You are on page 1of 4

FICHA DE TRABALHO N 5

1 Mostra como a dimenso social e cultural determinante no processo de tornar-se humano. Ser humano mais do que pertencermos a uma espcie de seres com uma determinada biologia e estruturas corporal, depende da participao em contextos sociais e culturais onde aprendemos formas de ser e de nos comportarmos. 2 Apresenta uma definio de cultura. Cultura todo o conjunto de normas colectivas de comportamentos que se impem s condutas individuais, sob pena de reprovao social que pode ir desde a simples admoestao at priso, dependendo da importncia e significado da norma violada. A cultura a totalidade dos conhecimentos, das crenas e teorias, das artes, dos valores, leis e normas, costumes e todas as outras capacidades e hbitos adquiridos pelo Homem enquanto membro da sociedade. A cultura uma totalidade onde se conjugam estes diversos elementos materiais e simblicos. 3 O Homem produtor e produto de cultura. Explica o sentido desta afirmao. A cultura um conceito que se ope ao conceito de natureza. Isto porque a cultura integra tudo aquilo que produzido ou construdo pelo Homem. Deve, no entanto, compreender-se que o homem um ser biocultural e que aqui as vertentes cultura e natureza so indissociveis. A cultura tem origem na adaptao activa ao meio por parte de cada indivduo, ou seja, o Homem age sobre o meio. Assim, a cultura varia no espao e no tempo porque h respostas diferentes em pocas e meios diferentes. Ao agir sobre o meio o homem cria o seu prprio mundo. Deste modo, a aco do Homem no meio faz com que este crie a sua cultura, adaptando-se, evoluindo. Assim, o Homem produtor de cultura, uma vez que a cultura tudo o que por si construdo. Porm, o Homem tambm produto da sua prpria cultura. Isto porque faz parte do seu desenvolvimento interiorizar os aspectos relativos cultura em que vive. Assim, cada indivduo sofre um processo de socializao. Neste vai aprender os aspectos da sua civilizao que, embora tenham sido criados por elementos da sua espcie, ele desconhece. Ento, pode-se dizer que a cultura, criada pelo Homem, de ser transmitida de gerao em gerao. Ns somos influenciados/moldados pela nossa cultura na medida em que interiorizamos modos de estar/ser/sentir, em que tudo (ou quase tudo) o que somos resulta da aprendizagem.

4 Explica a diversidade/relatividade cultural. A relatividade cultural est relacionada com diferentes padres culturais, relacionando-se com a diversidade cultural. O conceito de relatividade cultural significa que no se pode compreender um conceito fora do seu contexto sociocultural. Isto porque, na adaptao ao meio, os diferentes povos criaram e desenvolveram um estilo de vida que cada individua aceita como um prottipo. Assim, embora a cultura seja universal, porque faz parte do Homem, esta tem aspectos que variam. 5 Qual a importncia dos padres culturais na vida dos seres humanos? D-se o nome de padro cultural ao conjunto de comportamentos, praticas crenas e valores comuns aos membros de uma cultura, s formas particulares e padronizadas de ser e viver de uma comunidade ou grupo social. Cada padro cultural ajuda a definir as expectativas comportamentais que podem ser encontradas numa determinada comunidade. Os padres de cultura permitem prever, at certo ponto os comportamentos daqueles que os partilham. 6 Define socializao. Socializao o processo atravs do qual aprendemos e interiorizamos os padres de comportamento, normas, prticas e valores da comunidade onde estamos inseridos. Este processo permite a integrao individual numa dada cultura, mas tambm assegura a sua reproduo e transmisso futura. Assim, socializao no se cinge adaptao de um indivduo cultura, mas antes sua participao activa na produo, recriao e transmisso de padres de cultura e socializao. Todos os elementos que o indivduo adquire e ajuda a criar no conjunto da comunidade vo ser postos em prtica, reflectindo-se no prprio comportamento, pensamento e atitude. 7 Distingue socializao primria de socializao secundria. H dois tipos de socializao: a socializao primaria e a secundaria. A socializao primria responsvel pelas aprendizagens mais bsicas da vida em comum. Traduz-se na aprendizagem dos comportamentos considerados adequados e reconhecidos como formas de pensar, sentir, fazer e exprimir prprias de um determinado grupo social: as regras de relacionamento entre as pessoas, os hbitos de cuidado com o corpo, hbitos alimentares, as regras da linguagem, etc. Ocorre fundamentalmente durante a infncia e a adolescncia. A socializao secundria ocorre sempre que a pessoa tem de se adaptar e integrar em situaes scias especficas, novas para o indivduo. Ao longo de toda a vida das pessoas,

diferentes acontecimentos, e contextos, diferentes tipos de relaes implicam intensificaes no processo contnuo de socializao.

8 Mostra como cada ser humano constri uma histria pessoal que marca a sua identidade. Cada ser humano tem uma histria pessoal, uma histria de vida singular que nos individualiza. Cada pessoa acumula um conjunto de experiencias vividas com outros, essas experiencias marcam cada um de ns tornando-nos nicos. 9 Qual a importncia dos significados atribudos experincia na construo da histria pessoal? As experincias vividas constituem um elemento fundamental da nossa vida psquica, sendo que uma mesma situao pode ser encarada de maneira diferente, por diferentes sujeitos. A ligao que cada um estabelece com estas experincias faz-se atravs dos significados que cada um lhes atribu. So os significados que conferem a singularidade de cada pessoa. A divergncia ao construir os significados, integra uma viso pessoal, da o carcter subjectivo dos acontecimentos vividos. A histria pessoal desenrola-se, portanto, na relao entre factores externos e factores internos, entre o que objectivamente percebido e o que subjectivamente construdo. 10 Explica como a capacidade de auto-organizao torna nico cada ser humano. Os seres humanos so seres auto-organizados, isto , so seres que organizam eles prprios o seu fluxo de experiencias e tornam compreensvel. dessa forma que se constroem, agindo no mundo, organizando-se a si mesmos no seu envolvimento com o mundo. 11 Caracteriza o ser humano como uma criao sociocultural que se individualiza pela capacidade de auto-organizao. O ser humano uma criao sociocultural. Na nossa construo de significados interfere activamente todo o tipo de significados culturais de histrias pr-existentes. Na nossa relao com a sociedade ordenamos e organizamos a nossa histria - autoorganizao, e atravs do fluxo de experincias que nos construmos e organizamos no mundo. Assim, torna-se possvel relacionar o passado com o presente, e manter a continuidade do seu sentido de si. Enquanto seres activos e autnomos, os seres humanos no s criam a sua histria pessoal como tambm transformam o seu ambiente fsico e sociocultural. 12 Define os seres humanos como distintos geneticamente e distintos culturalmente. A hereditariedade individual assegura-nos que somos um ser com um patrimnio gentico nico, mas devido s relaes que temos com determinadas sociedades e culturas que desenvolvemos caractersticas prprias.

13 A diversidade individual o resultado do cruzamento da diversidade gentica, cultural e da histria de vida. Justifica esta afirmao. Porque atravs das experiencias vividas pelo ser humano, que ele vai atribuindo um significado ao que se vai passando em seu redor e assim vai construindo uma historia pessoal. 14 Mostra que a diversidade humana se manifesta na aparncia fsica, nos comportamentos, no modo de pensar e de ser. O ser humano partilha com os outros seres da mesma espcie, um conjunto de caractersticas caractersticos da sua espcie. Mas dentro da espcie os seres possuem diferenciao tanto a nvel do aspecto fsico como tambm nos comportamentos, modo de ser e de pensar. 15 Explica como a diversidade humana constitui uma riqueza, um valor. Todos partilhamos caractersticas comuns que nos tornam distintos de qualquer outra espcie, no entanto, todos somos diferentes diversidade biolgica. O genoma humano muito semelhante de indivduo para indivduo, sendo que todos os seres humanos partilham 99,9% do cdigo gentico. A constatao de que a composio gentica dos seres humanos igual em todo o mundo pe em causa o conceito de raa, e por consequncia o Racismo. De facto, possvel encontrar maiores diferenas genticas entre duas pessoas que vivam no mesmo pas do que entre um africano e um europeu. Se a hereditariedade especfica assegura um conjunto de caractersticas comuns que nos tornam humanos, a hereditariedade individual torna-nos nicos. Nos seres humanos o programa gentico no define o indivduo, antes, um conjunto de instrues que favorecem a variao individual. O processo de desenvolvimento ocorre em contexto social, aprofundando as diferenas da hereditariedade. Aquilo que trazemos escrito no nosso cdigo gentico no suficiente para crescermos como humanos. Sem a cultura e sem as possibilidades de desenvolvimento que nos proporciona crescermos num contexto cultural particular, seramos incompletos. A cultura tem um papel importante mas no determina aquilo que somos. Somos produtos da nossa cultura, mas somos tambm produtores de cultura.

Andr Rocha n4 /12A

You might also like