You are on page 1of 5

COMO PREPARAR UM TEMA

As fases de preparao de uma palestra podem ser assim resumidas:

1s Dicas
1) pblico - dever o orador auscultar as caractersticas e as necessidades dos ouvintes: cultos ou no, especializados ou heterogneos, muitos ou poucos; 2) inspirao - caso tenha dificuldade em definir o tema, solicitar o auxlio dos enfeitores espirituais!

2) PESQUISAS NA BIBLIOGRAFIA DISPONVEL


"elecionar textos referentes ao tema para serem posteriormente estudados! #o exagerar na escolha dos mesmos, pois uma $uantidade demasiada invia ilizar,

3) ESTUDAR AS PGINAS ESCOL IDAS


Antes de iniciar o estudo dos textos, o expositor deve tomar de uma folha avulsa de papel, destinada a anota%es, visando & ' estruturao da palestra! ( a )*olha de +d,ias)! -omar o cuidado de no escrever demasiadamente! . $ue se diferenciar ID!IA DA PALAVRA! I"#ia , esprito; $a%a&'a , corpo! I"#ia , pensamento; $a%a&'a , sinal grfico! /uando se recomenda )anotar id,ias), fala-se em encarn-las no mnimo de palavras possvel! 0vite frases inteiras, a no ser as indispensveis! 0m seguida, anote, a reviadamente, o endereo i liogrfico da id,ia, para eventual consulta posterior!

() ESBO)AR E ESCREVER A AULA


1e posse da estrutura concatenar, de maneira l2gica e coerente, as id,ias selecionadas! 0screver a aula es oada , facilitar o encadeamento l2gico das id,ias! Al,m disso desenvolve a memorizao profunda da se$3ncia organizada!

Outras dicas

A) COMPILAO DE MATERIAL PESQUISA IDIA GERAL Quanto maior for o nmero de informaes, maiores possibilidades teremos de nos familiarizarmos com o tema, eliminar as dvidas, e conseqentemente, ganharmos mais confiana para apresentarmos o tema. Portanto, imprescind vel, que procuremos um nmero razo!vel de informaes sobre o tema. "stas informaes podem ser encontradas em livros, revistas, #ornais, te$tos, filmes, atravs de conversas com pessoas, tanto as que conhecem algo sobre o assunto, quanto com aquelas com pouco conhecimento, visto nos proporcionarem uma vis%o sobre as maiores dvidas e dificuldades encontradas no entendimento do tema em quest%o. & que nos possibilitar! uma prepara%o mais detalhada e lucrativa. Importante: pesquisas em bibliotecas dispon veis 'pblica ou particular() discutir 'trocar idias( sobre o assunto com outros companheiros e e$positores) ler e conhecer assuntos correlatos) *eparar material de reserva o e$positor deve se acostumar a consultar+ ,ade-.ecum, ndice de &bras, e principalmente, ler, ler e ler. /azer um brain-storming 'tempestade cerebral( sem seq0ncia l1gica ou cronol1gica, buscar uma chuva de idias pessoais. Pesquisar refer0ncias da 2liana e ,ade .ecum. "studar /ontes da 2liana, &bras da 3odifica%o, 4 blia, 5iteratura "sp rita 'cl!ssica e atual(, 4iografias, 6atas 3omemorativas, etc.

B) DELIMITAO DO TEMA DEFINIO DA IDIA ME E DIVISO DO TEMA

7ormalmente, os temas a serem e$postos apresentam diversos aspectos, sendo poss vel abord!-los sob v!rios 8ngulos ou t1picos. Quando o e$positor n%o determina previamente estas diretrizes ele corre o risco de tornar sua apresenta%o proli$a ou superficial. 9 portanto, imprescind vel que o e$positor, ap1s a compila%o do material, defina a idia central da palestra 'idia m%e( e sob quais os 8ngulos ir! abord!-la, porm, para fazer essa delimita%o necess!rio se conhecer as caracter sticas do pblico ouvinte e o tempo dispon vel para a apresenta%o da mesma. Idia me o pensamento nico e$presso numa frase simples, clara e se poss vel direta, que resuma a ess0ncia do que se quer provar ou demonstrar durante toda a palestra ou aula."m torno desta idia m%e se encaminhar%o os demais t1picos que integram a apresenta%o. "$.+ Tema : Obsess '!"#!a me+ 2cura da obsess%o est! ligada a reforma ntima do obsediado( D!$!s " %ema& ;- 3onceito de &bsess%o <- Porque e como ocorre o envolvimento =- 3onceito de >eforma ?ntima @- >eforma Antima B &bsess%o Tema : P'e(e D!$!s " Tema+ 'I"#!a me+ '3omo fazer uma prece( ; : 2 quem pedimos - / < : 3omo pedimos - humildade = : & que pedimos : 7ecessidades reais @ : /azer por merecer : /azer a nossa parte

C - 2gradecimento

Um e)em*+ "e ( m m ,%a'

-.a"' "e !"#!as /-.e # bas%a,%e *ess a+) se0.e aba!) &

4ategorias de mundos ha itados 6o ensino dado pelos esp ritos, resulta que muito diferentes umas das outras s%o as condies dos mundos, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes. "ntre eles h! os que estes ltimos s%o ainda inferiores aos da Derra, f sica e moralmente) outros, da mesma categoria que o nosso) e outros que lhe s%o mais ou menos superiores a todos os respeitos. 7os mundos inferiores, a e$ist0ncia toda material, reinam soberanas as pai$es, sendo quase nula a vida moral. E medida que esta se desenvolve, diminui a influ0ncia da matria, de tal maneira que, nos mundos adiantados, a vida , por assim dizer, toda espiritual. 7os mundos intermedi!rios, misturam-se o bem e o mal, predominando um ou outro, segundo o grau de adiantamento da maioria dos que os habitam. "mbora n%o se possa fazer, dos diversos mundos, uma classifica%o absoluta, pode-se contudo, em virtude do estado em que se acham e da destina%o que trazem, tomando por base os matizes mais salientes, dividi-los. 6e modo geral, como segue+ .undos primitivos, destinados Fs primeiras encarnaes da alma humana) mundos de e$piaes e provas, onde domina o mal) mundos de regenera%o, nos quais as almas que ainda tem o que e$piar aurem novas foras, repousando das fadigas da luta) mundos ditosos, onde o bem sobrepu#a o mal) mundos celestes ou divinos, habitaes de "sp ritos depurados, onde e$clusivamente reina o bem. 2 Derra pertence a categoria dos mundos de e$pia%o e provas, raz%o porque a vive o homem a braos com tantas misrias. 5 0vangelho "egundo o 0spiritismo 6 4ap! +++ & quadro poderia ficar desta forma ' os grifos acima s%o nossos (+ 3ondies+ f sica e moral. .undos inferiores 'material e pai$es (. .undos adiantados ' espiritual (. .undos intermedi!rios ' bem e o mal (. 3lassifica%o ' estado e destina%o (. o Primitivos. o "$piaes e provas. o >egenera%o. o 6itosos. o 3elestes. 2 Derra. !m* '%a,%e "e1!,!' (+a'ame,%e -.e se -.e'2 *a'a se "es( b'!' s (am!,3 s a se0.!' e a+(a,4a' s b5e%!$ s6

C) ESQUEMA DE APRESENTAO 2p1s a compila%o de materiais e as delimitaes do tema. 6eve-se fazer um esquema de como ir! apresentar, desenvolver o tema. "ste esquema dever! conter+ INTRODUO 6eve ser muito bem elaborada, pois, a partir dela que iremos ou n%o conseguir a aten%o do pblico 2 introdu%o parte fundamental de uma apresenta%o, pois, na maioria das vezes, ela quem despertar! no ouvinte o interesse pelo tema e$posto) 2 introdu%o n%o deve ocupar mais que ;GH do tempo dispon vel para a apresenta%o.

I importante definir previamente como ir! introduzir o tema 'conto, est1ria, pergunta, e$ibindo um ob#eto, etc(, para que a partir da , consiga determinar o passo seguinte, uma vez que a apresenta%o deve ter uma seq0ncia l1gica. & e$positor n%o deve entrar direto no tema ao iniciar sua apresenta%o. I preciso preparar o pblico para acompanh!-lo, salientando direta ou indiretamente a import8ncia do assunto, ou se#a, J6ourar a p lulaK.

OBS.: O EXPOSITOR NO DEVE DECOLAR SOZINHO. DESENVOLVIMENTO DO TEMA & desenvolvimento do tema o cora%o da e$posi%o. I neste momento que o preletor ter! a oportunidade de desenvolver sua linha de racioc nio, ob#etivando a compreens%o 'entendimento( do tema. 7este item deve o preletor+ ;( <( =( *elecionar o material que utilizar!, como tambm o material reserva. 6etectar os assuntos correlatos aos t1picos 2 forma que far! a apresenta%o+ 6iscursiva : & preletor condensa o material e o apresenta seqencialmente sem no entanto definir claramente, as mudanas de t1picos, "squematizada : Ltilizando-se na maioria das vezes de recursos visuais 'cartazes, transpar0ncias, etc( o preletor enumera os t1picos apresentando-os passo a passo. &utras. @( 6efinir os recursos audiovisuais a serem utilizados. C( "stipular o tempo para apresenta%o de cada item. & desenvolvimento do tema a parte mais longa da apresenta%o 'apro$imadamente MCH do tempo dispon vel(. CONCLUSO OU ENCERRAMENTO 2 forma como iremos fechar e concluir nossa apresenta%o de suma import8ncia, pois, as ltimas palavras devem e geralmente ficam gravadas nas mentes dos ouvintes. & encerramento deve ser feito com palavras fortes e chamativas. 2 conclus%o ocupa apro$imadamente CH do tempo dispon vel, pois, neste ponto o preletor #! deve ter desenvolvido o tema, devendo nestes ltimos instantes apenas fazer um fechamento da palestra, que pode ser+ ;( <( =( @( C( 2pelar para que a tese se#a aceita) /azer um resumo dos pontos mais importantes) 5anar uma pergunta) Ltilizar-se de alguma cita%o) &utros.

D) SEPARAAO DO MATERIAL A SER UTILI7ADO 2 partir da determina%o dos t1picos a serem abordados, ou se#a, dos rumos que ser%o dados F apresenta%o, o preletor deve fazer uma pr-sele%o do material que utilizar! para a elabora%o da mesma. E) ESTUDAR Comun !ar " no #eu #ent $o ma # amp%o& !o%o!ar em !omum a'u %o 'ue #e #a(e& a'u %o 'ue !on)e!e.* 2pesar de ser o ltimo t1pico a ser aqui relacionado, o estudo deve fazer parte da vida de qualquer preletor, pois o conhecimento sua ferramenta de trabalho.

"m verdade o preletor inicia o estudo no momento em que comea a pesquisar e compilar material para organiza%o da apresenta%o, neste momento ele #! comea a fazer suas primeiras anotaes e observaes sobre o tema.

You might also like