You are on page 1of 2

As situaes so diferentes, assim como as condutas dos professores, como tentarei expor.

Na primeira situao, a linguagem utilizada pelo aluno, embora no obedea s regras da norma padro, transmite a mensagem que o aluno queria passar e que seria compreendido pelo colega. A comunicao entre os colegas, portanto, no ficaria prejudicada. As impropriedades do aluno seriam v, em lugar de vou, na primeira frase; na segunda frase, houve a colocao procltica do pronome me e a ausncia de concordncia entre o pronome teus e o substantivo caderno. Todas essas impropriedades se enquadram na linguagem permitida na oralidade. Poder-se-ia dizer que o aluno retratou, na escrita, a forma como se comunica no cotidiano. Portanto, considerando a lngua como conjunto de signos que permitem a comunicao ou mesmo como forma de interao, seu uso pelo aluno no deve ser condenado, j que o objetivo da mensagem seria facilmente alcanado. A atitude do professor parece ter se baseado noutro paradigma, qual seja o de que a lngua um conjunto de normas gramaticais que devem ser seguidas. Quanto correo do texto escrito pelo aluno, a depender do contexto e da forma da correo, pode ser uma estratgia do professor para que seus alunos fixem o contedo. Precedida de uma explicao quanto s diferena da lngua e seus usos, a correo do texto, ou sua adaptao para linguagem formal pode ser mais um instrumento para fixar alguns conceitos sobre a norma padro. Lembro que, na dcada de noventa, havia um programa na TV Cultura, chamado Nossa Lngua Portuguesa, na qual o famoso Professor Pasquale analisava msicas e, invariavelmente, quando encontrava uma violao norma padro, fazia a correo, mas ressaltava que, naquele momento e naquele contexto, para os efeitos musicais, a letra da msica obedeceria mais oralidade que s restritas limitaes da gramtica normativa. Na segunda situao, alm dos erros gramaticais, de concordncia e de regncia, est presente o problema da finalidade e contexto da comunicao. Muito embora a Diretora possa perfeitamente compreender a mensagem do aluno, trata-se de uma comunicao oficial, que deve, por isso, obedecer s regras da norma padro. As impropriedades cometidas pelo aluno foram: ir no mdico em lugar de ir ao mdico, a abreviao de Porto Alegre, a grafia da palavra ezame em vez de exame, a falta de vrgula aps a palavra vem , a grafia de porisso em lugar de por isso, a falta de concordncia na expresso as falta e, por fim, a maneira informal de dirigir-se Diretora bem como o modo para dela se despedir. A conduta do professor, neste caso, foi a de sugerir alteraes e no a de corrigir o aluno. O aluno, mesmo sem a orientao do professor, conseguiria transmitir a mensagem diretora, o que reconhecido pelo professor. No entanto, a fim de treinar o aluno para as comunicaes oficiais, o professor sugere alteraes.

SITUAO 2 Um aluno escreveu uma carta Diretora da escola. Antes de entreg-la na direo, pediu sua professora de lngua portuguesa que conferisse sua redao. O texto da carta era o seguinte: Diretora: Tenho que ir no mdico em POA fazer uns ezames na semana que vem porisso vou ter que faltar aula por dois dias, depois trago o atestado do mdico para justificar as falta. Abrao.

Depois de ler o texto, a professora sugeriu-lhe que fizesse algumas alteraes na redao e tambm na forma de se dirigir ao destinatrio e despedir-se dele.

Considerando as noes de lngua e gramtica estudadas na Unidade A, comente a conduta do professor em cada uma das situaes, explicitando a concepo de linguagem e gramtica subjacente a essas prticas. Para apresentar o seu posicionamento, apresente argumentos consistentes e fundamentados teoricamente de acordo com a Unidade A. Voc deve, tambm, comentar a resposta de pelos menos outros dois colegas, como forma de se inserir em um ambiente de discusso. No entanto, reiteramos: s sero consideradas respostas fundamentadas no material da disciplina e/ou em outras referncias bibliogrficas relevantes para o tema.

You might also like