You are on page 1of 11

SISTEMA ECONMICO COMERCIAL

No final do sculo XII, aproximadamente, o Sistema Econmico funcional passa por uma fase de desagregao, devido a uma longa depresso passada pela Europa naquela poca. ia!ili"ando uma nova forma de extrao de excedente #a comercial$. % preciso considerar que fator que alavancou a expanso europeia foi &s inova'es nas tcnicas agr(colas, mel)orando a produo de alimentos. *om isso levando a Europa para um continuo crescimento demogr+fico, fa"endo,se necess+rio um alargamento das terras agricultur+veis, para que a produo crescer de acordo com a populao, mas demanda se manteve superior a oferta. -a"ia se necess+rio uma expanso continua de +reas agricultur+veis, mais )avia se esgotado essas possi!ilidades. .ois a Europa )avia se contra(do devido a perman/ncia dos +ra!es, na pen(nsula I!rica e as perdas de alguns pontos de apoio, ocorrendo um a!andono enorme de +reas tornadas agricultur+veis . 0ouve tam!m mudanas clim+ticas naquela poca, impedindo a produo de alguns alimentos de grande import1ncia, principalmente o a produo de cereais na Isl1ndia e a da vin)a na Inglaterra. E a populao continuava em constante crescimento, comeou a sentir os impactos causados por esses fatores . 0ouve longos per(odos de fome violentas e generali"ada, que provocaram uma crise agr+ria, frei ando o crescimento da populao. Nesta situao de crise, a Europa atingida por dois eventos2 3 4uerra dos *em 3nos #5667,5896$, envolvendo importantes cidades economicamente #Inglaterra, -landres e -rana$ e a .este Negra #5687,569:$, que p'em ao arraso todo continente europeu. Esses eventos com a crise agr+ria causam outra duas crises, & demogr+fica e a monet+ria, mergul)ando a Europa em uma profunda depresso econmica, que se estendeu at a metade do sculo X . ;epois de tudo isto o Sistema -uncional estava extinto, a economia europeia passou por uma recuperao, procurou formas de escapar da )egemonia do <editerr1neo , com a sua economia voltada para relao de preo de compra e de venda, visando a maximi"ao dos lucros. Essa nova forma de extrao de excedente econmico mais !em compreendida se analisarmos a tr/s crises separadamente os efeitos causados por ela na Europa.

A CRISE AGRRIA

-oi quando a oferta no conseguiu superar a demanda, devido crescimento continuo da populao e ao a!andono dos arroteamentos. = acontecimento de longas

guerras envolvendo regi'es importantes economicamente #Inglaterra, -rana, pen(nsula I!rica, Esc>cia, Irlanda, It+lia, 3leman)a e margens do ?+ltico$, onde suas !atal)as causaram destruio dos campos, e tam!m pro!lemas clim+ticos #c)uvas torrenciais ou secas prolongadas$. @evando escasse", provocando fomes generali"adas um aumento local nos preos #principalmente no trigo que su!iu mais 6::A, alimento essencial da poca$, e desorgani"ar a produo regular de alimentos principalmente cereais. ;evido a v+rios ciclos de m+s col)eitas, a um surto de fome, de epidemias, guerras, populao su!nutrida e entre outros fatores, fi"eram com que a economia europeia passasse por uma prolongada crise, que veio a se recuperar durante o sculo X , devido a uma mudana no regime de mo, de, o!ra e graas & reconverso agr(cola.

A CRISE DEMOGRFICA

3 populao europeia, enfraquecida pelo os ciclos de fome e epidemia, causados pelas a'es de guerra constantes, foi atingida pela .este Negra, pior fase da crise demogr+fica. 3 peste negra foi tra"ida para Europa do =riente por um navio genov/s contaminado. 3 molstia provocava principalmente uma infeco pulmonar, mort(fera em 5:: A dos casos, espal)ou,se rapidamente, levando um tero da populao europeia a morte. Budo isso aprofundou ainda mais a crise agr+ria, desorgani"ando toda atividade agr(cola produto,administrativo, levando a um completo desequil(!rio entre demanda e oferta, a demanda diminui aumentado a oferta, e tendo uma reduo nos preos dos alimentos, e os preos dos sal+rios aumentaram pois a mo, de, o!ra )avia diminu(do.

A Crise Monetria

*om a difuso da mo, de, o!ra assalariada, pela reativao de produo ur!ana o crescimento demogr+fico, )ouve se a necessidade de expandir os meios de pagamentos. E mesmo procurando formas para diminuir a diversidade de moedas existentes na poca, e o recurso ao credito, fossem constantes, os estoques de metais amoed+veis, estavam insuficientes, devidos &s com!ina'es fomeCepidemia. 3 crise agr+ria tornou encareceu os !ens, as constantes guerras fi"eram com que os pa(ses envolvidos elevassem os impostos #diretos e indiretos$, fa"endo tam!m recorrerem a emprstimos a Duros, gerando fal/ncia dos !anqueiros. 3 moeda comeou a perde o seu valor, estimulando o entesouramento das moedas com maior valor, fa"endo com que os preos dos produtos, agr(colas e manufaturados ca(ssem gerando uma poca de depresso acentuada.

OS RESULTADOS DA DEPRESSO

3 crise geral do sistema econmico nada mais seria que uma Ecrise de crescimentoF resultante das crises agr+ria, demogr+fica e monet+ria, resultante na desagregao do sistema econmico funcional no que di" respeito ao Ecritrio de funcionalidadeF, suas caracter(sticas essenciais, sendo su!stitu(do por uma forma alternativa de extrao de excedente econmico2 ;<; #din)eiro,mercadoria,din)eiro$ que nada mais 2 din)eiro compra mercadorias que so revendidas com lucros. 3 reduo da populao glo!al levou a uma alta de sal+rios, ocasionando uma mudana na composio da demanda, segundo @eo 0u!ernan, Eo mercado crescera tanto que qualquer col)eita superior &s necessidade do campon/s e do sen)or poderia ser vendida. Em troca o campon/s rece!ia din)eiro, e con)eceu uma nova classe de pessoas, os comerciantesF . Isso nos trouxe uma reduo nos n(veis de oferta e demanda. = per(odo mais critica da depresso compreendeu,se entre 5687,56G9 foi marcado pela fal/ncia da funcionalidade dos sen)ores laico e da igreDa a crescente interveno dos Estados na vida econmica e no apogeu das sociedades comerciais. 3 primeira fase da 4uerra dos *em anos e a pandemia da peste mostrou de forma clara o quo eram incapa"es as duas categorias de )omens livres cumprirem as fun'es especifica que l)e garantiam sua pr>pria li!erdade2 =s *avaleiros feudais no conseguem proteger seus camponeses dependentes da depredasso dos inimigos e da igreDa incapa" de proteger a sociedade da ira divina. Isso facilitou os progressos da centrali"ao administrativa empreendidas pelas monarquias nacionais. ;ada & necessidade extrema de assegurar a so!reviv/ncia, os Estados,nacionais na sua luta contra o particularismo e o universalismo, e a igreDa pretendendo regular toda &s esferas da vida comum, gan)am um impulso. =s reis cedem &s taxas alfandeg+rias de importao de trigo, impedem a exportao de uns produtos, sem a devida importao de outros produtos e pro(!e a sa(da de ouro e prata, no intuito de via!ili"ar o a!atimento de seus pa(ses. *om isso, reforam seu papel centrali"ador. 3s interven'es do estado esta!eleceram o teto para o preo dos sal+rios denominados estatutos dos Bra!al)adores que foi promulgada por v+rios outros pa(ses visando enfrentar a crise e fortalecendo assim o poder do estado. <esmo que as caracter(sticas da depresso favorecessem a atividade comercial ela s> seria impulsionada se )ouvesse aumento nos meios de pagamentos que provocasse uma alargamento do mercado do consumidor e !arateasse os custos de produo, desenvolvendo adequadamente um sistema credit(cio.

A Reconvers o A!r"co#a e a Crescente Es$ecia#i%a& o 'a $ro'(& o

*om o a!andono da tradicional policultura europeia, onde cada parcela da terra agricult+vel devia procurar alimentar o mel)or que pudesse o respectivo lugar, adotou, se uma atividade agr(cola regionalmente especiali"ada. Essa not+vel reconverso da agricultura europeia, feita !asicamente para via!ili"ar uma maximi"ao dos lucros atravs do aumente da produtividade da terra, levou a um natural desenvolvimento da atividade comercial. .or toda a Europa =cidental, o sistema sen)orial, descaracteri"ou,se, procurando adaptar,se & crescente especiali"ao agr(cola. 3s +reas de reserva tenderam a desaparecer, e as corveias foram su!stitu(das por rendas monet+rias. Na Europa <editerr1nea e oriental, ocorreu uma dr+stica reduo no n(vel de li!erdade da populao rural. =s propriet+rios de terras se apropriaram de maiores parcelas do tra!al)o campon/s, visando a um aumento quantitativo da produo. *om os efeitos da adaptao dentro do sistema econmico comercial so!re a Europa mediterr1nea e =riental, marcou o rompimento entre um padro cl+ssico de desenvolvimento e que se pode denominar de mundo moderno. A 'eca')ncia 'os ei*os econ+,icos Tra'icionais

3 partir da metade do sculo XI , devido o processo de reconverso agr(cola, os dois eixos econmicos tradicionais europeus H o <editerr1neo e o ?+ltico H comearam a especiali"ar a sua produo de cereais. .or este motivo, eles se transformaram em +reas economicamente dependentes da Europa moderna que surgia2 a *entro,3tl1ntica. *om o preo dos cereais !aixo no sculo X , a Inica maneira para que as compan)ias comerciais italianas pudessem manter seus lucros era aumentando as quantidades produ"idas, o que levou as condi'es de tra!al)o compuls>rio. = mesmo aconteceu nas costas !+lticas. *om a aus/ncia dos nIcleos ur!anos significativos para a comerciali"ao de uma srie de !enef(cios que eles usufru(am nessas regi'es e passaram a condio de tra!al)adores o!rigados. No ?+ltico, as cidades )anse+ticas so ameaadas em seu monop>lio comercial pelas frotas rivais da Inglaterra e 0olanda, o que acentuada sua decad/ncia econmica. No <editerr1neo as condi'es mostram,se ainda piores para as antigas cidades italianas.

*om o aparecimento do artesanato rural, que se difundiam por toda a Europa, as cidades italianas foram duramente atingidas. -atores como a alta dos preos dos produto manufaturados, em relao & !aixa dos preos agr(colas, e a crescente especiali"ao agr(cola, li!erando mo, de, o!ra, funcionaram no sentido de atrair numerosos contingentes de camponeses para as cidades. *omo tentativa de aumentar seus lucros, os !urgueses propriet+rios de manufaturadas redu"iram ou congelaram os sal+rios dos artes'es, o que gerou uma srie de conflitos entre os mesmo. Jma forma que os !urgueses, mercadores encontram foi contratar mo, de, o!ra rural, fornecendo, l)e matria prima e pagando, l)e por unidade. ;esta forma, os antigos eixos econmicos europeus adentram o sculo X condenados a decad/ncia. Seu lugar ocupado por duas +reas2 a Europa *entral e a Europa 3tl1ntica. A e*$ans o U#tra,arina E(ro$eia 3 Europa, devido a sua especiali"ao na produo agr(cola, necessitava cada ve" mais de uma eficiente rede de circulao comercial e que fosse r+pida e !arata, para que os custos do transporte no ultrapassassem os preos finais das mercadorias. <ais velo" e muito mais !arata que o terrestre, o transporte mar(timo pelo fato de se esquivar das inImeras alf1ndegas internas, domina o universo econmico europeu. 3s mel)orias nas tcnicas de navegao nas costas atl1nticas possi!ilitaram o progressivo a!andono da navegao de ca!otagem, com a adoo da de longo curso. Imprimindo maior velocidade, um pro!lema se agravou2 escasse" de metais preciosos. <esmo com uma enorme produo das minas da Europa *entral, ela no foi suficiente para compensar a perda das minas !alc1nicas, nem para satisfa"er a crescente necessidade de metais preciosos. 3 expanso ultramarina do sculo X est+ ligada a fome de metais preciosos que a Europa tin)a. =utro fator di" respeito & !usca de alimentos, tam!m as especiarias #gama de produtos de origem vegetal e animal$. Esta expanso foi permitida pelas condi'es geogr+ficas privilegiadas para a navegao atl1ntica, escasse" de terras para o cultivo de trigo. Bodos esses fatores contri!u(ram para a expanso desse sistema econmico em fins do sculo X , gerando uma diviso social do tra!al)o em escala mundial e a maximi"ao da forma de extrao de excedente. *om as diferenas nos preos e o acImulo de capital, gerou,se um novo sistema econmico2 o *apitalista.

Jniversidade -ederal Kural de .ernam!uco, J-KE,.E Jnidade 3cad/mica de Serra Bal)ada, J3SB

0ISB=KI3 E*=NL<I*3 4EK3@2 Sistema Econmico *omercial

.rof.2 .atr(cia de Sou"a

Serra Bal)ada,M:55

-LI-LIOGRAFIA

KENEN;E, *Oro. 0ist>ria Econmica 4eral. H PQ ed, , So .aulo2 *ontexto, M::7. 0J?EK<3<, @eo. 0ist>ria da Kique"a do 0omem. H 57Q ed. H Kio de Raneiro2 Na)ar, 5PS5.

Equipe2 ;ouglas Ros Randerson Tle!son

<aOra ?ettOsllane B)aOana ?rito

You might also like