You are on page 1of 4

LISTA DE RESUMOS Os trs fatores mais relevantes para uma empresa no processo de seleo de fornecedores so: Poltica de estoque

que de fornecedor (para alinhar poltica de estoque da prpria empresa); As garantias (de entrega); e Lead time flexvel.

Jidoka Na Toyota isto geralmente significa que, se uma situao anormal aparecer, a mquina para e o os operrios pararo a linha de produo. Autonomao previne produtos defeituosos, elimina superproduo e foca a ateno na compreenso do problema e assegurar que esse problema no se repita. Consiste em: 1- Detectar a anormalidade. 2- Parar. 3- Consertar ou corrigir a condio imediatamente. 4- Investigar a causa raiz e instalar uma contramedida.
O sistema JIT mais do que um conjunto de tcnicas, sendo considerado uma filosofia de trabalho. Seus objetivos fundamentais so qualidade e flexibilidade do processo . EFICINCIA (pesquisar mais)

Maximizar a UTILIZAO dos recursos, OU SEJA, utilizar ao mximo os recursos disponveis, isso diminui o desperdcio. Pode ser tambm minimizar os recursos.

PEPS; UEPS Perodo inflacionrio PEPS: maior lucro, menor CMV (custo das mercadorias vendidas), maior EF (estoque final). UEPS: menor lucro, maior CMV (custo das mercadorias vendidas), menor EF (estoque final). Obs.: o mtodo PEPS, apesar de proporcionar maior lucro em perodo inflacionrio, no o mais utilizado. O mais recomendvel para fins gerenciais o UEPS, pois os lucros ficam menores, reduzindoassim a carga tributvel. Perodo deflacionrio PEPS: menor lucro, maior CMV, menor EF. UEPS: maior lucro, menor CMV, maior EF

CENTRALIZAO E DESCENTRALIZAO

NR 17
A organizao do trabalho, para efeito desta NR, deve levar em considerao, no mnimo: a) as normas de produo; b) o modo operatrio; c) a exigncia de tempo; d) a determinao do contedo de tempo; e) o ritmo de trabalho; f) o contedo das tarefas.

5W2H
O 5W2H uma ferramenta para melhoria de processos : O 5W2H, basicamente, um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o mximo de clareza possvel por parte dos colaboradores da empresa. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficar estabelecido o que ser feito, quem far o qu, em qual perodo de tempo, em qual rea da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita.

EVA
Uma empresa agrega valor econmico quando for capaz de produzir um retorno operacional maior que os custos de suas fontes de capital. Esse excedente de remunerao expressa um acrscimo de riqueza dos proprietrios, que promove condies de valorizao de mercado da empresa.

Valor econmico = Lucro operacional - (Capital investido*WACC) OU Valor econmico = (ROI - WACC) * Capital investido

PREVISO DE DEMANDA
As tcnicas so: - qualitativas (predileo) ; - quantitativas: extrnsecas (explicao) e intrnsecas (projeo).

FEFO (anlise do estoque)


First-Expire, First-Out ou Primeiro que Vence o Primeiro que Sai. Serve para gerenciar a arrumao e expedio das mercadorias do estoque de acordo com o prazo de validade.

Tempo de reposio Lead time (Desde a compra at a chegada)


o tempo gasto desde a verificao de que o estoque precisa ser reposto at a chegada efetiva do material no almoxarifado da empresa.Esse tempo pode ser dividido em 3 partes: Emisso de pedido :Tempo que se leva desde a emisso do pedido de compras at ele chegar ao fornecedor preparao do pedido:tempo que leva o fornecedor para fabricar os produtos, separar, e mitir faturamento e deixlos em condies de serem trasportados Transportes:Tempo que leva da sada do fornecedor at o recebimento pela empresa dos materiais encomendados.

LOGSTICA
Atividades primrias Padro de servio ao cliente Transportes. Administrao de estoques. Fluxo de informaes e processamento de pedidos. Atividades secundrias Armazenagem. Manuseio de materiais. Embalagem do produto. Obteno. Planejamento de produo. Manuteno de informao.

Gerenciamento por diretrizes


Trata-se de um sistema administrativo que determina os objetivos da organizao por meio do planejamento estratgico e permite o seu desdobramento em todos os nveis hierrquicos , sem se desviar dos rumos definidos no plano. Gerenciamento pelas Diretrizes um sistema administrativo que visa garantir a sobrevivncia da empresa competio atravs da viso estratgica estabelecida com base na anlise do sistema empresa-ambiente e nas crenas e valores da empresa e atravs do direcionamento da prtica do controle da qualidade por todas as pessoas da empresa segundo aquela viso estratgica. O Gerenciamento pelas Diretrizes tem como ponto de partida as metas anuais da empresa que so definidas com base no plano de longo prazo.

Falconi Campos - afirma que o Gerenciamento pelas Diretrizes formado por: - gerenciamento funcional (tambm chamado de gerenciamneto da rotina) - que deve cuidar da manuteno e da melhoria contnua da qualidade em cada seo da empresa, por meios das unidades gerenciais bsicas, das quais participam todos os funcionrios da empresa; e - gerenciamento interfuncional - que deve estar sob a responsabilidade do alto escalo, pois tem a misso de gerenciar as diretrizes estratgicas da empresa, quase todas com implicaes interdepartamentais.

Reengenharia Melhoria contnua

Abordagens da Qualidade
Garvin (2002), podem-se identificar cinco abordagens principais para a definio da qualidade, sendo elas: 1 - Abordagem transcendental:sob a viso transcendente, a qualidade sinnimo de excelncia absoluta e universalmente reconhecvel, marca de padres irretorquveis e de alto nvel de realizao. 2- Abordagem fundamentada no produto: em relao abordagem fundamentada no produto, a qualidade considerada uma varivel precisa e mensurvel. 3- Abordagem fundamentada no usurio: a premissa bsica da abordagem fundamentada no usurio que a qualidade est diante dos olhos de quem a observa. 4- Abordagem fundamentada na produo: a abordagem fundamentada na produo se interessa basicamente pelas prticas relacionadas diretamente com a engenharia e a produo. 5- Abordagem fundamentada no valor: a viso da qualidade fundamentada no valor, tida como um passo adiante em relao s anteriores, define qualidade em termos de custo e preo.

PNB (PRODUTO NACIONAL BRUTO)


O Produto Nacional Bruto o valor de mercado de todos os bens e servios finais produzidos pelos residentes permanentes de uma nao durante um ano. Por exemplo, um japons mora no Brasil h uns 50 anos e ele no tem vnculo econmico com o pas de origem (Japo), em termos econmicos ele pode ser considerado residente no Brasil.

You might also like