You are on page 1of 2

FSICA QUMICA 8 ANO

FICHA DE TRABALHO - SOM

2013/2014

1- Completa as seguintes frases de modo a obteres afirmaes verdadeiras: a) A____________ o ramo da Cincia que estuda o som. b) Os atributos do som so: ____________, ____________, ____________. c) A intensidade de um som depende da____________ de vibrao da fonte sonora. d) O____________ permite distinguir sons com a mesma altura e intensidade, emitidos por fontes sonoras diferentes. e) Todos os sons resultam de ____________. f) O som no se propaga no____________, porque no h corpsculos para vibrar. g) Dois sons, para serem distinguidos pelo ser humano, tm de chegar ao ouvido humano com um intervalo de tempo superior a _____________. h) As ondas sonoras propagam-se com maior velocidade nos____________ do que nos____________, e nestes com maior velocidade do que nos____________. i) A velocidade de propagao do som no ar, ou em qualquer outro meio material depende da____________. j) Nos meios inelsticos a velocidade de propagao do som ____________ do que nos meios elsticos. l) Cada pessoa pode fazer variar a altura do som que produz, basta para isso variar a____________ das suas cordas vocais. m) A____________ o nmero de vibraes efectuadas pela fonte sonora por unidade de tempo. n) A____________ o atributo que permite distinguir os sons altos de sons baixos.

2. Um diapaso tem a indicao de 470Hz. Quantas vibraes efectua o diapaso durante dois segundos.

3. O Homem tem a capacidade de receber e interpretar uma infinidade de sons, atravs de um maravilhoso receptor de ondas sonoras, o ouvido. Classifica de verdadeiro (V) ou falso (F) cada uma das seguintes afirmaes. Corrige as falsas. a) O ouvido mdio constitudo pelo tmpano, o martelo, a bigorna, o estribo e a trompa de Eustquio. b) O tmpano o rgo responsvel pelo nosso equilbrio. c) O tmpano uma membrana muito fina e sensvel que vibra ao ser atingida pelas ondas sonoras. d) O ouvido constitudo por duas partes distintas. e) S faz sentido falar de som se existir uma fonte sonora, um meio de propagao e um receptor.

4. Durante uma tempestade ouviu-se o trovo, 10s depois do relmpago. Calcula a que distncia ocorreu a trovoada, considerando que a velocidade de propagao do som de 343m/s.

FSICA QUMICA 8 ANO

FICHA DE TRABALHO - SOM

2013/2014

5. Para determinar a profundidade a que se encontra um barco afundado, um navio dispara, verticalmente, um sonar. O eco foi recebido 0,2s depois. Calcula a profundidade a que o barco afundado se encontra, sabendo que a velocidade de propagao do som na gua de 1500m/s.

6. Define espectro.

7. Completa os espaos em branco, com as palavras abaixo indicadas: 0dB; decibis; hertz; 120dB; 160dB; Audimetro; Sonmetro.

a) A ruptura da membrana do tmpano ocorre para nveis de intensidade sonora superiores a__________. b) A frequncia exprime-se em __________. c) A intensidade sonora exprime-se em__________. d) O limiar de audio ocorre para valores de__________. e) O limiar da dor ocorre para valores de__________. f) O aparelho utilizado para medir a intensidade sonora designa-se__________. g) O aparelho usado para fazer exames mdicos designa-se__________.

8. Selecciona entre as frequncias: A, B, C, D, E, F e G as que correspondem a: A- 10Hz; B- 100Hz; C- 30Hz; D- 50 000Hz; E- 15Hz; F- 21 000Hz; G- 19 000Hz. 8.1 Ultra-sons:____________ 8.2 Sons audveis:__________ 8.3 Infra-sons:____________ ============================================== CORRECO: 1. a) Acstica; b) intensidade, altura, timbre; c) amplitude; d) timbre; e) vibraes; f) vazio; g) 0,1s; h) slidos, lquidos, gasosos; i) temperatura; j) menor; l) tenso; m) frequncia; n) altura. 2. 940 vibraes 3. a) V; b) F (O labirinto o rgo responsvel pelo nosso equilbrio); c) V; d) F (O ouvido constitudo por 3 partes distintas); e) V 4. d= 3430m 5. * De notar que o valor a considerar em relao ao tempo de 0,1 s (0,2/2). d= 1500m 6. O espectro sonoro o conjunto de todos os sons audveis e no audveis pelo ser humano. 7. a) 160dB; b) hertz; c) decibis; d) 0dB; e) 120dB; f) sonmetro; g) audimetro. 8. 8.1 D; F 8.2 B, C, G 8.3 A, E

You might also like