You are on page 1of 26

Curso de Cincias Contbeis UCS - CARVI

Lucro Real

Bento Gonalves, maro de !!"#

Lucro Real Estudo para iniciantes.

A$R%S%&'A()*

Este compndio, tem o objetivo de iniciar o aluno ao entendimento da apurao do Imposto de Renda pelo Lucro Real, sem contudo, esgotar o entendimento e suas prticas. Este resumo, foi retirado da Internet, sem autorizao pr via de seus autores, embora se trate de mat ria tributria, !ue no dependa de interpretao fora da inteno dos te"tos legais, em maro de #$$%.

&rof. Enio 'e(len


enio+e,italnet#com#br

Prof. Enio Gehlen

Mar 2006

Lucro Real Estudo para iniciantes.

Lucro Real
* -ue se entende .or Lucro Real e Lucro 'ributvel/ ) e"presso Lucro Real significa o pr*prio lucro tributvel, para fins da legislao do imposto de renda, distinto do lucro l+!uido apurado contabilmente. ,e acordo com o artigo #-. do RIR/00, lucro real o lucro l+!uido do per+odo de apurao ajustado pelas adi1es, e"clus1es ou compensa1es prescritas ou autorizadas pela legislao fiscal. ) determinao do lucro real ser precedida da apurao do lucro l+!uido de cada per+odo de apurao com observ2ncia das leis comerciais. Como se determina o lucro real/ 3 lucro real ser determinado a partir do lucro l+!uido do per+odo de apurao obtido na escriturao comercial 4antes da proviso para o imposto de renda5 e demonstrado no L)L6R, observando7se !ue8 95 :ero adicionados ao lucro l+!uido 4RIR/00, art. #-058 a5 os custos, despesas, encargos, perdas, provis1es, participa1es e !uais!uer outros valores deduzidos na apurao do lucro l+!uido !ue, de acordo com a legislao tributria, no sejam dedut+veis na determinao do lucro real; b5 os resultados, rendimentos, receitas e !uais!uer outros valores no inclu+dos na apurao do lucro l+!uido !ue, de acordo com a legislao tributria, devam ser computados na determinao do lucro real. #5 &odero ser e"clu+dos do lucro l+!uido 4RIR/00, art. #<$58 a5 os valores cuja deduo seja autorizada pela legislao tributria e !ue no ten(am sido computados na apurao do lucro l+!uido do per+odo de apurao 4E"emplo8 depreciao acelerada incentivada5; b5 os resultados, rendimentos, receitas e !uais!uer outros valores inclu+dos na apurao do lucro l+!uido !ue, de acordo com a legislao tributria, no sejam computados no lucro real. =5 &odero ser compensados, total ou parcialmente, > opo do contribuinte, os preju+zos fiscais de per+odos de apurao anteriores, desde !ue observado o limite m"imo de =$? do lucro l+!uido ajustado pelas adi1es e e"clus1es previstas na legislao tributria. 3 preju+zo compensvel o apurado na demonstrao do lucro real e registrado no L)L6R 4parte @5. 4Lei nA B.0B9/900<, art. -#5.

Prof. Enio Gehlen

Mar 2006

Lucro Real Estudo para iniciantes.

IR$0 - Lucro Real - Recol1imentos 2ensais .or %stimativa - Roteiro de $rocedimentos - Atuali3ado at4 !5 de novembro de !!6
Introduo
Como regra, o imposto de renda das pessoas jur+dicas devido trimestralmente com base no lucro real. Das a apurao trimestral pode trazer desvantagens para a pessoa jur+dica. E !ue, por ser definitiva, a apurao trimestral, dependendo da sazonalidade do faturamento, ou at do descompasso !ue se verifica em algumas atividades, entre a efetivao das despesas e o ingresso das receitas, podem ocorrer resultados negativos em determinado trimestre !ue no se compensar automaticamente com resultados positivos de trimestres posteriores por conta da c(amada FtravaF de =$? na compensao de preju+zos fiscais. &or isso, a mel(or forma de apurao do imposto de renda devido em cada ano7calendrio, para as empresas no optantes pelo lucro presumido ou obrigadas > apurao do lucro real, a apurao anual, com recol(imentos mensais calculados por estimativa 4antecipao5.

&ota
E bom lembrar !ue no podem optar pelo lucro presumido, estando obrigadas > apurao do lucro real 4trimestral ou anual com antecipa1es mensais58 a5 as pessoas jur+dicas com faturamento no ano anterior superior a RG -B.$$$.$$$,$$ 4!uarenta e oito mil(1es de reais5, ou o proporcional ao nHmero de meses desse per+odo, !uando inferior a doze meses 4at #$$# o limite era de RG #-.$$$.$$$,$$5; b5 as institui1es, seguradoras e entidades de previdncia privada; c5 as pessoas jur+dicas !ue ten(am lucros, rendimentos ou gan(os de capital oriundos do e"terior; d5 as pessoas jur+dicas !ue, usufruam de benef+cios fiscais ou incentivos fiscais de iseno, deduo ou reduo do imposto de renda; e5 as factoring; e f5 as imobilirias de construo, incorporao, compra e venda de im*veis !ue ten(am registro de custo orado, nos termos das normas aplicveis > essas atividade; Essa sistemtica, das estimativas mensais monitoradas, tem ainda a vantagem de permitir o ajuste das antecipa1es 4estimativas5 calculadas com base na receita bruta e acr scimos, mediante balanos ou balancetes mensais de acompan(amento do resultado do per+odo em curso, al m de permitir a compensao de preju+zos gerados no decorrer do ano7calendrio. 3 ajuste final feito em =9 de dezembro de cada ano, ou na data de encerramento das atividades e nos eventos de incorporao, fuso ou ciso, mediante apurao do lucro real.

I - Opo pelos pagamentos mensais por estimativa


) opo pelos pagamentos mensais por estimativa, com apurao do lucro real anual, efetuada com o pagamento do imposto correspondente ao ms de janeiro do ano7calendrio 4at o Hltimo dia Htil de fevereiro5 ou com o levantamento do respectivo balano ou balancete de suspenso do referido ms. )inda !ue o pagamento da estimativa referente ao ms de janeiro ten(a sido efetuado ap*s o prazo de vencimento a opo vlida.

&*'A
Io caso de in+cio de atividades, a opo ser manifestada com o pagamento do imposto correspondente ao primeiro ms de atividade da pessoa jur+dica. . Prof. Enio Gehlen Mar 2006

Lucro Real Estudo para iniciantes.


Ia (ip*tese de in+cio de ao fiscal por parte da Receita Jederal antes !ue a pessoa jur+dica faa a opo pelos pagamentos mensais por estimativa, disp1e a Instruo Iormativa :RJ nA 0=/0. !ue o )uditor Jiscal dever intim7la a informar !ual a forma de apurao do imposto de renda !ue adotar para o ano7 calendrio em curso. :e a opo informada ao )uditor Jiscal for lucro real anual com recol(imentos mensais por estimativa, no tendo a pessoa jur+dica efetuado balanos ou balancetes mensais de suspenso !ue justifi!uem o no pagamento das estimativas do ano em curso, ser lavrado )uto de Infrao para e"igncia de multa de .<? 4setenta e cinco por cento5 sobre os valores no recol(idos.

&*'A
Em (ip*tese alguma (aver lanamento de of+cio de estimativas no recol(idas. :omente a multa ser e"igida isoladamente. Kuando a pessoa jur+dica mantiver escriturao contbil de acordo com a legislao comercial e fiscal, inclusive a escriturao do L)L6R, demonstrando a base de clculo do imposto de renda relativa a cada trimestre, ainda !ue no ten(a pago os valores apurados, (aver lanamento de of+cio do imposto juntamente com multa de of+cio de .<? 4setenta e cinco por cento5 sobre os valores devidos. I#7 - 8e9initividade da o.:o 3 art. #=# do RIR/00 4cuja matriz legal )rt. =A. ,a Lei n. 0.-=$/0%, reza !ue a opo pela apurao anual do lucro real, caracterizada pelo in+cio do pagamento mensal do imposto por estimativa 4art. ###, pargrafo Hnico do RIR/005 irretratvel para todo o ano7calendrio. 3u seja, uma vez adotada essa forma de apurao do imposto, mediante o respectivo pagamento sob o c*digo pertinente, fica vedada a mudana de opo dentro do mesmo ano7calendrio. Iote7se !ue o in+cio do pagamento mensal do imposto por estimativa implica a obrigatoriedade de apurao anual do lucro real, ainda !ue a pessoa jur+dica no estivesse obrigada ao regime do lucro real por outro motivo.

II - Base de clculo da estimativa mensal - Estimativa pura - Receita bruta e acrscimos


) base de clculo do imposto, em cada ms, ser determinada mediante a aplicao sobre a receita bruta auferida na atividade operacional dos seguintes percentuais8 a5 com rcio e IndHstria8 B,$? 4oito por cento5; b5 revenda, para consumo, de combust+vel derivado de petr*leo, lcool et+lico carburante e gs natural8 9,%? 4um inteiro e seis d cimos por cento5; c5 servios em geral8 =#,$? 4trinta e dois por cento5; d5 servios (ospitalares e de transporte de carga8 B? 4oito por cento5; e5 demais servios de transporte8 9%? 4dezesseis por cento5; e f5 institui1es financeiras, sociedades corretoras de t+tulos, valores mobilirios e c2mbio, distribuidoras de t+tulos e valores mobilirios, empresas de seguros privados, entidades de previdncia privada aberta e empresas de capitalizao8 9%?.

Io caso de atividades diversificadas, ser aplicado o percentual correspondente a cada atividade. II#7 - $ercentuais redu3idos .ara .e-uenos .restadores de servios . Prof. Enio Gehlen Mar 2006

Lucro Real Estudo para iniciantes.


) base de clculo mensal do imposto de renda das pessoas jur+dicas prestadoras de servios em geral, e"ceto servios (ospitalares e de transporte, bem como a!ueles prestados por sociedades prestadoras de servios de profiss1es legalmente regulamentadas, cuja receita bruta anual seja de at RG 9#$.$$$,$$ 4cento e vinte mil reais5, ser determinada mediante a aplicao do percentual de 9%? sobre a receita bruta auferida mensalmente 4Lei nA 0.#<$/0<, art. -$5. ) pessoa jur+dica !ue (ouver utilizado a al+!uota reduzida de 9%,$?, cuja receita bruta acumulada at um determinado ms do ano7calendrio e"ceder o limite de RG 9#$.$$$,$$, ficar sujeita ao pagamento da diferena da estimativa no recol(ida, apurada em relao a cada ms transcorrido, at o Hltimo dia Htil do ms subse!Lente >!uele em !ue ocorrer o e"cesso, sem acr scimos legais. 3 no recol(imento da diferena e!uipara7se a estimativa no recol(ida, sujeitando7se > multa de of+cio de .<?, lanada isoladamente pelo fisco. II# - 'abela .rtica de .ercentuais &or definio legal ou de atos normativos editados pela Receita Jederal, tabela de percentuais8 poss+vel montar a seguinte

A'IVI8A8%S :ervios de transporte de cargas :obre a receita bruta dos servios (ospitalares :obre a receita bruta de construo por empreitada, !uando (ouver emprego de materiais em !ual!uer !uantidade 4)to ,eclarat*rio Iormativo C3:IM nA $%/0.5. Loteamento de terrenos, incorporao imobiliria e venda de im*veis constru+dos ou ad!uiridos para revenda :ervios de transporte de passageiros Revenda de combust+veis derivados de petr*leo e lcool, inclusive gs &restadoras de servios relativos ao e"erc+cio de profiss1es legalmente regulamentada, inclusive escolas 4:/C do antigo regime do ,L #.=0.5 Intermediao de neg*cios, inclusive corretagem 4seguros, im*veis, dentre outros5 e as de representao comercial )dministrao, locao ou cesso de bens im*veis, e m*veis. Construo por administrao ou por empreitada unicamente de mo de obra &restao de servios de grfica, com ou sem fornecimento de material, em relao > receita bruta !ue no decorra de atividade comercial ou industrial &restao de servios de suprimento de gua tratada e coleta de esgoto e e"plorao de rodovia mediante cobrana de pedgio 4)to ,eclarat*rio C3:IM nA 9%/#$$$5 ,iferencial entre o valor de venda e o valor de compra de ve+culos usados 4II :RJ nA =0$/#$$-, at $# de fevereiro de #$$-8 B?5. :obre a receita bruta das empresas financeiras, sendo ainda autorizadas, apenas para estas empresas, diversas dedu1es da receita bruta. Ner art. #0 da Lei nA B.0B9/0< e Instruo Iormativa :RJ nA <9/0< e 99/0%

$ercentuais B,$ B,$ B,$ B,$ 9%,$ 9,% =#,$ =#,$ =#,$ =#,$ =#,$ =#,$ =#,$

$ercentuais Redu3idos Receita Anual at4 R; 7 !#!!!,!!<

)tividades !ue no podem se beneficiar da reduo do percentual

9%,$ 9%,$ 9%,$ 9%,$ 9%,$ 9%,$

9%,$

II#= - Servios 1os.italares 3 art. #. da Instruo Iormativa :RJ nA -B$/#$$-, !ue revogou o art. #= da Instruo Iormativa :RJ nA =$%/#$$=, disp1e8 a5 estabelecimentos (ospitalares so a!ueles com pelo menos < 4cinco5 leitos para internao de pacientes, !ue garantam um atendimento bsico de diagn*stico e tratamento, com e!uipe cl+nica organizada e com prova de admisso e assistncia permanente prestada por m dicos, !ue possuam servios de enfermagem e atendimento teraputico direto ao paciente, durante #- (oras,

Prof. Enio Gehlen

Mar 2006

Lucro Real Estudo para iniciantes.


com disponibilidade de servios de laborat*rio e radiologia, servios de cirurgia e/ou parto, bem como registros m dicos organizados para a rpida observao e acompan(amento dos casos. b5 servios (ospitalares so a!ueles efetuados por pessoas jur+dicas8 b95 prestadoras de servios pr 7(ospitalares, na rea de urgncia, realizados por meio de 6MI m*vel, instaladas em ambul2ncias de suporte avanado 4Mipo F,F5 ou em aeronave de suporte m dico 4Mipo FEF5; e b#5 prestadoras de servios de emergncias m dicas, realizados por meio de 6MI m*vel, instaladas em ambul2ncias classificadas nos Mipos F)F, F@F, FCF e FJF, !ue possuam m dicos e e!uipamentos !ue possibilitem oferecer ao paciente suporte avanado de vida. &ara efeito de en!uadramento do estabelecimento como (ospitalar levar7se7, ainda, em conta se o mesmo est compreendido na classificao fiscal do Cadastro Iacional de )tividades EconOmicas 4CI)E5, na classe B<9979 7 )tividades de )tendimento Pospitalar. II#> - Receita Bruta das em.resas em +eral - Conceito, e?clus@es admitidas e re+imes de recon1ecimento &ara fins dos recol(imentos mensais estimados, a receita bruta deve ser recon(ecida pelo regime de competncia. ) receita bruta das vendas e servios compreende o produto da venda de bens nas opera1es de conta pr*pria, o preo dos servios prestados e o resultado auferido nas opera1es de conta al(eia. Ia receita bruta no se incluem os impostos no cumulativos cobrados destacadamente do comprador ou contratante, al m do preo do bem ou servio, e dos !uais o vendedor dos bens ou o prestador dos servios seja mero depositrio, a e"emplo do I&I.

&*'A
3 ICD: devido pela pessoa jur+dica, na !ualidade de contribuinte, no deve ser e"clu+do da receita bruta. Entretanto o ICD: cobrado do ad!uirente, a t+tulo de substituio tributria, no integra a receita bruta. Ias vendas a prazo, o custo do financiamento, contido no valor dos bens ou servios ou destacado na nota fiscal, integra a receita bruta como complemento do preo de venda. Io integram a receita bruta os valores recebidos por empresas concessionrias ou permissionrias de servio pHblico de transporte urbano de passageiros !ue devam ser repassados a outras empresas do mesmo ramo, por meio de fundo de compensao. Entretanto as empresas concessionrias ou permissionrias !ue receberem o repasse dos fundos de compensao criados ou aprovados pelo poder pHblico concedente ou permiss*rio devero incluir os valores na receita bruta. 3 valor do Nale7&edgio obrigat*rio, pago pelo embarcador ao transportador, no integra o frete e no ser considerado receita bruta. II.4.1 E!clus"es ad#itidas &odem ser e"clu+dos da receita bruta os valores8 a5 das vendas canceladas e das devolu1es de vendas; e b5 dos descontos incondicionais concedidos.

Prof. Enio Gehlen

Mar 2006

Lucro Real Estudo para iniciantes.

&*'A
Nendas canceladas correspondem > anulao de valores registrados como receita bruta de vendas e servios. ,escontos incondicionais so parcelas redutoras do preo de venda, !uando constarem da nota fiscal de venda dos bens ou da fatura de servios e no dependerem de evento posterior > emisso desses documentos. II#6 - Re+ras es.eciais sobre o recon1ecimento de receitas e resultados e sobre determinadas atividades II.$.1 Rece%i#entos de &rg'os p(%licos e contratos de longo pra)o Regi#e de cai!a ) receita decorrente de fornecimento de bens e servios para pessoa jur+dica de direito pHblico ou empresas sob seu controle, empresas pHblicas, sociedades de economia mista ou suas subsidirias, nos casos de empreitada ou fornecimento contratado nas condi1es dos arts. -$. e -$B do RIR/9000, poder ser recon(ecida no ms do recebimento. :e o recebimento se der em t+tulos pHblicos, inclusive com Certificados de :ecuritizao, a receita poder ser recon(ecida por ocasio do resgate dos t+tulos ou de sua alienao. )s pessoas jur+dicas !ue e"plorem atividades imobilirias relativas a loteamento de terrenos, incorporao imobiliria, construo de pr dios destinados > venda, e a venda de im*veis constru+dos ou ad!uiridos para revenda, devero considerar, como receita bruta, o montante efetivamente recebido, correspondente >s unidades imobilirias vendidas. Ios casos de contratos com prazo de e"ecuo superior a um ano, de construo por empreitada ou de fornecimento a preo predeterminado de bens ou servios a serem produzidos, ser computada na receita bruta parte do preo total da empreitada, ou dos bens ou servios a serem fornecidos, determinada mediante a aplicao, sobre esse preo total, da percentagem do contrato ou da produo e"ecutada em cada ms. Io caso de constru1es ou fornecimentos contratados com base em preo unitrio de !uantidades de bens ou servios produzidos em prazo inferior a um ano, a receita poder ser inclu+da no ms em !ue for completada cada unidade. II.$.2 *pera+"es co# ,e-culos .sados )s pessoas jur+dicas !ue ten(am como objeto social, declarado em seus atos constitutivos, a compra e venda de ve+culos automotores podero e!uiparar, para efeitos tributrios, como operao de consignao, as opera1es de venda de ve+culos usados, ad!uiridos para revenda, bem assim dos recebidos como parte do preo da venda de ve+culos novos ou usados. 3s ve+culos usados sero objeto de Iota Jiscal de Entrada e, !uando da venda, de Iota Jiscal de :a+da, sujeitando7se ao respectivo regime fiscal aplicvel >s opera1es de consignao. Iestas opera1es considera7se receita bruta a diferena entre o valor pelo !ual o ve+culo usado tiver sido alienado, constante da nota fiscal de venda, e o seu custo de a!uisio, constante da nota fiscal de entrada. II#" - Base de Clculo das Institui@es Ainanceiras, Se+uradoras e %ntidades de $revidncia $rivada Iessas atividades, na receita bruta auferida, para fins de aplicao do percentual de 9%,$?, devem ser consideradas tamb m8 . Prof. Enio Gehlen Mar 2006

Lucro Real Estudo para iniciantes.


a5 os rendimentos obtidos em aplica1es financeiras de renda fi"a de titularidade de instituio financeira, sociedade de seguro, de previdncia e de capitalizao, sociedade corretora de t+tulos, valores mobilirios e c2mbio, sociedade distribuidora de t+tulos e valores mobilirios ou sociedade de arrendamento mercantil; b5 os gan(os l+!uidos e rendimentos auferidos nas opera1es de renda varivel realizadas em bolsa, no mercado de balco organizado, autorizado por *rgo competente, ou por meio de fundos de investimento, para a carteira pr*pria das institui1es referidas na al+nea anterior. &ara essas pessoas jur+dicas, a receita bruta poder ser ajustada pelas dedu1es especificadas nos subitens abai"o, sendo vedada a deduo de !ual!uer despesa administrativa. II.6.1 Institui+"es financeiras/ sociedades corretoras de t-tulos/ 0alores #o%ili1rios e c2#%io/ e distri%uidoras de t-tulos e 0alores #o%ili1rios3 &odem deduzir da Receita @ruta8 a5 despesas incorridas na captao de recursos de terceiros; b5 despesas com obriga1es por refinanciamentos, empr stimos e repasses de recursos de *rgos e institui1es oficiais e do e"terior; c5 despesas de cesso de cr ditos; d5 despesas de c2mbio; e5 perdas com t+tulos e aplica1es financeiras de renda fi"a; f5 perdas nas opera1es de renda varivel previstas no inciso III do com redao dada pelo art. 12 da Lei n 9.249, de 1995; II.6.2 E#presas de seguros pri0ados &odem deduzir da Receita @ruta8 a5 o cosseguro e o resseguro cedidos; b5 os valores referentes a cancelamentos e restitui1es de prmios !ue (ouverem sido computados em conta de receita; e c5 a parcela dos prmios destinada > constituio de provis1es ou reservas t cnicas; II.6.4 Entidades de pre0id5ncia pri0ada a%erta e e#presas de capitali)a+'o &odem deduzir da Receita @ruta a parcela das contribui1es e prmios, respectivamente, destinada > constituio de provis1es ou reservas t cnicas. II#B - Institui:o de ensino su.erior -ue ten1a aderido ao $R*U&I - Isen:o ) instituio de ensino superior !ue aderiu regularmente ao &rograma 6niversidade para Modos 7 &rouni est isenta do Imposto de Renda das &essoas Qur+dicas no per+odo de vigncia indicado no Mermo de )deso firmado junto ao Dinist rio da Educao, observadas as disposi1es da Lei nA 99.$0%/#$$-, do ,ecreto nA <.#-</#$$-, da &ortaria DEE nA =.#%B/#$$- e da Instruo Iormativa :RJ nA -<%/#$$-. ) iseno recair sobre o lucro decorrente da realizao de atividades de ensino superior, proveniente de cursos de graduao ou cursos se!Lenciais de formao espec+fica.
art. 77 da Lei n 8.981, de 1995,

Prof. Enio Gehlen

Mar 2006

Lucro Real Estudo para iniciantes.


) instituio de ensino dever apurar o lucro da e"plorao referente >s atividades sobre as !uais recaia a iseno. Considera7se lucro da e"plorao o lucro l+!uido do per+odo de apurao, antes de deduzida a proviso para a C:LL e a proviso para o imposto de renda, ajustado pela e"cluso dos seguintes valores8 a5 da parte das receitas financeiras !ue e"ceder >s despesas financeiras; b5 dos rendimentos e preju+zos das participa1es societrias; c5 dos resultados no7operacionais; e d5 do valor bai"ado de reserva de reavaliao, nos casos em !ue o valor realizado dos bens objeto da reavaliao ten(a sido registrado como custo ou despesa operacional e a bai"a da reserva ten(a sido efetuada em contrapartida > conta de8 d95 receita no7operacional; ou d#5 patrimOnio l+!uido, no computada no resultado do mesmo per+odo de apurao. )s varia1es monetrias sero consideradas, para efeito de clculo do lucro da e"plorao, como receitas ou despesas financeiras, conforme o caso. &ara usufruir da iseno, a instituio de ensino dever demonstrar em sua contabilidade, com clareza e e"atido, os elementos !ue comp1em as receitas, custos, despesas e resultados do per+odo de apurao, referentes >s atividades sobre as !uais recaia a iseno segregados das demais atividades. Ia (ip*tese de o sistema de contabilidade adotado pela instituio de ensino no oferecer condi1es para apurao do lucro l+!uido e do lucro da e"plorao por atividade, este poder ser estabelecido com base na relao entre as receitas l+!uidas das atividades isentas e a receita l+!uida total.

&*'A
&ara adeso ao &rograma 6niversidade para Modos 7 &R36II, a instituio de ensino superior dever comprovar estar em regularidade fiscal em relao aos tributos e contribui1es federais administrados pela :ecretaria da Receita Jederal. &ara as institui1es !ue aderirem ao &rograma at =9 de dezembro de #$$<, a comprovao poder ser efetuada, e"cepcionalmente, at =9 de dezembro de #$$% 4 Art. 1, pargrafo nico, da Lei n 11.128/2005, com alterao dada pelo artigo n 131 da Lei n 11.1965.

III - Acrscimos base de clculo da estimativa mensal


Encontrada a base de clculo pela aplicao do percentual sobre a receita bruta da atividade, com as e"clus1es admitidas, sero a ela acrescidos, integralmente, no ms em !ue forem auferidos, os gan(os de capital, as demais receitas e os resultados positivos decorrentes de receitas no compreendidas na atividade, inclusive8 a5 os rendimentos auferidos nas opera1es de mHtuo realizadas entre pessoas jur+dicas controladoras, controladas, coligadas ou interligadas, e"ceto se a muturia for instituio autorizada a funcionar pelo @anco Central do @rasil; b5 os gan(os de capital auferidos na alienao de participa1es societrias permanentes em sociedades coligadas e controladas, e de participa1es societrias !ue permaneceram no ativo da pessoa jur+dica at o t rmino do ano7calendrio seguinte ao de suas a!uisi1es; c5 os gan(os auferidos em opera1es de cobertura 4 hedge5 realizadas em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros ou no mercado de balco;

&*'A
3 art. 18 da Lei n 11.033/2004 revogou o art. 63 da Lei n 8.383/91 !ue permitia a aplicao do tratamento tributrio previsto no art. 6 do ecreto!Lei n 2.397/87 >s opera1es de cobertura de riscos realizadas em outros mercados de futuros, no e"terior, al m de bolsas. . Prof. Enio Gehlen Mar 2006

10

Lucro Real Estudo para iniciantes.


d5 a receita de locao de im*vel, !uando no for esse o objeto social da pessoa jur+dica, deduzida dos encargos necessrios > sua percepo; e5 os juros e!uivalentes > ta"a do :istema Especial de Li!uidao e Cust*dia 4:elic5 para t+tulos federais, acumulada mensalmente, relativos a impostos e contribui1es a serem restitu+dos ou compensados; f5 as receitas financeiras decorrentes das varia1es monetrias dos direitos de cr dito e das obriga1es do contribuinte, em funo de +ndices ou coeficientes aplicveis por disposio legal ou contratual; g5 os gan(os de capital auferidos na devoluo de capital em bens e direitos; (5 a diferena entre o valor em din(eiro ou o valor dos bens e direitos recebidos de instituio isenta, a t+tulo de devoluo de patrimOnio, e o valor em din(eiro ou o valor dos bens e direitos entregue para a formao do referido patrimOnio; e i5 9/9#$, no m+nimo, do saldo do lucro inflacionrio acumulado e"istente em =9 de dezembro de 900<. III#7 - Gan1os de ca.ital 3 gan(o de capital, nas aliena1es de bens do ativo permanente e de ouro no considerado ativo financeiro, corresponder > diferena positiva verificada entre o valor da alienao e o respectivo valor contbil.

) no7comprovao dos custos pela pessoa jur+dica implicar adio integral da receita > base de clculo mensal da C:LL. 3 gan(o de capital auferido na venda de bens do ativo permanente para recebimento do preo, no todo ou em parte, ap*s o t rmino do ano7calendrio seguinte ao da contratao dever integrar a base de clculo mensal da C:LL, podendo, para efeito de determinar o resultado ajustado, ser computado na proporo da parcela do preo recebida em cada ms. III.1.1 ,alor cont1%il &ara efeito de apurao do gan(o de capital, considera7se valor contbil, no caso de investimentos permanentes em8 a5 participa1es societrias avaliadas pelo custo de a!uisio, o valor de a!uisio; b5 participa1es societrias avaliadas pelo valor de patrimOnio l+!uido, a soma alg brica dos seguintes valores8 b95 do patrimOnio l+!uido pelo !ual o investimento estiver registrado; b#5 do gio ou desgio na a!uisio do investimento; e b=5 da proviso para perdas, constitu+da at =9 de dezembro de 900<, !uando dedut+vel.

&*'A
Io caso das aplica1es em ouro, no considerado ativo financeiro, considera7se valor contbil o valor de a!uisio. Io caso de outros bens e direitos, considera7se valor contbil o custo de a!uisio, diminu+do dos encargos de depreciao, amortizao ou e"austo acumulados, se for o caso. . Prof. Enio Gehlen Mar 2006

11

Lucro Real Estudo para iniciantes.


) bai"a de investimento relevante e influente em sociedade coligada ou controlada deve ser precedida de avaliao pelo valor de patrimOnio l+!uido, com base em balano patrimonial ou balancete de verificao da coligada ou controlada, levantado na data da alienao ou li!uidao ou at trinta dias, no m"imo, antes dessa data. III# - *utras receitas e resultados - Re+ras es.ecC9icas III.2.1 Mercados de li6uida+'o futura Reconheci#ento dos resultados 3s resultados positivos incorridos nas opera1es realizadas em mercados de li!uidao futura, inclusive os sujeitos a ajustes de posi1es e opera1es realizadas no mercado de balco, devidamente registradas, sero recon(ecidos por ocasio da li!uidao do contrato, cesso ou encerramento da posio.

&*'A
3 resultado positivo ou negativo ser constitu+do pela soma alg brica dos ajustes, no caso das opera1es a futuro sujeitas a essa especificao, e pelo rendimento, gan(o ou perda, apurado na operao, nos demais casos. Ios termos do art. 35 da Lei n 11.051/2004, no se considera mais o resultado dos ajustes dirios ocorridos no ms. III.2.2 ,aria+"es #onet1rias 7Lei n8 9.069:9$/ art. $2 e Lei n8 9.;1<:9</ art. 98= )s varia1es monetrias dos direitos de cr dito e das obriga1es do contribuinte, em funo da ta"a de c2mbio ou de +ndices ou coeficientes aplicveis por disposio legal ou contratual sero consideradas, como receitas ou despesas financeiras, conforme o caso, segundo o regime de competncia.

&*'A
Ias atividades de compra e venda, loteamento, incorporao e construo de im*veis, as varia1es monetrias, sero recon(ecidas segundo as normas espec+ficas. III.2.4 ,aria+"es ca#%iais 7Medida Pro0is&ria n8 2.1$< 4$:2001= ) partir de 9A de janeiro de #$$$, as varia1es monetrias dos direitos de cr dito e das obriga1es do contribuinte, em funo da ta"a de c2mbio, sero consideradas, para efeito de determinao da base de clculo do imposto de renda, !uando da li!uidao da correspondente operao 4Regime de Cai"a5. R opo da pessoa jur+dica, as varia1es monetrias podero ser consideradas na determinao da base de clculo, segundo o regime de competncia, por todo o ano7calendrio. Io caso de alterao do crit rio de recon(ecimento das varia1es monetrias, em anos7calendrio subse!Lentes, devero ser observadas as normas dispostas na Instruo Iormativa :RJ nA =-<, de #B de jul(o de #$$=. &ermite7se, portanto !ue as varia1es cambiais 4ativas e passivas5 sejam en!uadradas no denominado Fregime de cai"aF, ao eleger a li!uidao da operao como o momento ade!uado para o recon(ecimento dos efeitos fiscais dessas varia1es. ,iante da obrigatoriedade do regime de competncia pela legislao comercial, (aver necessidade de se fazer ajustes aos registros contbeis, mediante adio ou e"cluso no L)L6R. III#= - Valores -ue n:o s:o acrescidos D base de clculo da estimativa mensal Io sero acrescidos > base de clculo da estimativa mensal8 a5 os rendimentos e gan(os l+!uidos produzidos por aplicao financeira de renda fi"a e de renda varivel, !uando j tiverem sofrido tributao na fonte; b5 as recupera1es de cr ditos !ue no representem ingressos de novas receitas; . Prof. Enio Gehlen Mar 2006

12

Lucro Real Estudo para iniciantes.


c5 a reverso de saldo de provis1es, salvo as para cr ditos de li!uidao duvidosa constitu+das antes de 900., as para pagamento de f rias, as para pagamento de d cimo7terceiro salrio e as t cnicas das compan(ias de seguro e de capitalizao, bem como das entidades de previdncia complementar; d5 os lucros e dividendos decorrentes de participa1es societrias avaliadas pelo custo de a!uisio e a contrapartida do ajuste por aumento do valor de investimentos avaliados pelo m todo da e!uivalncia patrimonial; e e5 os juros sobre o capital pr*prio pagos ou creditados por outra pessoa jur+dica.

IV - lculo da estimativa mensal a ser recol!ida


IV#7 - AlC-uota do im.osto sobre a base de clculo 3 valor da estimativa a ser recol(ida em cada ms ser calculado mediante a aplicao da al+!uota de 9<? 4!uinze por cento5 sobre a base de clculo estimada em funo da receita bruta e acr scimos.

&*'A
:obre a reduo ou suspenso das estimativas mensais, ver IV# - Adicional do im.osto E devido mensalmente o adicional do imposto de renda, > al+!uota de dez por cento sobre a parcela da base de clculo estimada, com base na receita bruta, !ue e"ceder a RG #$.$$$,$$ 4vinte mil reais5.
ite" # do pre$ente %oteiro .

&*'A
3 valor do adicional ser recol(ido integralmente, no sendo permitidas !uais!uer dedu1es. IV#= - 8edu@es e com.ensa@es ) pessoa jur+dica poder deduzir do imposto apurado no ms8 a5 Incentivos fiscais8
8edu@es 95 3perao de carter cultural art. 25 Lei n Individual a .artir de 7E#!7#F5 -? -? =? -? B? -? 9? -? Io tem B? -? Global a .artir de 7E#!7#F5

8.313/1991
#5 3perao de carter cultural art. 18, Lei n

8.313/1991
=5 &roduo de obras e projetos audiovisuais -5 &rograma )limentao do Mrabal(ador <5 &,MI 7 aprovado at $=.$%.0= %5 &,MI/&,M)7 aprovado ap*s $=.$%.0= .5 Jundos dos ,ireitos da Criana e do )dolescente

b5 o imposto de renda pago ou retido na fonte sobre receitas !ue integraram a base de clculo do imposto devido;

&*'A
Io poder ser deduzido o imposto de renda retido na fonte sobre rendimentos de aplica1es financeiras de renda fi"a e de renda varivel ou pago sobre os gan(os l+!uidos, pois esses rendimentos no . Prof. Enio Gehlen Mar 2006

13

Lucro Real Estudo para iniciantes.


integraram a base de clculo da estimativa 4ver e"ceo para entidades financeiras5. c5 o imposto de renda pago indevidamente em per+odos anteriores, desde !ue formalizado por meio de ,eclarao de Compensao. IV#> - %?em.los de a.ura:o da estimativa a recol1er &essoa jur+dica tributada pelo lucro real anual, com recol(imentos mensais por estimativa, calculada com base na receita bruta, sem balanos de suspenso ou reduo 4estimativa pura5. Jatos8 95 Iossa &Q iniciou atividades em 9A de outubro de #$$-, resultante de uma ciso; #5 ) base de calculo da estimativa 4receita bruta S percentual T demais resultados e gan(os de capital5 nos meses de outubro, novembro e dezembro tem o mesmo valor RG =$.$$$,$$; =5 ) empresa tem direito a RG 9$$,$$ de incentivos fiscais em cada um dos trs meses do per+odo; -5 :ofreu reteno de imposto de renda na fonte de RG <$$,$$ em outubro, RG -$$,$$ em novembro e RG =$$,$$ em dezembro; <5 Compensou cr ditos relativos a saldo da declarao de #$$= !ue l(e foi transferido pela cindida nos valores de RG =$$ em outubro, RG #$$,$$ em novembro e RG 9$$,$$ em dezembro; %5 &agou em ,)RJ as estimativas de outubro, novembro e dezembro, nas seguintes datas e valores8 RG -.%$$,$$ em =$/99/$-; RG -.B$$,$$ em =9/9#/$- e RG <.$$$,$$ em =9/$9/$-; e .5 &ara efeitos didticos, consideramos !ue no ajuste 4balano anual de =9.9#.#$$-5 apurou lucro real de RG 0$.$$$,$$, igual a soma das bases de clculos mensais das estimativas. >icha Esti#ati0as3
Clculo do Im.osto de Renda 2ensal .or %stimativa )&6R)UV3 @ase de Clculo do IR&Q Imposto > )l+!uota de 9<? )dicional ,eduo de Incentivos Jiscais IR ,evido em Deses )nteriores IRRJ Imposto de Renda a &agar &)')DEIM3 Imposto de Renda 4,)RJ5 Compensa1es :aldo de IR&Q a &agar -.%$$,$$ =$$,$$ $,$$ -.B$$,$$ #$$,$$ $,$$ <.$$$,$$ 9$$,$$ $,$$ =$.$$$,$$ -.<$$,$$ 9.$$$,$$ 9$$,$$ 7 <$$,$$ -.0$$,$$ =$.$$$,$$ -.<$$,$$ 9.$$$,$$ 9$$,$$ 7 -$$,$$ <.$$$,$$ =$.$$$,$$ -.<$$,$$ 9.$$$,$$ 9$$,$$ 7 =$$,$$ <.9$$,$$ *U' &*V 8%G

Prof. Enio Gehlen

Mar 2006

14

Lucro Real Estudo para iniciantes.

>icha ?@uste ?nual


Clculo do Im.osto de Renda sobre o Lucro Real - A0US'% )&6R)UV3 Imposto > )l+!uota de 9<? )dicional ,eduo de Incentivos Jiscais Imposto de Renda Retido na Jonte Imposto de Renda Densal por Estimativa Imposto de Renda a &agar 4)juste5 &)')DEIM3 Imposto de Renda 4,)RJ 7 C*digo $#995 Compensa1es :aldo de Imposto de Renda a &agar 9=.<$$,$$ =.$$$,$$ =$$,$$ 7 9%.#$$,$$ $,$$ $,$$ $,$$ $,$$ $,$$

&*'A
95 Joram omitidas as lin(as para as !uais, no e"emplo, no (aviam informa1es a serem prestadas; #5 3 Imposto pago por estimativa de RG 9%.#$$,$$ corresponde > soma8 #.9 dos valores pagos em ,)RJ W RG 9-.-$$,$$ #.#5 do imposto de renda na fonte W RG 9.#$$,$$ #.= das compensa1es W RG %$$,$$

V - Estimativas mensais monitoradas - Balanos mensais de suspenso ou reduo


3 pagamento do IR&Q mensal por estimativa, relativo ao ms de janeiro do ano7calendrio, poder ser efetuado com base em balano ou balancete de reduo, desde !ue neste fi!ue demonstrado !ue o imposto devido no per+odo inferior ao calculado com base na receita bruta e acr scimos. 3correndo apurao de preju+zo fiscal no balano ou balancete de suspenso, a pessoa jur+dica estar dispensada do pagamento da C:LL correspondente a esse ms. Kuando a pessoa jur+dica entender !ue os recol(imentos mensais por estimativa, calculados com base na receita bruta e acr scimos, se revelaro indevidos ao final do ano7calendrio, ou !ue os valores j recol(idos at o ms superam o valor !ue seria devido com base no lucro real anual, poder8 a5 suspender o recol(imento mensal, desde !ue demonstre !ue o valor do imposto devido, calculado com base no lucro real do per+odo em curso, igual ou inferior > soma do imposto de renda devido, correspondente aos meses do mesmo ano7calendrio, anteriores >!uele a !ue se refere o balano ou balancete levantado; ou b5 reduzir o valor do imposto ao montante correspondente > diferena positiva entre o imposto devido no per+odo em curso, e a soma do imposto de renda pago, correspondente aos meses do mesmo ano7calendrio, anteriores >!uele a !ue se refere o balano ou balancete levantado. Io caso de pagamento mensal com base no resultado de balano ou balancete acumulado, o adicional de 9$? incide sobre a base de clculo 4lucro real5 !ue e"ceder a RG #$.$$$,$$ multiplicado pelo nHmero de meses abrangido pelo balano ou balancete. E!e#plo3

Prof. Enio Gehlen

Mar 2006

15

Lucro Real Estudo para iniciantes.


95 Estimativas, inclusive adicional, recol(idas com base na receita bruta8 a5 janeiro RG 9<.$$$,$$ b5 fevereiro, RG #$.$$$,$$ #5 3 valor da estimativa e adicional, com base na receita bruta e acr scimos, referente ao ms de maro, a ser recol(ida at =$ de abril, seria de RG =$.$$$,$$$. =5 Levantando7se um balano ou balancete ao final de maro, compreendendo o resultado do per+odo de janeiro a maro, verificou7se !ue o imposto de renda efetivamente devido pelo lucro real, mais adicional, no per+odo seria de RG -<.$$$,$$. -5 Ento basta reduzir o recol(imento referente a maro para RG 9$.$$$,$$.

&*'A
Jica claro !ue esse balano de acompan(amento, levantado ao final de maro, antecipa os efeitos do balano de ajuste a ser levantado em dezembro, isto , em maro a empresa demonstra !ue teria !uitado toda obrigao do per+odo em curso. Esse balano de acompan(amento poder ser levantado em todos os meses, a partir de janeiro do ano7 calendrio, de forma !ue cada balano ou balancete englobe o per+odo de janeiro at o ms do seu levantamento. Io e"emplo, o primeiro balano tomou o per+odo de janeiro a maro, o pr*"imo iria de janeiro a abril, e assim sucessivamente. Como esses balanos de acompan(amento servem apenas para reduzir ou suspender o pagamento mensal com base na receita bruta, se, ao contrrio, um deles apontar um valor superior ao do pagamento !ue deveria ser feito com base na receita bruta, neste ms, ele poder ser desconsiderado, a fim de permitir o pagamento no e"ato valor do imposto incidente sobre a receita bruta. *utras situa+"es pode# ocorrer3 a5 balano ou balancete de janeiro apresentar preju+zo. Iessa (ip*tese a pessoa jur+dica no precisar recol(er a estimativa de janeiro, podendo essa situao se repetir nos meses seguintes. :ituao !ue sempre dever ser demonstrada com balanos ou balancetes acumulados, abrangendo o per+odo de janeiro at o ms do monitoramento; ou b5 balano ou balancete do ms do monitoramento mostrar !ue o valor recol(ido, a t+tulo de estimativa, no per+odo em curso e"cede o valor devido com base no luco real apurado a partir desse balano ou balancete. Iessa (ip*tese, a diferena verificada, correspondente ao imposto recol(ido a maior, no poder ser utilizada para reduzir o montante do imposto devido por estimativa em meses subse!Lentes do mesmo ano7calendrio.

&*'A
Caso a pessoa jur+dica pretenda suspender ou reduzir o valor do imposto devido, em !ual!uer outro ms do mesmo ano7calendrio, dever levantar novo balano ou balancete do per+odo em curso. V#7 - Re-uisitos dos balanos ou balancetes de monitoramento das estimativas 3 resultado contbil desses balanos ou balancetes, levantados com observ2ncia das disposi1es contidas nas leis comerciais e fiscais, dever ser ajustado por todas as adi1es determinadas e e"clus1es e compensa1es admitidas pela legislao do imposto de renda, observando7se, inclusive, o limite de =$? 4trinta por cento5 na compensao de preju+zos de anos7calendrio anteriores. )o final de cada per+odo abrangido pelo balano ou balancete, a pessoa jur+dica dever elaborar demonstrativos do levantamento e avaliao de seus esto!ues, segundo a legislao do imposto de . Prof. Enio Gehlen Mar 2006

16

Lucro Real Estudo para iniciantes.


renda, ficando, entretanto, dispensada a escriturao do livro Registro de Inventrio, !ue poder ser postergada para o final do ano7calendrio. ) pessoa jur+dica !ue possuir registro permanente de esto!ues, integrado e coordenado com a contabilidade, somente estar obrigada a ajustar os saldos contbeis, pelo confronto com a contagem f+sica, ao final do ano7calendrio ou no encerramento do per+odo de apurao, inclusive nos casos de incorporao, fuso, ciso ou encerramento de atividade.

&*'A
) cada balano ou balancete a pessoa jur+dica dever agir como se fosse a apurao final do lucro real 4ajuste anual antecipado5. :e o balano ou balancete tiver como termo final o ms de dezembro do ano7calendrio, devero ser efetuadas, !uando for o caso, as seguintes adi1es8 a5 lucros, rendimentos e gan(os de capital auferidos no e"terior; b5 parcelas a !ue se referem os arts. 9B, X .A, 90, X .A, e ##, X =A, da Lei nA 0.-=$/0% 4&reos de Mransferncia5; e c5 ajuste relativo ao lucro inflacionrio realizado. 3 balano ou balancete, para efeito de determinao do resultado do per+odo em curso, ser transcrito no livro ,irio at a data fi"ada para pagamento do imposto do respectivo ms, escriturando7se, na parte ) do Livro de )purao do Lucro Real 7 L)L6R, a demonstrao do lucro real do per+odo abrangido por cada balano ou balancete.

&*'A
) no escriturao do livro ,irio e do Livro de )purao do Lucro Real 4Lalur5, at a data fi"ada para pagamento do imposto do respectivo ms, implicar a desconsiderao do balano ou balancete para efeito da suspenso ou reduo dos recol(imentos por estimativa. V# - 8edu@es nos balanos ou balancetes de acom.an1amento - %stimativas monitoradas ) pessoa jur+dica poder deduzir do imposto apurado no per+odo abrangido pelo balano ou balancete8 a5 os valores dos incentivos fiscais de deduo do imposto, correspondente ao per+odo compreendido pelo balano de suspenso ou reduo, relativos ao &rograma de )limentao do Mrabal(ador, >s ,oa1es aos Jundos dos ,ireitos da Criana e do )dolescente, >s )tividades Culturais ou )rt+sticas, > )tividade )udiovisual, ao &rograma de ,esenvolvimento Mecnol*gico Industrial 4&,MI5, ao &rograma de ,esenvolvimento Mecnol*gico )gropecurio 4&,M)5 e aos Incentivos Regionais de Reduo e/ou Iseno do Imposto, observados os limites dos !uadros acima; b5 o valor do imposto de renda pago ou retido na fonte sobre as receitas, inclusive financeiras, !ue integraram a base de clculo do imposto apurado, desde !ue no ten(a sido deduzido em meses anteriores; c5 o imposto pago no e"terior, at =9 de janeiro do ano7calendrio subse!Lente, relativo a lucros disponibilizados, rendimentos e gan(os de capital auferidos no e"terior durante o ano7calendrio, computados no balano ou balancete de suspenso ou reduo do ms de dezembro do ano7 calendrio; d5 o valor do imposto de renda devido em meses anteriores do ano7calendrio, apurado sobre a base de clculo estimada ou com base em balano ou balancete de suspenso ou reduo. &ara esse fim, o valor do imposto de renda devido em meses anteriores, corresponde ao somat*rio dos valores mensais8 . Prof. Enio Gehlen Mar 2006

17

Lucro Real Estudo para iniciantes.


a5 do imposto resultante da aplicao da al+!uota sobre a base de clculo e b5 do adicional. E!e#plo &essoa jur+dica tributada pelo lucro real anual, com recol(imentos mensais por estimativa, calculada com base em balanos ou balancetes mensais de suspenso ou reduo 4estimativa monitorada5 Jatos8 95 Iossa &Q iniciou atividades em 9A de outubro de #$$-, decorrente de uma ciso; #5 ) base de calculo da estimativa foi apurada em balanos mensais acumulados nos meses de outubro, novembro e dezembro e teve, para efeitos didticos, os seguintes valores 4lucro real5 RG =$.$$$,$$ em outubro; RG %$.$$$,$$ em novembro e RG 0$.$$$,$$ em dezembro. =5 ) empresa tem direito a RG 9$$,$$ de incentivos fiscais em cada um dos trs meses do per+odo; -5 :ofreu reteno de imposto de renda na fonte de RG <$$,$$ em outubro, RG -$$,$$ em novembro e RG =$$,$$ em dezembro; <5 Compensou cr ditos relativos a saldo da declarao de #$$= !ue l(e foi transferido pela cindida nos valores de RG =$$,$$ em outubro, RG #$$,$$ em novembro e RG 9$$,$$ em dezembro; %5 &agou em ,)RJ as estimativas de outubro, novembro e dezembro, nas seguintes datas e valores8 RG -.%$$,$$ em =$/99/$-; RG -.B$$,$$ em =9/9#/$- e RG <.$$$,$$ em =9/$9/$-. >icha Esti#ati0as
Clculo do Im.osto de Renda 2ensal .or %stimativa HBalano 2ensal de Acom.an1amentoI )&6R)UV3 @ase de Clculo do Imposto de Renda Imposto > )l+!uota de 9<? )dicional ,eduo de Incentivos Jiscais Imposto de Renda ,evido em Deses )nteriores Imposto de Renda Retido na Jonte Imposto de Renda a &agar &)')DEIM3 Imposto de Renda 4,)RJ5 Compensa1es :aldo de Imposto de Renda a &agar -.%$$,$$ =$$,$$ $,$$ -.B$$,$$ #$$,$$ $,$$ <.$$$,$$ 9$$,$$ $,$$ =$.$$$,$$ -.<$$,$$ 9.$$$,$$ 9$$,$$ $,$$ <$$,$$ -.0$$,$$ %$.$$$,$$ 0.$$$,$$ #.$$$,$$ #$$,$$ <.-$$,$$ -$$,$$ <.$$$,$$ 0$.$$$,$$ 9=.<$$,$$ =.$$$,$$ =$$,$$ 9$.B$$,$$ =$$,$$ <.9$$,$$ *U' &*V 8%G

Prof. Enio Gehlen

Mar 2006

18

Lucro Real Estudo para iniciantes.

>icha a@uste ?nual


Clculo do Im.osto de Renda sobre o Lucro Real - A0US'% )&6R)UV3 Imposto > )l+!uota de 9<? )dicional ,eduo de Incentivos Jiscais Imposto de Renda Retido na Jonte Imposto de Renda Densal por Estimativa Imposto de Renda a &agar 4)juste5 &)')DEIM3 Imposto de Renda 4,)RJ 7 C*digo $#995 Compensa1es :aldo de Imposto de Renda a &agar $,$$ $,$$ $,$$ 9%.#$$,$$ $,$$ 9=.<$$,$$ =.$$$,$$ =$$,$$

&*'A
95 Joram omitidas as lin(as para as !uais, no e"emplo, no (aviam informa1es a serem prestadas; #5 3 Imposto pago por estimativa de RG 9%.#$$,$$ corresponde > soma8 #.9 dos valores pagos em ,)RJ W RG 9-.-$$,$$ #.#5 do imposto de renda na fonte W RG 9.#$$,$$ #.= das compensa1es W RG %$$,$$

VI - "agamento do imposto - "ra#os


3 imposto mensal apurado sobre a base de clculo estimada, inclusive o relativo ao ms de dezembro, dever ser pago at o Hltimo dia Htil do ms subse!Lente >!uele a !ue se referir, mediante ,)RJ, observados os seguintes C*digos8 a5 <00= para pessoas jur+dicas no obrigadas ao lucro real; b5 #=%# para pessoas jur+dicas obrigadas ao lucro real; e c5 #=90 para entidades financeiras. Io ( mais vedao para a concesso de parcelamentos relativos a d bitos de estimativa mensal devida pelos contribuintes optantes pelo lucro real anual.

VII - A$uste anual em %& de de#embro ou na data de encerramento das atividades


)s pessoas jur+dicas !ue optaram pelos recol(imentos mensais por estimativa, pura ou monitorada, devero apurar o lucro real anual em =9 de dezembro, com a finalidade de determinar o imposto efetivamente devido no ano7calendrio. Ios casos de incorporao, fuso, ciso ou e"tino da pessoa jur+dica, a apurao do lucro real ser efetuada na data do evento. Considera7se data do evento a da deliberao !ue aprovar a incorporao, fuso ou ciso da pessoa jur+dica. Considera7se e"tinta a pessoa jur+dica na data do encerramento de sua li!uidao, assim entendida a total destinao do seu acervo l+!uido.

Prof. Enio Gehlen

Mar 2006

19

Lucro Real Estudo para iniciantes.


Ia apurao do lucro real anual ou do per+odo de atividades no ano7calendrio, a pessoa jur+dica dever observar toda a legislao aplicvel ao Imposto de Renda das &essoas Qur+dicas, consolidada no Regulamento do Imposto de Renda aprovado pelo ecreto n 3.000, de 1999 e constante de atos legais, regulamentares e normativos posteriores > sua edio.

&*'A
) JI:C3:oft Editora oferece a seus assinantes o acesso > +ntegra do Regulamento do Imposto de Renda )notado e Comentado, com poderosa ferramenta de busca por palavras c(aves e e"press1es. cli!ue a!ui para acessar o %eg&'a"ento/2005 VII#7 - A.roveitamento das estimativas mensais ) pessoa jur+dica poder deduzir do imposto e adicional apurado em =9 de dezembro, correspondente ao ajuste anual, o valor8 a5 correspondente >s estimativas efetivamentes pagas; b5 correspondente a pagamento de parcelamento de valor de imposto apurado, no transcorrer do ano7calendrio, sobre a base de clculo estimada, pago at a data prevista para a entrega da ,CMJ !ue informar o resultado do ajuste anual. Considera7se estimativa efetivamente paga, o valor do imposto devido, apurado segundo as normas aplicveis, e"tinto por meio de8 a5 pagamento efetuado em ,arf; b5 deduo do valor do imposto de renda retido ou pago sobre as receitas !ue integraram a base de clculo mensal; c5 deduo de valores recol(idos mensalmente aos fundos Jinor, Jinam e Junres, at o limite permitido no balano de =9 de dezembro do ano7calendrio, observado os percentuais e limites previsto na legislao; d5 compensao de valores pagos a maior ou indevidamente; e5 compensao do valores relativos ao saldo negativo de imposto de renda de anos7calendrio anteriores; f5 outras compensa1es solicitadas por meio de processo administrativo; e g5 compensao de valores, autorizada por deciso judicial transitada em julgado. VII# - $a+amento do saldo do aJuste anual 3 saldo do imposto de renda apurado em =9 de dezembro do ano7calendrio dever ser pago em !uota Hnica at o Hltimo dia Htil do ms de maro do ano subse!Lente, acrescido de juros e!uivalentes > ta"a :ELIC, acumulada mensalmente, calculados a partir de 9A de fevereiro at o ms anterior ao do pagamento e de um por cento no ms do pagamento. ,evero ser utilizados os seguintes C*digos8 a5 #-<% para pessoas jur+dicas no obrigadas ao lucro real; b5 #-=$ para pessoas jur+dicas obrigadas ao lucro real; e c5 #=0$ para entidades financeiras. VII#= - Restitui:o ou com.ensa:o de saldo anual ne+ativo 3 saldo do imposto negativo de renda apurado em =9 de dezembro do ano7calendrio, poder ser compensado a partir do ms de janeiro do ano7calendrio subse!Lente ao do encerramento do per+odo de apurao, assegurada a alternativa de re!uerer a restituio. Ios termos do Ato ec'arat(rio )%* n 3/2000, os valores devidos com base na receita bruta e acr scimos ou em balano ou balancete de suspenso ou reduo, pagos at o Hltimo dia Htil do ms subse!Lente a !ue se referir, relativos aos meses de janeiro a novembro, !ue e"cederem o valor devido em =9 de . Prof. Enio Gehlen Mar 2006

20

Lucro Real Estudo para iniciantes.


dezembro do ano7calendrio, no ajuste anual, sero atualizados pelos juros e!uivalentes > ta"a :ELIC, acumulada mensalmente, calculados a partir de 9A de janeiro do ano7calendrio subse!Lente at o ms anterior ao da compensao ou restituio e de um por cento relativamente ao ms em !ue a compensao ou restituio estiver sendo efetuada. ,II.4.1 Regras para se apurar o 0alor a co#pensar ou restituir a5 a parcela do saldo negativo a ser compensado, correspondente ao valor pago at o Hltimo dia Htil de maro do ano7calendrio subse!Lente, com base na receita bruta e acr scimos ou em balano ou balancete de suspenso ou reduo relativo a !ual!uer ms de dezembro do ano7 calendrio anterior, ser acrescida dos juros > ta"a :ELIC, acumulada mensalmente, calculados a partir de 9A de fevereiro at o ms anterior ao da compensao ou restituio e de um por cento relativamente ao ms em !ue a compensao ou restituio estiver sendo efetuada. b5 a compensao e/ou restituio do valor do saldo negativo somente poder ser feita ap*s o pagamento dos valores devidos mensalmente com base na receita bruta e acr scimos ou em balano ou balancete de suspenso ou reduo, no podendo ser compensados, a partir de 9A de janeiro do ano7calendrio subse!Lente, valores !ue no ten(am sido pagos at =9 de dezembro do ano7calendrio.

VIII - 'alta ou insu(ici)ncia nos pagamentos mensais por estimativa


) falta ou insuficincia nos recol(imentos mensais por estimativa, detectadas durante ou ap*s o encerramento do ano7calendrio, estaro sujeitas ao lanamento, pela fiscalizao, de multa de of+cio de .<? 4setenta e cinco por cento5, aplicada isoladamente, sobre os valores no recol(idos.

&*'A
Em (ip*tese alguma (aver lanamento de of+cio dos valores no recol(idos ou insuficientes. :* a multa isolada ser lanada.

I* - In(orma+es na , -'
3s valores das estimativas mensais devero ser informados na ,eclarao de , bitos e Cr ditos Mributrios 7 ,CMJ, observados os C*digos respectivos. ,a mesma forma, eventual saldo de imposto de renda a pagar apurado no ajuste anual em =9 de dezembro de cada ano dever ser informado na ,CMJ.

'undamentao
Lei nA B.<-9/0#, Lei nA B.0B9/0<, Lei nA 0.$%</0<, Lei nA 0.#-0/0<, Lei nA 0.=9%/0%, Lei nA 0.-=$/0%, Lei nA 0.<=#/0., Lei nA 0..9B/0B, Lei nA 0...0/00, Lei nA 0.0<0/#$$$, Lei nA 9$.-#%/#$$#, Lei nA 9$.%=./#$$#, Lei nA 9$.%B-/#$$=, lei nA 9$.B==/#$$=, Lei nA 99.$==/#$$-, Dedida &rovis*ria nA #.9<B7=</#$$9, Dedida &rovis*ria nA #.9<07.$/#$$9, Instruo Iormativa :RJ nA 0=/0., 3utros atos citados no te"to.

Prof. Enio Gehlen

Mar 2006

21

Lucro Real Estudo para iniciantes.

A se+uir, resumo do $%RGU&'AS % R%S$*S'AS da Receita Aederal


Livro de A.ura:o do Lucro Real - Lalur

"6

* -ue vem a ser o Livro de A.ura:o do Lucro Real HLalurI/

3 Livro de )purao do Lucro Real, tamb m con(ecido pela sigla Lalur, um livro de escriturao de natureza eminentemente fiscal, criado pelo ,ecreto7lei n o 9.<0B, de 90.., em obedincia ao X #o do art. 9.. da Lei no %.-$-, de 90.%, e destinado > apurao e"tracontbil do lucro real sujeito > tributao para o imposto de renda em cada per+odo de apurao, contendo, ainda, elementos !ue podero afetar o resultado de per+odos de apurao futuros 4RIR/9000, art. #%#5. "" Kuem est obri+ado D escritura:o do Lalur/

Modas as pessoas jur+dicas contribuintes do imposto de renda com base no lucro real, inclusive a!uelas !ue espontaneamente optarem por esta forma de apurao. "B Como 4 com.osto o Lalur/

3 Lalur, cujas fol(as so numeradas tipograficamente, ter duas partes, com igual !uantidade de fol(as cada uma, reunidas em um s* volume encadernado, a saber8 a. .arte A, destinada aos lanamentos de ajuste do lucro l+!uido do per+odo 4adi1es, e"clus1es e compensa1es5, tendo como fec(o a transcrio da demonstrao do lucro real; e b. .arte B, destinada e"clusivamente ao controle dos valores !ue no constem da escriturao comercial, mas !ue devam influenciar a determinao do lucro real de per+odos futuros. &*'AL 3 Lalur destinado a registrar valores !ue, por sua natureza eminentemente fiscal, no devam constar da escriturao comercial. )ssim, no pode ser utilizado para suprir deficincias da escriturao comercial 4registrar despesas no constantes da escriturao comercial ou insuficientemente registradas5 4&I C:M no 0%, de 90.B; e &I C:M no 99, de 90.05. "5 Como ser 9eita a escritura:o do Lalur/

Ia sua parte ), a escriturao ser em ordem cronol*gica, fol(a ap*s fol(a, sem intervalos nem entrelin(as, encerrada per+odo a per+odo, com a transcrio da demonstrao do lucro real. ) escriturao de cada per+odo se completa com a assinatura do responsvel pela pessoa jur+dica e de contabilista legalmente (abilitado. Ia sua parte @, utilizando uma fol(a para cada conta ou fato !ue re!ueira controle individualizado. &*'AL Completada a utilizao das pginas destinadas a uma das partes do livro, a outra parte ser encerrada mediante cancelamento das pginas no utilizadas, prosseguindo a escriturao, integralmente, em livro subse!Lente. "F . * -ue dever conter a .arte A do Lalur/ Prof. Enio Gehlen Mar 2006

22

Lucro Real Estudo para iniciantes.


,ever conter 4II :RJ no #B, de 90.B58 9. os lanamentos de ajuste do lucro l+!uido do per+odo, !ue sero feitos com individuao e clareza, indicando, !uando for o caso, a conta ou subconta em !ue os valores ten(am sido registrados na escriturao comercial 4assim como o livro e a data em !ue foram efetuados os respectivos lanamentos5, ou os valores sobre os !uais a adio ou a e"cluso foi calculada, !uando se tratar de ajuste !ue no ten(a registro correspondente na escriturao comercial; Iota8 3 lanamento feito indevidamente ser estornado mediante lanamento subtrativo na pr*pria coluna em !ue foi lanado, com o valor indicado entre parnteses, de tal forma !ue a soma das colunas )di1es e E"clus1es coincida com o total registrado nos itens de )di1es e E"clus1es T Compensa1es da demonstrao do lucro real. #. ap*s o Hltimo lanamento de ajuste do lucro l+!uido do per+odo, necessariamente na data de encerramento deste 4seja trimestral ou anual5, ser transcrita a demonstrao do lucro real, !ue dever conter8 a. o lucro ou preju+zo l+!uido constante da escriturao comercial, apurado no per+odo de incidncia;

b. as adi1es ao lucro l+!uido, discriminadas item por item, agrupados os valores de acordo com sua natureza, e a soma das adi1es;

c.

as e"clus1es do lucro l+!uido, discriminadas item por item, agrupados os valores de acordo com sua natureza, e a soma das e"clus1es;

d. subtotal, obtido pela soma alg brica do lucro ou preju+zo l+!uido do per+odo com as adi1es e e"clus1es;

e. as compensa1es !ue estejam sendo efetivadas no per+odo e cuja soma no poder e"ceder a =$? 4trinta por cento5 do valor positivo do item #.d;

f. B!

o lucro real do per+odo ou o preju+zo do per+odo a compensar em per+odos subse!Lentes. * -ue dever constar na .arte B do Lalur/

Ia parte @ sero mantidos os registros de controle de valores !ue, pela sua caracter+stica, integraro a tributao de per+odos subse!Lentes, !uer como adio, !uer como e"cluso ou compensao. Como e"emplos 4lista no e"austiva5 podem ser citados8 a. adi1es8 receitas de varia1es cambiais diferidas at o momento de sua realizao, ressaltando7 se !ue as receitas de varia1es cambiais apropriadas na contabilidade pelo regime de competncia so inicialmente e"clu+das no Lalur e, !uando realizadas, so adicionadas; receitas de desgios de investimentos avaliados por e!uivalncia patrimonial diferidos at a realizao da!ueles investimentos; valores relativos > depreciao acelerada incentivada; lucro inflacionrio apurado at =9/9#/900<; . Prof. Enio Gehlen Mar 2006

23

Lucro Real Estudo para iniciantes.

b. e"clus1es8 custos ou despesas no dedut+veis no per+odo de apurao em decorrncia de disposi1es legais ou contratuais; despesas de varia1es cambiais diferidas at o momento de sua realizao; despesas de gios amortizados de investimentos avaliados por e!uivalncia patrimonial diferidos at a realizao da!ueles investimentos;

c.

compensa1es8 preju+zo fiscal de per+odos de apurao anteriores, sejam operacionais ou no operacionais, de per+odos anuais, ou trimestrais segundo o regime de apurao;

Embora no constituam valores a serem e"clu+dos do lucro l+!uido, mas dedut+veis do imposto devido, devero ser mantidos controles dos valores e"cedentes, a serem utilizados no clculo das dedu1es nos anos subse!Lentes, dos incentivos fiscais com programas de alimentao do trabal(ador 4RIR/9000, art. <B#; e II :RJ no #B, de 90.B5. B7 %m -ue 4.oca devem ser 9eitos os lanamentos no Lalur/

:egundo o regime de tributao adotado pelo contribuinte, os lanamentos sero efetuados como a seguir8 a. Lucro Real 'rimestralL na parte ), os ajustes ao lucro l+!uido do per+odo sero feitos no curso do trimestre, ou na data de encerramento deste, no momento da determinao do lucro real. Ia parte @, concomitantemente com os lanamentos de ajustes efetuados na parte ), ou ao final do per+odo de apurao. b. Lucro Real AnualL se forem levantados balanos ou balancetes para fins de suspenso ou reduo do imposto de renda, as adi1es, e"clus1es e compensa1es computadas na apurao do lucro real, devero constar, discriminadamente, na parte ), para elaborao da demonstrao do lucro real do per+odo em curso, no cabendo nen(um registro na parte @. )o final do e"erc+cio, com o levantamento do Lucro Real )nual, devero ser efetuados todos os ajustes do lucro l+!uido do per+odo na parte ), bem como os lanamentos na parte @. B M admitida a escritura:o do Lalur .or sistema eletrNnico/

:im. 3 Lalur poder ser escriturado mediante a utilizao de sistema eletrOnico de processamento de dados, observadas as normas bai"adas pela :ecretaria da Receita Jederal. ) escriturao em formulrios cont+nuos, cujas fol(as devero ser numeradas, obedecer a ordem se!Lencial, mec2nica ou tipograficamente, e conter termos de abertura e encerramento 4RIR/9000, arts. #<< e #%=; II :RJ n o %B/900<; e &ortaria Cofis no 9=, de 900<5. B= %m -ue re.arti:o deve ser re+istrado o Lalur/

E dispensado o registro do Lalur em !ual!uer *rgo ou repartio 4II :RJ n o #B, de 90.B, item 9.=5. B> * Lalur est dis.ensado de -ual-uer autentica:o/

Io. Embora dispensado de registro ou autenticao por *rgo oficial espec+fico dever conter, para !ue surta seus efeitos junto > fiscalizao federal, os termos de abertura e de encerramento datados e assinados por representante legal da empresa e por contabilista legalmente (abilitado 4II :RJ n o #B, de 90.B, item 9.=5. B6 . O necessidade de a.resentar o Lalur Juntamente com a declara:o/ Prof. Enio Gehlen Mar 2006

24

Lucro Real Estudo para iniciantes.


Io. Modavia, considera7se no apoiada em escriturao a declarao entregue sem !ue estejam lanados no Lalur os ajustes do lucro l+!uido, a demonstrao do lucro real e os registros correspondentes nas contas de controle. B" Como escriturar o .reJuC3o no Lalur/ Kual sua correla:o com o .reJuC3o re+istrado na contabilidade/

&ara mel(or compreenso do significado de preju+zos, deve7se salientar !ue e"istem dois preju+zos distintos8 o preju+zo contbil, apurado pela contabilidade na ,emonstrao de Resultado do E"erc+cio, e o preju+zo fiscal, apurado na demonstrao do lucro real. ) absoro do preju+zo contbil segue as determina1es da legislao societria, en!uanto as regras de compensao de preju+zos fiscais so determinadas pela legislao do imposto de renda. Logo, o preju+zo compensvel para efeito de tributao de determinado per+odo. o !ue for apurado na demonstrao do lucro real

Este preju+zo o !ue ser registrado na parte @ do Lalur, para compensao nos per+odos subse!Lentes 4independentemente da compensao ou absoro de preju+zo contbil5. :eu controle ser efetuado e"clusivamente na parte @ do Lalur, com utilizao de conta 4fol(a5 distinta para o preju+zo correspondente a cada per+odo. ) utilizao desse preju+zo para compensao com lucro real apurado posteriormente em per+odos de apurao subse!Lentes poder ser efetuada total ou parcialmente, independentemente de prazo, devendo ser observado apenas em cada per+odo de apurao de compensao o limite de =$? 4trinta por cento5 do respectivo lucro l+!uido ajustado 4lucro l+!uido do per+odo T adi1es Y e"clus1es5, levando7se a d bito na conta de controle 4parte @5, o valor utilizado, transferindo7o para a parte ) do livro, com vista a ser computado na demonstrao do lucro real, sendo registrado como compensao. BB %?iste .ra3o .ara a com.ensa:o dos .reJuC3os 9iscais/

Io. ,e acordo com a legislao fiscal no ( prazo para a compensao de preju+zos fiscais, mesmo relativamente >!ueles apurados anteriormente > edio da Lei n o B.0B9, de 900<, com as altera1es da Lei no 0.$%<, de 900<. B5 %?iste limite .ara a com.ensa:o de .reJuC3os 9iscais/

:im. ) partir de 9o/$9/900<, para efeito de determinar o lucro real, o lucro l+!uido ajustado pelas adi1es e e"clus1es previstas ou autorizadas pela legislao do imposto de renda s* poder ser reduzido em, no m"imo, =$? 4trinta por cento5. BF A lei 9a3 distin:o entre a com.ensa:o de .reJuC3os o.eracionais e n:o-o.eracionais/

:im. ) partir de 9o/$9/900%, o art. =9 da Lei no 0.#-0, de 900<, estabeleceu restri1es > compensao de preju+zos no operacionais, os !uais somente podero ser compensados com lucros de mesma natureza, observando7se o limite legal de compensao 4II :RJ n o 99, de 900%, art. =%5. Io per+odo de apurao correspondente os resultados no7operacionais, positivos ou negativos, integraro o lucro real. &*'AL 3s resultados no7operacionais de todas aliena1es ocorridas durante o per+odo devero ser apurados englobadamente 4II :RJ no 99, de 900%, art. =%, X =o5. . Prof. Enio Gehlen Mar 2006

25

Lucro Real Estudo para iniciantes.


5! %m -uais casos deve ser e9etuada a se+re+a:o dos .reJuC3os n:o o.eracionais .ara com.ensa:o com resultados .ositivos n:o o.eracionais/

) separao em preju+zos no7operacionais e em preju+zos das demais atividades somente ser e"igida se, no per+odo forem verificados, cumulativamente, resultados no7operacionais negativos e preju+zo fiscal 4II :RJ no 99, de 900%, art. =%, X -o5. 57 $ara 9ins da le+isla:o 9iscal o -ue se considera .reJuC3o n:o-o.eracional/

Considera7se preju+zo no7operacional o resultado negativo obtido na alienao de bens ou direitos do ativo permanente, o !ual ser igual > diferena negativa entre o valor pelo !ual o bem ou direito (ouver sido alienado e o seu valor contbil 4II :RJ no 99, de 900%, art. =%, XX 9o e #o5. 5 O al+uma e?ce:o D a.lica:o das re+ras relativas D com.ara:o e distin:o entre os .reJuC3os 9iscais e n:o-o.eracionais .ara e9eito de com.ensa:o/

:im. Io se aplicam as regras relativas > separao dos preju+zos fiscais e no7operacionais >s perdas decorrentes de bai"a de bens ou direitos do ativo permanente em virtude de se terem tornado imprestveis, obsoletos ou em desuso, ainda !ue posteriormente ven(am a ser alienados como sucata 4II :RJ no 99, de 900%, art. =%, X 9#5.

Prof. Enio Gehlen

Mar 2006

26

You might also like