You are on page 1of 14

REGIMENTO INTERNO DO CONDOMNIO EVOLUTION

Belm Par Ano 2014

I DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 1 - O presente Regimento Interno tem aplicao em todas as dependncias e sobre todas as atividades desenvolvidas na ALA OFFICE E ALA ESTACIONAMENTO DO EDIFCIO EVOLUTION, estando submetidos s suas disposies todos os que nela exeram qualquer tipo de atividade ou nela se encontrem, a que ttulo for, enquanto nela permanecerem. Art. 2 - O presente Regimento Interno norma complementar e regulamentar da Conveno de Condomnio, e sua finalidade precpua disciplinar o uso e o funcionamento das ALAS DO EDIFCIO EVOLUTION, contribuindo para o alcance das suas finalidades bsicas, estimulando os negcios e oferecendo conforto e segurana aos seus usurios. Art. 3 - De acordo com a Conveno do Condomnio, competir ao Subsndico da ALA DO EDIFCIO EVOLUTION a gesto do subcondomnio, a administrao ordinria dos servios e a fiscalizao da observncia das normas vigentes, tanto as previstas neste Regimento Interno quanto na conveno condominial. Art. 4 - As pessoas e os funcionrios que frequentam a ALA OFFICE E ALA ESTACIONAMENTO DO EDIFCIO EVOLUTION em razo de suas relaes com os ocupantes das unidades, sejam eles proprietrios ou inquilinos, ficam submetidos s regras deste Regimento Interno, respondendo os condminos pelos atos praticados por seus prepostos e frequentadores no mbito do Condomnio, desde que devidamente identificados.

II DIREITOS E DEVERES DOS CONDMINOS

Art. 5 - So direitos dos condminos das ALAS DO EDIFCIO EVOLUTION todos os previstos no artigo 21 (vigsimo-primeiro) da Conveno Condominial qual este Regimento est vinculado. Do mesmo modo, o presente Regimento Interno ratifica todas as vedaes constantes do artigo 22(vigsimo-segundo) e todos os deveres previstos no artigo 23(vigsimo-terceiro) da conveno, ficando desde logo estabelecido que esta se sobrepe ao Regimento Interno,

cujas disposies s tero validade, quanto a direitos e deveres, se com ela no forem conflitantes

Art. 6 - A perda dos cartes de acesso s catracas para salas, tanto dos funcionrios como dos visitantes/clientes dos condminos, de responsabilidade dos mesmos, em razo de suas relaes com os ocupantes das unidades, sejam eles proprietrios ou inquilinos, ficam submetidos s regras deste Regimento Interno, respondendo os condminos pelos atos praticados por seus prepostos e frequentadores no mbito do Condomnio, desde que devidamente identificados. Quando houver a perda dos cartes, a administrao ir entrar em contato com os condminos informando-os da referida perda, e do valor de 2 via do mesmo. Esta se dar atravs de recibo emitido pela administrao do condomnio.

III DA DESTINAO DAS UNIDADES DA ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION

Art. 6 - As unidades autnomas (salas/ lojas) so destinadas utilizao no residencial por seus proprietrios ou por quem esteja na sua posse ou uso, a que ttulo for,sendo vedada qualquer outra forma de utilizao. Art. 7 - Por utilizao no residencial entende-se a instalao de escritrios de profissionais autnomos e prestadores de servios em geral, consultrios mdicos e odontolgicos, sedes administrativas de pessoas jurdicas ou afins. Fica, portanto, proibida a utilizao das unidades autnomas (salas/lojas) para fins residenciais da ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION, estendendo-se tal proibio para o funcionamento de oficinas de qualquer espcie, estaes de rdio e TV, clnicas veterinrias, funerrias, clubes sociais, danantes ou esportivos, penso, boate, escola ou cursos de qualquer natureza, depsitos de qualquer espcie, ateliers, centros religiosos, partidos polticos, ou quaisquer instalaes perigosas ou que possam produzir rudos que venham a perturbar o sossego dos demais ocupantes, causar insegurana, prejudicar o bom nome do edifcio e, em ltima anlise, aviltar seu valor venal ou locatcio.

IV DOS HORRIOS E ACESSOS

Art. 8 - O horrio de funcionamento da ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION para os usurios, sejam proprietrios, inquilinos ou visitantes, ser de segunda sexta-feira, das 06:00h s 21:00h, e sbados da 06:00h s 14:00h, com exceo dos domingos e feriados, quando no haver expediente. Aos domingos e feriados e ainda fora dos horrios anteriormente fixados, ser garantido acesso s salas apenas dos proprietrios, inquilinos ou terceiros expressamente autorizados, sob a responsabilidade do titular da unidade utilizada ou visitada. Art. 9 - Durante o horrio de funcionamento da ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION todos os elevadores sociais e o elevador de servio (salvo nos domingos e feriados) devero estar funcionando, e por meio deles, se dar acesso aos diversos pavimentos, sendo obrigatria a observncia das normas de segurana determinadas pelo fabricante. E o devido credenciamento dos clientes junto recepo. Todavia, se o elevador de servio estiver em manuteno, ser utilizado 01 (um) dos dois elevadores pequenos o que fica na parte de traz do prdio/subsolo 01, desde que autorizado pela administrao do condomnio. Art. 10 - Fora dos horrios regulares, a administrao poder determinar o funcionamento de apenas 02 (dois) elevadores sociais. Nos domingos e feriados o elevador de servio no funciona, em virtude da folga dos ascensoristas. Ou seja, mudanas, retiradas de entulhos, subir com qualquer tipo de material que seja pelo elevador de servio, no poder ser realizada nos domingos e feriados. Art. 11 - terminantemente proibido utilizar os elevadores sociais para o transporte de qualquer espcie de carga, inclusive mveis, computadores e equipamentos em geral. A no observncia deste acarretar multa de 20% do valor da taxa condominial ordinria ao condmino. Todavia, se o elevador de servio estiver em manuteno, ser utilizado 01 (um) dos trs elevadores sociais da frente do prdio/recepo (devidamente protegido), desde que autorizado pela administrao do condomnio. Art. 12 - Os proprietrios, inquilinos e ocupantes em geral, bem como seus funcionrios e prepostos, devero receber da administrao documento de identificao que os habilite a ingressar no condomnio, nos dias e horrios determinados por cada condmino, proprietrio ou inquilino de unidade autnoma. Os visitantes, pacientes e clientes dos Condminos devero apresentar no ato do cadastramento junto a Recepo um documento com foto (RG, CNH, Identificao Funcional, Passaporte, CTPS) para que a recepo os habilitem a ingressar no Condomnio.

co estabelecer restries de acesso s dependncias do subcondomnio que, por sua utilizao ou relevncia, devem ser acessveis apenas ao corpo diretivo das ALAS DO EDIFCIO EVOLUTION e aos empregados especializados, como ocorrem com a casa de mquinas, cisternas, caixa d gua, shafts, barretes, reas tcnicas, caixas de fora e energia/subestao, poo de elevadores, geradores etc.

V DAS OBRAS E REFORMAS

Art. 14 - Os condminos antes de iniciarem quaisquer obras e/ou reformas na unidade de sua propriedade devero comunicar, por escrito, Administrao do Condomnio para que sejam orientados sobre os procedimentos internos que devero obedecer. As obras, benfeitorias, modificaes e instalaes realizadas nas unidades autnomas devero ser planejadas e executadas de modo a no acarretar qualquer dano s demais unidades e a no perturbar o funcionamento regular das mesmas. Devero ainda, obedecer a projetos tcnicos elaborados por profissionais habilitados mediante licena das autoridades competentes, correndo sempre sob responsabilidade do proprietrio da respectiva unidade autnoma. Art. 15 - As obras que resultem em produo de rudo ou poeira excessiva, tais como demolio de paredes, corte de lajotas, colocao de forro, etc. somente podero ser executadas nos horrios de 22:00hs s 05:00hs, de segunda sexta-feira e das 16:00hs do sbado at s 05:00hs segunda-feira, e nos feriados durante o dia todo. As demais, que no resultarem de barulhos, podero ser realizadas durante o dia, desde que de portas fechadas. Nos domingos e feriados no podero ocorrer retiradas de entulhos, mudanas, assim como descida de qualquer tipo de material que seja necessrio a utilizao do elevador de servio, em virtude da folga dos ascensoristas. Art. 16 - O condmino responsvel pela obra ficar responsvel pela limpeza das reas comuns eventualmente afetadas pelos servios, bem como pela reparao de quaisquer danos causados s reas comuns e a bens dos demais condminos e terceiros. Art. 17 - Nenhum material de obra poder ser armazenado em reas comuns das ALAS DO EDIFCIO EVOLUTION, o mesmo ocorrendo com entulhos e restos de obras. Art. 18 - A execuo das obras das unidades autnomas da ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION devero observar, obrigatoriamente, as seguintes normas e procedimentos:

a) Antes do incio dos servios, o titular da unidade dever apresentar-se administrao do condomnio, para que seja informado sobre os procedimentos de execuo de obras, assim como autorizar as pessoas que tero acesso sua sala, como, por exemplo, o nome do profissional tcnico responsvel, bem como a identificao dos funcionrios encarregados dos servios; b) A administrao do condomnio ter acesso s obras, caso entenda necessrio, de modo a preservar os interesses comuns aos demais condminos; c) O recebimento de materiais obedecer rigorosamente s determinaes da administrao do condomnio, inclusive no que se refere aos locais de armazenamento, e o trnsito dos materiais at as unidades s poder ser feito nos horrios delimitados no artigo 15 deste regimento. d) As salas em obras que necessitarem de tapumes, estes devero esta dentro do padro exigido pela administrao do condomnio devendo est no nvel da porta original de cada sala, pintados de branco e devidamente trancados. e) A remoo de entulhos correr por conta do responsvel pela obra, e ser executada DIARIAMENTE ou conforme deliberado pela administrao do condomnio, sempre no horrio entre 22:00h e 04:00h. f) Haver tolerncia pelo Estacionamento somente para retirada e entrada de equipamentos. Todavia, o veculo responsvel por este procedimento deve estacionar na vaga da ambulncia (em frente ao elevador de servio), para descarregar, ou carregar os materiais, no podendo adentrar em outra vaga que no seja a designada para esse tipo de procedimento. A no observncia acarretar a cobrana do Estacionamento. Caso a vaga destinada Ambulncia para este tipo de tolerncia esteja ocupada, o usurio dever aguardar fora do estacionamento desocupao da mesma, quando ento poder adentrar. Art. 19- No ser permitido o uso de energia do condomnio, sendo necessrio que os condminos antes de iniciar as obras em suas salas/lojas, solicitar junto a Rede Celpa a energia autnoma de cada sala.

VI DAS MUDANAS

Art. 20 - A mudana de chegada ou sada dos ocupantes das unidades autnomas da ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION dever ser programada previamente com a administrao do condomnio, mediante comunicao escrita com antecedncia mnima de 02(dois) dias teis, ficando desde logo ajustado que a administrao poder impedir mudanas realizadas

sem a observncia desta norma, ou que estejam em atraso com as taxas condominiais. Art. 21 - Se houver mudanas programadas para o mesmo horrio, ter prioridade aquela que primeiro foi comunicada administrao, conforme disposto no artigo anterior. Art. 22 - S sero permitidas mudanas nos seguintes dias e horrios: a) De segunda a sbado, de 07:00hs as 19:00hs - Exceto Domingos e Feriados. Art. 23 - Durante as mudanas, apenas o elevador de servio poder ser utilizado, a no observncia acarretar multa pelo descumprimento da norma. Todavia, se o elevador de servio estiver em manuteno, ser utilizado 01 (um) dos trs elevadores sociais da frente do prdio/recepo (devidamente protegido), desde que autorizado pela administrao do condomnio.

VII DO USO DAS UNIDADES AUTNOMAS E DAS REAS COMUNS

Art. 24 - Cada condmino, proprietrio ou inquilino, poder usar e gozar das reas comuns da ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION, nos moldes estabelecidos na Conveno Condominial e no presente Regimento Interno, desde que no impea ou limitem o exerccio desse direito pelos demais condminos. Todavia, fica previsto que os condminos que, em virtude de alterao do projeto de sua porta de entrada, podero ultrapassar no mximo 10cm da rea comum da circulao. Art. 25 - Os mveis, equipamentos e utenslios de uso comum so propriedades de todos os condminos, ficando vedada sua destinao para fins diversos daqueles para os quais so destinados, especialmente para uso individualizado por parte de qualquer condmino. Art. 26 - Nenhum tipo de material ou produto pode ser deixado pelos condminos nas reas comuns, salvo autorizao escrita da administrao do condomnio detentora do poder de remover qualquer material no autorizado, cobrando do responsvel as despesas de remoo, do armazenamento e, se for o caso, da limpeza e reparo das reas comuns. Art. 27 - No permitida a circulao de vendedores autnomos, ambulantes e sacoleiros nas dependncias comuns das ALAS DO EDIFCIO EVOLUTION. Art. 28 - No permitido afixar cartazes, letreiros, faixas, anncios e quaisquer avisos ou peas de publicidade e propaganda nas reas comuns da ALAS DO

EDIFCIO EVOLUTION, salvo aquelas destinadas simples identificao dos estabelecimentos instalados nas reas comuns, as quais obedecero os padres determinados pelo condomnio. Art. 29 - vedada a instalao de cartazes, letreiros, faixas, anncios e quaisquer avisos ou peas de publicidade e propaganda nas janelas, vidraas, esquadrias externos das ALAS DO EDIFCIO EVOLUTION, de modo a ser mantida a unidade da fachada. Art. 30 - Se qualquer problema ocorrido no interior das unidades autnomas, inclusive nas instalaes eltricas, hidrulicas e sanitrias, acarretar danos ou restries de uso nas reas comuns ou em qualquer outra unidade privativa, o proprietrio estar obrigado a executar imediatamente os servios necessrios, to logo seja notificado a respeito da questo pelo subsndico, de modo a regularizar a situao com maior urgncia possvel. Art. 31 - O no atendimento da notificao de que trata o item anterior autoriza o subsndico a realizar os servios s expensas do subcondomnio, podendo inclusive adentrar a respectiva unidade autnoma, cobrando posteriormente do proprietrio o reembolo de todas as despesas, acrescida de multa equivalente a 01(uma) taxa condominial ordinria, sem prejuzo das perdas e danos cabveis. Art. 32 - proibido passar cabos, fios, cordas, arames ou quaisquer outros materiais pelas reas comuns, inclusive pela fachada. Art. 33 - terminantemente proibido fumar ou acender cigarros, cigarrilhas, charutos, carimbos e afins nas reas comuns das ALAS DO EDIFCIO EVOLUTION. Art. 34 - proibido consumir lanches, cafs, refrigerantes, salgados e qualquer outra bebida e alimento nas reas comuns das ALAS DO EDIFCIO EVOLUTION, ressalvada obviamente as unidades destinadas implantao de restaurante/caf. Art. 35 - Semestralmente o subsndico poder requerer dos condminos que dedetizem e desratizem as suas unidades, preferencialmente na mesma ocasio dos demais, de modo a manter o prdio sempre livre de insetos e pragas. Art. 36 - proibido criar ces e outros animais domsticos, bem como, transitar com esses nos elevadores sociais, e de servio ou permanecer com os mesmos em qualquer parte das reas comuns da ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION; Art. 37 - No ser permitida a instalao, no interior das unidades autnomas, de mquinas ou equipamentos que, devido a seu peso, tamanho, dimenso ou

modo de operao, possa causar danos ou riscos de qualquer espcie, inclusive demanda de energia acima dos padres ajustados entre o condomnio e a concessionria de servio pblico, ou ainda que disperse gases ou emita rudos acima dos nveis permitidos em lei. Art. 38 - No permitido instalar equipamentos de ar condicionado fora das reas tcnicas e dos padres determinados pelo condomnio. Cada condmino ter direito a duas vagas para suas condensadoras, no sendo permitido exceder a quantidade estipulada. Art. 39 - vedada a instalao de antenas de uso privativo nas janelas, fachadas e na cobertura do prdio, salvo prvia e expressa autorizao do subsndico, observados os requisitos tcnicos e ajustadas as condies de locao do respectivo espao, caso se trate de rea comum.

VIII DO USO DA ACADEMIA

Art. 40- O Uso da Academia do ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION de uso exclusivo dos condminos, no sendo permitido o uso por terceiros. Art. 41- O horrio para o uso da Academia ser de 06:00hs s 21:00hs de segunda a sexta- feira, aos sbados das 06:00hs s 18:00hs. Esse horrio s permitido para os Condminos (proprietrios ou locatrios), os funcionrios deles que estiverem devidamente autorizados por escrito pelos Condminos s podero usar a academia no horrio de 08:00hs as 18:00hs de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Devendo ser respeitado esses horrios de utilizao para uso da academia por todos os usurios da mesma. Art. 42- Aps o uso dos equipamentos e matrias os mesmos devero ser devidamente guardados. Art. 43- O subcondomnio da ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION no se responsabilizar por leses decorrentes do uso indevido dos aparelhos e matrias da academia. Cada condmino dever procurar orientao de um Profissional de Educao Fsica. Art. 44- Para utilizao da Academia, o condmino dever solicitar recepo que abra a academia e aps utiliz-la dever avisar a recepo para o fechamento da mesma.

IX DO USO DA ALA ESTACIONAMENTO Art. 45 - Ala Estacionamento: destinada especificamente ao estacionamento rotativo de veculos mediante explorao do espao pelo(s) proprietrio(s), distribuda nos pavimentos Subsolo 02, Subsolo 01, trreo, 1 Nvel e 2 Nvel, contendo aproximadamente 260 (duzentas e sessenta) vagas de garagem. Pargrafo Primeiro: A Ala Estacionamento ter sempre a destinao especfica acima prevista, permitida a explorao do estacionamento rotativo pelo(s) proprietrio(s) ou por terceiros por ele(s) contratado(s) para tal fim, vedado o uso da rea para outras atividades, salvo deciso posterior dos proprietrios, nos moldes previstos na Conveno Condominial.

Art 46 - No funcionamento da Ala Estacionamento, devero ser observadas as seguintes regras: 1) O parqueamento dos veculos far-se- de forma a permitir o melhor aproveitamento e a facilidade de circulao nas reas para tal fim destinadas, podendo ser demarcados locais determinados de estacionamento conforme o porte dos veculos. 2) O acesso s vagas poder ser limitado a veculos de determinado porte, por deciso da incorporadora, obedecidas as caractersticas arquitetnicas do prdio e o melhor aproveitamento do espao. 3) vedada a execuo de servios mecnicos (exceto os de socorro emergencial) e de funilaria. Com relao lavagem ou limpeza de veculos, ela poder ser permitida desde que haja previso expressa no contrato celebrado com a administradora da Ala. 4) No ser permitida a guarda ou colocao de mveis ou objetos de qualquer espcie nos espaos da ala estacionamento; 6) No ser permitido o estacionamento de bicicletas; 7) O estacionamento de motocicletas ou bicicletas somente ser permitido se tal previso resultar do contrato celebrado com a administradora da Ala Estacionamento. Pargrafo Primeiro. Haver tolerncia pelo Estacionamento somente para retirada e entrada de equipamentos/materiais. Todavia, o veculo responsvel por este procedimento dever estacionar na vaga da ambulncia (em frente ao elevador de servio), para descarregar, ou carregar os materiais, no podendo adentrar em outra vaga que no seja a designada para esse tipo de

procedimento. A no observncia deste acarretar a cobrana do Estacionamento.

Art. 46 - Considerando as particularidades do Edifcio Evolution, em especial a possibilidade de acesso Ala Office atravs de elevadores que servem a Ala Estacionamento, fica expressamente ressalvado que essa no estar obrigada a fazer o controle ou vigilncia de pessoas que se dirigirem aos demais espaos do edifcio, os quais devero tomar todas as providncias que entenderem necessrias para o monitoramento e controle das pessoas que adentrarem s suas respectivas instalaes, ficando a Ala Estacionamento isenta de qualquer responsabilidade, no que diz respeito ao controle de entrada e sada de pessoas atravs desta ALA. Art. 47 - A numerao e a indicao das vagas na garagem, quando implantadas, sero meramente enunciativas e serviro para o controle da quantidade e do uso de tais vagas, podendo sofrer alteraes de distribuio e localizao, a critrio da incorporadora e da empresa que administrar o estacionamento. Art. 48 Entre outros itens que a incorporadora entender convenientes, dever constar do contrato a ser celebrado com a empresa administradora da Ala Estacionamento, a obrigao de contratar seguro de responsabilidade civil especfico contra roubo, furto, coliso e incndio, de sorte a cobrir eventuais sinistros ocorridos com os bens sob sua guarda. IX DO LIXO COMUM E LIXO HOSPITALAR

Art. 49 - O lixo comum produzido nas unidades autnomas dever ser acondicionado em sacos ou recipientes, fechados, de modo a evitar a propagao de odores e o derramamento de lquidos. Dever, ainda, ser mantido no interior da unidade at ser transferido, uma vez ao dia, no horrio das 17h00 para dentro da lixeira de cada andar que ficar localizada na escada de emergncia.

Art. 50 - Se houver programa de reciclagem de lixo, o mesmo dever ser acondicionado em sacos ou recipientes diversos, conforme o tipo de resduo, de modo a facilitar a coleta geral da administrao.

Art. 51 Quanto ao Lixo contaminado/hospitalar cada condmino dever contratar uma empresa por conta prpria para a retirada deste lixo contaminado, devendo o mesmo, ser armazenado em uma lixeira apropriada branca (identificando que contem lixo hospitalar), vedada com cadeado. Que ficar em um lugar especifico do condomnio. No sendo admitido em hiptese alguma os condminos jogarem lixo hospitalar nas lixeiras de lixo comum. Art. 52 - Em nenhuma hiptese ser depositado lixo diretamente nos coletores comuns, sem que esteja previamente acondicionado em sacos ou recipientes prprios. Art. 53 - Verificando o subsndico que determinada unidade gera quantidade de lixo em proporo superior mdia das demais unidades, poder instituir cobrana de taxa diferenciada de coleta.

X DA SEGURANA

Art. 54 - O subcondomnio da ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION manter vigilncia 24(vinte e quatro) horas, contratada junto empresa especializada, visando proteger a integridade fsica e patrimonial dos seus usurios proprietrios, inquilinos, frequentadores e colaboradores. Art. 55 - A contratao da vigilncia permanente tem carter preventivo e inibidor, mas no importa em transferir ao subcondomnio as responsabilidades civis decorrentes de danos causados por terceiros a qualquer dos condminos e demais usurios da ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION, em especial no interior das reas privativas. Art. 56 - O subcondomnio poder, a qualquer tempo, implantar sistemas que objetivem aprimorar a segurana interna, inclusive identificao por crachs, impresso digital ou por outros meios, controle de acesso, instalao de cmeras em reas comuns e tudo o mais que for necessrio para otimizar os resultados dos servios de segurana. Art. 52 - A atuao da segurana restrita s reas comuns do Condomnio. Art. 53 - As ocorrncias relacionadas segurana sero anotadas pelo encarregado de planto, em livro de ocorrncia, para conhecimento de todos os condminos interessados. Do mesmo modo, a segurana utilizar livro prprio para anotao de itens achados e perdidos, que ficaro armazenados no subcondomnio por um perodo mximo de 90 (noventa) dias, findo o qual a eles poder ser dado o destino que o subsndico entender conveniente, que dever ser informado no respectivo livro.

Art. 54 - dever de cada condmino, seja proprietrio ou inquilino, colaborar para o bom funcionamento dos sistemas de segurana, acatando as decises do condomnio, submetendo-se aos sistemas de controle e, por fim, relatando por escrito as situaes que entenderem merecedoras da apreciao pela administrao condominial. Art. 55 - Em situaes extremas, e sempre no intuito de proteger a integridade fsica e patrimonial dos condminos e usurios da ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION, a segurana poder adotar medidas excepcionais, tais como interditar determinadas reas, vistoriar unidades autnomas, com a autorizao do proprietrio.

XI DOS EMPREGADOS DO SUBCONDOMNIO DA ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION

Art. 56 Os funcionrios do subcondomnio so subordinados diretamente ao subsndico e pela administrao condominial, ficando terminantemente vedado aos condminos, requisitar qualquer funcionrio da ALA OFFICE DO EDIFCIO EVOLUTION para executar servios particulares, mesmo que fora do horrio regular de trabalho. Art. 57 - Os funcionrios trabalharo devidamente uniformizados e identificados por crachs, de modo a facilitar o contato com os condminos e usurios do subcondomnio.

XII DAS MULTAS E PENALIDADES

Art. 58 - Aplicam-se ao presente Regimento Interno as disposies dos artigos 22, pargrafo nico; 23, pargrafos primeiro e segundo; 24 e 58 da Conveno Condominial, que estabelecem as condutas irregulares geradoras de multas e penalidades, os respectivos valores e a responsabilidade pela cobrana. Aplicam-se, ainda, os artigos 29; 58, pargrafo nico; 59 e seu pargrafo nico; que cuidam das competncias para aplicao das penalidades e julgamento de recursos. Art. 59 - Eventuais situaes no previstas na Conveno Condominial sero analisadas com base no presente Regimento e, sobretudo, no Cdigo Civil Brasileiro, ficando desde logo ajustado que nessas hipteses, se justificada a

aplicao de multa, esta poder variar entre 1(uma) e 5(cinco) vezes o valor da taxa ordinria de condomnio vigente, sem prejuzo da cobrana de eventuais perdas e danos. Art. 60 - A imposio e cobrana de multa ser sempre procedida de notificao escrita ao condmino faltoso, com direito de defesa assegurado no prazo mximo de 10(dez) dias corridos. Findo o prazo, com ou sem defesa do condmino faltoso, a questo ser apreciada pela Administrao Condominial Subsndico e Conselho de Administrao, ficando desde logo ajustado que no caso de empate nas deliberaes sobre aplicao e valor de multa, o voto do Subsndico desempatar as votaes. Art. 61 Aplicada a multa, o apenado poder apresentar recurso Assembleia Geral Extraordinria, no prazo de 10(dez) dias corridos, observadas as disposies dos artigos 29 e 30 da Conveno Condominial, sendo que at a deciso da AGE a exigibilidade da multa ficar suspensa.

XIII DAS DISPOSIES FINAIS Art. 62 - Todas as comunicaes, reclamaes, requerimentos e notificaes endereadas pelos condminos administrao do condomnio devero ser feitas por escrito, com identificao e assinatura do remetente, e apresentadas em 03(trs) vias, uma delas voltando ao interessado, devidamente protocolizada. Art. 63 - Os casos omissos sero solucionados pelo Subsndico e pelo Conselho de Administrao, cabendo ao Subsndico eventual voto de desempate, e as deliberaes por eles tomadas tero fora de normas complementares ao presente Regimento, desde que divulgadas a todos os condomnios.

Atualizado em 08/01/2014

You might also like