You are on page 1of 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 AULA IV LICITAES e CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Ol pessoal, tudo bem?

m? C estamos em mais uma aula de nosso curso. J a quarta aula! T passando rpido, no ? Mas hoje, um tema de especial em apreo: Licitaes e Contratos! S reforando que a parte de teoria foi apresentada em arquivo complementar. O assunto fabuloso, uma vez que envolve tarefas dirias do cargo que atualmente ocupo. Ns, Auditores do TCU, tratamos quase que diariamente da matria, sobretudo da temida Lei 8.666, de 1993, a Lei de Licitaes e Contratos LLC. No entanto, no se preocupem. O assunto em pauta no to duro assim como pintam por a, no mundo dos concursos. O problema o detalhamento. Mas a LLC tem at certa lgica, apesar de no parecer, por vezes . Ento, na aula de hoje, seguindo estritamente o contedo do edital para o TRF-2R. Ah! Mais uma coisa: apesar de, no edital, o contedo ser bastante compacto quanto s licitaes, farei uma abordagem bastante ampla do assunto, em razo da complexidade dele. costume a afirmao de que melhor ir alm do que aqum do contedo. Enfim, melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Alm disso, a aula, como as anteriores, extensa, uma vez que temos muita coisa para tratar. Sem perder mais tempo, vamos aula! Cyonil Borges.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 1 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 QUESTES EM SEQUNCIA LICITAES FUNDAMENTOS e PRINCPIOS 1) (2010/FCC - ALESP-Ag.Tc.Leg.Esp.Direito) Em relao aos entes integrantes da Administrao direta e indireta correto afirmar ser obrigatria a adoo do procedimento de licitao em relao a rgos da administrao (A) direta e autarquias, dispensada a exigncia do procedimento para empresas pblicas e sociedades de economia mista. (B) direta e Indireta, excludas as sociedades de economia mista e as fundaes de direito pblico. (C) direta e Indireta, includas as empresas pblicas e as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica, no obstante estas possam adotar procedimento prprio para tanto, observados os princpios da Administrao Pblica. (D) direta, exclusivamente, dispensado o procedimento para as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica. (E) direta e, nos casos de rgos da Administrao indireta, somente quando for aplicvel o procedimento sob a modalidade de concorrncia. 2) (2007/NCE/ANAC/TAAD) Assinale a assertiva correta: a) a licitao tem por objetivo nico a busca de melhor preo; b) a licitao ser processada e julgada com observncia dos princpios da legalidade e impessoalidade; c) leilo no uma modalidade de licitao; d) a licitao ser sigilosa em todas as suas etapas; e) apenas o resultado final da licitao ser sigiloso. 3) (2010/FCC TRE/AL ANALISTA ADMINISTRATIVO) So princpios da licitao expressamente citados na Lei no 8.666/93, dentre outros, (A) julgamento objetivo, competitividade e sigilo das propostas. (B) vinculao ao instrumento convocatrio, competitividade e sigilo das propostas. (C) adjudicao compulsria, competitividade e igualdade. (D) probidade administrativa, julgamento objetivo e igualdade.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 2 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (E) probidade administrativa, sigilo das propostas e adjudicao compulsria. 4) (2002/FGV/ADMINISTRADOR/MP-AM) A licitao o procedimento que tem por objetivo selecionar, para a Administrao Pblica, a proposta mais vantajosa para um contrato de seu interesse. O princpio licitatrio que se baseia no critrio indicado no edital e nos termos especficos da proposta, em confronto com o ofertado pelos proponentes dentro do permitido no edital ou convite, : a) a igualdade entre os licitantes b) o sigilo na apresentao das propostas c) a vinculao ao edital d) o julgamento objetivo e) a probidade administrativa 5) (2010/FCC - ALESP-Ag.Tc.Leg.Esp.Direito) O princpio da adjudicao compulsria que informa o procedimento de licitao expressa-se pelo direito (A) subjetivo, conferido ao vencedor da licitao para assinatura do contrato, vedada a revogao ou anulao do procedimento. (B) conferido ao vencedor do certame de que o objeto do contrato no seja atribudo a outrem enquanto for vlido o procedimento. (C) conferido ao vencedor do certame para assinatura do contrato, podendo, inclusive, indicar terceiro para se sub-rogar nesse direito, em razo de sua natureza de direito real. (D) conferido Administrao de compulsoriamente alterar parte do objeto da contratao, ainda que findo o procedimento licitatrio. (E) subjetivo, conferido ao segundo colocado no certame para exigir a assinatura do contrato pelo valor de sua proposta no caso de no comparecimento do vencedor para receber o objeto do contrato. 6) (2010/FCC TRE/AL TCNICO ADMINISTRATIVO) A regra prevista na Lei de Licitaes (Lei no 8.666/93) segundo a qual a Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada, traduz o princpio da (A) legalidade. (B) vinculao ao instrumento convocatrio. (C) impessoalidade.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 3 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (D) moralidade. (E) igualdade. 7) (2008/FGV PE - Analista em Gesto Administrativa) A respeito da lei de licitaes, analise as afirmativas a seguir: I. A licitao no ser sigilosa, sendo pblicos e acessveis ao pblico os atos de seu procedimento, salvo quanto ao contedo das propostas, at a respectiva abertura. II. Qualquer cidado pode acompanhar o desenvolvimento de licitao pertinente a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes, promovida no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, desde que no interfira de modo a perturbar ou impedir a realizao dos trabalhos. III. vedado aos agentes pblicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem seu carter competitivo e estabeleam preferncias ou distines, sendo lcito, no entanto, estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial entre empresas brasileiras e estrangeiras. Assinale: a) b) c) d) e) se se se se se nenhuma afirmativa estiver correta. somente as afirmativas I e II estiverem corretas. somente as afirmativas I e III estiverem corretas. somente as afirmativas II e III estiverem corretas. todas as afirmativas estiverem corretas.

8) (2010/FCC - TRE/AM-Anal.Jud-Administrativa) O dever que tem a Comisso de licitao ou o responsvel pelo convite de realiz-lo em conformidade com os tipos de licitao, os critrios previamente estabelecidos no ato convocatrio e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferio pelos licitantes e pelos rgos de controle, traduz o princpio (A) da legalidade. (B) do julgamento objetivo. (C) da vinculao ao instrumento convocatrio. (D) da adjudicao compulsria. (E) do sigilo das propostas.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 4 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 9) (2008/FGV PE - Analista em Gesto Administrativa) A lei das licitaes (Lei 8.666/93) define os critrios de desempate relativamente aos bens e servios. Quando houver igualdade de condies, o primeiro critrio de desempate a ser adotado ser o de bens e servios produzidos ou prestados por empresas: a) multinacionais. b) brasileiras. c) brasileiras de capital nacional. d) que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no pas. e) que invistam em aes de responsabilidade ambiental. 10) (2010/FCC TCE/SP - Aux.Fiscal.Financeira II) Em um processo licitatrio, em igualdade de condies, como critrio de desempate, ser assegurada preferncia, aps os bens e servios produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional, aos produzidos (A) por empresas que invistam no desenvolvimento de tecnologia no Pas. (B) por empresas brasileiras com participao de capital estrangeiro. (C) por empresas que invistam em pesquisa em geral. (D) no Pas. (E) por empresas farmacolgicas. que invistam em pesquisas genticas e

11) (2010/FCC CASA CIVIL EXECUTIVO PBLICO) Dentre os princpios e pressupostos que informam as licitaes, certo que em igualdade de condies, como critrio de desempate, ser assegurada preferncia, sucessivamente, aos bens e servios produzidos (A) ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas; produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e produzidos no Pas. (B) ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; produzidos no Pas; produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas. (C) no Pas; produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 5 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (D) ou prestados por empresas brasileiras; produzidos no Pas; produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas; e produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional. (E) no Pas; produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas; produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; e produzidos ou prestados por empresas brasileiras. 12) (2010/FCC/SEFAZ/SP APOF) As licitaes realizadas pela Administrao direta e indireta do Estado de So Paulo observam disposies legais especficas voltadas ao tratamento especial s microempresas e empresas de pequeno porte. Dentre essas disposies, insere-se a (A) obrigatoriedade de participao efetiva de, pelo menos, uma microempresa ou empresa de pequeno porte nas licitaes realizadas na modalidade prego, sob pena de nulidade do procedimento. (B) dispensa s microempresas e empresas de pequeno porte de apresentao de documentao relativa habilitao. (C) possibilidade de contratao direta de microempresas e empresas de pequeno porte para contratos de at R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). (D) possibilidade de estabelecer exigncia aos licitantes de subcontratarem microempresas ou empresas de pequeno porte, no percentual mximo de 30% (trinta por cento) do total licitado. (E) precedncia da proposta comercial apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte, desde que em valor at 15% (quinze por cento) superior melhor proposta ofertada por licitante que no detenha tal qualificao. MODALIDADES DE LICITAO 13) (2006/FGV/SEFAZ-MS/Tcnico de Tecnologia) Com base na Lei 8666/93 e suas atualizaes, assinale a alternativa incorreta. a) Concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. b) Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. c) Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 6 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 convidados em nmero mnimo de 5 (cinco) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas. d) Concurso a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias. e) Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. 14) (2008/FGV - MEC - Analista de Processos) Relativamente s modalidades de licitao previstas na lei 8.666/93, assinale a alternativa incorreta. a) So modalidades de licitao previstas no art. 22, da Lei de Licitaes (lei 8.666/93) a concorrncia, a tomada de preos, o convite, o concurso e o leilo. b) Concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. c) Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. d) Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. e) permitida a criao de outras modalidades de licitao ou a combinao das modalidades referidas no art. 22 da Lei de Licitaes (lei 8.666/93). 15) (2010/FCC Considere: TCE/SP Aux.Fiscal.Financeira II)

I. Modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 7 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. II. Modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. As modalidades de respectivamente, licitaes indicadas nos itens acima so,

(A) concorrncia e tomada de preo. (B) concorrncia e convite. (C) tomada de preo e concorrncia. (D) convite e tomada de preo. (E) concurso e concorrncia. 16) (2006/FGV SEFAZ/MS/Agente de Tributos) Assinale a modalidade de licitao em que se dispensa a publicao do edital. a) tomada de preos b) convite c) concorrncia d) leilo e) prego eletrnico 17) (2002/FGV/ADMINISTRADOR/MP-AM) A modalidade de licitao realizada entre interessados previamente registrados, observada a necessria habilitao, e convocados por aviso publicado na imprensa oficial : a) a concorrncia b) o leilo c) o convite d) a tomada de preos e) o concurso 18) (2010/FCC ALESP Tcnico Administrativo) A modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao, denomina-se
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 8 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (A) concurso. (B) leilo. (C) tomada de preo. (D) concorrncia. (E) convite. 19) (2006/FGV/SEFAZ-MS/Fiscal de Rendas) Assinale a modalidade de licitao cabvel para se adjudicar uma concesso de direito de uso de bens pblicos. a) convite b) tomada de preos c) concurso d) leilo e) concorrncia 20) (2010/SEFAZ/SP APOF) De acordo com a legislao federal e estadual aplicvel, as licitaes para o Sistema de Registro de Preos sero realizadas na modalidade (A) convite e pelo tipo menor preo. (B) prego, exclusivamente. (C) na modalidade prego ou concorrncia e pelo tipo menor preo. (D) concorrncia, exclusivamente, e pelo tipo menor preo. (E) prego e pelo tipo menor preo ou na modalidade concorrncia e pelo tipo tcnica e preo. 21) (2010/FCC TCM/CE - Analista de Controle Externo) Leilo modalidade licitatria aplicvel para (A) alienao de bens mveis avaliados em at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) e imveis avaliados em at R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). (B) alienao de bens mveis de qualquer valor. (C) aquisio de bens de natureza comum. (D) alienao de obras de arte e produtos penhorados, desde que em valor inferior a R$ 150.000,00. (E) alienao de bens mveis inservveis e imveis adquiridos em procedimento judicial.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 9 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 22) (2010/FCC - ALESP-Ag.Tc.Leg.Esp.Direito) O Poder Pblico adjudicou, em sede de execuo fiscal, alguns imveis que pertenciam a empresa devedora de tributos. Pretende, ento, alien-los onerosamente para satisfao de seu crdito. Para tanto, (A) poder realizar licitao sob a modalidade de prego, tendo em vista que a aquisio se deu em sede de ao judicial, o que justifica a celeridade. (B) dever realizar licitao sob a modalidade de leilo, para os imveis situados em rea urbana, e sob a modalidade de concorrncia, para aqueles que se localizam em reas rurais. (C) dever realizar licitao sob a modalidade de concorrncia, precedida de prego eletrnico para pr-qualificao dos interessados. (D) poder realizar licitao sob a modalidade de leilo, no obstante tambm possa faz-lo sob a modalidade de concorrncia. (E) dever realizar licitao sob a forma de concorrncia, facultado faz-lo sob a forma de prego para os imveis de valor inferior ao montante do dbito tributrio que ser pago com o produto da venda. 23) (2010/FCC - ALESP-Ag.Tc.Leg.Esp.Direito) modalidade de licitao cabvel apenas para a escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, bem como preferencialmente adequada contratao de servios tcnicos profissionais especializados, mediante estipulao prvia de prmio ou remunerao: (A) prego. (B) convite. (C) pr-qualificao. (D) habilitao. (E) concurso. 24) (2008/FGV SAD/PE Analista de Controle InternoFinanas Pblicas) Um consrcio pblico com 5 participantes poder adotar a modalidade convite para contratar servios que no sejam de engenharia at o limite de: a) b) c) d) e) R$ R$ R$ R$ R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). 160.000,00 (cento e sessenta mil reais). 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais). 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais).

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 10 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 25) (2010/FCC ALESP Tcnico Administrativo) Na contratao de obras e servios de engenharia, a tomada de preo adotada para valores (A) at R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais). (B) acima de R$ 1.500.00,00 (um milho e quinhentos mil reais). (C) at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). (D) at R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). (E) at R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais). 26) (2009/FGV TJ/PA Juiz Substituto de Carreira) Se um rgo do Estado deseja celebrar contrato, mediante licitao, objetivando a execuo de um servio de engenharia, poder adotar a modalidade tomada de preos at o valor de R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais), de acordo com o art. 23, I, b, da Lei Federal 8666/93. Um consrcio pblico com trs entes poder adotar a mesma modalidade de licitao para contratar servio de engenharia at o limite de: a) b) c) d) e) R$ R$ R$ R$ R$ 750.000,00. 1.000.000,00. 1.500.000,00. 3.000.000,00. 4.500.000,00.

27) (2007/FGV - FNDE Especialista) Considere as seguintes afirmativas acerca da licitao na modalidade prego, nos termos da Lei 10.520/02: I. O prazo fixado para a apresentao das propostas, contado a partir da publicao do aviso, no ser inferior a 5 (cinco) dias teis. II. No curso da sesso, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preos at 20% (vinte por cento) superiores quela podero fazer novos lances verbais e sucessivos. III. A fase de habilitao, consistente na verificao, pelo pregoeiro, dos documentos apresentados pelas proponentes para verificao das condies fixadas no edital, ocorre previamente fase de ordenao das ofertas. Assinale: a) b) c) d) e) se se se se se todas as afirmativas estiverem corretas. nenhuma afirmativa estiver correta. somente as afirmativas I e II estiverem corretas. somente as afirmativas II e III estiverem corretas. somente a afirmativa II estiver correta.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 11 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 28) (2010/FCC ICMS/RO-Auditor Fiscal-Trib.Estaduais) Conforme estabelece a Lei no 8.666/93, o prazo mnimo at o recebimento das propostas ou a realizao do evento ser de (A) trinta dias para a concorrncia, quando a licitao for do tipo "melhor tcnica" ou "tcnica e preo". (B) cinco dias teis para a licitao na modalidade convite. (C) trinta dias para a licitao na modalidade concurso. (D) quarenta e cinco dias para tomada de preos, quando a licitao for do tipo "melhor tcnica" ou "tcnica e preo". (E) trinta dias para concorrncia, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral. 29) (2007/FGV - FNDE Especialista) A respeito da licitao na modalidade prego, correto afirmar que: a) no se destina escolha de bens e servios comuns. b) examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caber ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade. c) a autoridade pblica deve exigir dos ofertantes garantia da proposta. d) no possvel a interposio de recurso na esfera administrativa contra o resultado do prego. e) poder ser adotado o critrio de melhor tcnica na escolha da oferta vencedora. 30) (2009/FGV SEFAZ/RJ FISCAL DE RENDAS) Com relao ao prego, fundamentado na Lei n 10.520/02, assinale a alternativa correta. a) modalidade de licitao pblica cujas principais caractersticas procedimentais so a existncia de fase recursal nica e a realizao de habilitao ao final. b) Somente pode ser usado nas compras para entrega imediata, assim entendidas aquelas com prazo de entrega at trinta dias da data prevista para apresentao da proposta. c) No permite que a Administrao Pblica desclassifique propostas sob o argumento da inexequibilidade. d) Admite que o edital exija garantia de proposta. e) Revogou o sistema de registro de preos. 31) (2010/FCC ALESP-Ag.Tc.Leg.Esp.Direito) O procedimento do prego foi institudo com algumas peculiaridades, conforme estabelece a Lei Federal no 10.520, de 17 de julho de 2002. Esta modalidade de licitao (A) permite combinar proposta escrita com lances verbais.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 12 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (B) admite apenas procedimento. lances verbais, no intuito de acelerar o

(C) no prev fase para apresentao de propostas escritas e de classificao, partindo-se da publicao do edital fase de julgamento, durante a qual tambm so feitos os lances verbais. (D) admitida para aquisio ou venda de bens da Administrao, sendo que neste caso deve ser adotado o critrio do maior preo. (E) permite exigir garantia das propostas apresentadas por escrito, vedada a exigncia para os lances verbais. 32) (2010/SEFAZ/SP APOF) No prego eletrnico, o sigilo em relao identidade do licitante garantido para (A) todos, inclusive o pregoeiro, at a adjudicao do objeto ao licitante vencedor. (B) o pregoeiro, at a etapa de negociao com o autor da melhor oferta, e para os demais licitantes, at a etapa de habilitao. (C) todos, inclusive o pregoeiro, at a etapa de habilitao. (D) todos, inclusive o pregoeiro, at a abertura da sesso pblica. (E) o pregoeiro, at a abertura da sesso pblica, e para os demais licitantes, at a etapa de negociao com o autor da melhor proposta. 33) (2008/FGV SAD/PE Analista de Controle InternoFinanas Pblicas) Constituem, respectivamente, tipos de licitao nas modalidades concorrncia / prego: a) b) c) d) e) melhor tcnica / maior preo. tcnica e preo / menor preo. menor lance / melhor preo. menor preo / melhor tcnica. menor oferta / menor lance.

34) (2010/FCC TRE/AL ANALISTA JUDICIRIO) De acordo com a Lei no 8.666/93, constituem tipos de licitao, EXCETO na modalidade concurso, dentre outros, (A) empreitada por preo global e empreitada integral. (B) menor preo e tcnica e preo. (C) convite e tomada de preos. (D) execuo direta e execuo indireta. (E) menor preo e tarefa.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 13 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 35) (2010/FCC - TRE/AM- TEC.Jud-Administrativa) Dentre os tipos de licitao, incluem-se: (A) concorrncia, convite e tomada de preos. (B) empreitada por preo global, empreitada por preo unitrio e tarefa. (C) menor preo, convite e tarefa. (D) melhor tcnica, menor preo e tcnica e preo. (E) prego, leilo e concurso. 36) (2010/FCC TRE/AL TCNICO ADMINISTRATIVO) NO se incluem dentre as modalidades de licitao previstas na Lei no 8.666/93, a de (A) leilo, a de concurso e a de menor preo. (B) menor preo, a de convite e a de leilo. (C) concorrncia, a de concurso e a de convite. (D) melhor tcnica, a de convite e a de tcnica e preo. (E) menor preo, a de melhor tcnica e a de tcnica e preo. 37) (2010/SEFAZ/SP APOF) O Estado pretende instaurar, concomitantemente, diferentes processos licitatrios para a construo de diversas penitencirias e, considerando o pequeno nmero de potenciais licitantes, possui o fundado receio de que alguns acabem vencendo vrios certames e, uma vez contratados, no consigam executar o objeto, inclusive em face de compromissos anteriormente assumidos. Diante desse cenrio, para preservar o interesse pblico e com base na legislao aplicvel, os editais podem prever a (A) exigncia de apresentao da relao dos compromissos assumidos pelo licitante que importem diminuio da sua capacidade operativa ou absoro de disponibilidade financeira. (B) exigncia de comprovao de patrimnio lquido ou faturamento de, no mnimo, 10% do objeto licitado. (C) garantia de execuo do contrato, sob a modalidade cauo, seguro ou fiana bancria, limitada a 20% do objeto licitado. (D) garantia de proposta, sob a modalidade cauo, seguro ou fiana bancria, limitada a 20% do objeto licitado. (E) exigncia de apresentao de atestados de fornecedores e de clientes, informando a boa situao financeira do licitante.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 14 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 38) (2010/FCC TCE/SP - Aux.Fiscal.Financeira II) A habilitao preliminar, a inscrio em registro cadastral, a sua alterao ou cancelamento, e as propostas sero processadas e julgadas por comisso permanente ou especial de, no mnimo, (A) 6 membros, sendo pelo menos 3 deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos rgos da Administrao responsveis pela licitao. (B) 9 membros, sendo pelo menos 5 deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos rgos da Administrao responsveis pela licitao. (C) 7 membros, devendo todos serem servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos rgos da Administrao responsveis pela licitao. (D) 5 membros, devendo todos serem servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos rgos da Administrao responsveis pela licitao. (E) 3 membros, sendo pelo menos 2 deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos rgos da Administrao responsveis pela licitao. 39) (2008/FGV TCM/RJ Auditor) Os pareceres jurdicos emitidos sobre editais de licitao possuem carter: a) b) c) d) e) opinativo. discricionrio. vinculativo. facultativo. orientador.

40) (2009/FGV TJ/PA Juiz Substituto de Carreira) Aps a devida publicao do aviso de uma Concorrncia Pblica, do tipo melhor tcnica, contendo o resumo do edital, o certame licitatrio poder ser realizado pela Administrao Pblica, de acordo com a Lei Federal 8666/93, em: a) 10 dias. b) 10 dias teis. c) 15 dias teis. d) 30 dias. e)60 dias. 41) (2008/FGV PE - Analista em Gesto Administrativa) Aps a devida publicao de um aviso de licitao na
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 15 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 modalidade concurso, contendo o resumo do edital, a Administrao Pblica poder, de acordo com a Lei Federal n 8666/93, realizar o certame em: a) b) c) d) e) 5 dias teis. 15 dias. 15 dias teis. 30 dias. 50 dias teis.

DISPENSA e INEXIGIBILIDADE 42) (2010/FCC - TRE/AM- TEC.Jud-Administrativa) Quando h impossibilidade jurdica de licitao para contratao de um determinado servio, estamos diante de caso de: (A) dispensa de licitao. (B) inexigibilidade de licitao. (C) licitao dispensada. (D) licitao dispensvel. (E) inexequibilidade de licitao. 43) (2010/FCC - ALESP-Ag.Tc.Leg.Esp.Direito) Determinada empresa estatal ser submetida operao de venda de controle acionrio, mostrando-se necessria a contratao de servios tcnicos de auditoria e prospeco de mercado, para apurao da liquidez e valor dos bens. Pretende-se contratar empresa renomada para tanto, o que poderia ser viabilizado por meio de instaurao de procedimento especfico para a declarao de (A) inexigibilidade de licitao, bastando, para tanto, a demonstrao de notria especializao. (B) dispensa de licitao, uma vez demonstrada que a necessidade de atendimento da finalidade especfica condicionante da contratao da empresa determinada. (C) inexigibilidade de licitao, com a comprovao de consagrao pelo setor especializado. (D) dispensa de licitao, uma vez demonstrada a notria especializao e desde que o valor no ultrapasse o limite legalmente estabelecido para a contratao de obras e servios sob a modalidade de convite (R$ 150.000,00). (E) inexigibilidade de licitao, com a demonstrao da notria especializao da contratada e da singularidade do servio a ser prestado.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 16 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 44) (2010/FCC - TRE/AM- ANAL.Jud-JUDICIRIA) De acordo com a Lei no 8.666/93, inexigvel a licitao (A) para a aquisio de bens destinados exclusivamente a pesquisa cientfica e tecnolgica com recursos concedidos pela CAPES, FINEP, CNPq ou outras instituies de fomento a pesquisa credenciadas pelo CNPq para esse fim especfico. (B) para o fornecimento de bens e servios, produzidos ou prestados no Pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. (C) na celebrao de contrato de programa com ente da Federao ou com entidade de sua administrao indireta, para a prestao de servios pblicos de forma associada nos termos do autorizado em contrato de consrcio pblico ou em convnio de cooperao. (D) para a celebrao de contratos de prestao de servios com as organizaes sociais, qualificadas no mbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gesto. (E) para a aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca. 45) (2006/FGV/SEFAZ-MS/Analista) Segundo a Lei 8.666/93 e suas atualizaes, analise as afirmativas a seguir: Dentre outros casos, dispensvel a licitao: I. nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem; II. quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas; III. para as compras de material de uso pelas Foras Armadas, incluindo materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronizao requerida pela estrutura de apoio logstico dos meios navais, areos e terrestres, mediante parecer de comisso instituda por decreto. Assinale: a) se nenhuma afirmativa for verdadeira. b) se apenas as afirmativas I e II forem verdadeiras. c) se apenas as afirmativas I e III forem verdadeiras. d) se apenas as afirmativas II e III forem verdadeiras. e) se todas as afirmativas forem verdadeiras.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 17 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 46) (2010/SEFAZ/SP APOF) Instaurado procedimento licitatrio, na modalidade concorrncia, todos os licitantes restaram inabilitados. Diante de tal situao, a Administrao (A) poder fixar aos licitantes prazo adicional, previsto em lei, para apresentao de nova documentao. (B) dever anular a licitao e rever as exigncias de habilitao. (C) poder revogar a licitao, desde que identifique a existncia de exigncias de habilitao em desacordo com a previso legal correspondente. (D) considerar a licitao deserta, ficando impedida de renovar o procedimento no prazo de noventa dias. (E) poder instaurar novo procedimento, desde que altere as condies de habilitao. 47) (2010/FCC TJ/MS JUIZ SUBSTITUTO) O Estado promoveu regular licitao para contratao de empresa para realizar a manuteno de informtica das escolas estaduais de ensino fundamental. Ao final do processo, mas antes da homologao da licitao, adveio orientao do Ministrio da Educao (MEC) para que o ensino fundamental fosse municipalizado por meio da celebrao de convnio com o Estado. O Estado entendeu oportuna a orientao do MEC e deu incio celebrao de convnios para municipalizao do ensino. No que concerne a licitao, entendeu por bem (A) anul-la, uma vez que a deciso do MEC eivou o procedimento de vcio de ilegalidade superveniente. (B) revog-la, uma vez que no se mostrava mais conveniente e oportuna a realizao da despesa, porque a obrigao da manuteno seria oportunamente assumida pelos municpios quando da celebrao dos convnios. (C) mant-la, homologando o resultado e adjudicando o objeto ao vencedor, uma vez que os municpios, celebrados os respectivos convnios, sucederiam o Estado na contratao. (D) anul-la, na medida em que no se mostrava mais oportuna e conveniente a contratao. (E) suspend-la, para que os Municpios, aps a celebrao dos respectivos convnios, pudessem optar entre a obrigao de finalizar o procedimento ou anular a licitao. 48) (2008/FGV - Senado Federal - Advogado) Das afirmativas a seguir, uma est errada. Assinale-a.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 18 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 a) Pode ser dispensada a licitao para a contratao de servios que se destinem a atender aos contingentes militares das Foras Singulares brasileiras voltadas a operaes de paz no exterior. b) O novo convite que tenha objeto idntico ao do convite anterior s exige a participao de outro interessado, havendo mais de 3 (trs) interessados na praa, no caso de existirem cadastrados no convidados nas ltimas licitaes. c) Todas as hipteses de inexigibilidade de licitao, sem exceo, devem ser devidamente justificadas e comunicadas autoridade superior competente dentro de 3 (trs) dias, para ratificao e publicao na imprensa oficial no prazo de 5 (cinco) dias. d) Uma vez habilitados os participantes numa tomada de preos, poder ocorrer a desclassificao de um ou alguns deles quando as propostas estejam dissonantes do ato convocatrio da licitao, ou quando nelas constarem preos com valor global acima do limite estabelecido ou com valores manifestamente inexeqveis. e) Por fora do princpio da unicidade do julgamento, a Comisso de Licitao, na respectiva sesso, deve conceder aos candidatos inabilitados, logo aps a abertura das propostas dos habilitados, a oportunidade de recorrer contra a inabilitao e apresentar suas razes de recurso. 49) (2002/FGV/ADMINISTRADOR/MP-AM) Para aquisio de um bem no valor de R$ 50.000,00 (cinqenta mil reais), num caso de calamidade pblica, a licitao : a) obrigatria b) dispensada c) dispensvel d) inexigvel e) exigvel 50) (2006/FGV/SEFAZ-MS/Analista) Com base no artigo 26 da Lei 8.666/93 e suas atualizaes, o processo de dispensa, de inexigibilidade ou de retardamento, previsto nesse artigo, ser instrudo, no que couber, com os seguintes elementos, exceo de um. Assinale-o. a) caracterizao da situao emergencial justifique a dispensa, quando for o caso. ou calamitosa que

b) declarao de co-responsabilidade em caso de superfaturamento. c) documento de aprovao dos projetos de pesquisa aos quais os bens sero alocados. d) justificativa do preo. e) razo da escolha do fornecedor ou executante.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 19 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4

51) (2010/FCC CASA CIVIL EXECUTIVO PBLICO) Nos termos da Lei no 8.666/93, que trata das licitaes e contratos administrativos, correto afirmar que (A) nos casos em que couber convite, a Administrao poder utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia. (B) qualquer modificao no edital exige nova divulgao, por forma igual ou diversa da que se deu o texto original, reabrindo-se novo prazo, ainda que a alterao no afete a formulao das propostas. (C) o prazo mnimo at o recebimento das propostas ou da realizao do evento ser de 15 (quinze) dias para tomada de preos, quando a licitao for do tipo "melhor tcnica" e de 20 (vinte) dias para "tcnica e preo". (D) convite a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. (E) inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial, para a aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos histricos, de autenticidade certificada, desde que compatveis ou inerentes s finalidades do rgo ou entidade. 52) (2007/FGV TJ/PA afirmativas a seguir: Juiz Substituto) Analise as

I. Licitao procedimento administrativo seletivo regido pelos princpios bsicos da Administrao Pblica e pelos princpios da vinculao ao instrumento licitatrio e do julgamento objetivosubjetivo. II. O princpio da obrigatoriedade da licitao deve ser observado pela Administrao Pblica direta e indireta, incluindo as fundaes pblicas e as sociedades de economia mista, de todos os entes federativos. III. H dispensa do procedimento licitatrio quando, apesar da possibilidade de sua realizao, for inconveniente para a Administrao Pblica realiz-lo. H inexigibilidade de licitao quando houver inviabilidade de competio. Assinale: a) b) c) d) e) se se se se se nenhuma afirmativa estiver correta. somente as afirmativas I e II estiverem corretas. somente as afirmativas I e III estiverem corretas. somente as afirmativas II e III estiverem corretas. todas as afirmativas estiverem corretas.
www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 20 de 98

Prof. Cyonil Borges

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 53) (2008/FGV - MEC - Analista de Processos) Considerando as afirmativas abaixo, assinale a opo correta: I. inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial para contratao de profissional de qualquer setor artstico, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. II. A determinao das modalidades de licitao para obras e servios de engenharia deve respeitar os seguintes parmetros gerais: convite - at R$ 150.000,00 (cento e cinqenta mil reais); tomada de preos - at R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais); concorrncia: acima de R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais). III. dispensvel a licitao nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem, entre outros casos. a) b) c) d) e) Nenhuma alternativa est correta Todas as alternativas esto corretas Esto corretas apenas as alternativas I e II Esto corretas apenas as alternativas II e III Esto corretas apenas as alternativas I e III

54) (2008/FGV SAD/PE Analista de Controle InternoFinanas Pblicas) A respeito do tema Dispensa / Inexigibilidade de Licitao, analise as afirmativas a seguir. I. dispensvel a licitao na contratao de remanescente de obra, em consequncia de resciso contratual, desde que respeitadas as mesmas condies previstas no edital da licitao anterior e o valor cotado pelo licitante a ser contratado. II. inexigvel a licitao para alienao de bens da Administrao Pblica nos casos de dao em pagamento e investidura. III. dispensada a licitao para o fornecimento de bens e servios, produzidos em outro pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer da comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. Assinale: a) b) c) d) e) se se se se se somente a afirmativa I estiver correta. somente a afirmativa II estiver correta. somente a afirmativa III estiver correta. todas as afirmativas estiverem correta. nenhuma afirmativa estiver correta. Juiz Substituto) Assinale a

55) (2008/FGV TJ/MS alternativa correta.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 21 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 a) A Lei 8666/93 prev casos de dispensa de licitao. Os Estadosmembros podem ampliar o rol traado na lei, pois possuem a capacidade de auto-administrao. b) O princpio da oralidade o princpio diferencial do prego em relao s modalidades clssicas de licitao. c) Na inexigibilidade de licitao, esta materialmente possvel, mas, em regra, inconveniente. d) Tomada de Preo a modalidade de licitao adequada a contrataes de grande vulto; apresenta maior rigor formal em seu procedimento, se comparada s outras modalidades licitatrias. e) Os bens imveis da Administrao Pblica cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento podero ser alienados por licitao, sob as modalidades de convite ou leilo. 56) (2008/FGV TCM/RJ Procurador) No que tange licitao, assinale a alternativa correta. a) O Municpio do Rio de Janeiro competente para legislar sobre normas especficas de licitao, podendo, de acordo com a sua discricionariedade, dispensar o procedimento licitatrio, em casos especficos, desde que eles estejam expressamente previstos, taxativamente, na norma municipal. b) Na inexigibilidade de licitao, sequer vivel a realizao do certame. Na dispensa da licitao, ela poderia ser realizada, mas a critrio do administrador, pois no exigida. c) Os limites e valor de cada modalidade de licitao, previstos no Estatuto dos Contratos e Licitaes, podem ser adequados aos interesses do Municpio, que, com base em sua competncia constitucional, pode normatizar em sentido diverso do estabelecido na lei nacional. d) A licitao dispensada quando h a realizao de contrato de programa entre consrcio pblico e entidade de administrao direta ou indireta, visando prestao de servio pblico de forma associada, na forma prevista no instrumento do consrcio pblico ou em convnio de cooperao. e) Na modalidade concurso, os princpios da impessoalidade e do julgamento objetivo ficam mitigados, pois prevalece a anlise subjetiva dos trabalhos intelectuais apresentados. Por tal motivo, essa modalidade de licitao foi declarada inconstitucional pela Corte Maior. 57) (2008/FGV TCM/RJ Auditor) Os bens inaproveitveis isoladamente remanescentes de obras pblicas podem ser especificamente alienados ao particular mediante: a) dao em pagamento. b) permuta. c) investidura.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 22 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 d) concesso de domnio. e) legitimao de posse. 58) (2010/FCC TER/AL TCNICO ADMINISTRATIVO) Sobre as hipteses de dispensa e inexigibilidade de licitao previstas na Lei de Licitaes (Lei no 8.666/93), considere: I. dispensvel a licitao para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca. II. dispensvel a licitao para o fornecimento de bens e servios, produzidos ou prestados no Pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional. III. dispensvel a licitao para a celebrao de contratos de prestao de servios com as organizaes sociais, qualificadas no mbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gesto. IV. inexigvel a licitao na contratao realizada por empresa pblica ou sociedade de economia mista com suas subsidirias e controladas, para a aquisio ou alienao de bens, prestao ou obteno de servios, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado. V. inexigvel a licitao para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e II. (B) I, III e V. (C) II, III e V. (D) II, IV e V. (E) III e IV. 59) (2010/SEFAZ/SP APOF) De acordo com a Lei no 8.666/93, a licitao inexigvel para (A) situaes de emergncia ou grave comoo social, devidamente comprovadas. (B) contratao de qualquer profissional do setor artstico, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. (C) alienao e aquisio de obras de arte.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 23 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (D) compra ou locao de imveis destinados s atividades da Administrao. (E) contratao de servios de publicidade, desde que comprovada a notria especializao do contratado. 60) (2010/FCC ALESP - Procurador) A dispensa de licitao (A) incide nas competio. hipteses em que houver impossibilidade de

(B) caracteriza-se pela circunstncia de que, em tese, poderia ser realizado o procedimento, mas que, dadas as peculiaridades do caso, o legislador decidiu no torn-lo obrigatrio. (C) pode ocorrer fora das hipteses previstas na lei, desde que a autoridade competente fundamente a sua deciso. (D) possvel, dentre outras hipteses, para a aquisio de materiais, equipamentos ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo. (E) para a contratao de artista exige que ele seja consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. 61) (2010/SEFAZ/SP APOF) De acordo com a Lei Federal no 8.666/93, a Administrao est autorizada a dispensar o prvio procedimento licitatrio nos casos de (A) alienao de bens mveis, de qualquer valor, e imveis de at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). (B) guerra ou grave perturbao da ordem. (C) contratao de servios de publicidade e propaganda. (D) aquisio de bens produzidos por um nico fabricante, facultada a escolha de marca de preferncia da Administrao. (E) compras ou servios com valor mximo de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 24 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Marque as suas respostas.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

61

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 25 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4

Confira o seu desempenho.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

C B D D B B B B C D B D C E A

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

B D C E C E D E D A D B B B A

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

A B B B D E A E C E E B E E B

46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

A B E B C A D B B B B C C B B

61

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 26 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 TIRA-TEIMA QUESTES COMENTADAS 1) (2010/FCC - ALESP-Ag.Tc.Leg.Esp.Direito) Em relao aos entes integrantes da Administrao direta e indireta correto afirmar ser obrigatria a adoo do procedimento de licitao em relao a rgos da administrao (A) direta e autarquias, dispensada a exigncia do procedimento para empresas pblicas e sociedades de economia mista. (B) direta e Indireta, excludas as sociedades de economia mista e as fundaes de direito pblico. (C) direta e Indireta, includas as empresas pblicas e as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica, no obstante estas possam adotar procedimento prprio para tanto, observados os princpios da Administrao Pblica. (D) direta, exclusivamente, dispensado o procedimento para as sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica. (E) direta e, nos casos de rgos da Administrao indireta, somente quando for aplicvel o procedimento sob a modalidade de concorrncia. Comentrios: A Lei 8.666/1993 Lei Geral. H aqueles que a denominam de Lei federal Nacional. Vocs saberiam explicar o motivo? Bom, as leis nacionais so editadas pela Unio, no entanto se aplicam a todos os entes federados, no caso: E, DF e M e suas administraes Direta (centralizada) e Indireta (descentralizada).

Poxa, agora j no basta ter de estudar a Lei 8.666/1993, vou ter de decorar as partes em que ela lei geral, e em que no , nossa! Calma, a, gente. O lance s saber que nem toda Lei 8.666/1993 Lei Geral. Mas decorar todos esses detalhes no muito vivel, no! Se der, timo. Se no, podem ficar tranquilos. Dificilmente o examinador tem abordado esse assunto em prova (quais as partes so gerais, ou no, na Lei 8.666/1993). Olha s que pergunta bacana: h o dever de licitar mesmo por parte de entidades da Administrao Pblica que exploram atividades econmicas?
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 27 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 O inc. III do 1 do art. 173 da Constituio Federal dispe que lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios (no diz respeito a prestadoras de servios pblicos Cuidado!), dispondo, dentre outras matrias, de licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes, observados os princpios da administrao pblica.

Ento as referidas entidades (que exploram atividades econmicas) esto dispensadas de licitar, segundo as normas de Lei n 8.666/1993? No bem assim. Com a colaborao do Direito Constitucional, informo que a norma no art. 173, 1, III, de eficcia limitada. De outra forma, enquanto no sobrevier Lei prpria que estabelea o regramento para as licitaes das entidades estatais que explorem atividades econmicas, estas devero seguir o regime da Lei n 8.666/1993. Algo do tipo: no tem tu, vai tu mesmo... Como a lei que estabelecer ainda no foi editada, as empresas governamentais, atuantes na atividade econmica, continuam presas, vinculadas, a seguir a Lei 8.666/1993.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 28 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Porm, a regra, o dever de licitar por parte das entidades estatais exploradoras de atividade econmica foi mitigada, reduzida, afastada parcialmente pela jurisprudncia do Tribunal de Contas da Unio, contando com slidas e fundamentadas opinies no mesmo sentido por parte da doutrina. H entendimento de ser possvel a contratao direta (sem modalidade de licitao) de bens, de servios e de produtos atinentes, referentes, s atividades finalsticas das entidades da Administrao que explorem atividades econmicas, ou seja, aqueles decorrentes de procedimentos usuais de mercado em que atua e indispensveis ao desenvolvimento de sua atividade normal. Ressalto que o mesmo raciocnio no vlido para atividademeio, na qual a entidade estatal que explora atividade econmica deve licitar normalmente, a no ser, obviamente, que a licitao mais uma vez acarrete obstculo ao regular curso da atividadefim. A partir deste passeio terico, chegamos facilmente alternativa C. Gabarito: alternativa C. 2) (2007/NCE/ANAC/TAAD) Assinale a assertiva correta: a) a licitao tem por objetivo nico a busca de melhor preo; b) a licitao ser processada e julgada com observncia dos princpios da legalidade e impessoalidade; c) leilo no uma modalidade de licitao; d) a licitao ser sigilosa em todas as suas etapas; e) apenas o resultado final da licitao ser sigiloso. Comentrios A objetividade a ferramenta do sucesso. Pensando nisso, vamos direto aos comentrios dos itens: Alternativa A INCORRETA. No direito nada (ou quase nada!) absoluto, portanto, atentem para expresses batidas em concursos pblicos, as quais apontam, de certa maneira, para a incorreo do item, so exemplos: sempre, em todo caso, apenas, somente, no existe possibilidade, dentre outras. Percebam que a Banca menciona que o objetivo da licitao UNICAMENTE buscar o melhor preo. Bom, em absoluto, isso no verdade. De acordo com o art. 3 da Lei de Licitaes so indicadas expressamente as seguintes finalidades para a licitao: I) garantir a observncia do princpio da isonomia, II) permitir o desenvolvimento nacional sustentvel, e mais vantajosa para a III) selecionar a proposta Administrao.
Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 29 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Enfim, alm da seleo da melhor proposta (que nem sempre coincidir com a de menor preo), deve a Administrao garantir a isonomia entre os potenciais interessados em contratar com a Administrao Pblica e permitir o desenvolvimento nacional sustentvel.

claro que memorizar as trs principais finalidades da licitao no uma tarefa das mais difceis, porm a caixa de surpresa (concurso pblico) pode trazer a necessidade da interpretao do dispositivo, quando ento a porca torce o rabo. Notem que os pilares da licitao no podem ser dissociados, isto , no adianta a Administrao, por exemplo, contratar diretamente por preos abaixo de mercado a empresa da esposa, do primo, do Presidente da Entidade, pois incorrer em ofensa ao princpio da isonomia. Nos rgos de controle, como no TCU e TCE, muito comum a alegao pelos gestores de recursos pblicos de que os preos praticados dentro do procedimento de licitao no fogem aos de mercado, como se isso, isoladamente, fosse suficiente para cumprimento dos objetivos dos processos licitatrios. Percebam: sem isonomia, a pedra angular da licitao desmorona! Ainda neste sentido, o que vale garantir a isonomia entre os interessados, se os preos pactuados esto significativamente muito acima dos praticados pelo mercado? Mais uma vez, a licitao vai runa! Ressalto, ainda, que licitao no deve ser confundida com contrato. De fato, a licitao um PROCEDIMENTO administrativo, ou seja, uma srie de atos administrativos, que, de regra, resultar em contrato, que o vnculo ento estabelecido entre a Administrao e o licitante.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 30 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4

Cumpre destacar, ainda, que: I) por vezes ocorrer contrato sem licitao. So as hipteses de contratao direta, por dispensa ou inexigibilidade de licitao, como teremos a oportunidade de estudar; II) as licitaes so expressamente abordadas na CF/1988, precisamente no inc. XXI do art. 37 do texto constitucional, assunto que exploraremos durante a presente aula.

Alternativa B CORRETA. No temos dvida de que todo o sistema administrativo alicerado em princpios, e, a considerar que o nosso Estado Democrtico e de Direito, no poderia ser diferente, logo, o tratamento das licitaes, matria estritamente administrativa (e no propriamente financeira como pensam determinados doutrinadores), est pautada, construda, em terreno no movedio, slido em princpios.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 31 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Decorre, portanto, que a licitao no pode ser realizada de qualquer forma, pois se sujeita a um conjunto significativo de princpios e normas jurdicas, com o propsito de evitar desvios, favorecimentos e, com isso, permitir que os recursos pblicos sejam adequadamente empregados. Como a doutrina aponta, presume-se que a observncia das formalidades inerentes licitao acarretar a mais adequada e satisfatria realizao dos fins buscados pelo Direito. Nessa busca pela regular aplicao dos recursos pblicos, os princpios da licitao merecem destaque. Funcionam como vetores de orientao na interpretao das diversas normas que regulam a matria, e, ainda, possuem funo de preenchimento de lacunas, sempre frequentes no dia a dia dos aplicadores do direito (gestores pblicos, licitantes, empresrios, membros dos rgos de controle, etc.). Outro ponto de relevo a classificao doutrinria dos princpios da licitao em explcitos e implcitos (reconhecidos). Os primeiros so aqueles expressamente contidos no rol no exaustivo (no fechado, portanto, interpretativo) do art. 3 da Lei n 8.666/93: Art. 3o A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos. (Redao dada pela Lei n 12.349, de 2010)

Os segundos so os chamados princpios implcitos. So aqueles inferidos do prprio ordenamento jurdico, sem serem chamados
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 32 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 de princpios pela Lei 8.666/1993. Podem ser citados: razoabilidade; padronizao; celeridade (aplicvel modalidade de licitao prego); adjudicao compulsria; e economicidade.

Da leitura do art. 3, acima reproduzido, chegamos resposta do presente quesito, destacando, ainda que repetitivamente, que alm dos princpios contidos explicitamente na Lei 8.666/93, h outros reconhecidos pela doutrina. Alternativa C INCORRETA. A Lei 8.666/1993 prev cinco modalidades (espcies) de licitao, conforme estabelece o art. 22, 1 ao 5: Concorrncia; Tomada de preos TP; Convite; Concurso; e Leilo, donde decorre o desacerto do presente item, ao afirmar que o leilo no modalidade de licitao. Mas vamos acrescentar outras informaes. E o prego? No modalidade de licitao? Verdade, o prego modalidade de licitao, porm extravagante Lei, ou seja, tratada parte, encontra-se prevista na Lei 10.520/2002, e, igualmente, ser objeto de explicao ao longo da presente aula. Curiosamente o 8 do art. 22 da LLC probe a criao de novas modalidades de licitao, bem assim de combinao de modalidades. O amigo concursando ento se questiona: mas o prego no uma nova modalidade?! E no foi criado depois da Lei 8.666? verdade, sim uma modalidade de licitao. Mas o que o
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 33 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 legislador pretendeu dizer que leis federais, municipais, estaduais, ou distritais, no podem criar uma nova modalidade, em outros termos, os entes polticos no podem criar modalidade adstrita apenas a seu territrio. Assim, sendo a Lei do Prego uma Lei Nacional (art. 22, inc. XXVII), no houve qualquer impedimento em sua criao, afinal de contas, a Lei 8.666/1993 no clusula ptrea, logo, passvel de alteraes supervenientes por outras leis de normas gerais. Para a criao de nova modalidade de licitao, portanto, exigese LEI de mbito nacional aplicvel a todos os entes integrantes da federao. Da mesma forma, atos administrativos no so instrumentos hbeis para a criao de nova modalidade de licitao, as quais s podem ser criadas mediante lei, de amplitude nacional. Muita ateno! Embora o pargrafo anterior seja a tese majoritria a ser aceita, pedimos cuidado: no mbito das Agncias Reguladoras Federais (como o caso da ANATEL, da ANAC, da Anvisa), vigora, ainda, a modalidade de licitao consulta. Modalidade utilizada apenas na esfera federal, acreditem! Apesar da extrema questionabilidade de tal modalidade, ela vlida, ao menos para fins de prova de concurso pblico. Temos, assim, sete modalidades de licitao: concorrncia; tomada de Preos TP; convite; concurso; leilo; prego; e consulta. Dessas, as cinco primeiras esto contidas na Lei 8.666/1993. As outras duas, em normas especficas.

Alternativa D - INCORRETA. O princpio da publicidade um dos mais belos da Administrao Pblica, pelo fato de garantir visibilidade, transparncia no manejo da coisa pblica pelos gerentes (gestores) pblicos, assim, alm de requisito de eficcia dos atos (de condio para a produo de seus efeitos). Comparece tal postulado (princpio) como aplicao (corolrio) da moralidade administrativa e garantidor da participao social (controle popular).
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 34 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4

Porm, como j se disse, nem tudo absoluto, ou seja, o ordenamento prev sim momentos de sigilo. Por exemplo: de acordo com o art. 3, 3, o contedo das propostas ser sigiloso at a sesso pblica de sua abertura. Informo que o rompimento do sigilo da proposta to grave a ponto de ensejar (acarretar), alm de conseqncias administrativas, a capitulao de crime contra as licitaes. Assim estabelece o art. 94, da Lei 8.666/93: crime "devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatrio, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo. Alternativa E - INCORRETA. No item precedente, vimos que o contedo da proposta ser sigiloso, pelo menos at a abertura em sesso pblica. Agora, o resultado final da licitao obviamente no pode ser sigiloso. Gabarito: alternativa B. 3) (2010/FCC TER/AL ANALISTA ADMINISTRATIVO) So princpios da licitao expressamente citados na Lei no 8.666/93, dentre outros, (A) julgamento objetivo, competitividade e sigilo das propostas. (B) vinculao ao instrumento convocatrio, competitividade e sigilo das propostas. (C) adjudicao compulsria, competitividade e igualdade. (D) probidade administrativa, julgamento objetivo e igualdade. (E) probidade administrativa, sigilo das propostas e adjudicao compulsria. Comentrios:
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 35 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Eita questo maldosa! Maldosa porque essencialmente decoreba. Faamos a leitura do art. 3 da Lei n 8.666/93: Art. 3o A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia, a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao e a promoo do desenvolvimento nacional sustentvel e lser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos.

Gabarito: alternativa D. 4) (2002/FGV/ADMINISTRADOR/MP-AM) A licitao o procedimento que tem por objetivo selecionar, para a Administrao Pblica, a proposta mais vantajosa para um contrato de seu interesse. O princpio licitatrio que se baseia no critrio indicado no edital e nos termos especficos da proposta, em confronto com o ofertado pelos proponentes dentro do permitido no edital ou convite, : a) a igualdade entre os licitantes b) o sigilo na apresentao das propostas c) a vinculao ao edital d) o julgamento objetivo e) a probidade administrativa Comentrios: Vamos aos itens, de novo.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 36 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Alternativa A INCORRETA. O princpio da igualdade no princpio especfico da licitao, ou seja, podemos encontr-lo em outras partes da cincia Direito, guardando assentamento (previso) na Constituio Federal (art. 5 da CF/1988). Aplicado licitao, o princpio veda a discriminao, a diferenciao ou o favorecimento de licitantes em razo de caracteres irrelevantes para o cumprimento do objeto licitado. Porm, cumpre-nos frisar que no se trata de "igualdade formal, pois que a lei admite sim algumas formas de discriminao entre licitantes. Afinal a fase de habilitao dos interessados (que ser vista mais frente) no deixa de ser uma forma de diferencilos, eis que so julgadas apenas as propostas daqueles que preencham os requisitos de qualificao jurdica, tcnica, fiscal e financeira, contidos no instrumento convocatrio. Outras vezes, a lei esclarece alguns critrios que no podem ser usados como formas de distino entre os licitantes: naturalidade, sede ou domiclio, conforme se depreende do art. 3, 1, I, da Lei: "Art. 3 (...) 1 vedado aos agentes pblicos: I - admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu carter competitivo e estabeleam preferncias ou distines em razo da naturalidade, da sede ou domiclio dos licitantes ou de qualquer outra circunstncia impertinente ou irrelevante para o especfico objeto do contrato". Alternativa B - INCORRETA. O sigilo das propostas tem ligao estreita com os princpios da probidade administrativa e da igualdade. A documentao pertinente HABILITAO e s PROPOSTAS (documento que obriga quem o formaliza) deve vir lacrada e s pode ser divulgada em sesso pblica previamente marcada, com ata circunstanciada e assinada pelos licitantes e pela Comisso de Licitao. Como ensina a doutrina, licitao s portas fechadas licitao nula. E, como sobredito, a violao do sigilo das propostas crime (art. 94). Alternativa C INCORRETA. A licitao um procedimento essencialmente vinculado, com pequena margem de liberdade ao administrador concentrada na elaborao do instrumento convocatrio (Edital e Carta-convite). Uma vez elaborado este instrumento, a administrao encontra-se vinculada aos seus termos, no podendo deles se afastar. Este princpio inibe a criao de novas regras ou critrios, aps a expedio do Edital ou da Carta-convite, de maneira a surpreender os licitantes. Olha o que diz o STJ (REsp 421946): o Poder Discricionrio da Administrao esgota-se com a elaborao do Edital de Licitao. A
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 37 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 partir da, nos termos do vocbulo constante da prpria Lei, a Administrao Pblica vincula-se "estritamente" a ele. Alternativa D - CORRETA. Eis o gabarito da questo. O princpio do julgamento objetivo guarda correlao com os princpios da impessoalidade e da vinculao ao instrumento convocatrio. Determina que a Administrao se balize em critrios objetivos previamente definidos no instrumento convocatrio. Segundo este princpio, a margem de apreciao subjetiva deve ser mnima (ou melhor, no deve existir) na conduo dos procedimentos da licitao, sendo vedada a utilizao de qualquer elemento, critrio ou fator sigiloso, secreto, subjetivo ou reservado que possa ainda que indiretamente elidir o princpio da igualdade entre os licitantes (art. 44, 1). O art. 44, da Lei n 8.666/93 expressa claramente esta idia: "No julgamento das propostas, a Comisso levar em considerao os critrios objetivos definidos no edital ou no convite, os quais no devem contrariar as normas e princpios estabelecidos por esta lei". Uma consequncia importante deste princpio a definio de um tipo padro, mais comum, de licitao o de menor preo, conforme prev o art. 46, caput, da Lei n 8.666/93. Os demais, portanto, so mais raros em situaes concretas. Alternativa E INCORRETA. Os princpios da moralidade e da probidade administrativa obrigam o licitador e os licitantes a observarem pautas de conduta honesta e civilizada, visando obstar conluios para afastar disputas, acordos para aumentos de preos, decises desleais, etc. A exemplo da legalidade e da impessoalidade, no so princpios especficos do instituto da licitao, sendo aplicveis Administrao Pblica em geral (art. 37, caput e 4, CF/88). Em sntese, Administrao no cabe mais agir, to-somente, em conformidade com a legalidade em sentido estrito, deve se desincumbir de princpios ticos, atuao com boa-f, honestidade, ou seja, toda sua conduta deve estar atrelada a legalidade em sentido amplo (legalidade + Direito). Gabarito: alternativa D. 5) (2010/FCC - ALESP-Ag.Tc.Leg.Esp.Direito) O princpio da adjudicao compulsria que informa o procedimento de licitao expressa-se pelo direito (A) subjetivo, conferido ao vencedor da licitao para assinatura do contrato, vedada a revogao ou anulao do procedimento. (B) conferido ao vencedor do certame de que o objeto do contrato no seja atribudo a outrem enquanto for vlido o procedimento.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 38 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (C) conferido ao vencedor do certame para assinatura do contrato, podendo, inclusive, indicar terceiro para se sub-rogar nesse direito, em razo de sua natureza de direito real. (D) conferido Administrao de compulsoriamente alterar parte do objeto da contratao, ainda que findo o procedimento licitatrio. (E) subjetivo, conferido ao segundo colocado no certame para exigir a assinatura do contrato pelo valor de sua proposta no caso de no comparecimento do vencedor para receber o objeto do contrato. Comentrios: Outro importante princpio reconhecido compulsria (princpio implcito). o da adjudicao

Da leitura dos artigos 50 e 64 da LLC, percebemos que a Administrao fica impedida, concludo o procedimento licitatrio, de atribuir o objeto a outro que no o legtimo vencedor , da a correo da alternativa B. Como destaca a doutrina a adjudicao ao vencedor obrigatria, enfim, a entrega simblica do objeto da licitao obrigatria, salvo se houver desistncia expressa do vencedor ou se este no firmar o contrato no prazo prefixado.

A adjudicao , portanto, um ato declaratrio, uma promessa, na qual a Administrao, mais ou menos, afirma o seguinte: licitante interessada no procedimento de licitao, meus parabns! A partir de agora, proclamo-a vencedora, e se eu Administrao desejar contratar algum, ser voc.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 39 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Perceberam? A adjudicao do processo licitatrio gera algo prximo ao que o sentimento de aprovao em concurso pblico j gerou: uma expectativa de direito. S que no caso de concursos pblicos para seleo de servidores o direito de ser nomeado, enquanto na adjudicao de um processo licitatrio, o direito de futura contratao, a qual, ser for feita, ter que ser realizada com o adjudicatrio, que o vencedor do certame. E outra coisa: como muitos j devem saber, as coisas vm mudando nos concursos. Se o sujeito for aprovado EM VAGAS PREVISTAS NO EDITAL ele passa a ter direito de ser nomeado. Mas isso outro papo. Os ensinamentos acima caminham paralelamente viso do STF: no se confunde o direito adjudicao do vencedor do certame com eventual direito de contratar (Recurso Extraordinrio n 107.552). A adjudicao gera mera expectativa de direito, a Administrao, em tese, pode deixar fruir o prazo de validade das propostas (60 dias) e refazer o procedimento de licitao. Assim, ANOTEM: A adjudicao NO corresponde celebrao de contrato. A adjudicao ATO DECLARATRIO, que gera em favor do adjudicatrio uma expectativa de direito quanto contratao futura.

Gabarito: alternativa B. 6) (2010/FCC TRE/AL TCNICO ADMINISTRATIVO) A regra prevista na Lei de Licitaes (Lei no 8.666/93) segundo a qual a Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada, traduz o princpio da (A) legalidade. (B) vinculao ao instrumento convocatrio. (C) impessoalidade. (D) moralidade. (E) igualdade. Comentrios: O princpio da vinculao ao instrumento convocatrio inibe a criao de novas regras ou critrios, aps a expedio do edital

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 40 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 ou da carta-convite, de maneira a surpreender os licitantes, da a correo da alternativa B.

Obviamente, no significa dizer que a Administrao no possa alterar os termos do edital. O fato de a Administrao encontrarse vinculada ao instrumento convocatrio, no significa, ento, transformar o edital em algo imutvel. Nos termos do 4 do art. 21 da LLC: qualquer modificao no edital exige divulgao pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alterao no afetar a formulao das propostas. Assim, o edital pode ser alterado, mas caso a alterao seja significativa, gerando a necessidade de alterao das propostas, devero ser observados os procedimentos listados pela Lei: I) divulgao do instrumento de convocao, da mesma maneira que anteriormente fora divulgado; II) reabertura dos prazos, a partir da nova de divulgao, para a realizao do restante dos eventos pendentes.

Enfim, a despeito de estar vinculada ao instrumento convocatrio, que so o edital ou a carta-convite, conforme o caso, nada impede que Administrao Pblica altere o instrumento convocatrio, desde que, claro, cumpra o que diz a lei. Gabarito: alternativa B. 7) (2008/FGV PE - Analista em Gesto Administrativa) A respeito da lei de licitaes, analise as afirmativas a seguir: I. A licitao no ser sigilosa, sendo pblicos e acessveis ao pblico os atos de seu procedimento, salvo quanto ao contedo das propostas, at a respectiva abertura.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 41 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 II. Qualquer cidado pode acompanhar o desenvolvimento de licitao pertinente a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes, promovida no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, desde que no interfira de modo a perturbar ou impedir a realizao dos trabalhos. III. vedado aos agentes pblicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem seu carter competitivo e estabeleam preferncias ou distines, sendo lcito, no entanto, estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial entre empresas brasileiras e estrangeiras. Assinale: a) se nenhuma afirmativa estiver correta. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Comentrios: Vamos por partes. Item I CORRETO. Revimos que a licitao primordialmente pblica, ressalvado, por questes lgicas, o contedo das propostas, sob pena de cometimento de crime. Item II CORRETO. A participao popular sempre ampla, no entanto, no pode ser a ponto de impedir o curso regular do procedimento de licitao. Item III INCORRETO. No possvel, nos termos da LLC, o tratamento diferenciado, de natureza comercial, entre as empresas estrangeiras e brasileiras, da a incorreo da alternativa. Gabarito: alternativa B. 8) (2010/FCC - TRE/AM-Anal.Jud-Administrativa) O dever que tem a Comisso de licitao ou o responsvel pelo convite de realiz-lo em conformidade com os tipos de licitao, os critrios previamente estabelecidos no ato convocatrio e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferio pelos licitantes e pelos rgos de controle, traduz o princpio (A) da legalidade. (B) do julgamento objetivo. (C) da vinculao ao instrumento convocatrio. (D) da adjudicao compulsria.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 42 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (E) do sigilo das propostas. Comentrios: O julgamento das propostas ser sempre objetivo, em observncia ao princpio expresso do Julgamento Objetivo. Nesse sentido, a Comisso de licitao, o responsvel pelo convite, ou o Pregoeiro deve realiz-lo em conformidade com os tipos de licitao, os critrios previamente estabelecidos no ato convocatrio e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferio pelos licitantes e pelos rgos de controle (art. 45 da Lei n 8.666/1993). Da a correo da alternativa B. Gabarito: alternativa B. 9) (2008/FGV PE - Analista em Gesto Administrativa) A lei das licitaes (Lei 8.666/93) define os critrios de desempate relativamente aos bens e servios. Quando houver igualdade de condies, o primeiro critrio de desempate a ser adotado ser o de bens e servios produzidos ou prestados por empresas: a) multinacionais. b) brasileiras. c) brasileiras de capital nacional. d) que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no pas. e) que invistam em aes de responsabilidade ambiental. Comentrios: Como aplicao do princpio da igualdade, o Estatuto de Licitaes estabelece alguns parmetros para a resoluo de casos de empate entre os licitantes. o que estabelece o 2 do art. 3 da Lei, com a seguinte sequncia: I produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; REVOGADO. II produzidos no Pas; III produzidos ou prestados por empresas brasileiras. IV produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas (recente alterao Lei n. 11.196/2005). Por exemplo: duas empresas selecionadas e que se encontrem em igualdade de condies, sendo a primeira caracterizada apenas como empresa brasileira, e seus bens produzidos no exterior; e a segunda produzindo no Brasil, embora empresa estrangeira. Pergunta-se: a quem ser assegurada legalmente a preferncia? Nesse caso, ser a preferncia legalmente assegurada empresa estrangeira, nos termos do inciso II do 2 do art. 3 da LLC. Isso
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 43 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 ocorre porque a aplicao dos critrios de desempate sucessiva, ou seja, um aps o outro. Por isso, no exemplo dado, o desempate a favor da empresa estrangeira, dado que esta produz no Brasil. E se permanecer o empate? Sendo a licitao do tipo menor preo, o critrio de desempate ser, exclusivamente, o sorteio pblico, em razo de expressa disposio da Lei (3 do art. 45 da LLC). Retornemos ao quesito. Em face da discusso doutrinria e jurisprudencial sobre a revogao tcita do inciso I do 2 do art. 3 da Lei de Licitaes, a partir da promulgao da EC 06/1995, emenda que revogou o 2 do art. 171, o qual estabelecia tratamento preferencial s empresas brasileiras de capital nacional, houve a revogao do tratamento favorecido tambm na Lei de Licitaes. A revogao deu-se no ano de 2010. E a questo, ora analisada, de 2008. Por isso, apesar de o gabarito, poca, ter sido letra C, a questo acha-se, hoje, desatualizada. Essa alterao ser, certamente, objeto de questionamento pelas principais bancas do pas, logo, fique atento! Gabarito: alternativa C (oficial). Questo desatualizada. 10) (2010/FCC TCE/SP - Aux.Fiscal.Financeira II) Em um processo licitatrio, em igualdade de condies, como critrio de desempate, ser assegurada preferncia, aps os bens e servios produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional, aos produzidos (A) por empresas que invistam no desenvolvimento de tecnologia no Pas. (B) por empresas brasileiras com participao de capital estrangeiro. (C) por empresas que invistam em pesquisa em geral. (D) no Pas. (E) por empresas farmacolgicas. Comentrios: Questo de fixao. A questo, ora em anlise, tambm anterior alterao da Lei de Licitaes, exatamente, por isso, no enunciado, faz-se, ainda, aluso s empresas brasileiras de capital nacional. Em todo caso, o gabarito permanece sendo a alternativa D. Gabarito: alternativa D. que invistam em pesquisas genticas e

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 44 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 11) (2010/FCC CASA CIVIL EXECUTIVO PBLICO - ADAPTADA) Dentre os princpios e pressupostos que informam as licitaes, certo que em igualdade de condies, como critrio de desempate, ser assegurada preferncia, sucessivamente, aos bens e servios produzidos (A) ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas; produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e produzidos no Pas. (B) produzidos no Pas; produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas. (C) no Pas; produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; produzidos ou prestados por empresas brasileiras; e produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas. (D) ou prestados por empresas brasileiras; produzidos no Pas; produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas; e produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional. (E) no Pas; produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas; produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; e produzidos ou prestados por empresas brasileiras. Comentrios: Mais uma questo de fixao. Fiz uma pequena adaptao para aproveit-la. Que tal repetirmos o art. 3: I produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional; REVOGADO. II produzidos no Pas; III produzidos ou prestados por empresas brasileiras. IV produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas (recente alterao Lei n. 11.196/2005). Confiram, agora, as alternativas. Vo encontrar, certamente, a alternativa B. Gabarito: alternativa B. 12) (2010/FCC/SEFAZ/SP APOF) As licitaes realizadas pela Administrao direta e indireta do Estado de So Paulo observam disposies legais especficas voltadas ao tratamento especial s

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 45 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 microempresas e empresas disposies, insere-se a de pequeno porte. Dentre essas

(A) obrigatoriedade de participao efetiva de, pelo menos, uma microempresa ou empresa de pequeno porte nas licitaes realizadas na modalidade prego, sob pena de nulidade do procedimento. (B) dispensa s microempresas e empresas de pequeno porte de apresentao de documentao relativa habilitao. (C) possibilidade de contratao direta de microempresas e empresas de pequeno porte para contratos de at R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). (D) possibilidade de estabelecer exigncia aos licitantes de subcontratarem microempresas ou empresas de pequeno porte, no percentual mximo de 30% (trinta por cento) do total licitado. (E) precedncia da proposta comercial apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte, desde que em valor at 15% (quinze por cento) superior melhor proposta ofertada por licitante que no detenha tal qualificao. Comentrios: conveniente apontarmos algumas regras especiais inseridas pela Lei Complementar 123/2006, relativamente s Micro-empresas ME e empresas de pequeno porte EPP. O art. 42 da referida Lei exige a comprovao de regularidade fiscal por parte da ME e da EPP somente para EFEITOS DE ASSINATURA DO CONTRATO, ou seja, permite, p. ex., as empresas que se encontram, a princpio, em dbito junto ao fisco participem de licitaes pblicas. Isso no significa dizer, sobremaneira, que no tenham de apresentar a documentao. Inclusive, o art. 43 determina a apresentao de toda a documentao, ainda que apresente alguma restrio. E surge o quesito: podero contratar com a Administrao mesmo que sujeitas a restries? Obviamente, no. O 1 do art. 43 da LC 123 abre o prazo de dois dias teis do momento em que o proponente declarado vencedor, prorrogvel por igual perodo a critrio da Administrao, para a regularizao da documentao, pagamento ou parcelamento do dbito, e emisso de eventuais certides negativas ou positivas com efeito de certido negativa. E se a empresa no regularizar as pendncias existentes? De acordo com o 2 do art. 43, a no-regularizao da documentao, no prazo previsto no 1o deste artigo, implicar decadncia do direito contratao, sem prejuzo das sanes previstas no art. 81 da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, sendo facultado Administrao convocar os licitantes remanescentes, na
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 46 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 ordem de classificao, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitao. O art. 44 da mencionada Lei dispe: nas licitaes ser assegurada, como critrio de desempate, preferncia de contratao para as microempresas e empresas de pequeno porte, J o 1 do artigo entende por empate aquelas situaes em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou at 10% (dez por cento) superiores proposta mais bem classificada. Um exemplo torna a leitura do dispositivo mais clara. Suponha que a proposta mais vantajosa alcanou o valor de R$ 90,00, logo, considerar-se- o empate se a ME e a EPP tiverem apresentado at R$ 99,00 (R$ 90,00 + 10% de R$ 90,00 = R$ 99,00). Agora, se a modalidade de licitao for o prego, o limite cai para 5%, logo, se o melhor preo for de R$ 100,00, o empate da ME e da EPP ser em valores na ordem de R$ 105,00 O empate significa que o Estado contratar a ME ou a EPP por R$ 99,00 ou R$ 105,00? No isso. O que a Lei garante a possibilidade de a ME e a EPP cobrir a melhor proposta de empresa que no seja, obviamente, ME ou EPP, assim, de acordo com o exemplo anterior, teria a ME ou a EPP cobrir o valor de R$ 90,00. Inclusive, o art. 45 da Lei Complementar estabelece a seguinte ordem: 1 - A microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada poder apresentar proposta de preo inferior quela considerada vencedora do certame, situao em que ser adjudicado em seu favor o objeto licitado; 2 - Se a ME e a EPP, melhor classificada, no cobrir o preo, sero convocadas as remanescentes, para o exerccio do mesmo direito; 3 - Sendo os valores equivalentes, far-se- um sorteio para identificar aquela que primeiro poder apresentar a melhor oferta. 4 - E, se mesmo assim ningum cobrir o preo, o objeto licitado ser adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 47 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 A Lei 123 contempla outras facilidades, incentivos, s ME e EPP? Na verdade sim, porm, a Lei (art. 47) exige que a Unio, Estados, DF, e Municpios editem legislao nesse sentido, com a previso dos seguintes benefcios promover processo licitatrio: Destinado exclusivamente participao de microempresas e empresas de pequeno porte nas contrataes cujo valor seja de at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais); Em que seja exigida dos licitantes a subcontratao de microempresa ou de empresa de pequeno porte, desde que o percentual mximo do objeto a ser subcontratado no exceda a 30% (trinta por cento) do total licitado; Em que se estabelea cota de at 25% (vinte e cinco por cento) do objeto para a contratao de microempresas e empresas de pequeno porte, em certames para a aquisio de bens e servios de natureza divisvel. O legislador nos 1 e 2 do art. 48 esclarece que o valor licitado por meio do disposto neste artigo no poder exceder a 25% (vinte e cinco por cento) do total licitado em cada ano civil e, na hiptese de subcontratao, os empenhos e pagamentos do rgo ou entidade da administrao pblica podero ser destinados diretamente s microempresas e empresas de pequeno porte subcontratadas. Vamos analisar os quesitos: Alternativa A INCORRETA. As micros e pequenas empresas podem participar, ou seja, a participao facultativa, da a incorreo da alternativa. Alternativa B INCORRETA. No ficam dispensadas de apresentar documentao. Acontece que a documentao pode estar irregular e ainda assim ser franqueada a participao. No entanto, para a celebrao do contrato, acaso vencedora, a empresa deve regularizar sua situao fiscal. Alternativa C INCORRETA. A lei informa que possvel restringir a participao apenas s micro e pequenas empresas, o que no se confunde com a contratao direta. Ainda assim, o valor ser de R$ 80 mil. Alternativa D CORRETA. Literalidade da lei, dispensa maiores comentrios. Alternativa E INCORRETA. O percentual de empate de 10% ou de 5%, nesse ltimo caso quando a modalidade de licitao o prego.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 48 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Gabarito: alternativa D. 13) (2006/FGV/SEFAZ-MS/Tcnico de Tecnologia) Com base na Lei 8666/93 e suas atualizaes, assinale a alternativa incorreta. a) Concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. b) Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. c) Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 5 (cinco) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas. d) Concurso a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias. e) Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. Comentrios: A presente questo no apresenta grandes dificuldades. A Banca Examinadora preferiu seguir uma linha um pouco mais decoreba. Particularmente, no gosto deste estilo de prova, mas, como desejamos passar no concurso, seja feita sua vontade: vamos decoreba. Alternativa A CORRETA. Apesar da correo do quesito, vamos estender um pouco mais nosso crculo de conhecimento. Concorrncia modalidade licitatria genrica destinada a transaes de MAIOR VULTO, precedida de ampla publicidade, qual podem concorrer QUAISQUER INTERESSADOS que preencham as condies estabelecidas no instrumento convocatrio (art. 22, 1, da LLC).

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 49 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4

As Bancas Examinadoras, tentando pegar os candidatos, tentam confundi-los, por exemplo: Concorrncia a modalidade entre interessados previamente cadastrados; concorrncia utilizada apenas para transaes de grande vulto; concorrncia ter publicidade reduzida. Todas so expresses equivocadas. Dessa forma, destacamos que a concorrncia obedece aos seguintes requisitos, dentre outros: a) UNIVERSALIDADE a possibilidade de participao de quaisquer interessados na concorrncia, independentemente de registro cadastral na Administrao que a realiza ou em qualquer rgo pblico; b) AMPLA PUBLICIDADE relaciona-se com o princpio da universalidade e significa que, na divulgao da abertura da concorrncia a Administrao poder usar de todos os meios de informao disponveis e por tantas vezes quantas julgar necessrio;

Alternativa B - CORRETA. No h o que questionar, o item est perfeito, porm, como de costume, apresento outras importantes informaes. Tomada de Preos a licitao realizada entre interessados previamente registrados, observada a necessria habilitao, convocados com a antecedncia mnima prevista na lei, por aviso publicado na imprensa oficial e em jornal particular, contendo as essenciais informaes da licitao e o local onde pode ser obtido o edital.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 50 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4

O procedimento para a tomada de preos o mesmo previsto para a concorrncia, distinguindo-se apenas pela existncia de HABILITAO PRVIA e nos prazos de antecedncia na publicao do edital, que de 15 dias (art. 21, 2, III) e de 30 dias (quando a licitao for do tipo "melhor tcnica" ou "tcnica e preo"). Regra 15 dias Exceo 30 dias Tcnica ou Tcnica e preo Alternativa C - INCORRETA. O item est quase perfeito, no fosse a citao de que o chamamento de, no mnimo, cinco interessados. De acordo com o art. 22, 3, o convite, modalidade mais simples de licitao, destina-se s contrataes de pequeno vulto, consistindo na solicitao escrita a pelo menos trs interessados do ramo, cadastrados ou no, para que apresentem suas propostas no prazo mnimo de cinco dias teis (art. 22, 3). Alternativa D CORRETA. Est de acordo com o que dispe o 4 do art. 22 da LLC, que assim define concurso: A modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de PRMIOS ou REMUNERAO aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (QUARENTA E CINCO) DIAS.

O art. 52 da Lei 8.666/93 estipula que o concurso deve ser precedido de regulamento prprio, a ser obtido pelos interessados no local indicado no instrumento convocatrio. O regulamento dever indicar: I a qualificao exigida dos participantes;
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 51 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 II as diretrizes e a forma de apresentao do trabalho; III - as condies de realizao do concurso e os prmios a serem concedidos. Por fim, indicamos que na modalidade concurso (modalidade de licitao, inconfundvel com os concursos pblicos art. 37, inc. II) no se utilizam os tipos de licitao j mencionados (menor preo, melhor tcnica etc). Ficaria pergunta: mas ento, como so avaliados os concursos (modalidades de licitao)? A partir dos critrios estabelecidos no regulamento prprio citado no art. 52.

Alternativa E - CORRETA. De acordo com o 5 do art. 22 da Lei, o Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis; produtos legalmente apreendidos ou penhorados e bens imveis, desde que objeto de dao em pagamento ou de procedimentos judiciais (art. 19), a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao.

Vale reforar: todo bem a ser leiloado ser previamente avaliado pela Administrao para fixao do preo mnimo de arrematao. Os bens arrematados sero PAGOS VISTA ou no percentual estabelecido no edital, no inferior a 5% (cinco por cento). Aps a assinatura da respectiva ata lavrada no local do leilo, imediatamente entregues ao arrematante, o qual se obrigar ao pagamento do restante no prazo estipulado no edital de convocao, sob pena de perder, em favor da Administrao, o valor j recolhido. Nos LEILES INTERNACIONAIS, o pagamento da parcela VISTA poder ser feito em AT VINTE E QUATRO HORAS.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 52 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4

Os livros de Direito Administrativo mais uma vez deixam essa lacuna, pelo fato de que, alm de concorrncia; tomada de preos e convite, o leilo tambm admite a modalidade internacional. O edital de leilo deve ser amplamente divulgado, no prazo mnimo de 15 dias, principalmente no municpio em que se realizar. Gabarito: alternativa C. 14) (2008/FGV - MEC - Analista de Processos) Relativamente s modalidades de licitao previstas na lei 8.666/93, assinale a alternativa incorreta. a) So modalidades de licitao previstas no art. 22, da Lei de Licitaes (lei 8.666/93) a concorrncia, a tomada de preos, o convite, o concurso e o leilo. b) Concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. c) Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. d) Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. e) permitida a criao de outras modalidades de licitao ou a combinao das modalidades referidas no art. 22 da Lei de Licitaes (lei 8.666/93). Comentrios: Vamos direto s anlises. Questo de fixao. Nos termos da LLC, no permitida a criao de novas modalidades, bem como a combinao entre as j existentes, da a incorreo da alternativa E. Gabarito: alternativa E.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 53 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 15) (2010/FCC TCE/SP - Aux.Fiscal.Financeira II) Considere: I. Modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. II. Modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. As modalidades de respectivamente, licitaes indicadas nos itens acima so,

(A) concorrncia e tomada de preo. (B) concorrncia e convite. (C) tomada de preo e concorrncia. (D) convite e tomada de preo. (E) concurso e concorrncia. Comentrios: Essa sua! Questo de fixao. Item I Concorrncia. Item II Tomada de Preos. Gabarito: alternativa A. 16) (2006/FGV SEFAZ/MS/Agente de Tributos) Assinale modalidade de licitao em que se dispensa a publicao do edital. a) tomada de preos b) convite c) concorrncia d) leilo e) prego eletrnico Comentrios: Vamos direto resoluo. O convite, a exemplo das demais modalidades de licitao, tambm conta com um instrumento de convocao, o qual no denominado, formalmente, de Edital, mas sim de Carta-convite. E mais: das modalidades, a nica modalidade que prescinde (dispensa) de publicao, sendo certo, porm, que o art. 22, 3, da LLC, exige que a unidade administrativa afixe, em lugar apropriado, cpia do instrumento convocatrio.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 54 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4

Em suma: no precisa publicar, mas a publicidade essencial, como requisito de moralidade administrativa. Outra particularidade do convite quanto necessidade ou no de comisso de licitao. Imagine uma pequena Unidade Administrativa na Regio Sudeste do pas, com lotao de seis servidores, dentre analistas e tcnicos. Desejosa em licitar a aquisio de livros, orados em R$ 50.000,00, dever constituir comisso com, no mnimo, trs servidores? Por bvio, no. Neste caso, o procedimento pode ser conduzido, excepcionalmente, por servidor designado pela autoridade competente, no sendo, portanto, obrigatria comisso de licitao, porque estamos diante de uma pequena unidade administrativa com nmero exguo de servidores, em atendimento ao art. 51, 1, do Estatuto.

Uma ltima informao: o nmero mnimo do convite de trs participantes/propostas vlidas. Entretanto, o convite poder prosseguir se no houver o comparecimento desta quantidade de empresas ou interessados, quando, por limitaes do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossvel a obteno do nmero mnimo de licitantes, circunstncias que devero ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetio do convite. Porm, a regra que PRIMEIRO a Administrao deve repetir o Convite.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 55 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4

Gabarito: alternativa B. 17) (2002/FGV/ADMINISTRADOR/MP-AM) A modalidade de licitao realizada entre interessados previamente registrados, observada a necessria habilitao, e convocados por aviso publicado na imprensa oficial : a) a concorrncia b) o leilo c) o convite d) a tomada de preos e) o concurso Comentrios: A presente questo serve-nos a ttulo de reforo. Como vimos, nos termos do art. 23, 2, a Tomada de Preos a licitao realizada entre interessados previamente registrados, observada a necessria habilitao, convocados com a antecedncia mnima prevista na lei, por aviso publicado na imprensa oficial e em jornal particular, contendo as informaes essenciais da licitao e o local onde pode ser obtido o Edital.

Gabarito: alternativa D. 18) (2010/FCC ALESP Tcnico Administrativo) A modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao, denomina-se
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 56 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (A) concurso. (B) leilo. (C) tomada de preo. (D) concorrncia. (E) convite. Comentrios: Questo de fixao. E viva a decoreba. Gabarito: alternativa C. 19) (2006/FGV/SEFAZ-MS/Fiscal de Rendas) Assinale a modalidade de licitao cabvel para se adjudicar uma concesso de direito de uso de bens pblicos. a) convite b) tomada de preos c) concurso d) leilo e) concorrncia Comentrios: Essa uma das questes mais adoradas Examinadoras, logo, muita (ou toda) ateno. pelas Bancas

Das modalidades de licitao, o convite e a tomada de preos tm limites de valor para utilizao (vejam no art. 23 da Lei 8.666/93). Sendo assim, a concorrncia modalidade obrigatria a partir de determinados patamares. Estas trs modalidades (concorrncia, tomada de preos e convite) so vistas, ento, como modalidades comuns, com a utilizao de cada uma delas definida a partir do valor estimado para a contratao futura. Agora, o que causa um grande estrago para efeito de concurso saber quando a concorrncia utilizada independentemente dos valores envolvidos (art. 23, 3, da LLC). Assim, em tese, o bem poderia ser avaliado em R$ 1,00 e, ainda assim, a Administrao teria de proceder de forma vinculada concorrncia. A concorrncia ser obrigatria, independentemente do valor, nos seguintes casos: I Compra ou alienao de bens imveis. Todavia, a regra no de aplicao irrestrita, pois o art. 19, inc. III, da Lei, admite a alienao de bens imveis da Administrao Pblica mediante LEILO, desde que o processo de aquisio de tais bens tenha se dado por procedimentos judiciais ou de dao em pagamento. Assim, bens imveis ADQUIRIDOS pela Administrao Pblica por DAO EM PAGAMENTO OU PROCEDIMENTOS JUDICIAIS podem ser
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 57 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 alienados por meio de concorrncia ou leilo, salvo nos casos de licitao dispensada. II - Nas concesses de direito real de uso ( 3, do art. 23, do Estatuto), o que responde nossa questo; III Nas concesses de servios pblicos (Lei 8.987/1995); IV Nas licitaes internacionais. Mais uma vez, a aplicao no irrestrita, pois, nosso legislador facultou a utilizao da Tomada de Preos ou do Convite; V Para o registro de preos (art. 15, 3, I, do Estatuto). Ressalva-se aqui a possibilidade de utilizao do prego, conforme arts. 11 e 12 da Lei 10.520/2002. Tambm interessante anotar que o registro de preos no uma modalidade de licitao, mas sim UM PROCEDIMENTO que deve ser ANTECEDIDO de licitao, a qual ocorrer sob a modalidade CONCORRNCIA ou PREGO, nas hipteses em que este admitido VI Por fim, nas licitaes nas quais se utilize a empreitada integral tambm ser realizada concorrncia (art. 21, 2, inc. I, b).

Gabarito: alternativa E. 20) (2010/SEFAZ/SP APOF) De acordo com a legislao federal e estadual aplicvel, as licitaes para o Sistema de Registro de Preos sero realizadas na modalidade (A) convite e pelo tipo menor preo. (B) prego, exclusivamente. (C) na modalidade prego ou concorrncia e pelo tipo menor preo. (D) concorrncia, exclusivamente, e pelo tipo menor preo. (E) prego e pelo tipo menor preo ou na modalidade concorrncia e pelo tipo tcnica e preo.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 58 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Comentrios: Ento: como anda a memria? De acordo com a Lei de Licitaes, o registro de preos deve ser precedido de concorrncia. No entanto, tratando-se de bens e de servios comuns, cabe o uso do prego, da a correo da alternativa C.

Gabarito: alternativa C. 21) (2010/FCC TCM/CE - Analista de Controle Externo) Leilo modalidade licitatria aplicvel para (A) alienao de bens mveis avaliados em at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) e imveis avaliados em at R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). (B) alienao de bens mveis de qualquer valor. (C) aquisio de bens de natureza comum. (D) alienao de obras de arte e produtos penhorados, desde que em valor inferior a R$ 150.000,00. (E) alienao de bens mveis inservveis e imveis adquiridos em procedimento judicial. Comentrios: O leilo vlido para alienaes de bens mveis inservveis e empenhados, bem como de bens apreendidos. No entanto, o valor no pode ultrapassar R$ 650 mil, oportunidade em que a modalidade ser a concorrncia. Apesar de a regra ser o uso da referida modalidade para a alienao de bens mveis, abre-se a possibilidade de sua utilizao para a venda de bens imveis, desde que decorrentes de procedimento judicial ou de dao em pagamento, da a correo da alternativa E.

Gabarito: alternativa E.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 59 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 22) (2010/FCC - ALESP-Ag.Tc.Leg.Esp.Direito) O Poder Pblico adjudicou, em sede de execuo fiscal, alguns imveis que pertenciam a empresa devedora de tributos. Pretende, ento, alienlos onerosamente para satisfao de seu crdito. Para tanto, (A) poder realizar licitao sob a modalidade de prego, tendo em vista que a aquisio se deu em sede de ao judicial, o que justifica a celeridade. (B) dever realizar licitao sob a modalidade de leilo, para os imveis situados em rea urbana, e sob a modalidade de concorrncia, para aqueles que se localizam em reas rurais. (C) dever realizar licitao sob a modalidade de concorrncia, precedida de prego eletrnico para pr-qualificao dos interessados. (D) poder realizar licitao sob a modalidade de leilo, no obstante tambm possa faz-lo sob a modalidade de concorrncia. (E) dever realizar licitao sob a forma de concorrncia, facultado faz-lo sob a forma de prego para os imveis de valor inferior ao montante do dbito tributrio que ser pago com o produto da venda. Comentrios: Questo de fixao. O Cdigo Tributrio Nacional garante o pagamento dos tributos com a entrega de bens (sempre imveis!). Enfim, paga-se a dvida originariamente em dinheiro com objeto diverso (no caso, bem imvel), o que a doutrina denomina de dao em pagamento. Como vimos, para a alienao de bens imveis decorrentes de procedimento judicial ou de dao em pagamento so admitidas a concorrncia e o leilo, da a correo da alternativa D. Ver figura na questo anterior. Gabarito: alternativa D. 23) (2010/FCC - ALESP-Ag.Tc.Leg.Esp.Direito) modalidade de licitao cabvel apenas para a escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, bem como preferencialmente adequada contratao de servios tcnicos profissionais especializados, mediante estipulao prvia de prmio ou remunerao: (A) prego. (B) convite. (C) pr-qualificao. (D) habilitao. (E) concurso. Comentrios:
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 60 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 O 4 do art. 22 da LLC assim define o concurso: A modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de PRMIOS ou REMUNERAO aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (QUARENTA E CINCO) DIAS. (grifos nossos)

Gabarito: alternativa E. 24) (2008/FGV SAD/PE Analista de Controle Interno-Finanas Pblicas) Um consrcio pblico com 5 participantes poder adotar a modalidade convite para contratar servios que no sejam de engenharia at o limite de: a) R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). b) R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). c) R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais). d) R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais). e) R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais). Comentrios: Ento, no foi falado acima que as bancas abordariam o tema consrcios pblicos. A FGV e a FCC foram as primeiras organizadoras a enfrentar a novidade, logo nossos parabns. Questo indita, no entanto, relativamente simples. Se o consrcio pblico for composto por mais de trs entes polticos, os limites do quadro-resumo das modalidades concorrncia, TP e convite, triplicaro. Logo, se o convite tem o limite regra de R$ 80.000,00, para servios que no de engenharia, suficiente a multiplicao por trs, R$ 240.000,00, portanto.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 61 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4

Sem consrcio com entes polticos Modalidade Obras e Servios de engenharia At 150 mil At 1500 mil Acima de 1500 mil Compras e servios, que no de engenharia At 80 mil At 650 mil Acima de 650 mil

Consrcio mais de 3 entes polticos (3x) Obras e Servios de engenharia At 450 mil At 4500 mil Acima de 4500 mil Compras e servios, que no de engenharia At 240 mil At 1950 mil Acima de 1950 mil

Convite TP Concorrncia

Gabarito: alternativa D. 25) (2010/FCC ALESP Tcnico Administrativo) Na contratao de obras e servios de engenharia, a tomada de preo adotada para valores (A) at R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais). (B) acima de R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais). (C) at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). (D) at R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). (E) at R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais). Comentrios: Concorrncia, obrigatria para valores superiores a R$ 1500 mil. TP, compreendida entre os valores compreendidos entre R$ 150 mil e R$ 1500 mil. E, finalmente, o Convite, para valores no superiores a R$ 150 mil. Esses valores so vlidos para obras e servios de engenharia. Obras e Servios de engenharia At 150 mil At 1500 mil Acima de 1500 mil Compras e servios, que no de engenharia At 80 mil At 650 mil Acima de 650 mil

Modalidade Convite TP Concorrncia

Gabarito: alternativa A.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 62 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 26) (2009/FGV TJ/PA Juiz Substituto de Carreira) Se um rgo do Estado deseja celebrar contrato, mediante licitao, objetivando a execuo de um servio de engenharia, poder adotar a modalidade tomada de preos at o valor de R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais), de acordo com o art. 23, I, b, da Lei Federal 8666/93. Um consrcio pblico com trs entes poder adotar a mesma modalidade de licitao para contratar servio de engenharia at o limite de: a) R$ 750.000,00. b) R$ 1.000.000,00. c) R$ 1.500.000,00. d) R$ 3.000.000,00. e) R$ 4.500.000,00. Comentrios: Questo de fixao. Consrcios pblicos com at trs entes, os limites sero duplicados. A banca foi at bacana, pois indicou o limite de R$ 1.500.000,00, logo resta-nos a multiplicao, R$ 3.000.000,00, portanto.
Sem consrcio com entes polticos Modalidade Obras e Servios de engenharia At 150 mil At 1500 mil Acima de 1500 mil Compras e servios, que no de engenharia At 80 mil At 650 mil Acima de 650 mil Consrcio at 3 entes polticos (2x) Obras e Servios de engenharia At 300 mil At 3000 mil Acima de 3000 mil Compras e servios, que no de engenharia At 160 mil At 1300 mil Acima de 1300 mil

Convite TP Concorrncia

Gabarito: alternativa D. 27) (2007/FGV - FNDE Especialista) Considere as seguintes afirmativas acerca da licitao na modalidade prego, nos termos da Lei 10.520/02: I. O prazo fixado para a apresentao das propostas, contado a partir da publicao do aviso, no ser inferior a 5 (cinco) dias teis. II. No curso da sesso, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preos at 20% (vinte por cento) superiores quela podero fazer novos lances verbais e sucessivos.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 63 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 III. A fase de habilitao, consistente na verificao, pelo pregoeiro, dos documentos apresentados pelas proponentes para verificao das condies fixadas no edital, ocorre previamente fase de ordenao das ofertas. Assinale: a) se todas as afirmativas estiverem corretas. b) se nenhuma afirmativa estiver correta. c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se somente a afirmativa II estiver correta. Comentrios: Ento, faamos nossas anlises sobre o prego. Item I INCORRETO. A banca quis nos confundir, isso porque a publicidade da modalidade de licitao convite de cinco dias teis. J, no prego, a publicidade de, no mnimo, oito dias teis, da a incorreo da alternativa. Prego Convite Demais modalidades Mnimo 8 dias TEIS 5 dias TEIS Dias CORRIDOS

Item II INCORRETO. O prego , de fato, cercado pelo princpio da oralidade, no entanto na fase (etapa) de lances verbais e sucessivos h limitao de at 10% do menor valor proposto, da a incorreo da alternativa. Item III INCORRETO. Uma das grandes peculiaridades do prego, o que, inclusive, imprime-lhe celeridade, a inverso de fases, ou seja, primeiro as propostas so julgadas, depois restringidas habilitao dos documentos da empresa vencedora, da a incorreo do quesito.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 64 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Gabarito: alternativa B. 28) (2010/FCC ICMS/RO-Auditor Fiscal-Trib.Estaduais) Conforme estabelece a Lei no 8.666/93, o prazo mnimo at o recebimento das propostas ou a realizao do evento ser de (A) trinta dias para a concorrncia, quando a licitao for do tipo "melhor tcnica" ou "tcnica e preo". (B) cinco dias teis para a licitao na modalidade convite. (C) trinta dias para a licitao na modalidade concurso. (D) quarenta e cinco dias para tomada de preos, quando a licitao for do tipo "melhor tcnica" ou "tcnica e preo". (E) trinta dias para concorrncia, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral. Comentrios: Vamos identificar os erros. Alternativa A INCORRETA. Quando a licitao envolver critrios tcnicos, o prazo para a apresentao de propostas superior para o critrio menor preo. Assim, enquanto o prazo de 30 dias, na concorrncia, critrio menor preo, o prazo ser de at 45 dias para a tcnica, da a incorreo da alternativa. Ah! Na TP, os prazos so de 15 e de 30, no mnimo, no envolva ou envolva tcnica, nessa ordem. Prazo para apresentao de propostas para os critrios Menor Preo Concorrncia Tomada de Preos 30 dias 15 dias Tcnica 45 dias 30 dias

Modalidade

Alternativa B CORRETA. Questo de fixao. Alternativa C INCORRETA. No concurso o prazo de 45 dias. Ah! No leilo, o prazo de 15 dias. Assim fechamos os prazos de publicidade. Alternativa D INCORRETA. Na TP, como afirmado, o prazo de 30 dias. Alternativa E INCORRETA. Na empreitada integral, o prazo idntico quele adotado quando envolvendo tcnica, logo 45 dias e no 30 dias, como sugerido no quesito.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 65 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Envolver tcnica Mnimo Empreitada Integral Demais casos Gabarito: alternativa B. 29) (2007/FGV - FNDE Especialista) A respeito da licitao na modalidade prego, correto afirmar que: a) no se destina escolha de bens e servios comuns. b) examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caber ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade. c) a autoridade pblica deve exigir dos ofertantes garantia da proposta. d) no possvel a interposio de recurso na esfera administrativa contra o resultado do prego. e) poder ser adotado o critrio de melhor tcnica na escolha da oferta vencedora. Comentrios: Vamos s anlises.

45 dias 30 dias

Alternativa A INCORRETA. O prego tem por objeto a aquisio de bens e de servios comuns, da a incorreo da alternativa. Alternativa B CORRETA. Perfeita nos termos da Lei do Prego.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 66 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Alternativa C INCORRETA. A Lei do Prego nos oferece algumas vedaes, entre as quais, a de exigir garantia de proposta. Ah! Cuidado, porque no h vedao de exigncia de garantia contratual. Alternativa D INCORRETA. Em todas as modalidades, sempre cabvel a interposio de recursos, no entanto, na modalidade prego, temos a peculiaridade de haver apenas uma fase recursal, ocorrendo depois de declarado o vencedor, da a incorreo da alternativa. Alternativa E INCORRETA. No prego, o nico critrio de julgamento o menor preo, da a incorreo da alternativa. Gabarito: alternativa B. 30) (2009/FGV SEFAZ/RJ FISCAL DE RENDAS) Com relao ao prego, fundamentado na Lei n 10.520/02, assinale a alternativa correta. a) modalidade de licitao pblica cujas principais caractersticas procedimentais so a existncia de fase recursal nica e a realizao de habilitao ao final. b) Somente pode ser usado nas compras para entrega imediata, assim entendidas aquelas com prazo de entrega at trinta dias da data prevista para apresentao da proposta. c) No permite que a Administrao Pblica desclassifique propostas sob o argumento da inexequibilidade. d) Admite que o edital exija garantia de proposta. e) Revogou o sistema de registro de preos. Comentrios: A alternativa A est perfeita, vejamos os erros das demais alternativas. Alternativa B O prego tem como objeto a aquisio de bens e de servios comuns, independentemente de a entrega ser imediata ou parcelada. Ver figura na questo anterior. Alternativa C Propostas inexequveis so propostas impraticveis, logo cabe ao pregoeiro, quando da aceitabilidade, verificar se a proposta ou no exequvel. Alternativa D A Lei veda a garantia de proposta. Ver figura na questo anterior. Alternativa E O sistema de registro de preos plenamente aplicvel, inclusive, para a montagem de banco de valores de bens e de servios comuns, o prego tem sido comumente utilizado. Gabarito: alternativa A.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 67 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 31) (2010/FCC - ALESP-Ag.Tc.Leg.Esp.Direito) O procedimento do prego foi institudo com algumas peculiaridades, conforme estabelece a Lei Federal no 10.520, de 17 de julho de 2002. Esta modalidade de licitao (A) permite combinar proposta escrita com lances verbais. (B) admite apenas procedimento. lances verbais, no intuito de acelerar o

(C) no prev fase para apresentao de propostas escritas e de classificao, partindo-se da publicao do edital fase de julgamento, durante a qual tambm so feitos os lances verbais. (D) admitida para aquisio ou venda de bens da Administrao, sendo que neste caso deve ser adotado o critrio do maior preo. (E) permite exigir garantia das propostas apresentadas por escrito, vedada a exigncia para os lances verbais. Comentrios: Alternativa A CORRETA. Perfeito! Alternativa B INCORRETA. O primeiro momento a apresentao de propostas escritas. Depois, o pregoeiro, dentro do percentual de 10% do menor valor apresentado, abre a sesso de lances verbais e sucessivos. Logo incorreto o quesito ao afirmar que h apenas lances verbais. Ver figura na questo 29. Alternativa C INCORRETA. Idem item B. Alternativa D INCORRETA. O prego o que a doutrina chama de leilo s avessas ou leilo reverso. Assim, enquanto no leilo h alienao, no prego h aquisio; enquanto no leilo vence o maior lance, no prego vence o menor preo. Da a incorreo da alternativa.

Alternativa E INCORRETA. No prego, como sobredito, temos algumas vedaes, entre as quais, a exigncia de garantia de PROPOSTA para participar do certame. A lei, no entanto, no veda a garantia CONTRATUAL. Fiquem antenados! Ver figura na questo 29. Gabarito: alternativa A. 32) (2010/SEFAZ/SP APOF) No prego eletrnico, o sigilo em relao identidade do licitante garantido para
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 68 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (A) todos, inclusive o pregoeiro, at a adjudicao do objeto ao licitante vencedor. (B) o pregoeiro, at a etapa de negociao com o autor da melhor oferta, e para os demais licitantes, at a etapa de habilitao. (C) todos, inclusive o pregoeiro, at a etapa de habilitao. (D) todos, inclusive o pregoeiro, at a abertura da sesso pblica. (E) o pregoeiro, at a abertura da sesso pblica, e para os demais licitantes, at a etapa de negociao com o autor da melhor proposta. Comentrios: Questo literal. O sigilo para o pregoeiro at a etapa de negociao com o autor da melhor oferta. J para os demais licitantes, at a etapa de habilitao. Gabarito: alternativa B. 33) (2008/FGV SAD/PE Analista de Controle Interno-Finanas Pblicas) Constituem, respectivamente, tipos de licitao nas modalidades concorrncia / prego: a) melhor tcnica / maior preo. b) tcnica e preo / menor preo. c) menor lance / melhor preo. d) menor preo / melhor tcnica. e) menor oferta / menor lance. Comentrios: Questo de fixao. O tipo de licitao (o critrio de julgamento) o de menor preo para a modalidade de licitao prego, da a correo da alternativa B. Ver figura na questo 29. Gabarito: alternativa B. 34) (2010/FCC TRE/AL ANALISTA JUDICIRIO) De acordo com a Lei no 8.666/93, constituem tipos de licitao, EXCETO na modalidade concurso, dentre outros, (A) empreitada por preo global e empreitada integral. (B) menor preo e tcnica e preo. (C) convite e tomada de preos. (D) execuo direta e execuo indireta. (E) menor preo e tarefa. Comentrios: GABARITA RPIDO A: so tipos de licitao a concorrncia e a tomada de preos? Gabarito: ERRADO. No so tipos, so modalidades.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 69 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Pois . Talvez algum tenha errado esse questionamento, por pura desateno. No pode, gente. Um item em prova de concurso pode ser o paraso. Ou oposto disso...Ento, por favor, ateno em prova, ok? Vamos para o que interessa: os tipos. Como tivemos a oportunidade de estudar, o julgamento das propostas ser sempre objetivo, em observncia ao Princpio do Julgamento Objetivo. Nesse sentido, a Comisso de licitao, o responsvel pelo convite, ou o Pregoeiro, deve realiz-lo em conformidade com os tipos de licitao, os critrios previamente estabelecidos no ato convocatrio e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferio pelos licitantes e pelos rgos de controle (art. 45 da Lei n 8.666/1993). Aqui, uma observao extremamente relevante. A adoo de um tipo no impede que a Administrao lance mo de critrios ACESSRIOS, de maneira a aferir a adequada capacidade de o licitante executar as obrigaes advindas do contrato futuro. Ento, o instrumento convocatrio pode estabelecer outros critrios de julgamento, que no faro parte do tipo. Um exemplo, a partir do prego. Como aprendido, o prego deve utilizar, obrigatoriamente, o tipo menor preo para definir o vencedor do certame. Esse critrio (o menor preo) definir, ao fim, o vencedor do certame. Mas a Administrao no pode simplesmente desconsiderar alguns outros critrios que lhe serviro para definir o vencedor da licitao, tais como (eventualmente) o perodo de validade do produto adquirido, as condies de garantia do produto/servio, at mesmo a apresentao (embalagem) do produto, em alguns, podem ser extremamente importantes para definir o vencedor. Notem, todavia, que esses critrios ACESSRIOS no constituem o tipo, que critrio FUNDAMENTAL para definio do vencedor, mas sero levados em considerao quando do julgamento. Os tipos de licitao (que no se confundem com as modalidades) esto previstos no 1 do art. 45 e compreendem quatro categorias, que j falamos at. Mas l vai de novo, pois a repetio leva perfeio: (a) menor preo quando o critrio de seleo da proposta mais vantajosa para a Administrao determinar que ser vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificaes do edital ou convite e ofertar o menor preo; (b) de melhor tcnica; (c) de tcnica e preo; e (d) de maior lance ou oferta nos casos de alienao de bens ou Concesso de Direito Real de Uso.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 70 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4

Gabarito: alternativa B. 35) (2010/FCC - TRE/AM- TEC.Jud-Administrativa) Dentre os tipos de licitao, incluem-se: (A) concorrncia, convite e tomada de preos. (B) empreitada por preo global, empreitada por preo unitrio e tarefa. (C) menor preo, convite e tarefa. (D) melhor tcnica, menor preo e tcnica e preo. (E) prego, leilo e concurso. Comentrios: Questo de fixao. O nico item com critrios de julgamento a alternativa D, isso porque nos demais itens h modalidades, o que os tornam incorretos. Ah! No item B, h formas de execuo dos servios. Ver figura na questo anterior. Gabarito: Alternativa D 36) (2010/FCC TER/AL TCNICO ADMINISTRATIVO) NO se incluem dentre as modalidades de licitao previstas na Lei no 8.666/93, a de (A) leilo, a de concurso e a de menor preo. (B) menor preo, a de convite e a de leilo. (C) concorrncia, a de concurso e a de convite. (D) melhor tcnica, a de convite e a de tcnica e preo. (E) menor preo, a de melhor tcnica e a de tcnica e preo.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 71 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Comentrios: Questo de fixao. Suficiente procurar a alternativa em que h apenas tipos de licitao. Ver figura na questo 34. Gabarito: alternativa E. 37) (2010/SEFAZ/SP APOF) O Estado pretende instaurar, concomitantemente, diferentes processos licitatrios para a construo de diversas penitencirias e, considerando o pequeno nmero de potenciais licitantes, possui o fundado receio de que alguns acabem vencendo vrios certames e, uma vez contratados, no consigam executar o objeto, inclusive em face de compromissos anteriormente assumidos. Diante desse cenrio, para preservar o interesse pblico e com base na legislao aplicvel, os editais podem prever a (A) exigncia de apresentao da relao dos compromissos assumidos pelo licitante que importem diminuio da sua capacidade operativa ou absoro de disponibilidade financeira. (B) exigncia de comprovao de patrimnio lquido ou faturamento de, no mnimo, 10% do objeto licitado. (C) garantia de execuo do contrato, sob a modalidade cauo, seguro ou fiana bancria, limitada a 20% do objeto licitado. (D) garantia de proposta, sob a modalidade cauo, seguro ou fiana bancria, limitada a 20% do objeto licitado. (E) exigncia de apresentao de atestados de fornecedores e de clientes, informando a boa situao financeira do licitante. Comentrios: A preocupao da Administrao no diz respeito qualificao econmico-financeira. Perceberam? Ao contrrio disso, a Administrao est temerosa com o fato de as empresas no terem capacidade tcnico-operacional. Com efeito, a melhor sada medir sua efetiva capacidade operativa, exatamente nos termos da alternativa A. Gabarito: alternativa A. 38) (2010/FCC TCE/SP - Aux.Fiscal.Financeira II) A habilitao preliminar, a inscrio em registro cadastral, a sua alterao ou cancelamento, e as propostas sero processadas e julgadas por comisso permanente ou especial de, no mnimo, (A) 6 membros, sendo pelo menos 3 deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos rgos da Administrao responsveis pela licitao.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 72 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (B) 9 membros, sendo pelo menos 5 deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos rgos da Administrao responsveis pela licitao. (C) 7 membros, devendo todos serem servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos rgos da Administrao responsveis pela licitao. (D) 5 membros, devendo todos serem servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos rgos da Administrao responsveis pela licitao. (E) 3 membros, sendo pelo menos 2 deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos rgos da Administrao responsveis pela licitao. Comentrios: E viva a literalidade! Excetuado o prego, em que h pregoeiro e no comisso. Excetuado o convite, que pode ser conduzido por um nico servidor, em pequenas unidades administrativas em que o nmero de servidores exguo. Importa observar que as comisses so formadas por, no mnimo, trs membros, da a correo do item E.

Gabarito: alternativa E. 39) (2008/FGV TCM/RJ Auditor) Os pareceres jurdicos emitidos sobre editais de licitao possuem carter: a) opinativo. b) discricionrio. c) vinculativo.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 73 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 d) facultativo. e) orientador. Comentrios: Simplesmente excelente! Um candidato padro marcaria a alternativa A, isso porque os pareceres so costumeiramente atos enunciativos, logo, opinativos e no vinculantes. No entanto, na viso do Supremo Tribunal Federal (STF), os pareceres jurdicos emitidos acerca dos editais so vinculantes, da a correo da alternativa C. Gabarito: alternativa C. 40) (2009/FGV TJ/PA Juiz Substituto de Carreira) Aps a devida publicao do aviso de uma Concorrncia Pblica, do tipo melhor tcnica, contendo o resumo do edital, o certame licitatrio poder ser realizado pela Administrao Pblica, de acordo com a Lei Federal 8666/93, em: a) 10 dias. b) 10 dias teis. c) 15 dias teis. d) 30 dias. e) 60 dias. Comentrios: Como sobredito, a modalidade de licitao concorrncia, a depender do tipo de licitao, tem variados prazos de publicidade. Quando o critrio for o de menor preo, o prazo de, no mnimo, 30 dias (corridos). J para o critrio de tcnica, o prazo de, no mnimo, 45 dias (corridos). Logo, em atendimento ao comando da questo (critrio de tcnica), cabe-nos encontrar um prazo igual ou superior a 45 dias, da a correo da alternativa E. Prazo Mnimo para apresentao de propostas para os critrios Menor Preo Concorrncia Tomada de Preos Gabarito: alternativa E.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 74 de 98

Modalidade

Tcnica 45 dias corridos 30 dias

30 dias corridos 15 dias

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 41) (2008/FGV PE - Analista em Gesto Administrativa) Aps a devida publicao de um aviso de licitao na modalidade concurso, contendo o resumo do edital, a Administrao Pblica poder, de acordo com a Lei Federal n 8666/93, realizar o certame em: a) 5 dias teis. b) 15 dias. c) 15 dias teis. d) 30 dias. e) 50 dias teis. Comentrios: Questo de fixao. O prazo de publicidade para o concurso de, no mnimo, 45 dias (corridos), logo, devemos encontrar a alternativa com prazo igual ou maior do que 45 dias, da a correo da alternativa E. Ver figura na questo 23. Gabarito: alternativa E. 42) (2010/FCC - TRE/AM- TEC.Jud-Administrativa) Quando h impossibilidade jurdica de licitao para contratao de um determinado servio, estamos diante de caso de (A) dispensa de licitao. (B) inexigibilidade de licitao. (C) licitao dispensada. (D) licitao dispensvel. (E) inexequibilidade de licitao. Comentrios: Finalmente, um dos assuntos mais temidos por muitos dos nossos amigos concursandos em provas: as contrataes diretas, por dispensa ou por inexigibilidade. A questo, ora examinada, trata da inexigibilidade. Vejamos o que informa o inc. I do art. 25: Art. 25. inexigvel a licitao quando inviabilidade de competio, em especial: houver

I - para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca, devendo a comprovao de exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 75 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Essa situao acima relativamente simples, uma vez que, se o fornecedor exclusivo, no h como se exigir licitao, no ? Questo interessante licitaes. diz respeito indicao de marcas em

No inciso transposta, h uma singela vedao de preferncia por marcas. E a razo simples: o poder pblico compra produtos e no marcas. Assim, a aquisio de canetas e no daquela marca famosa de canetas... J o inc. II do art. 25 diz: II - para a contratao de servios tcnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao; Por fim, o ltimo caso de inexigibilidade: a contratao de artista consagrado. Vamos para o inciso III do art. 25, ento: III - para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 76 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Muita gente se pergunta por que a contratao de artistas hiptese de INEXIGIBILIDADE e no de dispensa de licitao. fcil entender, quando se pensa a respeito. Imagina uma licitao assim: A Unio informa a todos os artistas consagrados que faz uma licitao alusiva a show a ser realizado em Braslia, para comemorao do aniversrio da Repblica. Para tanto, recebe proposta e realiza os devidos testes auditivos no Ministrio da Cultura no dia XX de 2010. Os licitantes: Caetano; CPM22; Capital Inicial; Zez di Camargo, e, para fechar o rol dos licitantes BANDA CALYPSO! Que beleza, hein? Agora, diz a: como que voc vai fazer competir esse pessoal todo? IMPOSSIVEL! Por isso que, quando arte, a hiptese de INEXIGIBILIDADE e no de dispensa! A partir de agora, por praticidade, aconselhamos a guarda de apenas trs casos de inexigibilidade, apesar de o rol ser exemplificativo, afinal o rol da licitao dispensvel enorme. Gabarito: alternativa B. 43) (2010/FCC ALESP-Ag.Tc.Leg.Esp.Direito) Determinada empresa estatal ser submetida operao de venda de controle acionrio, mostrando-se necessria a contratao de servios tcnicos de auditoria e prospeco de mercado, para apurao da liquidez e valor dos bens. Pretende-se contratar empresa renomada para tanto, o que poderia ser viabilizado por meio de instaurao de procedimento especfico para a declarao de (A) inexigibilidade de licitao, bastando, para tanto, a demonstrao de notria especializao. (B) dispensa de licitao, uma vez demonstrada que a necessidade de atendimento da finalidade especfica condicionante da contratao da empresa determinada. (C) inexigibilidade de licitao, com a comprovao de consagrao pelo setor especializado. (D) dispensa de licitao, uma vez demonstrada a notria especializao e desde que o valor no ultrapasse o limite legalmente estabelecido para a contratao de obras e servios sob a modalidade de convite (R$ 150.000,00). (E) inexigibilidade de licitao, com a demonstrao da notria especializao da contratada e da singularidade do servio a ser prestado. Comentrios: Ento, seguiram o conselho? Enfim, memorizaram os trs casos de inexigibilidade? Se positivo, a resposta marcada item E. Parabns. Ver figura na questo anterior. Gabarito: alternativa E.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 77 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 44) (2010/FCC - TRE/AM- ANAL.Jud-JUDICIRIA) De acordo com a Lei no 8.666/93, inexigvel a licitao (A) para a aquisio de bens destinados exclusivamente a pesquisa cientfica e tecnolgica com recursos concedidos pela CAPES, FINEP, CNPq ou outras instituies de fomento a pesquisa credenciadas pelo CNPq para esse fim especfico. (B) para o fornecimento de bens e servios, produzidos ou prestados no Pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. (C) na celebrao de contrato de programa com ente da Federao ou com entidade de sua administrao indireta, para a prestao de servios pblicos de forma associada nos termos do autorizado em contrato de consrcio pblico ou em convnio de cooperao. (D) para a celebrao de contratos de prestao de servios com as organizaes sociais, qualificadas no mbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gesto. (E) para a aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca. Comentrios: Ficou fcil no? Monoplio ou fornecedor exclusivo acarreta a inviabilidade de competio, da a correo da alternativa E. Ver figura na questo 42. Gabarito: alternativa E. 45) (2006/FGV/SEFAZ-MS/Analista) Segundo a Lei 8.666/93 e suas atualizaes, analise as afirmativas a seguir: Dentre outros casos, dispensvel a licitao: I. nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem; II. quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas; III. para as compras de material de uso pelas Foras Armadas, incluindo materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronizao requerida pela estrutura de apoio logstico dos meios navais, areos e terrestres, mediante parecer de comisso instituda por decreto. Assinale: a) se nenhuma afirmativa for verdadeira.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 78 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 b) se apenas as afirmativas I e II forem verdadeiras. c) se apenas as afirmativas I e III forem verdadeiras. d) se apenas as afirmativas II e III forem verdadeiras. e) se todas as afirmativas forem verdadeiras. Comentrios: De pronto, observamos que existem duas espcies de dispensa de licitao (forma de contratao direta, contratao sem licitao). A primeira a denominada licitao dispensada (art. 17 Licitaes), a qual ocorre quando a prpria lei estabelece os que a licitao ser dispensada, no havendo, portanto, de discrio por parte do agente pblico. Entenda-se: a DISPENSADA ATO VINCULADO. da Lei de casos em margem licitao

A segunda reconhecida como licitao dispensvel (art. 24 da LLC), ou seja, toda aquela que a Administrao pode dispensar, se assim lhe convier. Vale dizer, LICITAO DISPENSVEL ATO DISCRICIONRIO.

A questo ora em anlise trata de licitao dispensvel. Como se disse, licitao dispensvel toda aquela que a Administrao pode dispensar, se assim lhe convier, restando as hipteses, para tanto, arroladas no art. 24 do Estatuto de Licitaes. A licitao dispensvel (art. 24) dividida esquematicamente em quatro espcies: I Em razo do valor: por exemplo, limite de isentar a licitao em 20% da modalidade convite (R$ 16.000 e R$ 30.000,00) para compras, obras e servios contratados por SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA; EMPRESA PBLICA; AGNCIAS EXECUTIVAS; e CONSRCIOS PBLICOS. II Em razo da situao: exemplo da licitao deserta, quando no comparecem interessados e a licitao no puder ser
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 79 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 repetida sem prejuzo para a administrao, oportunidade em que as condies do edital devem ser repetidas no contrato para que a licitao seja considerada deserta, vale dizer, mantidas as condies preestabelecidas. III Em razo do objeto: aquisio de bem destinado EXCLUSIVAMENTE pesquisa cientfica e tecnolgica com recursos concedidos pela CAPES/CNPq ou outras instituies oficiais credenciadas pelo CNPq. IV Em razo da pessoa: exemplo da aquisio de servios por pessoa jurdica de direito pblico interno de bens e servios produzidos por rgo ou entidade que integrem a Administrao Pblica. Porm, a criao desse rgo ou entidade deve ter ocorrido em data anterior Lei 8.666/93.

Passemos anlise dos itens: I CORRETO. o que estabelece o art. 24, inc. III, da Lei. II CORRETO. O enunciado traduz o que a doutrina denomina licitao deserta ou frustrada (art. 24, inc. V). O nome em si j denuncia seu significado. O termo deserto diz respeito ausncia de. Nos termos da Lei, ocorre a licitao deserta quando no comparecem interessados e a licitao no puder ser repetida sem prejuzo para a administrao, oportunidade em que as condies do edital devem ser repetidas no contrato para que a licitao seja considerada deserta, vale dizer, mantidas as condies preestabelecidas. Pedimos ao amigo concursando que no confunda a licitao deserta com a fracassada, essa distino uma das pegadinhas favoritas das Bancas, principalmente da FCC. Na licitao fracassada, todos os licitantes foram ou inabilitados ou todas as propostas foram desclassificadas, situao em que a Administrao, se entender pela dispensa da licitao, dever fixar o prazo de oito dias teis para que os licitantes apresentem novas proposta, livres (escoimadas) das causas da desclassificao. Caso nessa segunda chamada, mais uma vez, ningum for
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 80 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 habilitado/classificado, a licitao se torna dispensvel. MAS, ATENO: AO CONTRRIO DA LICITAO DESERTA, NA LICITAO FRACASSADA COMPARECEM INTERESSADOS, OS QUAIS, CONTUDO, FORAM TODOS INABILITADOS/DESCLASSIFICADOS.

No caso de CONVITE, o prazo de oito dias teis na licitao fracassada pode ser reduzido para trs dias teis (art. 48, 3, 8.666/93). Ressalte-se que a adjudicao direta dos bens ou servios ser admitida, desde que por valor no superior ao constante do registro de preos, ou dos servios. Licitao Fracassada Demais Modalidades Convite Prazo Mnimo para apresentao de propostas 8 dias 3 dias

Notaram a diferena? Enquanto na deserta, as empresas no comparecem; na fracassada, comparecem, porm, no h propostas vlidas a serem escolhidas pela Administrao. III INCORRETO. Nos termos do art. 24, inc. XIX, vedada a aquisio direta de materiais de uso pessoal e administrativo das foras armadas. Toda a redao restante est correta. Gabarito: alternativa B. 46) (2010/SEFAZ/SP APOF) Instaurado procedimento licitatrio, na modalidade concorrncia, todos os licitantes restaram inabilitados. Diante de tal situao, a Administrao (A) poder fixar aos licitantes prazo adicional, previsto em lei, para apresentao de nova documentao. (B) dever anular a licitao e rever as exigncias de habilitao. (C) poder revogar a licitao, desde que identifique a existncia de exigncias de habilitao em desacordo com a previso legal correspondente.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 81 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (D) considerar a licitao deserta, ficando impedida de renovar o procedimento no prazo de noventa dias. (E) poder instaurar novo procedimento, desde que altere as condies de habilitao. Comentrios: Questo de fixao. No caso de licitao fracassada, o primeiro passo, antes da contratao direta, abertura de oito dias para que as empresas corrijam os vcios. Agora, mantidos os vcios, faculta-se Administrao a contratao direta, da a correo da alternativa A. Ah! S mais um detalhe: no caso de CONVITE, o prazo pode ser reduzido para trs dias teis. Ressalte-se que a adjudicao direta dos bens ou servios ser admitida, desde que por valor no superior ao constante do registro de preos. Licitao Fracassada Demais Modalidades Convite Gabarito: alternativa A. 47) (2010/FCC TJ/MS JUIZ SUBSTITUTO) O Estado promoveu regular licitao para contratao de empresa para realizar a manuteno de informtica das escolas estaduais de ensino fundamental. Ao final do processo, mas antes da homologao da licitao, adveio orientao do Ministrio da Educao (MEC) para que o ensino fundamental fosse municipalizado por meio da celebrao de convnio com o Estado. O Estado entendeu oportuna a orientao do MEC e deu incio celebrao de convnios para municipalizao do ensino. No que concerne a licitao, entendeu por bem (A) anul-la, uma vez que a deciso do MEC eivou o procedimento de vcio de ilegalidade superveniente. (B) revog-la, uma vez que no se mostrava mais conveniente e oportuna a realizao da despesa, porque a obrigao da manuteno seria oportunamente assumida pelos municpios quando da celebrao dos convnios. (C) mant-la, homologando o resultado e adjudicando o objeto ao vencedor, uma vez que os municpios, celebrados os respectivos convnios, sucederiam o Estado na contratao. (D) anul-la, na medida em que no se mostrava mais oportuna e conveniente a contratao.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 82 de 98

Prazo Mnimo para apresentao de propostas 8 dias 3 dias

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (E) suspend-la, para que os Municpios, aps a celebrao dos respectivos convnios, pudessem optar entre a obrigao de finalizar o procedimento ou anular a licitao. Comentrios: Se h vcio, ilegalidade, a Administrao ANULA. Se o ato legal, mas se tornou inconveniente, a Administrao REVOGA. Ento, temos um caso de anulao ou de revogao? Certamente no h vcio, logo um caso de revogao, restando-nos a alternativa B.

Gabarito: alternativa B. 48) (2008/FGV - Senado Federal - Advogado) Das afirmativas a seguir, uma est errada. Assinale-a. a) Pode ser dispensada a licitao para a contratao de servios que se destinem a atender aos contingentes militares das Foras Singulares brasileiras voltadas a operaes de paz no exterior. b) O novo convite que tenha objeto idntico ao do convite anterior s exige a participao de outro interessado, havendo mais de 3 (trs) interessados na praa, no caso de existirem cadastrados no convidados nas ltimas licitaes. c) Todas as hipteses de inexigibilidade de licitao, sem exceo, devem ser devidamente justificadas e comunicadas autoridade superior competente dentro de 3 (trs) dias, para ratificao e publicao na imprensa oficial no prazo de 5 (cinco) dias. d) Uma vez habilitados os participantes numa tomada de preos, poder ocorrer a desclassificao de um ou alguns deles quando as propostas estejam dissonantes do ato convocatrio da licitao, ou quando nelas constarem preos com valor global acima do limite estabelecido ou com valores manifestamente inexeqveis. e) Por fora do princpio da unicidade do julgamento, a Comisso de Licitao, na respectiva sesso, deve conceder aos candidatos inabilitados, logo aps a abertura das propostas dos habilitados, a oportunidade de recorrer contra a inabilitao e apresentar suas razes de recurso. Comentrios: Questo de fixao, ressalvada alternativa E, por acaso, incorreta.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 83 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Distintamente da Lei do Prego, que s admite uma fase recursal, a Lei de Licitaes garante, para todas as fases, interposio de recurso. De acordo com a LLC, os recursos tm, de regra, efeito apenas devolutivo (devolver a matria ao julgador para reapreciao), no entanto, a prpria Lei abre exceo para as fases de habilitao e de julgamento, isso porque os recursos contra tais fases so de efeito suspensivo, logo, havendo a interposio de recurso contra a fase de habilitao, impossvel a abertura das propostas, enquanto no julgados o recurso, da a incorreo da alternativa E.

Gabarito: alternativa E. 49) (2006/FGV/SEFAZ-MS/Analista) Com base no artigo 26 da Lei 8.666/93 e suas atualizaes, o processo de dispensa, de inexigibilidade ou de retardamento, previsto nesse artigo, ser instrudo, no que couber, com os seguintes elementos, exceo de um. Assinale-o. a) caracterizao da situao emergencial justifique a dispensa, quando for o caso. ou calamitosa que

b) declarao de co-responsabilidade em caso de superfaturamento. c) documento de aprovao dos projetos de pesquisa aos quais os bens sero alocados d) justificativa do preo e) razo da escolha do fornecedor ou executante Comentrios:
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 84 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Nos termos do art. 26, o processo de dispensa, de inexigibilidade ou de retardamento, previsto neste artigo, ser instrudo, no que couber, com os seguintes elementos: I - caracterizao da situao emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso; II - razo da escolha do fornecedor ou executante; III - justificativa do preo. IV - documento de aprovao dos projetos de pesquisa aos quais os bens sero alocados. A partir do dispositivo, o item fica fcil: s a alternativa B no se encontra na lei como requisito para a dispensa. Essa foi moleza. Vamos em frente. Gabarito: alternativa B. 50) (2002/FGV/ADMINISTRADOR/MP-AM) Para aquisio de um bem no valor de R$ 50.000,00 (cinqenta mil reais), num caso de calamidade pblica, a licitao : a) obrigatria b) dispensada c) dispensvel d) inexigvel e) exigvel Comentrios: Em prvia anlise ao item, gostaramos de reproduzir um quadro de valores das trs modalidades comuns de licitao (art. 23): Obras e Servios de engenharia At 150 mil At 1500 mil Acima de 1500 mil Compras e servios, que no de engenharia At 80 mil At 650 mil Acima de 650 mil

Modalidade Convite TP Concorrncia

Um matemtico convidado a opinar sobre o quadro acima o traduziria: a TP contm o Convite, e a Concorrncia contm a TP e o Convite. Em outros termos, o Convite um subconjunto da TP, que, por sua vez, est contida na Concorrncia. Tanto isso verdade que a Lei, em seu art. 23, 4, dispe: Nos casos em
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 85 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 que couber convite, a Administrao poder utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia. Por exemplo: a Administrao precisa adquirir novos livros para sua biblioteca, no valor estimado de R$ 79.000,00. Bom, ao procurarmos na tabela, percebemos que pode a Administrao utilizar-se do convite, contudo, no fica impedida de utilizar-se da TP e, ainda, da Concorrncia.

Ou seja, pode-se entender a tabela que apontamos acima com uma seta de cabe ao lado. Mais ou menos assim: onde cabe convite, cabe o que estiver em cima (a tomada de preos e a concorrncia). A recproca no verdadeira, uma vez que se bater no teto do convite, no cabe mais esta modalidade. Vale o mesmo para a tomada de preos: bateu no teto, no cabe mais. A concorrncia , portanto, a mais universal destas trs modalidades, cabendo no maior nmero de hipteses possvel (no h um teto mximo, por assim dizer, mas sim um limite mnimo de obrigatoriedade). Por oportuno, antecipamos que: I) nem todas as modalidades tm sua utilizao definida a partir do valor estimado da licitao, mas s as comuns (concorrncia, tomada de preos e convite so vistas como comuns pela doutrina, pois tem fases muito prximas comuns, portanto). Por exemplo, o concurso (no o de servidores, mas a modalidade de licitao) definido em razo de seu objeto: escolha de trabalhos tcnicos, artsticos ou cientficos, sem se atrelar o uso desta modalidade a valor (art. 22, 4, da Lei n 8.666/93); II) bom lembrar que em at 10% do valor mximo para os convites (80 mil para compras e servios em geral e 150 mil, para obras e servios de engenharia) a licitao dispensvel (incisos I e II do art. 24 da Lei 8.666/93), sendo tal limite majorado em 100% para sociedades de economia mista, empresas pblicas, agncias executivas e consrcios pblicos (pargrafo nico do art. 24 da LLC); III) as regras para alienao de bens, pela sua importncia, sero tratadas em separado. Mas, desde logo, destacamos que s h
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 86 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 duas modalidades de licitao concorrncia e o leilo; aplicveis s alienaes: a

IV) o prego para a Unio modalidade DE UTILIZAO OBRIGATRIA, desde que se trate de bens e servios comuns. Nesse sentido, dispe os arts. 1 e 4 do Decreto 5.450/2005. No caso de consrcios pblicos, aplicar-se- o dobro dos valores mencionados no caput deste artigo quando formado por at 3 (trs) entes da Federao, e o triplo, quando formado por maior nmero.. Assim, a tabela que expomos ter seus valores duplicados ou dobrados, no caso de consrcios pblicos. O amigo se questiona do motivo da reproduo de to extensa explicao. Isso decorre primeiro porque em se tratando de concurso, quanto maior nosso contedo, maiores so nossas chances de classificao; segundo, porque os limites de dispensa de licitao em razo do valor tomam por base os valores da modalidade de licitao convite, seno vejamos. Licitao dispensvel em razo do valor 10% da modalidade convite (art. 24, I e II): a) at R$ 15.000,00 para obras e servios de engenharia (art. 23, I, a, do Estatuto de Licitaes), e b) at R$ 8.000,00 (art. 23, II, a, da Lei) para outras compras e servios. Nesse instante, ganha relevo destacar que a aplicao dos limites ora indicados no podem se referir a parcelas de uma mesma obra ou servio ou ainda para obras e servios da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sob pena de FRACIONAMENTO INDEVIDO DE DESPESAS. Ento o amigo leitor se questiona: mas que raios o fracionamento de despesas? O chamado FRACIONAMENTO DE DESPESAS prtica ilcita que consiste em dividir o objeto da contratao em parcelas que permitam a dispensa de licitao ou a realizao desta em modalidade mais simples do que a aplicvel ao valor total do objeto. Por exemplo: Determinada Secretaria de Estado resolve efetuar licitao para a execuo de servios de reforma estrutural em seu edifcio sede, com valor orado em R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Para tanto, realiza uma cotao informal de preos com trs empresas de engenharia e chega concluso que todas elas podem ser contratadas, para execuo conjunta do servio, dividindo amigavelmente suas atribuies. Celebrou, assim, trs contratos com dispensa de licitao em razo do valor, com a empresa A no valor de R$ 14.000,00, com a empresa B no valor de R$ 9.000,00 e com a empresa C
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 87 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 no valor de R$ 7.000,00. A licitao, contudo, no poderia ter sido dispensada porque a soma dos valores no autoriza (o limite de dispensa com base em valor para servios de engenharia at R$ 15.000,00, lembram?). Portanto, em lugar de contratar diretamente, deveria a Secretaria efetuar o procedimento de licitao, por exemplo, com a adoo de convite, nos termos do art. 22, 3, da LLC. Retornemos ao item ora em anlise. Sendo a aquisio no valor de R$ 50.000,00, caberia a aplicao de todas as modalidades de licitao, especialmente o CONVITE, no competindo Administrao dispensar a licitao em razo do valor. No entanto, como vimos, a calamidade pblica uma das hipteses que autorizam a dispensa de licitao, o que torna correto o item C. Gabarito: alternativa C. 51) (2010/FCC CASA CIVIL EXECUTIVO PBLICO) Nos termos da Lei no 8.666/93, que trata das licitaes e contratos administrativos, correto afirmar que (A) nos casos em que couber convite, a Administrao poder utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia. (B) qualquer modificao no edital exige nova divulgao, por forma igual ou diversa da que se deu o texto original, reabrindo-se novo prazo, ainda que a alterao no afete a formulao das propostas. (C) o prazo mnimo at o recebimento das propostas ou da realizao do evento ser de 15 (quinze) dias para tomada de preos, quando a licitao for do tipo "melhor tcnica" e de 20 (vinte) dias para "tcnica e preo". (D) convite a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. (E) inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial, para a aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos histricos, de autenticidade certificada, desde que compatveis ou inerentes s finalidades do rgo ou entidade. Comentrios: Questo de fixao. No h qualquer erro na Letra A. Vejamos os erros dos demais quesitos. Item B Reabertura de prazo, se a modificao foi essencial. Item C O prazo de, no mnimo, 30 dias. Item D Essa a definio de TP. Item E Esse um caso de licitao dispensvel.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 88 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4

Gabarito: alternativa A. 52) (2007/FGV TJ/PA - Juiz Substituto) Analise as afirmativas a seguir: I. Licitao procedimento administrativo seletivo regido pelos princpios bsicos da Administrao Pblica e pelos princpios da vinculao ao instrumento licitatrio e do julgamento objetivosubjetivo. II. O princpio da obrigatoriedade da licitao deve ser observado pela Administrao Pblica direta e indireta, incluindo as fundaes pblicas e as sociedades de economia mista, de todos os entes federativos. III. H dispensa do procedimento licitatrio quando, apesar da possibilidade de sua realizao, for inconveniente para a Administrao Pblica realiz-lo. H inexigibilidade de licitao quando houver inviabilidade de competio. Assinale: a) se nenhuma afirmativa estiver correta. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Comentrios: O nico item incorreto o I. Que histria essa de julgamento objetivo-subjetivo!? Nesse item a organizadora voou alto! Gabarito: alternativa D. 53) (2008/FGV - MEC - Analista de Processos) Considerando as afirmativas abaixo, assinale a opo correta:

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 89 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 I. inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial para contratao de profissional de qualquer setor artstico, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. II. A determinao das modalidades de licitao para obras e servios de engenharia deve respeitar os seguintes parmetros gerais: convite - at R$ 150.000,00 (cento e cinqenta mil reais); tomada de preos - at R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais); concorrncia: acima de R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais). III. dispensvel a licitao nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem, entre outros casos. a) Nenhuma alternativa est correta b) Todas as alternativas esto corretas c) Esto corretas apenas as alternativas I e II d) Esto corretas apenas as alternativas II e III e) Esto corretas apenas as alternativas I e III Comentrios: Questo de fixao. Todos os quesitos esto corretos. Obras e Servios de engenharia At 150 mil At 1500 mil Acima de 1500 mil Compras e servios, que no de engenharia At 80 mil At 650 mil Acima de 650 mil

Modalidade Convite TP Concorrncia

Gabarito: alternativa B. 54) (2008/FGV SAD/PE Analista de Controle Interno-Finanas Pblicas) A respeito do tema Dispensa / Inexigibilidade de Licitao, analise as afirmativas a seguir. I. dispensvel a licitao na contratao de remanescente de obra, em consequncia de resciso contratual, desde que respeitadas as mesmas condies previstas no edital da licitao anterior e o valor cotado pelo licitante a ser contratado. II. inexigvel a licitao para alienao de bens da Administrao Pblica nos casos de dao em pagamento e investidura.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 90 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 III. dispensada a licitao para o fornecimento de bens e servios, produzidos em outro pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer da comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se todas as afirmativas estiverem correta. e) se nenhuma afirmativa estiver correta. Comentrios: Questo de fixao. Vejamos os erros dos quesitos. Item I INCORRETO. A contratao direta de remanescente deve observar a lista das empresas classificadas na licitao, bem como o valor cotado pelo licitante vencedor originrio e no o licitante a ser contratado. Item II INCORRETO. A dao em pagamento uma forma de alienao pela Administrao, logo, caso de licitao dispensada e no de inexigibilidade.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 91 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 Item III INCORRETO. Excelente quesito! H dois tipos de dispensa de licitao: dispensada e dispensvel. Quando a Administrao demandada (procurada), temos licitao dispensada, no entanto, quando ela que demanda, temos a licitao dispensvel. Percebam que a banca fez inverter os conceitos, da a incorreo da alternativa.

Gabarito: alternativa E. 55) (2008/FGV TJ/MS - Juiz Substituto) Assinale a alternativa correta. a) A Lei 8666/93 prev casos de dispensa de licitao. Os Estadosmembros podem ampliar o rol traado na lei, pois possuem a capacidade de auto-administrao. b) O princpio da oralidade o princpio diferencial do prego em relao s modalidades clssicas de licitao. c) Na inexigibilidade de licitao, esta materialmente possvel, mas, em regra, inconveniente. d) Tomada de Preo a modalidade de licitao adequada a contrataes de grande vulto; apresenta maior rigor formal em seu procedimento, se comparada s outras modalidades licitatrias. e) Os bens imveis da Administrao Pblica cuja aquisio haja derivado de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento podero ser alienados por licitao, sob as modalidades de convite ou leilo. Comentrios: Alternativa A INCORRETA. Ningum duvida de que os Estadosmembros detenham capacidade de autoadministrao, no entanto, sendo a LLC Lei Nacional, h disciplinas que s podem ser legisladas pela Unio, como so os casos de contratao direta, que no podem ser ampliados pelas legislaes locais, da a incorreo da alternativa. Alternativa B CORRETA. Perfeita! Revimos que a modalidade prego tem duas grandes particularidades: a primeira, porque h

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 92 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 inverso de fases; a segunda, devido fase de lances verbais e sucessivos.

Alternativa C INCORRETA. Revimos que, entre as diferenas entre inexigibilidade e dispensa, que, na inexigibilidade, a realizao da licitao impraticvel, haja vista a ausncia de competio. A banca s fez inverter os conceitos, da a incorreo da alternativa. Alternativa D INCORRETA. Grande vulto?! Tomada de Preos?! Fala srio! Grande vulto gera a necessidade da concorrncia, da a incorreo da alternativa. Alternativa E INCORRETA. No caso de dao em pagamento ou de procedimentos judiciais, as modalidades aplicveis so: concorrncia e leilo. Gabarito: alternativa B. 56) (2008/FGV TCM/RJ Procurador) No que tange licitao, assinale a alternativa correta. a) O Municpio do Rio de Janeiro competente para legislar sobre normas especficas de licitao, podendo, de acordo com a sua discricionariedade, dispensar o procedimento licitatrio, em casos especficos, desde que eles estejam expressamente previstos, taxativamente, na norma municipal. b) Na inexigibilidade de licitao, sequer vivel a realizao do certame. Na dispensa da licitao, ela poderia ser realizada, mas a critrio do administrador, pois no exigida. c) Os limites e valor de cada modalidade de licitao, previstos no Estatuto dos Contratos e Licitaes, podem ser adequados aos interesses do Municpio, que, com base em sua competncia constitucional, pode normatizar em sentido diverso do estabelecido na lei nacional.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 93 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 d) A licitao dispensada quando h a realizao de contrato de programa entre consrcio pblico e entidade de administrao direta ou indireta, visando prestao de servio pblico de forma associada, na forma prevista no instrumento do consrcio pblico ou em convnio de cooperao. e) Na modalidade concurso, os princpios da impessoalidade e do julgamento objetivo ficam mitigados, pois prevalece a anlise subjetiva dos trabalhos intelectuais apresentados. Por tal motivo, essa modalidade de licitao foi declarada inconstitucional pela Corte Maior. Comentrios: Questo parcialmente de fixao, isso porque vrios dos temas j foram trabalhados ao longo da presente aula. Por exemplo, revimos que, na inexigibilidade, inexiste competio por razes lgicas, fticas ou jurdicas; enquanto, na dispensa, apesar de a competio ser algo possvel, no conveniente sua realizao (caso de calamidade pblica, por exemplo), da a correo da alternativa B. Vejamos os erros dos demais quesitos.

Alternativa A A LLC norma geral editada pela Unio, apesar disso, como revimos, no h o impedimento de os demais entes polticos legislarem a respeito. Contudo, h assuntos que no podem ser tratados em leis locais, isso porque so temas afetados legislao geral, exemplo dos casos de contratao direta, logo, incorre em inconstitucionalidade a lei municipal ao criar novos casos de dispensa de licitao. Alternativa C Idem item A. Os valores so entendidos por parte da doutrina como norma geral. Alternativa D Excelente quesito! A sutileza da banca foi de morte! Como revimos a licitao dispensada no se confunde com a dispensvel. A licitao para a contratao de contrato de programa um caso de licitao dispensvel e no dispensada (cyonistra essa questo!). Ver figura do item III da questo 54. Alternativa E Essa alternativa evidncia de que nossos examinadores so seres humanos, so normais. Percebam o cansao do examinador, j no tinha mais o que escrever e inventou que, no concurso, podem ser utilizados critrios subjetivos. Isso no possvel, ofensivo ao princpio do julgamento objetivo. Gabarito: alternativa B.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 94 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 57) (2008/FGV TCM/RJ Auditor) Os bens inaproveitveis isoladamente remanescentes de obras pblicas podem ser especificamente alienados ao particular mediante: a) dao em pagamento. b) permuta. c) investidura. d) concesso de domnio. e) legitimao de posse. Comentrios: H dois casos de investidura na LLC: - o primeiro a de bens inaproveitveis isoladamente remanescentes de obras pblicas (alternativa C), desde que no ultrapassem o valor de 50% do limite do convite (R$ 40.000,00) e seja realizada para os imveis lindeiros (leia-se: vizinhos). - o segundo caso a alienao de imveis para fins residenciais construdos nos ncleos urbanos anexos a usinas hidreltricas, desde que no reversveis e dispensveis na fase de operao. Gabarito: alternativa C. 58) (2010/FCC TER/AL TCNICO ADMINISTRATIVO) Sobre as hipteses de dispensa e inexigibilidade de licitao previstas na Lei de Licitaes (Lei no 8.666/93), considere: I. dispensvel a licitao para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca. II. dispensvel a licitao para o fornecimento de bens e servios, produzidos ou prestados no Pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional. III. dispensvel a licitao para a celebrao de contratos de prestao de servios com as organizaes sociais, qualificadas no mbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gesto. IV. inexigvel a licitao na contratao realizada por empresa pblica ou sociedade de economia mista com suas subsidirias e controladas, para a aquisio ou alienao de bens, prestao ou obteno de servios, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado. V. inexigvel a licitao para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Est correto o que se afirma APENAS em
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 95 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (A) I e II. (B) I, III e V. (C) II, III e V. (D) II, IV e V. (E) III e IV. Comentrios: Esto corretos os itens II, III e V. Vejamos o porqu de os itens I e IV acharem-se incorretos. Item I Viram que d certo. Foi s guardar os trs casos de inexigibilidade. O caso de inexigibilidade e no de dispensa. Item IV Vocs sequer precisam saber, pois como guardaram os casos de inexigibilidade, sabem tratar-se de algo distinto da inexigibilidade, no verdade? Ah! Temos a um caso de licitao dispensvel.

Gabarito: alternativa C. 59) (2010/SEFAZ/SP APOF) De acordo com a Lei no 8.666/93, a licitao inexigvel para (A) situaes de emergncia ou grave comoo social, devidamente comprovadas.
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 96 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (B) contratao de qualquer profissional do setor artstico, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. (C) alienao e aquisio de obras de arte. (D) compra ou locao de imveis destinados s atividades da Administrao. (E) contratao de servios de publicidade, desde que comprovada a notria especializao do contratado. Comentrios: No precisa falar mal! O nico caso de inexigibilidade est no item B. Ver figura na questo anterior. Gabarito: alternativa B. 60) (2010/FCC ALESP - Procurador) A dispensa de licitao hipteses em que houver impossibilidade de

(A) incide nas competio.

(B) caracteriza-se pela circunstncia de que, em tese, poderia ser realizado o procedimento, mas que, dadas as peculiaridades do caso, o legislador decidiu no torn-lo obrigatrio. (C) pode ocorrer fora das hipteses previstas na lei, desde que a autoridade competente fundamente a sua deciso. (D) possvel, dentre outras hipteses, para a aquisio de materiais, equipamentos ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo. (E) para a contratao de artista exige que ele seja consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Comentrios: Alternativa A Impossibilidade de competio tpica da inexigibilidade. Alternativa B Perfeito. Alternativa C O rol da dispensa exaustivo. Alternativa D De novo?! Fala srio, este inexigibilidade. Ver figura na questo 58. um caso de

Alternativa E Nem sonhando! Trata-se de inexigibilidade. Ver figura na questo 58. Gabarito: alternativa B. 61) (2010/SEFAZ/SP APOF) De acordo com a Lei Federal no 8.666/93, a Administrao est autorizada a dispensar o prvio procedimento licitatrio nos casos de (A) alienao de bens mveis, de qualquer valor, e imveis de at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).
Prof. Cyonil Borges www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 97 de 98

Direito Administrativo para TRE/SP Prof Cyonil Borges Aula 4 (B) guerra ou grave perturbao da ordem. (C) contratao de servios de publicidade e propaganda. (D) aquisio de bens produzidos por um nico fabricante, facultada a escolha de marca de preferncia da Administrao. (E) compras ou servios com valor mximo de R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Comentrios: Primeiro vamos afastar os itens de inexigibilidade, no caso, alternativas C e D. Agora, vamos nos lembrar dos limites de dispensa em razo do valor, no caso, at 8 mil e at 15 mil, conforme o caso. Assim, afastamos as alternativas A e E, nesse ltimo caso porque para as compras e servios, que no sejam de engenharia, o limite de at R$ 8 mil e no R$ 15 mil.

Modalidade Convite TP Concorrncia

Obras e Servios de engenharia At 150 mil At 1500 mil Acima de 1500 mil

Compras e servios, que no de engenharia At 80 mil At 650 mil Acima de 650 mil

Gabarito: alternativa B. Pois bem, pessoal, chegamos ao fim de mais uma aula. Abrao a todos e boa semana de estudos. Cyonil Borges.

Prof. Cyonil Borges

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 98 de 98

You might also like