You are on page 1of 11

EXERCCIOS INFORMTICA Prof.

Dalmo Azevedo
6) Considere o cone abaixo, encontrado na barra de ferramentas do Writer:

EXERCCIOS DE FIXAO - WRITER

1) Quando se deseja mudar de pgina em um determinado documento do Writer a opo correta : a) Inserir nova pgina; b) inserir quebra de seo contnua; c) formatar pargrafo; d) formatar rodap: e) inserir quebra de pgina. 2) Quando se deseja aplicar uma formatao, alterando o tipo de letra utilizada no Writer, a opo correta : a) formatar / texto; b) inserir / texto; c) formatar / caracter; d) formatar / pargrafo; e) inserir / fonte. 3) Suponha que voc esteja trabalhando com dois documentos Writer simultaneamente: documento 1 e documento 2. A maneira correta de copiar um pedao de texto do documento 1 para o documento 2 : a) Alternar para o documento 1, menu Editar, opo Copiar, selecionar o texto a ser copiado no documento 1, alternar para o documento 2, menu Editar, opo Colar, posicionar o cursor de insero de texto na posio desejada; b) Alternar para o documento 2, menu Editar, opo Copiar, alternar para o documento 1, menu Editar, opo Colar; c) Alternar para o documento 2, posicionar o cursor de insero de texto na posio desejada, menu Editar opo Colar, alternar para o documento 1, selecionar o texto a ser copiado, menu Editar, opo Copiar; d) Selecionar o texto a ser copiado no documento 1, menu Editar, opo Copiar, alternar para o documento 2, posicionar o cursor de insero de texto na posio desejada, menu Editar, opo Colar; e) Selecionar o texto a ser copiado no documento 1, menu Editar, opo Recortar, alternar para o documento 2, posicionar o cursor de insero de texto na opo desejada, menu Editar, opo Colar. 4) O motivo pelo qual ao selecionar um texto no writer o tipo de fonte aparea desabilitado ou em branco : a) Ter havido um erro interno do aplicativo; b) O texto possuir mais do que um nico tipo de fonte; c) Porque o usurio selecionou o texto de forma errada; d) Porque o usurio utilizou o teclado para selecionar o texto; e) Porque sempre que um trecho de texto selecionado, isto ocorre; 5) Considere o cone abaixo, encontrado na barra de ferramentas do writer:

A finalidade desse cone : a) visualizar ou esconder marcas de formatao do texto; b) formatar o texto em itlico; c) exibir ou esconder a barra de ferramentas de formatao de texto; d) exibir ou esconder a numerao de pargrafos; e) adicionar ou remover os caracteres de tabulao. 7) Considere o cone abaixo, encontrado na barra de ferramentas do writer:

A finalidade desse cone : a) adicionar figuras ao texto; b) exibir ou esconder linhas em uma tabela; c) adicionar ou remover marcadores de lista; d) exibir ou esconder numerao de pargrafo; e) adicionar ou remover os caracteres de tabulao. 8) Considere os cones abaixo, encontrados na barra de ferramentas do writer:

O item que contm as funcionalidades desses cones listadas na mesma ordem em que eles aparecem no desenho : a) visualizar o resultado da impresso na tela; copiar o texto selecionado para a rea de trabalho; alterar a cor do caractere no texto selecionado; b) imprimir o documento; colar o contedo da rea de trabalho no documento; sublinhar o texto selecionado; c) visualizar o resultado da impresso na tela; colar o contedo da rea de trabalho no documento; sublinhar o texto selecionado; d) imprimir o documento; copiar o texto selecionado para a rea de trabalho; alterar o texto selecionado para maisculas; e) aproximar o texto; alterar o tamanho da pgina; alterar a cor do caractere no texto selecionado. 9) Considerando-se as configuraes originais do writer em portugus, a tecla de atalho CTRL+S (pressiona se a tecla CTRL e a tecla S sem soltar a primeira): a) imprime o arquivo; b) coloca o texto selecionado em negrito ou inicia o modo negrito; c) abre um arquivo em branco; d) salva o arquivo; e) no existe este atalho na configurao padro.

A finalidade desse cone : a) salvar o documento que est sendo editado em disquete; b) trocar o nome do documento que est sendo editado; c) formatar um disquete; d) salvar apenas o documento que est sendo editado; e) salvar todos os documentos que esto sendo editados no writer.

10) O texto abaixo foi escrito no usando o recurso de criao de texto em colunas:
1/11

Informtica

profdalmoazevedo.blogspot.com

est ligada; e) a opo de mostrar menus completos aps um pequeno intervalo pode ser desligada pelo usurio. 15) a utilizao constante de um conjunto de formatos que se deseja aplicar a partes de um documento no writer denominada: a) macro; b) autotexto; c) mala direta; d) verificao ortogrfica; e) estilo. 16) Ao observar que uma dada palavra ou conjunto de palavras repete-se freqentemente no documento que est sendo digitado, o usurio do writer pode valer-se de uma srie de recursos do editor, para acelerar o processo de digitao. O recurso que NO pode ser usado para essa finalidade : a) AutoCorreo; b) AutoResumo; c) AutoTexto; d) Copiar e colar atravs do Clipboard; e)Macros. 17) No writer em portugus, a opo do menu Arquivo que possibilita salvar um documento do tipo .ODT como arquivo HTML (pgina da web) : a) exportar HTML; b) transferir arquivo para; c) salvar; d) salvar como; e) o writer no criar arquivos HTML. 18) Em uma tabela do Writer , a tecla que move de uma clula para a prxima, independente de haver caracteres direita do cursor, : a) Ctrl; b) Ctrl+Enter; c) Enter; d) Shift e) Tab (tabulao). 19) Sobre arquivos de Backup de textos criados no Wiriter, correto afirmar que: a) a opo de criar backup incompatvel com a opo de Permitir gravao rpida ; b) a nica maneira de obter arquivos de backup copiar o arquivo texto; c) O backup criado pelo Writer sempre idntico ao arquivo original; d) o writer criar arquivos de backup se a opo Criar sempre Backup do dilogo Opes do menu ferramenta estiver selecionada; e) o writer sempre criar arquivos de backup. 20) Maria quer imprimir seu trabalho digitado no Writer mas no consegue achar o atalho para impresso que apresenta o desenho de uma impressora, conforme mostrado abaixo. Para que aparea a barra que contm esse atalho, a seqncia mais adequada :

Em relao a esse documento correto afirmar que: a) foi aplicado ao documento o recurso de linhas entre sees; b) todas as sees foram formatadas em duas colunas; c) o documento contm duas sees; d) foi inserida uma quebra automtica de texto ao final do primeiro pargrafo para dividir o segundo pargrafo em duas colunas; e) o documento contm mais de duas sees. 11) Joo comea a digitar um documento no writer e, com medo de que falte luz, decide salv-lo. Uma seqncia correta para salvar este documento pela primeira vez : a) Arquivo / Novo / Arquivo em branco; b) Arquivo / Abrir / digitar nome do documento; c) Arquivo / Salvar como / digitar nome do documento; d) Editar / Copiar e) Ferramentas / Opes / Salvar / OK

12) O cone do writer utilizado para: a) desfazer as ltimas modificaes em um texto; b) apagar parte de texto ou figura; c) pintar interior de figura; d) selecionar a cor da letra; e) copiar a formatao de uma parte do texto para outra. 13) Em relao ao writer incorreto afirmar que: a) possvel gerar documentos HTML usando o writer; b) pode-se em um nico documento, utilizar mais de um tamanho de papel; c) a mudana de linha dentro de um mesmo pargrafo obtida digitando-se a tecla <ENTER>; d) possvel usar vrias fontes diferentes (Times New Roman, Arial, Courier, etc) em uma mesma linha de texto; e) para o perfeito funcionamento da ferramenta visualizar impresso , importante configurar corretamente o tamanho do papel a ser utilizado na impresso do documento. 14) Uma das opes presentes do menu Arquivo do writer o comando Enviar / Documento como e-mail, Este comando, se executado faz com que: a) o texto selecionado no arquivo sendo editado seja anexado a uma mensagem e enviado por correio eletrnico; b) seja criada uma nova lista de circulao e o documento enviado para o primeiro destinatrio na lista; c) o documento seja enviado para o prximo destinatrio na lista de circulao existente; d) o documento seja enviado como um fax pelo Ms Outlook; e) o arquivo sendo editado seja anexado a uma mensagem e enviado por correio eletrnico. A respeito da situao descrita acima INCORRETO afirmar que: a) o comando desejado se tornar visvel, se o usurio clicar sobre a dupla seta na parte de baixo do menu; b) o comando desejvel se tornar visvel, se o usurio aguardar um pequeno intervalo de tempo; c) o comando no foi instalado, quando da instalao do MS Office. O usurio precisar do disco de instalao para ter acesso ao comando; d) o comando desejado no foi mostrado porque a opo de mostrar primeiro os comandos recm usados

a) exibir / barra de ferramentas / padro; b) exibir / barra de ferramentas / formatao; c) janela / organizar tudo; d) formatar / estilo; e) ferramentas / personalizar / menus de atalho.
2/11

Informtica

profdalmoazevedo.blogspot.com

21) Jos escreve uma carta de amor para Maria mas no quer que ningum abra seu arquivo. Para isso, ele deve: a) fechar o arquivo assim que acabar de escrev-lo; b) formatar a fonte do arquivo para oculto ; c) inserir uma senha de proteo; d) fechar o arquivo e renome-lo; e) copiar o arquivo para um disquete. 22) Joo escreve uma carta para Jos e salva o arquivo com o nome de Jos. Depois ele resolve mandar a mesma carta para a Maria mudando apenas o primeiro pargrafo. Ele abre o arquivo Jos e faz as alteraes, depois usa o comando Salvar como e muda o nome do arquivo para Maria. O arquivo Jos: a) automaticamente deletado; b) permanece inalterado; c) passa a conter a carta para Maria; d) passa a conter uma carta para Maria e outra para Jos; e) fica sem nenhuma carta. 23) Joo seleciona um pargrafo de seu texto com o objetivo de troc-lo de lugar. No entanto, ele pressiona a tecla errada, e o pargrafo deletado. Para no perder o texto, ele deve: a) salvar o arquivo e fech-lo; b) usar o comando colar no menu editar; c) digitar tudo novamente; d) usar o comando desfazer no menu editar; e) usar o comando refazer no menu editar. 24) Jos deseja inserir um cabealho em seu documento. A seqncia mais adequada : a) Inserir / Cabealho e Rodap; b) Exibir / Cabealho e Rodap; c) Formatar / Cabealho e Rodap; d) Inserir / Comentrio / Cabealho e Rodap; e) Formatar / Estilo / Cabealho e Rodap; 25) Maria quer utilizar um trecho de um documento antigo na preparao de um novo texto. Os dois arquivos, no entanto, esto formatados de maneira totalmente diferentes. A forma menos trabalhosa de aproveitar to trecho do documento antigo : a) copiar e colar especial / texto no formatado b) copiar e colar especial / texto formatado c) copiar e colar; d) inserir o arquivo antigo; e) formatar a fonte do texto novo. 26) ao final de uma redao de um texto, Jos percebeu que, em todo documento, tinha digitado largartixa ao invs de lagartixa . Para corrigir esse erro, seria adequado: a) substituir tudo ; b) localizar prxima ; c) entrar no menu ajuda; d) limpar ; e) selecionar tudo . 27) para poder enviar um texto para um jornal, Joo teve que format-lo em colunas. Para criar um ttulo que abranja a largura das colunas do jornal, necessrio: a) selecionar o texto do ttulo e clicar em uma coluna no menu formatar / colunas; b )selecionar o texto do ttulo e clicar em alinhamento centralizado no menu formatar / pargrafo;c) clicar no local em que se deseja colocar o ttulo e clicar em ttulos no menu tabela; d) clicar no local em que se deseja colocar o ttulo e clicar em uma coluna no menu formatar / colunas; e) no possvel faz-lo atravs do Writer.

28) Observe as afirmativas abaixo: I No possvel proteger um arquivo do Writer com senha. II As barras de ferramentas podem ser personalizadas atravs do menu Ferramentas. III possvel exibir mais de um documento de Writer ao mesmo tempo, utilizando o menu janela. Assinale a alternativa que contm somente afirmativas corretas: a) apenas I; b) apenas II; c) apenas III; d) I e II; e) II e III.

29) O boto mostrado abaixo foi extrado da barra de ferramentas do writer . Este boto: a) mostra a pgina exatamente como vai ser impressa; b) cria um documento novo; c) abre uma janela para localizar um texto no documento; d) muda o zoom do documento; e) localiza um documento no computador. 30) Considere o texto abaixo digitado no writer. Este texto foi digitado utilizando-se fonte Verdana, tamanho de fonte 10: Este apenas um texto. Com o objetivo de dar nfase palavra apenas , o seu tamanho foi aumentado para 20 conforme o texto abaixo: Este apenas um texto. A seqncia de comandos utilizada para realizar esta tarefa foi: a) Acessar o menu exibir e utilizar a opo zoom. b) selecionar a palavra apenas e no menu de opes, selecionar o menu Formatar Fonte, na janela fonte , digitar 20 em Tamanho e clicar em OK ; c) escolher uma fonte de tamanho maior como por exemplo a fonte Arial ou Courier; d) re-digitar o texto com a tecla Caps Lock ativada; e) com a palavra apenas selecionada, no menu Ferramentas selecionar a opo Tamanho , digitar 20 e Enter . 31) O texto a seguir foi digitado no Writer, utilizando-se o estilo NORMAL PADRO, sendo que o primeiro pargrafo teve como nica modificao o alinhamento centralizado. Observe o ponto de insero de texto, ao final do primeiro pargrafo.

Se a tecla <ENTER> for pressionada, o novo pargrafo ter o alinhamento: a) centralizado; b) justificado; c) esquerdo; d) direito; e) reverso. 32) A figura a seguir corresponde ao menu Arquivo do writer. Observe que cada entrada no menu, tem uma letra sublinhada. A letra sublinhada em cada entrada no menu
3/11

Informtica

profdalmoazevedo.blogspot.com

indica:

c) apresentar na tela do monitor como o documento sendo editado ser impresso; d) exibir o status de impresso dos arquivos medida que estes so impressos; e) exibir o status da impressora (nvel de tinta, quantidade de papel, etc.). 36) Suponha que voc tenha escrito um relatrio de 100 pginas usando o writer , verso em portugus, e que aps conclu-lo, voc deseja incluir a palavra CONFIDENCIAL no cabealho das pginas. O menu que deve ser usado o: a) Arquivo; b) Editar; c) Exibir; d) Inserir; e) Formatar.

a) uma tecla que, com este menu aberto, pode ser pressionada no teclado para invocar a funo; b) uma tecla de atalho que deve ser usada combinada com a tecla ALT para invocar a funo; c) a letra do menu sobre a qual o mouse deve ser pressionado; d) que no necessrio ter privilgios de administrador para invocar a funo; e) que necessrio ter privilgios de administrador para invocar a funo; 33) A figura a seguir a caixa de dilogo de formatao de fonte:.

37) Suponha que o writer em Portugus foi utilizado para criar um novo documento. O usurio deu ao arquivo o nome memo1.odt e este foi salvo na pasta Meus documentos . Posteriormente, este mesmo usurio decidiu salvar o documento na pasta Meus documentos\Memos , ento ele tornou a abrir o documento no Writer e usou o comando Salvar como... do menu Arquivo. Em relao a esse procedimento, pode-se afirmar que: a) o procedimento cria duas cpias do arquivo no disco, mas o writer garante o sincronismo entre as cpias; b) ao utilizar a opo Salvar como... , o writer apaga a verso original do arquivo na pasta Meus documentos ; c) ao utilizar a opo Salvar como... , o writer oferece ao usurio a opo de manter ou no as cpias sincronizadas; d) o procedimento tem o inconveniente de criar duas cpias do documento no disco, que podem ser atualizadas de forma independente; e) a operao causaria uma mensagem de erro do Windows, uma vez que ele no permite a existncia de mltiplas cpias de um arquivo com o mesmo nome. 38) O smbolo mostrado na figura a seguir utilizado no writer para indicar:

Observe o texto a seguir: Esta uma frase com vrias letras. Para se obter este efeito, deve ser selecionada a opo: a) relevo; b) sobrescrito; c) subscrito; d) tachado; e) tachado duplo. 34) Mo writer, verso em portugus, se voc quiser descobrir onde a palavra texto aparece em seu documento, dever usar o menu: a) Arquivo; b) Editar; c) Exibir; d) Inserir; e) Ferramentas. 35) A principal funo da ferramenta Visualizar Impresso do writer : a) testar o status da comunicao com a impressora via porta paralela; b) visualizar os erros de concordncia e gramtica (segundo impresso da Microsoft);

a) Uma letra grega foi inserida no documento b) um erro de ortografia; c) um fim de citao; d) um fim de pargrafo; e) um texto corrompido. 39) A extenso dos arquivos do Writer : a) ODX b) DOC c) XLS d) ODT e) Odl 40) O cone do Writer chamado de: a) Inserir Figura b) Inserir Moldura c) Gallery d) Inserir Imagem do arquivo e) Autoforma

EXERCCIOS DE FIXAO 2 1 - A extenso padro para documentos de texto salvos no formato Writer 1.0 (aplicativo do pacote BrOffice.org), :
4/11

Informtica

profdalmoazevedo.blogspot.com

a) .odi b) .doc c) .ods d) .sxw e) .osi 2 - A extenso padro para Modelo padro de documento no writer 2.0 a) .odt b) .stt c) .ods d) .sxw e) .ott 3 - So as teclas de atalho correspondentes aos recursos NEGRITO, ITLICO e SUBLINHADO. a) Ctrl+N, Ctrl+I, Ctrl+S b) Alt+N, Alt+I, Alt+S c) Ctrl+B, Ctrl+I, Ctrl+S d) Alt+B, Alt+I, Alt+S e) Ctrl+B, Ctrl+I, Ctrl+U 4 - Os aplicativos do BrOffice 2.0 denominados Calc, Writer e Impress, respectivamente, podem ser correlacionados com os aplicativos do MS Office 2003: (A) Power Point, Word e Excel. (B) Excel, Word e Power Point. (C) Excel, Word e Outlook. (D) Word, Excel e Outlook. (E) Word, Outlook e Excel. 5 - Cada menu da barra padro de menus de uma tela Windows est associado a uma lista de submenus (ou comandos). A tabela abaixo lista em sua primeira coluna alguns menus do Writer.

A seqncia de nmeros, de cima para baixo, que associa corretamente a segunda coluna com a primeira : (A) 4, 3, 2, 1 (B) 2, 4, 1, 3 (C) 3, 4, 2, 1 (D) 4, 3, 1, 2

(E) 3, 4, 1, 2 Considerando a figura acima, que mostra uma janela do Writer, com um texto em processo de edio, no qual a palavra nacional est selecionada, julgue os itens de: 7 - A fonte usada na palavra selecionada denominada Times New Roman. v 8 - Para centralizar o ttulo do texto Sobre o Acre , suficiente clicar em algum local desse ttulo e, em seguida, clicar .v

9 - Para se sublinhar a palavra brasileiros, suficiente aplicar um clique duplo nessa palavra e, em seguida, clicar .v

10 - Para se realizar uma cpia de segurana do arquivo de nome Sobre o Acre, que est associado ao texto em edio, suficiente clicar o cone , localizado no canto superior esquerdo da janela mostrada.

A seqncia de nmeros, de cima para baixo, que associa corretamente os submenus da segunda coluna ao menus da primeira coluna : (A) 4, 3, 2, 3, 1, 3, 5, 1, 5, 2 (B) 3, 3, 2, 2, 5, 5, 4, 1, 5, 2 (C) 1, 5, 5, 4, 5, 5, 2, 3, 3, 4 (D) 4, 3, 5, 4, 1, 3, 2, 1, 5, 2 (E) 1, 5, 5, 3, 3, 1, 2, 3, 3, 5 6 - As teclas de atalho da primeira coluna do quadro a seguir possuem significados no Writer em suas verses em portugus.

A figura acima mostra uma janela do Writer, com parte de um texto em processo de edio. Com relao a essa figura e ao Writer, julgue os itens que se seguem.

11 - O documento mostrado na figura contm um total de 10 pginas, o que pode ser comprovado pela caixa que tem por funo indicar o nmero total de pginas do documento. ,

Informtica

profdalmoazevedo.blogspot.com

5/11

12 - Funcionalidades associadas ao boto permitem alterar a cor da fonte usada em um trecho de texto que esteja selecionado. 13 - Para se aplicar o estilo de fonte itlico a uma palavra do texto, necessrio selecionar essa palavra e clicar . 14 - A seguinte seqncia de aes descreve corretamente uma forma para se copiar a palavra Antiga, no ttulo do texto, para o final do pargrafo iniciado por Rio Branco: aplicar um clique duplo entre as letras n e t da palavra Antiga; clicar o boto ; clicar aps o final do pargrafo ; na lista

possvel transferir para um novo documento, que pode ser aberto ao se clicar o boto todo o contedo das clulas da tabela. No entanto, a prpria tabela no pode ser transferida com o uso das referidas ferramentas.

iniciado por Rio Branco, clicar o menu de opes disponibilizada, clicar Colar.

15 - A abertura de uma nova pasta em branco no calc uma das funcionalidades do boto .

16 - No Writer, h diversas funes que facilitam a edio de texto. Com relao a esse assunto, assinale a opo correta. A) possvel controlar alteraes em um documento Writer por meio de recurso acionado utilizando-se opo encontrada no menu Ferramentas. B) O recurso Marcadores e numerao do menu Formatar permite inserir nmeros no incio de cada pargrafo. C) Por meio do recurso Tabulao, podem-se inserir tabelas, bem como colunas e linhas, no documento em edio no Writer. D) O recurso Inserir figura permite exibir a barra de ferramentas Desenho, que possibilita criar desenhos diversos. E) O recurso Maiscula e minscula permite alterar o tipo de fonte e definir o formato-padro para o Writer. 17 - Considere as seguintes afirmaes sobre o WRITER em portugus: i) A aplicao do estilo Normal a um pargrafo selecionado ir sobrepor todas as suas formataes. Modificaes em todo um bloco de texto podem ser efetivadas selecionando-se o bloco e aplicando a ele as transformaes desejadas. A verificao de ortografia pode ser encontrada dentro do menu Arquivo. A configurao de margens em um documento pode ser feita atravs do menu Formatar. Para inserir o nmero das pginas no cabealho ou rodap de um arquivo, usa-se a opo Inserir do menu principal.

19 - Considerando os passos que transformaram o texto acima, da Formatao 1 para a Formatao 2, correto afirmar que a) o usurio deu um clique duplo em uma palavra do texto e clicou no boto Justificar. b) o usurio deu um clique triplo na primeira palavra do primeiro pargrafo e clicou no boto Justificar. c) o usurio deu um clique duplo na primeira palavra do primeiro pargrafo e clicou no boto Alinhar. d) o usurio levou o cursor do mouse para uma posio esquerda do texto e, quando esse se transformou em uma seta, deu um clique triplo e, em seguida, clicou no boto Justificar. e) sem a necessidade de selecionar o texto, o usurio abriu o menu Formatar, em seguida, clicou na opo Pargrafo e, finalmente, definiu para Justificado o item Alinhamento. 20 - Considerando que o computador no qual o WRITER est sendo executado est conectado em uma rede local, ento, caso se clique o boto , ser possvel acessar emails armazenados no disco rgido de qualquer computador que esteja conectado nessa rede. 21 - Caso se deseje salvar o documento em edio como um modelo para ser utilizado em futuros documentos, possvel faz-lo por meio da janela Salvar como, acessada no menu ARQUIVO, escolhendo-se nessa janela o tipo de
6/11

ii)

iii) iv) v)

O nmero de afirmaes corretas : (A) (B) (C) (D) (E) 1 2 3 4 5

18 - Usando-se as ferramentas Copiar e Colar do WRITER,

Informtica

profdalmoazevedo.blogspot.com

arquivo .ott, que permite definir um modelo de documento.

22 - Observando a figura acima, podemos afirmar que o recurso utilizado foi: (A) Exibir > Nota de rodap (B) Formatar > Nota (C) Inserir > Nota (D) Formatar > Marcadores e numeraes (E) Inserir > Nota de Rodap __________

25 - A figura acima exibe uma frmula digitada na clua A4 de uma tabela (cujo valor retornado foi "150"). Para exibir a "barra de frmulas", devemos optar pela opo "Frmula" disponvel no menu "Tabela", ou pressionar a tecla: (A) F2 (B) F4 (C) F5 (D) F7 (E) F11 __________

23 - O recurso "capitular" foi aplicado na primeira letra do pargrafo, como pode ser conferido na figura. Este recurso est presente em: (A) Formatar > Pargrafo (B) Exibir > Campos (C) Inserir > Caractere especial (D) Formatar > Caractere (E) Ferramenta > Numerao de estrutura de tpico __________

26 - Ao posicionar o mouse sobre a barra "amarela", visvel ao lado da palavra "mecanismo", o texto "forma de proteo" foi exibido. Marque a opo que corresponde ao recurso utilizado: (A) Nota de rodap (B) AutoTexto (C) Nota (D) Favoritos (E) Caixa de texto __________

24 - Os caracteres acima podem ser obtidos atravs da opo: (A) Editar > Colar especial (B) Inserir > Campos (C) Ferramentas > Gallery (D) Formatar > Marcadores e numeraes (E) Inserir > Caractere especial __________

27 - Aps selecionar todo um texto (que possui 10 pargrafos) e aplicar a formatao exibida na figura acima, podemos afirmar que: (A) Todas as linhas dos pargrafos selecionados sero

Informtica

profdalmoazevedo.blogspot.com

7/11

recuadas - da esquerda para a direita -, em 2,00cm. (B) Apenas a 1 linha do 1 pargrafo do texto ser recuada - da esquerda para a direita -, em 2,00cm. (C) Todas as primeiras linhas dos pargrafos selecionados sero recuadas - da direita para a esquerda -, em 2,00cm. (D) Ser inserido um espaamento de 2,00 cm antes de cada pargrafo do texto. (E) Ser inserido um espaamento de 2,00 cm antes do primeiro pargrafo do texto selecionado. __________

31 - Para converter a palavra "teste" para "TESTE" (em letras maisculas), podemos selecionar a palavra e recorrer ao recurso "efeitos" da caixa de formatao de Caractere. Tambm possvel recorrer ao recurso: (A) Alterar Capitalizao (B) Capitulares (C) AutoFormatao (D) Marca de formatao (E) Converter 10.

28 - Para adicionar a "data" e a "hora" em um documento do Writer, o caminho correto a ser percorrido : (A) Arquivo > Propriedades (B) Inserir > Campos (C) Inserir > Cabealho (D) Formatar > Pgina (E) Exibir > Campos __________ A rea realada com um retngulo vermelho indica a exibio de um recurso chamado: A) Clipart B) Figura C) Estilos D) Navegador E) Galeria 11. o boto que permite enviar um arquivo de texto do Writer, por e-mail (como anexo), mesmo que este arquivo ainda no tenha sido salvo:

29 - Para formatar o nmero 2 como "sobrescrito", devemos digitar X2, selecionar o nmero 2 e recorrer a opo: (A) Formatar > Caractere (B) Formatar > Pargrafo (C) Inserir > Caractere especial (D) Ferramentas > AutoCorreo (E) Formatar > Alterar capitalizao __________

12. O boto exibe caracteres no-imprimveis, dentre eles o

, que indica um(a): A) Final de pargrafo B) Final de frase C) Quebra de pgina D) Quebra de linha E) Marca de tabulao 13. 30 - Para criar um sumrio conforme exibido na figura, devemos definir "estilos" para os ttulos e subttulos que faro parte do sumrio. possvel afirmar sobre a figura, exceto: (A) O item correspondente pgina 16 est formatado como Ttulo4. (B) "Introduo" est formatado como Ttulo1. (C) "Captulo 1" e "Captulo 2" possuem o mesmo estilo, que Ttulo1. (D) Selecionar o sumrio e pressionar "Delete" no ir apag-lo. (E) Clicar com o boto direito do mouse sobre o sumrio permitir atualiz-lo.

O asterisco exibido na Barra de Status de um documento do Writer indica: A) a presena de hiperlinks inativos. B) documento protegido por senha. C) alguns textos esto ocultos ou protegidos contra alteraes. D) que as alteraes feitas no documento ainda no foram salvas. E) documento est sendo atualizado.

Informtica

profdalmoazevedo.blogspot.com

8/11

14.

e) Ir apagar a palavra CONCUSO. 15 Extenso de arquivo mestre no Writer 2.0: a) STX b) OTT c) ODM d) STT

A opo INSERIR indica que, se digitarmos a letra R entre as letras U e S da palavra CONCUSO, a letra R... a) No poder ser digitada. b) Ir apagar a letra U. c) Ir apagar a letra S. d) Ir ser inserida entre o U e o S.

EXERCCIOS DE FIXAO - IMPRESS

a) IV-I-III-V-II b) IV-II -I-V-III c) I- III-IV- V-II d) V- I-IV- III- II 6 Quando na barra de status apresentado a seguinte informao SLIDE 3/5. a) 5 representa o slide atual b) 3 representa o total de slides c) total de 5/3 de slides d) Total de 5 slides e com o slide atual 3 7 Os Grficos abaixo representam respectivamente:

1 As ferramentas Representam respectivamente: a) Tabela-Pontos-Galeria b) Planilha-Grades-Galeria do Fontwork c) Tabela-Guias-Galeria do Fontwork d) Planilha-Grade-Galeria

2 O Smbolo que se encontra ao lado de um slide significa: a) Que o slide no pode ser apresentado por ter sido excludo; b) Que o slide no ser apresentado por estar oculto c) Que o slide est corrompido pelo programa d) No pode ser exibido por no est classificado 3 As ferramentas apresentam respectivamente as seguintes funes:

a) Linhas-rea Empilhada-Aes-Colunas e Linhas b) rea empilhada- Linhas-Colunas e Linhas-Aes c) rea Empilhada- Linhas- Linhas-Aes-Colunas d) Linhas-rea empilhada- Colunas e Linhas-Aes 8 Analise as Afirmaes abaixo: - ( ) Em um slide no impress possvel inserir Grficos, Sons e efeitos, exceto vdeos. - ( ) Em um slide no impress possvel, Sons e efeitos, vdeos e narrao Vocal. - ( ) Original, Transparncia, Papel, Tela ou Slide Fotogrfico so exemplos de mdia de sada no Impress. - ( ) possvel encontrar at 20 modelos de layouts prontos. a) V-F-F-V b) F-V-V-V c) F-V-F-F d) V-F-V-F 9 As seguintes teclas de atalho CTRL+F2, F11, CTRL+SHIFT+F5, F4, representam respectivamente: a) Estilos e formatao, Navegador, Apresentao de Slides, Posio e tamanho b) Apresentao de Slides, Posio e tamanho, Estilos e formatao, Navegador c) Apresentao de Slides, Localizar e Substituir, Navegador, Posio e tamanho d) Apresentao de Slides, Estilos e formatao, Navegador, Posio e tamanho 10 - Recurso disponibilizado pelo Impress, que permite ao usurio criar um novo slide para cada nvel de estrutura de tpicos existente no slide selecionado. a) Promover Tpicos b) Rebaixar Tpicos c) Expandir d) Slide Resumo

a) b) c) d)

Girar, Alinhamento, Organizar, Ativar/Desativar extruso, Interao Alinhamento, Girar, Ativar/Desativar extruso, Organizar,Interao Girar, Alinhamento, Ativar/Desativar extruso, Interao, Organizar Girar, Alinhamento, Ativar/Desativar extruso, Organizar, Interao

4 Qual opo, no possui algum tipo de filtro no Impress: a) Inverter, Suavizar, Aumentar nitidez, remover Rudo b) Exposio luz do sol, Envelhecimento, Posterizar, Arte pop c) Arte pop, Desenho em Carvo, Relevo e Mosaico d) Inverter, Suavizar, Envelhecimento, Papel 5 Relacione a primeira coluna de acordo com a 1: ( ( ( ( ( ) Filtro )Transparncia ) rea ) Corte demarcado ) Linha

I) II) III) IV) V)

Informtica

profdalmoazevedo.blogspot.com

9/11

11 - Recurso possvel aplicao de configuraes padres para toda a apresentao. a) Mestres b) Rebaixar e promover Tpicos c) Expandir d) Slide Resumo 12 Recurso que permite ao usurio criar um novo slide, contendo uma lista de marcadores, constitudas pelos ttulos dos slides sguintes ao slide selecionado. a) Mestres b) Rebaixar e promover Tpicos c) Expandir d) Slide Resumo 13 Quanto aos modos de exibio de slides, relacione: I) Normal II) Estrutura de Tpicos III) Exibio de Notas IV) Folheto V) Classificador de Slides ( ) Exibe slides em miniaturas, para determinarmos os intervalos e transies durante a apresentao. ( ) Permite organizar e dimensionar os slides desejados em uma pgina para realizar uma posterior impresso. ( ) Permite realizar a insero de notas aos slides da apresentao atual, onde as mesmas ficam ocultas na apresentao de slide na tela. ( ) possvel editar seus ttulos e cabealhos e at mesmo alterar a ordem dos slides dentro da apresentao. ( ) Permite editar e criar slides e seus componentes.

b) Espaos reservados de texto c) Alterar Capitalizao d) Guias e Grades 18 - _______________ Permite ao usurio alterar o tamanho da fonte de minscula para maiscula e vice-versa. a) Plano de fundo b) Espaos reservados de texto c) Alterar Capitalizao d) Guias e Grades 19 - _______________ nos permite criar listas de maneira mais gil e organizada. a) Plano de fundo b) Marcadores e Numeradores c) Alterar Capitalizao d) Guias e Grades 20 - ____________________ So figuras semelhantes com ilustraes, so compostos por linhas e curvas distintas que esto associadas a um nico grupo de arquivos. a) Bitmaps b) Metarquivos c) Grficos d) Imagem Vetorial 21 - possvel trocar a posio dos objetos dentro dos objetos dos slides de uma apresentao atravs do comando: a) Enviar para trs b) Enviar para Frente c) Enviar d) Inverter 22 A tecla de atalho (CTRL+SHIFT+G) utilizada para: a) Rebaixar Tpico b) Promover Tpico c) Agrupamento d) desfazer Agrupamento 23 - Recurso que permite ao usurio atribuir eventos a objetos em uma apresentao. a) Boto de ao b) Interao c) Hiperlink d) Posio e tamanho 24 - Figuras de Metarquivos e de bitmaps podem ter suas cores alteradas por cores de sua preferncia atravs da ferramenta: a) Preenchimeto b) Plano de fundo c) Conta-gotas d) Pincel 25 So tipos de animao, EXCETO: a) Entrada b) nfase c) Caminhos de movimento d) Processo 26 Ferramenta que exibe uma listagem dos componentes da apresentao aberta, podendo ser: um slide, um arquivo, ou objeto. a) Tpicos avanados b) Show Shape c) Cronometrar d) Permisses 27 Analise as afirmaes abaixo:
10/11

a) V-IV-III-II-I b) IV-V-III-I-II c) V-IV-II-III-I d) IV-III-V-II-I 14 - ______________ a personalizao de todos os elementos que o compe, aplicando caractersticas diferenciadas. a) Plano de fundo b) Espaos reservados de texto c) Fontwork d) Guias e Grades 15 - ______________ So campos predefinidos existentes nos layouts de slides. a) Plano de fundo b) Espaos reservados de texto c) Fontwork d) Guias e Grades 16 - ____________ um recurso que nos permite a aplicao de efeitos especiais no texto. a) Alterar Capitalizao b) Espaos reservados de texto c) Fontwork d) Guias e Grades 17 - _____________ Facilita o alinhamento de objetos dentro de um slide. Exibir. a) Plano de fundo

Informtica

profdalmoazevedo.blogspot.com

- ( ) possvel exportar uma apresentao para a extenso SWF que um arquivo do Macromdia Flash, mas no para GIFs e JPGs. - ( ) Entre as etapas de exportao para HTML, encontrado o WebCast, que um tipo de exportao que os scripts automticos sero gerados em ASP ou Perl, permitindo que o locutor altere os slides no navegador de Internet durante a audincia. - ( ) Restringir permisses insere senha para permisso de alterao no documento. a) F-V-V b) V-V-V c) F-F-F d) V-F-F 28 Tcnica utilizada em arquivos PDF que protege o documento com uma senha e evita o acesso ao seu contedo por pessoas no autorizadas. a) Criptografia b) Password c) Protection d) Page Protection 29 A opo de navegador se encontra no menu: a) Inserir/Navegador b) Editar/Navegador c) Exibir/Navegador d) Arquivo/Navegador 30 - Uma conexo customizada de pontos onde pode-se anexar um conector. a) Pontos b) Pontos de Colagem c) Camada d) Links 31 A Tcnica de Expandir Slides e Slides Resumo se encontra no menu: a) Editar b) Inserir c) Exibir d) Apresentao de Slide 32 A opo de galeria se encontra no menu: a) Formatar b) Inserir c) Ferramentas d) Janela 33 As opes interao e Apresentao se encontram no menu: a) Ferramentas b) Formatar c) Inserir d) Apresentao de Slide 34 Opo que possibilita a visualizao dos recursos de controle, controle e linhas de dimenso: a) Camada b) Formulrios c) Grade d) Alterar Layout 35 Para se inserir um cabealho e rodap na pgina devese optar pelos seguintes passos: a) Inserir/Cabealho e rodap b) Exibir/Cabealho e rodap c) Editar/Cabealho e rodap d) Ferramentas/Cabealho e rodap

36 Para se modificar um slide mestre devemos, sguir os passos: a) Editar/slide mestre b) Exibir/slide c) Exibir/Principal d) Formatar/slide 37 Extenso de arquivo no Impress: a) ODP b) ODS c) ODT d) STT 38 A opo salvar como acionada pela tecla se atalho: a) CTRL+S b) CTRL+SHIFT+S c) CTRL+B d) CTRL+SHIFT+B

Informtica

profdalmoazevedo.blogspot.com

11/11

You might also like