You are on page 1of 6

Universidade Regional de Blumenau FURB Academia de Direito Acadmico: Guilherme Augusto Oliveira Fernandes dos Santos Teoria Geral

l do Processo

Fichamento

O Processo

Franz Kafka

Introduo: A narrativa desse livro apresenta ao leitor uma mistura de realidade e fantasia, tendo como personagem principal o bancrio Josef K., funcionrio exemplar de um famoso banco, onde ocupava um cargo de grande responsabilidade, e que, no dia em que completava 30 anos, foi detido em seu quarto, perseguido por longo tempo, alm de enfrentar um excntrico processo sem saber o real motivo, que segue assombroso at seu trfico final.

Captulo I A Deteno. Ao levantar-se na manh em que completava 30 anos, Josef K. estranhou a ausncia da cozinheira da senhora Frau Grubach, sua hospedeira, que, todos os dias, s oito horas, lhe trazia o desjejum, e no se apresentou no quarto naquela manh, fato esse que jamais tinha acontecido. Repentinamente bateram em sua porta e ali adentrou um homem, ao qual jamais vira. Da comea o verdadeiro pesadelo na vida de Josef K., pois a sequncia da narrativa inteiramente desorientada e absorvida por um clima de surpresas infindveis e surreais. Ao ser informado que contra ele havia um processo judicial, pensou tratar-se de uma brincadeira de seus colegas do banco, j que no acreditava no que estava acontecendo. Pediu esclarecimentos aos guardas que ali estavam e em seguida ao rude inspetor que l chegara, porm, inutilmente. Foi levado pelos dois guardas ao quarto da senhorita Brstner, onde j se encontrava o inspetor e mais trs jovens, momento em que foi informado acerca de sua deteno e que o processo j estava tramitando, negando-se o inspetor a responder-lhe sob que acusao estava sendo processado, sendo informado, ainda, que os trs rapazes que ali estavam eram funcionrios do banco onde ele trabalhava. Foi liberado para ir para seu trabalho e assim o fez, passando o dia h se questionar quais eram os motivos do acontecido. Ao final do expediente voltou para casa procura da senhorita Brstner, conversaram sobre o acontecido e ao final da conversa, K. beijou-a ardentemente e depois foi para o quarto e dormiu. Captulo II Por telefone, K. fora informado de que no domingo seguinte se realizaria um pequeno inqurito com relao ao assunto. Tambm o informaram que tais interrogatrios se realizariam com regularidade, seno porventura todas as semanas, mas com freqncia. Aconteceriam aos domingos para que no atrapalhar seu trabalho. Assim, no domingo, K. sai para ir ao local informado, e aps alguma dificuldade em encontr-lo, bate de porta em porta perguntando se ali morava um tal carpinteiro chamado Lanz, at que ser informado por uma senhora onde se achava Lanz, que o guiou at o local do interrogatrio, uma pequena sala onde se encontrava uma pequena uma platia nas laterais, atrs estavam ancies e a frente o juiz de instruo. Durante as perguntas, o juiz demonstrava insegurana, razo pela qual K. questionou-lhe a legalidade do processo, seus motivos e de onde surgiria tal justia. Tais questionamentos fizeram com que K. perdesse a simpatia do juiz de instruo, o qual lhe ele havia frustrado a vantagem que um interrogatrio sempre representa para o detido. K. ps a rir e sem deixar de olhar para a porta exclamou: - Velhacos! Presenteei-lhes com todos os seus interrogatrios. Em seguida, abriu a porta e desceu apressadamente, trilhando seu caminho.

Captulo III

Durante toda a semana seguinte, K. esperou uma nova citao, pois no podia acreditar que tivesse sido aceita sua deciso de renunciar aos interrogatrios. Como a espera foi em vo, sups que estava tacitamente citado a comparecer de novo, na mesma casa e mesma hora. Ento, no domingo, K. dirigiu-se ao local, onde encontrou apenas aquela senhora que o havia guiado no domingo passado e que logo lhe disse: - Hoje no dia de sesses. Sobre a mesa que pertencia ao Juiz estavam alguns livros. K. pediu para olh-los, mas a senhora no permitiu, alegando que pertenciam ao juiz de instruo. Logo K. percebeu que aquele lugar era um quarto perfeitamente habitvel, e a mulher passou a insinuar-se, dizendo que seu marido era porteiro do tribunal e que ela tinha influncia com o juiz de instruo. Algum tempo depois, K. acaba se deparando com o marido daquela mulher e o mesmo lamentou-se pela situao vexatria que vivia, vendo-se obrigado a suportar aquela situao porque dependia daquele trabalho para sua sobrevivncia. K. j estava de sada, quando foi convidado pelo oficial de justia para conhecer as instalaes do Cartrio. L havia vrias salas, com pessoas a trabalhar em seus prprios processos. O ar comeou a ficar escasso e K. pediu ao oficial de justia que o levasse at a sada, porm, ele pediu que K. esperasse, pois ainda havia de concluir algumas diligncias. Exaltado, K. pediu novamente que ele o levasse at a sada, momento em que as pessoas que trabalhavam na sala frente saram para ver o ocorrido, sendo que K. acabou se sentindo mal e foi guiado at a sada por duas pessoas que ele havia conhecido no prprio cartrio.

Captulo IV Nos dias em que se seguiram, K. no pde falar com a senhorita Brstner, que conseguiu evit-lo. No domingo pela manh, percebeu um singular movimento no vestbulo. Era a senhorita Montag mudando-se para o quarto da senhorita Brstner. Logo aps a Sra. Grubach dirigiu-se ao quarto de K. para lhe servir o desjejum, e aps breve conversa, chamaram-no porta. Era criada da casa anunciando a K. que a senhorita Montag teria o prazer que lhe falar, estando no refeitrio a sua espera. Ao sarem, se depararam com o capito sobrinho da Sra. Grubach, que os cumprimentou. K. se dirigiu para o quarto da senhorita Brster para tentar conversar com ela, mas como no recebeu resposta alguma das batidas na porta, acabou por adentrar ao quarto, porm, no mais a encontrou l.

Captulo V Quando numa daquelas tardes K. passava pelo corredor que separava o seu escritrio da escadinha principal (pois essa era a vez em que K. foi um dos ltimos a ir embora para casa, pois no banco ficavam apenas os encarregados de despachar correspondncia do dia e agrupados no pequeno campo de luz de uma lmpada), percebeu uns suspiros atrs de uma porta que ele sempre acreditava ser um cmodo de despejo. Deteve-se surpreso e voltou a prestar ateno para comprovar que no se enganara. Tomado pela curiosidade, abriu de um golpe a porta e deparou-se com trs homens que estavam de joelhos, despidos da cintura para cima. Reconheceu Franz e Willem, os dois guardas responsveis pela sua deteno e que recebiam aoites de um terceiro homem. No momento em que o viram, os guardas logo pediram pela sua ajuda, alegando que estavam sendo castigados porque K. tinha se queixado deles ao juiz de instruo. K. negou que assim o fizesse e tentou intervir, porm em vo, pois o aoitador apenas desempenhava a funo ordenada. O aoitador, ento. chicoteou Franz, que soltou um frito ininterrupto e invarivel que nem pareceria provir de um ser humano, e que ressoou em todo o corredor, pelo que os ordenanas se dirigiram ao local. Para impedir que entrassem na sala de despejo, K. lhes gritou: - Sou eu! - Ao ser perguntado se algo estava acontecendo, respondeu que tinha sido apenas o grito de um cachorro no ptio. Ps-se, ento, janela e passou a observar o ptio, e depois foi embora para casa, sendo que na sada

observou os transeuntes para tentar identificar a noiva que Franz alegara que o estava esperando, mas no havia nenhuma jovem que tivesse a aparncia de esperar algum. Percebeu, assim, que era uma grossa mentira de Franz, que apenas tinha o objetivo de despertar-lhe maior compaixo. Nos dias seguintes, o aoite dos guardas no saiu da mente de K.. Certa vez, ao passar pelo quarto de despejo, abriu a porta e se deparou com a mesma cena. Imediatamente a fechou e, quase chorando, correu para onde estavam os ordenanas, mandando-os limpar aquele cmodo. Os ordenanas disseram que o fariam no dia seguinte. K. consentiu, pois j era tarde. Sentou-se um instante e passou a observar o que faziam. Depois levantou-se e dirigiu-se sua casa, cansado e vazio de todo o pensamento.

Captulo VI Uma tarde, precisamente numa hora em que K. estava extremamente ocupado, despachando a correspondncia, seu tio Karl, muito preocupado, entrou pelo escritrio adentro, pois j sabia do processo que K. estava respondendo. Seu tio logo sugeriu que procurassem um advogado que era um velho amigo seu, pelo que saram do banco, entraram no carro e foram em direo casa do tal advogado. L chegando, foram recebidos por uma senhorita que cuidava do senhor advogado, que se chamava Huld, pois era muito velho e estava doente. Adentraram a casa, que era escura e iluminada com velas. J estando ao lado cama de Huld, este dizia que iria ajud-lo, pois seu tio era um velho amigo. K. no parava de olhar a enfermeira Leni e ela correspondia. Em seguida, Leni se retirou a pedido do advogado. K. ficou surpreso com a quantidade de informaes que o advogado Huld tinha acerca de seu processo, quando, ento, Huld lhe informou que tinha bom relacionamento no meio jurdico. Logo se ouviu um barulho na cozinha e dirigindo-se para l, K. viu um prato quebrado, ocasio em que Leni lhe explicou que fora um artifcio para chamar sua ateno. Disse que o ajudaria e sentou-se em seu colo, iniciando um flerte, que culminou em beijos. No bastasse, Leni deu as chaves da casa a K. para que ele voltasse. Ao sair, K. encontrou com seu tio, que demonstrou constrangimento com o ocorrido, pois certamente Leni era amante do advogado. Aps alguns minutos de advertncia, K. e seu tio foram embora, tendo Karl tomado caminho de volta a fazenda.

Captulo VII Numa manh de inverno, em que fora caa uma neve em meio de uma luz acinzentada, K. estava sentado no seu escritrio e, apesar da hora matutina, sentia-se j extremamente fatigado. De cabea baixa, os pensamentos relativos ao seu processo no o abandonavam um instante. J muitas vezes tinha meditado se no seria conveniente redigir um escrito de defesa para ser apresentado justia. K. no sabia absolutamente nada do que o advogado fizera e comeou a pensar se Huld lhe seria necessrio, pois j tinha um longo ms que no o chamava ao seu escritrio. Decidiu, ento, ele mesmo redigir sua defesa, quando um dos funcionrios do banco o interrompeu, informando que um cliente importante (um fabricante) iria adentrar na sala. K. observou a proposta do cliente superficialmente, estando prestes a desistir da negociao, quando o vice-presidente do banco entrou na sala, viu a negociao, pegou a proposta e levou o fabricante para sua sala. Algum tempo depois, o fabricante volta e pergunta se K. responde a um processo. K. responde que sim e o fabricante diz que conhecia uma pessoa que o poderia ajud-lo, fazendo-lhe uma carta. Munido da carta, K. sai do banco e segue em direo ao local onde morava tal pessoa que o poderia ajudar. L chegando, ele guiado por meninas, aparentando terem treze anos de idade, at o quarto (que tinha o mesmo aspecto dos cartrios) do pintor Titorelli e entrega-lhe a carta. O pintor fazia quadros dos juzes que se revelavam muito vaidosos, e durante a conversa, disse a K. que ele tinha trs possibilidades para ajud-lo, e como ele K. afirmava ser inocente caberia a ele a absolvio real, a absolvio aparente e a dilao indefinida. K. no se definiu por nenhuma das trs

possibilidades e tentou sair do quarto, mas foi impedido pelas meninas que estavam do lado de fora. Foi obrigado, ento, a sair por uma janelinha que havia em cima da cama do pintor, ocasio em que se deparou com um corredor cheio de salas, sendo informado por Titorelli que ali era apenas uma extenso dos cartrios. J se encontrava prximo da sada, quando as jovens, s quais no tinha conseguido enganar, vieram ao seu encontro, fazendo com que o pintor risse dele. Captulo VIII K. revolveu dispensar os servios do advogado. Aps mais um dia de trabalho, ele se dirigiu casa do senhor Huld. L acabou por conhecer Block, um comerciante que j estava respondendo processo por cinco anos e meio. Na conversa com o comerciante, soube que alm do tempo de respondia ao processo, ele possua mais quatro advogados, alm do doutor Huld, totalizando cinco. Ao ser recebido pelo advogado, K. sentou se ao lado da cama de Huld e o avisou de sua dispensa. Huld, porm, pediu para K. que no sasse do quarto e observasse a conversa que ele teria com o comerciante. Ento, o comerciante chamado a entrar e Huld lhe pergunta sobre a quantidade de advogados que ele tinha contratado. O comerciante afirma que apenas ele era a parte do caso, quando ento o advogado o informa de uma notcia da justia e o comerciante se coloca de joelhos como se fosse um cachorro implorando que lhe desse logo tal notcia. Huld lhe diz que seu processo nem havia sido posto em prtica. Este captulo no foi concludo.

Captulo IX Tinham encarregado K. de mostrar alguns monumentos artsticos a importante amigo comercial do banco, um italiano que iria visitar quela cidade pela primeira vez. Noutra poca, tal incumbncia teria sido considerada honrosa, mas agora era aceita de m vontade por K., visto que s com grandes esforos podia ainda defender a sua reputao no banco, pois as horas que o faziam passar fora, era motivo de preocupao, pois o tempo que passava no escritrio j no lhe rendia muito e havia horas que mal conseguia fingir que trabalhava. K. passou a noite anterior estudando palavras em italiano para facilitar sua comunicao com o tal italiano, contudo, descobre que seu esforo fora em vo, pois tudo no passou de uma armao para que houvesse um encontro seu com o sacerdote. Durante a conversa, citaram uma historia de um homem de havia ganhado o direito de entrar na lei, porm, foi impedido por um guardio que tinha a responsabilidade de que ningum entrasse pela porta que dava acesso a tal lei. Na concluso da histria, K. no concordou com o sacerdote, que o informou pertencer justia e se passar pelo capelo do crcere.

Captulo X Pacato cidado, porm j cansado de lutar sem obter sucesso em descobrir qualquer coisa a respeito do processo que o envolvia, K., j sem nimo, tornou-se um homem passivo e indiferente. E justamente nesse momento que a morte chega para Josef K. Na noite anterior em que completaria seus trinta e um anos, por volta das nove horas, hora de calma nas ruas, dois senhores, vestidos de sobretudo, plidos e gordos, com chapus de copa alta aparentemente fixados com fora na cabea, apresentam-se na casa de K., acabando por levlo at um pedreira. Um dos senhores chegou-se at K., tirou-lhe a jaqueta, o casaco e por fim a camisa, e quando encontram um lugar apropriado na pedreira, as mos de um dos senhores segurou sua garanta, enquanto o outro lhe enterrava no corao, revolvendo-a ali duas vezes,

a faca que havia tirado do sobretudo. Moribundo, K. viu ainda os dois homens muito perto do seu rosto, com as faces quase coladas, a observarem o desfecho.

Concluso: Esta obra nada mais do que uma crtica ao sistema judicirio, seja daquela poca, como tambm do atual. Quantas pessoas se veem na pele de Josef K., sendo processados por crimes que no cometeram e que, por muitas vezes, so misteriosos aos olhos de quem est sendo acusado, principalmente em sociedades onde os direitos individuais so obstados pelo autoritarismo de governantes que no respeitam as leis e operam por conta prpria. Com certeza, o outro objetivo do escritor Kafka, nesse romance (se que posso assim considerar), foi mostrar a incapacidade que as pessoas tm de confessar suas culpas inconscientes em relao ao altrusmo. A culpa que carregamos sobre nosso comportamento dirio, ou seja, a inrcia inconscincia que apresentamos quanto o fato no nos diz respeito. Somente quando a injustia, vestida de negro, aparece diante das pessoas e o desespero toma conta de suas mentes, que do conta de que poderiam ter feito algo, lutado por seus ideais e se preocuparem o prximo. Pode no ser tardio, talvez alguma coisa ainda possa ser feita, mas com certeza no produzir os mesmos efeitos.

You might also like