You are on page 1of 7

ORIENTAO DA DISTRIBUIO DOS COMPONENTES CURRICULARES ENSINO FUNDAMENTAL A Secretaria Municipal da Educao (SME), tendo em vista o funcionamento regular

das unidades escolares, resolve orientar a distribuio dos componentes curriculares, conforme a Lei N 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), com legislao que estipula a carga horria mnima de 800 horas anuais dos alunos matriculados no Ensino Fundamental. O Conselho Nacional de Educao (CNE), mediante a Resoluo N 07/2010, Art. 8, 3, condiciona a carga horria mnima anual de 800h hora relgio, ou seja, 60 (sessenta) minutos:
Art. 8 - O Ensino Fundamental, com durao de 9 (nove) anos, abrange a populao na faixa etria dos 6 (seis) aos 14 (quatorze) anos de idade e se estende, tambm, a todos os que, na idade prpria, no tiveram condies de frequent-lo. 3 - A carga horria mnima anual do Ensino Fundamental regular ser de 800 (oitocentas) horas relgio, distribudas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.

Para o efetivo cumprimento da carga horria anual, o horrio de funcionamento dever ser observado em todas as escolas, ao longo do ano letivo, conforme quadro 1.
Quadro 1 Horrios de Funcionamento da Escola TURNO NVEL Ens. Fundamental MANH 7h s 11h TARDE 13 s 17h NOITE -

Contudo, considerando-se que o tempo de intervalo tambm um tempo pedaggico, orienta-se que o intervalo seja de 20 minutos e o tempo de aula de 55 minutos. Assim, os cinco minutos a menos de cada aula sero utilizados no intervalo, fechando, portanto, os 60 minutos de hora relgio exigidos em lei.

Faz-se mister esclarecer que cada escola dever observar, prioritariamente, o cumprimento da quantidade de horas semanais a serem trabalhadas em cada disciplina, observando sempre: a convenincia da regncia e o planejamento dos professores P1 e P2, de forma a otimizar os recursos humanos na escola, tendo cada unidade escolar a flexibilidade de organizar a distribuio dos componentes curriculares.
No Ensino Fundamental II, da mesma forma, cada escola dever conciliar o horrio dos professores de modo a preencher a lotao de todos, sempre visando funcionalidade e disponibilidade do docente, nas escolas e no sistema de ensino municipal.

Ressalta-se a importncia de observar atentamente a distribuio dos componentes curriculares, a carga horria semanal e anual no Mapa Curricular para a Educao Bsica da Prefeitura Municipal de Fortaleza, em anexo, para isso apresenta-se uma sugesto de horrio.

1 e 2 anos do Ensino Fundamental Todas as disciplinas no 1 e 2 anos devero estar alinhadas e articuladas em torno da consolidao das competncias e habilidades de leitura, escrita,

desenvolvimento do raciocnio lgico matemtico e resoluo de problemas considerados fundamentais ao bom desempenho dos estudantes ao longo da escolaridade. A distribuio do horrio semanal de aulas atravs de disciplinas apenas para efeito de organizao didtica, visto que tanto o professor P1, como o professor P2, devem ter como objetivo central de sua ao pedaggica a alfabetizao e o letramento dos alunos. Dessa forma, a composio do horrio de aula por disciplinas curriculares torna-se ferramenta necessria e facilitadora do planejamento dos professores pedagogos 1 e 2, sem nenhum prejuzo ao processo de construo da aprendizagem necessria alfabetizao na idade certa, de acordo com o exemplo expresso no quadro 2.

Quadro 2 Exemplo de Horrio para 1 e 2 anos do Ensino Fundamental (Com Educador Fsico) 1 2 3 4 5 SEGUNDA TERA QUARTA QUINTA SEXTA Portugus Portugus Histria Portugus Portugus Portugus Portugus Geografia Portugus Portugus INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO Matemtica Ed. Fsica Artes Matemtica Matemtica Cincias Ed. Fsica Ens. Religioso Cincias Matemtica Portugus Portugus Portugus Portugus (Sem Educador Fsico) 1 2 3 4 5 SEGUNDA TERA QUARTA QUINTA SEXTA Portugus Portugus Geografia Portugus Portugus Portugus Portugus Geografia Portugus Portugus INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO Matemtica Histria Artes Matemtica Matemtica Cincias Histria Ens. Religioso Cincias Matemtica Portugus Portugus Portugus Portugus

O dia destinado ao planejamento e/ou formao do professor pedagogo 1 poder ser de segunda a quinta-feira, como exemplifica o quadro 2, cujo planejamento est previsto para a quarta-feira; A organizao de cada escola deve observar a convenincia orientada para o dia de planejamento, sendo a organizao da distribuio dos componentes curriculares flexvel para cada escola; importante que cada escola procure preservar o nmero de horas de cada disciplina,
conforme sugesto do documento;

Todas as turmas de 1 e 2 anos do Ensino Fundamental, das escolas da rede municipal de ensino, tero apenas 04 (quatro) dias semanais para a realizao do 5 tempo pedaggico. No dia e turno destinados formao continuada do professor pedagogo e/ou planejamento pedaggico, no acontecer o 5 tempo para os alunos das referidas turmas; Observe-se, ainda, a importncia de organizar as aes pedaggicas que sero desenvolvidas no 5 tempo letivo nas turmas de 1 e 2 anos do Ensino Fundamental; Os professores devero priorizar o desenvolvimento de atividades

ludopedaggicas alinhadas ao processo de alfabetizao dos alunos. Para tanto,

sugere-se algumas aes norteadoras para o desenvolvimento do trabalho pedaggico: a) priorizar o desenvolvimento de atividades em grupos, favorecendo a interao entre os alunos, e destes com o professor; b) utilizar jogos pedaggicos e materiais concretos, selecionados de acordo com a interveno pedaggica planejada; c) fazer uso de vdeos educativos, observando criteriosamente a faixa etria e os objetivos pedaggicos definidos; d) utilizar Softwares no Laboratrio de Informtica Educativa (LIE), tais como: Luz do Saber, dentre outros.

3 ao 5 ano do Ensino Fundamental O dia destinado ao planejamento e/ou formao do professor pedagogo 1 poder ser de segunda a quinta-feira, como exemplifica o quadro 3, cujo planejamento est previsto para a segunda-feira.

Quadro 3 Exemplo de Horrio para 3 ao 5 ano do Ensino Fundamental (Com Educador Fsico) 1 2 3 4 SEGUNDA TERA QUARTA QUINTA SEXTA Histria Portugus Matemtica Portugus Portugus Geografia Portugus Matemtica Portugus Portugus INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO Artes Matemtica Cincias Matemtica Ed. Fsica Ens. Religioso Matemtica Cincias Matemtica Ed. Fsica (Sem Educador Fsico) 1 2 3 4 SEGUNDA TERA QUARTA QUINTA SEXTA Histria Portugus Matemtica Portugus Portugus Histria Portugus Matemtica Portugus Portugus INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO Artes Matemtica Geografia Matemtica Cincias Ens. Religioso Matemtica Geografia Matemtica Cincias

O professor pedagogo 2, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, poder assumir as disciplinas de Geografia, Histria, Artes e Ensino Religioso, ficando sob sua responsabilidade o planejamento das atividades e todas as demais aes

inerentes funo docente (preenchimento dos dirios de classe, elaborao e correo de atividades, entre outros), ficando essa deciso a cargo da coordenao pedaggica de cada escola, juntamente com os professores pedagogos 1 e 2; Os Temas Transversais, Sade, Sexualidade, Vida Familiar e Social, Meio Ambiente, Trabalho, Cincia e Tecnologia, Cultura e Linguagem sero inseridos nos roteiros programticos especficos das reas de conhecimentos; Os contedos referentes Histria Cultura Afro-Brasileira sero ministradas obrigatoriamente no mbito de todo o Currculo Escolar, em especial nas reas de Educao Artstica, Literatura e Histria Brasileira; O ensino das Artes constituir componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da educao, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos, de acordo com a Lei N 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), em seu Art. 26, 2; A Educao Fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular da Educao Bsica, devendo fazer parte do horrio escolar, conforme a Lei N 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), em seu Art. 26, 3. 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental Uma disciplina no pode ter mais de duas aulas consecutivas no mesmo perodo, ou seja, cada turma dever ter, no mnimo, dois professores, por turno. A orientao que a carga horria das disciplinas seja assim distribuda: 4 horas Portugus e Matemtica; 2 horas Histria, Geografia, Lngua Estrangeira, Literatura, Cincias, Literatura e Educao Fsica; 1 hora Arte e Ensino Religioso. Com relao msica, arte e ensino religioso, a Resoluo n 7, de 14 de dezembro de 2010, 4, 5 e 6 do Art. 15, do Conselho Nacional de Educao (CNE), disciplina que:
4 A Msica constitui contedo obrigatrio, mas no exclusivo, do componente curricular Arte, o qual compreende tambm as artes visuais, o teatro e a dana, conforme o 6 do art. 26.

5 A Educao Fsica, componente obrigatrio do currculo do Ensino Fundamental, integra a proposta poltico-pedaggica da escola e ser facultativa ao aluno apenas nas circunstncias previstas no 3 do art. 26. 6 O Ensino Religioso, de matrcula facultativa do aluno, parte integrante da formao bsica do cidado e constitui componente curricular dos horrios normais das escolas pblicas do Ensino Fundamental, assegurando o respeito diversidade cultural e religiosa do Brasil e vedadas quaisquer formas de proselitismo, conforme o art. 33.

Quanto transversalidade, a Resoluo n 7, art. 16, do CNE, orienta:


A transversalidade constitui uma das maneiras de trabalhar os componentes curriculares, as reas de conhecimento e os temas sociais em uma perspectiva integrada, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educao Bsica (Parecer CNE/CEB n 7/2010 e Resoluo CNE/CEB n 4/2010).

Considerando, ainda, a importncia do planejamento do professor para o sucesso do trabalho pedaggico, necessrio que o horrio escolar seja organizado de modo que o professor tenha disponibilidade para as formaes na sua rea e tambm possa estar com os seus pares no dia do planejamento da sua rea de ensino, a saber: Segunda e quarta-feira: Lngua Portuguesa, Literatura, Arte, Educao Fsica e Lngua Estrangeira; Tera-feira: Matemtica e Cincias Quinta-feira: Histria, Geografia e Ensino Religioso

Diante do exposto, solicita-se aos educadores o mximo de zelo no cumprimento das diretrizes e orientaes emanadas pelo sistema municipal de ensino, tendo em vista a melhoria da qualidade da educao das crianas e jovens fortalezenses, mediante um amplo esforo coletivo que potencialize o estudo, o planejamento, a execuo das aes e a avaliao sistemtica do ensino e da aprendizagem, pois, como diz Paulo Freire No no silncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ao-reflexo.

ANEXO MAPA CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


CARGA HORRIA SEMANAL E ANUAL SRIES DISCIPLINAS 1 S
BASE NACIONAL COMUM
LNGUA PORTUGUESA LNGUA PORTUGUESA (Com adeso) ARTES EDUCAO FSICA HISTRIA GEOGRAFIA ENSINO RELIGIOSO CINCIAS NATURAIS MATEMTICA LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA 08

2 A
320

3 A
320

4 A
240

5 A
240

6 A
240

7 A
160

8 A
160

9 A
160

S
08

S
06

S
06

S
06

S
04

S
04

S
04

S
04

A
160

04

160

04

160

01 02 01 01 01

40 80 40 40 40

01 02 01 01 01

40 80 40 40 40

01 02 01 01 01

40 80 40 40 40

01 02 01 01 01

40 80 40 40 40

01 02 01 01 01

40 80 40 40 40

01 02 02 02 01

40 80 80 80 40

01 02 02 02 01

40 80 80 80 40

01 02 02 02 01

40 80 80 80 40

01 02 02 02 01

40 80 80 80 40

02

80

02

80

02

80

02

80

02

80

02

80

02

80

02

80

02

80

04

160

04

160

06

240

06

240

06

240

04

160

04

160

04

160

04

160

02

80

02

80

02

80

02

80

PARTE DIVERSIFICADA

LITERATURA*

02

80

02

80

02

80

02

80

TOTAL DA CARGA HORRIA TOTAL DA CARGA HORRIA ( 1 e 2 anos com adeso semanal)

20

800

20

800

20

800

20

800

20

800

22

880

22

880

22

880

22

880

24

960

24

960

You might also like