You are on page 1of 4

18/1/2014

O Conceito de Casamento dos Santos dos ltimos Dias - Liahona Junho de 2011 - liahona

O Conceito de Casamento dos Santos dos ltimos Dias


Presidente Hugh B. Brown (18831975)
Primeiro Conselheiro na Primeira Presidncia

O Conceito de Casamento dos Santos dos ltimos Dias


O casamento e dev e ser um sacramento. A palav ra sacramento pode ser definida de v rias formas, mas entre os cristos significa um ato ou uma cerimnia de cunho religioso, solenizada por algum que possua a dev ida autoridade. uma promessa, ou conv nio solene, um sinal ou elo espiritual entre as prprias partes contratantes e entre elas e Deus. As citaes abaix o no deix am dv idas sobre o fato de o casamento ter sido institudo e santificado pelo prprio Senhor: E disse o Senhor Deus: No bom que o homem esteja s; far-lhe-ei uma ajudadora idnea para ele. () Portanto deix ar o homem o seu pai e a sua me, e apegar-se- sua mulher, e sero ambos uma carne (Gnesis 2:1 8, 24). Quando Jesus partiu da Galileia e foi costa da Judeia alm do Jordo, uma grande multido O seguiu, e os fariseus O questionaram em relao ao div rcio. Ele, porm, respondendo, disse-lhes: No tendes lido que aquele que os fez no princpio macho e fmea os fez, E disse: Portanto, deix ar o homem pai e me, e se unir a sua mulher, e sero dois numa s carne? Assim no so mais dois, mas uma s carne. Portanto, o que Deus ajuntou no o separe o homem (Mateus 1 9:46).

O Casamento Cumpre os Desgnios de Deus


Est claro que Deus desejav a que o homem e a mulher se tornassem um. Ao oficiar pessoalmente nesse primeiro casamento, Ele santificou a instituio do casamento. uma condio normal, salutar e desejv el e foi instituda para cumprir os desgnios de Deus na Terra. o elemento central do lar. mais do que uma instituio humana a ser regulada somente por costumes e leis civ is. mais do que um contrato sob a sano da lei moral. ou dev e ser um sacramento religioso por meio do qual o homem e a mulher se propem solenemente a cooperar com Deus em Seu propsito
http://www.lds.org/liahona/print/2011/06/16?lang=por&clang=por 1/4

18/1/2014

O Conceito de Casamento dos Santos dos ltimos Dias - Liahona Junho de 2011 - liahona

declarado de colocar a v ida terrena e a mortalidade ao alcance de Seus filhos espirituais e lev ar a efeito sua imortalidade e v ida eterna. H quem diga que a v ida mais nobre, dedicada e desejv el a que pode ser alcanada fora do conv nio do casamento. Em outras palav ras, eles proibiriam as pessoas que buscam a glria mais elev ada de contaminar-se por ligaes carnais e animalescas. No h respaldo nas escrituras para tal doutrina. No liv ro de Prov rbios, lemos: Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcana a benev olncia do Senhor (Prov rbios 1 8:22). () E em Doutrina e Conv nios lemos: E tambm, em v erdade v os digo que aquele que probe o casamento no aprov ado por Deus, porque o casamento foi institudo por Deus para o homem (D&C 49:1 5).

O Casamento no Templo Traz a Verdadeira Felicidade


Os santos dos ltimos dias creem que, para desfrutarem o que a v ida tem de melhor a oferecer e alcanarem a maior felicidade possv el neste mundo e no v indouro, os homens e as mulheres precisam casar-se no templo pelo tempo e por toda a eternidade. Sem as ordenanas seladoras do casamento no templo, o homem no pode alcanar estatura div ina ou receber a plenitude da alegria. () Para os santos dos ltimos dias, h somente um tipo de casamento plenamente aceitv el: o casamento celestial ou do templo, realizado apenas nos templos da Igreja. Os templos so erigidos e dedicados em santidade ao Senhor para proporcionar um local para a realizao de cerimnias e ordenanas espirituais e eternas. Embora reconheamos os casamentos civ is celebrados por ministros de outras igrejas e os realizados por autoridades civ is ou outras pessoas legalmente inv estidas para tal, cremos que somente num templo de Deus o casamento para o tempo e a eternidade pode ser realizado e mesmo a somente por algum que tenha a autoridade concedida por Cristo a Pedro quando disse: E tudo o que ligares na terra ser ligado nos cus (Mateus 1 6:1 9). Essa autoridade chamada nas escrituras de as chav es do reino dos cus (Mateus 1 6:1 9), e no casamento celestial essas chav es abrem as portas desse reino.

Necessidades Plenamente Atendidas


O homem tem certas necessidades bsicas morais, sociais, biolgicas e espirituais e elas s podem ser supridas plenamente na instituio ordenada por Deus do casamento eterno. A fim de lev ar uma v ida abundante na Terra e alcanar a v ida eterna no mundo v indouro, o homem precisa amar e ser amado, serv ir e fazer sacr ifcios, ter responsabilidade e ex ercer seus poderes criadores concedidos por Deus. Eu v im para que tenham v ida, e a tenham com abundncia (Joo 1 0:1 0). Mas talv ez o maior v alor do casamento nem seja o benefcio obtido pelos homens e as mulheres indiv idualmente. O propsito da unio desde o princpio est indicada no mandamento do Senhor: Frutificai e multiplicai-v os, e enchei a terra, e sujeitai-a (Gnesis 1 :28). No casamento correto, o homem tem a oportunidade de dar v azo a sua propenso natural de criar e produzir. Isso s se pode cumprir plenamente e desfrutar adequadamente na relao conjugal e na gerao e criao de filhos. Os pais dev em lembrar que os filhos que nascem em seu lar seus filhos tambm so filhos de Deus. Ele o Pai do corpo espiritual deles e durante a ex istncia pr-mortal Ele sabiamente prov eu um meio para que o elemento eterno e o esprito eterno se unissem de modo indissociv el e recebessem a plenitude da alegria. Portanto, os santos dos ltimos dias creem que Deus de fato o terceiro parceiro nessa relao e que trazer filhos ao mundo no
http://www.lds.org/liahona/print/2011/06/16?lang=por&clang=por 2/4

18/1/2014

O Conceito de Casamento dos Santos dos ltimos Dias - Liahona Junho de 2011 - liahona

seio da instituio div inamente sancionada do casamento parte de Seu plano de lev ar a efeito a imortalidade e a v ida eterna do homem.

A Natureza Eterna do Casamento


Quando o Senhor Jesus definiu o amor a Deus e o amor ao prx imo como os dois grandes mandamentos, glorificou o amor. No de estranhar que as escrituras digam que Deus amor. Portanto, como Deus eterno, o amor tambm dev e s-lo, e seus frutos e suas bnos ho de continuar eternidade adentro. Mas para que os priv ilgios e as v antagens do amor eterno de maridos e esposas e pais e filhos sejam desfrutados, a ordenana que autoriza e santifica essa que a mais bela de todas as relaes no aceitv el se contiv er a limitao at que a morte os separe. Para que os relacionamentos familiares e conjugais sejam eternos, o contrato matrimonial precisa declarar com autoridade : para o tempo e toda a eternidade. Todos dev em ter conscincia de sua responsabilidade para com os filhos e para com os conv nios assumidos em relao a isso. Quando o Senhor disse que sem eles, no podemos ser aperfeioados (D&C 1 28:1 8), referia-Se a uma corrente cujos elos estendem-se tanto rumo ao futuro quanto ao passado. Na realidade, talv ez tenhamos mais responsabilidade direta pelos espritos confiados a ns nesta v ida do que por nossos antepassados. No podemos ser responsabilizados pelos pecados de nossos ancestrais ou pelos pecados de omisso deles, mas Ele adv ertiu que, em caso de fracasso no tocante a nossa posteridade, se o motiv o for a negligncia em nossos dev eres para com eles, ento os pecados recairo sobre nossa cabea. Entre as bnos dos que atingem o mais elev ado grau no reino celestial est a bno da prognie eterna, o que, entre outras coisas, significa que mesmo aps a morte os homens podem continuar a cooperar com Deus para lev ar a efeito a imortalidade e a v ida eterna do homem.

Progredir Como Companheiros Eternos


O conceito de progresso eterna dos santos dos ltimos dias inclui o desenv olv imento eterno, o aumento eterno de conhecimento, poder, inteligncia, conscincia e todas as caractersticas e capacidades que compem a div indade. No entanto, no plano de Deus o homem no pode atingir esse estado de aperfeioamento contnuo em seu estado incompleto ou celibatrio. Dev e hav er crescimento e progresso do homem pleno em outras palav ras, o homem que achou sua outra metade e uniu-se a ela. Esse conceito de casamento, com sua perspectiv a div ina, d nov o significado e agrega importncia, dignidade e glria ideia do casamento. Com esse conceito, a pessoa conscienciosa ser mais cuidadosa e seletiv a na escolha de seu companheiro eterno. Antes de fazerem esse pacto eterno, tanto os homens quanto as mulheres dev em ser humildes e criteriosos e dev em, em esprito de orao, buscar orientao div ina. A santidade e o poder religiosos da relao conjugal ficam muito mais pronunciados e so mais v alorizados quando, antes do casamento, os noiv os que dev em ser necessariamente da mesma f comeam com a mesma meta em mente. Eles dev em preparar-se e ser dignos de receber essa ordenana eterna em edifcios onde somente os dignos podem entrar. L eles recebem instrues, fazem conv nios e em seguida, no altar, prometem amor e fidelidade eternos um ao outro, na presena de Deus e anjos. Esse conceito e essa prtica, com as dev idas obrigaes, certamente contribuem para o carter permanente do lar, a glorificao da instituio do casamento e a salv ao da alma dos homens.

Um Ato de F
Esse casamento essencialmente um ato de f, solenizado na presena de um parceiro div ino. preciso
http://www.lds.org/liahona/print/2011/06/16?lang=por&clang=por 3/4

18/1/2014

O Conceito de Casamento dos Santos dos ltimos Dias - Liahona Junho de 2011 - liahona

hav er f e coragem para v encer todos os percalos, para persev erar at o fim, a despeito das dificuldades, prov aes, decepes e perdas que porv entura ocorrerem. Quando uma pessoa aceita as condies e obrigaes dessa parceria eterna, precisa perceber que o fracasso nesse caso um fracasso quase total. Sejam quais forem seus sucessos em outras reas, se um homem deix ar de cumprir as obrigaes impostas pelo conv nio eterno, a terrv el penalidade ser a perda da glria celestial, acompanhada da responsabilidade dev ido s perdas sofridas pelas pessoas com quem ele fez o conv nio e pelas quais tem de prestar contas. O casamento foi institudo por Deus para o homem. Portanto legtimo que ele tenha uma esposa e os dois sero uma s carne; e tudo isto para que a Terra cumpra o fim de sua criao; E para que se encha com a medida do homem, de acordo com sua criao antes que o mundo fosse feito (D&C 49:1 51 7 ). Subttulos acrescentados; o uso de iniciais maisculas, a pontuao e a ortografia foram atualizados. Ilustrao fotogrfica: Jerry Garns Acima: ilustrao fotogrfica de Jerry Garns; abaix o: ilustrao fotogrfica de April Newman Os santos dos ltimos dias creem que, para desfrutarem o que a v ida tem de melhor a oferecer e alcanarem a maior felicidade possv el neste mundo e no v indouro, os homens e as mulheres precisam casar-se no templo pelo tempo e por toda a eternidade. Os santos dos ltimos dias creem que Deus de fato o terceiro parceiro [no relacionamento conjugal] e que trazer filhos ao mundo no seio da instituio div inamente sancionada do casamento parte de Seu plano.

Sit e Oficia l de A Ig r eja de Jesu s Cr ist o dos Sa n t os dos lt im os Dia s 2 0 1 4 In t ellect u a l Reser v e, In c. T odos os dir eit os r eser v a dos.

http://www.lds.org/liahona/print/2011/06/16?lang=por&clang=por

4/4

You might also like