You are on page 1of 11

A tecnologia UMTS

Padro
Com o aumento da demanda por servios GSM (Global System for Mobile communications) e por transmisses mais rpidas e eficientes, a tecnologia UMTS (Universal Mobile Telecommunication System) foi proposta e desenvolvida para ser uma soluo integrada para aspectos de transmisso de voz e dados na telefonia 3G. Ela foi concebida para ser o sucessor 3G da tecnologia GSM e possibilitar um uso efetivo de banda larga mvel. O padro UMTS foi desenvolvido pelo Third Generation Partnership Project (3GPP). Foi lanada inicialmente no Japo, ano de 2002. De acordo com o frum UMTS, em agosto de 2005 j tinha mais de 33 milhes de usurios, a maioria entre Japo e Europa [18]. Seu primeiro foco foi o uso de TV mvel e conversaes atravs de vdeo conferncias, embora mais tarde essa preferncia tenha migrado para acesso em alta velocidade World Wide Web (comparado tecnologia GSM). O padro UMTS tambm prev o trfego de diferentes mdias sobre um mesmo canal. Ao contrrio do padro ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line), que apresenta limites diferentes para as taxas de upload e download, o padro UMTS usa bandas de mesma capacidade para upload e download. Isso o torna melhor adaptado para a realizao de servios como conversas em tempo real com vdeo, telefonia, entre outros. O UMTS usa a tecnologia W-CDMA (Wideband Code Multiple Access) como interface de rdio, pois necessita de uma banda larga com alta capacidade. Ela utiliza um canal de rdio portador de 5 Mhz, e aperfeioa a utilizao dessa banda, conseguindo taxas de at 2 Mb/s para usurios com pouca mobilidade, e at 144 Kb/s em situaes de alta mobilidade. O W-CDMA apresenta o menor custo por bit transmitido para taxas de bits elevadas, tornando-o a melhor opo para grandes volumes de dados e grande nmero de usurios.

Arquitetura
A arquitetura das redes UMTS dividida em duas partes: o sistema de rdio terrestre (UTRAN UMTS Radio Access Network) e a Core Network. O UTRAN composto pelos ns-B, responsveis pela comunicao com os usurios, e no sistema UMTS eles no tm quase nenhuma funcionalidade; e composto tambm pelos RNCs (Radio Network Controller), responsveis pelo controle dos ns-B e por sua comunicao com a Core Network. A Core Network composta pela MGW (Media GateWay), pelo SGSN (Serving GPRS Support Node) e pelo MSC Server (Mobile Switching Center Server), e tem, basicamente, as funes de gerenciamento de trfego, roteamento, comunicao dentre mltiplos protocolos, como , por exemplo, IP e ATM, entre outras funes.

A famlia HSPA
O HSPA (High Speed Packet Access) , nas palavras do frum UMTS, um termo genrico para designar avanos na tecnologia UMTS [19]. Mais precisamente, esses avanos so maior velocidade de acesso rede, aumento da capacidade da rede e melhor transmisso de dados. Conhecido tambm pelo nome 3.5G, o HSPA baseado na tecnologia UMTS, e sendo basicamente uma melhoria no acesso, no necessrio fazer modificaes na rede central UMTS, apenas uma melhora na infra-estrutura para comportar o aumento no fluxo de dados. O maior fluxo de dados na rede UMTS, j com a tecnologia HSPA, de incio, eram pacotes de voz, e, assim como na rede UMTS original, migraram para acesso Internet em alta velocidade.

O HSPA a juno de duas melhorias: na taxa de download (chamada HSDPA - High Speed Downlink Packet Access) e na taxa de upload (HSUPA High Speed Uplink Packet Access). O HSDPA foi especificado no Release 5 do 3GPP, enquanto o HSUPA no Release 6. Ambos podem ser implementados no canal de 5 Mhz usado pelo UMTS.

HSDPA
O sistema HSDPA, cuja taxa de download chega a atingir velocidades de at 14,4 Mbits/s, composto pelas medidas expostas abaixo. Avanos nas capacidades tcnicas: Um menor Intervalo no Tempo de Transmisso (Trasmission Time Interval - TTI) O TTI foi diminudo para 2 ms, aumentando assim a sensibilidade para deteco de variaes na rede, alm de diminuir o tempo de round-trip e a latncia. Para o usurio final, isso se traduz em tempos de resposta menores e alocao de recursos mais gil. Um canal comum denominado High Speed Downlink Shared Channel, que pode ser compartilhado por vrios usurios O High Speed Downlink Shared Channel (HS-DSCH) um canal compartilhado, codificado em um fator de separao 16, onde at 15 destes cdigos podem ser alocados para HSDPA. A banda pode ser alocada tanto para um nico usurio como pode ser dividida entre vrios usurios, e estes recebero dados simultaneamente. Quando so decididos quais usurios recebero pacotes no prximo TTI, tambm decidido qual cdigo de canalizao ser usado para cada usurio. Cada usurio tem seu cdigo definido pelo n-B (Base Transceiver Station, BTS, tambm conhecido como node-B), e este cdigo usado pelo usurio para extrair sua mensagem. No h controle de potncia no HSDPA, ou seja, o canal HS-DSCH transmitido sempre com a mesma potncia. O que muda a codificao e o nmero de cdigos, para se adaptar s condies de rdio. O HS-DSCH adotado em conjunto com outros 3 canais: High Speed Shared Control Channel (HS-SCCH), High Speed Dedicated Physical Control Channel (HS-DPCCH) e High Speed-Physical Downlink Shared Channel (HS-PDSCH), todos canais fsicos. Pelo HS-SCCH so enviados sinais de controle sobre o HS-DSCH, como qual a codificao usada e avisa que dados sero enviados 2 frames a seguir, melhorando a sincronizao.

O HS-DPCCH usado pelo usurio para transmitir informaes sobre sua qualidade do sinal e para envio de informaes HARQ (Hybrid Automatic Retransmisson reQuest). O HS-PDSCH carrega os dados do usurio mapeados pelo HS-DSCH. Escalonamento rpido de pacotes (Fast Scheduling) Fast Scheduling faz com que a rede se adapte s variaes da qualidade e disponibilidade de sinais oferecidos. Cada aparelho de usurio est constantemente transmitindo informaes sobre a qualidade do servio para o n-B. Baseado nessas informaes, o n-B decide quanto de informao ser mandado para qual usurio no prximo TTI. Modulao e Codificao Adaptativas (Adaptative Code Modulating - ACM) ACM tambm uma adaptao da rede quanto variao da qualidade do sinal de cada usurio. De acordo com a qualidade do sinal do usurio, a modulao passa da QPSK (Quadrature Phase Shift Keying) para 16-QAM (Quadrature Amplitude Modulation), o que pode chegar a dobrar as taxas de transmisso. Retransmisso rpida, baseado no protocolo Hybrid Automatic Retransmisson reQuest (HARQ) A arquitetura HARQ faz a retransmisso de pacotes com erros em at 10 ms, em diferentes codificaes, estas ortogonais entre si. O usurio, ao receber um pacote com erro, o salva e depois o combina com suas retransmisses. Esse modelo permite que mesmo que as retransmisses tambm tenham erros, a combinao destas pode gerar pacotes sem erro.

HSUPA
O nome adotado pelo 3GPP Enhanced Dedicated Channel (E-DCH). O HSUPA visa uma melhora na taxa de uplink. O HSUPA conta com as seguintes melhorias: Retransmisso rpida, baseado no protocolo Hybrid Automatic Retransmisson reQuest (HARQ); Intervalo do Tempo de Transmisso (TTI) de 2 ms; Um canal dedicado para uplink; Escalonamento rpido de pacotes (Fast Scheduling). O Fast Scheduling do HSUPA funciona de maneira diferente do HSDPA. O usurio envia um pedido de transmisso, e o escalonador (localizado na BTS) decide quem envia e o quanto cada um envia. Essas transmisses no so ortogonais umas s outras, como no HSDPA. Assim como no HSDPA, usada o protocolo HARQ para recuperao de erros na camada fsica. Alm das transmisses escalonadas, o HSUPA implementa tambm as transmisses no escalonadas. Essas transmisses so melhores adaptadas a dados sensveis a atrasos, como vdeos-conferncia e VoIP, entre outras. Isso se d porque o escalonador do n-B no consegue suprir a banda e o baixo delay necessrios. Com o HSUPA, a taxa de upload consegue atingir nveis de at 5,76 Mbits/s.

O sistema LTE
Padro
Buscando-se solues para tornar a transmisso de dados mais eficiente, ao mesmo tempo em que o volume desse trfego encontra-se em ascenso, o padro LTE (Long Term Evolution) foi proposto como o prximo passo rumo ao sistema mvel de 4 Gerao (4G), precedido pelas redes 2G e 3G. Seu desenvolvimento visa fornecer melhorias de desempenho, alm de reduzir o custo por bit, o que possibilita uma maior disseminao de servios mveis. Sua padronizao est a cargo do 3GPP. O sistema LTE adota a tendncia para redes mveis de se basear no padro IP, o protocolo principal da Internet. Com isso, o trfego de voz ser suportado principalmente atravs da tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), possibilitando melhores integraes com servios de multimdia. A tecnologia LTE j se coloca em meio transio do uso da comutao de circuito para a comutao de pacotes no trfego de voz [20]. A compatibilidade com os sistemas anteriores uma das exigncias para uma tecnologia em termos de telefonia. Por esse aspecto, o LTE compatvel com as redes previamente estabelecidas, tanto as padronizadas pelo 3GPP como as demais.

Tecnologia
Com o objetivo de oferecer velocidades maiores de transmisso de dados, a tecnologia LTE alcana taxas de 75 Mbit/s no uplink e at 300 Mbit/s no sentindo de downlink. Por basear-se no protocolo IP, com a transio de redes combinando comutao de circuito e pacotes, a arquitetura do sistema deve ser simples [20]. No LTE, essa arquitetura conhecida como Evolved Packet Core (EPC), caracterizada pela simplicidade e pela integrao com demais redes baseadas no IP. Outro ponto chave da tecnologia LTE diz respeito automao de processos de rede, conhecida como Self-Organizing Network (SON). Essa caracterstica permite que as redes possam configurar-se e sincronizar-se com redes adjacentes. Alguns aspectos centrais do sistema LTE so citados a seguir:

Nova interface area A adoo de uma nova interface area baseada na tecnologia OFDM ( Orthogonal Frequency-Division Multiplexing) possibilita alcanar alta velocidade na transmisso de dados, com uma implementao de baixo custo e eficiente no consumo de energia. Tal inovao combina uma modulao baseada no OFDMA (Orthogonal FrequencyDivison Multiple Access) com esquema de mltiplo acesso para o downlink e SCFDMA (Single Carrier Frequency-Division Multiplexing Access) no uplink [21]. No caso do LTE, utilizando o canal de 20 MHz, o esquema proposto pela multiplexao OFDM divide o espectro disponvel em milhares de subcanais estreitos, cada um carregando parte do sinal ao mximo, sendo combinados posteriormente para gerar o dado transmitido. Com isso, o OFDMA associa diferentes subcanais para usurios diferentes, evitando problemas causados por reflexes em mltiplos caminhos, enviando os bits de um dado a baixas velocidades, combinados no receptor para formar uma mensagem de alta velocidade. MIMO A fim de enviar dados atravs de diferentes caminhos, cujos sinais ocupam a mesma banda RF (Radio Frequency) ao mesmo tempo, levando a altas taxas de transferncia,

a tecnologia LTE faz uso da tcnica MIMO (Multiple-Input Multiple-Output). O sistema de antenas MIMO oferece grande confiabilidade e capacidade para os servios de banda larga mvel. Essa tcnica corresponde a um mecanismo eficiente de desviar dos limites impostos pela Lei de Shannon [20]. A Lei de Shannon impe um limite quantidade de informao que pode ser transmitida em um canal de comunicao, fato devido presena de rudo. A aplicao de outras tcnicas de correo para ambientes com rudo, como redes celulares, tem aproximado o resultado do teto imposto pela Lei de Shannon. O diferencial da tcnica MIMO se baseia pelo fato de que a Lei de Shannon aplicvel a um nico canal de transmisso. Como o sistema MIMO cria vrios canais entre emissor e receptor, cada canal individualmente fica limitado, porm o conjunto de canais excede tal limite.

Flexibilidade do espectro A eficincia no uso do espectro faz do sistema LTE um cenrio apropriado para suportar um grande nmero de usurios dentro do espectro disponvel, tendo uma largura de banda entre 1,4 Mhz e 20 Mhz [21]. A flexibilidade nessa aplicao tem como resultado direto a resistncia a interferncias entre clulas na transmisso dos dados, permitindo aumentar o nmero de usurios por clula na rede. O suporte a FDD (Frequency Division Duplex) e a TDD (Time Division Duplex) na mesma plataforma garante o aproveitamento de diferentes tcnicas com o espectro. O FDD faz uso de duas faixas de freqncias distintas, onde possvel enviar dados por uma freqncia e receb-los atravs de outra. Por sua vez, o TDD s utiliza uma nica faixa de freqncia, transmitindo e enviando em tempos diferentes [1]. Alcance de rdio A tecnologia LTE apresenta tima performance em um tamanho de clula de at 5 km, sendo possvel demonstrar servio eficaz em clulas com raio de at 30 km. Um desempenho limitado fica disponvel em clulas com tamanho de raio de at 100 km. Latncia reduzida A interatividade tende a ser ampliada com o sistema LTE, uma vez que o tempo de transmisso de ida e volta passa a ser reduzido a menos de 10 ms, o que pode impulsionar servios de tempo real com alta qualidade. Compatibilidade com sistemas Com uma arquitetura simplificada e interfaces abertas, o LTE tem na arquitetura EPC (Evolved Packet Core), baseada nos protocolos TCP/IP, uma importante ferramenta para a comunicao com diferentes redes, tanto fixas como mveis.

Arquitetura
A arquitetura de rede EPC modelada para permitir a integrao com outras redes de comunicao baseadas no protocolo IP, utilizando a comutao por pacotes. Essa tecnologia tambm permite conectividade com outras formas de acesso, tanto as padronizadas pelo 3GPP como as de banda larga fixa, como a DSL (Digital Subscriber Line). A rede utilizada no LTE considerada mais simples do que as utilizadas em redes anteriores, uma vez que os pacotes so processados e gerenciados no ncleo EPC. Esse processo produz respostas mais rpidas, melhorando a taxa de transmisso e o tempo de latncia [19]. No esquema abaixo pode-se ver um comparativo entre duas arquiteturas (UMTS e LTE). O componente eNodeB passou a substituir as funes do RNC, conectando-se diretamente ao ncleo EPC.

Uma caracterstica comum em redes sem fio a rpida variao na taxa de transmisso de dados. A fim de contornar esse obstculo, a arquitetura LTE faz uso de retransmisso no eNodeB para gerenciar tal variao. A adoo de mecanismos de controle de fluxo no ncleo principal da arquitetura EPC colabora para evitar perda de dados ou overflow.

Aplicaes
O fato de utilizar o protocolo IP cria a possibilidade de se intensificar a convergncia entre servios, viabilizando aplicaes em tempo real. Com a presena de redes fixas, o LTE pode funcionar de modo complementar, onde o usurio pode transitar entre a rede mvel e a rede fixa. Com a tecnologia LTE, a transmisso de vdeo High Definition (HD) ser vivel, bem como aplicaes colaborativas por meio da Internet mvel. Sincronizaes entre os dispositivos e computadores em tempo real tornaro a interconexo mais simples e criando novos modelos de negcios.

LTE-Advanced
Muitas vezes considerada como tecnologia 4G, de forma errnea por sinal, o padro LTE representa um sistema 3G (tambm so encontradas referncias ao LTE como 3.9G). Na verdade, um sistema s pode ser designado como 4G se cumprir certos requerimentos, estabelecidos pela International Telecommunication Union (ITU), como suporte taxa de 100 Mbit/s para situaes de alta mobilidade e de at 1 Gbit/s para aquelas de baixa mobilidade. Em meio s discusses sobre as futuras tecnologias em termos de mobilidade, um aspecto tido como garantido diz respeito necessidade de ampliar a capacidade de fornecer maiores volumes de trfego de dados, o que solicita novos projetos de rede, bem como mais espectro disponvel [20]. O padro LTE-Advanced vem sendo desenvolvido pela 3GPP a fim de ir ao encontro desse cenrio.

Requisitos
Com a finalidade de ser uma evoluo das redes LTE, o projeto LTE-Advanced apresenta algumas condies que so adotadas em seu estudo e desenvolvimento. Alguns dos acordos j firmados [17] confirmam como pr-requisitos os itens abaixo: Taxa de pico Downlink: 1 Gbps, Uplink: 500 Mbps; Largura de banda maior que 70MHz para downlink e 40 MHz para uplink; Taxa de transferncia mdia para o usurio trs vezes maior do que no LTE; Capacidade trs vezes maior do que no LTE, refletida como a eficincia do espectro; Capacidade de pico Downlink: 30 bps/Hz, Uplink: 15 bps/Hz; Flexibilidade do espectro: suporte agregao espectral e largura de banda escalvel; Mobilidade igual do padro LTE; Cobertura deve ser otimizada; Compatibilidade com redes anteriores. A implementao do LTE-Advanced dever ser totalmente baseada no protocolo IP e apresentar roaming internacional. Suas aplicaes devero ser compatveis com ambientes dos mais variados.

Tecnologia
Algumas propostas tcnicas por parte do 3GPP encontram-se em estudo, podendo ser divididas em certas categorias, como as seguintes: Solues de antenas para tcnicas MIMO; Correo automtica de erro (Forward Error Correction - FEC); Largura de banda escalvel excedendo 20 MHz, at mesmo 100 MHz; Otimizao para interface area; Uso flexvel do espectro; Configurao e operao automtica da rede.

A fim de atingir taxas de pico de 1 Gbps, uma largura de banda de at 100 MHz analisada como o meio para tal objetivo [17]. Como s se tem conseguido suportar larguras de banda de 20 MHz, uma soluo para esse obstculo seria a adoo de mltiplos terminais.

Perspectivas
Cenrio global O sucesso da tecnologia HSPA se traduziu na popularizao de diversos dispositivos capazes de oferecer acesso banda larga mvel. Com a introduo no mercado das redes LTE, espera-se que esse acesso se amplie, viabilizando novos servios. Um dos grandes obstculos para a implementao global da tecnologia LTE e de sua sucessora LTE-Advanced est na disponibilidade de espectro apropriado. As bandas de baixa frequncia so destinadas para ampliar a cobertura, enquanto que as de alta frequncia visam oferecer acesso para situaes de baixa mobilidade [17]. preciso tambm destacar a continuidade que o sistema LTE colocar em prtica, no impondo restries a sistemas anteriores, possibilitando ganhos para seus investidores [21]. A compatibilidade das redes LTE com outras redes promete ser um dos seus principais atrativos. Cenrio brasileiro Em termos de Brasil, a situao no muito animadora. A implementao das redes 3G ainda no apresenta estabilidade, o que obriga as operadoras a investirem na plataforma atual. A infra-estrutura necessria para a adoo das redes LTE exigiria fortes investimentos em fibra tica, a fim de oferecer alta velocidade e ampla cobertura para os usurios finais [6]. Outra questo que atrasaria qualquer possibilidade de projetar o padro LTE no mercado brasileiro seria a insuficincia de espectro. A faixa recomendada pela ITU seria a de 2,5 GHz, que no Brasil ocupada pela televiso por assinatura [13]. Alocar os dois servios na mesma faixa seria uma das solues, no entanto, muitas discusses at se chegar em um acordo atrasariam a chegada dessa tecnologia ao consumidor brasileiro. Concorrentes Devido grande variedade de dispositivos eletrnicos, desde os aparelhos especializados, voltados para determinada tarefa, como ouvir msica e jogar games, at queles que adotam a linha da convergncia, como os atuais smartphones, o acesso banda larga mvel tem sido tratado como um fator comum de grande relevncia. Nesse sentido, a presena de conectividade Wi-Fi tem representado um padro no uso desses dispositivos.

Com possibilidades de uso semelhantes ao LTE, o padro WiMAX vem sendo considerado seu principal rival no cenrio da mobilidade com banda larga. Por j ter desenvolvimento adiantado e planos comerciais em progresso, o WiMAX coloca-se frente no mercado. Tal pioneirismo pode atrasar ou mesmo diminuir a disseminao das redes LTE entre os consumidores. Um aspecto importante pode tornar essa concorrncia entre tecnologias como uma forma de complementaridade. O WiMAX pode ser utilizado por suas empresas provedoras como forma de aumentar sua cobertura, a partir de pontos fixos, enquanto que o LTE, quando implementado, servir como meio de ampliar o nmero de servios das redes telefnicas [11].

Consideraes finais
A crescente demanda por banda larga j conhecida em redes fixas, em especial a partir do aumento do trfego de dados com os servios de vdeo. Com a transposio dessa tendncia para as redes mveis, a adoo de sistemas como o HSPA s fez aumentar. Com as plataformas mveis, novas aplicaes foram criadas ou adaptadas com o carter da mobilidade. A capacidade das redes 3G passou a ser questionada a longo prazo, onde o volume de dados seria ainda maior. Nesse sentido, o sistema LTE pode tornar-se a resposta para tal demanda. Somente a partir dos primeiros testes comerciais com o padro LTE poder ser analisado se a implementao da tecnologia apresentar estabilidade. Muitas discusses devero ser realizadas e talvez adaptaes mostrem-se necessrias a fim de se encontrar o espectro adequado, um fator importante e cuja utilizao no homognea ao redor do mundo.

Perguntas e respostas
Questo 1:

Qual a diferena entre os padres ADSL e UMTS em termos de bandas de download e upload?
O padro ADSL apresenta limites diferentes para as taxas de upload e download. J o padro UMTS usa bandas de mesma capacidade para upload e download. Isso o torna mais eficiente para a realizao de servios como conversas em tempo real com vdeo, telefonia, entre outros. [+/-] Questo 2:

Como realizado o controle de erros atravs do mtodo HARQ nas redes HSPA?
A arquitetura HARQ faz a retransmisso de pacotes com erros em at 10 ms, em diferentes codificaes, estas ortogonais entre si. O usurio, ao receber um pacote com erro, o salva e depois o combina com suas retransmisses. Esse modelo permite que mesmo que as retransmisses tambm tenham erros, a combinao destas pode gerar pacotes sem erro. [+/-] Questo 3:

A que tipo de servios so destinadas as transmisses no escalonadas no padro HSUPA?


Essas transmisses so melhores adaptadas a dados sensveis a atrasos, como vdeoconferncias e VoIP, entre outras. Isso se d porque o escalonador do n-B na arquitetura no consegue suprir a banda e o baixo delaynecessrios. [+/-] Questo 4:

Como funcionam as tcnicas FDD e TDD utilizadas no padro LTE?


O FDD (Frequency Division Duplex) faz uso de duas faixas de freqncias distintas, onde possvel enviar dados por uma freqncia e receb-los atravs de outra. Por sua vez, o TDD (Time Division Duplex) s utiliza uma nica faixa de freqncia, transmitindo e enviando em tempos diferentes. [+/-] Questo 5:

O padro LTE corresponde a um sistema de 4 Gerao (4G)?


No, o padro LTE ainda representa um sistema de 3 Gerao. Um sistema s poderia ser denotado como 4G se seguir certos requisitos, estabelecidos pela International Telecommunication Union (ITU), como suporte taxa de 100 Mbit/s para situaes de alta mobilidade e de at 1 Gbit/s para cenrios de baixa mobilidade. [+/-]

You might also like