You are on page 1of 60

Fsica e Qumica

Preparao para o 1 teste intermdio de fsica e qumica

Fsica ano 1
Mdulo Inicial das fontes de energia ao utilizador
Tema A- Situao energtica mundial. Degradao e conservao de energia. 1. Situao energtica Mundial e degradao da energia

1.1 Fontes de energia

As fontes de energia no reno ! eis so" om!ust"veis fsseis" car o# petr$leo e g!s natural% #ucleares" ur&nio

's com(ust eis f$sseis ao emitirem gases de estufa para a atmosfera# principalmente# )'*# contri(uem de um modo efica+ para a degradao am(iental. Quanto as fontes nucleares# a sua utili+ao acarreta pro(lemas de arma+enamento dos resduos radioati os# e em caso de acidente# gra es pro(lemas am(ientais. As energias reno ! eis e as respeti as fontes so" $nergia solar % Sol% $nergia maremotriz% ondas e mars% $nergia elica" ,ento% $nergia &idr'ulica" !gua% $nergia de !iomassa" len-a# resduos industriais# gases resultantes da fermentao de resduos animais e egetais .principalmente metano/% $nergia geotrmica" fumarolas e giseres 's impactos am(ientais resultantes da utili+ao de fontes reno ! eis so# de um modo geral# pouco significati os. )ontudo# os rendimentos energticos so (ai0os# ao in s das no reno ! eis# uma e+ que a sua produo ari! el e que o arma+enamento de e0cedentes e0tremamente difcil.

Fsica e Qumica

1.* 2ransfer3ncias e transforma4es de energia. 5endimento A fim de satisfa+er as necessidades energticas mundiais# diariamente so consumidas# nas centrais produtoras de energia eltrica# quantidades e0traordin!rias de car o# petr$leo# g!s natural# !gua tur(inada e com(ust el nuclear. A energia eltrica produ+ida nas centrais 6 fontes de energia eltrica 6 # a partir da rede eltrica# transferida para os di ersos locais de utili+ao. 7estes erificam8se quer transfer3ncias de energia# quer transforma4es de energia. 1m suma# a energia transferida das fontes para os recetores onde transformada em energia 9til. Mas nestes processos uma parte da energia degradada# isto # no se transforma na forma pretendida# dissipando8se geralmente# como calor 5ecetor .transformao / 1nergia 9til 1. :issipada

Fonte

2ransfer3ncia 1nergia dispon el

Assim# para a aliar a efic!cia de um processo recorre8se ao conceito de rendimento# ;. 'u se<a# determina8se a relao entre a energia 9til produ+ida e a energia disponi el . energia fornecida/. ' rendimento sempre inferior a 1==>.

Eutil 100 Edisponivel

Edisponivel = Eutil + Edissipada

Fsica e Qumica

*. )onser ao da 1nergia

*.1 ?ei da conser ao da energia 7o estudo de um processo fsico importante comear por identificar" - Sistema% corpo ou parte do @ni erso que o o(<eto de estudo# perfeitamente limitado por uma fronteira% - (ronteira% superfcie real ou imagin!ria# (em definida# que separa o sistema das duas i+in-anas% -)izin&ana " corpos ou parte do @ni erso que en ol e o sistema e com o qual pode interagir%

's sistemas fsicos classificam8se em" - A!ertos% -! troca ou permuta de matria e energia com a i+in-ana% -(ec&ados" no -! permuta de matria# mas -! troca de energia com as i+in-anas% -Isolados% no -! troca de matria nem de energia com o e0terior

A energia manifesta8se atra s de transfer3ncias e de transforma4es e# em qualquer processo# a sua quantidade no se altera# apesar de uma parte se degradar.

?ei da conser ao da energia

Num sistema isolado, qualquer que seja o processo, a energia total permanece constante.

Fsica e Qumica

*.* 1nergia mec&nica# energia interna e temperatura A n el macrosc$pico# a energia de um sistema designa8se por energia mec&nica# 1m # que uma soma da sua energia cintica# 1c# associada ao seu mo imento de translao# e da sua energia potencial# 1p # associada a interao com os outros sistemas.

Em = Ec + Ep
A energia cintica de translao de um corpo# de massa m e elocidade de m$dulo v, igual a metade do produto da sua massa pelo quadrado do modulo da sua elocidade.

Ec =
81

1 2 mv 2
elocidade#

em e0pressa em Bg e v em ms # unidades SC de massa e de

respeti amente. A energia potencial# energia arma+enada no sistema e potencialmente dispon el a ser utili+ada# manifesta8se de diferentes modos# resultantes de diferentes intera4es. A energia potencial gra tica de um corpo# sistema corpo8 2erra# aumenta com a dist&ncia que o separa do solo.

Epg = mgh

A n el microsc$pico a energia de um sistema designa8se por energia interna. A energia interna a soma da energia potencial# resultante das intera4es entre partculas constituintes do sistema .!tomos# molculas e i4es/# e da energia cintica# associada ao permanente mo imento das partculas. A energia interna de um sistema depende da sua massa .quanto maior a massa mais energia/ e est! tam(m relacionada com a temperatura. D

Fsica e Qumica

A temperatura de um sistema (de um corpo) proporcional a energia cintica mdia de translao das suas partculas.

$scalas de tem*eratura A unidade SC de temperatura o Eel in .E/# que pertence a escala de Eel in ou escala a(soluta# no qual so imposs eis alores negati os. A e0presso que relaciona a escala de celsius .F/ com a a(soluta .2/

(T / K ) = ( / C ) + 273,15

1 a e0presso que relaciona a escala de Fa-ren-eit .F/ com a de celsius .F/ "

9 ( / F ) = ( / C ) + 32 5

*.A 2ransfer3ncias de energia e de pot3ncia

A energia transferida entre sistemas pode ocorrer de diferentes modos" tra(al-o# calor e radiao.

Fsica e Qumica

2ra(al-o.H/ 2ransfer3ncia de energia organi+ada# que ocorre sempre que uma fora atua num sistema e este se desloca de ido ! sua ao. 8 7o caso da fora .F/ ter a mesma lin-a de ao do deslocamento .d/ do corpo# o tra(al-o pode calcular8se tendo em considerao que"

W = Fd

)alor .Q/ 2ransfer3ncia de energia desorgani+ada# que ocorre entre sistemas a temperaturas diferentes# prolongando8se# espontaneamente# atra s de um meio material# do sistema a temperatura mais ele ada para o sistema a temperatura mais (ai0a. 8 A quantidade de energia transferida so( a forma de calor pode ser quantificada# desde que se con-ea a massa do sistema .m/ que cede ou rece(e a energia# a sua capacidade trmica m!ssica .c/ e a ariao da temperatura que ocorreu .I2/"

Q = mcT

5adiao .5/ J definida como a energia que irradiada um fen$meno natural e# independentemente da sua forma# a radiao ocorre sempre por ondas eletromagnticas.

c=f
)K elocidade da radiao num determinado meio

Fsica e Qumica FK frequ3ncia da radiao M K )omprimento de onda

A energia associada a radiao diretamente proporcional a sua frequ3ncia"

E = hv
1K energia de radiao N8 constante de plancB .L.L*L 0 1=8AD Os/

2ra(al-o# calor e radiao so tudo formas de transfer3ncia de energia e como tal so e0pressas em <oules .O/# no SC. P atra s destas transfer3ncias que a energia interna de um sistema pode ariar# I@ . se no isolado/# podendo este trocar energia so( apenas uma destas formas ou das A# r!pida ou lentamente.

U = Q + W + R

+ot,ncia J a quantidade de energia transferida para um sistema por unidade de tempo.

P=

E t

A unidade SC da potencia o <oule por segundo que se designa por Qatt .H/.

Fsica e Qumica

-nidade . - A energia do Sol *ara a Terra


Tema A% A!soro e emisso de radiao 1 A(soro e emisso de radiao 1.1 1spectro eletromagntico. Cntensidade da radiao

A emisso de radiao eletromagntica d!8se quando cargas eltricas .por e0emplo# eletr4es/ transitem de um n el de energia para outro de energia inferior. @m eletro ao transitar do n el de energia 1* para o n el 11 emite um foto# ao qual# pela lei da conser ao de energia est! associada uma energia 1*811. A a(soro de radiao eletromagntica por cargas eltricas pode originar transi4es para n eis de energia mais ele ados. @m eletro ao a(sor er um foto# pode transitar do n el 11 para o n el 1*. Qualquer radiao eletromagntica se propaga no a+io a mesma elocidade c K A#= 0 1=S ms81# a elocidade da lu+. )ontudo# nos meios materiais a elocidade de propagao da radiao inferior T elocidade da lu+. A radiao eletromagntica pode ser decomposta em componentes com uma frequ3ncia# # e um comprimento de onda M= # reportado ao a+io# (em definidos. 1stas grande+as fsicas esto relacionadas pela elocidade da lu+"

c = v 0

' espectro eletromagntico constitudo pelos diferentes tipos de radiao eletromagntica 8 ondas r!dio# micro8ondas. 5adiao infra ermel-a# radiao is el .lu+/# radiao ultra ioleta# raios U e raios V 6 que diferem apenas no alor de algumas grande+as# como o comprimento de onda e a frequ3ncia.

Fsica e Qumica

A frequ3ncia pemite caracteri+ar uma radiao no espectro eletromagntico# pois independente do meio de propagao. ' comprimento de onda de uma radiao de frequ3ncia v depende do meio de propagao . K Mv/ 's diferentes tipos de radiao# desde as ondas r!dio a raios V# correspondem a diferentes gamas de frequ3ncia ou de comprimento de onda# reportadas ao a+io. A radiao is el# radiao eletromagntica a que o ol-o -umano sens el# corresponde a uma gama muito estreita de comprimento de onda . de D==nm a RS= nm/ e portanto de frequ3ncias de D 01=1D N+ a S 01=1D N+ W

Fsica e Qumica A energia total de uma radiao igual a soma das energias associadas a cada frequ3ncia ou a cada comprimento de onda# reportado ao a+io. A intensidade da radiao incidente numa superfcie a pot3ncia incidente por unidade de !rea. Quanto maior for a !rea de e0posio# A# maior ser! a energia incidente# logo# a pot3ncia total de e ser proporcional a esta !rea# desde que a intensidade da radiao# C# no arie de ponto para ponto. Csto "

P = IA

1.* Cnterao da radiao com a matria

1.*.1

5adiao trmica. ?ei de Stefan 8 Xolt+mann e deslocamento de Hien

A radiao trmica a radiao emitida por um corpo e depende da sua temperatura. Qualquer corpo troca constantemente com o e0terior este tipo de radiao. Apesar do espectro da radiao trmica ariar ligeiramente com a composio do corpo# -! uma classe de corpos# designados por corpos negros que# a mesma temperatura# emitem radiao trmica que apresenta o mesmo espectro.

As propriedades da radiao trmica emitida por um corpo so" ' espectro da intensidade da radiao emitida continuo dependendo da temperatura# 2# e do comprimento de onda# M# da radiao emitida. ' espectro apresenta um m!0imo em MKMm!0 que depende apenas da temperatura ' comprimento de onda a que corresponde a intensidade m!0ima da radiao# Mm!0# in ersamente proporcional T temperatura 6 lei de Hien

= T mx
1m que (K *#W 01=8A mE A potencia total irradiada pela superfcie A de um corpo# isto # somada so(re todas as gamas de comprimento de onda# diretamente proporcional a quarta pot3ncia da temperatura a(soluta em Bel ins 8 lei de Stefan 6 Xolt+amann

P!ad = e AT 4

1=

Fsica e Qumica Y 6 )onstante de Stefan 6 Xolt+amann e ale G#LR 0 1=8S Hm8*ED e8 emissi idade do corpo# aria entre = e 1# para +ero o corpo so reflete e para 1 o corpo s$ emite e s$ a(sor e

1.*.*

1quil(rio trmico

Se a intensidade da radiao a(sor ida por um corpo superior T emitida# a sua energia (em como a sua temperatura aumentam. Mas# se emitir mais do que a(sor e# a sua energia e a sua temperatura diminuem. 1m equil(rio trmico# a temperatura do corpo constante# logo# as ta0as de a(soro e de emisso de radiao so iguais. Csto # a energia emitida igual a a(sor ida e# consequentemente # a potencia da radicao a(sor ida tem a mesma e0presso da emitida "

Pa so!vida = e AT 4

1m suma" Se dois sistemas esti erem em equil(rio trmico com um terceiro sistema eles esto em equil(rio trmico entre si 8 lei +ero da termodin&mica

11

Fsica e Qumica

*. A radiao solar e o sistema 2erra 8 atmosfera *.1 Xalano energtico da 2erra

A pot3ncia da radiao solar que# T dist&ncia mdia entre o sol e a 2erra# incide numa superfcie de !rea unit!ria orientada perpendicularmente ao fei0e solar designa8se constante solar# So# cu<o alor# esta(elecido por medio direta fora da atmosfera a partir de satlites# igual a 1ALR Hm8*. :a radiao incidente no topo da atmosfera# cerca de A=> refletida pelo sistema 2erra8 Atmosfera# isto # a refleti idade mdia glo(al planet!ria# ou al(edo# a# igual a =.A. Por outro lado# como a 2erra interceta a radiao solar que atra essa um disco de !rea

2 T

# onde 5t o raio da 2erra# a potencia rece(ida por unidade de

!rea# Catm# # no topo da atmosfera"

atm

4 R T = "0 R T

I atm =

"0 4

Supondo que a atmosfera completamente transparente# a intensidade da radiao que atinge a superfcie terrestre# Cs# "

= I atm (1 a )

"0 (1 a ) 4

Se agora supuser que a 2erra emite como um corpo negro e que se encontra em equil(rio trmico recorrendo T lei de Stefan 6 Xolt+amann# o(tm 6 se "

"0 4 (1 a) = T s 4

" 4 Ts = 0 (1 a ) 4

1sta e0presso permite estimar a temperatura mdia glo(al T superfcie terrestre# cu<o alor de *GGE .81S)/. Mas esta temperatura significamente

1*

Fsica e Qumica inferior T temperatura media glo(al da superfcie da 2erra# que de *SSE .1G)/.

1A

Fsica e Qumica

*.* 1feito de estufa 7uma atmosfera limpa uma ele ada quantidade de energia solar transmitida e a(sor ida pela superfcie terrestre. Mas a energia emitida pela superfcie da 2erra amplamente a(sor ida# na atmosfera# pelo di$0ido de car(ono# pelo apor de !gua e pelo o+ono. 1sta a(soro da radiao trmica infra ermel-a pelos gases atmosfricos# que se designa efeito atmosfrico ou efeito de estufa# a respons! el pelo alor mdio da temperatura da superfcie terrestre ser de *SSB e no de *GGE. 7a erdade# o sistema 2erra8atmosfera emite .no topo da atmosfera/ *D= Hm 8* # equi alente a um corpo negro a temperatura de *GGE# e ! superfcie terrestre emite AW= Hm8* # a que corresponde um corpo negro T temperatura de *SSE. 1sta diferena de AAE entre as temperaturas da superfcie da 2erra e do sistema 2erra8atmosfera# que tradu+ o efeito estufa# imputada aos gases atmosfricos que# ao a(sor erem radiao infra ermel-a# so s$ respons! eis por este efeito e que# por esta ra+o# se designam por gases de estufa.

A. A radiao solar na produo de energia eltrica @m painel foto oltaico constitudo por uma associao de clulas de silcio# um semicondutor# que ser designam por clulas foto oltaicas. @ma clula foto oltaica no mais do que um gerador que con erte uma parte da energia solar que rece(e em energia eltrica. :e facto# uma clula foto oltaica sens el T radiao de comprimento de onda entre os A==nm e os L==nm. ' rendimento do processo de con erso da radiao solar em energia eltrica (ai0o# cerca de 1*> Para dimensionar um painel foto oltaico# necess!rio" :eterminar a pot3ncia eltrica que se necessita% )on-ecer a pot3ncia solar mdia por unidade de !rea% )on-ecer o rendimento do processo foto oltaico

1D

Fsica e Qumica

Tema / A energia no a0uecimento1 arrefecimento de sistemas

1. 2ransfer3ncia de energia como calor. Xons e maus condutores 1.1 Mecanismos de transfer3ncia de energia como calor

1.1.1

)onduo do calor

7o processo de conduo a energia transferida por intera4es# a n el microsc$pico# das partculas constituintes da matria .gasosa# liquida ou s$lida/# sem que -a<a qualquer transporte material. N! conduo de calor quando -! transfer3ncia de energia atra s de um meio material onde e0istem +onas a diferentes temperaturas. Por e0emplo" atra s do idro de uma <anela# atra s de uma (arra met!lica com e0tremidades diferentes temperaturas.

A quantidade de energia transferida como calor por unidade de tempo

Q # num t

processo de conduo# diretamente proporcional T !rea da superfcie# A# e a diferena de temperaturas 2q 6 2f # in ersamente proporcional a espessura# ?# e depende dos materiais. 1stas grande+as esto relacionadas com a e0presso"

Pc = $A

T# T f %

que tradu+ a lei de conduo do calor ou ?ei de Fourier e onde B a conduti idade trmica# propriedade que caracteri+a a conduo de calor em materiais# cu<a unidade SC o <oule por segundo por metro por Eel in .O s 81 m81 E81/ ou o Qatt por metro por Eel in .H m81 B81/.

1G

Fsica e Qumica )onduti idade trmica de alguns materiais

1L

Fsica e Qumica

1.1.*

)on eco do calor

7o processo de con eco a energia transferida entre regi4es de um fluido .g!s ou lquido/# su<eito T ao da gra idade# por mo imentos que misturam partes do fluido a diferentes temperaturas# correntes de con eco. ,erifica8se que# para a mesma presso# a massa ol9mica de um fluido diminui com o aumento da temperatura# logo# a matria menos densa . a temperatura superior/ so(e# enquanto a mais densa . a temperatura inferior/# que se encontra na parte superior# desce. A con eco um processo fsico de e0trema import&ncia na transfer3ncia de energia em fluidos# desempen-ando um papel fundamental no sistema clim!tico da 2erra.

1.* A conduti idade trmica e os (ons e maus condutores de calor N! materiais em que o processo de transmisso de energia como calor ocorre lentamente# enquanto noutros muito r!pido. 1sta diferena comportamental da conduo do calor de e8se ao facto de os diferentes materiais apresentarem diferentes conduti idades trmicas que podem diferir de !rias ordens de grande+a. Assim# com (ase nos alores de conduti idade trmica# os materiais di idem8se em" Xons condutores de calor# que se caracteri+am por alores de conduti idade trmica ele ados% Maus condutores de calor# que se caracteri+am por alores de conduti idade trmica (ai0os.

1R

Fsica e Qumica

*. Primeira ?ei da 2ermodin&mica 7uma transformao entre os dois estados de equil(rio# a ariao de energia interna de um sistema# I@# igual T quantidade de energia transferida como tra(al-o# calor e radiao"

U = W + Q + R
Por con ecao considera8se que" A energia rece(ida pelo sistema# quer como tra(al-o# calor ou radiao# positi a# pois aumenta a energia interna # U > 0 % A energia cedida pelo sistema# como tra(al-o# calor ou radiao# negati a# pois a energia interna diminui# U < 0 %

*.1 2ra(al-o# calor e radiao" processos equi alentes :a primeira lei da termodin&mica erifica8se que os processos de transfer3ncia de energia# H#Q e 5# so equi alentes# pois a soma HZQZ5 igual a ariao da energia interna# I@# e esta depende apenas dos estados inicial e final.

*.* )apacidade trmica m!ssica e calor latente *.*.1 2ransfer3ncia de energia como calor sem mudana de estado

A quantidade de energia transferida como calor necess!ria para que a temperatura de uma dada su(st&ncia sofra uma ariao de temperatura# diretamente proporcional a sua massa# m# e dada pela e0presso"

Q = mcT
'nde c a caracterstica trmica da su(st&ncia que se designa capacidade trmica m!ssica e que igual a quantidade de energia que necess!rio fornecer a 1Eg dessa su(stancia para que a sua temperatura aumente 1E. A unidade Si da capacidade trmica m!ssica O Eg81 E81 *.*.* 2ransfer3ncia de energia como calor com mudana de estado

A quantidade de energia que necess!rio fornecer a uma dada massa# m # de uma su(stancia para que e0perimente uma mudana de estado# a uma dada presso e temperatura# "

Q = m%
1S

Fsica e Qumica ? uma caracterstica de cada su(stancia que se designa pr$ calor de transformao m!ssico# a energia que necess!rio fornecer T massa de 1 Eg da su(stancia para que mude de estado. A unidade Si do calor de transformao m!ssico O B81.

A. :egradao de energia. Segunda lei da termodin&mica A.1 5endimento em processos termodin&micos @ma m!quina trmica con erte uma certa quantidade de calor em tra(al-o. P um sistema que reali+a processos termodin&micos cclicos durante os quais rece(e energia# como calor# da fonte quente# Q q# reali+a so(re o e0terior o tra(al-o# H# e cede calor a fonte fria# Qf. ' rendimento de uma m!quina trmica "

W Q#

)omo = Q# Q f # ento"

Q# Q f Q# Qf Q#

= 1

5epare8se que a energia dissipada igual ao calor cedido pela m!quina T fonte fria. @ma m!quina frigorfica tem como funo manter fria a fonte fria. 7esta m!quina o sistema termodin&mico um fluido so(re o qual reali+ado tra(al-o. 7estas m!quinas fornece8se energia como tra(al-o# H# retira8se energia T fonte fria como calor# Q f# e cede8se calor# Qq# T fonte quente. A efici3ncia# [ # de uma m!quina frigorifica a ra+o entre a energia retirada como calor da fonte fria e o tra(al-o reali+ado .energia fornecida/"

=
)omo W = Q# Q f # ento"

Qf W

1W

Fsica e Qumica

Qf Q# Q f

A.* Segunda lei da 2ermodin&mica Qualquer transfer3ncia de energia condu+ T diminuio de energia 9til# apesar da energia total se manter constante# pois uma parte dei0a de estar dispon el para a reali+ao de tra(al-o. A segunda lei da 2ermodin&mica pre 3 esta degradao. Os processos que ocorrem espontaneamente na Natureza do se no sentido da diminuio da energia !til. N! uma grande+a fsica associada T qualidade de energia# que uma ari! el de estado termodin&mico 8 a entropia. A entropia a medida da desordem do sistema e tanto maior quanto maior for esta desordem. 1m termos energticos significa que a entropia aumenta com a diminuio da qualidade de energia# atingindo um m!0imo em condi4es de equil(rio. A segunda lei da termodin&mica pode ser e0pressa em termos de entropia" Os processos espont"neos, irreversveis, evoluem no sentido em que #$ um aumento de entropia.

*=

Fsica e Qumica

-nidade 2 - $nergia em movimentos


2ema A 6 2ransfer3ncias e transforma4es de energia em sistemas comple0os. Apro0imao ao modelo da partcula material 1. Modelo da partcula material. 2ransfer3ncia de energia como tra(al-o. 1.1 Modelo da partcula material. )entro de massa @m sistema mec&nico# em que no se consideram quaisquer efeitos trmicos# pode# em certas situa4es# ser representado por um s$ ponto# o centro de massa. @m corpo rgido# um s$lido indeform! el# em que as posi4es relati as das partculas que o constituem so constantes# quando em mo imento de" 2ranslao# pode ser representado pelo seu centro de massa# pois todos os seus pontos t3m a mesma elocidade% 5otao em torno do ei0o# no pode ser representado pelo seu centro de massa# isto que os pontos pertencentes ao ei0o esto parados e T medida que se afastam deste a elocidade aumenta.

Assim# um sistema em mo imento de translao pode ser representado por um s$ ponto# o centro de massa. Pode ser representado como uma partcula material# com a massa igual T do corpo e com posio e elocidade do centro de massa.

1.* 2ransfer3ncia de energia como tra(al-o A quantidade de energia transferida para um sistema mec&nico que en ol a fora se mo imento medida pelo tra(al-o de uma fora. Mas o tra(al-o# de uma fora# e consequentemente# a ariao de energia de um corpo# dependem da fora# e do deslocamento e do teu ponto de aplicao.

7a situao .a/ a fora e o deslocamento t3m o mesmo sentido# a elocidade do corpo aumenta# logo# aumenta a sua energia cintica. 7a situao .(/ a fora e o deslocamento t3m sentidos opostos# portanto# a elocidade diminui# (em como a

*1

Fsica e Qumica energia cintica. 7a situao .c/a fora perpendicular ao deslocamento# a elocidade constante# logo# a energia cintica do corpo no se altera. @ma e+ que W = Ec # pode concluir8se" ' tra(al-o reali+ado por uma fora de m$dulo constante# F# que atua so(re um corpo na direo e sentido do deslocamento# d# positi o e dado por"

W = Fd

' tra(al-o reali+ado por uma fora de m$dulo constante# F# que atua so(re um corpo na direo e sentido oposto ao do deslocamento# d# negati o e dado por"

W = F d

' tra(al-o reali+ado por uma fora de m$dulo constante# F# que atua so(re um corpo na com direo perpendicular T do deslocamento# d# nulo"

W =0

A unidade SC de tra(al-o o <oule .O/ @m <oule o tra(al-o reali+ado por uma fora constante de intensidade um neQton# que atua na direo e sentido do deslocamento# quando o seu ponto de aplicao se desloca um metro.

**

Fsica e Qumica

*. 2ra(al-o reali+ado pela resultante das foras que atuam so(re um sistema *.1 2ra(al-o reali+ado por uma fora constante no colinear com o deslocamento *.1.1 10presso geral do alor do tra(al-o de uma fora constante

Para determinar o tra(al-o reali+ado pr$ uma fora no colinear com o deslocamento tem que se decompor a fora em duas componentes" uma com a direo do deslocamento# F0# respons! el pelo tra(al-o reali+ado# e a outra que l-e normal# F\.

5epare8se que o tra(al-o reali+ado pela componente ertical nulo# pois perpendicular ao deslocamento# logo# o tra(al-o reali+ado pela fora igual ao tra(al-o reali+ado pela componente F0# que se designa por fora efica+# ou se<a#

F = F ef .
Assim# tem8se "

W = Fef d
Mas Fef = F cos # logo

W = Fd cos
1sta e0presso permite calcular o tra(al-o reali+ado por uma fora constante qualquer que se<a a sua direo em relao ao deslocamento. 5epare8se que" Se 0 < 90 # ento cos > 0 # logo# o tra(al-o reali+ado pela fora positi o e designa8se por tra(al-o potente ou motor. A fora contri(ui para o mo imento e apresenta a m!0ima efic!cia quando = 0 # pois o cos 0 = 1 . Se # = 90 como cos 90 = 0 # ento o tra(al-o nulo Se 90 < 180 # cos < 0 # ento o tra(al-o reali+ado pela fora negati o e designa8se por tra(al-o resistente. A fora op4e8se ao mo imento do corpo e apresenta a m!0ima efic!cia na reali+ao do tra(al-o resistente para = 180 # pois cos180 = 1 .

*A

Fsica e Qumica

*.1.*

:eterminao gr!fica do tra(al-o reali+ado por uma fora

7a figura mostram8se as representa4es gr!ficas da fora efica+ s deslocamento# para uma fora potente .a/ e uma fora resistente .(/. Para cada uma da situa4es pode definir8se um ret&ngulo de largura F ef e comprimento d# cu<a !rea A = Fef d . 7ote8se que o alor numrico desta !rea igual ao do tra(al-o reali+ado pela fora durante o deslocamento respeti o. )ontudo# de salientar" Se o tra(al-o potente# o seu alor igual ! !rea contida no gr!fico de F ef e o ei0o 00# que est! acima deste ei0o# positi o% Se o tra(al-o resistente# o seu alor simtrico da !rea contida no gr!fico de Fef e o ei0o dos 00# que est! a(ai0o deste ei0o# negati o.

*.* 2ra(al-o reali+ado por !rias foras que atuam so(re um sistema Se# so(re um corpo# atuar mais do que uma fora# a alterao da sua energia igual ao tra(al-o total reali+ado por todas as foras. :esde que o corpo se comporte como uma partcula material# isto # que possa ser representado pelo seu centro de massa# o tra(al-o total pode ser determinado por * processos" ' tra(al-o total a soma dos tra(al-os reali+ados indi idualmente por cada fora *D

Fsica e Qumica

Wtotal = W + W + ... + W
F1 F2

Fn

Wtotal = W
i =1 F

'nde W representa o tra(al-o reali+ado por cada uma das foras. F

' tra(al-o total igual ao tra(al-o reali+ado pela resultante das foras# que igual T soma etorial de todas as foras e que tradu+ o efeito das !rias foras que so(re ele atuam. 'u se<a"

F ! = F1 + F2 + ... + Fn

Wtotal = W

F!

Wtotal = F! ! cos

)oncluindo" ' tra(al-o reali+ado pela resultante das foras que atuam so(re um corpo em mo imento de translao igual a soma dos tra(al-os reali+ados por cada uma das foras.

*.*.1

2ra(al-o reali+ado so(re um corpo que se desloca ao longo de um plano inclinado

)onsidere8se um (loco de massa m# que parte do repouso do topo de um plano inclinado# de comprimento d e altura -# e que se desloca ao longo deste com atrito despre+! el. *G

Fsica e Qumica

A ariao da energia cintica do (loco igual ao tra(al-o reali+ado por todas as foras que so(re ele atuam" o peso do (loco# P # e a reao normal # & # e0ercida pela superfcie de apoio. 5epare8se que a reao normal perpendicular ao deslocamento# logo# no se reali+a tra(al-o. 1 que o peso ao definir um &ngulo F com a direo do mo imento de e ser decomposto segundo a direo tangente T tra<et$ria# px # e a direo perpendicular# P' . A componente normal do peso# P' # no reali+a tra(al-o# mas a sua componente tangencial# Px # a fora efica+# a respons! el pela ariao da elocidade do (loco. 1m suma# o tra(al-o total reali+ado pelas foras que atuam so(re o (loco# & e P # no deslocamento de A a X# igual ao tra(al-o reali+ado pela fora efica+# Px .

WA( = Px d
)omo Px = P cos e P = mg # ento"

WA( = mgd cos


mas # cos =

h h # su(stituindo na equao anterior# tem8se WA( = mgd # d d

WA( = mgh

*.*.*

2ra(al-o reali+ado pelas foras dissipati as

Quando um corpo desli+a so(re uma superfcie# esta e0erce so(re ele uma fora de contacto com duas componentes" uma componente perpendicular T superfcie# a

*L

Fsica e Qumica

reao normal# & % e uma componente paralela T superfcie e de sentido oposto ao deslocamento # a fora de atrito# Fa . 5epare8se que o tra(al-o reali+ado pela fora de atrito um tra(al-o resistente #

W = Fa d
Fa

5espons! el pela diminuio da energia mec&nica do sistema. A fora de atrito# pois# uma fora dissipati a que tradu+ a n el macrosc$pico as comple0as intera4es que# a n el microsc$pico# se manifestam entre as min9sculas rugosidades em contacto.

*R

Fsica e Qumica

Tema /- A energia de sistemas em movimentos de translao

1. ?ei do tra(al-o8energia ou teorema da 1nergia )intica ' tra(al-o reali+ado pela resultante de todas as foras que atuam so(re um sistema igual a ariao da sua energia cintica 6 ?ei do tra(al-o energia

W = Ec
F!

:ado que a ariao da energia cintica do sistema# I1 c # igual a energia cintica final # 1c # menos a energia cintica inicial# 1 co # e em cada instante a energia cintica

Ec =

1 2 mv # onde m a massa do sistema e a elocidade# ento# a ?ei do 2ra(al-o 8 2 1 2 1 mv mv0 2 2 2

1nergia 'u 2eorema da energia cintica pode ser tradu+ida pela seguinte e0presso"

W =
F!

*. ?ei da conser ao da energia mec&nica *.1 1nergia potencial gra tica

@m corpo# de massa m# ele ado lentamente de uma altura I- por


ao de uma fora F # de intensidade igual ao peso do corpo# P = mg .

:espre+ando a resist3ncia do ar# a resultante das foras que atuam so(re o corpo nula e portanto# a ariao da energia cintica nula. Mas o ponto de aplicao da fora F e0perimenta um deslocamento igual a ariao da altura do corpo% logo# reali+a tra(al-o e# consequentemente# transfere energia para este. Csto # a energia associada a posio do corpo designa8se por energia potencial gra tica. 1nto pode escre er8se"

E p = W = F h
F

Mas como F = mg # ento"

E p = mg h

*S

Fsica e Qumica )omo a ariao de altura h = h h0 # tem8se"

E p = mg (h h0 )
1sta e0presso no permite sa(er a energia potencial# permite apenas calcular a ariao de energia potencial gra tica de um corpo# de massa m# quando a sua altura aria entre - e -=. Para se o(ter a e0presso da energia potencial gra tica necess!rio definir um alor de refer3ncia. Csto # para uma dada posio define8se um determinado alor de energia potencial. 5epare8se que tanto a escol-a da posio de refer3ncia como o alor de refer3ncia de energia potencial a atri(uir nesta posio so ar(itr!rios. )ontudo# normal definir a n el do solo .altura nula/ como a posio a que corresponde energia potencial gra tica nula# pelo que para qualquer outra posio de altura - se tem"

E p = E p E p 0 E p 0 = mg (h 0 = E p = mgh

:esta e0presso conclui8se que a energia potencial gra tica para um corpo de massa m tanto maior quanto maior for a altura a que se encontra.

*.* 2ra(al-o reali+ado pelo peso de um corpo 5etomando a situao apresentada no ponto anterior# pode afirmar8se que o tra(al-o reali+ado pelas foras que atuam so(re o corpo nulo# isto que a ariao da sua energia cintica nula. Csto "

W + W = 0
F P

'u se<a#

W = W
F P

1 como

W = mg (h h0 )
F

1nto"

W = mg (h h0 )
P P

W = E p
*W

Fsica e Qumica 7a erdade# durante uma su(ida a energia potencial gra tica aumenta e o tra(al-o reali+ado pelo peso do corpo resistente ou negati o# pois atua em sentido contr!rio ao do deslocamento# enquanto numa descida a energia potencial gra tica diminui e o tra(al-o reali+ado pelo peso potente ou positi o# pois tem o sentido do deslocamento. )oncluindo" ' tra(al-o reali+ado pelo peso de um corpo# durante uma qualquer mudana de posio# simtrico da ariao da energia potencial gra tica

W = E p
P

*.A 2ra(al-o reali+ado pelas foras conser ati as e conser ao de energia mec&nica

)onsiderando despre+! el a resist3ncia do ar# um corpo# de massa m# lanado erticalmente para cima com elocidade inicial

v0 fica# quer durante a su(ida quer durante a descida# su(metido


apenas T ao do peso. ' tra(al-o reali+ado pelo peso do corpo durante a su(ida# de A a X# "

W W

A( A(

P P

= ( E P E Pa ) W = mg (h ha ) P = mgh

A(

1 durante a descida# de X a A# "

W W

(A P P (A

= ( E Pa E P ) W = mg (ha h ) P = mgh

(A

5epare8se que o tra(al-o reali+ado pelo peso de A a X simtrico do reali+ado de X a A# donde se conclui que o tra(al-o total reali+ado nulo# pois"

W W W

A(A A(A A(A

P P P

=W +W P P =0

A(

(A

= mgh + mgh

Csto # o tra(al-o reali+ado pelo peso de um corpo ao descre er uma tra<et$ria fec-ada nulo. A=

Fsica e Qumica As foras que# como o peso# reali+am tra(al-o nulo quando o seu ponto de aplicao descre e uma tra<et$ria qualquer fec-ada# designam8se por foras conser ati as. 1m suma# uma fora conser ati a quando" ' tra(al-o reali+ado independente da tra<et$ria# dependendo apenas das posi4es inicial e final% ' tra(al-o reali+ado simtrico a ariao da energia potencial

Fcons .

= E p

' tra(al-o reali+ado ao longo de uma tra<et$ria fec-ada nulo.

Mas# e de acordo com a ?ei do 2ra(al-o 8 1nergia# o tra(al-o reali+ado pela resultante de todas as foras que atuam so(re um sistema# conser ati as e no conser ati as# igual a ariao da energia cintica#

W = Ec
FR .

Fcons .

+W

Fn . cons

= Ec

)aso no atuem foras no conser ati as ou caso o seu tra(al-o se<a nulo# ento"

W = E p # tem8se" )omo WFcons .

Fcons .

= Ec

Ec = E p Ec Ec0 = ( E p E p0 ) Ec + E p = Ec0 + E p0
@ma e+ que a soma das energias cintica e potencial se designa por energia mec&nica# erifica8se que"

Em = Em0
1 como Em = Em Em0 # ento"

Em = 0

1sta e0presso tradu+ a ?ei da )onser ao da 1nergia Mec&nica" 7um sistema conser ati o# um sistema em que o tra(al-o da resultante das foras igual apenas ao das foras conser ati as# a ariao de energia mec&nica nula# ou se<a# -! conser ao de energia mec&nica .

A1

Fsica e Qumica A. ,ariao da energia mec&nica e conser ao da energia A.1 2ra(al-o reali+ado pelas foras no conser ati as 1m qualquer sistema mec&nico a ariao de energia cintica igual ao tra(al-o reali+ado por todas as foras que so(re ele atuam#

WFcons + WF .n .cons = Ec
)omo WFcons = E p # ento "

WFcons = Ec + E p
1 como Ec + E p = Em # tem8se

WFcons = Em
Csto # o tra(al-o das foras no conser ati as igual T ariao da energia mec&nica. A fora de atrito que se manifesta entre duas superfcies em contacto (em como a resist3ncia do ar so e0emplos de foras no conser ati as. 1stas foras que dificultam o mo imento ao atuarem em sentido contr!rio ao do deslocamento reali+am tra(al-o resistente que se tradu+ por uma diminuio da energia mec&nica do sistema. Por outras pala ras# as foras no conser ati as que reali+am sempre tra(al-o negati o# foras dissipati as# como o atrito e a resist3ncia do ar# so respons! eis pela diminuio da energia mec&nica. A.* 5endimento. :issipao de energia

7um sistema real pouco pro ! el no atuarem foras dissipati as# pelo que a energia mec&nica no se conser a. :e facto# de ido ao tra(al-o reali+ado pelas foras dissipati as# ao longo de uma dada tra<et$ria# a energia mec&nica final pode ser apro eitada# energia 9til# inferior T que inicialmente esta a dispon el. :esta an!lise conclui8se que o rendimento de sistemas mec&nicos inferior a 1==># uma e+ que# por definio# rendimento "

E)til Edisp .

Apesar de no se erificar a conser ao de energia mec&nica# -! conser ao de energia dos sistemas em interao# pois a energia dissipada resulta num aquecimento das superfcies em contacto e consequentemente num aumento da energia interna. A*

Fsica e Qumica

Fsica ano *
Tema A- )iagens com 3+S 1. Funcionamento e aplica4es do ]PS ' sistema ]PS . Sistema de Posicionamento ]lo(al/ foi desen ol ido por ra+4es militares# pelos 1@A # mas -o<e amplamente utili+ado para fins ci is# em di ersas aplica4es# tais como" 4ocalizar % locali+ar qualquer ponto da 2erra% #avegar% na egao quer de (arco quer de a i4es% onduzir% fornece informao precisa so(re um dado percurso% Ma*ear% criao de mapas mais rigorosos%

' ]PS constitudo por uma rede de *D satlites. )ada um destes satlites da uma olta T 2erra em 1*N e emite sinais identificadores# na (anda do micro8ondas. 1m qualquer instante# pelo menos D satlites esto acess eis T comunicao de qualquer ponto da 2erra. ' recetor ]PS ao rece(er o sinal emitido por um satlite identifica8o e# por comparao com o que tem registado# locali+a8o com e0atido.

1.1 Funcionamento do ]PS Para locali+ar um lugar na 2erra o recetor recorre ao mtodo geomtrico da 2riangulao# ap$s calcular a sua dist&ncia a A satlites. 'lculo da dist5ncia a um satlite% ' sinal emitido por um satlite informa qual a sua posio na or(ita q qual a -ora# t# marcada nos eu rel$gio at$mico. ' recetor rece(e o sinal no instante tZIt# que coincide com a -ora marcada no seu rel$gio de quart+o. )omo o sinal se desloca a elocidade da lu+# o recetor calcula a distancia # d# que o separa do satlite# pois

d = ct

AA

Fsica e Qumica

Mtodo da triangulao% )alculadas as dist&ncias aos satlites A# X e )# ento# poss el determinar a posio do ponto P# onde se encontra o recetor. )om a distancia dA# traa8se uma circunfer3ncia centrada em A que contem a posio do recetor# mas que poder! ser qualquer ponto da circunfer3ncia. )om a distancia dX traa8se uma segunda circunfer3ncia centrada em X# que interceta em dois pontos a circunfer3ncia centrada em A# um dos quais ser! o ponto P. )om a distancia d) traa8se a circunfer3ncia centrada em )# que interceta dois pontos da centrada em A# um dos quais comum T circunfer3ncia centrada em X e que representa o ponto P.

#ota% o sistema ]PS utili+a a interseo de esferas e no de circunfer3ncias. Sincronizao dos relgios 5epare8se que# para um recetor calcular a sua posio# so suficientes os sinais emitidos por tr3s emissores. )ontudo# utili+a8se um quarto satlite de refer3ncia# cu<o sinal tem como o(<eti o sincroni+ar os rel$gios at$micos e0tremamente precisos que equipam os satlites e os de quart+o# menos precisos# que equipam os recetores# uma e+ que a determinao do tempo# It# que o sinal le a a c-egar ao recetor crucial.

AD

Fsica e Qumica *. )onceitos introdut$rios para a descrio de mo imentos *.1. Posio " coordenadas geogr!ficas e cartesianas

*.1.1 )oordenadas geogr!ficas Para indicar a posio de um lugar T superfcie da 2erra costumamos utili+ar as c-amadas coordenadas geogr!ficas" latitude# longitude e altitude. 1stas coordenadas so as mais apropriadas T locali+ao de um lugar num mapa# ou no sistema ]PS. 4atitude A latitude definida em relao ao equador medida ao longo do meridiano de ]reenQic-# podendo ariar entre = e W=# para 7orte ou parra Sul 4ongitude A longitude a dist&ncia ao meridiano de ]reenQic-# medida ao longo do 1quador. 1sta dist&ncia mede8se em graus# podendo ariar entre = e 1S=# para 1ste ou para 'este. Altitude Altitude# a altura na ertical# medida em unidade de comprimento# relati amente ao n el mdio das !guas do mar .positi a acima do n el mdio# negati a a(ai0o desse n el/. *.1.* )oordenadas )artesianas ' sistema de coordenadas cartesianas um outro sistema de referenciar posi4es. 1ste sistema constitudo por A ei0os perpendiculares entre si e em cu<a interseo .origem do referencial/ se encontra o o(ser ador. 7um plano# a posio determinada com dois ei0os de refer3ncia .duas coordenadas/. Para estudar mo imentos num local T superfcie da 2erra# quase sempre podemos ignorar a cur atura dessa superfcie#considerando8a plana. 7em sempre duas pessoas esto de acordo quando descre em o mesmo mo imento. @m e0emplo do dia a dia" um passageiro de um com(oio em mo imento ol-a para outro sentado T sua frente e di+ que ele est! parado# ou em repouso relati amente a si. Mas uma pessoa que este<a a er passar o com(oio di+ que aquele passageiro est! em mo imento. 'u se<a# quando se descre e o mo imento de um corpo# essencial que se diga ^em relao a qu3_ que o corpo se mo e. Ao o(<eto de refer3ncia liga8se um sistema de ei0os ou referencial.

AG

Fsica e Qumica *.A 2ra<et$ria# distancia percorrida e deslocamento

A tra6etria descrita por uma partcula em mo imento definida pelas sucessi as posi4es ocupadas ao longo do tempo. As tra<et$rias podem ser" urvil"neas% quando os pontos ocupados pela partcula ao longo do tempo definem uma cur a 6 circular# para($lica# etc. 7etil"neas% quando os pontos ocupados pela partcula ao longo do tempo definem uma reta. A distancia percorrida# s# por uma partcula a medida de todo o percurso efetuado ao longo da tra<et$ria e # por conseguinte# uma grande+a escalar positi a. ' deslocamento uma grande+a etorial que caracteri+a a ariao de uma partcula# num dado inter alo de tempo# com origem na posio inicial e e0tremidade na posio final. Atente8se que o alor do deslocamento# I0# num dado inter alo tempo# pode ser" Positi o " a partcula desloca8se no sentido positi o% 7egati o " a partculas desloca8se no sentido negati o% 7ulo" a partcula desloca8se # mas regressa T posio inicial. 1m concluso " o deslocamento de uma partcula# durante um certo inter alo de tempo# depende apenas das posi4es final e inicial. *.D 5apide+ e elocidade A rapide+ mdia uma grande+a escalar positi a e que indica qual a distancia percorrida# em mdia# pela partcula na unidade de tempo.

Rm =

s t

A elocidade mdia# uma grande+a etorial e que indica qual o deslocamento e0perimentado# em mdia# pela partcula# na unidade de tempo.

A elocidade mdia tem a direo e o sentido do etor deslocamento# pode apresentar alores positi os ou negati os.

! *m = t

AL

Fsica e Qumica A elocidade instant&nea o limite para que tende a elocidade mdia quando o inter alo de tempo tende para +ero

! v= t

P# pois# uma grande+a etorial que# em cada ponto # tangente T tra<et$ria e que apresenta o sentido do mo imento. *.G ]r!ficos posio 6 tempo e elocidade 8 tempo ' etor elocidade altera8se sempre que se altera a direo# o sentido e`ou o m$dulo. Se a elocidade nula# pode8se concluir que o corpo est! em repouso em relao ao referencial. Quando o corpo in erte o sentido do mo imento o alor da elocidade nulo. Atra s de um gr!fico posio tempo pode8se determinar a elocidade do corpo# em cada instante# atra s do decli e da reta tangente T cur a do gr!fico# no ponto considerado.

v=

x x t t
2

Sendo 01 e 0* ordenadas da reta tangente a cur a no instante considerado.

AR

Fsica e Qumica A ariao do alor da elocidade# em funo do tempo# pode tam(m ser representada atra s de um gr!fico elocidade 6 tempo.

A !rea do gr!fico indica o alor do deslocamento do corpo. 7o instante t 1# erifica8se a in erso do sentido do mo imento.

AS

Fsica e Qumica Tema / - Da Terra 8 4ua 1. Cntera4es T distancia e de contacto. 2erceira lei de 7eQton e ?ei da ]ra itao @ni ersal. 1.1 Cntera4es T dist&ncia e de contacto. Foras fundamentais da 7ature+a As intera4es entre corpos# e consequentemente# as foras podem ser" de contacto" quando o corpo que e0erce a fora est! em contacto com o corpo que sofre a ao desta 6 por e0emplo# a fora e0ercida pelo p de um <ogador so(re a (ola de fute(ol 6 e que dei0a de se manifestar quando o contacto dei0a de e0istir. T distancia" quando a interao se manifesta# quer os corpos este<am em contacto quer a uma certa dist&ncia entre eles 8 por e0emplo# a fora gra tica# a fora eltrica e a fora magntica.

As quatro intera4es fundamentais na 7ature+a Ts quais se de e a estrutura do uni erso so" interao gra itacional" manifesta8se entre todas as partculas com massa e sempre atrati a. Cnterao eletromagntica" manifesta8se entre partculas com carga eltrica e pode ser atrati a ou repulsi a. Cnterao nuclear forte" manifesta8se entre os quarBs# respons! el pela coeso do n9cleo at$mico# ou se<a# mantm unidos os prot4es e os neutr4es nucleares. Cnterao nuclear fraca" manifesta8se entre os quarBs# respons! el pelo decaimento radioati o de certos n9cleos# em que o neutro passa a um proto ou ice8 ersa com emisso de radiao (eta e neutrinos.

AW

Fsica e Qumica

1.* 2erceira lei de 7eQton ou lei da Aco8 5eao Sempre que um corpo e0erce uma fora so(re o outro# este reage# e0ercendo so(re o primeiro uma fora com a mesma intensidade e direo mas com sentido oposto.

A(

(A

1stas foras# que constituem um par ao reao# apresentam as seguintes caractersticas" 23m a mesma lin-a de ao# a mesma direo 23m a mesma intensidade# o mesmo m$dulo 23m sentidos opostos 23m pontos de aplicao em corpos diferentes

1.A ?ei da gra itao uni ersal As foras atrati as que se erificam entre dois corpos t3m intensidade diretamente proporcional ao produto das suas massas e in ersamente proporcional ao quadrado da dist&ncia e0istente entre os seus centros de massa.

Fg =
Fg 6 intensidade da fora gra tica ] 6 constante de gra itao uni ersal

+,m d2

M e m8 massa dos corpos que interatuam d8 distancia e0istente entre os centros de massa dos corpos

A direo da fora a lin-a que une os seus centros de massa e o sentido dirigido para o centro de massa do corpo que e0erce a fora.

D=

Fsica e Qumica *. As intera4es e os mo imentos. Segunda lei de 7eQton e ?ei da Cnrcia *.1 1feitos das foras so(re a elocidade. A acelerao Quando dois corpos interatuam# a s foras que atuam durante a interao pro ocam efeitos que podem ser" :eformao Alterao do seu estado de mo imento ou de repouso.

A alterao do estado de mo imento erifica8se quando a elocidade com que o corpo se mo imenta aria. AS altera4es na elocidade podem ser relati amente ao m$dulo# sentido e`ou direo# podendo o corpo ficar em repouso. A alterao do estado de repouso ocorre sempre que um corpo esta em repouso e por ao de uma fora adquire elocidade. ' modo como a elocidade aria# com o decorrer do tempo# quer em sentido# quer em direo# quer em m$dulo# tradu+ida pela acelerao. A acelerao mdia a ta0a de ariao temporal da elocidade

v am = t

A acelerao mdia# definida como o limite para que tende a ariao de elocidade quando o inter alo de tempo tende para +ero.

v a = lim t 0 t

A unidade SC de acelerao ms8*

*.* Segunda ?ei de 7eQton ou ?ei fundamental da :in&mica A fora resultante de um sistema de foras que atua so(re um corpo# considerando8o como uma partcula material# diretamente proporcional T acelerao imprimida# tendo a mesma direo e sentido.

F! = m a
:a an!lise desta e0presso conclui8se"

A acelerao e a resultante das foras t3m a mesma direo e o mesmo sentido% Para a mesma resultante das foras# quanto maior for a massa do corpo menos ser! a acelerao que adquire 6 maior ser! a resist3ncia T alterao da sua elocidade# maior ser! a sua inrcia% )omo a massa a medida da inrcia do corpo# designa8se por massa inercial.

*.A Primeira lei de 7eQton ou lei da inrcia D1

Fsica e Qumica @m corpo# considerado como partcula material# permanece em repouso ou com mo imento retilneo e uniforme se so(re ele no atuar qualquer fora ou se atuar um sistema de foras cu<a resultante nula.

F! = 0

uuuuu r v = 0 ou v = const.

*.D :escrio de mo imentos retilneos ' mo imento de um corpo# num dado inter alo de tempo# It# determinado quer pelas condi4es quer pela resultante das foras que so(re ele atuam. )onsidere8se um corpo de massa m# que se desloca so(re uma superfcie u u r -ori+ontal com elocidade constante v0 no instante# t0 # em que so(re ele passa a atuar uma fora constante# F # paralela a superfcie de apoio.

u r

A resultante das foras que so(re ele atuam# F! # "

uu r

uu r u r uu r u r F! = P + Rn + F
)omo Rn = P # ento"

uu r

u r

uu r u r F! = F
:onde se conclui que F! constante e# consequentemente# a acelerao a # tam(m constante # pois F! = ma . Mas como"

uu r

uu r

r r v # a= t
A acelerao e a elocidade inicial do corpo t3m a mesma direo. A elocidade aria apenas em alor e o corpo fica animado de mo imento retilneo uniformemente ariado.

D*

Fsica e Qumica A e0presso que relaciona o alor da acelerao e o alor da ariao da elocidade# no inter alo de tempo "

v v0 v = v0 + a ( t t0 ) . t + t0

)onsiderando o instante inicial t=K=# a e0presso anterior em so( a forma

v = v0 + at
1sta equao tradu+ a lei das ariado. elocidades do mo imento retilneo uniformemente

' gr!fico elocidade8tempo para este mo imento um segmento de reta cu<o decli e o alor da acelerao. 5ecorrendo ao gr!fico K .t/# determina8se o deslocamento da partcula durante o inter alo de tempo It# atra s da !rea contida so( o segmento de reta.

A partir do gr!fico representado na figura e fa+endo coincidir o ei0o dos 00 com a direo da tra<et$ria# pode concluir8se que o alor do deslocamento# I0# dado por"

x = A1 + A2 x = v0t +

1 ( v v0 ) t 2

:ado que K =Zat # su(stituindo na e0presso anterior# tem8se "

1 1 x = v0t + (v0 + at v0 )t x = v0t + at 2 2 2


1 como x = x x0 # onde 0= a coordenada da posio inicial da partcula# em"

1 x = x0 + v0t + at 2 2
1sta e0presso tradu+ a lei das posi4es do mo imento uniformemente ariado# onde 0= e = so as condi4es iniciais do mo imento. Mas# caso a resultante das foras que atuam so(re um corpo # que se desloca u u r com elocidade v0 # se<a nula# a acelerao do mo imento nula# e o corpo deslocar8 se8! com elocidade constante# animado de mo imento retilneo uniforme.

DA

Fsica e Qumica Assim# paro um dado inter alo de tempo a lei da elocidade do mo imento retilneo uniforme dada pela e0presso"

v = const.
1 a lei das posi4es por"

x = x0 + vt
1m concluso" ' mo imento retilneo di+8se" Movimento retil"neo uniformemente variado se o m$dulo da elocidade aumenta# isto # se a elocidade inicial e a acelerao ti erem o mesmo sentido% Movimento retil"neo uniformemente retardado se o m$dula da elocidade diminui# isto # se a elocidade inicial e a acelerao ti erem sentidos opostos% Movimento retil"neo uniforme se o m$dulo da elocidade constante

A. Mo imentos pr$0imos da superfcie da 2erra A.1 ?anamento na ertical e queda considerando a resist3ncia do ar despre+! el :urante o mo imento no ar# segundo a ertical# o corpo fica su<eito a duas foras" a fora gra tica e a resist3ncia do ar ao mo imento. Se considerarmos a resist3ncia do ar despre+! el# o corpo s$ fica su<eito T fora gra tica que uma fora constante. Quando o corpo se encontra pr$0ima da superfcie da 2erra# a fora gra tica o seu peso e dado por"

u r u r P = mg
1m que g a acelerao gra tica

u r

g=
Sendo o seu alor mdio W#Sms8* .

( !T + h )

,T

Quando a resultante das foras constante# a acelerao tam(m# o que pro oca uma ariao uniforme da elocidade e o mo imento retilneo uniformemente ariado. ?ei da acelerao" a = g ?ei das elocidades" v = v0 gt ?ei das posi4es" ' = '0 + v0t

1 2 gt 2

DD

Fsica e Qumica

altu!a mxima hmax = tempo de su ida t s =

2 v0 -ma0 K \8\= ariao m!0ima da altura 2g

v0 g

A.* ?anamento ertical e queda com resist3ncia do ar no despre+! el 7as situa4es em que no poss el despre+ar a resist3ncia do ar# a fora de atrito e0istente entre o corpo e o ar ai aumentando T medida que a elocidade aumenta. a medida que o corpo desce# a intensidade da fora resultante ai diminuindo e quando a fora de atrito adquire uma intensidade igual T do peso do corpo# a fora resultante anula8se. :urante a queda# ate que a resist3ncia do ar anule o peso do corpo# o mo imento retilneo acelerado. ' m$dulo da elocidade aumenta com o decorrer do tempo# contudo a sua ariao cada e+ menor. ' m$dulo da acelerao a que o corpo est! su<eito ai diminuindo. Quando a resist3ncia do ar anula o peso do corpo# a acelerao anula8se e o corpo passa a mo imentar8se com elocidade constante 8 o mo imento retilneo uniforme. As e0press4es que caracteri+am o mo imento so"

' = '0 + vt

r uuuuu u r v = const.

DG

Fsica e Qumica

:a an!lise do esquema representado podemos concluir" 7a su(ida# a intensidade da resultante superior T da fora gra tica# o m$dulo da acelerao superior ao da fora gra tica% 7a descida# a intensidade da resultante inferior T da fora gra tica# o m$dulo da acelerao inferior ao da acelerao gra tica.

A.A ?anamento -ori+ontal com resist3ncia do ar despre+! el Se um corpo for lanado -ori+ontalmente com elocidade# fica su(metido apenas a penas T ao da fora gra tica# caso se despre+e o efeito da resist3ncia do ar# descre endo uam tra<et$ria para($lica no plano# resultante de dois mo imentos independentes# um segundo o ei0o dos 00 e outro do ei0o dos \\.

7'2A" o tempo de queda de um corpo que lanado -ori+ontalmente igual ao tempo de queda na ertical de outro corpo# quando am(os partem da mesma altura# considerando a resist3ncia do ar despre+! el. D. Mo imento circular e uniforme DL

Fsica e Qumica @ma partcula esta animada de mo imento circular e uniforme quando a resultante das foras que so(re ela atuam uma fora centripta# pois# em cada instante# perpendicular a elocidade# de m$dulo constante# radial e dirigida para o centro da tra<et$ria. A acelerao do mo imento circular e uniforme# acelerao centripta# pois# radial# dirigida para o centro da tra<et$ria e de m$dulo constante. Para estudar o mo imento preciso definir algumas grande+as que o caracteri+am" +er"odo9T:" tempo que a partcula demora a completar uma rotao 8 a unidade SC o segundo% (re0u,ncia9f:% numero de rota4es e0ecutadas na unidade de tempo 8 unidade SC o -ert+

' perodo e a frequ3ncia relacionam8se por"

T=

1 f

)elocidade angular 9;:% o &ngulo descrito pela partcula na unidade de tempo 8 unidade SC o rads81"

Se a partcula descre er uam olta completa# IFK*b e ItK2# ento"

2 ou = 2 f T

)elocidade9v:" como o m$dulo da elocidade coincide com o da celeridade mdia# igual ao arco descrito na unidade de tempo"

v=

2 R ou v = R T

'nde 5 representa o raio da tra<et$ria. Acelerao centr"*eta9ac: " o m$dulo da acelerao centrpeta# respons! el pela ariao da direo da elocidade # "

ac =

v2 ou ac = 2 R R

G. )aractersticas e aplica4es de um satlite geoestacion!rio DR

Fsica e Qumica

@m satlite geoestacion!rio um satlite artificial que" 'r(ita em torno da 2erra% :escre e uma tra<et$ria circular constante% Acompan-a o mo imento da 2erra com elocidade de m$dulo constante# direo tangente a tra<et$ria e sentido de oeste para este% :emora 1 dia a completar uma olta em torno da 2erra% P atuado pela fora gra tica% 2em um mo imento circular e uniforme.

's satlites geoestacion!rios utili+am8se para" '(ser ao do Planeta para in estigao e meteorologia% )omunica4es% :eterminao de posio 6 ]PS.

Para se lanar um satlite artificial necess!rio imprimir8l-e uma elocidade inicial ele ada# de modo a conseguir escapar T ao da fora gra tica e atingir a altitude dese<ada. 7a altitude de $r(ita 8l-e imprimida uma elocidade -ori+ontal 8 elocidade de $r(ita 6 cu<o alor dado por v = +

, . !

A elocidade de escape e a elocidade de $r(ita so8l-e comunicadas atra s de foguet4es apropriados.

DS

Fsica e Qumica Tema Aomunicao de informao a curtas dist5ncias% o som

1. 2ransmisso de sinais 1.1 Propagao de um sinal @m sinal uma alterao de uma propriedade fsica do meio. 's sinais podem ser de curta durao 6 a que se c-ama pulso 6 ou de longa durao. @m pulso uma pertur(ao produ+ida num dado instante. @ma onda uma porpagao de uma pertur(ao no espao. ' sinal de curta durao uma onda solit!ria e resulta da propagao de um s$ pulso. ' sinal de longa durao uma onda persistente e resulta da propagao de pulsos contnuos. 's sinais podem ser peri$dicos se repetem as suas caractersticas em inter alos de tempo iguais e di+em8se no peri$dicos quando tal no acontece. As ondas# quanto ao meio de propagao# classificam8se em" 'ndas mec&nicas" necessitam de um meio material para se propagarem. 10emplo" som. 'ndas eletromagnticas" no necessitam de um meio material para se propagarem# propagam8se na presena ou aus3ncia de meio. 10emplo" radiao is el. As ondas em relao ao modo como se propagam classificam8se em" 'ndas trans ersais" a direo em que se deu a pertur(ao perpendicular ! direo de propagao da onda# como as ondas eletromagnticas. 'ndas longitudinais" se a direo em que se deu a pertur(ao coincide com a direo de propagao da onda# como o som. As ondas no transportam matria mas fa+em o transporte da energia. 1m qualquer tipo de ondas decorre sempre um inter alo de tempo entre a produo do sinal e a sua receo pelo que o modulo da elocidade da onda dado por"

v=

s t

1m que s e a distancia percorrida pelo pulso no inter alo de tempo It.

DW

Fsica e Qumica 1.* 'nda peri$dica @ma onda peri$dica resulta da propagao de pulsos iguais# emitidos em inter alos de tempo iguais. @ma onda peri$dica # pois# uma onda persistente# cu<as caractersticas se repetem no tempo e no espao.

A periodicidade no tempo de uma onda caracteri+ada pelo perodo. ' perodo# o inter alo de tempo decorrido entre dois pulsos consecuti os. A unidade SC o segundo

A periodicidade no espao de uma onda caracteri+ada pelo seu comprimento de onda. ' comprimento de onda# a dist&ncia a que se propaga a onda num perodo. J a menos distancia que separa duas partculas do meio de propagao que esto na mesma fase de oscilao. A unidade SC o metro. A amplitude# o m!0imo afastamento relati amente a posio de equil(rio. A unidade SC o metro. A frequ3ncia# o n9mero de oscila4es por unidade de tempo. :epende da frequ3ncia da fonte emissora. A unidade SC o -ert+.

@ma onda propaga8se a uam distancia igual ao seu comprimento de onda# durante um inter alo de tempo igual ao do perodo. A elocidade de propagao da onda

v=

s # ento pode ser escrita" t v=


1 como f =

T
v=f

1 # ento" T

G=

Fsica e Qumica 1.A Sinal -arm$nico e onda -arm$nica @m sinal -arm$nico resulta de pertur(a4es peri$dicas produ+idas quando a fonte emite pulsos sinusoidais ou -arm$nicos. @m sinal -arm$nico ou sinusoidal descrito matematicamente pelas fun4es seno ou cosseno. @m sinusoidal ou -arm$nico e0presso pela funo"

' = A sin ( t )
'nde" A8 P a amplitude de oscilao% \8 a elongao# o afastamento# em cada instante da fonte emissora em relao a posio de equil(rio% c8 a frequ3ncia angular de oscilao da fonte emissora. A frequ3ncia angular esta relacionada com a frequ3ncia da oscilao por

= 2 f
1 com o perodo por

2 T

A unidade SC da frequ3ncia angular o radiano por segundo. @ma onda -arm$nica a propagao no espao e no tempo de um sinal -arm$nico ou sinusoidal. @ma onda -arm$nica# como qualquer onda peri$dica apresenta" Periodicidade no tempo% Periodicidade no espao.

' perodo# a frequ3ncia e a amplitude de uma onda -arm$nica so determinados pelo sinal da fonte emissora.

G1

Fsica e Qumica *. ' som *.1 Produo e propagao de um sinal sonoro" onda mec&nica longitudinal ' som tem origem na i(rao de uma partcula do meio material el!stico. @m sinal sonoro propaga8se no meio em que se encontra a fonte emissora# gerando uma onda sonora. As caractersticas de uma onda sonora# a frequ3ncia e amplitude# so determinadas pelas da fonte sonora# isto # pela frequ3ncia e pela amplitude do sinal sonoro. 7a erdade# uma onda sonora resulta do mo imento i(rat$rio das partculas do meio circundante da fonte sonoro# pr$ e0emplos molculas de ar. 1ste mo imento comunicado Ts partculas i+in-as# que passam tam(m a i(rar. 's mo imentos i(rat$rios das partculas geram sucessi as +onas de maior densidade# as +onas de compresso 8 +onas de alta presso 8# e de menor densidade# as +onas de rarefao 8 +onas de (ai0a presso.

' som uma onda de presso# pois -! +onas de compresso e de rarefao do ar que ariam periodicamente no tempo e no espao. 7os meios gasosos normal caracteri+ar a onda sonora pelas aria4es de presso# uma e+ que so estas que permitem aos recetores .ou idos# microfones/ detetarem e identificarem um sinal sonoro. A diferena de presso designa8se por presso sonora e est! relacionada com a amplitude da onda sonora. As ondas sonoras so ondas longitudinais pois as sucessi as compress4es e rarefa4es ocorrem na direo de propagao. As partculas do meio oscilam na direo de propagao da onda. ' som uma onda mec&nica# pois s$ se propaga em meios materiais e # consequentemente# a Sua elocidade depende do meio de propagao.

G*

Fsica e Qumica 's sons distinguem8se atra s das seguintes caractersticas" A intensidade a energia que# na unidade de tempo# atra essa uma !rea unit!ria perpendicular T direo de propagao. P proporcional ao quadrado da amplitude da onda sonora. A intensidade permite distinguir um som fraco de um som forte. :uas ondas sonoras com diferentes amplitudes# mas com a mesma frequ3ncia# correspondem a sons com diferentes intensidades. a onda de maior amplitude corresponde um som mais forte. A altura depende# essencialmente# da frequ3ncia da onda sonora. A altura permite distinguir um som alto ou agudo de um som (ai0o ou gra e. :uas ondas com diferentes frequ3ncias e igual amplitude correspondem a sons com diferentes alturas. a onda de maior frequ3ncia corresponde um som mais agudo.

*.* Sons simples e comple0os" espectro sonoro @m som puro ou simples# como o emitido por um diapaso# tem uma frequ3ncia (em definida e um s$ comprimento de onda. A forma a funo seno ou cosseno# isto # uma onda -arm$nica. @m som comple0o# como o som emitido pela corda de uma iola# resulta da com(inao de sons puros. 7o uma onda sinusoidal com frequ3ncia (em definida. @m -arm$nico um som puro cu<a frequ3ncia um m9ltiplo inteiro de uma dada frequ3ncia# isto # da frequ3ncia do som fundamental.

GA

Fsica e Qumica ' tim(re resulta da com(inao do som fundamental e dos seus -arm$nicos. )onfere caractersticas especficas ao som de um dado instrumento musical. Permite# pois# distinguir dois sons com a mesma intensidade e com a mesma frequ3ncia# mas emitidos por diferentes instrumentos. ' espectro sonoro est! relacionado com as frequ3ncias sonoras e contempla no s$ os sons aos quais o ou ido -umano sens el# os sons aud eis# mas tam(m os infrassons e os ultrassons.

7o espectro sonoro -!# pois# que destacar A (andas de frequ3ncia" Sons aud eis# que correspondem a uma (anda de frequ3ncias compreendida entre os *= N+. som muito gra e/ e os *====N+ .som muito agudo/% Cnfrassons# que correspondem a uma (anda de frequ3ncias compreendida entre = e *=N+% @ltrassons# que correspondem a uma (anda de frequ3ncias superiores a *====N+.

GD

Fsica e Qumica Tema /- comunicao de informao a curtas dist5ncias% o microfone e o altifalante 1. )ampos magntico e eltrico e lin-as de campo 1.1 )ampo magntico e lin-as de campo magntico ' campo magntico uma regio do espao onde se manifestam as a4es de um man ou de uma corrente eltrica. Csto # um campo magntico pode ser criado quer por manes quer por correntes eltricas. ' etor campo magntico# ( # uma grande+a que caracteri+a# em cada ponto# o campo magntico. A unidade Si do campo magntico o tesla.2/. @m campo magntico pode ser isuali+ado atra s das lin-as de campo que# por con eco# comeam no p$lo norte e terminam no p$lo sul.

u r

+ro*riedades das lin&as de cam*o magntico As lin-as de campo magntico so em cada ponto tangentes ao etor campo magntico e t3m o sentido deste. )omo consequ3ncia apresentam as seguintes propriedades" Fec-am8se so(re si mesmas% 7unca se cru+am% So mais densas nas regi4es onde o campo magntico mais intenso% Saem do p$lo norte e entram no p$lo sul.

' campo magntico criado entre os ramos paralelos de um man em @ ou no interior de um solenoide# uma (o(ina# percorrido por uma corrente estacion!rio# um campo magntico uniforme. 7o campo magntico uniforme# o etor campo magntico# constante e as lin-as de campo so paralelas entre si.

GG

Fsica e Qumica 1.* )ampo eltrico e lin-as de campo eltrico A carga de pro a q colo no ponto P# T dist&ncia r da carga criadora# Q# do campo eltrico fica su(metida T fora uu r eltrica Fe . A grande+a que caracteri+a o campo eltrico num dado ponto e que igual a fora eltrica por unidade de carga designa8se pr$ etor campo eltrico ou campo eltrico em P# u r E.

uu r u r Fe = #E
A unidade SC de campo eltrico o olt por metro. aracter"sticas do vetor cam*o eltrico A intensidade do campo eltrico# no ponto P# tanto maior quanto maior for o m$dulo da carga criadora e quanto menor for a distancia do ponto a esta carga. P uma grande+a posicional# pois s$ depende da posio do ponto T carga criadora% ' campo criado por uma s$ carga um campo de foras atrati a sou repulsi as% P radial# pois tem direo do raio que passa pelo ponto. P centrpto se a carga criadora negati a e centrifugo se a carga criadora positi a

' campo eltrico criado por !rias cargas igual a soma etorial dos campos criados por cada uma das cargas. @m campo eltrico pode ser isuali+ado atra s das lin-as de campo. +ro*riedades das lin&as de cam*o eltrico

As lin-as de campo eltrico so# por definio# em cada ponto# tangentes ao etor campo eltrico e t3m o sentido deste.

GL

Fsica e Qumica )omo consequ3ncia apresentam as seguintes propriedades" Por cada ponto do campo passa somente uma lin-a de campo% 5epresentando um campo por um determinado n9mero de lin-as de campo# na regio onde a mesma !rea atra essada por um n9mero maior destas# o campo mais intenso% 7um campo criado por !rias cargas# as lin-as de campo comeam numa carga positi a e terminam numa carga negati a.

@m campo eltrico criado entre duas placas paralelas e condutoras com cargas de sinais opostos um campo eltrico uniforme. ' etor campo eltrico constante e as lin-as de campo so paralelas entre si# esto dirigidas da placa positi a para a negati a.

GR

Fsica e Qumica *. Fora eletromotri+ indu+ida *.1 Flu0o magntico atra s de uma ou de arias espiras condutoras ' flu0o magntico uma grande+a fsica que esta relacionada com o n9mero de lin-as de campo que atra essa uma determinada !rea e que# por definio# o produto da intensidade do campo magntico# pelo alor da !rea e pelo cosseno do &ngulo"

u r = ( A cos ( )
A unidade Si de flu0o magntico o Qe(er.H(/. ' flu0o magntico que atra essa uma espira pode ariar se se alterar" A intensidade do campo magntico% A !rea atra essada pelo campo magntico% ' &ngulo que o campo magntico fa+ com a espira.

' flu0o magntico que atra essa uma espira de !rea A# que se encontra num campo magntico de intensidade ( # pode ser positi o ou negati o # dependendo do sentido ar(itrado para a direo da normal T superfcie .cosF aria entre Z1 e 81/. )ontudo# " M!0imo quando a espira esta perpendicularmente ao etor campo magntico# pois FK= e cos=K1% 7ulo quando a espira esta colocada com a mesma direo do etor magntico# isto # FKW= e cosW=K=

u r

' flu0o magntico total # que atra essa uma (o(ina constituda por 7 espiras# todas iguais# igual ao produto do n9mero de espiras pelo flu0o magntico que atra essa cada uma delas"

t = &

GS

Fsica e Qumica *.* Cnduo eletromagntica Quando o flu0o do campo magntico que atra essa a superfcie delimitada por uma espira condutora aria no tempo# surge uma corrente eltrica na espira# que se designa por corrente indu+ida. 1ste fen$meno c-ama8se induo eletromagntica. A ariao do flu0o magntico <unto de um circuito pode surgir quando" Se mo e um man <unto a um circuito% Se mo e o circuito nas pro0imidades de um man% ' circuito deformado.

5epare8se que a ariao do flu0o magntico gera uma corrente eltrica T qual esta associado um campo eltrico# donde se conclui que as fontes de campo eltrico so no s$ cargas eltricas# mas tam(m campos eltricos ari! eis. 2anto o sentido como a intensidade da corrente eltrica indu+ida esto relacionados com a ariao do flu0o magntico que atra essa a !rea da superfcie delimitada pela espira .(o(ina/. ' sentido da corrente depende do sentido do mo imento do man# que in erte quando in erte o sentido do mo imento do man. A intensidade depende da rapide+ com que este mo imento se d!# ou se<a# a intensidade da corrente eltrica indu+ida tanto maior quanto mais r!pida for a ariao do flu0o magntico.

1m suma" um circuito percorrido por uma corrente eltrica ari! el cria uma corrente indu+ida ari! el noutro circuito que se encontre nas i+in-anas.

*.A ?ei de Farada\. Produo de eletricidade GW

Fsica e Qumica 7os terminais de uma (o(ine# onde se produ+ corrente eltrica atra s de induo eletromagntica# poss el medir uma ddp ou tenso# a qual denominada fora eletromotri+ indu+ida e representada por [. A fora eletromotri+ indu+ida e definida pela lei de Farada\. ?ei de Farada\ A %ora eletromotriz induzida a ta&a de variao do %lu&o magntico que atravessa uma espira ou espiras.

=
A unidade Si da f.e.m o olt.

A fora eletromotri+ a quantidade de energia que se transforma num gerador e que est! dispon el so(re a forma de energia eltrica.

A. Funcionamento de um microfone e de um altifalante de induo @m microfone constitudo por um imane fi0o# uma espira m$ el e uma mem(rana oscilante. @ma onda sonora (ate na mem(rana oscilante e p4e8a a i(rar# o que fa+ com que a espira m$ el se<a apro0imada e afastada do imane fi0o# i.e.# le a a que a espira ten-a um mo imento de ^ ai m_ relati o ao imane# o que fa+ com que ocorra uma ariao de flu0o magntico na espira. 1sta ariao de flu0o magntico cria uma fora eletromotri+ indu+ida com alores proporcionais aos alores dos deslocamentos da espira. Quanto maiores forem os deslocamentos da espira# maior ai ser o m$dulo da fora eletromotri+ indu+ida. Assim# um microfone# inserido num circuito# transforma ondas mec&nicas sonoras em corrente eltrica alternada. @m altifalante constitudo por um imane fi0o# uma (o(ina e uma mem(rana oscilante. A corrente eltrica alternada que produ+ida no microfone# fruto da fora eletromotri+ indu+ida# atra essa a (o(ina e esta# um solenoide# passa a ter um mo imento de ^ ai m_ relati amente ao imane fi0o# pro ocando a oscilao da mem(rana. Assim# o altifalante# inserido num circuito# transforma a corrente eltrica alternada em ondas mec&nicas sonoras# sendo a frequ3ncia da corrente alternada igual T frequ3ncia das ondas sonoras.

L=

You might also like