You are on page 1of 2

CONCRETO CELULAR PRECON

VOC S TEM A GANHAR.


ISOLAMENTO ACSTICO
isola rudos externos e internos
O CCA Precon possui estrutura aerada que absorve melhor as ondas sonoras incidentes e diculta a sua transmisso para o ambiente interno. A tabela abaixo mostra a ecincia acstica das paredes de CCA. ESPESSURA DO BLOCO 10cm 15cm 20cm PAREDE SEM REVESTIMENTO 39dB 42dB 44dB PAREDE COM REVESTIMENTO 41dB 44dB 46dB

GUIA PRTICO

construo sustentvel

ECOLGICO

O concreto celular autoclavado Precon (CCA) considerado um produto ecologicamente correto, conhecido internacionalmente como green block. Sua produo no contamina o meio ambiente e sua utilizao no gera desperdcio. Seu emprego propicia ambientes termicamente estveis, com reduo do consumo de energia para climatizao.

RESISTNCIA
mais por menos peso
O CCA Precon oferece a melhor relao de resistncia por peso entre os materiais utilizados na confeco de paredes. O rigoroso controle de qualidade dos blocos de CCA Precon, certicado conforme a norma ISO 9001:2000, garante a sua resistncia compresso e a densidade aparente de massa.

www.precon.com.br

Como referncia: o motor de um carro emite 40dB, o trfego de veculos 60dB e uma turbina de avio 120dB.

CONCRETO CELULAR PRECON

economia
reduz os gastos
Os blocos CCA Precon aumentam a produtividade da mo-deobra e reduzem o desperdcio. Um pedreiro pode produzir, em mdia, trs vezes mais quando comparado com outras opes de bloco.

DuraBiliDaDe

resiste mais do que voc imagina


O processo de autoclavagem confere estabilidade qumica aos blocos de CCA Precon. No degradam nem alteram a sua composio ao longo dos anos, sendo imunes aos ataques de parasitas.

CENTRAL DE ATENDIMENTO
(31) 3660-3822

economia de tempo e dinheiro


Os blocos de CCA Precon so mais leves que os blocos convencionais, tendo densidade aparente de 500kg/m2. Possibilitam reduo das cargas atuantes nas estruturas e fundaes.

LeveZa

fcil de manusear

traBalhaBiliDaDe
UNIDADES INDUSTRIAIS
PRECON Minas GERAIS RODOVIA MG 424, KM 38 CEP: 33600-000 PEDRO LEOPOLDO/MG VIA GERALDO DIAS, KM 2,5 - BARREIRO DE CIMA CEP: 30641-970 BELO HORIZONTE/MG RODOVIA BR 262, KM 3 - OLHOS DGUA CEP: 31950-640 BELO HORIZONTE/MG PRECON RIO DE JANEIRO ESTRADA DE ADRIANPOLIS, 2446 - SANTA RITA CEP: 26050-000 NOVA IGUAU/RJ

resistncia ao Fogo


barreira contra fogo
O CCA Precon incombustvel e oferece resistncia ao fogo superior aos blocos convencionais. Uma parede executada com blocos de CCA Precon com 15cm de espessura, revestida com 10mm de argamassa em ambos os lados, confere uma resistncia ao fogo, comprovada, de 360 minutos, atendendo plenamente s normas de proteo contra incndio.

Os blocos de CCA Precon so os nicos que podem ser facilmente cortados com serrote, possibilitando o aproveitamento das partes restantes. Podem ser escaricados e furados para embutimento das instalaes. O tamanho superior em relao aos blocos convencionais, associado sua baixa densidade, possibilita ganhos considerveis de produtividade. A Precon fornece serrotes e rasgadores manuais. Consulte nossos revendedores.

versatiliDaDe
bloco para toda obra
Devido s suas caractersticas de trabalhabilidade, preciso e leveza, os blocos de CCA Precon se adaptam bem s estruturas convencionais de concreto armado, pr-moldado, ao e tambm s de madeira.

ISOLAMENTO trmico

baixa permeabilidade

ESTANQuEIDADE

mantm a temperatura estvel


O CCA Precon tem um baixo ndice de condutibilidade trmica, sendo de 8 a 10 vezes mais eciente que os blocos convencionais. Protege o ambiente interno das variaes de temperatura externa, reduzindo o consumo de energia por ar-condicionado ou calefao.

O CCA Precon possui uma estrutura formada por clulas de ar fechadas, no conectadas, que dicultam a migrao de umidade atravs das paredes. uma alternativa ao emprego de paredes de gesso acartonado (dry-wall) em ambientes com alta umidade, como banheiros e cozinhas.

E MAIS: construo a seco, diminuio na gerao de resduos, facilidade para executar


modicaes posteriores e aplicao direta de revestimentos.

CONCRETO CELULAR AUTOCLAVADO PRECON

RECOMENDAES PRTICAS
Utilizado na Europa e Estados Unidos h mais de 80 anos, a Precon oferece para o Brasil o concreto celular autoclavado.Essalinha de produtos Precon constituda por materiais calcrios (cimento, cal ou ambos) e materiais ricos em slica, namente granulados e submetidosa um processo industrial para tornar o produto leve, aerado e ao mesmo tempo resistente e durvel. Um produto inovador, de alta qualidade, que permite construes slidas, rpidas e econmicas. Siga estas recomendaes prticas para o uso do bloco de concreto celular autoclavado Precon em sua construo.

VEJA COMO FCIL UTILIZAR:


Basta usar um serrote de mo ou serra eltrica e voc tem o bloco da forma que precisa, com grande preciso e rapidez.

ABERTURAS
As vergas e contravergas, moldadas in loco, devem atender ao quadro abaixo. Para os casos comuns de aberturas, devem-se dispor duas barras de ao CA50 6,3mm no fundo da canaleta e a seguir proceder concretagem.

ELEVAO DA ALVENARIA
Para iniciar a execuo das alvenarias, devem ser atendidas as seguintes condies.  concretagem do pavimento ter sido executada h A pelo menos 45 dias.  A retirada do escoramento do pavimento ter sido feita h pelo menos 15 dias.  Ter sido retirado totalmente o escoramento do pavimento superior.  Ter executado o nivelamento do pavimento.

preciso no corte

Seguindo-se os cuidados de execuo, o CCA permite o assentamento, de forma direta, de revestimento cermico em ambiente interno, dispensando revestimento de regularizao.

assentamento De revestimento interior

ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO


A Precon oferece uma argamassa industrializada especca para assentamento e revestimento de blocos de CCA. Sua utilizao aumenta a produtividade, reduz o desperdcio e propicia maior qualidade nal das alvenarias. O emprego de argamassa convencional para assentamento deve atender o trao 1:3:75, em volume de materiais secos, de cimento, cal hidratada (CH-1) e areia lavada mdia, respectivamente. As superfcies internas geralmente no necessitam de chapisco para receberem massa nica. Recomenda-se o trao 1:2:9, em volume de materiais secos, de cimento, cal hidratada (CH-1) e areia lavada mdia, respectivamente. A espessura mdia de 10mm. A superfcie deve ser levemente umedecida. O revestimento externo aplicado sobre a superfcie previamente chapiscada. O trao sugerido 1:1:6, em volume de materiais secos, de cimento, cal hidratada (CH-1) e areia lavada mdia, respectivamente. Esses traos so apenas referncia e as argamassas devero ser dosadas considerando-se o desempenho esperado e as caractersticas dos materiais locais.

Para fazer a instalao eltrica e hidrulica basta utilizar um raspador manual, que permite executar uma perfurao da largura e profundidade de acordo com o duto a ser instalado.

simpliciDaDe nas instalaes qualiDaDe e segurana


Todos os produtos da Precon so produzidos em conformidade com as normas tcnicas brasileiras.

DESCARGA E ARMAZENAMENTO
Descarregue os blocos de CCA Precon de forma que quem empilhados na posio vertical. Armazene em local coberto, ventilado e sobre uma superfcie limpa e seca.

VERGA Vo L (cm) 50 a 100 100 a 180 180 a 320 Vo L (cm) 50 a 100 100 a 320 A (mnimo) 10 20 - 30 30 CONTRAVERGA B (mnimo) 30 - 40 40 - 60 Comprimento Parede (m) < 8 - 8 a 12 < 8 - 8 a 12 Comprimento Parede (m) <8 < 8 - 8 a 12 < 8 - 8 a 12

A primeira fiada deve ser assentada com a mesma argamassa e utilizando-se duas linhas (topo e base) para garantir o alinhamento e prumo dos blocos. Os blocos devem ser levemente umedecidos na face que receber a argamassa.

Permite a aplicao de rebocos e emboos com espessuras reduzidas em funo da sua planicidade.

revestimentos com espessuras reDuZiDas

Se Precon voc pode conar.

CORTE DO BLOCO
Os blocos de CCA Precon podem ser serrados, furados e sulcados. Podem ser empregadas as mesmas ferramentas utilizadas em trabalho com madeira. A Precon fornece serrotes especcos para esse m.

EMBUTIMENTO DE INSTALAES HIDRULICAS E ELTRICAS


No embutimento de instalaes cujos dimetros sejam pequenos (menor que 1/3 da espessura dos blocos), o corte da alvenaria poder ser realizado com um rasgador manual (consulte nossos revendedores), eltrico ou com serra de disco para corte. Deve-se evitar o emprego de talhadeira e marreta. Os rasgos devem ser preenchidos com argamassa (1:3 ou 1:4) de cimento e areia. As tubulaes devem ser fixadas previamente com grampos de arame galvanizado. No caso de tubulaes de grande dimetro, e no se adotando o uso de shafts, a alvenaria deve ser interrompida, tratando essa regio como uma junta amplamente solicitada. No revestimento, dever ser inserida uma tela metlica galvanizada, eletrossoldada, especfica para esse fim, trespassando 20cm para cada lado da abertura.

JUNTAS DE ASSENTAMENTO
Devem ser preenchidas e ter a espessura variando de 10 a 15mm.

ESPECIFICAES DO CONCRETO CELULAR PRECON:


BLOCO DE ALVENARIA BLOCO LAJE E PAINEL
Dimenses: 60 x 30 x espessura* *Espessuras: 7,5cm 10cm 12,5cm 15cm 20cm Produtos disponveis com 2,5 MPa. Consulte-nos para opes com 4,5 MPa. Dimenses sob encomenda

ENCUNHAMENTO
O preenchimento do vo de 3cm entre o topo da alvenaria e o fundo da viga/laje somente dever ser executado aps a concluso de toda a alvenaria da edicao. Dever ser empregada uma argamassa com as seguintes caractersticas:

UNIO ENTRE PAREDES


As paredes devero ser unidas, preferencialmente, por juntas em amarrao. Todas as juntas verticais entre os blocos que se interceptam e os blocos contguos devem ser preenchidas. Os blocos que compem a interseo devero ter comprimentos no mnimo iguais a 1/2 bloco ou 30cm.

 dulo de deformao (E) mximo de 8.000kg/cm2; m aderncia bloco-argamassa na exo, mdia mnima, de  3 kg/cm2 aos 14 dias.

Em caso de dvidas, favor entrar em contato com o departamento tcnico pelo e-mail: assessoriatecnica@precon.com.br Consulte o nosso site, um dos nossos revendedores ou ligue diretamente para a Precon. Voc vai descobrir que, em matria de qualidade, economia e praticidade, os produtos de concreto celular autoclavado Precon garantem muito mais solues que voc imagina.

www.precon.com.br

You might also like