You are on page 1of 2

Newsletter

Informativo DGTI Edio n 01/2012 So Lus, 06 de Dezembro de 2012

gia o l cno 014 e T -2 de 3 r 1 o 0 iret o 2 D no a rma l o P f In da

INFRA-ESTRUTURA
Quais investimentos foram feitos para melhorar os servios.

SISTEMAS
Apresentao do Sistema Gerenciador de Contudos GERCON.

SEGURANA
Dicas de segurana para usurios.

Newsletter
GOVERNANA DE TI

So Lus, 06 de Dezembro de 2012 - Informativo IFMA/DGTI Edio n 01/2012

INFRA-ESTRUTURA
om a transformao do CEFET-MA e das E s c o l a s Agrotcnicas em IFMA, criou-se uma grande instituio de ensino que, no seu projeto inicial, tm 18 Campi e ir atingir cerca de 40.000 alunos presenciais e distncia. Com o grande crescimento da Rede de Ensino, notrio que haver uma grande troca de informaes acadmicas e administrativas entre os Campi e a Reitoria, ocasionando perda de desempenho e, em alguns momentos, indisponibilidade de alguns sistemas. Para solucionar esse problema, foi implementado um centro de dados (DATACENTER) na DGTI para o IFMA, com equipamentos de ltima gerao, grande capacidade de armazenamento e processamento de dados integrados a um sofisticado sistema de backup. Em termos de comparao, a soluo atual atingiu a marca de 60.000 acessos simultneos ao portal do IFMA, sem diminuir o desempenho ou ficar indisponvel. J a soluo anterior antingiu 20.000 acessos simultneos e depois ficou indisponvel.

SISTEMAS

gercon, Gerenciador de Contedos, foi inicialmente desenhado pela Diretoria de Gesto de Tecnologia da Informao para facilitar a manuteno, edio e publicao dos Processos de Licitao no site do IFMA. Com a expanso do Instituto, o sistema tambm passou a fornecer suporte ao gerenciamento de Seletivos, Concursos e Programas Intitucionais. O Gercon foi dividido em duas reas: Administrativa - para editores e publicadores destes contedos, que j incorpora mecanismos de segurana tais como autenticao e permisses de acesso de aplicaes j conhecidas; e a Interativa - para os usurios finais que faro uso dos contedos - e seus respectivos editais - em cada portal do IFMA. O sistema pode ser visualizado na rea de Licitaes do Portal do IFMA.

SEGURANA
7 dicas pra voc navegar na internet com segurana:
1) Crie senhas difceis de serem descobertas e as mude constantemente; 2) Atualize seu anti-vrus e sistema operacional; 3) Cuidado com links em servios de mensagens instantneas e redes sociais; 4) Cuidado com e-mails falsos; 5) Evite acessar sites duvidosos; 6) Use navegadores atuais; 7) Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos.

SAIBA
Para mais informaes, dvidas ou sugestes acesse: http://www.ifma.edu.br/dgti/ ou entre em contato: Telefone: (98) 3218.9062 Email: dgti@ifma.edu.br Diretoria de Gesto de Tecnologia da Informao - DGTI Av. Getulio Vargas, 04 - Monte Castelo So Lus MA - 65030-005

You might also like