You are on page 1of 2

Diferenas entre motores a gasolina e a diesel

O princpio de funcionamento dos motores de quatro tempos na edio 45 esteve diferena fundamental entre os diesel e os de gasolina. Hoje, falaremos mais sobre este tema.

Podemos comear com os de gasolina. Durante o processo de admisso (link na imagem) ingressa uma mistura homognea de ar e combustvel que, idealmente, est dentro da denominada 'relao estequiomtrica'; quer dizer, que as quantidades de ar e combustvel esto relacionadas entre si para que acontea uma combusto perfeita (dizendo isto de maneira mais simples, nem muito rica nem muito pobre, s idealmente, porque na realidade isto no to assim). Essa mistura, aps ser comprimida, se acende graas a uma fasca que h entre os eletrodos da vela no momento exato em que ela necessria. A partir Dal, o ciclo continua com a expanso conforme j observamos, e igual nos dois tipos de combustveis.

Nos motores diesel, a combusto se inicia de maneira diferente. Com a compresso do ar dentro do motor ele aumenta sua temperatura para manter um equilbrio que considera a presso, o volume e a temperatura (isto surge dos princpios de Boyle-Mariotte e Charles e Gay Lussac), e pode ser comparado com a forma em que se aquece um inflador ao ser utilizado. A relao de compresso em um motor diesel to grande (superior que a de um a gasolina) que a temperatura do ar na cmera de combusto de vrios centos de graus no final do processo de compresso. Esta temperatura suficiente como para que o combustvel possa se acender por si mesmo bastando para isso o contato com o ar quente. E por esse motivo que, durante a fase de admisso, o nico que pode entrar no motor o ar, j que em caso de se comprimir junto com o combustvel, aconteceria a ignio da mistura muito antes de chegar ao ponto morto superior. Assim, o combustvel injetado em alta presso s quando deve comear a combusto.

Como j dissemos, a partir do incio da combusto, ambos motores trabalham de igual maneira. Pelas caractersticas de cada ciclo, acontecem diferenas que influem em muitos aspectos do funcionamento. O rendimento dos motores a diesel superior que daqueles a gasolina e isso tem variadas origens. O efeito de arraste dos fludos durante a admisso uma delas. Nos motores a gasolina, o funcionamento controlado mediante a regulao da entrada da mistura. Isto se realiza mediante uma vlvula (quase sempre do tipo borboleta) que deixa passar mais ou menos fludos, determinando isso que o motor 'perca fora' no bombeio.

Voltando a falar do exemplo do inflador, podemos perceber que muito mais fcil mov-lo com sua extremidade

Copyright Driving Consultancy - Infomanejo | http://www.drivingconsultancy.com

Pgina 1 de 2

Diferenas entre motores a gasolina e a diesel


livre at a atmosfera que se est conectado na roda. Isso mesmo acontece nos amortecedores e em uma grande quantidade de dispositivos: boa parte da energia utilizada de forma interna.

Nos motores diesel, como a dosagem obtida atravs da injeo de combustvel, o ar ingressa com mais liberdade, como se estivesse acelerado ao mximo constantemente, pelo que o arraste resulta menor causando menos perdas.

Outro dos fatores a eficincia de cada tipo de combusto, embora isto ser tratado futuramente, para no nos estender demais neste assunto.

Continuando com os avanos na indstria, mencionamos os desenvolvimentos que melhoram os ciclos de funcionamento de ambos combustveis e inclusive chegam a modific-los radicalmente.

Historicamente, os motores diesel tm sido, em geral, de uma mistura pobre (aqueles onde a relao ar/combustvel no estequiomtrica seno que existe menos combustvel que o determinado por essa relao). Atualmente, esto sendo atingidos avanos que permitem que os motores a gasolina tambm possam ter uma tendncia a utilizar essa classe de mistura. Isso possvel, entre outras maneiras, graas ao uso de combinaes estratificadas, ricas na rea da fasca para poder acender e pobres na medida que se afastam dela. Os avanos na eletrnica e na injeo esto fazendo possvel essa e outras melhorias que inclusive chegam a desbotar a fronteira entre os dois motores localizando-se em pontos intermdios, que tentam tomar as virtudes de cada um e eliminar suas desvantagens. O conhecimento de nosso veculo far de ns motoristas seguros e inteligentes.

Copyright Driving Consultancy - Infomanejo | http://www.drivingconsultancy.com

Pgina 2 de 2

You might also like