You are on page 1of 9

Engenharia Informtica 2 ano Economia e Gesto (Mdulo de Gesto)

2013/2014
Prof Elsa Ferreira

Falhas de Mercado

Setbal, 5 de Dezembro de 2013 Joo Carmo n 100221006 EI/G-04 David Galinha n 100221019 EI/ES-04 Ctia Frederico n 100221023 EI/ES-04 Luis Miranda n 100221093 EI/G-04

ndice
Introduo ............................................................................................................... 3 Falhas de mercado .................................................................................................. 4 Concorrncia imperfeita ...................................................................................... 4 Externalidades ..................................................................................................... 5 Informao Imperfeita ......................................................................................... 6 O Papel da Interveno do Governo ................................................................... 7 Concluso ............................................................................................................... 8 Bibliografia ............................................................................................................. 9

Introduo
O presente trabalho refere-se s falhas do mercado, proposto pela unidade curricular de Economia e Gesto (mdulo de economia). Tendo em conta a importncia deste tema, visamos explicar como as falhas de mercado surgem numa economia, tentando tambm mostrar a importncia e influncia do governo na resoluo destas questes. Neste contexto, iremos abordar um dos casos extremos de concorrncia imperfeita, bem como tipos de falhas existentes no mercado e a interveno governamental nesses mesmos aspetos. Este trabalho foi realizado atravs de pesquisa bibliogrfica credvel.

Falhas de mercado

Concorrncia imperfeita
Quando uma empresa tem influncia sobre o preo de um mercado especfico, porque no existem outras empresas que ofeream concorrncia, trata-se de um caso de concorrncia inperfeita. Essa empresa detm uma grande quota de mercado (ou at mesmo toda), considerando-se assim um monoplio. Vejamos um exemplo de monoplio: - EDP: empresa do sector energtico que produz, distribui e comercializa eletricidade. Ao contrrio do que acontece quando existe concorrncia perfeita, em que os indivduos e empresas aceitam o preo de mercado (price taker), na concorrncia imperfeita, a tendncia o oposto. Como consequncia, a empresa consegue ter um grande controlo sobre os preos de mercado, exercendo o seu poder com o aumento (ou no) do preo dos seus produtos ou servios, acima do seu custo marginal. Ao existir um monoplio, tal impede que os consumidores consigam usufruir dos benefcios da concorrncia, resultando numa menor satisfao. Com a subida do preo, os consumidores compram menos, mas muitos continuam dependentes dessa empresa para conseguir adquirir determinado produto ou servio.

Externalidades
Externalidades podem ser definidas como um efeito colateral na economia que beneficia ou prejudica terceiros que no esto envolvidos diretamente na atividade. Externalidades podem ser classificados em duas formas:

externalidades negativas e externalidades positivas. - Externalidades negativas ocorrem se uma ao prejudica terceiros. Por exemplo, uma empresa industrial polu um rio para produzir um bem e vender no mercado, mas essa empresa acaba por prejudicar as zonas rurais, campos agrcolas e atividade pescaria que se encontram ao longo do curso do rio. O proprietrio da indstria que polu o rio no incluiu os custos da poluio no seu balano e ter de pagar pelo impacto causado. - Externalidades positivas so benefcios produzidos por uma atividade para terceiros. Por exemplo, a criao de uma grande superfcie comercial acaba por criar novos postos de emprego na regio.

Informao Imperfeita
Uma outra falha de mercado a informao imperfeita (ou assimtrica). Esta falha de mercado consiste na informao incompleta ou deficiente (referente qualidade e composio) do produto, adquirida pelos consumidores. Por exemplo, o caso muito falado da existncia de carne de cavalo em alguns produtos alimentares vendidos em algumas superfcies, em Portugal. Neste caso, no constava nas informaes dos produtos, na sua composio, que a carne de cavalo faria parte dos mesmos, sendo que era uma informao deficiente, e por isso, informao assimtrica. Existem ainda casos em que obrigatrio a divulgao de certas informaes por lei. Por exemplo, os bancos so obrigados a divulgar a TAE (Taxa Anual Efetiva). Quando tal no acontece, estamos perante um caso de informao imperfeita.

O Papel da Interveno do Governo


H sculas atrs, as trocas comerciais eram executadas de forma natural, sem que se conhecesse a cincia econmica atual. Actualmente, a cincia econmica est estudada de forma tal, que nos permite conhecer o funcionamento da economia, bem como as deficincias e prejuzos das falhas de mercado e as solues para a resoluo das mesmas. Para isso, necessria uma forte interveno do governo, cuja incumbncia regular medidas apropriadas para cada caso, pelo que parte integrante e principal na resoluo destas falhas de mercado. Em suma, a teoria da mo invisvel,quando culmina numa falha de mercado (principalmente indivduos e empresas, em busca do seu auto-interesse), tende a ser corrigida pelo governo atravs de medidas prprias para a sua resoluo. Seguindo o primeiro exemplo dado, a EDP, como se trata de uma empresa privada, com a entrada no mercado livre, no pode ser regulamentada pelo governo. Assim sendo, os consumidores esto sujeitos aos preos impostos pela empresa EDP. J no caso da indstria que polui o rio, o governo pode tomar medidas nesta situao, implementando o princpio poluidor-pagador (princpio que defende que a empresa poluente dever pagar os custos da eliminao dos resduos).

Concluso
Aps um estudo deste tema, podemos concluir que as falhas de mercado derivam do funcionamento da economia sem interveno directa do governo. A mo invisvel, clebre metfora de Adam Smith, funciona na economia quando existe uma concorrncia perfeita no mercado, mas quando isso no se verifica, e h uma concorrncia imperfeita, esta teoria deixa de funcionar correctamente e abre algumas falhas no mercado, que precisam ser fechadas com medidas governamentais.

Bibliografia
Samuelson, P. e Nordhaus, W.; Economia 18 Edio

You might also like