You are on page 1of 5

OS VALORES NO MUNDO CONTEMPORNEO A crise de valores Segundo muitos pensadores, filsofos, socilogos e moralistas, h actualmente uma crise de valores.

Assistimos, segundo alguns, a uma decadncia dos valores tradicionais. Para outros, trata-se apenas de uma transformao dos valores, a qual se deve a muitas muta es econmicas e sociais e!igidas pelo ritmos da vida moderna. Assistimos, assim, segundo alguns a uma crise de valores, ou se"a, # $morte% de determinados valores. &as significar isso a ausncia de valores' (laro que no. A $morte% de certos valores possi)ilita o emergir de novos valores. A nossa *poca aceita e continua a ser sens+vel aos valores da ami,ade, do amor, da generosidade, da honestidade, da "ustia e da li)erdade. - campo da refle!o so)re os valores no s no se redu,iu, como se alargou aos novos pro)lemas colocados pelo desenvolvimento cient+fico e tecnolgico contempor.neo. A sociedade actual vive so a in!lu"ncia da ci"ncia# do racionalismo t$cnico e da tecnologia %ue &ermitem ao 'omem um dom(nio acentuado so re a nature)a* Por*m, a t*cnica evolui to rapidamente que tende no apenas para satisfa,er as necessidades humanas, mas so)retudo para criar novas necessidades geradoras de uma sociedade de consumo contri)uindo para o acentuar da crise de valores tradicionais. A t$cnica e a su&erindustriali)a+,o que ela possi)ilita contri)u+ram para uma alterao profunda das mentalidades e dos valores. A contestao dos valores tradicionais A partir de meados do s*culo /0/, os valores constantes na cultura e na civili,ao ocidentais so fortemente contestados. Pensadores como Mar-# Niet)sc'e e .reud , fa,em cr+tica profunda dos valores tradicionais. Aquilo que Niet)sc'e se prop e reali,ar * uma transmutao dos valores. 1ste filsofo critica os valores tradicionais, so)retudo os valores morais fundados no (ristianismo. Proclama a $morte de 2eus%, o que significa a morte dos valores tradicionais e da su)misso do homem a esses valores. Por isso, $o novo homem%, ultrapassado este estado de crise, * o criador de novos valores. Mar-, criticando os valores tradicionais, reala so)retudo as diferenas sociais. 1 aponta a luta de classes como forma de superar as diferenas sociais e!istentes na sociedade do seu tempo.

A cr+tica de .reud centra-se numa nova concepo do homem, que valori,a o

inconsciente na e!plicao do comportamento humano.

A psicanlise () surgiu em declarada oposio s doutrinas racionalistas que julgavam poder suprir a importncia e o significado do instinto e das emoes. 3A. &iotto, Psicanlise/
Para 4reud, o inconsciente * a )ase de toda a vida ps+quica e a se!ualidade * o fundamento, que em 5ltima anlise, e!plica a quase totalidade da nossa vida individual e colectiva. As cr+ticas # filosofia tradicional e aos valores tradicionais efectuadas pelos pensadores referidos condu,iram, em grande medida, # crise desses valores. A *poca contempor.nea vive uma das maiores crises de valores, que se estende a todos os n+veis da aco humana, na *tica, na est*tica, na religio, na pol+tica, na cincia, etc. 2e facto, a ordem *tica no pode ser fundada como se fosse imune #s mudanas socioculturais. 1!iste uma crise dos valores tradicionais, mas em contrapartida, emergem novos valores, a partir do desenvolvimento cient+fico e tecnolgico. A defesa do meio am)iente e a luta pelo direito # diferena so dois e!emplos de novos valores que emergem no mundo contempor.neo.

.ic'a de tra al'o 0 Sociedade# cultura e valores1 a crise de valores

6. " Avaliar criar. So as nossas avaliaes que transformam as coisas avaliadas em tesouros ou em jias. Avaliar criar valores: sem tal avaliao, a e ist!ncia seria uma no" oca." 7iet,sche - Partindo dos seus conhecimentos so)re o papel dos valores para a aco humana, e!plicite o alcance da parte su)linhada do te!to.

8. 9 4oi o :omem que deu #s coisas o seu valor, a fim de se p;r em segurana< foi ele que lhes deu um sentido, um sentido humano. Por isso ele * chamado homem - o mediador das coisas. Avaliar * criar - escutai, criadores= So as vossas avalia es que transformam as coisas avaliadas em tesouros e "ias. Avaliar * criar valores> sem tal avaliao, a e!istncia seria uma no, oca.9 7iet,sche, Assim falou ?aratustra. 6. 1!plique, partindo do argumento presente no te!to, a relao que * poss+vel esta)elecer entre facto e valor. 8. @ustifique o motivo pelo qual se considera que a historicidade est relacionada com os valores.

A. 9- valor * atmosf*rico. - valor deve ser chamado atmosf*rico porque ele no se encerra dentro de limites, ele infiltra-se, difunde-se e modifica-se.9 B. Ce Seme, 3AdaptadoD - Eendo presente o te!to, desenvolva o seguinte tema> 9A crise de valores no mundo contempor.neo.9

F. 9 - caminhar no sentido da planeti,ao e glo)ali,ao equivale perda de autonomia das culturas mais d*)eis e a sua su)misso a quem domina a economia, a cincia e a t*cnica.9 Ee!to adaptado, de 1nsaios de 4ilosofia para no - filsofos, Porto 1ditora. 6. Eendo presente a ideia central do te!to, discuta os conceitos de multiculturalismo, 1tnocentrismo e de !enofo)ia.

G. 2 uma definio sucinta dos seguintes conceitos> aD Sociali,ao. )D Halores. cD Polaridade dos valores. dD Belativismo a!iolgico. eD A)solutismo a!iolgico. fD - homem como ser pro"ectivo.

9A posio relativista no significa, de forma alguma, que todos os sistemas de valores, todos os conceitos de )em e de mal assentem so)re areias to movedias que no ha"a necessidade de uma moral, de formas de comportamento esta)elecidas e aceites, de cdigos *ticos. 3ID A posio relativista d especial nfase # validade de muitas formas de vida, no de uma s.9 Ee!to Adaptado 6. Eendo presente o te!to discuta as diferenas entre relativismo moral e relativismo cultural.

J. Assinale, utili,ando V ou ., as afirma es que se seguem conforme as considere verdadeiras ou falsas. 6. A cries de valores e!iste porque quer a religio quer a filosofia dei!aram de ser um ponto de referncia para a moral actual. 8. (rise de valores significa ausncia de valores.

A. Para 7iet,sche a 9morte de 2eus9 significa o fim da moral tradicional. F. A moral tem como o)"ectivo construir um con"unto de prescri es destinadas a assegurar uma vida em comum "usta e harmoniosa. G. - comportamento moral funciona de um modo independente em relao aos princ+pios, valores e normas dos grupos sociais. K. - facto de a"udar um colega que tem dificuldades na disciplina de 4ilosofia, constitui um acto moral porque est previsto na legislao e no Begulamento interno da nossa escola. J. - animal * o melhor e!emplo de li)erdade, uma ve, que para ele no e!istem estados, fronteiras ou determinismos de qualquer esp*cie. L. - homem s pode ser considerado verdadeiramente como pessoa se for entendido enquanto ser social, ou se"a, enquanto 9ser com os outros9. M. A e!istncia de ac es voluntrias impede a capacidade do :omem para transformar o mundo. 6N. A aco *tica permite que o :omem, livre e responsavelmente, se reali,e e se assuma como pessoa.

You might also like