You are on page 1of 10

1

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS

Contedo Contedo............................................................................................................................1 1 TCNICA LEGISLATIVA.........................................................................................2 2 ESTRUTURA DAS PROPOSIES LEGISLATIVAS............................................3 3 REDAO DAS NOR AS.......................................................................................! " ALTERAES DAS LEIS.........................................................................................# ! REGRAS DE $OR ATAO..................................................................................% # LEGISLAO APLIC&VEL...................................................................................1'

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


1 TCNICA LEGISLATIVA Conjunto de procedimentos e normas redacionais especficas, que tem como finalidade a elaborao de um texto legal que trar repercusso para o mundo jurdico.

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


2 ESTRUTURA DAS PROPOSIES LEGISLATIVAS 2.1 Parte Pre !"!nar Compreendida pela epgrafe, ementa, prembulo, enunciado e a indicao do mbito de aplicao de suas disposies. a# Epgrafe indica a esp!cie normati"a da proposio, o respecti"o n#mero e a data de edio do ato. $# Ementa sinteti$a o conte#do da lei de modo claro e conciso permitindo o con%ecimento da mat!ria legislada. %# &rembulo cont!m a declarao da autoridade e do fundamento constitucional e legal, quando necessrio, no qual se ap'ia para expedir o decreto ou promulgar a lei. (o prembulo, a autoridade competente, mediante ordem de execuo, baixa o ato de que ! titular, utili$ando se nas formas "erbais )decreta*, )resol"e* ou )promulga*, nos termos da compet+ncia de que esteja in"estido. d# Enunciado e Especificao, compreende o objeto da norma e a especificao do mbito de sua aplicao, respecti"amente. - Enunciado do objeto e o mbito de aplicao das disposies normati"as sero indicados no artigo primeiro da lei, de forma especfica. 2.2 Parte Nor"at!&a Compreende o texto normati"o de conte#do substanti"o relacionado com a mat!ria regulada. .rata se dos dispositi"os que ino"am ou alteram a ordem jurdica. Cada projeto, excetuados os de c'digo, de"er tratar de um #nico objeto. /rticulao do .exto 0egal a# /rtigo unidade bsica para a apresentao, di"iso ou agrupamento de assuntos num texto normati"o. 1e"e conter um #nico comando normati"o fixado em seu caput, as excees ou complementos de"em ser fixados em suas subdi"ises 2pargrafos e incisos3. $# &argrafo ! o complemento aditi"o ou restriti"o do caput do artigo. Constitui a imediata di"iso de um artigo sendo representado pelo sinal grfico )4*, sal"o quando se tratar de pargrafo #nico, caso em que se utili$a a expresso 5 )&argrafo #nico*. 1e"e abrir excees ou completar o sentido do comando normati"o contemplado no caput do artigo.

"

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


%# 6nciso 5 ! o desdobramento do caput do artigo ou do pargrafo, comumente destinado 7 enumerao ou quando o assunto tratado no puder ser concentrado no pr'prio artigo ou no se mostrar adequado a constituir pargrafo. d# /lnea constitui desdobramento de inciso. e# 6tem 5 usado para desdobramento da alnea. /grupamentos 8 necessrio quando um grande n#mero de artigos de um ato normati"o exige a sistemati$ao da mat!ria, de acordo com id!ias que se correlacionam. 9sado para di"iso de leis mais extensas. -bser"a o seguinte esquema, a# 9m conjunto de artigos pode compor uma :E;<- -9 :9=:E;<-> $# ?rias subsees compem uma :E;<-> %# 9m conjunto de sees compem um C/&@.90-> d# 9m conjunto de captulos compem um .@.90- e e# 9m conjunto de ttulos compem um 06?A-. 2.' Parte (!na Compreende as disposies necessrias 7 implementao da norma, as disposies de carter transit'rio, a clusula de "ig+ncia e a clusula re"ogat'ria. a# Clusula de ?ig+ncia dispe sobre a data em que a lei entra em "igor, se na data de sua publicao, em data futura ou ap's determinado perodo. Caso a lei no determine data ou pra$o para o incio da "ig+ncia, aplica se a 0ei de 6ntroduo ao C'digo Ci"il segundo a qual, sal"o disposio em contrrio, a lei comea a "igorar em todo o pas BC 2quarenta e cinco3 dias ap's a sua publicao. $# Clusula Ae"ogat'ria 5 ! o artigo que de"e indicar expressamente as leis ou dispositi"os legais re"ogados. 8 "edado utili$ar a expresso gen!rica )Ae"ogam se as disposies em contrrio*.

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


' REDA)O DAS NOR*AS - ato normati"o de"e ser redigido de forma a possibilitar a sua compreenso por seus destinatrios. / clare$a, a preciso, a ordem l'gica, a conciso, a simplicidade, a uniformidade e a imperati"idade so seus atributos. '.1 Re+ra, reda%!ona!,utili$ar frases impositi"as> buscar uniformidade do tempo "erbal, dando prefer+ncia ao tempo presente ou futuro do presente do indicati"o> obser"ar regras de pontuao> construir oraes em ordem direta e"itando adjeti"aes dispens"eis> empregar termos que ten%am mesmo sentido e significado no maior espao territorial poss"el, e"itando o uso de expresses locais e regionais> usar siglas consagradas pelo uso sendo sua primeira refer+ncia no texto acompan%ada de explicitao de seu significado> expressar a id!ia, quando repetida no texto, utili$ando as mesmas pala"ras, e"itando o emprego de sinDnimos> grafar por extenso quaisquer refer+ncias a n#meros e percentuais, com exceo de data e n#mero de lei> expressar em algarismos arbicos os "alores monetrios seguidos da respecti"a indicao, por extenso, entre par+nteses> indicar, expressamente, o dispositi"o objeto de remisso.

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


. ALTERAES DAS LEIS / alterao dos atos normati"os poder ser efetuada mediante os seguintes expedientes, a# Ae"ogao integral 5 mediante reproduo integral de no"o texto, quando se tratar de alterao consider"el. $# Ae"ogao &arcial. %# :ubstituio, supresso ou acr!scimo de dispositi"os. ..1 / Re+ra, 0ara a tera12o da, Le!,! "edada a renumerao de artigos ou de unidade superior ao artigo. 1e"e se usar o mesmo n#mero do artigo seguido de letra mai#scula, em ordem alfab!tica, tantas quantas forem suficientes para identificar os acr!scimos 2ex, art. EF /3> ! permitido o reordenamento de pargrafos, incisos, alneas e itens> ! "edado o apro"eitamento de n#mero ou de letra de dispositi"o re"ogado, "etado ou declarado inconstitucional pelo :.G ou cuja execuo ten%a sido suspensa, de"endo ser acompan%ados to somente das expresses )re"ogado*, )"etado*, )declarado inconstitucional, em controle concentrado pelo :.G* ou )execuo suspensa pelo senado federal, na forma do art.CH I da CGJKK*> e artigo com alterao de redao, supresso ou acr!scimo no caput ou em seus desdobramentos de"e ser identificado, somente ao final da #ltima unidade, com as letras )(A* mai#scula, entre par+nteses 2(A3, para designar (o"a Aedao.

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


3 REGRAS DE (OR*ATA)O Configurar pgina margens, superior, L,MM cm> 6nferior, H,C cm> esquerda, H,MM cm> direita, N,C cm taman%o do papel, /B 2HNM x HOB mm3> fonte, .imes (eP Aoman> taman%o, NH> tabulao, H,C cm> e entre lin%as, N,C cm. centrali$ada> caixa alta 2ex, 1ECAE.- (F 1E dia 1E m+s 1E ano3> termina com ponto> dar dois espaos para a ementa. recuo, O,M cm> dar dois espaos para o prembulo. O GOVERNADOR DO ESTADO DE *INAS GERAIS ...> tabulao, H,C cm> dar um espao para a pr'xima lin%a.

Epgrafe

Ementa &rembulo

( /rt.NF ao utili$ar numerao ordinal> NORMATIVOS GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS OF no colocar ponto depois do n#mero> dar dois espaos antes de iniciar o texto> iniciar o texto com letra mai#scula. utili$ar numerao cardinal> colocar ponto ap's o n#mero 2ex, /rt.NN.3> dar dois espaos antes de iniciar o texto> iniciar o texto com letra mai#scula. colocar ponto ap's o a expresso )&argrafo Qnico*> dar dois espaos antes de iniciar o texto> iniciar o texto com letra mai#scula> em caso de se desdobrar em incisos, o texto de"e terminar em dois pontos 2,3. no colocar ponto e nen%um sinal> dar dois espaos antes de iniciar o texto> iniciar o texto com letra mai#scula> em caso de se desdobrar em incisos, o texto de"e terminar em dois pontos 2,3. utili$ar algarismos romanos> colocar trao ap's o algarismo 2ex, 6? 3> dar um espao antes de iniciar o texto> iniciar com letra min#scula, sal"o se for nome pr'prio> termina em ponto e "rgula 2>3 sal"o o #ltimo inciso do artigo, que termina em ponto final> no final do pen#ltimo inciso, ap's o ponto e "rgula, utili$ar a conjuno aditi"a )e*> em caso de se desdobrar em alneas, o texto de"e terminar em dois pontos 2,3. utili$ar letra min#scula seguida de par+nteses 2ex, a3> b3> c3 etc.3> dar um espao antes de iniciar o texto> iniciar com letra min#scula, sal"o se for nome pr'prio> termina em ponto e "rgula 2>3 sal"o o #ltimo inciso do artigo, que termina em ponto final> no final do pen#ltimo inciso, ap's o ponto e "rgula, utili$ar a conjuno aditi"a )e*> em caso de se desdobrar em itens, o texto de"e terminar em dois pontos 2,3. utili$ar a forma cardinal> colocar ponto ap's o n#mero 2ex, N.3> dar um espao antes de iniciar o texto> iniciar com letra min#scula, sal"o se for nome pr'prio> termina em ponto e "rgula 2>3 sal"o o #ltimo inciso do artigo, que termina em ponto final> no final do pen#ltimo inciso, ap's o ponto e "rgula, utili$ar a conjuno aditi"a )e*. colocar tudo em letra mai#scula> no negritar> utili$ar algarismos romanos 2ex, C/&@.90- ?63> identificar o nome do captulo. primeira letra em mai#sculo 2ex, :eo 63 no negritar> identificar por algarismos romanos.

/rt. NM em diante &argrafo Qnico

&arte (ormati"a

4NF e seguintes

6ncisos

/lneas

6tem

C/&@.90.@.90- e 06?A-: :eo e :ubseo

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS

1'

GUIA PARA A ELABORAO DE ATOS NORMATIVOS


4 LEGISLA)O APLIC5VEL 4.1 Le+!, a12o (edera Constituio Gederal de NOKK> 0ei Complementar Gederal nF OC, de HL de fe"ereiro de NOOK 2alterada pela 0ei complementar nF NMR, de HL de abril de HMMN3 1ispe sobre a elaborao, a redao, a alterao e a consolidao das leis, conforme determina o pargrafo #nico do art. CO da Constituio Gederal, e estabelece normas para a consolidao dos atos normati"os que menciona> 1ecreto 0ei nF B.LCR, de B de setembro de NOBH 5 0ei de 6ntroduo ao C'digo Ci"il> 1ecreto Gederal nF B.NRL, de HK de maro de HMMH Estabelece normas e diretri$es para a elaborao, a redao, a alterao, a consolidao e o encamin%amento ao &residente da Aep#blica de projetos de atos normati"os de compet+ncia dos 'rgos do &oder Executi"o Gederal, e d outras pro"id+ncias. 4.2 Le+!, a12o E,tad6a Constituio do Estado de Sinas Terais> 0ei Complementar nF RK, de MO de jul%o de HMMB 1ispe sobre a elaborao, a alterao e a consolidao das leis do Estado, conforme pre"isto no pargrafo #nico do art.LE da Constituio do Estado> 1ecreto nF BB.KKR, de B de setembro de HMMK 5 Consolida a regulamentao da 0ei Complementar nF RK, de O de jul%o de HMMB, que dispe sobre a elaborao, a redao e a consolidao das leis do Estado.

You might also like