You are on page 1of 3

Beinal do Rio de Janeiro por um Leigo

Como nunca tinha ido a Bienal evento antes, fiquei surpreso com a grandiosidade do Rio Centro, que se localiza na Barra da Tijuca; que para quem no familiarizado com o Rio de Janeiro, corresponde a mais ou menos 2 horas de carro saindo do centro da cidade. Existem outra opo de transporte, como diversas linhas de nibus que saem de toda a regio da cidade, mas consequentemente ainda mais demorado. Uma soluo plausvel seria o metro, mas no temos! ;) Chegando l, me surpreendi com o sua dimenso e com a quantidade de gente espera da abertura dos portes, no sei se essa multido apareceu l s por causa dos diversos autores presentes, como Nicholas Sparcks, Mathews Quick e a Emile Grifin ou se foi assim todo o tempo. Aps a abertura, foi uma correria generalizada: centenas de caados largados para facilitar a correria; empurra-empurra; pude presenciar at um acidente com um cadeirante causado por toda essa histeria. Entrando, se formou uma fila absurda para a compra dos ingressos (h relatos de pessoas que ficaram duas horas na fila), como uma pessoa prevenida, comprei o meu antecipadamente e logo consegui entrar e fomos diretamente para o nosso foco. Antes de entrarmos na minha jornada na Bienal, gostaria que ficasse claro que l, existem todas as Editoras possveis com os mais diversos temas e assuntos. Ento, se voc est l s para ver as novidades das editoras, ou at mesmo livros no muito badalados, como bblias para estudo, por exemplo, voc conseguir encontrar l. Fomos diretamente para a Editora Intrnseca, pois sabamos que o autor Mathews Quick autografaria depois de uma distribuio de senha (p.s consegui! :P) , que se localiza no pavilho azul, no meio do Rio Centro, que apesar de ter um espao relativamente pequeno, tinham livros de excelente qualidade e muitos estavam em promoo , como livros que iam de 2 a 9 reais, cujo o valor mercado so altamente valorizados. Uma dica: Compre seus livros assim que chegar, se for deixar pra conhecer a Bienal e comprar depois, no conseguir. Primeiro: Voc nunca vai conseguir visitar ela toda com a ateno merecida. Segundo: A cada minuto que passa, parece que surgem 15.978 pessoas na sua frente em qualquer fila que esteja. Depois de irmos na Editora Intrnseca, fomos para a estande da Editora Arqueiro, que se localiza em frente a anterior. Sinceramente no achei grandes promoes de livros em lanamento, entretanto foi possvel achar uma raridade histria (Box com 3

livros, com capa dura) por uma bagatela de 9 reais. Concluindo, se voc souber procurar bem, consegue comprar livros de tima qualidade sem pagar muito por ela. Segunda dica: possvel e recomendvel participar de palestras, encontros, etc; sobre lanamentos das editoras, que geralmente acontece nos auditrios, com um certo conforto que no existe na bienal, como cadeiras acolchoadas, alm claro, de ganhar brindes como bolsas, botouns (?) e ate mesmo comida (melhor cupcake da Bienal Intrinseca! P.s: s comi dela mesmo) Falando em comida... me remete a Terceira dica: Leve alimentos de casa, como biscoitos, bolinhos, nada que possa estragar! Obviamente se voc no como eu, que esta sempre desprovido monetariamente para comprar comida a peso por uma bagatela de 55 reais o kg, no leve nada! S recomendo que compre a bebida no local para economizar o mximo para comprar mais livros! Posterior a parada para nos alimentarmos, fomos no estande da estante virtual, que apesar de no ter nenhum livro a venda, como o nome j explica por si s, estava com uma brincadeira que se voc participasse, ganharia um ecobag linda ( Eu amo Livro) e ainda se ganhasse a brincadeira, concorreria a um sorteio de 100 reias para compras no prprio site. Uma outra estande que me chamou muito a ateno foi a do novo conceito, que possua um designer super moderno, com livros gigantescos no teto, realmente um primor de decorao, alm de muitos lanamentos, mostrando que a literatura brasileira vai galgando cada vez mais espao nas nossas prateleiras. Um outro ponto positivo que presenciei na editora Novo Conceito, foi a viabilidade de um espao cedido pela editora com um maior prazer, para blogueiros marcarem encontros, a alm de todo carinho, ateno e esse lao afetuoso, ainda foram agraciados com sorteio de livros recm lanados. Tem coisa melhor para um blogueiro? Acho que no. Livrarias tradicionais no rio de janeiro, como a Saraiva e a da Travessa, se encontraram presentes e no deixaram por menos. Sempre muito atenciosos com todos, no h do que se queixar... s o preo! No pude visualizar promoes como em outras estandes, mas fui informado que havia desconto de 20% para quem fosse professor. Portanto, se voc no professor... no valeria a pena sua compra, pois poderia comprar em qualquer outra livraria da cidade pelo mesmo preo.

Quarta Dica: No adianta voc querer ver todas as estandes de todos os pavilhes, isso humanamente impossvel. Priorize qual voc quer entrar e compre. No h a menor possibilidade de em um dia, conhecer toda a bienal. Pois bem, como eu priorizei algumas editoras existiam outras editoras l presentes que no pude nem como entrar, pois estava uma fila considervel, como a ROCCO, que ficaria prxima a Novo Conceito. Outra editora que chamou muito a ateno foi a Editora Leya, que a Editora dos livros do George Martim, famoso diretor de cinema americano, que lanou, relativamente a pouco tempo, Game Of Thrones, que uma coleo de livros que conta uma disputa de poder entre os7 reinos. Esses livros se tornaram se popularizaram pela srie Game Of Thrones feita pela HBO. O interessante a sacada da Editora Leya ao levar uma rplica do Trono de Ferro, quem f dos livros ou s f da srie, vale a pena para recordao. (Tirei minha foto l e com poses ainda...) Um outro aspecto interessante na Bienal, voc se desvencilhar dessas grandes editoras e procurar aqueles estandes mais humildes (por assim dizer) pois existem livros magnficos e com preos timos e dessa forma pude conhecer grandes autores, como a Eleonor Hertzog, escritora de Cisne e lanando sua continuao Linhagens, por exemplo. Ainda tive o privilgio de conhecer a F.M.L Pepper, autora do livro No Pare! Tambm lanando seu segundo livro No Olhe! Em E-Book que foi super atenciosa, conversando com todos, dando brindes, se sentindo confortvel com todos. Por fim, percebo que a bienal no s uma fera gigantesca de livros, mas um espao de convivncia para se conhecer gente da rea e at mesmo pessoas das quais que voc curte o trabalho, sejam elas escritoras ou blogueiras e se tornar amigos, no parceiros. Uma coisa que me impressionou muito, aconteceu quando j estava de sada, por volta as 18 horas, quando percebo que ainda tinham muitas famlias, crianas, senhoras, todos chegando na Bienal. Achei que com o passar das horas fossem regredindo o numero de pessoas... pura iluso! Com todos esses prol e contras, vale muito a pena perder um dia todo para conhecer nem que seja uma parte pequena. Obrigado pelo carinho, at mais.

You might also like