You are on page 1of 50

Sumrio

PARTE I Associao dos Produtores Orgnicos de Vila Bonita Uma histria de muitos........................................................................................... 03 PARTE II A Certificao passada a limpo............................................................................... 25 CAPTULO 1: O que a Certificao? Um pouco da histria................................................................................................26 Certificando as propriedades rurais. ......................................................................26 A conquista do selo.................................................................................................... 27 CAPTULO 2: Produo Orgnica Certificada A Agricultura Orgnica agora tem Lei prpria....................................................28 Orgnico IBD: aspectos gerais.................................................................................29 Passo a Passo rumo Certificao Orgnica.......................................................30 Ferramentas para Certificao Orgnica documentos bsicos....................31 Alguns detalhes sobre a Certificao de Grupos de Produtores.................... 33 A Conquista do Certificado Orgnico....................................................................34 CAPTULO 3: Certificao EcoSocial Diretriz EcoSocial IBD: aspectos gerais................................................................. 35 Passo a passo rumo Certificao EcoSocial. ...................................................... 37 Ferramentas para certificao EcoSocial - documentos bsicos....................38 Planejando como resolver os problemas.............................................................40 Alguns detalhes sobre a Certificao de Grupos de Produtores....................45 A conquista do Certificado EcoSocial....................................................................47

Este o Stio SOSSGO onde moram Sr. Jos e sua famlia.

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Na propriedade trabalham, alm do Sr. Jos, a esposa D. Rosa e dois lhos. A principal renda da famlia vem da venda do caf que eles produzem h muito tempo. No stio tambm tem horta, pomar e algumas cabeas de gado leiteiro.

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Para auxiliar a renda da famlia, Sr. Jos vai feira todos os domigos para vender o que produzem na roa.

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Mas a situao da famlia do Sr. Jos no est boa. O caf est sem preo, a terra empobrecida, a oresta desmatada e a gua poluda pelo veneno que usa na lavoura.

Isto est acabando com o sossgo do Sr. Jos.

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Outro dia chegou no stio um vizinho contando que ao assistir a uma reportagem na TV sobre Agricultura Orgnica e Certicao, cou muito animado para tentar recuperar a renda da sua propriedade.
9
Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

S que para isso acontecer, teriam que se unir numa Associao. Se os vizinhos estiverem juntos ca mais fcil vencer as diculdades.

Sr. Jos achava que produo orgnica era bobagem, mas sua mulher que ouvia a conversa, se interessou.
10
Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

10

Sr. Jos concordou em conhecer mais sobre o assunto: quais produtos poderiam usar na lavoura, como poderiam cuidar das pragas e doenas... quem poderia comprar seus produtos... Quais seriam as vantagens de ser orgnico?

11

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

E foi assim que Sr. Jos e os vizinhos se juntaram a mais 10 pequenos produtores que tambm estavam em diculdades e criaram a Associao dos Produtores Orgnicos de Vila Bonita.

Fizeram cursos, reunies e muitas parcerias, at que, muita coisa mudou na vida do Sr. Jos, D. Rosa e seus dois lhos...
12
Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

12

Tudo o que aprenderam sobre os cuidados da lavoura e da terra foram logo colocando em prtica: Compostagem, adubao verde, calda bordaleza entre outras.

13

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Mas, pra vender o produto como orgnico, era preciso certicar a propriedade. Anal, quem compra precisa ter certeza de que o produto mesmo orgnico. Foi ento que procuraram a certicadora.

14

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

14

A certicadora diz qual a regra a Diretriz depois, vai todo ano na propriedade pra ver se o produtor est cumprindo essa regra.

15

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Ao chegar em casa, Sr. Jos explica a todos que alm de cuidar bem da lavoura e da terra, para serem certicados, precisavam tambm cuidar da natureza e das pessoas que trabalham na roa.

Os rios precisam estar protegidos com mata ciliar, a propriedade precisa ter o meio ambiente protegido e as pessoas trabalhando em boas condies de sade e segurana.

16

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

16

Sr. Jos e amigos, gostaram da idia de ser produtor orgnico E, com tudo isso, a Associao dos Produtores Orgnicos de Vila Bonita foi certicada e todos os seus associados podem usar o selo orgnico em seus produtos.

17

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

A essa altura, D. Rosa tambm j tinha se envolvido no trabalho e hoje secretria da Associao... Os afazeres da casa ela faz a noite, com a ajuda do Sr. Jos.

18

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

18

Na sua lida diria na Associao, D. Rosa percebeu que alguns associados estavam tendo diculdade pra resolver problemas bsicos: transporte dos lhos pra escola, problemas com qualidade da gua e verminose, alguns no sabiam ler e escrever... e resolveu ajudar....

Procurou a Prefeitura, o Instituto que Sempre Ajuda e conquistou muitas parcerias. Aos poucos, ela e mais uns associados que gostaram da idia, foram melhorando a vida das pessoas.
19
Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

E ainda foram alm, decidiram tambm cuidar da natureza: coleta de lixo, reciclagem, plantio de rvores, construo de fossas nas casas...

20

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

20

Um dia, ao fazer aquela visitinha anual, a Certicadora conheceu o trabalho que D. Rosa e seus amigos vinham fazendo pelo meio ambiente e pelas pessoas. Da veio uma grande surpresa:

21

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Esse trabalho pode ser certicado com o selo EcoSocial IBD. Para isso preciso apenas que as aes da Associao estejam organizadas dentro do Programa de Certicao EcoSocial oferecido pela certicadora.

22

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

22

O consumidor consciente, alm de comprar um produto sem veneno, valoriza tambm um produto que ajuda a conservar a natureza e a vida das pessoas. Que Maravilha!

23 23

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

A Associao passa a ser referncia na produo orgnica, recebe diversas visitas de produtores de outras cidades, inclusive uma emissora de televiso j apresentou uma reportagem sobre a histria de sucesso dos produtores de Vila Bonita.

24

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

24

Com o selo Orgnico a Associao conquistou novas possibilidades de comercializao e o selo EcoSocial, trouxe, os produtores de Vila Bonita, pra dentro do Mercado Justo.

... E de quebra, D. Rosa, Sr. Jos, seus dois lhos e amigos tm a certeza de estarem trabalhando por um mundo melhor para esta e as futuras geraes.
25
Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

26

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

26

CAPTULO 1: O que a Certificao?


Um pouco da histria
Em 1919, os franceses comearam a perder o mercado de vinho para os produtores da Califrnia, nos Estados Unidos, e de outras regies. Para recuperar o mercado, eles passaram a vender os seus vinhos com um selo de indicao de origem; o selo indicava que este vinho foi produzido em vincola tradicional francesa. Isso criou uma relao de confiana entre os produtores e os consumidores, garantindo a estes a procedncia do vinho que compravam. Nascia a uma das primeiras iniciativas de certificao no meio rural; hoje, os vinhos franceses so uma referncia mundial. Desde ento, muita gua passou por debaixo da ponte, mas o fato que a certificao tornou-se uma ferramenta importante para comercializao de produtos, garantindo uma relao de confiana entre produtores e consumidores, no sentido da qualidade e da procedncia do produto. O consumidor quer ter certeza de que o produto que est comprando possui as caractersticas que ele deseja feito com qualidade, orgnico, biodinmico, ecosocial... enfim, no quer comprar gato por lebre. E essa garantia vem do processo de certificao.

Certificando as propriedades rurais


Com o tempo, vrios tipos de produtos apareceram no mercado: light, diet, no-transgnico, alternativo, ecolgico, orgnico, natural, sustentvel etc. Surgiram ento as Diretrizes, que so as regras do jogo o que pode e o que no pode ser feito quando se deseja produzir um produto certificado. Se o objetivo ter um produto natural, devese proceder desta e daquela forma. Se a pretenso de um produto orgnico, deve-se seguir as Dire-

27

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

trizes de Produo Orgnica e se for um produto EcoSocial, as Diretrizes EcoSociais. Quando o produtor faz a opo pelo Orgnico e comea a seguir as Diretrizes Orgnicas, ele est em Converso, ou seja, est deixando para trs o tempo em usava veneno na lavoura, adubo qumico, herbicida, mexia o solo vrias vezes ao ano... e muitas outras prticas que, no sistema orgnico, deixar de fazer. Em vez disso, aplicar outras tcnicas que ajudaro a enriquecer o solo, preservar o meio ambiente, proteger a sade de todos. Para marcar a mudana, quando sai de um sistema e entra no outro, o produtor se matricula numa Certificadora, para ser inspecionado visitado por ela. O produtor preenche um formulrio, onde diz o que faz na propriedade, e assume o compromisso com a certificadora de cumprir as regras combinadas. A Certificadora far uma visita, chamada visita de inspeo, e verificar no local o que se produz e o que usa de adubos e agroqumicos, alm de orientar o produtor sobre as regras da produo orgnica.

A conquista do selo
Passado o tempo de converso1 , se as Diretrizes estiverem sendo cumpridas direitinho, a propriedade recebe o Certificado Anual, e durante um ano os produtos podem ser vendidos como Orgnicos2 . Todo ano o Certificado vence e preciso renov-lo. Para isso, um novo contrato assinado e a propriedade novamente inspecionada.
1. A durao do tempo de converso vai depender do produto e do Mercado onde se vai comercializar. 2. Para ser certificado somente EcoSocial no h perodo de converso.

28

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

CAPTULO 2: Produo Orgnica Certificada


A Agricultura Orgnica agora tem Lei prpria...
Em 23 de dezembro de 2003, o Brasil ganhou a Lei Nacional dos Orgnicos, a Lei no 10.831, que Dispe sobre a agricultura orgnica e d outras providncias. um marco histrico no movimento brasileiro de agricultura orgnica, pois at o momento todos os trabalhos no Brasil eram orientados somente por normas e diretrizes internacionais3 . Como essas normas mudam conforme o pas em que foram feitas, a certificao no Brasil deixava todo mundo desnorteado, porque cada um seguia um rumo. Era necessrio uma regra igual para todos os produtores e certificadoras que atuam no Brasil. Diz a Lei brasileira, em seus dois primeiros artigos:

Art. 1o Considera-se sistema orgnico de produo agropecuria todo aquele em que se adotam tcnicas especficas, mediante a otimizao do uso dos recursos naturais e socioeconmicos disponveis e o respeito integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econmica e ecolgica, a maximizao dos benefcios sociais, a minimizao da dependncia de energia no-renovvel, empregando, sempre que possvel, mtodos culturais, biolgicos e mecnicos, em contraposio ao uso de materiais sintticos, a eliminao do uso de organismos geneticamente modificados e radiaes ionizantes, em qualquer fase do processo de produo, processamento, armazenamento, distribuio e comercializao, e a proteo do meio ambiente. 1 A finalidade de um sistema de produo orgnico : I a oferta de produtos saudveis isentos de contaminantes intencionais; II a preservao da diversidade biolgica dos ecossistemas naturais e a recomposio ou incremento da diversidade biolgica dos ecossistemas modificados em que se insere o sistema de produo; III incrementar a atividade biolgica do solo; IV promover um uso saudvel do solo, da gua e do ar, e reduzir ao mnimo todas as formas de contaminao desses elementos que possam resultar das prticas agrcolas; V manter ou incrementar a fertilidade do solo a longo prazo; VI a reciclagem de resduos de origem orgnica, reduzindo ao mnimo o emprego de recursos no-renovveis;
3. IFOAM (Federao Internacional), NOP-USDA (Estados Unidos), CEE2092/91 (Europa), JAS (Japo) e outras.

29

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

VII basear-se em recursos renovveis e em sistemas agrcolas organizados localmente; VIII incentivar a integrao entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva e de consumo de produtos orgnicos e a regionalizao da produo e comrcio desses produtos; IX manipular os produtos agrcolas com base no uso de mtodos de elaborao cuidadosos, com o propsito de manter a integridade orgnica e as qualidades vitais do produto em todas as etapas. 2 O conceito de sistema orgnico de produo agropecuria e industrial abrange os denominados: ecolgico, biodinmico, natural, regenerativo, biolgico, agroecolgicos, permacultura e outros que atendam os princpios estabelecidos por esta Lei.

Orgnico IBD: aspectos gerais


A Norma (Diretriz) de Qualidade Orgnico IBD mostra as regras bsicas para um produto ser certificado como Orgnico IBD4, explica como deve ser feita a converso das propriedades, os insumos que podem e os que no podem ser usados na agricultura orgnica, como deve ser o rtulo dos produtos, as condies para usar o selo e tudo mais que necessrio para uma produo orgnica. Fala sobre a adubao orgnica, a importncia da produo animal juntamente com a produo vegetal, o manejo integrado para que propriedade funcione como um organismo agrcola, como deve ser feito o controle de pragas e doenas. As Diretrizes mostram tambm os aspectos sociais e ambientais importantes dentro do sistema orgnico de produo.
4. Essas Diretrizes so gerais e baseadas nas normas da IFOAM e Mercado Comum Europeu. Para mercados especficos o IBD deve ser consultado.

30

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

As normas do IBD explicam como devem ser usadas ou produzidas as sementes e mudas, mostram as regras para a criao e para os produtos de origem animal, para processamento, armazenagem, transporte e empacotamento da produo. H diretrizes tambm para apicultura (mel), aqicultura (peixe, camaro etc), extrativismo (castanha, babau, palmito etc), cosmticos, txteis (roupas, tecidos etc), cogumelos, restaurantes e servios de alimentao, entre outros.

Passo a Passo rumo Certificao Orgnica


O que o produtor deve fazer antes da PRIMEIRA INSPEO: Ele escolhe a rea e os produtos da propriedade que quer certificar; Solicita certificadora informaes sobre os custos e as providncias que deve tomar; Ento, a Certificadora envia ao produtor o oramento e a proposta de trabalho; Se o Produtor estiver de acordo, ele assina o contrato com certificadora; Depois, ele mostra o manejo orgnico que usa na propriedade, preenchendo um formulrio da certificadora. Como feita a INSPEO: Certificadora marca o dia da visita de inspeo; O inspetor visita a propriedade, para ver se o manejo est de acordo com as Diretrizes; O inspetor deixa com o produtor um resumo das concluses da inspeo. O que acontece depois da Inspeo: O inspetor escreve o relatrio da inspeo, mostrando os pontos fortes e o que pode melhorar no projeto orgnico daquela propriedade; A Certificadora estuda o relatrio da inspeo, orienta o produtor sobre os produtos e as reas que sero certificadas e, se for o caso, mostra o que deve ser mudado; O Produtor faz as mudanas necessrias e informa a certificadora; Assim que a propriedade estiver produzindo de acordo com as normas, a Certificadora emite o Certificado Orgnico e o Produtor pode vender a sua produo com o selo Orgnico.

31

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Ferramentas para Certificao Orgnica documentos bsicos


O produtor deve anotar, durante o ano, o que planejou e o que de fato realizou, com a lavoura ou a criao. Esses dados devem ser guardados e apresentados certificadora, sempre que ela solicitar. Veja abaixo alguns exemplos de anotaes que devem ser feitas: Plano de manejo da propriedade: O produtor precisa planejar como cuidar de sua lavoura durante o ano e anotar esse plano no papel. Mapa ou croqui da propriedade: preciso ter um mapa ou desenho da propriedade, mostrando as reas de lavoura, pasto, aguadas, mata, rios, estradas, terreiros, galpes, residncias e outras construes. Se no tiver um mapa, pode ser um desenho feito mo mesmo. Registros de compra de insumos: Os insumos usados no ano agrcola devem ser anotados. Adubos, produtos para controle de pragas e doenas e outros produtos permitidos para a produo orgnica, devem ser comprados com notas fiscais ou recibos, que devem ser guardados pelo produtor. Registro de aplicao de insumos (Dirio agrcola): Os tratos culturais tambm devem ser anotados. Por exemplo, se foi usada cama de frango compostada, o produtor deve registrar: Aplicao de 20 litros de cama de frango compostada, em 21 de setembro, nos canteiros de horta do talho 3. O produtor deve guardar a nota fiscal ou recibo de compra desse adubo. Se o produtor utilizar produto existente na propriedade, como esterco de gado, urina de vaca etc, ele apenas anota a data de uso.

32

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Registro de venda de produtos orgnicos: Quando a certificadora faz a inspeo anual, ela faz uma previso ou verificao da produo a ser vendida como orgnica, que fica registrada. Assim, a certificadora tem anotado que a propriedade X possui 100 sacas de caf orgnico em estoque. Sempre que o produtor fizer uma venda, o comprador vai pedir o Certificado do Produto, e nessa hora o produtor solicita da certificadora um Certificado de Transao, que garante que o seu produto orgnico. Assim, a certificadora sabe quanto foi vendido e quanto resta do produto orgnico. Registros de estoque de produtos orgnicos (se houver estocagem na propriedade): O proprietrio deve manter anotado o estoque de produtos orgnicos. Registros de beneficiamento de produtos orgnicos (se houver beneficiamento na propriedade). Se houver beneficiamento do produto orgnico, esse procedimento deve ser registrado pelo produtor. Por exemplo, lavagem e secagem de caf, processamento de legumes para vender em supermercados, descascamento de castanha, entre outros.

Certificao de Grupos de Produtores


A certificao de grupos segue o mesmo roteiro desA certificao de um grupo de produtores segue o mesmo roteiro, com a vantagem de se inspecionar apenas uma parte de todos os produtores do grupo (amostragem), sempre que houver um Sistema de Controle Interno aprovado pela certificadora. um sistema de certificao mais econmico. Os produtores que quiserem a certificao em grupo, devem prestar ateno aos seguintes pontos:

33

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

l Organizao Social:

Os produtores devem se reunir em um grupo formalizado (Associao, Cooperativa etc.). Essa etapa deve acontecer logo no incio do processo de certificao.
l Sistema de Controle Interno:

Os agricultores em um grupo, geralmente tm realidades de produo diferentes. Cada um tem um jeito de plantar e cuidar da roa, do apirio, da criao. Precisam se organizar para que todos os participantes do grupo conheam e apliquem as mesmas Diretrizes Orgnicas. Afinal, quem est sendo certificado o grupo e no as propriedades individuais. Como na historinha da Parte I, quem recebe o certificado orgnico no o Sr. Jos e sim a Associao dos Produtores Orgnicos de Vila Bonita. Para que esse sistema de certificao em grupo d certo, preciso organizar um Sistema de Controle Interno. Isso no difcil: so alguns produtores do grupo, treinados pelo IBD, que orientam os outros produtores sobre a certificao, verificam se todos cumprem as Diretrizes, atravs de visitas s propriedades, e anotam o que viram nessas visitas. Depois, a certificadora examina essas anotaes, para ver como est se desenvolvendo a produo orgnica naquele grupo. Antes de inspecionar o grupo (reunido em uma Associao ou Cooperativa), a certificadora verifica se o Controle Interno est funcionando bem. Em caso positivo, apenas uma parte dos os produtores inspecionada.

34

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

A Conquista do Certificado Orgnico


Para todo esforo h recompensa. Uma longa caminhada aconteceu, desde que o produtor, ou o grupo, decidiu produzir orgnico: chamou a certificadora, se ajustou s regras de produo orgnica, anotou tudo o que fez, foi inspecionado ... Ufa! E o Certificado? A ele chega ... A Certificadora entrega o Certificado Orgnico Anual, que usado pelo produtor ou pelo grupo, juntamente com o selo orgnico, em suas vendas.

35

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

CAPTULO 3. Certificao EcoSocial


Diretriz EcoSocial IBD: aspectos gerais
As diretrizes EcoSociais so um progresso no trabalho do IBD e uma resposta ao consumidor, porque ele d, cada vez mais, importncia s questes sociais, ecolgicas e de Comrcio Justo. Esse consumidor prefere comprar produtos de origem tica e responsvel. O EcoSocial IBD uma Certificao que garante que as pessoas trabalham em boas condies de sade e de segurana, que a empresa investe recursos para melhorar as condies de vida e de trabalho dos seus funcionrios, que o meio ambiente est sendo cuidado e garante muitas outras coisas ligadas ao social e ao ambiente. uma certificao que completa a certificao orgnica dos produtores - ORGNICO IBD (IFOAM, NOP, JAS, ECC) e DEMETER - ou pode ser aplicada sozinha a empresas e produtores que trabalham com produtos convencionais (no orgnicos). Para serem certificados, os produtores devem cumprir as regras mnimas listadas na norma e pelo menos duas metas de progresso ligadas ao desenvolvimento ambiental e duas ligadas ao humano e ao social. No quer dizer que tudo j deve estar pronto na propriedade para que ela seja certificada. Mas o produtor precisa mostrar as suas aes em benefcio do ambiente e dos trabalhadores. Veja abaixo alguns pontos que so verificados nas inspees EcoSociais. Alguns pontos so os mnimos, outros so as metas de progresso.

36

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

HUMANO E SOCIAL

CRITRIOS DE DESENVOLVIMENTO
AMBIENTAL
Cumprir a legislao ambiental brasileira e estar regularizado nos rgos oficiais Mnimo Preservar as reas naturais protegidas (APPs, RLs e Unidades de Conservao) Mnimo Manejo correto dos recursos naturais (matas, florestais, aguadas, solo etc) Mnimo Bom gerenciamento dos recursos hdricos (rios, aguadas etc) Progresso Bom gerenciamento de resduos slidos (lixo domstico, sobras de processamento etc) Progresso Bom gerenciamento de efluentes lquidos (chorume, vinhaa, lodo de esgoto etc) Progresso Bom gerenciamento de efluentes gasosos (gases ou fumaa que podem poluir etc) Progresso Manter e melhorar a biodiversidade e bancos de sementes Progresso Cuidado com prejuzos ambientais do manejo agrcola ou extrativista Progresso No usar ou trabalhar com transgnicos (OGM); Mnimo Proibio do uso do fogo para queimadas Progresso Produo agropecuria sustentvel Progresso

COMRCIO JUSTO

Cumprir a legislao trabalhista brasileira e estar regularizado nos rgos oficiais Mnimo Apoio ao trabalho sindicalizado Mnimo Garantir a segurana e as boas condies de sade no trabalho Mnimo Benefcios iguais para os trabalhadores fixos e temporrios Progresso Participao nos resultados Progresso Capacitao dos funcionrios Progresso Orientao para organizar grupos de produtores (Sistema de Controle Interno) Progresso Capacitao tcnica de grupos de produtores; Progresso Proibio do trabalho infantil Mnimo Proibio do trabalho forado Mnimo Respeitar as diferenas sociais, religiosas, polticas e de raa; no fazer diferena entre homens e mulheres (no discriminar) Mnimo Apoiar a educao bsica e fundamental Progresso Melhoria nas condies de moradia, alimentao e sade Progresso Auxlio mulher trabalhadora e apoio gestante e que est amamentando Mnimo Apoio ao idoso Progresso Preveno de vcios e apoio aos usurios de fumo, lcool e drogas Progresso

Ser justo nos relacionamentos comerciais Mnimo Negociaes abertas, transparentes e duradouras entre as partes interessadas Mnimo Premiao do empreendimento pela prtica do Comrcio Justo Mnimo Sobre-preo ou prmio usados para reforar os benefcios sociais e ambientais da propriedade Mnimo

37

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

O acompanhamento do EcoSocial na propriedade realizado por uma Comisso Gerenciadora, formada por: Proprietrio ou diretor da associao; Funcionrio, colaboradores ou associados; Um representante do IBD. Se na mesma propriedade houver vrias produes diferentes, esses diferentes setores devem estar representados na Comisso.

Passo a passo rumo Certificao EcoSocial


O que fazer antes da primeira inspeo: O Produtor escolhe a rea da propriedade e os produtos que quer certificar; Solicita informaes certificadora sobre custos e atividades para a certificao; Ento, a Certificadora envia para o produtor o oramento e a proposta de trabalho, detalhando os custos e as fases da certificao da propriedade; Concordando com a o oramento e a proposta, o Produtor assina o contrato com certificadora; Depois, formada a Comisso Gerenciadora do EcoSocial. Essa Comisso formada pelos representantes dos diversos setores da produo. Veja exemplos no prximo captulo. A Comisso Gerenciadora verifica se a propriedade est cumprindo os Critrios Mnimos Sociais, Ambientais e de Comrcio Justo. A Comisso descreve como est a situao social e a situao ambiental da propriedade. Para isso, basta seguir o modelo fornecido pelo IBD. Este o chamado Diagnstico Social e Ambiental. O resultado do Diagnstico entregue Certificadora. Terminando o Diagnstico, a Comisso Gerenciadora j pode ver quais so os principais problemas sociais e ambientais na propriedade. A Comisso deve discutir na empresa, com o maior nmero possvel de interessados, para escolher as duas prioridades sociais e as duas ambientais que sero trabalhadas durante o ano de certificao. Essas prioridades so o que se chama de Critrios de Progresso. Agora hora de preencher os Questionrio do Produtor (QP). Esse QP o formulrio de matrcula para o produtor entrar no EcoSocial IBD. Ele envia ao IBD o QP preenchido junto com o Diagnstico.

38

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Como a inspeo: Estando matriculado e com o contrato assinado, a Certificadora marca a visita de inspeo; O inspetor da certificadora visita a propriedade, para ver se a propriedade est em de acordo com as normas verifica o funcionamento da Comisso Gerenciadora, o cumprimento dos critrios mnimos e de progresso. Depois da inspeo: O Inspetor escreve um relatrio da inspeo, mostrando os pontos fortes e o que pode melhorar no projeto EcoSocial inspecionado; A Certificadora estuda o relatrio da inspeo e envia ao produtor a deciso sobre a certificao (quais os produtos e as reas que sero certificados e o que deve ser feito para isso); Se a propriedade estiver cumprindo direitinho as normas, a Certificadora entrega o Certificado EcoSocial, que anual; Com isso, o Produtor j pode vender sua produo com o Selo EcoSocial. A cada ano, a propriedade deve ser novamente inspecionada pela certificadora e, se tudo estiver conforme as Diretrizes, o Certificado EcoSocial renovado.

Ferramentas para certificao EcoSocial documentos bsicos


Conhea um modelo de Comisso Gerenciadora: Imagine uma Cooperativa de Produtores Orgnicos de Hortalias. Nesse grupo, h 20 pequenos produtores, 30 trabalhadores contratados nas propriedades, 5 funcionrios da cooperativa, 2 vendedores e 1 motorista que faz a entrega. A Comisso Gerenciadora verifica os problemas sociais e ambientais, lista os mais importantes e ajuda o grupo a escolher quais sero trabalhados durante o ano. interessante ter nessa Comisso: 1 ou mais produtores; 1 ou mais trabalhadores da roa;

39

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

1 representante da cooperativa ou setor de vendas. 1 ou mais mulheres de produtores: no caso dos pequenos produtores, normalmente as suas mulheres e seus filhos acabam participando da produo, e por isso ajuda muito quando elas participem da Comisso. Conhea o Roteiro para realizar o Diagnstico Social e Ambiental da Propriedade: Como j vimos, para obter o Selo EcoSocial, o proprietrio rural ou grupo de produtores precisa dizer ao IBD quais so as condies sociais e ambientais das propriedades. Sabemos que para poder melhorar alguma coisa, preciso saber o qu precisa ser melhorado e quais so os problemas sociais e ambientais na propriedade. para isso que existe o Diagnstico, tambm chamado de Marco Zero. O Diagnstico feito com um Roteiro Bsico, fornecido pelo IBD.

40

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

39

Planejando como resolver os problemas


As dicas a seguir servem para qualquer tipo de Cooperativa. Para a certificao de produtor individual, a Comisso Gerenciadora tambm pode usar essas dicas, para ter o maior nmero possvel de pessoas envolvidas nas decises do EcoSocial. Vamos continuar com o exemplo da Cooperativa de Produtores Orgnicos de Hortalias. Ao terminar o Diagnstico, a Comisso v que as propriedes tm os seguintes problemas sociais e ambientais:

PROBLEMAS SOCIAIS

PROBLEMAS AMBIENTAIS

Analfabetismo entre os adultos. Falhas no atendimento sade. No h treinamento para melhorar a produo Transporte ruim das reas de produo dos cooperados at a cooperativa

15 propriedades no possuem Reserva Legal. Em 10 propriedades possuem rios sem mata ciliar. O lixo fica esparramado nas propriedades. Em 6 propriedades, as casas no tmm fossas spticas. A gua dos rios est contaminada por vermes.

41

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

hora de escolher as duas metas sociais e as duas ambientais para trabalhar durante o ano. Veja alguns exerccios1 que ajudam nessa escolha:

EXERCCIO 1: ESCOLHENDO AS METAS


As pessoas envolvidas na produo se renem e escrevem, numa lousa ou folha grande de papel, ou mesmo no cho se for o caso, todos o problemas sociais e ambientais que existem nas propriedades. Antes escolher os que vo ser trabalhados primeiro, pergunta-se se algum quer colocar mais algum problema e caso algum queira, ele deve ser anotado junto com os demais. Em seguida, faz-se uma tabela como a que est abaixo. Cada participante convidado a votar em dois problemas sociais e dois ambientais.
PRIORIDADES SOCIAIS:

Problema
Analfabetismo entre os adultos Falhas no atendimento sade No h treinamento para melhorar a produo Transporte ruim das reas de produo dos cooperados at a cooperativa

Prioridade
XXXXXX XXXXXXXX XXX

Total
6 8 3

Categoria de Prioridade
2 1 4

XXXXX

1. Esses exerccios so baseados na publicao Diagnstico Rural Participativo. Um guia prtico de Miguel Expsito Verdejo, publicado pelo Programa de Apoio a Agricultura Familiar / Ministrio do Desenvolvimento Agrrio.

42

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Esse resultado mostra que o grupo escolheu como Prioridades Sociais as falhas no atendimento sade e o analfabetismo entre adultos. Passamos ento para os problemas ambientais. Temos que lembrar que ter Reservas Legais e Mata Ciliar na beira dos rios so exigncias legais e por isso esses itens no entram na votao, pois so obrigatrios. Tem de haver um planejamento a propriedade cumprir essa lei. Assim, entrariam como possveis prioridades ambientais:

PRIORIDADES AMBIENTAIS

Problema
Lixo esparramado nas propriedades. 6 casas sem fossas spticas. gua dos rios contaminada por vermes.

Prioridade
XXXXXX XXXXXX XXXXXXXXX

Total
7 6 9

Categoria de Prioridade
2 3 1

Portanto, a Cooperativa apresentou como Prioridades Ambientais: Programa para recompor a Reserva Legal, Programa para Recuperar as Matas Ciliares, Programa para o Lixo e Programa para Despoluir a gua para consumo das casas. Agora, os participantes comeam a pensar sobre as causas e as conseqncias dos problemas escolhidos por eles. Isso ajuda a planejar como solucion-los. Veja como:

43

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

EXERCCIO 2: PENSANDO NOS PROBLEMAS Suas causas e conseqncias...


Desenha-se uma rvore, colocando cada problema como um tronco. Na discusso, vo sendo preenchidas fichas (quadrados de cartolina) com as possveis causas (so as razes) e efeitos (galhos) do problema, que vo sendo colocados na rvore. Com isso tudo desenhado, se discute se so mesmo a causa ou o efeito, e se necessrio, trocam-se razes por galhos ou vice-versa. Quando todo o grupo estiver de acordo com a colocao das fichas, estas so colocadas na rvore. Finalmente, o grupo discute quais as causas que podem ser eliminadas ou controladas pelo prprio grupo ou pela empresa.

Com esse exerccio, todos os participantes pensaram nas causas e nas conseqncias dos problemas que existem nas propriedades. Agora chegou a hora de pensar como que todos podem contribuir para acabar com esses problemas. Veja uma dica de exerccio para aprender a planejar:

44

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

EXERCCIO 3: Resolvendo os problemas


Para cada causa de problema, se pensa como resolv-la e quem sero os responsveis. Por exemplo, foram descobertas trs causas para o problema lixo esparramado nas propriedades: MUITO CONSUMO; PREFEITURA NO VEM RECOLHER; FALTAM DEPSITOS DE LIXO NAS PROPRIEDADES. Os participantes precisam ver o que fazer para eliminar cada causa, quem vai fazer e quanto tempo vai demorar. Veja como simples: CAUSA
MUITO CONSUMO

AES
Dar uma palestra sobre necessidade de consumo e gerao de lixo. Junto com a palestra, que ser no Salo Paroquial, ser servido ch e bolo da D. Sebastiana. A Cooperativa vai agendar uma reunio com o Secretrio de Servios Urbanos para entregar um ofcio com o nome de todas as propriedades que precisam de coleta de lixo. Realizar dois mutires por ms para ir construindo depsitos para os lixos reciclveis. Comear a coleta seletiva nas casas: na palestra do Sr. Antnio vo ensinar como faz; durante os mutires vo ser pintados lates pra lixo reciclvel e rejeito. O lixo orgnico no problema porque j vai pras criaes.

RESPONSVEIS
Sr. Antnio e D. Sebastiana.

PRAZO
Daqui duas semanas.

PREFEITURA NO VEM RECOLHER

Sr. Pedro

Semana que vm.

Quem coordena a D. Ana e todos ajudam. Quem coordena o Mrio e a Vitria, filhos do Sr. ngelo, com a ajuda de todos.

FALTAM DEPSITO DE LIXO NAS PROPRIEDADES

No prximo sbado ser o primeiro mutiro No prximo sbado.

45

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Vai se fazendo assim, at que todas as causas do problema sejam trabalhadas, uma por uma. Ah! No esquea que nesses exemplos foi trabalhado s um dos problemas ambientais, o lixo esparramado pelas propriedades. Agora, tem que trabalhar os outros problemas ambientais e os sociais. O bom que no final do trabalho, se ter um Planejamento completo de como resolver os problemas escolhidos como prioridade.

Detalhes sobre a Certificao de Grupos de Produtores


A certificao em grupo deve seguir os mesmos passos e as mesmas ferramentas descritas acima. Existe, como na Certificao Orgnica, a possibilidade de inspecionar a cada ano apenas uma parte dos produtores do grupo, se existir o Sistema de Controle Interno2 aprovado pelo IBD. Assim fica bem mais econmico. Alm dos passos acima, os produtores que quiserem a certificao em grupo devem prestar ateno nos seguintes pontos: Organizao Social dos Produtores: Os produtores se renem em uma Associao, Cooperativa etc. Isso deve ser feito logo no incio, antes do primeiro passo do roteiro acima. Participao Social: conhecendo e trabalhando juntos pela soluo dos problemas. Para a certificao EcoSocial de um grupo, preciso conhecer a condio social e ambiental de cada propriedade, pois cada uma de um jeito. Quantas pessoas trabalham em cada propriedade? Elas esto registradas e trabalham em boas condies de sade e de segurana? Como est a gua dos rios, eles tm mata ciliar? As propriedades esto muito desmatadas? E o lixo que produzido, onde depositado? As casas tm fossa? O grupo precisa conhecer a condio de cada propriedade, para que todos possam decidir quais so os principais problemas socioambientais e trabalharem para resolv-los. Para isso, muito importante para o EcoSocial dar certo em um grupo de produtores que exista a participao.
2. Na prtica um conjunto de associados que desempenha as funes de orientar os agricultores quanto certificao, verificar se os mesmos vm cumprindo as Diretrizes atravs de visitas peridicas, registrar essas visitas para que a certificadora possa averiguar o andamento das propriedades.

46

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

A Direo da Cooperativa no deve decidir sozinha quais so as metas sociais e ambientais a serem trabalhadas pelos associados. A Direo pode at escolher as metas certas, mas a deciso ter mais valor e tudo ser mais bem resolvido se todos participarem dessa escolha. Quando as pessoas sentem que fazem parte das decises, elas trabalham muito mais motivadas.

47

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

A conquista do Certificado EcoSocial


Voltando nossa historinha do comeo, da Associao dos Produtores Orgnicos de Vila Bonita, lembra? Ento, D. Rosa e seus amigos que j vinham trabalhando pelo social e pelo ambiental, tambm formaram a Comisso Gerenciadora da Associao, fizeram o diagnstico, verificaram os critrios mnimos e ajudaram os associados a escolherem os programas de progresso... colocaram tudo pra funcionar nos moldes do EcoSocial do IBD. Veja s o certificado deles...

48

Certificao Orgnica e EcoSocial - IBD

Realizao:

You might also like