You are on page 1of 19

Wallace e a origem do homem: suas concepes e as interpretaes historiogrficas

Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira Viviane Arruda do Carmo


Resumo: Este artigo mostra algumas opinies do naturalista Alfred Russel Wallace sobre a origem do homem, desenvolvidas durante sua carreira. Discute o impacto gerado por suas consideraes sobre o tema, entre 1869 e 1870, e a atitude da comunidade acadmica em relao ao espiritualismo, desde que esse tpico controverso foi intrinsecamente relacionado s opinies de Wallace. Esses pontos so relevantes para analisar criticamente alguns aspectos do trabalho historiogrfico produzido por Malcom Kottler. Palavras-chave: Wallace, Alfred Russel; espiritualismo; evoluo; origem do homem Wallace and the origin of man: his views and historical interpretations Abstract: This paper shows some views advanced by the naturalist Alfred Russel Wallace on the origins of man during his career. It discusses the impact generated by his remarks on the subject between 1869 and 1870, and the attitude of the academic community in relation to spiritualism, since this controversial topic was intrinsically related to Wallaces views. These points are relevant to critically analyze some aspects of the historiographical work produced by Malcolm Kottler. Keywords: Wallace, Alfred Russel; spiritualism; evolution; origin of man

Filosofia e Histria da Biologia, v. 2, p. 227-244, 2007.

Wallace e a origem do homem: suas concepes e as interpretaes historiogrficas


Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira* Viviane Arruda do Carmo**

1 OBJETIVOS
Neste trabalho procuramos mostrar as vrias manifestaes do naturalista Alfred Russel Wallace acerca das origens do homem durante a sua carreira. Discutimos o impacto gerado pelas suas consideraes sobre o assunto entre 1869 e 1870, e a atitude das pessoas do seu meio profissional em relao ao espiritualismo, visto que este tema polmico estava intrinsecamente relacionado quelas consideraes. Essas questes so fundamentais para analisarmos criticamente alguns aspectos do trabalho historiogrfico produzido por Malcolm Kottler.

2 AS CONCEPES DE WALLACE SOBRE A ORIGEM DO HOMEM


Alfred Russel Wallace (1823-1913) e Charles Darwin (1809-1882) chegaram independentemente ao princpio da seleo natural e comunicaram seus resultados Linnean Society de Londres em 1858. Inicialmente, suas teorias da evoluo eram bastante similares, segundo apontam alguns estudos (ver Carmo, 2006). No entanto, podemos dizer que durante o prosseguimento de suas carreiras as idias apresentadas pelos dois naturalistas nem sempre foram convergentes. No que diz respeito especificamente aos
Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Endereo para correspondncia: Rua Dona Ana de Barros, 173. So Paulo, SP. CEP 02423-020. E-mail: juliana_hidalgo@yahoo.com ** Doutoranda da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo. Correspondncia: Ruas Andes, 763. So Paulo, SP. CEP 08440-180. E-mail: arrudadocarmo@ig.com.br
*

Filosofia e Histria da Biologia, v. 2, p. 227-244, 2007.

227

limites da aplicabilidade da seleo natural ao homem, a questo no se resumiu a uma simples e normal diferena de idias1.

2.1 A origem do homem segundo Wallace, em 1864


Em 1858, quando apresentou o seu famoso ensaio On the tendency of varieties to depart indefinitely from the original type, descrevendo o que seria o princpio da seleo natural (sem utilizar esta expresso), Wallace no tratou especificamente do homem. O assunto veio tona em 1864, quando ele apresentou, num encontro da Anthropological Society of London, o trabalho intitulado The origin of human races and the antiquity of man deduced from the theory of natural selection.

Figura 1. Alfred Russel Wallace, fotografado em 1862, aos 39 anos de idade.

Uma comparao detalhada das concepes evolutivas de Darwin no Origen of species e de Wallace em Darwinism foi realizada por Viviane do Carmo, co-autora do presente trabalho. Ver bibliografia.

228

Para o naturalista, provavelmente no Mioceno, a natureza intelectual e moral da mente humana passou a proteger o corpo da seleo natural, pondo fim s suas mudanas estruturais. Diante de variaes climticas, enquanto os animais necessitavam de uma camada maior de gordura no corpo para sobreviverem, o homem se valia de roupas ou cobertas quentes. Alteraes na disponibilidade de alimentos geravam mudanas nos dentes, garras e estruturas internas digestivas dos animais. No caso do homem, a manipulao do fogo tornava palatvel um nmero maior de alimentos, enquanto a agricultura e a domesticao de animais tornavamno cada vez menos sujeito a flutuaes na disponibilidade de alimentos. Segundo Wallace, a partir daquele momento, a seleo natural mudou seu foco de atuao do corpo para a natureza moral e intelectual. Ligeiras alteraes mentais e morais que o capacitavam a reagir melhor s condies adversas e a se unir aos outros de sua espcie para conforto e proteo mtua deveriam ser preservadas e acumuladas. interessante notar que, neste trabalho de 1864, no havia referncia a que mecanismo teria atuado no intelecto at lev-lo ao estgio de desenvolvimento em que passou a proteger o corpo da ao da seleo natural. Ao se referir a essa questo, no artigo Alfred Russel Wallace, the origin of man and spiritualism, o historiador Malcolm Kottler comentou que Wallace, naquele trabalho, no havia se preocupado em analisar como o intelecto humano teria evoludo at atingir aquele determinado estado. Para Kottler, no entanto, como nas discusses que se seguiram apresentao desse trabalho, Wallace teria afirmado que os animais tambm eram dotados de intelecto2; isso significava que ele procurava em ancestrais nohumanos a origem para o desenvolvimento moral e intelectual do ser humano atravs da seleo natural (Kottler, 1974, pp. 148-9) 3. Nesse caso, tomando-se por base a interpretao de Kottler, poder-seia dizer que, em 1864, Wallace considerava que a seleo natural explicava todos os aspectos do desenvolvimento fsico, intelectual e moral do homem. Por outro lado, deve-se registrar que, alguns trechos do artigo de 1864, no
A discusso que se seguiu apresentao do trabalho foi transcrita para a verso publicada pelo Journal da Anthropological Society of London. 3 Sobre essa interpretao, no entanto, deve-se fazer uma ressalva. Anos depois, no livro Darwinism, Wallace registrou essa continuidade do intelecto, mas isso no impediu que ele, ao mesmo tempo, sustentasse a idia de que nem todo o desenvolvimento intelectual e moral humano podia ser explicado pela seleo natural. Discutiremos isso mais adiante.
2

Filosofia e Histria da Biologia, v. 2, p. 227-244, 2007.

229

mencionados por Kottler, podem sugerir que o processo atuante no intelecto at aquele estgio no havia sido a seleo natural:
Segue, ento, que aquelas peculiaridades notveis e constantes que marcam as grandes divises da humanidade no poderiam ter sido produzidas e se tornado permanentes depois que a ao deste poder [da seleo natural] tornou-se transferido das variaes fsicas para as mentais [...]. Mas enquanto essas mudanas estiveram ocorrendo, o seu desenvolvimento mental correspondentemente avanou, e atingiu aquela condio na qual comeou a influenciar fortemente toda a sua existncia, e ento se tornaria sujeito irresistvel ao da seleo natural. (Wallace, 1864, p. clxvi; sem nfases no original)

Deixando de lado a dificuldade de interpretar essa questo, pode-se dizer ao menos que, nesse trabalho, Wallace no se manifestou explicitamente de maneira desfavorvel ao ponto de vista de que todos os aspectos do desenvolvimento fsico, intelectual e moral do homem podiam ser explicados pela seleo natural. No muito tempo depois, no entanto, passou a questionar abertamente a auto-suficincia da seleo natural para explicar a origem do homem.

2.2 Wallace sobre a origem do homem, 1869/1870


Ao publicar na London Quarterly Review um comentrio crtico sobre reedies de trabalhos de Charles Lyell (Principles of geology e Elements of geology), em 1869, Wallace argumentou que a seleo natural era incapaz de explicar certos fatos em raas humanas pr-histricas e selvagens. A inutilidade de certas caractersticas observadas nesses indivduos mostrava que a seleo natural era inadequada para explic-las. Para ele, inteligncias superiores guiavam com nobres propsitos o desenvolvimento humano. Um ano depois, Wallace tratou essa questo de modo aprofundado ao publicar um conjunto de ensaios intitulado Contributions to the theory of natural selection. Ao traar o objetivo do ensaio The limits of natural selection as applied to man, o naturalista afirmou:
No considero que toda a natureza possa ser explicada com base nos princpios dos quais sou um defensor to ardoroso; e agora eu mesmo vou levantar objees e colocar limites ao poder da seleo natural. [...] podemos traar a ao de alguma lei desconhecida, independente e alm de todas aquelas leis das quais temos conhecimento. Podemos traar esta ao mais ou menos distintamente em muitos fenmenos, dos quais os dois mais importantes so a origem da sensao e da conscincia e o desenvolvimento do homem a partir dos animais inferiores. (Wallace, 1870, p. 333)

230

Figura 2. Alfred Russel Wallace, fotografado na dcada de 1870.

No ensaio, Wallace argumentou que algumas caractersticas que se desenvolveram no homem pr-histrico e nos selvagens seriam inteis ou mesmo prejudiciais aos indivduos nessas condies. No poderiam, portanto, ter sido desenvolvidas pela seleo natural. A falta de plos levava o homem a recorrer a protees contra o frio. Haveria grande discrepncia entre as reais necessidades dos selvagens e homens pr-histricos e o potencial e tamanho dos seus crebros. Tambm a forma peculiar de mos e ps, capazes de realizar tarefas sofisticadas, e a presena de algumas faculdades mentais sem valor prtico para esses indivduos, seriam caractersticas inexplicveis pela seleo natural em vista de sua inutilidade quando surgiram. Haveria qualidades latentes nos indivduos selvagens, como habilidades musicais notveis, que se revelavam quando estes eram expostos a circunstncias favorveis sua manifestao. Para Wallace, certas inteligncias externas atuavam no desenvolvimento humano, analogamente ao modo como o homem agia na seleo artificial de plantas e animais, numa direo definida e com um propsito especial. Essas inteligncias seriam responsveis por antecipar necessidades futuras (Wallace, 1870, p. 359).

2.3 A origem do homem na obra Darwinism (1889)


No captulo intitulado Darwinism applied to man da obra Darwinism, publicada inicialmente em 1889, Wallace voltou a se manifestar acerca da origem do homem.
Filosofia e Histria da Biologia, v. 2, p. 227-244, 2007.

231

Citando trechos da obra Descent of man, de Darwin, Wallace demonstrou estreita concordncia com aspectos discutidos pelo naturalista a respeito da origem das caractersticas fsicas humanas. Apresentou argumentos no sentido de mostrar a existncia de uma identidade geral entre a estrutura humana e a animal, e sustentar que a origem animal do ser humano era mais do que uma mera probabilidade era algo praticamente certo (Wallace, 1890, p. 446). interessante notar que Wallace nada comentou a respeito de ter mudado de idia a respeito daquelas caractersticas fsicas humanas que, em 1869, havia apontado como inexplicveis pela seleo natural. Curiosamente, nada mencionou sobre alguma caracterstica fsica humana no poder ser explicada daquela maneira, embora tenha se referido a assuntos como o crebro ao comparar homens e macacos. Parecia ter voltado atrs e reafirmado sua confiana na seleo natural como explicao para todos os aspectos fsicos do homem: o homem, em sua estrutura corporal foi derivado dos animais inferiores, dos quais ele o desenvolvimento culminante (Wallace, 1890, p. 454)4.

4 Segundo Malcolm Kottler, Wallace nesse trabalho havia mantido a opinio de que a seleo natural no explicava o desenvolvimento do crebro humano (Kottler, 1974, p. 161). Kottler se refere ao captulo XV dessa obra, de modo geral, e no ao captulo XV de uma edio especfica dessa obra. No comenta sobre uma possvel mudana de opinio do naturalista entre reedies do mesmo trabalho. Em suas referncias verificamos que Kottler cita ter consultado a edio de 1889. No dispomos dessa edio da obra Darwinism, e, para o presente trabalho, consultamos a edio de 1890. Ao menos nessa edio, pelo que pudemos notar, o naturalista no faz qualquer observao a respeito de o crebro humano, no sentido fsico, no poder ser explicado por esse mecanismo. Alis, alguns trechos do captulo XV da edio que usamos parecem sugerir justamente o contrrio: [...] o poder da seleo natural deixaria de agir na produo de modificaes do seu corpo, mas iria continuamente avanar a sua mente atravs do desenvolvimento do seu rgo, o crebro (Wallace, 1890, p. 457); Uma grande populao espalhada por uma rea extensa tambm necessria para fornecer um nmero adequado de variaes cerebrais para o progressivo melhoramento humano (Wallace, 1890, p. 458). possvel que Wallace tenha mudado de opinio de um ano para outro, mas deve-se observar que, no prefcio dessa edio de 1890, ele no comenta sobre qualquer mudana de contedo desse tipo. interessante notarmos que nas discusses que se seguiram apresentao do seu primeiro trabalho sobre o assunto, ainda em 1864, Wallace afirmou que quando dizia mente sempre inclua o crebro. Como o termo mente usado com freqncia no referido captulo XV da obra Darwinism possvel que Kottler tenha entendido que Wallace tambm se referia ao crebro no sentido fsico.

232

Figura 3. Alfred Russel Wallace, na dcada de 1890 poca de publicao de seu livro Darwinism.

Ainda nessa obra, Wallace tratou da origem da natureza moral e intelectual do homem. Manteve a opinio de que a seleo natural no explicava o desenvolvimento intelectual e moral humano (Wallace, 1890, pp. 461478). O naturalista apresentou a hiptese de Darwin de que havia uma continuidade entre os animais e o homem no que dizia respeito natureza moral e intelectual. Nos animais havia indcios de rudimentos intelectuais e morais. A posio intermediria entre homem e animais parecia ser ocupada pelos selvagens. Wallace apontou, no entanto, que a existncia de continuidade no significava necessariamente que todo o desenvolvimento intelectual e moral a partir dos seres inferiores havia se dado pela seleo natural, isto , exclusivamente pelo mesmo processo responsvel pelo desenvolvimento fsico. Segundo Wallace, no caso do desenvolvimento das faculdades intelectuais e morais humanas uma nova causa havia agido. O naturalista ofereceu evidncias de que a seleo natural era inadequada para explicar certas habilidades intelectuais humanas. Uma caracterstica desenvolvida pela seleo natural teria como atributo estar mais ou menos presente em todos os indivduos da mesma espcie, e de maneira razoavelmente uniforme. O mesmo no se poderia notar a respeito das qualidades intelectuais, que
Filosofia e Histria da Biologia, v. 2, p. 227-244, 2007.

233

variariam muito de indivduo para indivduo. Pouqussimos seres humanos seriam, por exemplo, efetivamente dotados de talento para a matemtica ou a msica, e, esses indivduos, se comparados populao normal, exibiriam essas qualidades de maneira extraordinariamente superior. Tais caractersticas peculiares dessas faculdades, segundo Wallace, mostravam que elas no eram produzidas pelo mecanismo de seleo natural, mas sim por alguma causa extra. Wallace props, para explicar a natureza intelectual e moral do homem, a existncia dentro dele de uma essncia espiritual capaz de se desenvolver progressivamente. Como se nota na obra Darwinism, para ele, o propsito do mundo seria o desenvolvimento do esprito humano em associao com o corpo. Havia um mundo invisvel, o mundo dos espritos.

3 AS ATITUDES EM RELAO AO ESPIRITUALISMO E AOS COMENTRIOS DE WALLACE SOBRE O HOMEM ENTRE 1869 E 1870
Durante a dcada de 1860, Charles Darwin costumava elogiar os escritos de Wallace em suas correspondncias. Darwin, entretanto, manifestou duras crticas s concepes sobre o homem apresentadas por Wallace entre 1869 e 1870:
Se voc no me tivesse avisado, acharia que essas idias teriam partido de outra pessoa. Como voc j esperava, discordo profundamente de suas idias, e lamento muito por isso. (Darwin para Wallace, 14/4/1869. Reproduzida em Marchant, 1916, vol. 1, pp. 242-3) Mas lamento sobre o homem voc escreve como um naturalista que passou por uma metamorfose (na direo retrgrada). Justo voc, o autor do melhor artigo que j apareceu na Anthropological Review! Ai! Ai! Ai! Seu pobre amigo. (Darwin para Wallace, 26/1/[1870]. Reproduzida em Marchant, 1916, vol. 1, p. 251)5

5 Em correspondncias, os dois naturalistas costumavam, na poca, discutir sobre a origem do homem. Em particular, debatiam acerca da possibilidade apontada por Wallace de que a seleo natural seria insuficiente para explic-la. Em abril de 1869, por exemplo, Darwin comentou sobre o fato de diferirem to drasticamente em relao ao homem, e afirmou que no considerava necessria uma causa adicional e imediata para explicar a sua origem (Carta 6706 Darwin para Wallace, 14/4/1869. The British Library, Add 46434. The Darwin Papers 96: 71-2, Manuscripts Room, Cambridge University Library. Reproduzida em Marchant, 1916,

234

Os comentrios de Darwin eram muito mais do que desencorajadores. Ele, alis, no foi o nico a reagir daquela maneira. Alguns autores, como o naturalista suo douard Claparde (1832-1871), procuraram rebater de maneira enftica os argumentos apresentados por Wallace para sustentar a insuficincia da seleo natural como explicao para certos aspectos do homem6. Essas crticas no foram consideradas infundadas e tiveram certa repercusso. Respondendo indagao do botnico Joseph Hooker (1817-1911) sobre se mereciam ser traduzidas para o ingls, Darwin comentou que as considerava pertinentes e deveriam ser publicadas como resposta a Wallace7. Ainda na mesma correspondncia, datada de julho de 1870, Darwin acrescentou que o naturalista Henry Bates (1825-1892) considerava que as idias heterodoxas de Wallace [sobre o homem] causavam danos causa da evoluo. Bates era amigo pessoal de Wallace e havia participado com ele da expedio ao Amazonas. Vrias pessoas influentes reagiram de modo negativo a essas propostas de Wallace. As discusses, no entanto, no se restringiram ao mbito da Histria Natural, nem se caracterizaram como um embate meramente acadmico. Essas idias geraram polmica. Foram recebidas por alguns como motivo de deboche tendo em vista especialmente a ligao pessoal do cientista com o espiritualismo. Havia alguns agravantes nesse caso. Na poca, o fato de um pesquisador, como Wallace, se manifestar publicamente a favor da autenticidade dos fenmenos espiritualistas j era motivo de polmica. Nota-se que, sob esse ponto de vista, ele procurava trazer os fenmenos espiritualistas para o domnio da cincia (ver Wallace, 1875, p. 205). Ele, no entanto, no fez s isso. Sua proposta era ainda mais ousada. O naturalista endossou a explicao espiritualista para aqueles fenmenos,
Vol. 1, p. 242). Em resposta, Wallace sugeriu a existncia de foras ainda desconhecidas na natureza (Carta 6703 Wallace para Darwin, 18/4/[1869]. The Darwin Papers 106: B79B80, Manuscripts Room, Cambridge University Library. Reproduzido em Marchant, 1916, vol. 1, p. 243). 6 Claparde publicou o seguinte trabalho: Remarques propos de l'ouvrage de M. Alfred Russel Wallace sur la thorie de la slection naturelle. Archive des Sciences Physiques & Naturelles 38 : 160189, 1870, que ainda no pudemos examinar. 7 Manuscripts Room, Cambridge University Library: carta 7271 Darwin para Hooker, [8/7/1870], The Darwin Papers 94: 1778; carta 7267 Hooker para Darwin, [57/7/1870], The Darwin Papers 103: 556.

Filosofia e Histria da Biologia, v. 2, p. 227-244, 2007.

235

inserindo-a tambm no domnio da cincia, e, mais ainda, usou-a como um fator complementar seleo natural, para explicar a origem do homem do ponto de vista da Histria Natural. Props uma explicao que envolvia tanto o mecanismo de seleo natural quanto o que chamava de hiptese espiritualista8, parecendo dar s duas explicaes o mesmo status. O espiritualismo, que atraa tanto adeptos quanto ferrenhos oponentes, considerado cientfico por alguns e uma mera superstio popular por outros, seria na realidade, segundo Wallace, um notvel suplemento para as doutrinas da cincia moderna (Wallace, 1875, p. 109). Explicaria fenmenos que, para ele, a poderosa seleo natural era incapaz de explicar:
[...] esta doutrina tornar possvel que expliquemos alguns daqueles fenmenos residuais que a seleo natural sozinha no ir explicar. [...] de maneira alguma inconsistente com a aceitao total da grande doutrina da Evoluo atravs da seleo natural, embora implique (como de fato muito dos seus principais adeptos admitem) no reconhecimento de que esta doutrina no a toda poderosa, suficiente e nica causa do desenvolvimento das formas orgnicas. (Wallace, 1875, pp. vii-viii)

Quando exps essas idias no livro On miracles and modern spiritualism, em 1875, Wallace, assim como vrios outros renomados cientistas, j se interessava h algum tempo pelo espiritualismo e realizava investigaes em sesses com mdiuns9. Na poca, costumava-se ento relatar a ocorrncia, na presena dessas pessoas, de eventos como a movimentao de objetos sem contato humano, a produo de sons variados, especialmente as batidas em mesas, e comunicaes supostamente enviadas por espritos. Esses fenmenos, conhecidos como espiritualistas, eram motivo de interesse para alguns do meio intelectual freqentado por Wallace, como Francis Galton (1822-1911), e de averso para outros, como Thomas Huxley (1825-1895).

Wallace alegava que a hiptese espiritualista deveria ser analisada como qualquer outra hiptese cientfica (Wallace, 1875, p. 104). Ele tambm se referiu ao espiritualismo usando a expresso teoria espiritualista ou teoria espiritual (Wallace, 1875, pp. 180-181 e 205). 9 O naturalista relatou ter presenciado pela primeira vez fenmenos espiritualistas em 1865, na casa de um amigo. Aps esse episdio, passou a participar de sesses e realizar observaes e testes sobre aquelas ocorrncias (Wallace, 1875, pp. 1256).

236

Cartas entre Galton e Darwin, por volta de 1872, demonstram que Galton havia participado de sesses espiritualistas organizadas pelo qumico William Crookes e no supunha ser uma farsa o que havia presenciado10. Darwin, por sua vez, tambm havia participado de sesses medinicas. Embora admitisse no saber como explicar o que havia visto, teria achado tudo muito enfadonho, como descreveu em correspondncia a Galton. Comentou: Deus tenha pena de ns se acreditarmos em toda esta idiotice (Darwin para Galton, 18/1/1874; reproduzida em Pearson, 1924, vol. 2, pp. 66-67). Darwin demonstrou vrias vezes restries ao espiritualismo. Ainda mais contundente nesse sentido parece ter sido a atitude de Huxley, que no via com bons olhos o convite de Wallace para juntar-se s investigaes. Vale pena comentarmos a troca de correspondncias entre Huxley e Wallace, tendo em vista demonstrarmos o quanto Wallace receava ser mal interpretado e como o assunto era visto de modo negativo por algumas pessoas importantes naquele meio profissional. Em novembro de 1866, evidenciando explicitamente o receio de que Huxley ficasse chocado e o considerasse louco, Wallace o convidou para que presenciasse aqueles estranhos fenmenos. O convite deixava transparecer a preocupao em frisar que uma possvel aceitao no o comprometeria publicamente: as investigaes eram informais, e a expresso somente entre amigos era frisada. Alm disso, pode-se notar que Wallace insistia em ressaltar que seu interesse era esclarecer a questo, e no simplesmente confirmar os fenmenos. Quem pudesse mostrar onde e como eles estavam sendo enganados seria bem vindo. Nota-se, assim, que a atitude de Wallace era defensiva. Demonstrava receio de ser mal interpretado e, com muito cuidado, procurava sensibilizar seus colegas de profisso para que se interessassem pelo assunto (carta de Wallace para Huxley, 22/11/1866; reproduzida em Marchant, 1916, vol. 2, p. 187). No caso de Huxley nada disso teria surtido efeito. Este respondeu negativamente ao convite de Wallace. No tinha tempo para coisas que no eram do seu interesse. Em aluso ao contedo trivial das mensagens supostamente enviadas por espritos durante as sesses dizia que nunca havia se interessado por fofoca, e que mesmo a fofoca de desencarnados no lhe interessava. A resposta de Huxley era rspida e um tanto quanto ofensiva,
10 Carta 8256 Galton para Darwin, 28/3/1872, The Darwin Papers 105: A469, Manuscripts Room, Cambridge University Library; reproduzida em Pearson, 1924, vol. 2, p. 62.

Filosofia e Histria da Biologia, v. 2, p. 227-244, 2007.

237

pois parecia sugerir que Wallace se interessava por frivolidades. Este, apesar de manter o tom polido, respondeu com uma alfinetada. Tambm no se interessava por fofocas, mas sim pela exibio de fora e inteligncia em situaes nas quais essas duas coisas pareciam impossveis (carta de Huxley para Wallace, ?/11/1866; Wallace para Huxley, 1/12/1866; reproduzida em Marchant, 1916, vol. 2, pp. 187-8). Por esses comentrios v-se o quanto o assunto exaltava os nimos dos envolvidos. Durante sua carreira, Wallace manifestou explicitamente ser um espiritualista convicto. Pode-se notar, no entanto, que admitir essa convico pessoal no foi algo to simples. A questo exigiu uma postura muitas vezes defensiva. Coletou evidncias empricas tanto para mostrar que a seleo natural no explicava algumas caractersticas humanas quanto para sustentar a autenticidade dos fenmenos observados nas sesses espiritualistas. No prefcio do seu livro On miracles and modern spiritualism (1874), salientou como o seu ceticismo e materialismo foram, pouco a pouco, derrubados por fatos no explicados pela cincia, mas de cuja realidade tinha plena convico. Naquela obra, apresentou suas evidncias pessoais a favor da autenticidade de fenmenos. Na mesma ocasio, Wallace destacou como evidncias irrefutveis a favor da existncia de fenmenos espiritualistas e do espiritualismo os resultados obtidos independentemente pelos cientistas William Crookes e Robert Hare. Enfatizou ainda que, do ceticismo aceitao, os dois haviam seguido tambm o mesmo caminho que ele havia empreendido, tendo em vista a fora das evidncias obtidas. interessante notarmos, assim, que Wallace visivelmente adotou uma postura de auto-preservao e procurou se apoiar nas investigaes realizadas por esses cientistas. Pode-se dizer que citar aquelas investigaes tinha uma dupla funo. Wallace expunha evidncias a favor da existncia de fenmenos espiritualistas obtidas por outras pessoas consideradas capacitadas. Ao mesmo tempo, ao comentar que aps investigarem o assunto haviam mudado de idia, parecia reforar o valor das evidncias e deixava implcito que isto aconteceria com qualquer outro cientista disposto a investig-los11.
Deve-se ressaltar, no entanto, que a atitude de Crookes em relao ao espiritualismo era bem diferente da manifestada por Wallace e Hare. As afirmaes pblicas de Crookes sobre o assunto giravam apenas em torno da autenticidade dos
11

238

O naturalista ingls demonstrou preocupao em justificar publicamente por que havia aceito como genunos os fenmenos espiritualistas e, mais do que isso, por que havia aderido explicao espiritualista para esses fenmenos.
Como indiquei anteriormente, tendo sido levado a acreditar por uma estrita induo baseada em fatos primeiramente, na existncia de inteligncias pr-humanas de vrios graus; em segundo lugar, que essas inteligncias, embora usualmente invisveis e intangveis para ns, podem agir e realmente agem na matria e influenciam nossas mentes, estou certamente seguindo um curso estritamente lgico e cientfico ao perceber como esta doutrina tornar possvel que expliquemos alguns daqueles fenmenos residuais que a seleo natural sozinha no ir explicar. (Wallace, 1875, pp. vii-viii)

O discurso de Wallace frisava ainda que suas suspeitas a respeito da suficincia da seleo natural como explicao para o homem no haviam sido motivadas pela sua aceitao do espiritualismo. O naturalista tambm procurou deixar claro que espiritualismo e seleo natural no eram incompatveis e que continuava aceitando aquele mecanismo evolutivo. Como ilustra a citao anterior, Wallace, ao se referir publicamente s suas concepes evolutivas em relao ao homem, afirmou que primeiramente teria ficado insatisfeito com a capacidade da seleo natural para explicar certas caractersticas em raas humanas pr-histricas e selvagens. Segundo o naturalista, s depois de plenamente convicto da realidade dos fenmenos espiritualistas e da aceitao lenta e gradual da interpretao espiritualista desses fatos, teria reconhecido nessa doutrina a resposta para aqueles fenmenos residuais que a seleo natural no conseguia explicar. O espiritualismo viria ento como soluo de um problema anterior, no como causa para as suas suspeitas. A aceitao do espiritualismo, portanto, no o teria motivado a discutir a eficcia da seleo natural. No prefcio do livro On miracles and modern spiritualism, Wallace, rebateu essa hiptese, segundo ele, sugerida por Anton Dohrn, em 1871. Todavia, ao faz-lo, deixou transparecer que aquela no era uma suspeita isolada, mas sim comum a muitos cientistas na poca.
fenmenos. O qumico no se manifestava publicamente de modo favorvel interpretao espiritualista para aquelas ocorrncias (ver Ferreira, 2004). Wallace, apesar disso, no parece ter feito qualquer esforo no sentido de deixar isso claro quando citou Crookes.

Filosofia e Histria da Biologia, v. 2, p. 227-244, 2007.

239

4 O TRABALHO KOTTLER

HISTORIOGRFICO

DE

MALCOLM

Alguns trabalhos historiogrficos questionam a veracidade dessas declaraes pblicas do naturalista. Malcolm Kottler, por exemplo, considera que, ao contrrio do que Wallace afirmava, a explicao para as primeiras dvidas do naturalista a respeito da seleo natural aplicada ao homem estaria mesmo em suas crenas espiritualistas (Kottler, 1974, pp. 162-3). Kottler argumenta que o fato de essas primeiras dvidas terem aparecido entre 1864 e 1889 indica que algo ocorrido neste perodo teria levado Wallace a mudar de opinio. Como justamente nesta poca o naturalista teria comeado a freqentar suas primeiras sesses medinicas, os fatores cruciais que explicariam seus questionamentos a respeito da suficincia da seleo natural seriam a sua converso ao espiritualismo e a percepo de que esta crena era incompatvel com a sua antiga hiptese sobre o desenvolvimento do homem. Ainda segundo Malcolm Kottler, Wallace no teria admitido isso publicamente, tendo em vista a reao negativa de seus colegas em relao ao espiritualismo e as recusas aos seus convites insistentes para participarem de sesses espiritualistas. Embora no o tivesse admitido publicamente, segundo Kottler, Wallace teria confessado numa carta a Darwin seu real motivo para mudar de idia a respeito da origem do homem. A carta, datada de 18 de abril de 1869, foi escrita pouco tempo aps Wallace ter publicado suas novas idias sobre o homem, e se refere a vrios assuntos, entre os quais a indignao de Darwin perante aquelas suas especulaes. Assim, Kottler a cita:
Minhas opinies sobre o assunto foram modificadas somente pela considerao de uma srie de fenmenos notveis, fsicos e mentais, que tive agora toda a oportunidade de testar, e que demonstram a existncia de foras e influncias ainda no reconhecidas pela cincia. Eu sei que isto ir lhe parecer alguma alucinao mental, mas posso lhe assegurar, devido a ter me comunicado pessoalmente com eles, que Robert Chambers, Dr. Norris de Birmingham, o conhecido fisiologista, e C. F. Varley, o renomado especialista em eletricidade, investigaram o assunto por anos e concordam comigo tanto em relao aos fatos quanto em relao s principais inferncias que podem ser feitas a partir deles. Espero que voc suspenda seu julgamento por um tempo at que ns exibamos alguns sintomas corroborativos de insanidade. (Kottler, 1974, p. 164; nfase nossa)

240

De acordo com a interpretao proposta por esse autor para esta carta, Wallace admitia que suas opinies sobre o assunto (que Kottler interpreta como sendo a seleo natural ser suficiente para explicar a origem do homem) haviam sido alteradas em funo das evidncias obtidas por ele em sesses espiritualistas. Wallace teria mudado de idia a respeito da autosuficincia da seleo natural devido sua aceitao do espiritualismo, mas no havia admitido isso publicamente. Isto , nesse caso, ele no teria admitido s outras pessoas, exceo de Darwin, que o espiritualismo havia sido causa para que refletisse sobre o assunto a suficincia da seleo natural para explicar o homem e chegasse quelas dvidas. Deve-se notar, no entanto, que Wallace, como j mencionamos, manifestou explicitamente que o espiritualismo era a soluo para aqueles problemas, isto , para fenmenos residuais inexplicveis pela seleo natural. Wallace considerava que inteligncias superiores guiavam o desenvolvimento humano. Mais do que isso, sustentava essa hiptese mesmo diante de uma avalanche de crticas de seus colegas de profisso, inclusive dando a ela status de hiptese cientfica e se queixando de quem no a tratava como tal. Sendo assim, devemos nos perguntar por que igualmente no atribuiria ao espiritualismo sua mudana de opinio, caso isso fosse verdade. Se adotamos a interpretao proposta por Kottler, parece inexplicvel que Wallace tenha creditado publicamente um papel to significativo ao espiritualismo em suas idias sobre a origem do homem. Caso ele realmente tivesse agido como Kottler descreve, ocultando o papel do espiritualismo como motivador de sua mudana de atitude, fica difcil explicar por que ele abertamente se manifestou como espiritualista e descreveu o espiritualismo como um mecanismo complementar seleo natural. Nesse sentido, podemos questionar por que o naturalista teria preferido recorrer a argumentos relacionados inutilidade de certas caractersticas e habilidades humanas no momento do seu aparecimento, se ele explicitamente situou o espiritualismo no mesmo patamar de qualquer outra explicao cientfica. Caso a interpretao de Kottler correspondesse ao que, de fato, teria ocorrido, deveramos esperar que outras coisas fossem ocultadas, e isso no ocorreu. Wallace parece ter ficado desapontado com a falta de interesse dos seus companheiros de profisso pelo espiritualismo. Adotou uma atitude defensiva ao convid-los para as sesses, e empenhou-se em justificar por que havia aceito os fenmenos espiritualistas e o espiritualismo como genunos. Por outro lado, ele no parece ter recuado em suas proFilosofia e Histria da Biologia, v. 2, p. 227-244, 2007.

241

postas, nem apresentado apenas parte do que acreditava ser verdade. Podemos ainda nos perguntar se a proposta de Kottler seria a nica interpretao possvel para aquela carta, e se no haveria outras possibilidades de interpret-la. A carta a Darwin inicialmente trata de vrios assuntos, e em seguida, se refere s idias de Wallace sobre o homem ento recentemente publicadas. H algumas linhas que antecedem o trecho transcrito por Kottler para o seu artigo:
Posso quase compreender seus sentimentos em relao s minhas opinies no-cientficas sobre o homem, porque alguns anos atrs eu tambm as teria igualmente visto como selvagens e injustificveis. Terei extremo interesse pelo que voc est escrevendo sobre o homem, e darei pleno valor a qualquer explicao que possa dar sobre a sua origem. Minhas opinies sobre o assunto [...] (Carta de Wallace a Darwin, 18 de abril de 1869, reproduzida em Marchant, 1916, vol. 1, p. 243-244; nfase nossa)

Como mencionamos, Kottler interpretou o assunto ao qual Wallace se referia como sendo a suficincia da seleo natural para explicar a origem do homem. Por outro lado, no se deve descartar a possibilidade de interpretarmos que o assunto em questo era a origem do homem em si. Wallace poderia j ter dvidas a respeito da suficincia da seleo natural para explic-la, quando, finalmente, pde solucion-las tendo em vista as evidncias obtidas por ele nas sesses espiritualistas. A mudana de opinio, nesse caso, seria no sentido de, num primeiro momento, no saber como explicar certos fenmenos residuais e, em seguida, passar a saber como explic-los. No tinha mais dvidas a respeito. Havia encontrado no espiritualismo a resposta. Essa seria a mudana, nesse caso. Ainda a respeito da atitude de Wallace, Malcolm Kottler citou para reforar sua interpretao uma outra correspondncia escrita pelo naturalista cerca de vinte anos aps a primeira. Wallace pediu ao amigo e evolucionista Edward Poulton que revisasse seu captulo sobre o homem a ser ento publicado no livro Darwinism. A correspondncia enviada por Wallace em agradecimento foi includa por Poulton no obiturio do naturalista.
No irei perturb-lo com a ltima pgina, que iria horroriz-lo ainda mais. Sei que minhas idias sobre o homem sero como tm sido criticadas. [...] sei que existem inteligncias no-humanas que h mentes desconectadas de um crebro fsico que h, ento, um mundo espiritual. Esta no , para mim, uma mera crena, mas conhecimento fundamentado em continuada observao de fatos por um longo tempo e tal conhecimento deve modi-

242

ficar minhas idias a respeito da origem e da faculdade da natureza humana. (Kottler, 1974, p. 174)

Kottler citou essa carta como uma segunda ocasio em que o naturalista revelava ter mudado de idia acerca da suficincia da seleo natural para explicar o homem por causa do espiritualismo. Mais uma vez, no entanto, parece admissvel a hiptese de que Wallace poderia estar se referindo a ter encontrado no espiritualismo uma resposta para seus questionamentos, e nesse sentido teria uma nova opinio sobre a origem do homem. Ainda a respeito dessa carta, relevante notar que Wallace se manifestava ciente de que seria criticado pelas idias sobre o homem e, ao mesmo tempo, demonstrava que no se importava com isso. Mais uma vez podemos nos perguntar, portanto, por que ento ele estaria mentindo em suas declaraes pblicas sobre a causa de suas dvidas como Kottler props. Ainda a respeito da primeira carta transcrita por Kottler, existe, ainda, a possibilidade de que Wallace estivesse se referindo ao prprio espiritualismo ao usar a expresso o assunto. Os comentrios de Wallace de que havia mudado de idia a respeito de um assunto tendo em vista o que havia observado recentemente em sesses so exatamente os que podem ser notados no livro On miracles and modern spiritualism. Wallace em princpio via os fenmenos e o prprio espiritualismo com muita desconfiana e ressalvas, e somente havia mudado de opinio sobre o assunto aps suas investigaes. A partir do que havia visto, julgava inclusive ter encontrado no espiritualismo uma explicao complementar seleo natural no caso do homem. Sendo assim, seria normal que naquele contexto em que trata sobre a origem do homem, Wallace procurasse fundamentar a Darwin por que teria aceito o espiritualismo.

5 COMENTRIOS FINAIS
Malcolm Kottler procurou explicar o que seria uma mudana de atitude de Wallace depois da publicao de suas primeiras idias sobre o homem em 1864, e questionou a veracidade de algumas declaraes pblicas do naturalista. No que tange s consideraes realizadas na seo anterior, deve-se ressaltar, no entanto, que no se trata de dizermos que a interpretao proposta Kottler est incorreta. Trata-se sim de sugerirmos que alguns pontos advindos dessa interpretao merecem maior reflexo, e que, alm disso, outras possibilidades de interpretao no foram levadas em conta pelo autor.
Filosofia e Histria da Biologia, v. 2, p. 227-244, 2007.

243

AGRADECIMENTOS As autoras agradecem Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (FAPESP) e Secretaria de Educao do Estado de So Paulo pelo apoio recebido, que possibilitou a realizao desta pesquisa. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CARMO, Viviane Arruda do. Concepes evolutivas de Charles Darwin no Origin of Species e de Alfred Russel Wallace em Darwinism: um estudo comparativo. So Paulo, 2006. Dissertao (Mestrado em Histria da Cincia) Programa de Estudos Ps-Graduados em Histria da Cincia, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. FERREIRA, Juliana Mesquita Hidalgo. Estudando o invisvel: William Crookes e a nova fora. So Paulo: EDUC/FAPESP, 2004. KOTTLER, Malcolm Jay. Alfred Russel Wallace, the origin of man and spiritualism. Isis 65 (2): 144-192, 1974. MARCHANT, James. Alfred Russel Wallace: letters and reminiscences. London:: Cassell, 1916. 2 vols. PEARSON, Karl (ed.). The life, letters and labours of Francis Galton. Cambridge: Cambridge University Press, 1924. WALLACE, Alfred Russel. On the tendency of varieties to depart indefinitely from the original type. Proocedings of the Linnean Society of London 3: 53-62, 1858. . The origin of human races and the antiquity of man deduced from the theory of natural selection. Journal of the Anthropological Society of London 2: clviii-clxxxvii, 1864. . Contributions to the theory of natural selection. A series of essays. New York: Macmillan and Co., 1870. . On miracles and modern spiritualism [1875]. New York: Arno Press, 1975. . Darwinism. An exposition of the theory of natural selection with some of its applications. 2. ed. London: Macmillan and Co., 1890.

244

You might also like