You are on page 1of 95

ENTENDENDO O

ORAMENTO MUNICIPAL

Introduo

Esta apresentao foi desenvolvida a partir de um projeto em desenvolvimento pelo Instituto Ilhabela Sustentvel, visando capacitar e agregar a sociedade para as tomadas de decises no direcionamento dos recursos pblicos. Promovendo de forma efetiva a compreenso da populao de como funciona o oramento municipal.

Algumas definies

Errio: dinheiro pblico; bens oficiais.

Tributos:

so impostos, taxas e contribuies de melhoria e que no constitua sano de ato ilcito (multas)

Impostos:

quantia em dinheiro legalmente exigida pelo poder pblico, que devera ser paga, afim de atender as despesas feitas em virtude do interesse comum. Exemplo. IPVA, IPTU, ITBI, IR

Taxas:

Tem como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio publico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte (situao prevista em lei). Exemplo: taxas de publicidade, taxa de licena para construo, taxa de lixo)

Ciclo oramentrio: PPA, LDO e LOA

As principais determinaes legais para a elaborao do oramento esto presentes: 1) 2) Na Constituio Federal (Captulo II, as Finanas Pblicas, Arts. 165 169); Na Lei 4.320/1964, que estabelece as normas especficas sobre elaborao e organizao oramentria; e

3) Na LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101 de 2000).

A Planejamento Oramentrio

O oramento pblico um conjunto de documentos legais que os governos (Federais, Estaduais e Municipais) explicam como pretendem gastar recursos arrecadados com impostos, contribuies sociais, transferncias de recursos e outras fontes de receitas pagos pela populao. So trs os documentos que compe o ciclo oramentrio pblico:

Plano Plurianual (PPA) Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) Lei Oramentria Anual (LOA).

PPA - Plano Plurianual

O Projeto de Lei do PPA o Planejamento de mdio prazo que contm as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica para um perodo de quatro anos. O PPA estabelece a ligao entre as prioridades de longo prazo e a Lei Oramentria Anual.

At o dia 30 de setembro do primeiro ano do mandato o Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA)

PPA - Plano Plurianual - LEI N 773/2009

Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO

Estabelece as metas e prioridades para o ano seguinte, Orienta a elaborao do Oramento, Dispe sobre alterao na legislao tributria. Deve ser apresentada at 15 de maio de cada ano Cmara Municipal, que tem at antes do recesso de julho para analisar e aprovar.

A Lei Oramentria Anual - LOA

O oramento pblico estima a receita e fixa as despesas para um exerccio. Equilbrio entre receitas e despesas. Deve ser apresentada at o dia 30 de setembro o Projeto de Lei de Oramento Anual (LOA)

Lei Oramentria Anual - LOA


A Lei Oramentria Anual LOA elaborada pelo Poder Executivo segundo as diretrizes aprovadas na LDO e estabelece a previso de receitas (arrecadao) e fixao de despesas (gastos) do governo para o ano seguinte. Essa uma Lei descritiva do oramento, detalhada e direcionada s aes especificas. Ela deve ser apresentada Cmara Municipal em 30 de setembro de cada ano e aprovada antes do recesso de dezembro.

Participao da Sociedade no Oramento Pblico: controle social

A participao da sociedade est Responsabilidade Fiscal - 101/2000.

previsto

na

Lei

de

Art. 48 Pargrafo nico. A transparncia ser assegurada tambm mediante incentivo participao popular e realizao de audincias pblicas, durante os processos de elaborao, para consulta e apreciao pelos cidados e instituies da sociedade.

TCE-SP - Portal do cidado


Pode se cadastrar para receber informes do seu municpio

Consulta Cidad tem por escopo oferecer Sociedade maior transparncia na fiscalizao dos atos da Administrao Pblica por este Tribunal, permitindo a qualquer cidado inteirar-se dessa atuao. http://www4.tce.sp.gov.br/content/consulta-cidada
Senhor(a) Carlos Roberto Nunes, Em ateno ao cadastramento efetuado no servio Consulta Cidad, informa-se: Ocorrncia Responsvel ......... Publicao D.O.E. GCARC Despacho 2143/007/08 (http://www2.tce.sp.gov.br/consultacidada/ControleArgumento.aspx?Controle=consultar&&Id=BZy3lYweNM97RrkWz vhidzHrEPyTNXaA64wOs/4dr9U=) PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHABELA 14/07/2012

Lei orgnica Municipal (Ilhabela)


Programa de Metas Plurianuais: at o dia 30 de setembro do primeiro ano do mandato.

Prestar, anualmente, Cmara Municipal, e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento, dentro de 60 aps a abertura da sesso legislativa: As contas relativas ao exerccio anterior: O histrico administrativo relativo ao perodo anterior O relatrio da execuo do Programa de Metas Plurianuais. O relatrio dos Indicadores de Desempenho relativos qualidade dos servios pblicos do municpio.
Divulgao semestral dos Indicadores de Desempenho relativos qualidade dos servios pblicos do municpio e dos Indicadores de Desempenho relativos execuo dos diversos itens do Programa de Metas Plurianual, atravs de meios de comunicao de massa ou de Audincias Pblicas.

TCE-SP - Portal do cidado Receitas

Consultando detalhes das receitas: http://www.portaldocidadao.tce.sp.gov.br/roteador_orgao_id/receitas/356

Fazendo Download das receitas em formato CSV (abrir em excel): http://www.portaldocidadao.tce.sp.gov.br/municipio_downloads/receitas/ 2012?ds_municipio=ilhabela Exemplos: Receitas Julho/2012 Classificao das receitas: exemplo

TCE-SP - Portal do cidado Receitas

TCE-SP - Portal do cidado Receitas

TCE-SP - Portal do cidado Receitas

TCE-SP - Portal do cidado Despesas

Consultando detalhes das despesas: http://www.portaldocidadao.tce.sp.gov.br/roteador_orgao_id/despesas/356

Fazendo Download das despesas em formato CSV (abrir em excel): http://www.portaldocidadao.tce.sp.gov.br/municipio_downloads/despesas/ 2012?ds_municipio=ilhabela Exemplos: Despesas Julho/2012 Classificao das despesas (Institucional/funcional/econmica)

TCE-SP - Portal do cidado Despesas

TCE-SP - Portal do cidado Despesas

Como Acompanhar repasses do Estado e Unio ao Municpio

1. Secretaria da Fazenda do Estado de SP https://www.fazenda.sp.gov.br/RepasseConsulta/Consulta/re passe.aspx 2. Portal da transparncia do CGU http://sp.transparencia.gov.br/Ilhabela 3. Secretaria do Tesouro Nacional

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/muni cipios.asp?UF=SP

Portal da transparncia do CGU

Tipos de repasses

ICMS / ICMS Verde IPVA (50% dos IPVAs de placa Ilhabela) FPM Fundo de Participao dos Municpios (IPI, IR, ICMS) dividido de acordo com nmero de habitantes Lei Complementar 87/96 (Kandir) isenta ICMS para exportaes, com a perda de receita dos estados a unio faz um repasse compensatrio Fundeb -20% das receitas dos estados e municpios bem como um montante da Unio so divididos entre os municpios de acordo com o nmero de alunos da Educao Bsica (Educao Infantil, Fundamental e Mdio). CIDE incidente sobre a importao e a comercializao de combustveis

FEX Fundo de Apoio as Exportaes

Classificao Oramentria

A classificao oramentria a forma que o gestor pblico encontrou para organizar e ordenar os documentos que compe o oramento. Para saber mais veja em: Receitas Pblicas Manual de Procedimentos Manual de Contabilidade aplicada ao setor Pblico

Classificao Oramentria
BLOCOS DA ESTRUTURA Classificao Institucional Classificao Funcional Estrutura Programtica Informaes Principais do Programa ITEM DA ESTRUTURA PERGUNTA A SER RESPONDIDA

rgo / Unidade Oramentria Quem faz? Funo / Subfuno Programa Objetivo Iniciativa Em que rea de despesa a ao governamental ser realizada? Qual o tema da Poltica Pblica? O que ser feito? O que ser entregue?

Ao
Descrio Informaes Principais da Ao / Forma de Implementao Projeto Produto Unidade de Medida Subttulo

Como fazer?
O que feito? Para que feito? Como feito? Qual o resultado? Como mensurar? Onde feito? / Onde est o beneficirio do gasto?

Receitas Pblicas Definio: Receita Pblica a soma de ingressos, impostos, taxas, contribuies e outras fontes de recursos, arrecadados para atender s despesas pblicas.

Receitas Pblicas
Estgios da Receita:
Estgio da receita cada passo identificado que evidencia o comportamento da receita e facilita o conhecimento e a gesto dos ingressos de recursos. So estgios da receita: Previso: a estimativa do que se pretende arrecadar durante o exerccio. Lanamento: a relao individualizada dos contribuintes, discriminando a espcie, o valor e o vencimento do imposto de cada um, ou seja, o assentamento dos dbitos futuros dos contribuintes.

Receitas Pblicas
Arrecadao: o momento em que os contribuintes comparecem perante aos agentes arrecadadores a fim de liquidarem suas obrigaes para com o estado. Recolhimento: a transferncia dos valores arrecadados conta especfica do Tesouro, responsvel pela administrao e controle da arrecadao e programao financeira, ou seja, o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente ao Tesouro pblico o produto da arrecadao.

Classificao da Receita

Natureza da Receita: A classificao da receita por natureza busca a melhor identificao da origem do recurso segundo seu fato gerador.

Classificao da Receita Categoria Econmica


1 Receitas Correntes:
Classifica-se nessa categoria aquelas receitas oriundas do poder impositivo do Estado - Tributria e de Contribuies; da explorao de seu patrimnio Patrimonial; da explorao de atividades econmicas Agropecuria, Industrial e de Servios; as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes Transferncias Correntes; e as demais receitas que no se enquadram nos itens anteriores.

Classificao da Receita Categoria Econmica

2. Receitas de Capital:
So as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do Oramento Corrente.

Classificao da Receita Sub-Categoria Econmica


1. Receitas Correntes:
1. Receita Tributria 2. Receita de Contribuies 3. Receita Patrimonial 4. Receita Agropecuria 5. Receita Industrial 6. Receita de Servios 7. Transferncias Correntes 9. Outras Receitas Correntes

Classificao da Receita Sub-Categoria Econmica


2. Receitas de Capital:
1. Operaes de Crdito 2. Alienao de Bens 3. Amortizao de Emprstimos 4. Transferncias de Capital 5. Outras Receitas de Capital

Classificao da Receita

Alem da 1. Nvel - categoria econmica e do 2. nvel subcategoria econmica, ainda existem as subdivises:

Fonte (3. Nvel) Rubrica (4. Nvel) Alnea (5. Nvel) e Sub-alnea (6. Nvel)

Que no sero detalhadas nesse workshop.

Classificao da Receita

Exemplo:
Classificao da receita do IPTU. 1.1.1.2.02.01 Imposto Predial 1 Receita corrente 1 Receita tributria 1 Impostos 2 Imposto sobre a propriedade e a renda 02 Tipo do imposto (IPTU) 01 Especificao detalhada (Imposto Predial)

Classificao Institucional das Despesas

Identifica as unidades administrativas responsveis pela execuo de uma determinada despesa. Divididos em:

rgo Unidade Sub-unidade

Evidencia quem ou qual o rgo responsvel execuo. Exemplo: Secretaria de Esportes.

pela

Classificao Funcional das Despesas

Programtica: Funo, Sub-funo, Programa e Ao, que englobam os projetos, atividades e operaes especiais, alm da conceituao das Fontes de Recursos e Natureza de despesa, que ajudam a entender as rubricas oramentrias.

Funo

A funo representa o maior nvel de agregao das diversas reas de despesa que competem ao setor pblico. As funes so classificaes elaboradas pela Secretaria do Tesouro Nacional e servem para consolidar as diversas despesas dos oramentos pblicos municipais. Dessa forma podemos mensurar quando o Pas gasta com sade, educao, saneamento bsico etc.

Lista de Funes
01 - LEGISLATIVA 02 - JUDICIARIA 03 - ESSENCIAL A JUSTICA 04 - ADMINISTRACAO 05 - DEFESA NACIONAL 06 - SEGURANCA PUBLICA 07 - RELACOES EXTERIORES 08 - ASSISTENCIA SOCIAL 09 - PREVIDENCIA SOCIAL 10 - SAUDE 11 - TRABALHO 12 - EDUCACAO 13 - CULTURA 14 - DIREITOS DA CIDADANIA 15 - URBANISMO 16 - HABITACAO 17 - SANEAMENTO 18 - GESTAO AMBIENTAL 19 - CIENCIA E TECNOLOGIA 20 - AGRICULTURA 21 - ORGANIZACAO AGRARIA 22 - INDUSTRIA 23 - COMERCIO E SERVICOS 24 - COMUNICACOES 25 - ENERGIA 26 - TRANSPORTE 27 - DESPORTO E LAZER 28 - ENCARGOS ESPECIAIS

Sub-funo

A sub-funo representa o detalhamento da funo,visando agregar determinado subconjunto de despesas e identificar a natureza bsica das aes que se distribuem em torno das funes.

FUNES E SUB-FUNES
01 Legislativa 02 Judiciria 031 Ao Legislativa 032 Controle Externo 061 Ao Judiciria 062 Defesa do Interesse Pblico no Processo Judicirio 091 Defesa da Ordem Jurdica 092 Representao Judicial e Extrajudicial 121 Planejamento e Oramento 122 Administrao Geral 123 Administrao Financeira 124 Controle Interno 125 Normatizao e Fiscalizao 126 Tecnologia da Informao 127 Ordenamento Territorial 128 Formao de Recursos Humanos 129 Administrao de Receitas 130 Administrao de Concesses 131 Comunicao Social

03 - Essencial Justia 04 Administrao

FUNES E SUB-FUNES
05 - Defesa Nacional 151 Defesa Area 152 Defesa Naval 153 Defesa Terrestre 181 Policiamento 182 Defesa Civil 183 Informao e Inteligncia 211 Relaes Diplomticas 212 Cooperao Internacional 241 Assistncia ao Idoso 242 Assistncia ao Portador de Deficincia 243 Assistncia Criana e ao Adolescente 244 Assistncia Comunitria 271 Previdncia Bsica 272 Previdncia do Regime Estatutrio 273 Previdncia Complementar 274 Previdncia Especial

06 - Segurana Pblica

07 Relaes Exteriores
08 Assistncia Social

09 Previdncia Social

FUNES E SUB-FUNES
10 Sade 301 Ateno Bsica 302 Assistncia Hospitalar e Ambulatorial 303 Suporte Profiltico e Teraputico 304 Vigilncia Sanitria 305 Vigilncia Epidemiolgica 306 Alimentao e Nutrio 331 Proteo e Benefcios ao Trabalhador 332 Relaes de Trabalho 333 Empregabilidade 334 Fomento ao Trabalho 361 Ensino Fundamental 362 Ensino Mdio 363 Ensino Profissional 364 Ensino Superior 365 Educao Infantil 366 Educao de Jovens e Adultos 367 Educao Especial

11 Trabalho

12 Educao

FUNES E SUB-FUNES
13 Cultura 14 Direitos da Cidadania 391 Patrimnio Histrico, Artstico e Arqueolgico 392 Difuso Cultural 421 Custdia e Reintegrao Social 422 Direitos Individuais, Coletivos e Difusos 423 Assistncia aos Povos Indgenas 451 Infra-Estrutura Urbana 452 Servios Urbanos 453 Transportes Coletivos Urbanos 481 Habitao Rural 482 Habitao Urbana 511 Saneamento Bsico Rural 512 Saneamento Bsico Urbano

15 Urbanismo 16 Habitao 17 Saneamento

FUNES E SUB-FUNES
18 - Gesto Ambiental 541 Preservao e Conservao Ambiental 542 Controle Ambiental 543 Recuperao de reas Degradadas 544 Recursos Hdricos 545 Meteorologia 571 Desenvolvimento Cientfico 572 Desenvolvimento Tecnolgico e Engenharia 573 Difuso do Conhecimento Cientfico e Tecnolgico 601 Promoo da Produo Vegetal 602 Promoo da Produo Animal 603 Defesa Sanitria Vegetal 604 Defesa Sanitria Animal 605 Abastecimento 606 Extenso Rural 607 Irrigao

19 Cincia e Tecnologia

20 Agricultura

FUNES E SUB-FUNES
21 Organizao Agrria 22 Indstria 631 Reforma Agrria 632 Colonizao 661 Promoo Industrial 662 Produo Industrial 663 Minerao 664 Propriedade Industrial 665 Normalizao e Qualidade 691 Promoo Comercial 692 Comercializao 693 Comrcio Exterior 694 Servios Financeiros 695 Turismo 721 Comunicaes Postais 722 Telecomunicaes

23 Comrcio e Servios

24 Comunicaes

FUNES E SUB-FUNES
25 Energia 751 Conservao de Energia 752 Energia Eltrica 753 Petrleo 754 lcool 781 Transporte Areo 782 Transporte Rodovirio 783 Transporte Ferrovirio 784 Transporte Hidrovirio 785 Transportes Especiais 811 Desporto de Rendimento 812 Desporto Comunitrio 813 Lazer 841 Refinanciamento da Dvida Interna 842 Refinanciamento da Dvida Externa 843 Servio da Dvida Interna 844 Servio da Dvida Externa 845 Transferncias 846 Outros Encargos Especiais

26 Transporte

27 Desporto e Lazer 28 Encargos Especiais

Classificao Oramentria Exemplo

01.03.01.27.812.0040.2117
Institucional: rgo Secretaria Diviso Funo Sub-funo Programa Ao 01 03 02 Executivo Esporte Diretoria Nutica

Funcional:

27 Desporto e Lazer 812 Desporto Comunitrio 0040 Vela para todos (*1) 2117 Esporte Nutico Social

(* 1) De acordo com o Plano de Governo (posteriormente inserido no PPA)

Categoria Econmica das Despesas


3 Despesa Corrente Custeio 4 Despesa de Capital - Investimentos 3.1.90.09 Salrio Famlia 3.1.90.11 Vencimentos e Vantagens Fixas P.Civil 3.1.90.13 Obrigaes Patronais INSS 3.1.91.13 Obrigaes Patronais Instituto 3.2.90.21 Juros da dvida contratada com governos 3.3.50.43 Subvenes Sociais 3.3.90.30 Material de Consumo 3.3.90.36 Outros Servios de Terc. P. Fsica 3.3.90.39 Outros Servios de Terc. P.Jurdica 4.4.90.51 Obras e Instalaes 4.4.90.52 Equipamentos e Material Permanente

Grupos de Despesas
1. Pessoal e Encargos Sociais: despesas de natureza salarial Juros e Encargos da Dvida: despesas com o pagamento de juros, comisses e outros encargos de operaes de crdito internas e externas. Outras Despesas Correntes: despesas com aquisio de material de consumo, pagamento de dirias,auxlio alimentao, auxlio-transporte, etc.

2.

3.

Grupos de Despesas

4.

Investimentos: despesas com o planejamento e execuo de obras, instalaes, equipamentos material permanente. Inverses Financeiras: despesas de imveis. Amortizao da Dvida.

a e

5.

com a aquisio

6.

Fontes de Recursos

Determina de onde so provenientes os recursos financeiros. 01 Tesouro (Arrecadao de receitas prprias, IPTU, ISSQN, Taxas de Fiscalizao ou decorrentes de cota-parte Constitucional, FPM, ITR etc.) 02 Estado (Recursos advindos do Governo Estadual, ICMS, IPVA, Convnios, etc.)

Fontes de Recursos

03

Recursos prprios de Fundos Especiais (Recursos gerados pelos Fundos Especiais)

04

Recursos Prprios da Administrao Indireta (Recursos prprios gerados pelos respectivos rgos)
Transferncias e Convnios Federais Vinculados (Recursos originrios de transferncia Federais, Convnios etc.)

05

Fontes de Recursos

06

Outras Fontes de Recursos (Recursos enquadrados em especificaes prprias).

no

07

Operao de Crdito Operaes de crdito).

(Recursos

provenientes

de

Programas de Governo

o instrumento de organizao das aes do governo:


Visa atingir metas pr-definidas, para alcanar os objetivos propostos: Exemplo: Programa 0040 Vela para todos Objetivo: Proporcionar acesso a pratica de atividades nuticas a populao em geral Justificativa: A pratica da vela era considerada um esporte de elite, e hoje conseguirmos popularizar o esporte alm de diminuir o sedentarismo em variadas ordens em grupos ou comunidades em situao de risco, excluso social alm da ociosidade evitando a criminalidade e uso de drogas pelos jovens e adolescentes

Indicador: Atividades desenvolvidas


Metas: Participao em 10 competies Nacionais.

PROGRAMAS DE GOVERNO
10.301.051 A RECEITA SADE 15.451.037 AO E DESENVOLVIMENTO 4.334.004 ADMINISTRAO GERAL 8.244.044 BEM ME QUER 13.392.046 CASAS DE LEITURA 6.452.045 CIDADE SEGURA 4.123.071 ENCARGOS GERAIS DO MUNICPIO 27.812.049 ESPORTE VIDA 4.122.043 GABINETE SOCIAL 18.541.064 GESTO DO FUNDO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE 8.122.041 GESTO DO SISTEMA FMAS 18.541.063 GESTO E CONTROLE DA QUALIDADE AMBIENTAL 4.123.070 GESTO FINANCEIRA E TRIBUTRIA 4.122.042 GESTO INSTITUCIONAL 16.482.039 HABITAO DE INTERESSE SOCIAL 12.361.060 ILHABELA COM ENSINO DE QUALIDADE 4.122.050 ILHABELA O ANO INTEIRO 15.451.038 ILUMINAO PBLICA 13.392.047 INDSTRIA DE CULTURA 9.272.090 PREVIDNCIA DO SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL 1.031.001 PROCESSO LEGISLATIVO 8.241.061 PROGRAMA DE PROTEO SOCIAL BSICA 999.977.999 RESERVA DE CONTINGNCIA 27.812.040 VELA PARA TODOS

Ao

Constitui o conjunto de operaes do qual resulta um produto (bem ou servio) ofertado sociedade para atender aos objetivos de um programa, e pode ser classificada como:
Projeto Atividade

Projeto

Instrumento de programao oramentria que envolve operaes limitadas no tempo, que resultam em um produto que concorre para a expanso ou aperfeioamento da ao do governo. Ex: Construo de creche no bairro do Portinho.

Atividade

Conjunto de operaes que se realizam de um modo contnuo e permanente. Das quais resultam um produto ou servio necessrio manuteno da ao do governo. Ex: Manuteno e operacionalizao da frota municipal.

Crditos Adicionais

Instrumento de ajuste oramentrio de autorizaes de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na lei oramentria. Tm por finalidade realizar ajustes ocorridos na mudana de rumo das polticas pblicas, variaes de preo de mercado dos bens e servios a serem adquiridos pelo governo, ou ainda, situaes emergenciais inesperadas e imprevisveis. So classificados em: Crdito Suplementar, Crdito Especial e Crdito Extraordinrio.

Crdito Suplementar

destinado ao reforo de dotao oramentria j existente e utilizado quando os crditos oramentrios so, ou se tornam insuficientes. Sua abertura disponveis depende da existncia de recursos

Crdito Especial

destinado s despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica na LOA, ou seja,cria novo item de despesa para atender a um objetivo no previsto no oramento. Sua abertura, assim como o crdito suplementar, depende da existncia de recursos disponveis.

Crdito Extraordinrio

destinado a atender despesas urgentes e imprevisveis, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. Sua abertura, ao contrrio dos dois primeiros tipos de crdito adicional, no depende da existncia prvia de recursos.

Empenho (Valor empenhado)


O empenho consiste em uma das fases da realizao da despesa. A Administrao Pblica se compromete em reservar um determinado recurso para cobrir despesas com aquisio de bens ou servios prestados. Portanto uma garantia para o credor de que existe respaldo oramentrio para a referida despesa.

QDD (Anexo LOA)

Classificao Institucional

Classificao Funcional Programa Atividade Categoria Economica

Liquidao (Valor Liquidado)

A liquidao empenho.

consiste

na

fase

seguinte

do

Representa o reconhecimento Administrao Pblica que o bem foi que o servio foi prestado.

por parte entregue

da ou

Pagamento (Valor Pago)

Nessa fase a Administrao Pblica est quitando seu dbito. Vale ressaltar que quando h disponibilidade financeira para a despesa, essa fase realizada concomitantemente com a liquidao

Restos a Pagar
Despesas empenhadas, mas no pagas,at 31 de dezembro. Restos processados: Servio prestado ou bem entregue at 31 de dezembro (liquidado). Restos no processados: Servios pendentes de execuo ou bens a serem entregues no exerccio seguinte.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHABELA


ORAMENTO MUNICIPAL EXERCCIO DE 2012

Prefeitura Municipal de Ilhabela Oramento da receita 2012


Principais Receitas:
1.1.1.2.02.00 Imp. s/ a Propriedade Predial e Terr. Urbana 1.1.1.2.08.00 ITBI Imposto s/ a transmisso inter vivos 1.1.1.3.05.00 ISSQN Imposto s/ serv. de qualquer natureza 1.1.2.1.99.02 TPA Taxa de Preservao Ambiental 1.1.2.1.99.01 Taxa de Zona azul 1.1.2.2.90.00 Taxa de Limpeza Pblica 1.1.2.2.99.01 Taxa de Serv. recepo de turistas 1.2.1.0.29.07 Contribuio de servidor ativo Pessoal civil 1.2.2.0.29.00 Contribuio p/ o custeio da iluminao pblica 1.3.2.1.01.00 Aplicao no mercado financeiro 1.3.2.8.10.00 Remunerao de Dep. Bancrios RPPS 1.7.2.1.01.02 Cota Parte FPM 1.7.2.1.22.30 Cota parte royalties lei 7.990/89 1.7.2.1.22.40 Cota parte royalties lei 9.478/97 R$ 15.096.000,00 R$ 1.750.000,00 R$ 3.700.000,00 R$ 3.000.000,00 R$ 100.000,00 R$ 2.754.000,00 R$ 1.060.000,00 R$ 2.012.000,00 R$ 720.000,00 R$ 882.000,00 R$ 4.300.000,00 R$ 14.500.000,00 R$ 3.000.000,00 R$ 28.249.900,00

Classificao das receitas

Prefeitura Municipal de Ilhabela Oramento da receita 2012


1.7.2.1.33.00 Transf. de Rec do SUS Repasse fundo a fundo 1.7.2.1.33.08 F.M.Sade Media e Alta complex. ambul. e hosp. 1.7.2.1.35.01 Transferncia do salrio Educao 1.7.2.2.01.01 Cota Parte do ICMS 1.7.2.2.01.02 Cota-Parte do IPVA 1.7.2.4.01.00 Transf. de recursos Manut. e Des.do ensino-FUNDEB 1.9.3.1.11.00 Receita da dvida ativa do IPTU 1.9.9.0.02.01 Honorrios de Advogados 2.4.7.1.00.00 Transf. de Convnios da Unio de suas entidades 9.9.9.9.99.99 Demais receitas TOTAL

R$ 3.971.595,10 R$ 1.665.933,24 R$ 2.500.000.00 R$ 9.500.000,00 R$ 2.350.000,00 R$ 18.000.000,00 R$ 3.990.000,00 R$ 212.000,00 R$ 9.001.000,00 R$ 8.420.271,66 R$ 140.734.700,00

Prefeitura Municipal de Ilhabela Oramento da despesa 2012


rgo 01 Poder Executivo 01 Gabinete do Prefeito 02 Turismo 03 Esporte 04 Fundo Mun. Ass. Social 05 Administrao 06 Finanas 07 Educao 08 Cultura 09 Fundo Mun. de Sade 10 Proteo ao Meio Ambiente R$ 7.150.000,00 R$ 2.336.000,00 R$ 2.156.400,00 R$ 1.989.000,00 R$ 12.400.000,00 R$ 6.200.000,00 R$ 30.639.000,00 R$ 1.530.000,00 R$ 27.410.000,00 R$ 8.960.000,00

Prefeitura Municipal de Ilhabela Oramento da despesa 2012


11 Obras, Urb. e Serv. Pblicos 12 Jurdico Total do rgo rgo 02 Legislativo 01 Cmara rgo 03 Instituto de Previdncia 01 Previdncia R$ 23.120.000,00 R$ 2.193.000,00 R$ 126.083.400,00

R$

3.500.000,00

R$

9.771.300,00

rgo 04 Fundao Arte e Cultura de Ilhabela 01 Fundaci


TOTAL GERAL

R$

1.380.000,00

R$ 140.734.700,00

Detalhamento da Despesa por Funo

01 - LEGISLATIVA 04 - ADMINISTRACAO 06 - SEGURANCA PUBLICA 08 - ASSISTENCIA SOCIAL 09 - PREVIDENCIA SOCIAL 10 - SAUDE 12 - EDUCACAO 13 - CULTURA

R$ 3.500.000,00 R$ 26.640.000,00 R$ 3.447.000,00 R$ 2.282.000,00 R$ 2.673.000,00 R$ 27.410.000,00 R$ 30.639.000,00 R$ 2.910.000,00

Detalhamento da Despesa por Funo

15 URBANISMO 16 HABITACAO 18 GESTAO AMBIENTAL 23 COMERCIO E SERVICOS 27 DESPORTO E LAZER 99 RESERVA DE CONTINGNCIA TOTAL

R$ 19.466.000,00 R$ 417.000,00 R$ 8.960.000,00 R$ 2.336.000,00 R$ 2.156.400,00 R$ 7.898.300,00 R$140.734.700,00

Detalhamento da despesa por Sub-funo


031 Ao Legislativa 122 Administrao Geral 123 Administrao Financeira 127 Ordenamento Territorial 181 Policiamento 182 Defesa Civil 241 Assistncia ao Idoso 242 Assistncia ao Portador de Deficincia 243 Assistncia Criana e ao Adolescente 244 Assistncia Comunitria 272 Previdncia do Regime Estatutrio 301 Ateno Bsica 302 Assistncia Hospitalar e Ambulatorial 304 Vigilncia Sanitria 305 Vigilncia Epidemiolgica 334 Fomento ao Trabalho 361 Ensino Fundamental R$ 3.500.000,00 R$ 26.941.700,00 R$ 3.759.000,00 R$ 120.000,00 R$ 750.000,00 R$ 1.139.000,00 R$ 84.500,00 R$ 18.000,00 R$ 90.300,00 R$ 1.507.700,00 R$ 2.673.000,00 R$ 12.870.014,10 R$ 13.301.996,20 R$ 262.500,00 R$ 975.489,70 R$ 2.500.000,00 R$ 23.341.000,00

Detalhamento da despesa por Sub-funo


362 Ensino Mdio 364 Ensino Superior 365 Educao Infantil 366 Educao de Jovens e Adultos 392 Difuso Cultural 451 Infra-Estrutura Urbana 452 Servios Urbanos 482 Habitao Urbana 541 Preservao e Conservao Ambiental 695 Turismo 812 Desporto Comunitrio 997 Reserva de contingncia Inst. Previdncia 999 Reserva de contingncia Prefeitura TOTAL R$ 410.900,00 R$ 392.000,00 R$ 6.200.100,00 R$ 295.000,00 R$ 2.217.000,00 R$ 19.466.000,00 R$ 1.558.000,00 R$ 417.000,00 R$ 6.211.500,00 R$ 1.277.000,00 R$ 557.700,00 R$ 7.098.300,00 R$ 800.000,00 R$ 140.734.700,00

Detalhamento da despesa por Programas


0001 Processo Legislativo 0004 Administrao Geral 0037 Ao e Desenvolvimento 0038 Iluminao Pblica 0039 Habitao de Interesse Social 0040 Vela para todos 0041 Gesto do Sistema FMAS 0042 Gesto Institucional 0043 Gabinete Social 0044 Bem me Quer 0045 Cidade Segura 0046 Casas de Leitura 0047 Indstria de Cultura 0049 Esporte Vida 0050 Ilhabela o ano Inteiro R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 3.500.000,00 2.500.000,00 18.746.000,00 720.000,00 417.000,00 30.200,00 596.500,00 27.148.200,00 853.000,00 230.000,00 1.440.000,00 104.000,00 1.311.000,00 113.500,00 2.922.000,00

Detalhamento da despesa por Programas


0051 A Receita Sade 0060 Ilhabela com ensino de qualidade 0061 Programa de Proteo Social Bsica 0062 Programa de Proteo Social Especial 0063 Gesto e Controle da Qualidade Ambiental 0064 Gesto do Fundo Municipal do M.Ambiente 0070 Gesto Financeira e Tributria 0071 Encargos Gerais do Municpio 0090 Previdncia do Serv.Pblico Municipal 9999 Reserva de Contingncia R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 27.410.000,00 30.639.000,00 1.127.800,00 264.700,00 3.213.500,00 2.998.000,00 1.233.000,00 2.646.000,00 2.673.000,00 7.898.300,00

TOTAL

R$ 140.734.700,00

Detalhamento da despesa por Categoria Econmica


3.1.90.09 3.1.90.11 3.1.90.13 3.1.90.91 3.1.90.94 3.1.91.13 3.2.90.21 Salrio Famlia Vencimentos e vantagens Fixas pessoal civil Obrigaes Patronais - INSS Sentenas Judiciais Indenizaes trabalhistas Obrigaes Patronais - Instituto Juros da Dvida Contratada 35.000,00 39.425.900,00 3.671.400,00 30.000,00 793.100,00 3.394.200,00 400.000,00

3.2.90.22
3.2.90.93 3.3.20.01

Outros Enc. s/ a dvida contratada


Indenizaes e Restituies Aposentadorias, reserva rem. e reformas

13.000,00
11.000,00 9.000,00

Detalhamento da despesa por Categoria Econmica


3.3.20.03 3.3.24.09 3.3.50.43 3.3.60.41 3.3.90.01 3.3.90.03 3.3.90.05 Penses Outras Desp. c/ enc. da dvida Subvenes Sociais Contribuies Aposentadorias e reformas Penses Outros Benefcios previdencirios 1.000,00 50.000,00 23.977.800,00 50.000,00 1.733.000,00 539.000,00 1.000,00

3.3.90.14
3.3.90.18 3.3.90.30

Dirias - Pessoal Civil


Auxlio Financeiro a estudante Material de Consumo

69.600,00
254.000,00 8.210.031,66

Detalhamento da despesa por Categoria Econmica


3.3.90.33 3.3.90.35 3.3.90.36 3.3.90.39 3.3.90.47 3.3.90.48 3.3.90.49 Passagens e Desp. c/ Locomoo Servio de consultoria Outros Servios Terceiros P.Fsica Outros Servios Terceiros P.Jurdica Obrigaes tributria contr. Outros Auxlios Financeiros a P. Fsica Auxlio transporte 26.600,00 75.000,00 2.622.400,00 16.415.632,00 1.200.000,00 2.100.000,00 700.000,00

3.3.90.91
3.3.90.92 3.3.90.93

Sentenas Judiciais
Desp. de Exerccios Anteriores Indenizaes Restituies

144.100,00
109.100,00 126.500,00

Detalhamento da despesa por Categoria Econmica


3.3.90.95 4.4.90.30 4.4.90.36 4.4.90.37 4.4.90.39 4.4.90.51 4.4.90.52 Indenizaes Serv.Trab.Campo Material de Consumo Outros Serv. de terceiros P.Fsica Locao de mo de obra Outros Servios Terceiros P.Jurdica Obras e Instalaes Equipamentos e Material Permanente 10.000,00 3.060.100,00 345.500,00 215.000,00 998.000,00 18.500.000,00 2.110.636,34

4.4.90.61
4.6.90.71 4.6.90.77 7.7.99.99 9.9.99.99 TOTAL

Aquisio de imveis
Amortizao da dvida contratual Principal da div. Contr. Reserva de Contingncia Reserva de Contingncia

426.300,00
982.000,00 1.000,00 7.098.300,00 800.000,00 140.734.200,00

Detalhamento da Despesa por Ao


1036 - INFRAESTRUTURA E APARELHAMENTO R$ 1.392.500,00 2114 - GESTO TCNICA, ADM. E DE RECURSOS HUMANOS R$23.331.600,00 2116 - DESPESAS SOB REGIME DE ADIANTAMENTO R$ 525.500,00 2127 - COMUNICAO SOCIAL R$ 790.000,00 2128 - COMEMORAES CVICAS R$ 600.000,00 2130 - FUNCIONAMENTO DO CONSELHO TUTELAR R$ 53.000,00 2131 - CONSELHO DOS DIREITOS DA CRIANA E DO ADOLESC. R$ 10.000,00 2129 - OFICINAS SOCIAIS R$ 20.000,00 2134 - PROMOVENDO CIDADANIA R$ 160.000,00 2135 - OPERAO TEMPORADA R$ 400.000,00 2136 - PR-LABORE R$ 350.000,00 1039 - ASSISTNCIA HUMANITRIA R$ 255.000,00 2137 - MOBILIDADE URBANA R$ 435.000,00 2137 - PROMOES TURSTICAS R$ 1.167.000,00 2120 - GESTO DO FUMDTUR R$ 110.000,00 2115 - ESPORTE SOCIAL R$ 113.500,00

Detalhamento da Despesa por Ao


2118 - PROMOES ESPORTIVAS COMPETITIVAS E DE LAZER R$ 2117 - ESPORTE NUTICO SOCIAL R$ 2113 - EVENTOS NUTICOS DE COMPETIO E DE LAZER R$ 2145 - AES DE ATENO INTEGRAL A PESSOA IDOSA R$ 2143 - SUBVENES A ENTIDADES DE APOIO AO PROGRAMA R$ 2148 - ATENO ESPECIAL AO IDOSO R$ 2147 - ATENO ESPECIAL A CRIANA R$ 2144 - AES DE ATENO INTEGRAL A FAMLIA R$ 1062 - RENOVAO E AMPLIAO DA FROTA MUNICIPAL R$ 2140 - MANUTENO E OPERACIONALIZAO DA FROTA MUN. R$ 2141 - FORTALEC. DA GESTO COM INTEGR.DE SUPR. E SERV. R$ 2142 - EXECUO DO PROJETO NOSSA GENTE R$ 2067 - S. O. S. TRABALHO, QUALIF. PROFISSIONAL E ALFAB. R$ 2133 - ADMINISTRAO FINANCEIRA E TRIBUTARIA R$ 2171 - AMORTIZAO DA DVIDA PBLICA R$ 2172 - ENCARGOS REFERENTE A ARRECADAO R$ 329.000,00 30.200,00 85.000,00 12.500,00 102.000,00 60.000,00 27.300,00 546.300,00 75.000,00 1.420.000,00 3.350.000,00 15.000,00 2.500.000,00 1.113.000,00 1.446.000,00 1.200.000,00

Detalhamento da Despesa por Ao


2173 ATUAL. E MODERNIZAO DO CADASTRO IMOBILIRIO 2099 - RESERVA DE CONTINGNCIA 1060 - INFRAEST. E APAR. REDE FSICA-EMEIS-CEIS-CRECHES 2160 - OPERAO, MANUT. E APOIO ADM. DO ENSINO INFANTIL 2170 - REMUNERAO E ENCARGOS DOS PROF. DO MAGIST. 1061 - INFRAEST.APAR. DA REDE FS.-EMEFs-PEIs-UNID.APOIO 2161 OPER. MANUT. E APOIO ADM. DO ENSINO FUNDAMENTAL 2162 - MERENDA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL 2163 - MERENDA ESCOLAR NO ENSINO INFANTIL 2164 - TRANSPORTE ESCOLAR 2165 - BOLSA DE ESTUDOS 2121 - AO CULTURAL 2122 - INCENTIVO A LEITURA 1050 - MANUT. E AMPL. DA INFRAESTR. DA SEC. DE SADE 2150 - GESTO TEC. ADM. E DE REC. HUMANOS NO SUS 2151 - CONTROLE SOCIAL NA GESTO DO SUS R$ 120.000,00 R$ 800.000,00 R$ 1.855.300,00 R$ 2.299.300,00 R$ 17.277.600,00 R$ 2.245.300,00 R$ 4.013.400,00 R$ 924.700,00 R$ 580.000,00 R$ 1.091.900,00 R$ 324.000,00 R$ 562.000,00 R$ 104.000,00 R$ 5.000,00 R$ 1.547.000,00 R$ 5.000,00

Detalhamento da Despesa por Ao


1051 - CONST. MANUT.REFORMA E AMPLIAO DAS UBS 1052 - ESTRUTURAO E QUALIF.DA ASSIST.FARMAC. BSICA 2152 - OPER. E MANUT. DOS SERV. DE SADE DE AT. PRIMRIA 2153 - ASSISTNCIA FARMACUTICA BSICA 2154 - REPASSE DE REC. P/ ASSIST. SUPLEMENTAR DE SADE 1053 - AMPL.QUALIF. DA ESTRUT.HOSPITALAR/URG. EMERG. 2155 - ATEND.MDICO, AMBUL. HOSPITALAR URG./EMERG. 1054 - AMPL. E QUALIF. ESTRUTURA DE VIGIL. E PROM. SADE 2156 - VIGILNCIA E PROMOO DA SADE 1055 - AMPL. E QUALIF. ESTRUTURA DA VIGILNCIA SANITRIA 2157 - VIGILNCIA SANITRIA DE RISCOS,PROD.E SERVIOS 2124 - DEMANDAS PBLICAS RELATIVAS A QUAL. AMBIENTAL 2125 - PRESERVAO AMBIENTAL 1034 - PAVIMENTAO, RESTAURAO E CONSERV. DE VIAS 1038 CONSTR. REFORMA E AMPLIAO DE EQUIP.PBLICOS R$ 345.000,00 R$ 15.636,34 R$ 3.475.216,00 R$ 256.461,76 R$ 17.653.200,00 R$ 180.000,00 R$ 2.649.996,20 R$ 4.000,00 R$ 971.489,70 R$ 5.000,00 R$ 257.500,00 R$ 2.960.000,00 R$ 2.998.000,00 R$ 9.216.000,00 R$ 9.530.000,00

Detalhamento da Despesa por Ao


1035 - CONSERVAO E AMPLIAO DA REDE DE ILUM.PBL. 2126 - CONSUMO DE ENERGIA DA ILUMINAO PBLICA 2123 - REGULARIZAO FUNDIRIA DE INTERESSE HABITAC. 2132 - COMUNICAO LEGAL 2177 - MANUTENO DO PROCESSO LEGISLATIVO 2190 - BENEFICIOS PREVIDENCIRIOS 7799 - RESERVA ORAMENTRIA DO RPPS 2158 - CRIANDO ARTE, PROMOVENDO CULTURA TOTAL R$ 120.000,00 R$ 600.000,00 R$ 417.000,00 R$ 110.000,00 R$ 3.170.000,00 R$ 2.323.000,00 R$ 7.098.300,00 R$ 600.000,00 R$ 140.734.700,00

Custeio/Investimento p/ fonte de recursos


3 DESPESA CORRENTE CUSTEIO 75,45% R$106.197.363,66 01 TESOURO R$ 77.777.765,76 02 ESTADO R$ 17.599.002,80 04 RECURSOS ADM.IND. R$ 3.939.000,00 05 UNIO R$ 6.881.595,10 4 DESPESA DE CAPITAL INVESTIMENTOS 18,93% 01 TESOURO R$ 10.972.500,00 02 ESTADO R$ 5.933.736,34 04 RECURSOS ADM.IND. R$ 114.000,00 05 UNIO R$ 9.618.300,00 9 RESERVA DE CONTINGNCIA 01 TESOURO 04 RECURSOS ADM.INDIR. 5,62% R$ 800.000,00 R$ 7.098.300,00 R$ 26.638.536,34

R$

7.898.300,00

TOTAL

R$140.734.200,00

Exerccio de compreenso das Receitas e Despesas

Receitas Julho/2012 Classificao das receitas: exemplo

Despesas Julho/2012 Classificao das despesas Institucional/funcional/econmica)

Exerccios
1 - Uma despesa com conta de telefone da creche da Barra Velha. Qual a dotao oramentria a ser utilizada para empenhar esta despesa? Resposta: 2 - O gasto de pessoal com um professor da EMEF do Itaquanduba. Qual a dotao oramentria a ser utilizada para empenhar esta despesa? Resposta:

Exerccios
3 - O oramento de 2012 j foi aprovado pela Cmara, porm o Governo do Estado resolveu fazer um Convnio para a Construo de um Hospital. Como devemos proceder para agregar esta despesa ao oramento. Resposta: 4 Qual a dotao a ser empenha para a despesa com contratao de pessoal para o trabalho de limpeza de ruas, atravs do Programa SOS? Resposta:

Fontes de Pesquisa

LOA Lei Oramentria Anual da Prefeitura Municipal de Ilhabela Exerccio 2102 Quadro Demonstrativo da Despesa Balancete da Receita Compilao dos dados: Osvaldo Julio

Fontes de Pesquisa

Frum Brasil de Oramento FBO Conceitos bsicos sobre Oramento Pblico. Apresentao elaborada com base na cartilha O oramento pblico ao alcance do cidado, do Instituto de Estudos scio econmicos INESC

Apostila Oramento Pblico Municipal GOVBR


Criao dos slides, pesquisa, adequao dos textos: Osvaldo Julio

You might also like