You are on page 1of 8

Turma: Criao e Produo Grfica Digital Matria: Produo Grfica Professor: Jlio Proena

PRODUO GRFICA DIGITAL 3 SEMESTRE TEORIA DAS CORES


No h como negar que, psicologicamente, o homem atrado pelas cores. fato que reagimos de maneira mais emotiva do que racional diante das cores. Por isso mesmo, a propaganda e os meios de comunicao abusam das cores, e traem o m imo para despertar sensa!es, atrair e influenciar o consumo. "ntretanto, no dia#a#dia, muitos conceitos e pesquisas so esquecidos. Na maioria das ve$es as cores so escolhidas por anlise pessoal e pela e peri%ncia. Poucos t%m acesso a pesquisas. & feeling nessa hora a'uda muito. (odavia, conhecimento fundamental. )uanto melhor preparado o designer estiver mais condi!es ter para enfrentar o gosto pessoal do atendimento, do dono da ag%ncia e do cliente.

A formao das or!s


* cor uma sensao que a lu$ e erce sobre nossos olhos quando um ob'eto ou regio iluminado. Na fsica, a lu$ nada mais do que radiao e possui comprimentos de ondas diferentes.

& sistema +,-. utili$ado pelas grficas, pelas empresas de fotolitos /bureal0 e pelas impressoras domsticas. & +,-. a abreviatura das tr%s cores primrias1 cian /a$ul0, magenta representa o vermelho0, 2ello3 /amarelo0. & preto adicionado para repredu$ir uma quantidade infinita de cores. (ecnicamente, & +,-. conhecido pelo processo de impresso em quatro cores.

Turma: Criao e Produo Grfica Digital Matria: Produo Grfica Professor: Jlio Proena

CM"# $s% RG&


& padro +,-. o mais usado para impresso em papel, onde quatro cores de tinta geram uma qualidade final melhor do que apenas tr%s, enquanto que monitores e televis!es usam o padro 456 /7ermelho /4ed0, 7erde /5reen0 e *$ul /6lue00, onde so usadas apenas tr%s cores. +omo o +,-. que se usa na ind8stria grfica baseado na mistura de tintas sobre o papel e o +,-. usado nos sistemas de computador no passa de uma variao do 456, nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impresso, uma ve$ que o espectro de cores +,-. /grfico0 significativamente menor que o 456. *lguns programas grficos, como o +oreldra3, incorporam filtros que tentam mostrar no monitor a imagem e atamente como ser impressa. *lm do +,-. e do 456, e istem outros padr!es de cores, como o Pantone, onde ao invs de se ter um certo n8mero de cores primrias que so combinadas para gerar as demais, tem#se uma tinta para cada cor que for utili$ada na impresso. 9sto garante que a cor impressa e atamente a mesma que vista no mostrurio, mas no permite usar muitas cores diferentes no mesmo impresso, ' que seria preciso uma tinta para cada cor diferente.

S's(!ma RS)
6aseado na percepo humana das cores, o modelo :;6 ir trabalhar com tr%s das suas caractersticas fundamentais1 ,ati$1 a cor refletida de um ob'eto ou transmitida por meio dele. e presso em grau de <= a >?<=. ;aturao1 @s ve$es chamada de croma, a intensidade ou pure$a da cor. 4epresenta a quantidade de cin$a em proporo ao mati$, medida como uma porcentagem de <A /cin$a0 e B<<A /completamente saturado0. No disco de cores padro, a saturao aumenta de centro para a aresta. 6rilho1 a lu$ ou sombra relativa da cor, normalmente medido como uma percentagem de <A /preto0 a B<<A /branco0.

S's(!ma L*a*+*
& modelo de cores CDaDbD baseado no modelo proposto pela +omission 9nternacionale dE"clairage /+9"0 em BF>B como padro internacional para medio de cores. "m BFG? esse padro foi aprimorado para +9" CDaDbD. +ores CDaDbD foram desenvolvidas para serem independentes de dispositivos, criando cores consistentes sem levar em considerao o dispositivo /como monitor, impressora, computador ou scanner0 utili$ado para a criao ou sada de imagem. Hma cor CDaDbD consiste de um componente de luminosidade /C0 e dois componente cromticos1 o componente a /verde a vermelho0 e o componente b /de a$ul a amarelo0. C1 a luminosidade pode variar de < a B<<I a /ei o verde#vermelho01 pode variar de JBK< a LBK<I

Turma: Criao e Produo Grfica Digital Matria: Produo Grfica Professor: Jlio Proena

b /ei o a$ul#amarelo01 pode variar de JBK< a LBK<.

possvel utili$ar o modo Cab para trabalhar com imagens, editar a luminosidade e os valores de cor de maneira independente, mas no momento imprimir converta para +,-..

O ,or-./ do ,r!(o0
& preto pode ser produ$ido misturando os tr%s pigmentos primrios, mas por vrias ra$!es, preciso adicionar tinta preta ao sistema1 # & preto que se cria misturando os tr%s pigmentos primrios no so purosI # "mpregar o B<<A das tintas ciano, magenta e amarelo produ$ uma camada de tinta que molha a folha e tarda demasiada em secar, e ainda pode romper#se se muito finaI # &s te tos imprimem#se geralmente no preto e incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposio de tr%s tintasI # & pigmento preto o mais barato de todos, ra$o pela que criar negro com tr%s tintas seria muito mais caro.

C1ass'f' ao das or!s


Cor!s ,r'm2r'as3 ;o cores que no podem ser decompostas em outras cores. "ssas cores se mesclam entre si para produ$ir as demais cores do espectro. )uando duas cores primrias so misturadas, produ$#se o que se conhece como cor secundria, e ao mesclar uma cor secundria com uma primria surge uma cor terciria. (radicionalmente, o 7ermelho, o *$ul e o *marelo so tratados como as cores primrias nas artes plsticas. "sse sistema de classificao conhecido como 4-6 "ntretanto, essa uma definio errada do ponto de vista cientfico, uma ve$ que, em se tratando de pigmentos, o sistema correto o +,- /+iano, ,agenta e *marelo0. +omo so muito raros na nature$a pigmentos de cor ciano e magenta, so substitudos respectivamente pelo a$ul e pelo vermelho nas artes plsticas. +ian /ciano0 ,agenta *marelo /2ello30 Cor!s s! .4d2r'as1 ;o as cores que se formam pela mistura de duas cores primrias, em partes iguais. 7ermelho1 7erde1 *$ul1 magenta e amarelo ciano e amarelo ciano e magenta

Turma: Criao e Produo Grfica Digital Matria: Produo Grfica Professor: Jlio Proena

Cor!s (!r '2r'as3 ;o cores compostas por uma primria e uma secundria. ;o ao todo seis cores1 Caran'a1 &liva1 (urquesa1 +eleste1 7ioleta1 +or de rosa1 7ermelho J amarelo 7erde J *marelo 7erdeJ +iano *$ul J +iano *$ul J ,agenta 7ermelho J ,agenta

Cor!s Fr'as3
;o calmantes, @s ve$es melancMlicas. +ausam ligeira queda de temperatura no corpo. No transmite NeuforiaO. & a$ul, por e emplo, transmite calma, pa$... # Pu am para as tonalidades a$uis e para a combinao verde, a$ul e violeta.

Cor!s -.!4(!s3
;o estimulantes. +ausam sensa!es de calor, apro imao, euforia. * temperatura do corpo ligeiramente aumentada. & amarelo cor alegre, viva. & vermelho representa sangue, energia, pai o. # ;uas tonalidades tendem para o amarelo e para a combinao de tons alaran'ados e avermelhados, indo para o magenta.

A '4f1./4 'a da or
*s cores so utili$adas para estimular, acalmar, afirmar, negar, decidir, curar e no caso da propaganda, vender. certo que temos rea!es diferentes para cada cor. *lguns fatores so levados em conta1 o modo de vida, a situao de calma ou estresse, o ambiente, a iluminao. (omar como base estudos sobre influ%ncias das cores no momento da criao de um an8ncio, uma embalagem ou qualquer pea publicitria importante, mas as rea!es dependero dos fatores citados.

Turma: Criao e Produo Grfica Digital Matria: Produo Grfica Professor: Jlio Proena

Asso 'ao das or!s


&ra4 o Pr!(o C'45a Pa$, pure$a, batismo, casamento, hospital, neve, frio, palide$, vulnerabilidade, dignidade, divindade, harmonia, inoc%ncia. Noite, su'eira, carvo, enterro, medo, morte, maldio, triste$a. Por mais que se'a contraditMrio, na publicidade a cor preta est associada e nobre$a e seriedade. (dio, triste$a, frie$a, sabedoria. * vantagem do cin$a que quase no interfere. 5uerra, sangue, perigo, fogo, sol, mulher, conquista, masculinidade, fora, energia, movimento, viol%ncia, e citao. bastante utili$ado em propaganda por ser muito atrativa, especialmente combinado com a cor branca e amarela. >>> Na propaganda utilizada no lanamento de carros esportivos por associar a masculinidade e conquista. &utono, pPr#do#sol, calor, euforia, alegria, pra$er, apetite, senso de humor. "m propaganda uma cor forte. >>> Muito utilizada em embalagens de alimentos. &uro, sol, calor, vero, conforto, euforia, alegria, e pectativa. uma cor de contraste Mtimo. +ombina com vermelho, ro o, verde, entre outras cores. No h como no olhar. >>> bastante utilizada em propaganda de cerveja. Primavera, nature$a, floresta, flores, folhas, mar, vida, tranqQilidade, segurana, firme$a, coragem, 'uventude, entre outras associa!es. & verde est associado @ energia. >>> Na propaganda muito utilizada nas embalagens do Guaran ntrtica simbolizando a natureza e a energia! alm claro! da juventude. +u, frio, mar, tranqQilidade, espao, infinito, serenidade, credibilidade. RRR Htili$ada em propagandas de empresa area pela associao ao cu, serenidade e, claro, tranqQilidade. 9gre'a, sonho, mistrio, reale$a, grandiosidade, se ualidade. +hocolate, caf, terra, frio, melancolia, desconforto. *ssociado a outras cores vai muito bem em certas embalagens. No uma cor que possa ser utili$ada para se comunicar com 'ovens. ;e combinado com dourado, creme, bege, vinho pode resultar numa sensao de requinte e elegSncia. RRR *limentos mais sofisticados utili$am muito o marrom associado ao dourado e creme, alm, de uma forte imagem. Teminilidade, criana, calma, afeto, delicade$a.

6!rm!17o

Lara48a

Amar!1o

6!rd!

A5.1 Ro9o

Marrom

Rosa

AS CORES :A PEAS GRFICAS :a ,.+1' 'dad!

Turma: Criao e Produo Grfica Digital Matria: Produo Grfica Professor: Jlio Proena

;e o papel da publicidade vender, as regras so /e devem ser0 pouco respeitadas. Na verdade qualquer artifcio, bom ou no, dever ser e plorado. * aplicao adequada da cor fator fundamental nessa NguerraO, devido a sua influ%ncia e que e posta ao p8blico certo na hora certa, pode resultar numa venda. verdade que fatores como ambiente, p8blico, situao, entre outros podem interferir, por e emplo, uma me num supermercado, com o filho esperneando, ter condi!es de ser influenciada pela cor da to estudada embalagemU +ertamente que no ou muito pouco, mas numa situao de menos estresse, certamente a cor ser um fator importante e com influ%ncia positiva. &utro fator que deve ser levado em considerao, que p8blico se destina. Vovem, idoso, mulheres, entre outros. *pesar de ser funo da pesquisa, quanto maior o n8mero de informa!es, maiores as chances de acerto. ,uitas ve$es ter uma pesquisa em mos no possvel, mas trabalhe com as informa!es que tiver.

:os a4;4 'os


&s an8ncios preto e branco possuem poder de atrao muito forte ainda mais se bem disposto na mdia /numa mdia colorida, colocar o an8ncio em pb, pode ser uma boa idia0. No entanto, an8ncio colorido, possui um poder de atrao ainda maior. vlido frisar que a influ%ncia das cores depende da moda, lugar e tempo. ,uitas ve$es cores que os "H* influenciam de forma forte, em pases da "uropa, no atende em iguais propor!es. Para o 4osso m!r ado a1<.mas o4s'd!ra=!s d!$!m s!r s!<.'das3 - Pense na influ%ncia das cores ao escolherI - No esquea a que p8blico o an8ncio se destinaI - +ores como amarelo e vermelho chamam muita ateno, mas a sua utili$ao depender do produto, do p8blico, do cliente, do conceito do an8ncio /que mensagem passar0I - ;e dese'a passar seriedade, utili$e cores sMbriasI - ;e o p8blico for 'ovem, utili$e cores fortes e quentesI - Hse harmoniaI - No faa carnaval. V com foto utili$e no m imo > coresI - *n8ncio branco e te to em preto no falha nunca, mas corre o risco de passar despercebido.

:a !m+a1a<!m
Wiferente do an8ncio, a embalagem e erce um papel de pro imidade muito maior com o consumidor. "st ali, na gPndola, em frente aos olhos, pronta para ser comprada. & poder de sugesto e persuaso indiscutvel. Por isso, o lado psicolMgico da cor pensado e trabalhado com muito cuidado para atingir o consumidor pelo lado emocional da compra. *s cores completam a embalagem, revestindo#a de visibilidade, atrao e impacto. Nem sempre uma cor adequada para um determinado produto, por mais que parea lMgico. ,esmo com todas as pesquisas, cada caso um caso. We modo geral escolher a cor para a embalagem com base em associa!es psicolMgicas garantia de acerto, mas no sucesso.

Turma: Criao e Produo Grfica Digital Matria: Produo Grfica Professor: Jlio Proena

A1<.mas asso 'a=!s3


C7o o1a(!3 Caf>3 L!'(! !m ,?3 Massas3 C72@ma(!3 Sor$!(!3 A.!'8o3 B1!os ! 1!<.m!s3 Io<.r(!3 Cosm>(' o3 C!ras3 D!s'4f!(a4(!3 &ro45!ador!s3 LCm'4as d! +ar+!ar3 R!m>d'os3 C!r$!8as3 C'<arros3 marrom, vermelho, alaran'ado, ocre, dourado, ro o, a$ul. dourado, marrom, vermelho. branco, a$ul#claro, amarelo, verde. Xs ve$es um toque de vermelho. vermelho, dourado, a$ul#celeste, branco. vermelho, marrom, amarelo, verde "vai depender do sabor do c#$. branco, laran'a, dourado, amarelo, verde#limo, a$ul "neste caso! tambm vai depender do sabor$. branco, vermelho, a$ul#claro, amarelo. verde, amarelo, toques de a$ul e vermelho "cuidado com o verde! dependendo do tom pode dar a impress%o que o produto est estragado$. branco e a$ul. a$ul, rosa, dourado e prata. marrom, branco e vinho. vermelho, a$ul#marinho, branco e verde. laran'a, amarelo, vermelho e branco. amarelo, a$ul, verde#escuro, prata e preto. branco, a$ul, alaran'ado "vermel#o e preto s%o cores reservadas somente para tarjas! cuidado$. dourado, prateado, a$ul#prateado e vermelho. dourado, prateado, branco, vermelho, a$ul " muito variado! pois variado o p&blico$.

Prod.(os ,ara +!+/s3 a$ul#claro, rosa, creme, tons suaves em geral.

7rios outros poderiam ser citados, mas a lista imensa, o que vale a pena mesmo observar as gPndolas dos supermercados e analisar cada seguimento. ;e for escolher uma cor para embalagem de biscoito, por e emplo, ve'a tudo que o mercado tem. " descubra uma oportunidade.

:os o.(doors ! <ra4d!s forma(os


&s olhos so rapidamente atrados pelas imagens e suas cores. Num ambiente de grande poluio visual, o que vale L alm de uma boa idia L o impacto, a diferenciao, o contraste. 9sso se consegue com as cores. "scolher a cor para um outdoor ou painel de grande formato segue o mesmo princpio de um an8ncio, embora se'am mdias diferentes. +omo a poluio visual maior e o tempo de visibilidade menor, escolher cores chamativas facilita a visibilidade. &utra preocupao com a luminosidade. & que de dia funciona bem, pode no ter um bom resultado @ noite. /e 1 Tundo de cor amarela e te to branco0. &utro detalhe a ser verificado a utili$ao da cor branca. *pesar de ser uma boa escolha, no caso de peas e ternas que esto su'eitas @s varia!es do tempo, NpodeO ruim, pois o papel molhado fica

Turma: Criao e Produo Grfica Digital Matria: Produo Grfica Professor: Jlio Proena

transparente e a imagem que estava embai o fica visvel, misturando com a atual. vlido lembrar que este mesmo problema pode se transformar numa 'ogada de mYt, se o produto, por e emplo, for roupa feminina.

You might also like