You are on page 1of 12

A NOO DE NARRATIVA EM GREIMAS

LA NOTION DE RCIT CHEZ GREIMAS

Conrado Moreira MENDES conradomendes@yahoo.com.br Universidade de So Paulo/FAPESP

RESUMO: O conceito de narrativa foi, por dcadas, a mola-mestra da Semitica de Greimas. Sua teoria voltou-se, em seus primeiros anos, para a questo da narratividade e, a partir da, foram-se incorporando outros modelos at se formar o que se conhece hoje por percurso gerativo do sentido. O modelo greimasiano, ancorado em bases estruturalistas, buscava depreender estruturas subjacentes aos textos, da mesma forma que, como Saussure, pela parole, chegava-se langue. Baseando-se fundamentalmente no modelo do sintaxista francs Lucien Tesnire e no do folclorista russo Vladimir Propp, Greimas constri um conceito de narrativa fortemente heurstico, que se mostra atual para a anlise de inmeros textos pautados por um grau de acentuado de estabilidade.

Palavras-chave: Semitica greimasiana. Narrativa. Estruturalismo. Pressuposio. Implicao.


Le concept de rcit, depuis des dcennies, a t le principal centre d'intrt de la smiotique de Greimas. Sa thorie sa intresse, dabord, la question de la narrativit et, par la suite, ont t incorpors dautres modles pour former ce qui est connu aujourd'hui pour le parcours gnratif du sens. Le modle greimassien, ancr sur des bases structuralistes, a cherch soustraire des structures sous-jacentes des textes, de la mme faon que Saussure, partir de la parole, est venu la langue. Sappuyant principalement sur le modle du syntaxiste franais Lucien Tesnire et sur la thorie du folkloriste russe Vladimir Propp, Greimas a construit un concept de rcit fortement heuristique, et encore actuel pour lanalyse de nombreux textes guids par un degr marqu de stabilit. Mots-cls: Rcit. Smiotique greimassienne. Structuralisme. Prsupposition. Implication.

Introduo: algumas palavras sobre Estruturalismo

Para falar da noo de narrativa em Greimas, conveniente fazer algumas breves consideraes sobre o paradigma no qual floresceu sua teoria: o Estruturalismo, que obteve seu xito na Frana, nas dcadas de 1950 e 60. Dosse (2007), que empreendeu uma ampla pesquisa acerca da histria dessa corrente de pensamento, afirma que as razes desse xito espetacular dependeram

essencialmente do fato de que o Estruturalismo se apresentou como um mtodo rigoroso que podia trazer esperanas a respeito de certos progressos decisivos no rumo da cincia (p. 21). Influenciado por Greimas 1 , Barthes, uma das principais figuras do movimento estrutural, define-o da seguinte maneira: O Estruturalismo essencialmente uma atividade [...]. O objetivo de toda atividade estruturalista [...] reconstituir um objeto, de modo a manifestar nessa reconstituio as regras de funcionamento desse objeto (apud DOSSE, 2007, p. 277). A gnese do Estruturalismo deve-se ao nome de Saussure 2 , o fundador do pensamento estrutural, cujas ideias influenciaram intelectuais das mais diversas reas das humanidades nas primeiras dcadas da segunda metade do sculo XX: se o Estruturalismo engloba um fenmeno muito diversificado, mais do que um mtodo e menos que uma filosofia, ele encontra seu cerne, sua base unificadora na figura daquele que apresentado como seu iniciador: Ferdinand de Saussure (DOSSE, 2007, p. 81). A Lingustica passa, assim, a ser considerada a cincia-piloto para demais cincias sociais daquele momento: a antropologia lvi-straussiana; a psicanlise lacaniana; a filosofia foucaultiana, etc. A razo dessa influncia o estabelecimento de suas regras prprias, seu rigor e alto grau de formalizao de modo a arrastar em sua esteira todas as outras disciplinas e faz -las assimilar seu programa e mtodos (DOSSE, p. 82).

Foi a partir de Greimas, por exemplo, que Barthes tomou cincia da obra do dinamarqus Louis Hjelmslev (Cf. DOSSE, 2007, p. 112). Curiosamente, em sua principal obra, o Curso de Lingustica Geral, o termo estrutura ou Estruturalismo no aparece sequer uma nica vez, tendo sido cunhado efetivamente por Jakobson, que o utilizou pela primeira vez no I Congresso Internacional de Lingustica em Haia, em 1928 (Cf. DOSSE, 2007, p. 81).
2

Greimas, um arquiestruturalista

Algirdas Julien Greimas, linguista e semioticista lituano radicado na Frana, foi responsvel por um dos ramos mais formalizados do Estruturalismo, nas palavras de Dosse (2007, p. 281), o mais prximo das cincias duras. O valor das conceptualizaes de Greimas comparvel, para as cincias humanas, formalizao algbrica para as cincias da natureza (p. 284). Assim, pelo projeto semitico de Greimas, as cincias humanas deveriam almejar o mesmo grau de cientificidade das cincias ditas duras. Para o historiador francs (p. 295), Greimas, Lvi-Strauss e Lacan compunham o que poderamos chamar de trio de aquiestruturalistas:

Para alm de todas as diferenas, Claude Lvi-Strauss, Algirdas Julien Greimas e Jacques Lacan constituem, em meados da dcada de 60, o trio do estruturalismo mais cientista, mais radicalmente voltado para a pesquisa de uma estrutura profunda, escondida, oculta, quer se trate dos mbitos mentais, como estrutura das estruturas para Lvi-Strauss, do quadrado semitico para Greimas ou da estrutura a-esfrica do sujeito de Lacan. So trs pilares do pensamento formal em seu apogeu. Participam de uma s aventura, aquela que se prope o objetivo de instalar as cincias humanas na cidade das cincias com a mesma base das cincias da natureza.

O intuito de Greimas (1973, p.11) era fazer da Semitica imagem da semiologia 3 saussuriana um denominador comum das cincias humanas. Em entrevista a Dosse (2007, p. 281), o semioticista lituano afirma que: Desde o comeo, tive sempre o projeto de uma Semitica que ultrapasse a Lingustica, a qual no mais parte daquela. O empreendimento estruturalista de Greimas inicia-se na dcada de 1950, quando vivia na cidade egpcia de Alexandria. Greimas fez dali:

Um dos polos essenciais na definio do paradigma estruturalista [...] Greimas dedica-se Lingustica Moderna, considera-se o continuador do corte saussuriano e, nessa perspectiva, particularmente seduzido pelos trabalhos do Crculo Lingustico de Copenhague, com destaque para Hjelmslev, que ele apresentar
3

Uma cincia que estude a vida dos signos no seio da vida social (SAUSSURE, 2006, p. 24).

como o nico herdeiro fiel aos ensinamentos do mestre genebrino (DOSSE, p. 111-112).

Por isso, o conceito hjelmsleviano de estrutura d as bases epistemolgicas ao projeto de Greimas; segundo Hjelmslev (1991, p. 29), estrutura corresponde, pois, a: uma entidade autnoma de dependncias internas. Assim, o lituano, ao conceber uma Semitica de primados estruturais, no poderia paut-la seno por uma natureza imanente4. Por sua perspectiva, fortemente influenciada por Hjelmslev e Saussure, Greimas ficou conhecido como o mais radical e cientfico dos estudiosos da linguagem de filiao estrutural. Uma consequncia desse gesto epistemolgico foi o fato de sua Semitica no tratar o social e o histrico5 a partir de uma perspectiva transcendente: tais elementos so construdos no e pelo texto. Em 1966, Greimas lana a obra que detm, de forma potencial, todos os desdobramentos de sua teoria inclusive sobre a narrativa em obras subsequentes: Smantique Structurale6. Jean-Claude Coquet, em entrevista a Dosse (2007, p. 286), afirma a respeito da obra: O Smantique Structurale foi um livro verdadeiramente genial, pletrico de ideias, um livro mestre desse perodo. Paradoxalmente, ao final da vida acadmica, de forma mais formalizada, em Smiotique des Passions (1991) 7 , obra coescrita com Jacques Fontanille e, fundamentalmente, em sua ltima obra, De limperfection (1987)8, Greimas abandona
Entendemos imanncia como mostra Beividas (2008) pelo menos em duas acepes: tanto uma imanncia que se ope a uma transcendncia, ou seja, imanncia no sentido hjelmsleviano, que procurou estabelecer, a partir de Saussure, uma lingustica-lingustica, isto , uma metalingustica, cincia que pudesse analisar a lngua a partir de suas prprias categorias, e no categorias transcendentes lngua, provenientes da sociologia, da psicologia etc. A segunda acepo de imanncia se ope manifestao, num processo em que as estruturas imanentes, potenciais, da lngua s se realizam pela manifestao.
4

Barros (2009, p. 352) mostra que certas crticas que a Semitica de Greimas por vezes recebe, acusando-a de excluir sumariamente de seu campo o sujeito, o social e a histria, s se justificam pelo desconhecimento da teoria e dos rumos por ela assumidos em seus quase 50 anos. Nesse artigo , a autora aborda a noo de exterioridade discursiva por uma perspectiva semitica e mostra que a Semitica lida, sim, com o que exterior ao texto, o contexto, mas a partir de conceptualizaes que no sejam incoerentes com o princpio da imanncia, que proporcionou a criao de uma disciplina slida e coesa. Em sintonia com o pensamento de Barros (2009), Fiorin (2011, p. 33; colchetes nossos) assevera que no logicamente possvel a Semitica prescindir da Histria, j que o sentido , necessariamente, histrico: A Histria [] interna e inerente ao sentido. Ele [o sentido] histrico porque se constitui num processo dialtico.
6 7 8

Publicada no Brasil em 1973, intitulada pela traduo literal: Semntica Estrutural. A edio brasileira, Semitica das paixes, foi publicada em 1993. A edio brasileira, Da imperfeio, foi publicada em 2002.

o thos de intelectual altamente formalista para entregar-se fluidez da estesia, ao sensvel, relegando um papel secundrio ao inteligvel, pelo qual pautara toda sua obra anterior.

Narrativa em Semitica

Para Greimas, o discurso e a narrativa que lhe subjaz possuem uma organizao, uma estruturao, distinta daquela formada por um amontoado de frases ou de palavras. Por tal razo, a busca dessas estruturas imanentes outorgaram ao conceito de narrativa uma importncia-chave na obra do semioticista. , desse modo, a partir dela que se desenvolve toda sua teoria a respeito do texto/discurso. Passemos, pois, diretamente, ao conceito de narrativa em Semitica. Num sentido lato, o termo narrativa utilizado para designar um discurso de carter figurativo, contendo personagens que realizam aes. Cada narrativa, dessa maneira, corresponde a um texto concreto com suas particularidades, mas tambm com suas invariantes. Em vista disso, estruturalistas como A. J. Greimas e outros tericos interessados nos mecanismos internos da narrativa 9 buscaram estabelecer modelos que, a partir de estruturas mais profundas e abstratas, predissessem as configuraes narrativas mais concretas10. Nesse sentido, afirma Barthes (1966, p. 8) que, ainda que haja um abismo entre o aleatrio mais complexo e a combinatria mais simples, ningum pode combinar (produzir) uma narrativa sem se referir a um sistema implcito de unidades e de regras11. Ainda segundo Barthes (1966, p. 8), tal empreendimento deveria ter como modelo fundador a Lingustica e, por isso mesmo, teria que se dar pela via dedutiva, isto , pela construo de um modelo hipottico de descrio. O objetivo era,
9

Em 1966, por exemplo, publicado o nmero 8 da revista francesa Communications, com o ttulo de Lanalyse structurale du rcit . Autores como A. J. Greimas, C. Bremond, T. Todorov, R. Barthes, entre outros, reuniram textos com o intuito de se estabelecer, cada qual sua maneira, mas todos na esteira do mesmo paradigma, elementos para uma anlise estrutural da narrativa. Dosse (2007, p. 362; colchetes nossos), afirma a propsito do nmero 8 da Communications, [que], consagrado anlise estrutural da narrativa, [...] vai figurar como autntico manifesto da escola e struturalista francesa.
10 11

Em Semitica, tais configuraes se reportam ao que se denomina nvel discursivo.

Traduo nossa de [...] un abme entre lalatoire le plus complexe et la combinatoire la plus simple, et nul ne peut combiner (produire) un rcit, sans se rfrer un systme implicite dunits et de rgles.

portanto, na esteira da Lingustica da langue saussuriana, construir uma rede de conceptualizaes sobre a narrativa. Logo, deveria, por isso, s-lo por um vis paradigmtico12, que pudesse, por meio de determinadas combinaes de elementos, dar conta dos textos concretos, das narrativas num sentido amplo, que, por sua vez, remontam ao sintagmtico. Por conseguinte, Barthes (1966, p. 8) afirma que: o analista est quase na mesma situao que Saussure, diante da linguagem mais heterclita, buscando destacar de uma aparente anarquia das mensagens um princpio classificatrio e um foco de descrio13. O modelo de narrativa proposto por Greimas encontra-se localizado, portanto, no paradigma estruturalista que, juntamente com outros tericos que, a exemplo do nmero 8 da revista Francesa Communications, buscaram estabelecer elementos para uma anlise estrutural da narrativa. No construto terico greimasiano, a noo de narrativa remonta ao nvel narrativo do percurso gerativo de sentido. Para formular seu modelo, Greimas influenciado pela teoria do sintaxista francs Lucien Tesnire, segundo o qual, a mais simples frase j um pequeno drama, implicando processos, atores e circunstncias (RICOEUR, 1984, p. 89). A partir do quadro terico de Tesnire, Greimas faz uso do termo actante, que, nas palavras do sintaxista, so os seres ou as coisas que, a ttulo qualquer e de um modo qualquer, ainda a ttulo de meros figurantes e de maneira mais passiva possvel, participam do processo (TESNIRE apud GREIMAS; COURTS, 2008, p. 20). Assim, o uso do termo actante14 na obra de Greimas passa a ser entendido como um tipo de unidade sinttica, de carter propriamente formal, anteriormente a qualquer investimento semntico e/ou ideolgico (p. 21). Nesse sentido, a leitura de Greimas do conceito de actante de Tesnire, atribui-lhe um grau mais elevado de abstrao.

Nesses termos, assevera Barthes (apud DOSSE, 2007, p. 278) que: O Estruturalismo pode ser definido historicamente como a passagem da conscincia simblica para a conscincia paradigmti ca.
12

13

Traduo nossa de Lanalyste se trouve peu prs dan la mme situation que Saussure, plac devant lhtroclite du langage et cherchant dgager de lanarchie apparente des messages un principe de classement et un foyer de description.
14

Greimas (1983, p. 49) diferencia os termos actante e ator: o primeiro se refere a um elemento do nvel narrativo, de carter lgico, sinttico e abstrato. O segundo, por sua vez, j revestido figurativamente, encontra-se no patamar discursivo e corresponde quilo que se denomina, comumente, personagem. No se trata apenas de uma mera distino taxionmica, pois um actante pode corresponder a mais de um ator, por exemplo. Em outras palavras, no existe uma correspondncia unvoca entre o actante e o ator.

No entanto, fundamentalmente atravs leitura dos trabalhos do folclorista russo Vladimir Propp que Greimas d forma ao seu modelo de narrativa. Propp havia estabelecido 31 funes 15 para o conto maravilhoso russo, definidas por ele da seguinte maneira: por funo, ns entendemos a ao de um personagem, definido do ponto de vista de sua significao no desenrolar da trama (PROPP, 1965, p. 31)16. O inventrio proposto pelo russo visava, portanto, a encontrar invariantes sobre as quais os contos maravilhosos se ancoravam. Os contos estudados por Propp caracterizavam-se, nas palavras do autor, de uma parte, [por] sua extraordinria diversidade [...] e, de outra, [por] sua uniformidade no menos extraordinria, sua monotonia (PROPP, 1965, p. 30)17. Ainda Brmond, em entrevista a Dosse (2007, p. 274), afirma que as funes estabelecidas por Propp permitem elaborar um relato exaustivo das aes da totalidade dos contos do corpus estudado (BRMOND apud DOSSE, 2007, p. 274). A grande contribuio de Greimas em relao ao modelo proppiano foi perceber que as j mencionadas funes poderiam ser reduzidas a um nmero bem menor e, ainda assim, dar conta de todas as transformaes da narrativa. Desse modo, o semioticista lituano reduz as 31 funes proppianas a apenas quatro programas narrativos que, juntos, compem o que se chama de esquema narrativo cannico (a serem detalhados mais adiante). Noutros termos, Greimas aumenta o grau de abstrao em relao ao inventrio do folclorista russo, de modo a estabelecer um modelo, que, por apresentar uma maior economia, possui maior fora heurstica.

15

De forma resumida, as 31 funes proppianas so: (1) Distanciamento; (2) interdio; (3) Transgresso; FALTA A FUNO N 4 (5) Interrogao; (6) Informao; (7)Farsa; (8) Delito ou falta; (9) Mediao; (10) Incio da ao contrria; (11) Partida; (12) Primeira funo do doador; (13) Reao dos heris; (14) Obteno do objeto mgico; (15) Deslocamento no espao; (16) Combate; (17) Marca do heri; (18) Vitria; (19) Reparao da falta; (20) Retorno do heri; (21) Busca; (22) Ajuda; (23) Chegada incgnito; (24) Pretenses mentirosas; (25) Tarefa difcil; (26) Tarefa realizada; (27) Reconhecimento da farsa; (28) Descoberta da farsa; (29) Transfigurao; (30) Punio; (31) Casamento (PROPP, 1965, p. 35-80; traduo nossa). Traduo nossa de: Par fonction, nous entendons laction dun personnage, dfinie du point de vue de la signification dans le droulement de lintrigue .
16

Traduo nossa de: Dune parte, son extraordinaire diversit [], et dautre part, son uniformit non moins extraordinaire, sa monotonie.
17

Sujeito/objeto, Destinador/Destinatrio, sujeito/antissujeito

Greimas

Courts

(2008,

p.

327-329)

concebem

narrativa,

fundamentalmente, como uma sucesso de aes. Assim, uma narrativa simples, em Semitica, define-se como a passagem de um estado anterior a um estado posterior. Portanto, o conceito de narratividade o princpio organizador de qualquer discurso (p. 330), pois por ele que ocorrem mudanas de estado. Assim, a frase Uma mulher foi brutalmente assassinada. pode ser preliminarmente analisada como a ao de um sujeito de fazer sobre um sujeito de estado, que passa de um estado anterior, em conjuno com o objeto-valor (Ov) vida, para um estado posterior de disjuno com tal Ov. Dada a natureza lgica de seu modelo, tais relaes pautam-se pela caracterstica de serem no cronolgicas, isto , desvinculadas do tempo chamado do calendrio18. Em entrevista a Dosse (2007, p. 284), Greimas afirma que: o modelo de organizao acrnica dos contedos [tal como a estrutura narrativa] deve possuir um alcance e uma penetrao gerais. Por sua leitura do esquema de V. Propp, Greimas percebeu que as narrativas inventariadas pelo folclorista russo no eram apenas histrias de um heri, mas tambm, ainda que de forma menos explcita, a histria de um vilo. Isso quer dizer que a narrativa constitui-se como uma estrutura polmica, isto , dois percursos narrativos opostos: o do sujeito e o do antissujeito, os quais visam a um mesmo objeto-valor. O esquema narrativo funda-se em tal estrutura elementar, a qual tem, portanto, estatuto necessariamente polmico-contratual: uma disputa de objeto de valor entre sujeito e antissujeito. O esquema narrativo compe-se ainda de uma instncia transcendente e de uma instncia imanente. Naquela, encontra-se o percurso de um Destinador 19 responsvel por manipular e sancionar o sujeito. Nesta, atua o sujeito, considerado Destinatrio. Completando tal estrutura polmica, por outro lado, encontra-se o
18

Na edio de nmero 8 da revista francesa Communications, Barthes (1966, p. 18) afirma, de modo a corroborar o modelo greimasiano, que os mtodos de anlise estrutural buscam descronologizar, isto , retirar-lhe o aspecto do temporalidade, e relogificar, ou seja, dar-lhe uma lgica prpria, interna imanente narrativa.
19

Na esteira de Greimas e Courts (2008, p. 132), grafamos, no mbito da Semitica, os termos Destinador/Destinatrio em maisculas, para diferenci-los dos conceitos jakobsonianos destinador/destinatrio, relativos ao seu esquema de comunicao.

percurso de um antidestinador, responsvel por manipular e sancionar o antissujeito, o qual, consequentemente, caracteriza-se por ser um antidestinatrio. O esquema narrativo cannico compe-se, assim, de quatro PNs, em que o posterior sempre pressupe o(s) anterior(s): a manipulao, a partir da qual o Destinador manipula o sujeito de fazer a realizar uma ao; impinge-lhe, pois um /querer-fazer/ ou um /dever-fazer/; a competncia, quando o sujeito de fazer adquire um /saber-fazer/ ou /poder-fazer/; a performance, que equivale realizao propriamente dita da ao pelo sujeito de fazer um /fazer-ser/ e, por fim, a sano, em que o Destinador-julgador reconhece e premia/castiga a realizao de tal ao. Na leitura de Ricoeur (1984, p. 90), o modelo greimasiano de narrativa ancorase em trs pares de categorias actanciais. A primeira categoria ope um sujeito a um objeto, de modo que A deseja B. A segunda categoria repousa sobre uma relao de comunicao: um Destinador que se ope a um Destinatrio. O terceiro eixo, para Ricoeur, de natureza pragmtica, ope um sujeito a um antissujeito. Nas palavras do autor: de modo resumido, o modelo combina trs relaes: de desejo, de comunicao e de ao, repousando cada qual em uma oposio binria20. No modelo concebido por Greimas, as estruturas narrativas regem as estruturas discursivas. Em outras palavras, as estruturas narrativas, sendo mais abstratas, do conta das complexificaes e concretizaes daquelas que so mais prximas manifestao textual, ou seja, as estruturas discursivas. Sob as estruturas narrativas, encontram-se as estruturas fundamentais ou profundas, nas quais situam-se as oposies semnticas de base. Assim, tais patamares passam a compor, cada qual com sua sintaxe e semntica, os nveis: fundamental, narrativo e discursivo, que constituem o chamado percurso gerativo de sentido21, o construto terico greimasiano inteiramente formalizado. Desse modo, a narrativa aparece como o princpio organizador de qualquer discurso e, em ltima instncia, do prprio imaginrio humano: a estrutura actancial aparece cada vez mais como apta a dar conta da organizao do imaginrio humano,

Traduo nossa de: En bref, le modle combine trois relations : de dsir, de communication e daction, reposant chacune sur une opposition binaire.
20

21

Embora seja nosso interesse discorrer sobre a narrativa em Greimas, no objetivo do captulo apresentar de forma pormenorizada o percurso gerativo de sentido. Para tanto, ver Barros (2002) e Fiorin (2006).

projeo de universos coletivos tanto quanto individuais22 (GREIMAS, 1983, p. 50). Ainda nas palavras de Dosse (2007, p. 266): Greimas tinha por objetivo encontrar por trs do texto a sistemtica que ordena o modo de funcionamento do esprito humano. Segundo Mendes e Beividas (2010, p. 46-47), a fora heurstica do modelo greimasiano de narrativa ainda pode ser comprovada nos dias de hoje para a anlise de diversos tipos de textos:

A fora epistemolgica dessa reflexo de Greimas conserva ainda hoje, a nosso ver, todo o seu vigor heurstico, mesmo que tenha passado quase desapercebida, ao longo dos tantos anos de sua formulao original, pela maioria das disciplinas voltadas condio humana.

Consideraes finais: sobre implicao e pressuposio Conforme exposto, a narrativa em Greimas esteve fortemente ancorada numa sintaxe narrativa e discursiva de gerao de um semantismo quase exclusivamente fundado numa lgica23 implicativa. A implicao, conceito tradicional, pertencente e importado da Lgica, pode ser contraposto ao conceito de pressuposio. Trata-se, pois, de duas vertentes, uma progressiva e uma retroativa. No que se refere implicao, o esquema narrativo seria compreendido como uma sequncia implicativa de deveres a serem seguidos ou de necessidade lgica: a manipulao implica transformao da competncia que implica uma performance que, a sua vez, implica o seu julgamento, a sano. No caso da pressuposio, o sentido oposto, pois a sano pressupe a ao, que pressupe a performance etc. Mendes e Beividas (2010, p. 47), na esteira de Greimas, defendem a precedncia da pressuposio em relao implicao, pois:

A implicao tem como anterioridade lgica a pressuposio: dado o texto global como algo posto, a descrio deveria recuperar todo o
Traduo nossa de: La structure actantielle apparat de plus en plus comme tant susceptible de rendre compte de lorganisation de limaginaire humain, projection tout aussi bien dunivers collectifs quindividuels.
22

23

O termo lgica aqui empregado no induz a pesquisa ao terreno da lgica propr iamente dita, mas refere-se s leis discursivas, portanto, semiticas.

seu pressuposto. Nesse caso, a sano pressupe uma performance que pressupe a competncia do sujeito, que por sua vez pressupe o regime de manipulao por algum Destinador.

Seja como for, tanto na vertente implicativa quanto na da pressuposio, o texto, pela tica da narrativa, mostra-se como um lugar de marcado por um grau de estabilidade acentuado. De acordo ainda com os autores, essa decorrncia razoavelmente admissvel e verificvel se tomamos textos cannicos em narrativa, do etnlogo Propp da Rssia dos anos 20 do sculo anterior (p. 47). Entretanto, digno de nota que a fora do modelo narrativo de Greimas perdura se tomarmos como exemplo a indstria hollywoodiana: comdias romnticas, aventuras e muitos outros gneros cinematogrficos se baseiam ainda fortemente nessa lgica implicativa/de pressuposio. Pensemos tambm num exemplo que nos ainda mais familiar: as telenovelas brasileiras. Como estrutura basilar, est o percurso de um mocinho(a) que trava um embate contra um vilo() at o ltimo captulo do folhetim. Sem esse dualismo, sem essa estrutura polmica, no h, pois, telenovela. Nesse sentido, a estrutura narrativa greimasiana mostra-se, tambm nos dias atuais, perfeitamente aplicvel a textos mais estabilizados.

Referncias: BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semiticos. 3 ed. So Paulo: Humanitas/USP, 2002. BARTHES, Roland. Introduction lanalyse structurale des rcits. Communications: Lanalyse structurale du rcit. 8. Paris: ditions du Seuil, 1966. BEIVIDAS, Waldir. Reflexes sobre o conceito de imanncia em semitica: por uma epistemologia discursiva. CASA: Cadernos de Semitica Aplicada, v. 6, p. 1-13, 2008. DOSSE, Franois. A Histria do Estruturalismo: o campo do signo 1945/1966. vol. 1; trad. lvaro Cabral. Bauru/SP: EDUSC, 2007. FIORIN, Jos Luiz. Elementos de anlise do discurso. So Paulo: Contexto, 2006. ______. Semitica e Histria. Cadernos de Letras da UFF Dossi: Linguagens em dilogo no 42, p. 15-34, 2011.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semntica estrutural. Traduo de H. Osakape e I. Blikstein. So Paulo: Cultrix/EdUSP, 1973. ______. Les actants, les acteurs et les figures. In: ________ Du Sens II: essais smiotiques. ditions du Seuil: Paris, p. 49-66, 1983. _______. Da Imperfeio. Hacker editores: So Paulo, 2002. _______. , COURTS, Joseph. Dicionrio de semitica. So Paulo: Contexto, 2008. HJELMSLEV, Louis. Ensaios lingusticos. So Paulo: Perspectiva, 1991. MENDES, Conrado Moreira; BEIVIDAS, Waldir. Narrativa e acontecimento no caso Isabella: algumas reflexes preliminares. Revista da ANPOLL, v. 01 p. 41-68, 2010. PROPP, Vladimir. Morphologie du conte. Paris: ditions de Seuil, 1965. RICOEUR, Paul. Temps et rcit: 2. la configuration dans le rcit de fiction. Paris: ditions du Seuil, 1984. SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingustica geral 27. ed. So Paulo: Cultrix, 2006.

You might also like