You are on page 1of 2

mais caro ser solteiro?

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

MAIS CARO SER SOLTEIRO?


Entenda se pessoas desacompanhadas realmente gastam mais dinheiro

Muita gente que est sem par reclama que a solteirice encarece a vida, j que o solteiro acaba gastando mais com lazer, comida delivery e at motel. E justamente neste ponto que nasce a pergunta: realmente mais caro ser solteiro? Naturalmente ningum est querendo que voc, leitor, balize sua deciso de ser solteiro ou casado com fundamento na questo econmica. Na minha opinio, casamento e unio no tm absolutamente nenhum perfil de investimento financeiro (http://www.personare.com.br/administracao-financeira-para-casais-m3686) e, consequentemente, as regras econmicas no se aplicam de forma direta ao assunto. Mas deixando de lado o aspecto social e indo para o aspecto econmico da vida em conjunto, podemos fazer algumas reflexes. Para facilitar nossa anlise, vou sugerir que nosso olhar sobre o tema venha de dois ngulos diferentes.

O COMPROMETIDO
Sob este ngulo, existem algumas consideraes que podem ser feitas de forma inquestionvel. H um grupo de itens que consomem recursos financeiros, e que fica bem mais barato quando duas pessoas se unem e os dividem, como por exemplo:
- Moradia - Alimentao - Empregada domstica - Tarifas como energia eltrica, gua, condomnio, IPTU

Quando pensamos neste ngulo prtico, a vida de solteiro pode ser realmente mais cara. Mas este ngulo tambm permite outra viso. O casamento pode levar a despesas que no existiam antes, como por exemplo o custo de criao de um filho, que no nada baixo, mesmo quando dividido.

O SOLTEIRO
J no caso do solteiro, ele pode ter um desembolso maior ao assumir sozinho as despesas com moradia, alimentao, etc. Por outro lado, pode no ter despesas com a criao de filhos - pelo menos na teoria, claro. Por outro lado, o solteiro costuma comer mais fora de casa, ir a baladas e programas sociais, viajar e, enfim, gastar mais com outros itens que ele no gastaria se deixasse de lado a solteirice.
http://www.personare.com.br/imprimir/3858/e-mais-caro-ser-solteiro[15/08/2013 09:21:55]

mais caro ser solteiro?

MAS ENTO, O QUE FAZER?


Bom, se voc no sabe se casa ou compra uma bicicleta, lamento informar que no a questo do que economicamente mais vivel que vai responder ao seu dilema existencial. Quer saber a verdade? Tudo uma questo de disciplina financeira e no de relacionamento a dois. O solteiro, que vive com suas finanas desreguladas, que avana no cheque especial, que parcela o saldo do carto de crdito e que gasta mais do que ganha no vai resolver seu problema unindo-se a algum. Pois mesmo que esta unio represente mais recursos financeiros disponveis para a pessoa, seu perfil indica que ela continuar gastando mais. Em outras palavras, se ela se casar e diminuir alguns itens de despesas, por dividi-los com algum, pode at ter um alvio nos primeiros meses, mas em pouco tempo vai elevar seu nvel de gastos e a pessoa voltar a se endividar. O solteiro que consegue conjugar rendimentos e gastos e que tem, portanto, uma realidade financeira estvel, ao se casar continuar com este procedimento e manter suas finanas equilibradas. Mesmo que assuma novas despesas no futuro, com filhos, por exemplo. No misso do casamento equilibrar suas finanas. Essa misso sua. Ento, a vai minha dica: aprenda a lidar com suas finanas, sendo voc solteiro ou casado, e tire o assunto "finanas" do seu ambiente de relacionamento afetivo. Acredite, seu estado civil ficar bem mais agradvel.

SOBRE O AUTOR

VICENTE SEVILHA JR
Vicente Sevilha Jr bacharel em cincias contbeis e autor do livro "Assim Nasce Uma Empresa", voltado para empreendedores que desejam abrir um negcio prprio. contato: vicente@sevilha.com.br

http://www.personare.com.br/imprimir/3858/e-mais-caro-ser-solteiro[15/08/2013 09:21:55]

You might also like