You are on page 1of 2

O QUE FAZER No MANEJo

Identificar a espcie da praga ou, ao menos, a identificao aproximada do gnero ou subfamlia; Rotacionar diferentes mecanismos de ao do inseticida a cada aplicao; No aplicar inseticidas preventivamente; No utilizar doses de inseticidas ou volume de aplicao fora da recomendao; Utilizar as mesmas recomendaes descritas nesse documento para a soja-Bt e no Bt; Atentar para todas as recomendaes visando uma boa tecnologia para a aplicao dos inseticidas. Saiba mais no site: w w w . e m b r a p a . b r / h e l i c o v e r p a Texto: Adeney de Freitas Bueno, Edson Hirose, Daniel Ricardo Sosa-Gmez, Clara Beatriz Hoffmann Campo e Samuel Roggia (Embrapa Soja) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Embrapa Soja Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Rod. Carlos Joo Strass, s/n, acesso Orlando Amaral Caixa Postal 231 - CEP 86001-970 Warta - Londrina - Paran - Brasil Telefone (43) 3371 6000 - Fax (43) 3371 6100 Patrocnio:

conhecimento a caminho

HELICOVERPA ARMIGERA

Realizao:

e outros desafios do manejo de pragas na cultura da soja.

O pRobLEMA
A deteco de uma nova praga no Brasil (Helicoverpa armigera) e os prejuzos causados na safra 2012/13 vm preocupando os sojicultores brasileiros. Entretanto, existem outras pragas que j atacavam a soja causando danos muito similares aos dessa praga, como o complexo de lagarta do gnero Spodoptera (principalmente as espcies S. cosmioides e S. eridania) alm de Heliothis virescens. Conhecer essa ameaa e monitor-la no campo retomando as prticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) a melhor maneira de combat-la.

Medidas de Manejo
PR-sEMEADURA
A fim de evitar a ponte verde, se for necessrio, fazer uma dessecao sequencial para a semeadura, ou seja, a primeira aplicao de herbicida deve ser feita entre 3 e 4 semanas antes da semeadura e a segunda aplicao prximo ao dia da semeadura. recomendvel no utilizar inseticidas junto com o herbicida na dessecao. A sua baixa eficincia nesse momento e seus efeitos adversos aos inimigos naturais, podem agravar o problema com pragas em geral.

Amostrar semanalmente desde a emergncia at o incio do estgio R7 da soja. Sacudir vigorosamente as plantas na amostragem com o pano de batida, utilizando-o em, no mnimo, um ponto a cada 10 ha. Avaliar: a) nmero de lagartas pequenas (menor ou igual a 1,5 cm de comprimento) e grandes (maiores que 1,5 cm). b) porcentagem desfolha (% visual).

Em reas com histrico de ocorrncia de lagartas, o tratamento de sementes com inseticidas outra opo que pode ser considerada. O cultivo de soja-Bt pode ser tambm uma ttica de manejo a ser considerada, entretanto, lagartas do gnero Spodoptera no so alvos dessa tecnologia. Portanto, o monitoramento desde a emergncia at a colheita fundamental.

SEMEADURA

Amostragem Spodoptera cosmioides Helicoverpa spp.


OBS: Mesmo utilizando soja-Bt (com a protena Cry1Ac) h a necessidade de monitoramento constante para lagartas, principalmente do gnero Spodoptera, naturalmente tolerantes a esse evento Bt, alm dos insetos sugadores como os percevejos, que so pragas-chaves na cultura.

MANEJo DE SpoDoptERA spp, HELICoVERpA spp. E HELIothIs VIREsCENs NA soJA


importante destacar que medidas de controle devem ser tomadas aps o surgimento da praga, em populaes iguais ou maiores que os Nveis de Ao (vide tabela no verso). Inseticidas nunca devem ser aplicados preventivamente, pois esta prtica intensifica os problemas com pragas, a longo prazo, pela supresso de inimigos naturais. Em reas com histricos de ocorrncia frequente dessas lagartas, algumas medidas de manejo podem ser adotadas antes mesmo da semeadura, como exemplificadas a seguir.

Vagem atacada por lagartas das vagens

QUANDo CoNtRoLAR HELIOThIS, HELICOVERPA oU SPODOPTERA NA soJA?


O monitoramento a base para o estabelecimento do momento adequado para a realizao do controle. O Nvel de Ao um indicador do momento correto para incio da operao do controle de uma praga. Enquanto a praga est abaixo do Nvel de Ao recomendado, no necessrio efetuar seu controle. Quando a praga atinge ou ultrapassa o Nvel de Ao recomendado, deve ser tomada a medida de controle escolhida.

Manejo aps a semeadura


AMOsTRAGEM
Dividir as lavouras de soja em talhes homogneos (mesma poca de semeadura, mesma cultivar, mesma condio edfica, etc.) em at 400 ha. Talhes menores so desejveis, sempre que possvel.

You might also like