You are on page 1of 32

www.edireito.

net
Anlise e sntese dos 78 incisos do artigo 5 da Constituio Federal do Brasil e de suas principais idias, feita por Kamila Venuto de Souza e Gabriel Freitas Angst.

Art. 5o Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes:
O artigo 5 trata dos direitos e deveres individuais e coletivos que so objeto dos incisos I ao LXXVIII e pargrafos. Estes so, em suma, os princpios fundamentais hoje genericamente denominados Direitos Humanos. O Caput do artigo 5 garante o princpio da isonomia, assegurando aos brasileiros (natos e naturalizados) e aos estrangeiros residentes no pas os direitos nele elencados (h autores que afirmam que os turistas tambm tm os direitos do artigo 5, e o caput desse artigo estaria com falha de construo; h tambm quem diga que a Constituio quis dizer isso mesmo, e os turistas seriam protegidos por tratados internacionais [{3} Leonardo Martins]. O princpio da isonomia um princpio jurdico informador de toda a ordem constitucional. A igualdade pode ser formal ou material. Fala-se em igualdade formal [perante a lei] quando todos so tratados da mesma maneira (igualdade perante a lei), e em igualdade material [real; na lei] quando os mais fracos recebem um tratamento especial no intuito de se aproximar aos mais fortes.
O termo igualdade pode ser interpretado de duas formas: 1. a primeira no sentido de dar aos cidados as mesmas regras (todos so iguais perante Lei) sentido de Igualdade Formal; 2. o segundo no sentido de conceder a cada cidado a devida norma, prezando por suas diferenas e igualdades (Conceito Aristotlico de justia ) sendo este no sentido de Igualdade Material.

A legislao no pode diferenciar de forma arbitrria os indivduos, para tanto considera-se trs finalidades fundamentais: 1 - A limitao do legislador - O legislador est obrigado no exerccio de sua funo legislativa a respeitar o principio da igualdade no podendo por meio de leis diferenciar abusivamente e at mesmo arbitrariamente as pessoas; 2 - Limitao ao intrprete - Diz respeito principalmente autoridade pblica. Podemos citar como exemplo a limitao ao poder judicirio quando tribunais diferentes ao aplicar a mesma lei a fatos idnticos do diversas interpretaes aos casos concretos, neste caso caber recurso especial para o STJ garantir o principio da igualdade; 3 - Limitao aos particulares - Os particulares em suas relaes devem respeitar o princpio da igualdade, impedindo que faam discriminaes abusivas, para tanto podero responder pelos seus atos, como por exemplo: responder por danos morais ou constrangimento ilegal, etc. So caractersticas dos direitos fundamentais: a) historicidade: tiveram origem no Cristianismo; b) universalidade: so destinados a todos os seres humanos; c) limitabilidade: no so absolutos. Dois direitos fundamentais podem se chocar, hiptese em que o exerccio de um implicar a invaso do mbito de proteo de outro. Nesse caso, exigese um regime de cedncia recproca; d) concorrncia: podem ser acumulados (um mesmo titular pode ter diversos direitos); e) irrenunciabilidade: os indivduos no podem dispor desses direitos; f) inalienabilidade; g) imprescritibilidade: no h perda pelo no-exerccio;
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 1

preciso lembrar que os direitos fundamentais no so apenas os numerados pelo Ttulo II da Constituio, podendo ser encontrados esparsamente. E, por fim, no esquecer que, segundo o artigo 60, 4 da Constituio Federal, todos os direitos e garantias individuais (o artigo 5 por completo) so clusulas ptreas, sem prejuzo das demais enumeradas. Completa ainda o caput a garantia da inviolabilidade do direito vida (o Estado dever promover todas as aes necessrias sade das pessoas, criando e mantendo hospitais, por exemplo), o princpio da liberdade, o princpio do direito segurana (segurana contra assaltos, contra o desemprego, etc.) e o direito propriedade, onde a Constituio fornece alicerces para o desenvolvimento econmico e social do pas.

I homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio;


Tambm faz parte do princpio da igualdade. Refora o princpio da isonomia, no qual todos so iguais perante a lei sem distino de qualquer natureza, mas dessa vez com enfoque na igualdade entre os sexos. Com relao a esse princpio, ele baseado no artigo 3, IV (afastamento de qualquer forma de discriminao) e firma, por exemplo, o artigo 7, XXX (proibio da diferena de salrios para a mesma funo, por motivos de sexo, idade, cor ou estado civil). Nota-se influncias tambm no artigo 5, XLVIII.

II ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei;
V-se aqui a enunciao de um princpio basilar do Estado de Direito: o Princpio da Legalidade, ou seja, somente a letra da lei pode impor obrigaes ou dispensas. Alguns atos administrativos, no entanto, possuem fora de lei quando nos obrigam determinados procedimentos (apresentar determinados documentos pessoais, requerimentos, ou ento obedecer a regulamentos de rgos pblicos). Embora determinados atos administrativos, como decretos e portarias, tambm obriguem os cidados, em ltima anlise, isto s possvel porque alguma lei permite.

III ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;


Decorre do direito vida. A lei 9.455/97 define em seu artigo 1 o que tortura: Art. 1 Constitui crime de tortura: I - constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causando-lhe sofrimento fsico ou mental: a) com o fim de obter informao, declarao ou confisso da vtima ou de terceira pessoa; b) para provocar ao ou omisso de natureza criminosa; c) em razo de discriminao racial ou religiosa; II - submeter algum, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violncia ou grave ameaa, a intenso sofrimento fsico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de carter preventivo.
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 2

Tratamento degradante o que humilha e diminui a pessoa diante dos olhos dos outros, e dos prprios olhos. Tratamento desumano o aplicado com intenso sofrimento fsico ou mental, sem que tenha um propsito claro, sem haver uma motivao aparente. As garantias trazidas no inciso III do artigo 5 so valores individuais superiores a qualquer interesse coletivo.

IV livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato;


A liberdade manifestao constitui um direito fundamental do cidado, manifestao esta que se externa de diversas formas oralmente, por escrito, entre outras. Porm, tais liberdades pblicas no se do de maneira absoluta e incondicionada, havendo limites que impossibilitam manifestaes de contedo imoral e que venham a implicar qualquer ilicitude. Alm disso, vedado o seu anonimato, cuja finalidade consiste em prevenir mensagens apcrifas (suposta, secreta); de cunho calunioso, injurioso, difamatrio. A vedao ao anonimato, nada mais do que uma garantia incolumidade dos direitos de personalidade como a honra, a vida privada, a imagem e a intimidade, visando desta maneira, inibir o abuso cometido no exerccio de manifestar seu pensamento e sua possvel responsabilizao, a posteriori, civil ou criminal.

V assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem;
Esse inciso est relacionado com a atividade da imprensa e com os limites liberdade de expresso. Resposta proporcional ao agravo seria, por exemplo, publicao de resposta ou retificao na mesma pgina de veculo impresso, com destaque, dimenses (...) idnticos ao escrito ofensivo e em edio com tiragem normal (art. 20, 1, Nova lei de imprensa).
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 3

Importante observar tambm a previso de indenizao por dano material (leso concreta que afeta um interesse relativo ao patrimnio da vtima), moral (O dano moral aquele que traz como conseqncia ofensa honra, ao afeto, liberdade, profisso, ao respeito, psique, sade, ao nome, ao crdito, ao bem estar e vida, sem necessidade de ocorrncia de prejuzo econmico) e dano imagem (aqueles que denigrem, atravs da exposio indevida, no autorizada ou reprovvel, a imagem das pessoas fsicas, bem como a utilizao indevida do conjunto de elementos como marca, logotipo ou insgnia, entre outros, das pessoas jurdicas). A imagem pode ser de dois tipos: a retrato, que literalmente o aspecto fsico da pessoa; e a atributo, que corresponde exteriorizao da personalidade do indivduo, a forma como a pessoa vista socialmente. Quanto sua violao, tanto a sua utilizao indevida quanto o desvio de finalidade de seu uso autorizado caracterizam-na.

VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma de lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias;
A Constituio Federal de 1988 consagra como direito fundamental a liberdade de religio, prescrevendo que o Brasil um pas laico. Com essa afirmao se quer dizer que, consoante a vigente Carta Magna, o Estado deve se preocupar em proporcionar a seus cidados um clima de perfeita compreenso religiosa (regime de tolerncia), abolindo a intransigncia e o fanatismo. Deve existir uma diviso muito acentuada entre o Estado e a Igreja (religies em geral), para que possa ser garantido o livre exerccio de todas as religies. A Constituio assegura a todos escolher livremente a crena e a ideologia poltica ou filosfica que quiserem. a chamada liberdade interna, tambm conhecida por liberdade subjetiva ou liberdade moral. Quando esse direito se exterioriza, com a expresso da crena atravs do culto, por exemplo, estamos diante da liberdade objetiva, que tambm resguardada pelo Estado. Evidentemente esta liberdade no absoluta: pela interpretao sistemtica, ela se mantm at onde inicia a liberdade do outro. No se pode, por exemplo, fazer pregaes s duas horas da manh, pois isso interfere no direito de intimidade e privacidade do outro. Outro ponto relevante do atual texto constitucional o afastamento de conscincia e crena, para se protegerem ambas. , esta sem dvida, a melhor tcnica, pois a liberdade de conscincia no se confunde com a de crena. Em primeiro lugar, porque uma conscincia livre pode determinar-se no sentido de no ter crena alguma por exemplo, a liberdade de conscincia de ateus e agnsticos (doutrina que declara o esprito humano incompetente para conhecer o absoluto), a que dada proteo jurdica. Em segundo, a liberdade de conscincia pode apontar para uma adeso a certos valores morais e espirituais que no passam por sistema religioso algum. Exemplo disto so os movimentos pacifistas que, embora tendo por centro um apego paz e o banimento da guerra, no implicam uma f religiosa prpria. Assim, o inciso VI, do art. 5 traz uma garantia imprescindvel em relao aos assuntos concernentes religio, corolrio de tempos de intolerncia e desrespeito religioso.

Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 4

VII assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva;
Garantia ao cidado do direito de assistncia religiosa em entidade civis, como por exemplo nos hospitais, e militares, alm de garantir o acesso dos religiosos, s dependncias internas dos referidos estabelecimentos, mediante identificao, quando solicitado.

VIII - ningum ser privado de direitos por motivos de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximirse de obrigaes legais a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei;
comum, no caso de algumas religies, alegar-se escusa de conscincia (proibio do exerccio de alguma atividade em virtude da opo religiosa) para a dispensa do servio militar, obrigatrio para todas as pessoas do sexo masculino com 18 anos de idade. Nesses casos, deve ento a autoridade competente conceder uma prestao alternativa (fixada em lei), aonde, ao invs do treinamento militar, que contraria determinada religio, o indivduo preste algum outro servio (p.ex. servios comunitrios, execuo de servios bancrios, etc.). Assim, dada a garantia constitucional, o cidado deve cumprir o dever alternado, sob pena de perder seus direitos polticos e deixar de ser um cidado, isto , no poder mais votar ou ser votado em uma eleio o que em um pais democrtico como o Brasil algo muito grave. Um cuidado se deve ter: s se pode alegar escusa de conscincia quando a obrigao legal a todos imposta permitir uma prestao alternativa, ou seja, quando esta estiver prevista em lei. Caso contrrio, ela no poder ser alegada. Quem presencia um crime, por exemplo, no pode dizer ao juiz que no pode testemunhas por razes de conscincia no h ato que substitua o depoimento dessa pessoa e, portanto, no h prestao alternativa que possa ser aplicada, acarretando ao individuo a perda de seus direitos polticos.

IX livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena;
Eis o direito de liberdade de expresso intelectual, artstica, cientfica e de comunicao. A liberdade no pode ser interpretada de forma extrema, encontrando a sua justa medida de conteno na esfera jurdica do outro. Conforme julgado de HC do STF, as liberdades pblicas no so incondicionadas, de forma que devem ser exercidas de maneira harmnica, observados os limites definidos na prpria Constituio (CF, art. 5, primeira parte do 2). Assim, o preceito fundamental de liberdade de expresso no consagra o direito incitao ao racismo, dado que um direito individual no pode constituir-se em salvaguarda de condutas ilcitas, como sucede com os delitos contra a honra. h prevalncia dos princpios da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurdica. Esse inciso tambm veda expressamente a censura, de forma que, pacfico est que a censura foi definitivamente abolida do nosso sistema legal.

X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;
Nos dias de hoje, onde a tecnologia faz com que a informao prepondere, as Cartas Polticas vm buscando proteger o cidado de devidas intromisses, impedindo a invaso rea intangvel de sua personalidade, no que diz respeito ao direto de privacidade, protegendo os bens jurdicos da intimidade, da vida privada, da honra, da imagem e, at mesmo, o que se tem denominado de direito de estar s (no ser invadido na personalidade). O inciso X, do art. 5, oferece guarida ao direito reserva da intimidade, assim como ao da vida privada. Consiste na faculdade que tem cada individuo de obstar a intromisso de estranhos na vida privada e familiar, assim como de impedir-lhes o acesso a dados sobre a privacidade de cada um, e tambm de impedir que sejam divulgadas informaes sobre esta rea de manifestao existencial do ser humano. Assim, o homem detm direitos sobre si e sobre suas projees na sociedade, em categoria jurdica, permitindo a manuteno e desenvolvimento de suas potencialidades individuais e sociais, na consecuo das respectivas metas e contnuo aperfeioamento. De conseguinte, a leso
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 5

provocada "contra ius" esfera de outrem, tem-se a noo de dano no mbito jurdico, que pode ser material ou moral, conforme o efeito produzido no ofendido.

XI a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial;
Esse artigo consagra a inviolabilidade do domiclio. Porm, a terminologia casa mais ampla que domiclio, razo pela qual foi utilizada na Constituio. Ela inviolvel, de forma que ningum pode entrar nem sem consentimento do morador, salvas as hipteses de flagrante delito, desastre, prestao de socorro e por determinao legal, durante o dia. Nos casos de urgncia, como estado de flagrncia, permitida a entra mesmo no perodo noturno (inclusive afasta a exigncia de mandado judicial). Deve se considerar casa como o prprio imvel que serve para residncia do indivduo. Os trailers que servem como residncia esto protegidos. Segundo o STF, o conceito de casa abrange: a) qualquer compartimento habitado; b) qualquer aposento ocupado de habitao coletiva; c) qualquer compartimento privado onde algum exerce profisso ou atividade (rea interna no acessvel ao pblico);

XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo no processo penal;
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 6

O direito assegurado neste inciso reflexo do direito de intimidade. A inviolabilidade das correspondncias e demais comunicaes telegrficas absoluta, mas a das comunicaes telefnicas no, sendo permitido colocar escutas e gravar conversas telefnicas, desde que haja ordem judicial neste sentido ou quando feita por um dos interlocutores da conversa (excludente de antijuricidade), e apenas com finalidade de investigao criminal ou de instruo no processo penal. A garantia que a Constituio d, at que a lei o defina, no distingue o telefone pblico do particular, ainda que instalado no interior de presdio, pois o bem jurdico protegido a privacidade das pessoas, prerrogativa dogmtica de todos os cidados. importante notar que a redao do inciso XII restritiva, ou seja, pelo que descrito no texto legal, no permitida a escuta telefnica, por exemplo, para instruir um processo civil. Assim, cabe apenas para ... fins de investigao criminal ou instruo no processo penal..

XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer;
a garantia a liberdade para exerccio de qualquer profisso ou ofcio, vedando ao Estado a limitao laboral, de forma que todos possam se orientar por suas vocaes, desejos e necessidades, mas desde que a opo no revele transgresso a qualquer norma proibitiva. A importncia dessa norma que ela assegura que no o Estado que determina a profisso, mas o homem e as suas aptides, necessidades e convenincias.

XIV - assegurado a todos o acesso a informao e a resguardo de sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional;
A Constituio assegura dois princpios no inciso XIV do art. 5: o da informao e do sigilo da fonte. O direito de informao contm um trplice alcance: direito de informar, o de se informar e o de ser informado. Tal garantia, quando violada, possui uma ao especifica para proteger os indivduos: o habeas data.
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 7

J o resguardo da segunda garantia abordada no inciso, vem com a necessidade do exerccio da atividade jornalstica. O sigilo da fonte indispensvel para o xito de certas investigaes jornalsticas, permitindo a ampla apurao dos fatos comprometedores (direito regulamentado pela Lei n. 5.250/67, art. 71).

XV - livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;
Essa norma assegura o direito de locomoo a todas as pessoas, de livremente ir e vir no territrio nacional, em tempos de paz, sem qualquer limitao ou empecilho. Alm da pessoa, vale tambm a garantia para os bens, desautorizando qualquer lei que impea a livre circulao de bens legitimamente adquiridos. Essa liberdade garantida pelo Habeas Corpus.

XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido o aviso prvio autoridade competente;
As liberdades de expresso coletiva (pressupem uma pluralidade de pessoas para ser exercido) so modalidades de direitos individuais (pertencem ao individuo), abrangendo o direito de reunio e o direito ou a liberdade de associao. No inciso XVI do art. 5, apenas tratado o direito de liberdade de reunio. A liberdade de reunio deve ser entendida como o agrupamento de pessoas, organizado, de carter transitrio, com uma determinada finalidade. Em locais abertos ao pblico devem ser observados alguns requisitos: a) reunio pacifica, sem armas; b) fins lcitos; e c) aviso prvio autoridade competente (atende a uma necessidade administrativa, sua finalidade evitar a frustrao de outra reunio previamente convocada para o mesmo local). importante salientar que o aviso prvio no deve ser confundido com a autorizao do Poder Pblico. A reunio em locais fechados garantida pelo Texto constitucional de forma implcita, podendo ser exercida de forma absoluta, sem exigncia de aviso prvio autoridade competente. O direito de passeata tambm assegurado pela Constituio, pois nada mais do que o exerccio do direito de reunio em movimento.

Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 8

XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar;
Direito coletivo que se diferencia da liberdade de reunio pela durao e pela finalidade. A associao uma reunio estvel e permanente, que visa um fim comum. Associao paramilitar a que se destina ao treinamento de pessoas no manejo de armas, com objetivos ilcitos.

XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento;
O direito livre associao constitui uma garantia bsica de realizao pessoal dos indivduos na vida em sociedade. O direito constituio de associaes passa a ser livre e a personalidade jurdica adquire-se por mero ato de deposito dos estatutos, sendo vedada qualquer interferncia estatal em seu funcionamento. Tal vedao, contudo, no absoluta, pois se exige que a associao seja para fins lcitos, estando proibida, de qualquer forma, a que tenha carter paramilitar (que possui as caractersticas de uma fora militar; rgos particulares que se estruturam de forma anloga s Foras Armadas). No que toca formao da cooperativa, a Constituio assegura a sua liberdade de criao, condicionando-a observncia do disposto na lei. No possvel qualquer interferncia estatal no funcionamento das cooperativas aps terem sido legalmente constitudas. mister destacar tambm que o inciso XVIII, configura-se como norma de eficcia contida, na medida em que esta sujeita a restries a serem impostas pelo legislador ordinrio que limitem sua eficcia e aplicabilidade.

Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 9

XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado;
A decretao de dissoluo ou de suspenso de associaes s poder ser dada pelo Poder Judicirio, de forma que, se for o caso de dissoluo (mais grave), dever ter ocorrido o trnsito em julgado (quando no h mais recursos possveis contra a deciso). Dissoluo o trmino de uma associao, enquanto suspenso uma paralisao temporria das atividades da associao.

XX - ningum poder ser compelido a associar-se ou permanecer associado;


A hermenutica constitucional deste inciso permite consagrar trs garantias: o direito de adeso voluntria, sem autorizao ou constrangimento, a uma associao; a faculdade de desvincular-se espontaneamente, tambm sem constrangimento ou independente de autorizao; e, por fim de usufruir o status negativo de no se associar a nenhuma associao. Em outras palavras, nenhuma pessoa fsica ou jurdica, est obrigada a associar-se, nem a se filiar, vincular-se ou prestar conta a outra pessoa jurdica de direito privado. Porm, o fato de se exigir a filiao de determinados profissionais aos respectivos Conselhos Regionais (CREA, OAB, CRM, CRC, etc.), sob pena de exerccio ilegal da profisso, indica situao em que este inciso no aplicado.

XXI as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;
Com autorizao expressa dos filiados (como um mandado, por exemplo) uma associao tem legitimidade para mover um processo contra o Estado para obter benefcios que a eles faam jus, representando-os judicial ou extrajudicialmente. Um sindicato de trabalhadores, por exemplo, pode entrar, em nome de seus filiados, em negociao com o sindicato patronal para efetuar determinados acertos salariais (representao extrajudicial).

XXII garantido o direito de propriedade;


Em termos constitucionais, o direito de propriedade abrange qualquer direito de contedo patrimonial, econmico, tudo que possa ser convertido em dinheiro, alcanando crditos e direitos pessoais. A utilizao e o desfrute devem ser feitos de acordo com a convenincia social da utilizao da coisa (funo social da propriedade). O direito do dono deve ajustar-se aos interesses da sociedade e, em caso de conflito, o interesse social pode prevalecer sobre o individual (ex.: em razo da funo social da propriedade prevista pela CF a desapropriao, para fins de reforma agrria, de uma propriedade rural improdutiva, com pagamento de indenizao em ttulos de divida agrria). O direito de propriedade importa em duas garantias sucessivas:
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 10

a) garantia de conservao: ningum pode ser privado de seus bens fora das hipteses previstas na CF. b) garantia de compensao: caso privado de seus bens, o proprietrio tem o direito de receber a devida indenizao, equivalente pelos prejuzos sofridos (desapropriao). A garantia estende-se desde os bens imveis (terrenos, casas, empresas, fazendas, etc.), aos bens mveis (veculos, jias, objetos de arte), at os bens imateriais (direitos autorais, etc.). No entanto, essas garantias esto submissas aos preceitos restritivos previstos nos incisos seguintes.

XXIII a propriedade atender a sua funo social;


A propriedade poder ser urbana ou rural. Assim, a funo social da propriedade urbana ser cumprida quando se atende s exigncias do Plano Diretor (instrumento de poltica urbana) e, em relao s propriedades rurais, sua funo social est definida no art. 186 da Constituio, quando define, por exemplo, que elas devem atender o aproveitamento racional e adequado.

XXIV a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;
Desapropriao a transferncia compulsria da propriedade de um bem de uma determinada pessoa para o Estado, em razo da necessidade (desapropriao indispensvel para a realizao de uma atividade essencial do Estado) ou utilidade pblica (embora no imprescindvel, conveniente para a realizao de uma atividade estatal) ou interesse social (desapropriao conveniente para o progresso social, para o desenvolvimento da sociedade, em razo da justa distribuio da propriedade ou da adequao a sua funo social). A indenizao consiste no pagamento de uma importncia que recomponha o patrimnio da pessoa desapropriada. justamente a indenizao que distingue a desapropriao do mero confisco, da simples transferncia da propriedade particular para o Estado, sem qualquer recomposio do patrimnio individual. A indenizao deve atender determinadas exigncias constitucionais para ser vlida: 1. Justa: deve ser feita de forma integral, reparando todo o prejuzo sofrido pelo particular. 2. Prvia: o pagamento deve ser feito antes do ingresso na titularidade do bem 3. Em dinheiro: o pagamento deve ser feito em moeda corrente e no em ttulos para pagamento futuro e de liquidez incerta, salvo disposto na lei. Entretanto, para tais exigncias existem algumas excees, previstas ao final do inciso XXIV: - Desapropriao para reforma urbana (desapropriao-sano): o pagamento pode ser feito em ttulos de divida pblica de emisso previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de dez anos. - Desapropriao para reforma agrria: o pagamento pode ser feito em ttulos de divida agrria, resgatveis no prazo de at vinte anos. - Iminente perigo pblico (requisio): a CF autoriza que a autoridade pblica utilize qualquer propriedade particular, mediante o pagamento de posterior indenizao, se houver dano.

XXV no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano;
No caso desse inciso, o direito de posse da propriedade privada passar temporariamente para o Estado, mas no haver alterao de domnio. Esta uma previso de restrio ao direito de propriedade (requisio administrativa ou utilizao de propriedade alheia). a utilizao de bens ou servios particulares coativamente pelo Poder Pblico, para a execuo de obras, servios ou atividades pblicas ou de interesse pblico.
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 11

A requisio poder implicar perda irrecupervel. Se houver dano, caber indenizao ulterior/posterior. Embora o inciso preveja caso iminente de perigo pblico, h outras formas de requisio administrativa que so efetuadas sem a necessidade desse perigo presente, como nos casos da Justia Eleitoral, que pode requisitar um prdio particular a fim de nele realizar as eleies, ou da Prefeitura Municipal, que pode requisitar a instalao de uma placa, com nome de rua, na parede do imvel do particular.

XXVI a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;
A pequena propriedade rural foi considerada bem de famlia, insuscetvel de penhora, ficando a salvo de execuo por dividas decorrentes da atividade produtiva. A penhora o ato judicial pelo qual so apreendidos os bens do devedor para que por eles seja pago ao credor o que lhe devido. Assim, este inciso protege o pequeno agricultor que poderia perder sua propriedade em virtude do no-pagamento dos emprstimos que fez para o plantio. Destarte, para que a propriedade no seja objeto de penhora, ela dever ser pequena e trabalhada pela famlia, alm disso, a divida dever ser contrada em funo da atividade produtiva. O favor constante neste inciso no abrange dividas fiscais, pelo que poder ser efetuada a penhora em decorrncia do no-pagamento de tributos. Diz ainda o legislador que o pequeno produtor rural dever receber recursos previstos em lei que financiem o seu desenvolvimento. Trata-se de uma preocupao do constituinte com a fixao do pequeno produtor rural e sua famlia na terra em que trabalham.

XXVII aos autores pertence o direito exclusivo publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

de

utilizao,

O direito do autor de explorao exclusiva de sua obra vitalcio, conforme a lei 5988/73. Perdura tambm por toda a vida de seus herdeiros, se esses forem filhos, pais ou cnjuges. Os demais sucessores do autor gozaro de direito patrimonial pelo perodo de 60 anos. Esgotados os prazos, a obra cai no domnio pblico, de forma que seu uso passa a ser inteiramente livre.

XXVIII so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem os criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas;
No inciso XXVIII, alnea a, nota-se uma mistura generalizada de conceitos: direito autoral (obras coletivas) funde-se com direitos de personalidade (imagem e voz), que por sua vez desembocam no chamado direito de arena. O direito de arena (previsto no final do dispositivo) consiste na faculdade, pertencente s entidades de prtica desportiva, de negociar a imagem coletiva do espetculo, e a obrigao que elas possuem de, salvo expresso em acordo em sentido contrrio, repassar aos atletas um quinto do valor comercializado. Tal direito foi confirmado pela Lei 9.615/98 (Lei Pel) como instituto exclusivo do Direito Desportivo. J na alnea b do mesmo inciso, a Constituio vem assegurando direitos aos que contribuem para uma maior divulgao de obras intelectuais. So artistas, intrpretes e produtores, pessoas que participaram da elaborao de obras coletivas, como novelas e semelhantes. Assim, quem de alguma forma colaborou na composio de uma produo dever ser contemplado com uma porcentagem no lucro sobre a obra.

XXIX a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 12

industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas;
Esse o direito de obter a patente de propriedade do invento, tendo-se o direito de sua utilizao exclusiva, mas apenas temporariamente. A lei ordinria o regular, de forma que ele no ser perptuo. o privilgio da inveno industrial.

XXX garantido o direito de herana;


Uma decorrncia do direito de propriedade ( a propriedade se perpetua atravs da herana), elevada condio de direito constitucional, a possibilidade da transferncia dos bens de uma pessoa falecida a seus herdeiros e legatrios. O direito das sucesses est regulamentado pelo Cdigo Civil nos arts. 1784 a 2027. Ao assegurar o direito de herana, a Constituio impede que o Estado se aproprie dos bens do falecido quando no forem encontrados herdeiros diretos logo aps sua morte. Isso acontece principalmente em relao aos bens de pessoas idosas que no providenciaram um testamento, vivem sozinhos ou reclusos, no dando sinais de possurem parentes prximos. Normalmente publicam-se editais em jornais de grande circulao, promove-se uma investigao da vida do falecido ate que se encontrem parentes habilitados a receberem seus bens.

XXXI a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus;
Quando a sucesso incidir sobre bens do estrangeiro situados no Brasil, aplicar-se- sempre a lei que for mais favorvel aos filhos ou cnjuge brasileiros.

XXXII o Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor;


Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Equipara-se ao consumidor a coletividade de pessoas, ainda que de pessoas indeterminveis, que participe das relaes de consumo, assim como as vitimas que tenham experimentado leso em razo de anterior relao de consumo. Em face da atual Constituio, para conciliar o fundamento da livre iniciativa e do principio da livre concorrncia com os de defesa do consumidor e da reduo das desigualdades sociais, em conformidade com os ditames da justia social, pode o Estado regular a poltica de preos de bens e servios, diante da abusividade decorrente do poder econmico que visa ao aumento arbitrrio dos lucros. Na esfera do Poder Legislativo o Estado deve formular normas que garantam sua proteo, atualmente vige a Lei n. 8.078/90; no mbito do Poder Executivo, deve diligenciar para que sejam efetivadas polticas de atendimento e preveno, inclusive por meio dos Procons; e na esfera do poder Judicirio, deve garantir ao lesado amplo acesso a Justia, o que hoje buscado por meio dos Juizados Especiais Civis e dos Juizados do Consumidor.

XXXIII todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado;
O direito de acesso s informaes pblicas e privadas est protegido nesse inciso, a fim de que haja transparncia dos atos administrativos. O inciso regulamentado por uma lei, e o prazo de 15 dias. parte do princpio da publicidade administrativa. A violao dessa regra passvel de impetrao de mandado de segurana e, caso a caso a demora da administrao cause prejuzo ao requerente, pode esse buscar reparao do prejuzo pela via judicial. A ressalva da lei se orienta para os casos que seu sigilo so imprescindveis segurana da sociedade e do Estado. Porm, A prtica demonstra que h casos em que informaes relevantes
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 13

e disposio de rgos pblicos so omitidas da sociedade, sob o argumento do sigilo, como o caso de financiamentos feitos pel o banco federal de investimento.

XXXIV so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra a ilegalidade ou abuso de poder; b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimentos de situaes de interesse pessoal;
A petio presente em todas as Constituies brasileiras - trata do direito pleitear, de formular pedidos para a Administrao Pblica em defesa de direitos prprios ou alheios, bem como de formular reclamaes contra atos ilegais e abusivos cometidos por agentes do Estado. Pode ser exercido por qualquer pessoa, fsica ou jurdica, nacional ou estrangeira, maior ou menor, tendo o rgo pblico o dever de prestar os esclarecimentos solicitados. A CF assegura a gratuidade do exerccio desse direito, o termo taxa (empregado no inciso) foi utilizado em sentido amplo, proibindo a cobrana de qualquer importncia, a que titulo for ( taxa, tarifa ou preo pblico), que possa obstar ou dificultar seu exerccio. J a certido consiste no documento expedido pela Administrao Pblica, comprovando a existncia de um fato e gozando de f pblica at prova em contrrio. Direito de certido o de obter do Estado esse documento para a defesa de direitos ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal. A CF tambm assegura o exerccio do direito de certido independente de pagamento de taxa. No entanto, no caso de qualquer outra certido sem os objetivos especficos (defesa de direito ou esclarecimento de interesse pessoal), admite-se a cobrana de um preo pblico que reponha o custo exigido para a confeco do documento pela Administrao Pblica.

XXXV a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito;


Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 14

Esse inciso garante o direito de ao e, conseqentemente, o princpio da inafastabilidade da jurisdio. O direito de ao um direito pblico subjetivo do cidado. Importante notar que a o direito de ao : Abstrato [independe do resultado final]; Autnomo [embora vise proteger um direito material, no se confunde com este]; dirigida contra o Estado; Quanto inafastabilidade jurisdicional, toda jurisdio s pode ser executada pelo Poder Judicirio, sendo somente dele a prerrogativa de, quando provocado, dizer o direito aplicvel em cada fato concreto, solucionando um conflito de interesses. Tanto a leso quanto a ameaa de direito (que ocorre antes da concretizao da leso) devem ser apreciados, uma vez que, havendo plausibilidade de ameaa ao direito, o Poder Judicirio obrigado a efetivar o pedido de prestao judicial requerido pela parte de forma regular. Prevendo que cabe o controle judicial ocorrendo mera ameaa a direito individual, a Constituio est implicitamente autorizando ao Poder Judicirio interferir em atos da rbita administrativa.

XXXVI a lei no prejudicar perfeito e a coisa julgada;

direito

adquirido,

ato

jurdico

Estes institutos (direito adquirido, ato jurdico perfeito e coisa julgada) surgiram da necessidade de impedir a retroatividade das leis, obstando os seus efeitos onde h uma situao jurdica consolidada, tudo em prol da segurana jurdica, pois fere mortalmente o equilbrio moral e material do individuo se, depois de incorporado um direito ao seu patrimnio, houver a abrupta modificao do mesmo. O direito adquirido consiste na faculdade de continuar a extrair os efeitos de um ato ou continuar a gozar dos efeitos de uma lei pretrita mesmo depois de ter sido revogada. Assim, tal direito pode ser encarado como uma espcie de direito subjetivo definitivamente incorporado ao patrimnio jurdico do titular, j consumado ou no, porm exigvel na via jurisdicional. O ato jurdico perfeito aquele ato que se aperfeioou, que reuniu todos os elementos necessrios sua formao, debaixo da lei velha. O ato jurdico perfeito possui definio normativa presente no art. 6 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil:
Art.6 - a lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitado o ato jurdico perfeito, direito adquirido e a coisa julgada: 1 - reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou..

A coisa julgada divide-se em duas espcies: material e formal. A material a qualidade da sentena que torna imutveis e indiscutveis seus efeitos substanciais. Verifica-se aps o trnsito em julgado da deciso, ou seja, quando h impossibilidade de se manejar qualquer recurso. J a coisa julgada formal ocorre quando h impossibilidade de, no mesmo processo, voltar a ser discutida a deciso. Todavia, aquele que se encontra insatisfeito com a deciso ainda poder recorrer da deciso proferida. Entenda-se que a proteo constitucional aplica-se apenas a coisa julgada material. Por fim, importante frisar que a palavra lei foi empregada genericamente, em latu sensu, podendo significar dispositivo da Constituio ou de lei infraconstitucional.

XXXVII no haver juzo ou tribunal de exceo;


Esse inciso tem inequvoca relao com o princpio do juiz natural, mas h entendimentos de que com ele no se confunde [h quem ache que ele est ligado com o princpio, mas no o representa totalmente]. Quem sustenta essa posio, diz que o princpio do juiz natural est consagrado no inciso LIII, que diz que ningum ser processado nem julgado seno pela autoridade competente. Tribunal de exceo aquele constitudo em carter temporrio e/ou excepcional, presente mais comumente em estados ditatoriais. So eles tribunais que ferem o princpio da igualdade e da legalidade democrtica, onde as pessoas so julgadas, muitas vezes, sem que haja lei para o caso correspondente.
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 15

No deve se entender por tribunal de exceo aquele que no seja realizado pelo Poder Judicirio. O tribunal de exceo no se caracteriza somente pelo rgo que julga, mas, fundamentalmente, por no ser legitimado pela prpria Constituio para o regular exerccio da jurisdio.

XXXVIII reconhecida a instituio do jri, com organizao que a lei lhe der assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento de crimes dolosos contra a vida;
Tribunal do Jri aquele composto por um juiz de direito (que o seu presidente) e de sete jurados, que constituiro o conselho de sentena em cada sesso de julgamento. O servio do jri ser obrigatrio, devendo os jurados, escolhidos dentre os cidados de notria idoneidade, serem cidados maiores de vinte e um anos. Constitucionalmente so assegurados para as atividades do Tribunal do Jri: a) plenitude de defesa: o ru tem assegurado o exerccio irrestrito da sua defesa (autodefesa e defesa tcnica); b) sigilo das votaes: os jurados devem votar em segredo; c) soberania dos veredictos: somente os jurados podem dizer se procedente ou no a pretenso punitiva e essa deciso, em regra, insusceptvel de modificao pelos Tribunais. d) competncia para julgamento de crimes dolosos contra a vida: homicdios dolosos; infanticdio; auxilio, induzimento ou instigao ao suicdio e ao aborto; em suas formas tentadas ou consumadas. Alm dos crimes dolosos, competncia do Jri os crimes comuns que lhe so conexos. O jri no julga pessoas que gozam de foro privilegiado, ainda que pratiquem crimes contra a vida (salvo estabelecido em Constituio Estadual). A garantia constitucional do Tribunal do Jri esta prevista tambm nos arts. 443 a 438 do Cdigo de Processo Penal.

XXXIX no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal;
Eis o princpio da reserva legal. No sinnimo do princpio da legalidade, mas espcie dele. O princpio da legalidade estabelece a submisso e o respeito lei (art. 5, II); j o princpio da reserva legal, consiste em dizer que a regulamentao de determinadas matrias h de se fazer necessariamente por lei formal. O primeiro trata de lei em sentido amplo (constituio, leis ordinrias, leis complementares, resolues, etc...), enquanto o segundo refere-se especificamente emenda constitucional, lei complementar, etc, para regular determinado assunto. Se todos os comportamentos humanos esto sujeitos ao princpio da legalidade, somente alguns esto submetidos ao da reserva da lei (Alexandre de Moraes).

XL a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru;


O principio da irretroatividade da lei penal est previsto tanto na Constituio, quanto no Cdigo Penal, ao prescrever:
Art. 2 - ningum poder ser punido por fato que a lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria.

Esse princpio confere ao cidado a segurana de no ser punido, ou no ser apenado mais severamente, pelo cometimento de fatos que passaram a ser considerados crimes ou passaram a ter pena menos branda por uma lei posterior, isto , a lei penal mais severa no pode retroagir para alcanar fatos praticados anteriormente a sua vigncia. Esse postulado corresponde interferncia direta do principio da anterioridade da lei. Por outro lado, permitida a retroatividade da lei penal mais benfica. Assim, se uma lei nova incriminar algum fato (novatio criminis) ou agravar a pena, ser menos favorvel e no poder retroagir. Mas se a lei nova for mais favorvel de modo a eliminar uma incriminao (abolitio criminis), reduzir a pena ou de qualquer outra maneira beneficiar o ru, a lei poder retroagir para alcan-lo (retroatividade in mellius).
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 16

XLI a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais;
Discriminao o tratamento diferenciado no qual h prejuzo para uma das partes. Em relao a indivduos, definida como a classificao pejorativa em virtude de fatos de diversas naturezas a eles relacionados, os quais trazem a eles prejuzos de ordem moral e/ou material. Os atos discriminatrios de qualquer natureza so opostos cidadania e dignidade da pessoa humana, contrrios aos princpios e objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil.

XLII a prtica do racismo constitui crime inafianvel imprescritvel, sujeito a pena de recluso, nos termos da lei;

A Constituio Federal faz uma rigorosa proibio de qualquer forma de discriminao contra os direitos fundamentais e as liberdades fundamentais (direito de ir e vir, liberdade de pensamento, liberdade de culto etc.). No inciso XLII, a Carta Magna foi absolutamente rigorosa no sentido de proibir a prtica da discriminao racial, considerando um crime que no se admite o pagamento de fiana para o acusado aguardar o julgamento em liberdade (inafianvel) e poder o responsvel ser punido a qualquer momento ( imprescritvel) com a pena mais grave: recluso. A lei 7716/89 caracteriza o racismo como qualquer discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia (...). O art. 20 deste diploma ainda decreta Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional, pena de recluso de 1 a 3 anos e multa, ou seja, no pode haver dvida que tanto a prtica, como a simples defesa destas aes racistas, constituem crime de sria gravidade e devem ser punidos como tal.

XLIII a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 17

drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem;
Fiana vem de garantia (em dinheiro, por exemplo) prestada pelo ru, ou por algum para ele, a fim de poder defender-se em liberdade, nos casos em que a lei permitir. prestada perante a autoridade judicial ou policial. No caso desse inciso, os autores dos crimes mencionados devem permanecer presos at a sentena final do processo. A tortura pode ser tanto crime, como circunstncia agravante ou como qualificadora. Os crimes de trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, esto definidos na lei 11.343/06. Terrorismo a prtica de violncia que coloque em risco a incolumidade fsica de um nmero indeterminado de pessoas. Crimes hediondos so os mencionados na lei 8072/90, que foi parcialmente modificada pela lei 11464/07 no que diz respeito progresso de regime. A lei 11464/07 uma novatio legis in pejus, e no retroage para produzir efeitos em fatos anteriores a ela. Ela prev a possibilidade de progresso de regimes aps 2/5 da pena cumprida (pelo ru primrio) ou 3/5 (pelo ru reincidente).

XLIV constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico;
A Constituio Federal reservou a determinados crimes particular severidade repressiva, mas por sua prpria natureza as restries que estabelecem (ao de grupos armados, civis ou militares contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico) so taxativas: delas, no se podem inferir, portanto, excees a garantia constitucional, estabelecida sem limitaes em funo da gravidade dos crimes investigados.

XLV nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido;
a previso do princpio da pessoalidade das penas, na qual as penas nunca podero passar da pessoa do autor dos crimes. Porm, ele admite excees, como no caso do perdimento de bens ou da pena de confisco.

XLVI a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos;
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 18

O inciso XLVI, da atual CF, versa a respeito de temas que devero ser objeto de regulao da lei, como o principio da individualizao da pena, a privao ou restrio da liberdade, a perda de bens, a multa, a prestao social alternativa e a suspenso ou interdio de direitos. Pelo principio da individualizao da pena, entende-se que no deve haver a padronizao da sano penal, assim, para cada crime tem-se uma pena que varia de acordo com a personalidade do agente, meio de execuo e etc. A privao ou restrio da liberdade consiste na sano penal imposta pelo Estado, em execuo de uma sentena, ao culpado pela prtica de uma infrao penal. Vrias so as possibilidades dessa sano estatal: recluso, deteno, priso simples, e as demais que restringem direitos e liberdades dos indivduos infratores. A perda de bens ocorre com o confisco generalizado do patrimnio licito do agente (bens mveis, imveis ou de valores) para que seja revertido em favor do Fundo Penitencirio Nacional. Trata-se de uma pena principal substitutiva da privativa de liberdade imposta. A multa possui um carter reparatrio, mediante depsito judicial em favor da vitima e seus sucessores. O valor ser fixado de acordo com a extenso do dano e a capacidade econmica do agente, ficando a cargo do juiz buscar a justa medida entre ambos. A prestao social alternativa consiste na atribuio de tarefas ao condenado, junto a entidades sociais, hospitais, orfanatos e outros estabelecimentos congneres, em programas comunitrios ou estatais, ou em beneficio de entidades pblicas. E, por fim, a suspenso ou interdio de direitos trata de limitaes impostas ao agente infrator, tais como proibio do exerccio de cargo, funo ou atividade pblica, bem como de mandato eletivo; proibio do exerccio de profisso, atividade ou oficio que dependam de habilitao especial, autorizao ou licena do Poder Pblico; proibio de freqentar determinados lugares; e suspenso da autorizao ou habilitao para dirigir veculos.

XLVII a) de b) de c) de d) de

no haver penas: morte, salvo em caso de guerra declarada, nos t. artigo 84, XIX; carter perptuo; trabalhos forados; banimento;

Esse inciso probe expressamente: a) a pena de morte, tambm chamada de pena capital, no Brasil e na maioria dos pases da Amrica do Sul permitida apenas para certos crimes, mas que esto completamente fora da realidade cotidiana dos cidados. No nosso caso, a pena de morte permitida excepcionalmente em caso de guerra declarada. A pena de morte tratada pelo Cdigo Penal Militar. Ela prevista em casos de traio, favor ao inimigo, conspirao, fuga em presena do inimigo, desero em presena do inimigo, e etc. b) a pena perptua; c) a pena de trabalhos forados; d) a pena de banimento, que serve de mtodo de represso poltica, pelo qual um cidado perde direito nacionalidade de uma pas, passando a ser um aptrida;

Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 19

XLVIII a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, idade e o sexo do apenado;
A LEP (Leis de Execues Penais) enumera as instituies nas quais as penas podem ser cumpridas. Os presos cujas penas tm de ser cumpridas em regime fechado sero mantidos em unidades prisionais ou penitencirias. As penas a serem executadas em regime semi-aberto devem ser cumpridas em colnias industriais ou agrcolas. E os presos condenados cujas penas tm de ser cumpridas em regime aberto devem ser mantidos em uma "casa do albergado". Entretanto, em conformidade com o inciso XLVIII, do art. 5 da Constituio Federal, "a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado". Assim, as mulheres devem cumprir suas sentenas em estabelecimentos prisionais distintos, dispondo de berrios, onde possam cuidar de seus filhos. Devero tambm ser supervisionadas por agentes penitencirios femininos. J as pessoas com idade superior a 60 anos precisam ser acomodadas em uma instituio penal prpria e adequada a sua situao pessoal. Quanto natureza do delito, tem-se a diferenciao das penas que devero ser cumpridas em priso especial, diante das prerrogativas funcionais ou profissionais.

XLIX assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral;


Garantia de respeito individualidade, integridade fsica e moral do preso. Impe-se o respeito s suas crenas religiosas, aos cultos e aos preceitos morais do preso. O preso ter direito de ser chamado pelo seu nome. Diz a resoluo n14 de 11/11/04: Salvo razes especiais, os presos devero ser alojados individualmente.

Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 20

L s presidirias sero asseguradas condies para que possa permanecer com seus filhos durante o perodo da amamentao;
O dispositivo constitucional acima tem carter eminentemente humanitrio e trata-se de um desdobramento do princpio mais amplo de que a pena no pode passar da pessoa do ru. Para que a amamentao seja possvel, necessrio que as cadeias e presdios femininos dispensem condies materiais. A Constituio Federal e as leis infraconstitucionais (LEP- Art. 82, 2 e art. 89; ECA- Art. 9) asseguram esse direito e muito embora o dispositivo constitucional faa referncia a condies futuras que sero asseguradas, encerra, na verdade, um dispositivo de aplicabilidade imediata, pois as providncias nele referidas no chegam a exigir qualquer medida legislativa.

LI nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;
Extradio um ato de entrega que um Estado faz de um indivduo procurado pela Justia para ser processado ou para a execuo da pena, por crime cometido fora de seu territrio, a outro Estado que o reclama e que competente para promover o julgamento e aplicar a punio . um ato bilateral que visa cooperao internacional no combate ao crime. A extradio pode ser ativa (quando solicitada pelo Brasil) ou passiva (quando for solicitada ao Brasil por outro Estado). Como um dos requerimentos essenciais da extradio, est a necessidade de o crime no ser poltico. No poder ser extraditado tambm o que houver de responder, no Estado requerente, perante Tribunal ou Juzo de exceo. Apenas o brasileiro naturalizado poder ser extraditado, desde que obedecidas as condies desse inciso: a) em caso de crime comum praticado antes da naturalizao; b) em hiptese de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas.
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 21

A extradio do naturalizado condiciona-se prestao de compromisso de reciprocidade especfico por parte do Estado requerente.

LII no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio;


No caber extradio de estrangeiro acusado de crime poltico ou de opinio em seu pas de origem, pois essas acusaes muitas vezes podero estar ocultando verdadeira inteno de perseguio do individuo. importante saber que, ainda que haja delito comum envolvido, ser este absorvido pelo crime poltico, no ensejando extradio.

LIII ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente;
a consagrao do princpio do juiz natural, pelo qual todas as pessoas tm o direito de ser processado e julgado por pessoa devidamente investida no cargo, tendo sua competncia previamente estipulada pela Constituio Federal ou por lei , de forma que no dever haver juzes pr-constitudos nem tribunais de exceo. O juiz deve ser imparcial, e a autoridade deve propiciar igualdade entre as partes.

LIV ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;
O devido processo legal, versado no inciso LIV do art. 5, um postulado fundamental de todo o sistema processual. Significa o conjunto de garantias de ordem constitucional, que de um lado asseguram s partes o exerccio de suas faculdades e poderes de natureza processual e, de outro, legitimam a prpria funo jurisdicional. O devido processo legal a garantia de um processo justo, a garantia do acesso justia, que no se confunde com um simples acesso ao judicirio. Assim, nenhum individuo poder ser condenado a uma pena privativa de liberdade ou qualquer outra sem ter sua garantia constitucional do processo legal. Tal princpio se bifurca em dois aspectos: o contraditrio e a ampla defesa. O contraditrio a garantia da cincia bilateral dos atos e termos do processo, com a conseqente possibilidade de manifestao sobre os mesmos. E a ampla defesa a possibilidade de utilizao de todos os meios e recursos legais previstos para a defesa de seus interesses e direito em juzo.

LV aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 22

Assegura-se aqui os princpios do contraditrio e da ampla defesa. O contraditrio e a ampla defesa so garantias do cidado baseadas no princpio da igualdade, ou seja, ambos os princpios derivam de um outro: isonomia processual. "Por ampla defesa, entende-se o asseguramento que dado ao ru de condies que lhe permitam trazer para o processo todos os elementos tendentes a esclarecer a verdade ou mesmo de omitir-se ou calarse, se entender necessrio, enquanto o contraditrio a prpria exteriorizao da ampla defesa, impondo a conduo dialtica do processo(par conditio), pois a todo ato produzido pela acusao, caber igual direito da defesa de opor-se-lhe ou de dar-lhe a verso que melhor se apresente, ou, ainda, de fornecer uma interpretao jurdica diversa da que foi dada pelo autor".

LVI so ilcitos;

inadmissveis,

no

processo,

as

provas

obtidas

por

meios

Na CF/88, entre os direitos e garantias individuais, encontra-se referncia s provas ilcitas. So elas as obtidas com violao da intimidade, da vida privada, da honra, da imagem, do domicilio, e das comunicaes, salvo nos casos permitidos no inciso XII do art. 5. So as provas ilcitas espcie das chamadas provas vedadas, porque por disposio de lei que no podem ser trazidas a juzo ou invocadas como fundamento de um direito. Dentro dessa mesma linha de raciocnio, existem as chamadas provas ilcitas por derivao, ou seja, provas obtidas de forma lcita, porm a que a ela se chegou por intermdio da informao extrada de prova ilicitamente colhida. Assim, a prova ilcita por derivao fica maculada pela prova ilcita da qual derivou.

LVII ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria;
Esse inciso pertence ao Direito Processual Penal. o princpio da presuno de inocncia. Porm, muitos debates levaram a dizer que, da forma como foi redigido, esse verdadeiramente o princpio da desconsiderao prvia da culpabilidade, ou da no-culpabilidade. Houve discusso pois o texto da Declarao de Direitos do Homem e do Cidado diz todo o homem se presumir inocente, at que seja condenado, diferentemente do que diz nesse inciso (essa discusso traz duas correntes poltico-ideolgicas, no apenas uma questo semntica).

Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 23

LVIII o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei;
A identificao criminal no contexto constitucional significa o registro, guarda e recuperao de todos os dados e informaes necessrias para estabelecer a identidade do acusado. No inciso LVIIII do art. 5, percebe-se que a inteno do constituinte foi de evitar, o quanto possvel, a identificao criminal, apenas admitindo-a em casos excepcionais, onde se justificasse quer pela potencialidade ofensiva do delito imputado, quer pela ausncia de qualquer outra forma de identificao civil confivel. Assim, a regra geral a de que o civilmente identificado (aquele que j rena suas caractersticas que o distinga dos demais) no ser submetido identificao criminal, esta apenas ocorrera como ultima ratio, quando no sobrevier outra forma de individualizao do suspeito presumidamente inocente. Por se tratar de uma norma de eficcia contida, isto , norma cujos efeitos podem ser limitados por norma infraconstitucional, em 07 de dezembro de 2000 a Lei n 10.054 veio para regular a identificao criminal.

LIX ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal;
O que esse inciso trata a ao penal subsidiria da pblica. Ao penal a atividade que impulsiona a jurisdio penal. No direito brasileiro, as aes penais podem ser privadas (quando a iniciativa for do ofendido) ou pblicas (quando a iniciativa for do Ministrio Pblico, iniciada atravs da denncia). Quando o crime for de ao pblica, e o representante do Ministrio Pblico se omitir, ou for negligente, o ofendido pode propor uma ao penal subsidiria da pblica.

LX a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais ou o interesse social o exigirem;
Impera no ordenamento jurdico brasileiro o Principio da Publicidade dos Atos Processuais, que, via de regra, so pblicos, constituindo exceo o sigilo. Assim, excepcionalmente correm em segredo de justia os processos em que o exigir o interesse pblico, bem como aqueles que dizem respeito a casamento, filiao, separao dos cnjuges, converso em divorcio, alimentos e guarda de menores. Nesses casos, a audincia realiza-se a portas fechadas.

LXI ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 24

A priso s pode ser efetivada em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de uma autoridade judiciria competente (juiz). A exceo a essa regra est nos casos de transgresso militar, durante o estado de stio e no caso de recaptura do evadido.

LXII a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada;
O inciso LXII do art. 5 trouxe uma verdadeira agitao no ordenamento jurdico, principalmente no que tange ao processo penal. Isso porque com o advento da CF de 1988, o preso no pode mais ficar incomunicvel, o artigo do CPP que permitia a incomunicabilidade do preso, na fase de inqurito policial, foi revogado pela CF. Qualquer restrio liberdade da pessoa constitui medida de excepcionalidade, somente permitida em casos especiais, tais como os que autorizam a priso preventiva, temporria ou em flagrante.

LXIII o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado;
A priso e o local onde o preso se encontra devem ser informados imediatamente ao juiz competente, famlia do preso ou pessoa por ele indicada. O instituto da incomunicabilidade do preso, outrora permitido, no mais aceito no nosso ordenamento jurdico. O preso tambm dever ser informado de seus direitos, entre eles o de ficar em silncio, ou pedir para conversar com seu advogado.

LXIV o preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial;

Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 25

O preso tem direito de saber os nomes de quem o mandou prender e o nome de quem fez o interrogatrio na policia. Desta garantia decorre o dever de identificao da autoridade, vedado o anonimato, pois, neste caso, o objetivo impedir ou, pelo menos, coibir as arbitrariedades e ilegalidades no ato da priso ou do interrogatrio, possibilitando a responsabilidade por eventuais abusos.

LXV a priso judiciria;

ilegal

ser

imediatamente

relaxada

pela

autoridade

O juiz, ao verificar a ilegalidade da priso, dever relax-la, ou seja, de imediato mandar soltar o acusado, sendo dispensvel parecer do membro do Ministrio Pblico. Priso ilegal aquela que no foi feita em flagrante nem ordenada pelo juiz.

LXVI ningum ser levado priso ou nela mantido quando a lei permitir a liberdade temporria, com ou sem fiana;
De acordo com o inciso LXVI do art. 5, ningum poder ser levado para a priso se a lei diz que o ato se enquadra na liberdade temporria com ou sem fiana. Todavia, a liberdade provisria com ou sem fiana somente admissvel na priso em flagrante, na priso decorrente de pronuncia e na priso resultante de sentena condenatria recorrvel, no sendo compatvel com a priso temporria ou preventiva.

LXVII no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel;
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 26

A priso civil no uma regra, e sim uma exceo, no possuindo carter criminal. A constituio s permite priso civil do devedor voluntrio de prestao alimentcia e do depositrio infiel.

LXVIII conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder;
Habeas Corpus so duas palavras de origem latina que significam: TENHA ( habeas) CORPO (corpus). a ao constitucional para a tutela da liberdade de locomoo, utilizada sempre que algum estiver sofrendo (habeas corpus liberatrio), ou na iminncia de sofrer (habeas corpus preventivo, atravs do salvo-conduto), constrangimento ilegal em seu direito de ir e vir. Embora no seja o nico remdio jurdico para cessar uma priso ilegal, trata-se do mais eficaz e clere. O CPP estabeleceu o procedimento a ser adotado em ao de habeas corpus. Trata-se de um rito especial, sem maiores formalidades, sempre em favor do bem jurdico maior: a locomoo. J se admitiu habeas corpus apresentado por telefone e reduzido a termo pela serventia judicial. Existem trs figuras importantes quando se fala em tal remdio constitucional: impetrante (a pessoa que ingressa com o habeas corpus); paciente ( a pessoa em favor de quem impetrada a ordem do habeas corpus, sempre pessoa fsica); e a autoridade coatora (a pessoa em relao a quem impetrada a ordem de habeas corpus). importante saber que o habeas corpus pode ser concedido tambm de oficio pela autoridade judicial, que no exigvel a capacidade postulatria para impetr-lo e tambm que a ordem pode ser concedida contra atos de particulares, como diretores de estabelecimento psiquitricos, casas geritricas, clinicas de repouso e donos de fazenda.

LXIX conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico;
Mandado de segurana uma medida constitucional que protege direito certo, do qual no h dvidas, e que no pode ser defendido nem por habeas-corpus nem por habeas-data. So os casos em que se cabe mandado de segurana os de ilegalidade ou abuso de poder praticado por alguma autoridade.

LXX o mandado de segurana pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 27

Como espcie do mandado de segurana, o mandado de segurana coletivo pode igualmente ser conceituado como um instituto de direito processual constitucional, cujo objetivo o de que uma s deciso possa atingir a um numero maior de interessados. Esse meio de tutela diferenciada, do ponto de vista processual, visa ampliar a possibilidade de acesso Justia, evitando decises contraditrias nos pedidos para diversas pessoas que se encontrem na mesma situao jurdica. O mandando de segurana antes da atual CF, ao exigir a legitimidade do sujeito ativo, restringia o campo de atuao das corporaes civis e sindicais, que s podiam buscar a segurana se a leso de direito recasse sobre a corporao em si, sem ser particularmente incidente sobre os membros ou associados, um, alguns ou todos. Assim, a atual CF ampliou o mbito de atuao do mandado de segurana coletivo, agrupando determinados indivduos e dando ao grupo capacidade processual (alneas a e b). Jurisprudncia: a) No h necessidade de indicao nominal de todos os beneficirios da impetrao na petio inicial. b) Podem ser postulados direitos de apenas alguns membros do sindicato ou entidade de classe.

LXXI conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania;
Quando a constituio assegura um direito que ainda precisa de uma lei regulamentadora, poder-se- utilizar o mandado de injuno, a fim de utilizar-se daquele direito previsto. Trata-se, o mandado de injuno, de uma ao constitucional que autoriza o juiz a romper com a tradicional aplicao rgida de lei ao caso concreto para, de acordo com o pedido e o ordenamento jurdico, construir uma soluo satisfatria, de modo a concretizar o direito constitucional do impetrante . O pressuposto essencial para o mandado de injuno a falta de uma norma regulamentadora de qualquer espcie ou natureza;

LXXII conceder-se- habeas datas: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou banco de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;
O habeas data uma ao constitucional, de carter civil, contedo e rito sumrio, o qual tem por objeto a proteo de direito liquido e certo do impetrante em conhecer todas as informaes e registros relativos sua pessoa e constantes de reparties pblicas ou particulares acessveis ao pblico, para eventual retificao de seus dados pessoais. No que tange aos legitimados ativos para impetrao desse remdio constitucional, pode ser pessoa fsica, brasileira ou estrangeira ou at mesmo pessoa jurdica, pois essa tem existncia diversa das pessoas fsicas que a integra. vedado o requerimento de informaes atravs de terceiros, h nessa ao carter personalssimo. O habeas data est presente tanto no inciso LXXII, art. 5 da CF como na Lei n 9.507/97, que regula o direito de acesso as informaes e disciplina seu rito processual.

Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 28

LXXIII qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia;
A ao popular um remdio legal para proteger a sociedade das autoridades corruptas, que no zelam pelos bens pblicos e pela natureza. um meio processual a que tem direito qualquer cidado para se questionar os atos que forem considerados lesivos ao patrimnio pblico, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. Qualquer cidado titular desse direito. Para quem usa a ao popular de boa f, ela gratuita, de forma que o autor fica isento das custas judiciais e, se perder na justia, fica isento da responsabilidade de pagar os nus processuais.

LXXIV o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos;
O inciso LXXIV vem com o propsito de assegurar aos que comprovarem insuficincia de recursos o direito fundamental a Justia gratuita. Na assistncia judiciria, o Estado assume a obrigao de arcar no s com as despesas processuais, como tambm com os honorrios advocatcios do patrono do assistido (advogado). A garantia constitucional de no serem cobradas as custas processuais do hipossuficiente no revogou a de assistncia judiciria gratuita da Lei n 1.060/50 (Lei de assistncia judiciria aos necessitados). Essa norma infraconstitucional pe-se, ademais, dentro do esprito da CF que deseja que seja facilitado o acesso de todos a Justia. Na Justia gratuita a iseno suportada pelo Estado restringe-se s despesas processuais, sendo o patrono (advogado) escolhido, constitudo e remunerado pelo prprio cliente (STJ, 3 Turma, REsp. 238.925-SP, Min. Ari Pargendler, relator, j. 21+8+2001).
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 29

LXXV o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena;
Tm direito a ser indenizado: a) o inocente que foi condenado; b) o condenado que ficar preso um tempo maior do que o que est fixado na sentena. Conforme o artigo 37, 6 da Constituio Federal, o Estado responsvel pelos atos praticados pelos seus agentes que causem dano a terceiro, garantindo assim que qualquer prejuzo decorrente da atividade estatal ser reparado pelo Estado, independentemente de se caracterizar erro judicirio.

LXXVI so gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: a) o registro civil de nascimento; b) a certido de bito;
No Brasil todos os cidados tm direito de serem registrados e de possuir uma certido de nascimento. O documento ser feito gratuitamente nos Cartrios de Registro Civil. Em caso de perda, outra via poder ser requerida, porm, mediante pagamento de uma taxa. Essas so as garantias estabelecidas na Lei n 9.534/97. J a CF, no inciso LXXII do art. 5 reza que os comprovadamente hipossuficientes tero assegurados seus direitos ao registro civil de nascimento e certido de bito gratuitos, independente de serem primeira via ou no, bastando o atestado de pobreza.

LXXVII so gratuitas as aes de habeas corpus e habeas data e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania.
Previso legal da gratuidade das aes de habeas corpus e habeas data, alm de atos necessrios ao exerccio da cidadania.
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 30

Segundo a lei n 9265/96, que regula o inciso LXXVII do artigo 5 da Constituio Federal, so gratuitos os atos necessrios ao exerccio da cidadania, assim considerados: I - os que capacitam o cidado ao exerccio da soberania popular, a que se reporta o Art. 14 da Constituio; II - aqueles referentes ao alistamento militar; III - os pedidos de informaes ao poder pblico, em todos os seus mbitos, objetivando a instruo de defesa ou a denncia de irregularidades administrativas na rbita pblica; IV - as aes de impugnao de mandato eletivo por abuso do poder econmico, corrupo ou fraude; V - quaisquer requerimentos ou peties que visem as garantias individuais e a defesa do interesse pblico; VI - O registro civil de nascimento e o assento de bito, bem como a primeira certido respectiva.

LXXVIII a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de suas tramitaes (EC n 45/04);
O texto constitucional em seu art. 5, LXXVIII faz referencia razovel durao do processo, elevando-o categoria dos direitos e garantias constitucionais fundamentais. Esse dispositivo foi incorporado ao texto constitucional pela Emenda n 45/2004 e advm da compreenso que a tutela jurisdicional no engloba apenas a garantia do direito de ao, mas, principalmente o direito a um a tutela adequada e efetiva entregue ao jurisdicionado de forma tempestiva. Conforme pondera Canotilho, sob a tica da razovel durao do processo, a atuao dos sujeitos processuais deve ser pautada pela boa-f, de forma que no sejam praticados atos processuais desnecessrios, que causem a dilatao indevida da demanda. Mas tambm, por outro lado, no se deve buscar uma justia acelerada, pagando -se o preo de uma proteo jurdica que se traduz em diminuio de garantias processuais e materiais (prazos de recurso, supresso de instncias), conduzindo a uma justia pronta, mas materialmente injusta.

1 As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. 2 - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. 3 - Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por
Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 31

trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. 4 - O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso.

Referncias utilizadas:
1. 2. 3. 4. Eliane Alfradique; Emilson Jos Tavares; Fernanda Maria Gundes Salazar; Curso de Direito Constitucional, Ricardo Cunha Chimenti, Fernando Capez, Mrcio F. Elias Rosa e Marisa F. Santos; 5. Novo Curso de Direito Civil, Parte Geral. Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho; 6. Reunio de julgados do STF; 7. Fernando Trizolini; 8. Damsio de Jesus; 9. Francisco Bruno Neto; 10. Leonardo Martins e Dimitri Dimoulis; 11. Geomundo.com.br; 12. Jornal Tribuna Popular; 13. ABDL Associao Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranas; 14. DireitoNET; 15. VEMConcursos.com; 16. ClubJus Clube Jurdico do Brasil; 17. Alexandre de Moraes; 18. guia Brasil; 19. Frum Jus Navegandi; 20. Amaury Silva; 21. Luiz Gonzaga Lima; 22. ABE Ministrio das Relaes Exteriores; 23. DIREITONET Dicionrio Jurdico; 24. Recanto das Letras; 25. Newton Freitas; 26. Bueno e Constanze Advogados; 27. DHNet; 28. Clio da Silva Aragon; 29. BoletimJurdico.com.br; 30. E outras.

Direito Constitucional: Artigo 5 - www.edireito.net

Pgina 32

You might also like