You are on page 1of 3

FICHAMENTO DE LIVRO

BECHARA, Evanildo. Lies de Portugus pela a anlise sinttica. 10 ed. Rio de Janeiro: Grifo, 1976. 287 p.

Segundo Bechara, se o falante da lngua tem liberdade de escolha vocabular, o mesmo no se pode dizer com relao a estruturao oracional; As estruturas oracionais obedecem a certos modelos formais que, como j dissemos, podem no ser coincidentes de uma lngua para outra (....)(p.16). Processos de estruturao das construes sintticas: a. Regncia, b. concordncia, c. colocao.

Assim na orao Os bons alunos do alegria aos pais temos os bons alunos exercendo a funo de sujeito (de acordo com a), o que lhe garante, como posio normal, o lugar inicial no contexto ( de acordo com c) e, por ser constitudo por um ncleo masculino e no plural (alunos), determina que nesse nmero e gnero estejam seus adjuntos (os e bons) e no plural o verbo da orao (do), conforme preceitua o item b. (p.17).

A lngua falada conta com mais recursos do que a lngua escrita para que a orao se construa com sentido. Alm dos recursos lingsticos, a lngua falada conta com elementos extralingsticos elocucionais (sons articulados) e no-elocucionais (mmicas). TIPOS DE ORAO: a. Declarativa com entonao assertiva, b. Interrogativa com entonao interrogativa,

c. Imperativa com entonao exclamativa (ordem, splica) d. Exclamativa com entonao exclamativa (estado emotivo).

II Termos essenciais da orao


Sujeito o termo da orao que indica o tpico da comunicao representado por pessoa ou coisa de que afirmamos ou negamos uma ao ou uma qualidade. Predicado o comentrio da comunicao, tudo o que se diz na orao, ordinariamente o que se diz do sujeito (p.20).

Vrgula e a inverso dos termos da orao:


Se entre dois termos (sujeito e verbo) aparecem outros elementos deslocados de sua posio normal, a vrgula dever indicar a inverso (...). A variao da ordem dos termos da orao, por intercalaes, traz uma quebra da unidade de entonao que poder ser assinalada por vrgula (p.23).

III Tipos de predicado: verbal, nominal, e verbo-nominal. O predicativo do sujeito.

Predicado Verbal: Quando o predicado exprime o que o sujeito faz ou sofre, cabe ao verbo ser o elemento principal da declarao, isto , o ncleo do predicado. Da dizermos que o predicado verbal (...) o que declaramos mais intimamente relacionado com o sujeito (p.24). Predicado nominal: Se o predicado exprime o que o sujeito , est ou passa a ser, cabe a um nome (substantivo, adjetivo ou pronome), que vem depois do verbo, denotar a declarao principal do predicado(p.24). Nos predicados nominais o verbo secundrio, tem apenas a funo de ligar, por isso recebe o nome de verbo de ligao ou relacional. O ncleo do predicado nominal, isto , o termo que exprime o que o sujeito , estar ou passa a ser, se chama predicativo do sujeito: Joo educado. Sujeito: Joo. Predicado: educado. Predicativo: educado.

Predicado verbo-nominal: Jos estudou doente. Trata-se (...) de um predicado condensado, que tem um pouco de verbal (porque encerra uma ao) e um pouco de nominal (porque exprime um estado ou condio)(...)(p.25).

Verbo de ligao (...) entra na constituio do predicado nominal(p.25).

IV - Sujeito indeterminado. Orao sem sujeito: verbos impessoais. A concordncia do verbo nas oraes sem sujeito.

Sujeito indeterminado. A lngua portuguesa indetermina o sujeito de duas maneiras: a. empregando o verbo na 3 pessoa do singular ou plural, b. empregando o pronome se junto ao verbo (aqui o se ndice de indeterminao do sujeito). Orao sem sujeito. (...) h casos em que as oraes no tm sujeito. No se trata, entretanto, de nem de sujeito oculto nem de indeterminado; a verdade que nas referidas oraes no se pensa em atribuir a declarao expressa a quem quer que seja(p.29). Os verbos dessas oraes, verbos destitudos de sujeito, se chamam verbos impessoais. Verbos impessoais. Os principais so: a. Verbos que denotam fenmenos atmosfricos, b. Verbo haver com sentido de existir. c. Haver, fazer e ser nas indicaes de tempo.

You might also like