge com maior relevo o incomparvel de cada um(a).

51. Grain de beaut: assim a lngua francesa denomina


essas partculas morenas ou pretas, muito de leve salientes, que vm por vezes (ou, em alguns ou algumas, frequentemente) formar uma pinta, uma marca ou um gro sobre a pele. Em vez de manchar a pele, elas ressaltam sua brancura ou, pelo menos, era isso o que se costumava dizer no tempo em que a neve e o leite serviam de comparaes por excelncia para a pele das mulheres. Estas ento, quando preciso, punham moscas de veludo nas bochechas e no pescoo. Hoje, a preferncia por peles mais morenas, coradas ou bronzeadas, mas o grain de beaut ainda guarda seus atrativos: assinala a pele, baliza sua extenso, configurando-a, guia o olhar e atua sobre ele como uma marca de desejo. Por pouco no diramos que o grain de beaut um germe de desejo, uma minscula elevao de intensidade, um corpsculo cuja tez escura concentra uma energia do corpo inteiro, como o faz tambm ao bico do seio.

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

55

52. O corpo funciona por espasmos, contraes e distenses, dobras, desdobramentos, ns e desenlaces, tores, sobressaltos, soluos, descargas eltricas, distenses, contraes, estremecimentos, sacolejos, tremores, horripilaes, erees, arquejos, arroubos. Corpo que se eleva, se abisma, se escava, se descama e se fura, se dispersa, zanza, escorre e apodrece ou sangra, molha e seca ou supura, grunhe, geme, resmunga, estala e suspira.

53. O corpo fabrica a


autoimunidade da alma, no sentido tcnico desse termo mdico: ele defende a alma contra ela mesma, impede-a de estar inteiramente entregue sua espiritualidade ntima. Provoca um rechao da alma na prpria alma.

54. O corpo, a pele: todo o resto


literatura anatmica, fisiolgica e mdica. Msculos, tendes, nervos e ossos, humores, glandes e rgos so fices cognitivas. So formalismos funcionalistas. Mas a verdade, esta a pele. Est na pele, faz a pele: autntica extenso exposta, toda voltada para fora, ao mesmo tempo em que envelopa o de dentro da bolsa cheia de borborigmos e cheirumes. A pele toca e se faz tocada. A pele acaricia e agrada, se fere, descasca, se arranha. irritvel e excitvel. Pega sol, frio, calor, vento, chuva, inscreve marcas de dentro rugas, pintas, verrugas, escoriaes e marcas de fora, por vezes as mesmas ou ainda lanhos, cicatrizes, queimaduras, talhos.

55. Corpo oximoro polimorfo: dentro/fora, matria/ forma, homo/heterologia, auto/alonomia, crescimento/ excrescncia, meu/breu...

56. Corpo indicial: tem algum ali, tem algum que se esconde, que
mostra a ponta da orelha, algum ou alguma, alguma coisa ou algum signo, alguma causa ou algum efeito, tem ali algum modo de ali, de l, bem perto, bastante longe...
56 rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

57. Corpo tocado, tocante, frgil, vulnervel, sempre


mutante, fugaz, inapreensvel, evanescente sob a carcia ou o golpe, corpo sem casca, pobre pele estendida sobre uma caverna onde flutua nossa sombra...

58. Por que 58 indcios? Porque 5 + 8


= os membros do corpo, braos, pernas e cabea, e as 8 regies do corpo: as costas, o ventre, o crnio, o rosto, as ndegas, o sexo, o nus, a garganta. Ou, seno, porque 5 + 8 = 13 e 13 = 1 & 3, 1 valendo pela unidade (um corpo) e 3 valendo pela incessante agitao e transformao que circula, se divide e se excita entre a matria do corpo, sua alma e seu esprito... Ou, seno, ainda: o arcano XIII do

59. Surge, por conseguinte, o quinquagsimo-nono indcio, o


supranumerrio, o excedente, o sexual: os corpos so sexuados. No existe corpo unissex como hoje se diz de certas peas de roupa. Ao contrrio, um corpo por toda parte tambm um sexo: assim os seios, um membro, uma vulva, os testculos, os ovrios,

as caractersticas sseas, morfolgicas, fisiolgicas, um tipo de tar designa a morte e a morte incorpora cromossoma. O corpo sexuado em essncia. Esta essncia deo corpo no inconsumvel corpo univerterminada como a essncia de uma relao com a outra essncia. sal dos lodos e dos ciclos qumicos, dos calores e dos brilhos estelares. O corpo assim determinado como essencialmente relao, ou em relao. O corpo relacionado com o corpo do outro sexo. Nessa relao, trata-se da sua corporeidade medida que ela toca pelo sexo em seu limite: ela goza, quer dizer, o corpo sacudido fora de si mesmo. Cada uma de suas zonas, gozando por si mesma, emite no fim o mesmo claro. Isto se chama uma alma. Porm, mais frequentemente, isto permanece apreendido pelo espasmo, no soluo ou no suspiro. O finito e o infinito se cruzaram, intercambiaram-se por um instante. Cada um dos sexos pode ocupar a posio do finito ou do infinito.

rev. ufmg, belo horizonte, v.19, n.1 e 2, p.42-57, jan./dez. 2012

57

You might also like