You are on page 1of 25

Faculdade de Cincias e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil

DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAPITULO 2 - INTRODUO

Prof. Carlos Nunes da Costa

2006/2007

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

NDICE

1. MBITO............................................................................................................................... 2 2. A GEOTECNIA COMO RAMO INDEPENDENTE DA ENGENHARIA ............................... 4 3. MARCOS HISTRICOS DA GEOTECNIA......................................................................... 5 4. RAZES PARA O RPIDO DESENVOLVIMENTO DA GEOTECNIA .............................. 6 5. APRENDER COM OS ERROS ........................................................................................... 9 5.1 Introduo.......................................................................................................................... 9 5.2. Grandes acidentes geotcnicos ..................................................................................... 10 5.3 O engenheiro perante a tica e o ambiente ................................................................... 16 6. NOVOS CAMPOS DE APLICAO DA GEOTECNIA .................................................... 19 FONTES DE INFORMAO E MAIS LEITURAS EM: ........................................................ 23

II-1

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

CAPITULO 2 - INTRODUO GEOTECNIA


SUMRIO

Nesta lio ser primeiramente abordado o mbito e inter-relaes das disciplinas constituintes da Geotecnia, a saber: a Geologia de Engenharia, a Mecnica dos Solos e a Mecnica das Rochas. Em seguida ser feita a apresentao da Geotecnia como disciplina independente da Engenharia, ilustrada com alguns marcos histricos, quer a nvel mundial, quer nacional. Sero evidenciadas algumas razes para o rpido desenvolvimento da Geotecnia. Na sequncia, na perspectiva da aprendizagem com o erro, sero dados exemplos de grandes acidentes geotcnicos (barragem de Malpasset, barragem de Vajont, escorregamento de Aberfan, barragem de Teton, barragem de Aznalcollar, ponte de Entre-os-Rios) e abordadas as relaes da engenharia com a tica e o ambiente. Finalmente sero apresentados os novos campos de aplicao da Geotecnia, nomeadamente no domnio da Engenharia Geoambiental.

1. MBITO A Geotecnia o ramo da Engenharia que agrupa as disciplinas cientficas que se ocupam da caracterizao e comportamento dos terrenos1: a Geologia de Engenharia, a Mecnica dos Solos e a Mecnica das Rochas. Neste contexto, e procurando diferenciar o mbito de actuao de cada uma delas, competir, segundo Oliveira (1986): Geologia de Engenharia explicar a gnese dos terrenos, fazer a sua descrio qualitativa e a sua caracterizao quantitativa (tanto quanto possvel), tendo em conta os problemas de engenharia a resolver e os impactes ambientais por eles criados. Mecnica dos Solos e Mecnica das Rochas as tarefas de anlise da estabilidade dos terrenos (respectivamente, terrosos para a primeira e rochosos para a segunda) e o projecto de estruturas que impeam a sua instabilizao ou garantam a sua estabilidade face s solicitaes previsveis.

Designao genrica dada na engenharia aos materiais naturais que englobam os solos e as

rochas, conforme Vocabulrio de Estradas e Aerdromos , LNEC, 1962.

II-2

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

No existem fronteiras claras entre estas disciplinas. Por exemplo, entre a Mecnica dos Solos e a Mecnica das Rochas difcil traar uma linha de separao, como se pode deduzir destes dois exemplos inter-relacionados (Rocha, 1981): So frequentes as situaes de obra onde esto simultaneamente envolvidas rochas e solos. Existem formaes geolgicas cujo comportamento intermedirio entre rochas e solos (tambm designadas por rochas de baixa resistncia). Contudo possvel definir o mbito de cada uma destas disciplinas com alguma aproximao: A Geologia de Engenharia, na sua viso mais tradicional, ocupa-se da investigao da adequabilidade e caractersticas dos stios, na medida em que eles afectem o projecto e construo dos trabalhos de engenharia civil e a segurana das construes vizinhas (Mc Lean & Gribble, 1992). Como oportunamente sublinha Goodman (1993) o projecto e construo em engenharia civil desenvolve-se por fases, medida que a informao tcnica e cientfica obtida, e a geologia de engenharia vai adquirindo diferentes responsabilidades em cada uma dessas fases. Segundo o British Standard Code of Practice for site investigations (BS 5930: 1981) este trabalho envolve os seguintes procedimentos: Investigao preliminar (anlise dos dados disponveis) Reconhecimento geolgico detalhado de superfcie, incluindo estudo fotogeolgico Prospeco geofsica (obteno de soft data do subsolo) Prospeco mecnica, incluindo sondagens (obteno de hard data do subsolo) Ensaios de campo e laboratrio para determinao das propriedades mecnicas dos solos e rochas (esta ltima fase em colaborao com a Mecnica dos Solos e a Mecnica das Rochas). A Mecnica das Rochas debrua-se sobre o conhecimento dos macios rochosos (Rocha, 1981) em termos de: Deformabilidade, isto , das relaes entre foras (ou tenses) e deformaes; Resistncia, isto das condies que determinam a sua rotura; Estado de tenso inicial a que se encontra submetido; Dos estados de tenso que se desenvolvem em virtude das tenses aplicadas, incluindo as devidas percolao da gua subterrnea. Por sua vez a Mecnica dos Solos trata dos problemas (Mineiro, 1981):

II-3

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

de equilbrio dos macios terrosos sob a aco de solicitaes exteriores (como seja a capacidade de carga de fundaes superficiais e profundas), de resistncia ao corte dos solos submetidos a esforos tangenciais; de escoamento em meios porosos, da consolidao e compressibilidade dos solos; de impulsos de terras sobre suportes (rgidos ou flexveis, como sejam as cortinas ancoradas ou revestimentos de tneis) do clculo de estabilidade de taludes naturais e de aterro; do comportamento dos solos sob solicitaes dinmicas (ssmicas) do melhoramento de terrenos atravs de numerosas tcnicas (injeco, pr-carga, compactao dinmica, vibroflutuao, etc).

2. A GEOTECNIA COMO RAMO INDEPENDENTE DA ENGENHARIA Nascimento (1990) considera o incio da publicao da revista Geotechnique em Londres, em 1948, como o reconhecimento formal da autonomia deste ramo face Engenharia Civil. Contudo, as causas dessa autonomia estavam l desde o incio, e so inerentes natureza da grande maioria das construes, compostas por duas partes distintas a estrutura e o terreno de fundao. Como se sabe, as cincias da engenharia progrediram muito mais depressa relativamente primeira (estrutura) quando comparada com a segunda (terreno de fundao). As razes desse progresso diferenciado residem no facto de: As estruturas terem formas geomtricas simples e bem definidas e serem construdas com materiais artificiais (feitos pelo Homem) e com caractersticas fceis de determinar, em condies propcias ao desenvolvimento das aplicaes da fsica, especialmente da mecnica, e previso do seu comportamento este o mbito das disciplinas de Resistncia dos Materiais e Teoria das Estruturas, por exemplo. Os terrenos de fundao so constitudos por formaes geolgicas solos e rochas de caractersticas mecnicas mal definidas, que variam de ponto para ponto; frequentemente apresentam descontinuidades e fracturas que lhes conferem heterogeneidade e anisotropia. As insuficincias da Engenharia Civil para lidar com os problemas geotcnicos foram evidenciadas com o aparecimento de cada vez maiores e mais variadas construes, principalmente a partir do fim do sculo XIX, e com a ocorrncia de acidentes que

II-4

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

mostravam at que ponto estavam erradas as bases empricas dos mtodos at ento adoptados.

3. MARCOS HISTRICOS DA GEOTECNIA Em termos formais podem ser apresentados os seguintes acontecimentos marcantes para o surgimento das disciplinas da Geotecnia: 1 Congresso da SIMSEF (Sociedade Internacional de Mecnica dos Solos e Engenharia de Fundaes): 1936 em Harvard (USA) 1 Congresso da SIMR (Sociedade Internacional de Mecnica das Rochas): 1966 em Lisboa (Portugal) 1 Congresso da AIGE (Associao Internacional de Geologia de Engenharia): 1970 em Paris (Frana) Contudo merecem ser mencionados alguns antecedentes que impulsionaram decisivamente o nascimento desta rea do conhecimento cientfico, designadamente: os trabalhos de Coulomb (1773) conceitos fundamentais sobre a resistncia ao corte dos solos enquanto soma de duas parcelas: uma devida ao atrito, proporcional presso normal superfcie de corte mas independente da rea; outra devida coeso, proporcional rea mas independente da presso. a Lei de Darcy (1856) do escoamento da gua em meios porosos, segundo a qual existe uma relao constante entre a velocidade desse escoamento e o gradiente hidrulico que o produz, traduzido pelo coeficiente de permeabilidade, caracterstica de cada meio poroso. a Teoria da consolidao de Terzaghi (1925) com a considerao de duas fases constituintes dum solo saturado a fase slida e a fase lquida - e a diviso em duas parcelas da presso total que nele actua a presso efectiva, na fase slida e a presso neutra, na fase lquida. MARCOS DA GEOTECNIA EM PORTUGAL Portugal no esteve alheio a esta grande revoluo nas cincias da engenharia. Bem pelo contrrio, participou activamente na sua consolidao e de diversas formas: a) Na rea da investigao com a criao do LNEC (1946)

II-5

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

- atravs de um Ncleo inicial de Mecnica dos Solos, dividido em Fundaes (liderado por Jos Folque) e Estradas e Aerdromos (liderado por lpio Nascimento), integrado num servio (englobando tambm estruturas, barragens, materiais de construo...) dirigido por Manuel Rocha. - com a integrao de gelogos nos anos 50 e a criao da diviso de Prospeco, que se veio a juntar ao ncleo inicial, formando o Servio de Geotecnia. - com a criao, nos anos 50, de uma equipa de Mecnica das Rochas no Servio de Barragens (Manuel Rocha, Laginha Serafim, Antnio da Silveira), especialmente dedicada a estudos da deformabilidade das fundaes de barragens de beto. - finalmente, com o reconhecimento internacional do desenvolvimento dos mtodos de determinao da resistncia, da deformabilidade e do estado de tenso dos macios rochosos no LNEC, patente na realizao em Lisboa do 1 Congresso Internacional deMecnica das Rochas (1966). b) Na rea empresarial (anos 50 e 60) com a criao de empresas de sondagens e fundaes (Teixeira Duarte, Rdio, Sopecate, Construes Tcnicas, etc...) e de empresas de projecto e consultoria (Hidrotcnica, COBA, Profabril, Hidroprojecto), todas elas integrando quadros geotcnicos. c) No ensino (anos 70) introduo da disciplina de Mecnica dos Solos nas licenciaturas de Engenharia Civil da FEUP e do IST. Criao dos cursos de ps-graduao em Geotecnia (1976) na FCT/UNL.

4. RAZES PARA O RPIDO DESENVOLVIMENTO DA GEOTECNIA A rpida expanso da Geotecnia consequncia da crescente complexidade das realizaes humanas e dos importantes problemas postos por diversos ramos da engenharia e da tecnologia, especialmente a partir da segunda metade do sculo XX. Com o desenvolvimento das grandes concentraes urbanas os edifcios tornaram-se cada vez mais altos e, simultaneamente, os locais mais apropriados cada vez mais escassos. Mas nem por isso as construes deixaram de ser fazer. o caso da torre LatinoAmericana, construda nos anos 50 na cidade do Mxico, com 182 m de altura, assente em 361 estacas de 35 cm de dimetro cada, fundadas a 33 m de profundidade (Mineiro, 1981): apesar das condies geotcnicas desfavorveis resistiu aos grandes sismos de 1957 e 1985, sem danos. Outro interessante exemplo de construo anti-ssmica o Banco de Amrica, em Mangua, o edifcio mais alto da Nicargua que foi um dos raros resistentes ao terramoto de 23 de Dezembro de 1972.

II-6

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

As barragens, muitas vezes fundadas em formaes geolgicas com caractersticas precrias, so das estruturas que mais contriburam para o avano da Geotecnia. Hoover Dam, construda em 1935, permaneceu durante muito tempo como a maior barragem do mundo. Hoje as barragens alcanaram os 335 m de altura (Rogun, Tajisquisto), ao passo que, em termos de volume, Syncrude Tailings Dam (Canada) que detm o recorde, com 540 milhes de m3. Presentemente, as comportas da Barragem das Trs Gargantas so fechadas e o Rio Yangtze, na China, comea a encher o reservatrio, que ter uma capacidade de gerao de 18,2 gigawatts at 2009.

Figura 1 Hoover Dam http://donews.do.usbr.gov

Figura 2 Tnel de S. Gotardo (em constr.) http://www.infrastructures.com

A construo de tneis tambm um poderoso motor de desenvolvimento da Geotecnia. O tnel do Monte Branco, entrado ao servio em 1965, com 11.611 m de comprimento, h muito que no o maior tnel rodovirio do mundo (marca detida pelo tnel de Laerdal, na Noruega, desde 2000, com 24.510 m de comprimento) embora ainda seja o mais profundo, com um recobrimento que atinge cerca de 2.500 m. A essa profundidade desenvolvem-se tenses elevadssimas que levavam exploso da rocha, apesar da sua elevada resistncia (cerca de 100 MPa), quando da sua construo (Rocha, 1981). mesma profundidade est agora a ser aberto o que ser o maior tnel ferrovirio do mundo2 em 2014, o tnel de S. Gotardo, com duas galerias de 9 metros de dimetro e 57.072 m de comprimento). Mas no apenas a Engenharia Civil que coloca Geotecnia novas e mais complexas questes para resolver. Na Engenharia de Minas, hoje em dia, corrente a explorao subterrnea fazer-se a profundidades superiores a 1.000 m. Em 1977 a Western Deep

Posio actualmente detida pelo tnel Seikan (Japo), com 53.850 m, desde 1998, aps ter

pertencido ao Eurotunel (tnel da Mancha) desde 1994, com 50.450 m de comprimento.

II-7

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

Levels Mine, uma mina de ouro na frica do Sul, atingiu a profundidade de 3.581 m. Em 2003 a East Rand Mine, na mesma regio, alcanou os 3.585 m. A essa profundidade a temperatura ronda os 60C e a presso das rochas sobrejacentes de 9.500 ton/m2 isto , quase 1.000 vezes a presso atmosfrica normal. Quando a rocha removida a presso aumenta drasticamente no macio rochoso envolvente. Este efeito, associado ao calor, provoca as famosas exploses de rocha responsveis por muitas das 250 mortes por ano nas minas da frica do Sul. Por sua vez, a mina a cu aberto de Bingham, Utah (USA) mais larga que 35 campos de futebol juntos e mais profunda do que 2 vezes a altura do Empire State Building (896 m). Nas exploraes a cu aberto os maiores problemas esto associados estabilidade de taludes.

Figura 3 Mina de Bingham (http://ghostdepot.com/rg/mainline/utah/bingham.htm)

Em termos de perfurao, a Engenharia do Petrleo j ultrapassou os 8.000 m de profundidade ao passo que, para efeitos de investigao, j se atingiu os 15 km de profundidade. O conhecimento de nveis cada vez mais profundos da crosta terrestre ditado por perspectivas de utilizao do subsolo, no s em termos de extraco de georrecursos, mas tambm para armazenamento de fluidos e mesmo de resduos, incluindo os radioactivos.

II-8

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

5. APRENDER COM OS ERROS 5.1 Introduo Como cincia eminentemente aplicada que , um dos grandes motores de desenvolvimento da Geotecnia tem sido a ocorrncia de acidentes que, em grande medida, se podem atribuir ao insuficiente conhecimento ou deficiente aplicao do conhecimento geotcnico. O exemplo mais conhecido de luta prolongada para a correco de um erro geotcnico talvez seja o da Torre inclinada de Pisa (Jamiolkowski, 1997, 2004).

Figura 4 Torre de Pisa. Evoluo da inclinao. Fundaes.

http://www.rod.beavon.clara.net/pisa.htm

II-9

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

A torre comeou a ser construda em 1173, em solo arenoso muito solto, sendo interrompida em 1178, no 3 andar, com 10,6 m, quando a inclinao (tilting) era j evidente. Por duas vezes foi recomeada e novamente interrompida (em 1185 e 1284). Foi terminada em 1350 com 85,9 m e oito andares. Vrias tentativas para a estabilizar foram feitas (nomeadamente em 1934 com a injeco de cimento na base), mas o efeito foi frequentemente o oposto do que era pretendido. Os rebaixamentos exagerados do nvel fretico, ocorridos nos anos 70 devido intensidade da explorao de gua subterrnea em captaes locais, parecem ter contribudo para agravar ainda mais a instabilidade. Entretanto, at 1989, 700.000 visitantes subiram ao seu topo. Foi encerrada em 1990 para correco da inclinao, ento de 530. Vrias solues foram ensaiadas incluindo a colocao de 800 t de chumbo no lado norte da torre. Finalmente a mais simples acabou por resultar: escavar no lado oposto ao do sentido da inclinao para equilibrar o assentamento da torre. Quarenta furos foram feitos para remover 38 m3 de areia enquanto a torre (14.000 t de mrmore) estava a ser suportada por cabos ancorados ao cho. Em 15 de Dezembro de 2001 foi finalmente reaberta ao pblico, que pode fazer visitas guiadas em grupos de 30 (mximo). Desde ento no deu mais sinais de instabilidade. Actualmente apresenta a inclinao (cerca de 430) que possua em 1700 (figura 5).

Figura 5 Enquadramento da Torre de Pisa no conjunto monumental da cidade (gravura de cerca de 1700, exibindo inclinao prxima da actual)

5.2. Grandes acidentes geotcnicos Mas se o erro geotcnico que originou a inclinao da Torre de Pisa parece ter tido um final feliz, o mesmo no se poder dizer de outros acidentes geotcnicos:

II-10

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

ROTURA DA BARRAGEM DE MALPASSET (FRANA) 2 DE DEZEMBRO DE 1959 Trata-se de uma barragem de beto em arco de dupla curvatura com 60 m de altura e 223 m de comprimento, localizada perto da cidade de Frejs, nos Alpes franceses. Os estudos geolgicos e hidrolgicos consideraram o local adequado embora com a oposio de alguns consultores. A fundao rochosa parecia ser impermevel. O encontro direito (olhando para jusante) era rocha; no encontro esquerdo foi necessrio construir uma parede de beto para melhor interaco com o arco da barragem. Fissuras foram observadas na base da barragem, a jusante, mas no foram investigadas. Duas semanas depois da sua identificao a barragem ruiu matando 500 pessoas. A rotura foi rpida e catastrfica, libertando toda a gua da albufeira. Pouco restou da estrutura.

Nenhuma barragem deste tipo tinha rudo anteriormente, o que levou realizao de numerosos estudos. A investigao concluiu que: Uma falha tectnica foi identificada a jusante da barragem que no tinha sido reconhecida na fase de projecto devido sua distncia fundao na superfcie do terreno (Figura 6).

Xistosidade

Falha

Figura 6 Esquematizao das condicionantes geolgico-geotcnicas que presidiram rotura da barragem de Malpasset

Chuva intensa fez subir quase instantaneamente o nvel das guas da albufeira mais de 5 m, o que contribuiu tambm para aumentar a presso da gua sob a barragem O mecanismo de rotura foi desencadeado pela combinao desta falha com as superfcies de baixa resistncia proporcionadas pela xistosidade, levando ao escorregamento de uma cunha do macio de fundao, eventualmente conjugada com a subida das subpresses na fundao da barragem e o estado de alterao da rocha no encontro direito.

II-11

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

GALGAMENTO DA BARRAGEM DE VAJONT (ITLIA) 9 DE OUTUBRO DE 1963 A Barragem de Vajont est localizada na regio dos Dolomitos (Alpes Italianos), a cerca de 100 km a norte de Veneza. Tem um comprimento no coroamento de 1850 m e uma altura de 260 m (quando do acidente era a mais alta do mundo) e o seu reservatrio uma capacidade de 115 milhes de m3 (Figura 7).

Figura 7 Localizao da barragem de Vajont, numa garganta apertada (http://www.land-man.net/vajont/vajont.html)

um exemplo clssico da incapacidade de engenheiros e gelogos entenderem a natureza do problema. Durante o enchimento da albufeira uma massa gigantesca de terreno com cerca de 270 milhes de m3 destacou-se de uma das vertentes e escorregou para a albufeira a uma velocidade de 30 m/s, formando uma onda que galgou a barragem em mais de 250 m de altura e varreu todo o vale a jusante matando cerca de 2.500 pessoas. Notavelmente, a barragem resistiu ao choque sem ruir. Antes da concluso da barragem o director de obra estava preocupado com a estabilidade do encontro esquerdo. Reconhecimentos efectuados em 1958 e 1959 identificaram cicatrizes de escorregamentos antigos no encontro direito. O primeiro enchimento, ainda antes do fecho da barragem (concluda em Setembro de 1960) foi iniciado em Fevereiro de 1960. Em Maro os projectistas reconheceram que uma grande massa de terrenos se apresentava instvel na margem esquerda. Foi decidido jogar com o nvel de enchimento da albufeira ao mesmo tempo que se executavam galerias drenantes na encosta instabilizada. O problema parecia estar a ser resolvido. II-12

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

Entre Abril e Maio de 1963 o nvel da albufeira subiu rapidamente. Foi ento decidido realizar um esvaziamento. Em Outubro a encosta deslizou para dentro do lago.

ESCORREGAMENTO DE ABERFAN (PAS DE GALES) 21 DE OUTUBRO DE 1966 Do escorregamento, encosta abaixo, da pilha de resduos de uma mina de carvo de Gales do Sul, situada no topo de uma montanha, resultou a destruio da aldeia mineira de Aberfan, situada na base da encosta e 144 mortes (figura 8). A situao mais dramtica ocorreu com o soterramento de uma escola primria de que resultou a morte de 116 crianas e 5 professores.

Figura 8 Vista panormica do escorregamento de Aberfan (http://www.nuff.ox.ac.uk/politics/aberfan/home.htm)

O fenmeno foi interpretado como se devendo ao aumento da presso da gua existente sob a fundao do depsito de rejeitados, que acabou por brotar superfcie, arrastar os resduos e formar uma torrente de lama que evoluiu at povoao. O tribunal concluiu que a maior parte da culpa pertencia ao Conselho Nacional do Carvo por no definir uma poltica adequada mas minas para os depsitos de rejeitados nem existir uma adequada legislao sobre segurana nesses trabalhos. Este acidente teve uma grande repercusso na prtica mineira no Reino Unido e em geral, levando a que as escombreiras passassem a ser vistas em igualdade de condies com quaisquer outras estruturas de engenharia, sujeitas s normas correntes de projecto e execuo.

II-13

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

ROTURA DA BARRAGEM DE TETON (USA) 5 DE JUNHO DE 1976 A barragem de aterro (ou de terra) de Teton foi construda pelo United States Bureau of Reclamation que foi considerado culpado pelo colapso. Tinha cerca de 100 m de altura e custou a vida a 11 pessoas e cerca de 1 bilio de US$ de prejuzo. A barragem estava localizada numa depresso tectnica no topo de um tufo de cinzas reoltico, que por sua vez assentava sobre rocha sedimentar. Toda a rea era muito permevel mas no foi observada percolao no corpo da barragem antes do colapso, embora vrias nascentes tivessem exsurgido a jusante poucos dias antes do acidente. Na manh de 5 de Junho uma fuga apareceu no talude jusante da barragem junto ao encontro direito. O alarme foi dado. Dois bulldozers que procuravam colmatar a brecha foram apanhados pela eroso interna crescente no corpo da barragem. Perto do meio-dia a barragem ruiu. noite toda a albufeira se encontra esvaziada. As cidades de Idaho Falls e de American Falls Dam sofreram perdas apreciveis.

Figura 9 Sequncia de imagens da ruptura da barragem de Teton

http://www.geol.ucsb.edu/faculty/sylvester/Teton%20Dam/Teton%20Dam.html

A partir deste acidente o Bureau of Reclamation passou a cumprir um programa rigoroso de segurana de barragens. Cada estrutura passou a ser inspeccionada periodicamente no que respeita estabilidade ssmica, falhas internas e deteriorao fsica.

ROTURA DA BARRAGEM DE ASNALCOLLAR 25 DE ABRIL DE 1998 Como resultado da rotura da barragem de conteno da bacia de decantao da mina de pirite (FeS2) em Aznalcllar (Sevilha) ocorreu um importante derrame de gua cida e de lodos muito txicos, contendo altas concentraes de metais pesados, com gravssimas consequncias para a regio, nomeadamente em termos ecolgicos.

II-14

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

A barragem foi construda sobre margas expansivas. A percolao nestes materiais levou a fenmenos de expanso-retraco (figura 8). A propagao das deformaes, combinada com eventual deteriorao do contedo carbonatado das margas por ataque qumico das guas cidas dos sulfuretos a depositados e com as vibraes provocadas pelos rebentamentos pode ter provocado o acidente.

Figura 10 Esquema da geologia, da estrutura da barragem e do deslocamento. (http://www.antenna.nl/wise/uranium/mdaflf.html#EP98A20)

O derrame foi de cerca de 4,5 Hm3 (3,6 de gua e 0,9 de lodos) e transbordou para os rios Agrio e Guadiamar ao longo de 40 km para os lodos e de 50 km para as guas, com uma largura mdia de 400 metros. A superfcie afectada foi de 4.402 hectares. Os lodos no chegaram a alcanar o Parque Nacional de Doana, ficando retidos dentro do pr-parque, mas guas invadiram a regio externa do Parque e desembocaram no Guadalquivir na rea do Coto de Doana, alcanando finalmente, j pouco contaminadas, o Oceano Atlntico, em Sanlucar de Barrameda. Devido extrema acidez as guas levavam dissolvidos numerosos metais pesados em quantidades considerveis. Por seu lado os lodos esto constitudos por uma concentrao de estreis da explorao, contendo grande quantidade de metais. superfcie os solos ficaram cobertos por uma espessura de lodos varivel, at 1,5 metros. Os derrames txicos de Aznalcllar arrasaram colheitas, fauna, flora e solos. As perdas agrcolas forma estimadas na ordem dos 1.800 milhes de pesetas.

QUEDA DA PONTE DE ENTRE-OS-RIOS - 14 DE MARO DE 2001 A queda da ponte Hintze Ribeiro, em estado de grande degradao aps 116 anos de servio, mergulhou o pas em estado de choque e constituiu um ponto de viragem na forma

II-15

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

como as autoridades fazem a abordagem das tarefas de manuteno neste tipo de estruturas. TRANSCRIO DO RELATRIO DA COMISSO DE INQURITO S CAUSAS DO ACIDENTE 13 CONCLUSES () 13.4 O mecanismo provvel de colapso da ponte consistiu na queda do pilar P4, por perda de sustentao do terreno sob a base do caixo de fundao, e no subsequente colapso da estrutura do tabuleiro. 13.5 A causa directa do sinistro foi a descida do leito do rio na zona do pilar P4 at um nvel de tal modo baixo que foi originada, por eroso ou por reduo da resistncia ao carregamento, a perda de sustentao do terreno situado sob o caixo de fundao. 13.6 Nas ltimas trs dcadas o perfil longitudinal do leito do rio ao longo do que agora a albufeira da barragem de Crestuma sofreu um forte e generalizado abaixamento, que nalguns pontos chega a atingir valores da ordem de 28 m. 13.7 Tal evoluo deve-se, certamente, concorrncia de dois factores principais: as actividades de extraco de inertes do leito do rio (cuja importncia indiciada pela existncia de numerosos fundes) e a reduo da alimentao de caudal slido provocada pela reteno de sedimentos nas albufeiras existentes no rio Douro e afluentes.

5.3 O engenheiro perante a tica e o ambiente 3 A prtica do engenheiro e a constatao dos erros que conduzem aos acidentes tem levado a uma interiorizao progressiva dos problemas ticos e ambientais na busca de solues tcnicas para os problemas de engenharia, atravs de uma conscincia cada vez mais profunda da incidncia da sua actividade na qualidade de vida das populaes e no ambiente. SERAFIM (1984) referia, a propsito da segurana de barragens que em princpio, as barragens no dever romper, mesmo durante as condies mais crticas, principalmente porque representam um risco no desejado e no aceite para os que vivem a jusante.

Baseado em COSTA (1992).

II-16

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

Esta preocupao justifica a atribuio de elevados factores de segurana na concepo e clculo de uma barragem, ainda que tal se venha a reflectir nos custos, como refere MINEIRO (1990): A finalidade dos critrios de segurana reduzir a probabilidade de colapso e as suas consequncias. As medidas de segurana e as aces preventivas procuram optimizar os benefcios usando para isso boas e actualizadas prticas de engenharia, protegendo-se assim os valores econmico-sociais, no que respeita perda de vidas e bens e preservao do ambiente. Os aspectos atrs referidos revelam que as motivaes subjacentes ao acto de projectar em engenharia so mais profundas que os critrios econmico-utilitaristas que vulgarmente baseiam as decises relativas ao acto de construir. Elas esto intrinsecamente ligadas a noes de tica e regras de conduta que orientam a escolha das solues mais adequadas, independentemente das chamadas questes tcnico-econmicas. Dessas motivaes se faz eco FERRY-BORGES (1985) ao referir que a rpida evoluo da tcnica e o enorme impacto na vida das sociedades modernas impe a considerao de aspectos ticos para alm dos aspectos de ndole sobretudo profissional. E acrescenta que problemas tais como a preservao do ambiente, a conservao dos recursos naturais, a distribuio equitativa dos custos, benefcios e riscos () assumem tal importncia que a sua soluo no se pode limitar aos foros da tcnica, economia, sociologia e poltica, devendo ser tratados tambm como problemas de tica. A maior parte das decises polticas apoiam-se em critrios economicistas, que possam ser traduzidos em valores monetrios. Mas como quantificar os benefcios da conservao dos recursos? Se os ndices de eroso de uma dada bacia hidrogrfica, ou o valor de uso de uma dada rea recuperada podem ser calculados com maior ou menos dificuldade, como quantificar os valores de uso estticos, simblicos ou ticos de uma paisagem? Como traduzir em termos monetrios a preservao de uma espcie em perigo de extino num habitat prestes a ser destrudo por um empreendimento? Ao abordar esta problemtica FERRY-BORGES (1985) refere que as decises relativas ao acto de construir baseiam-se correntemente em consideraes econmicas, dentre as quais resulta a formulao dos custos/benefcios. Assim, definido um problema e identificadas as respectivas solues alternativas, estimam-se os custos e os benefcios que lhe correspondem e elege-se como soluo aquela alternativa para a qual a diferena (ou a relao) entre benefcios e custos toma valores mximos. E assinala justamente que uma das mais importantes dificuldades de aplicao dos critrios anteriores resulta do facto de ser difcil estimar todas as consequncias de uma dada deciso e ponder-las em termos de

II-17

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

custo e benefcio. Aspectos correntemente designados como intangveis contrapem-se simples formulao em termos econmicos. Definindo como intangveis os aspectos de fruio dos bens bsicos da vida que o acto de construir pode alterar, aquele autor faz notar que no existe uma fronteira ntida entre tangveis, expressos em valores monetrios correntes e intangveis. Sugere ento que um dos modos de solucionar o problema da no considerao dos intangveis numa anlise custo/benefcio consiste exactamente em atribuir-lhes valor monetrio. Mas, uma vez que esta soluo contrariada pelos casos em que as consequncias da deciso tm aspectos puramente ticos, os quais no podem ser medidos pela atribuio de valores econmicos fica-se perante um dilema: ou alargar o mbito de aplicao dos esquemas econmicos, ou efectuar anlises separadas dos aspectos econmicos e ticos. Qualquer destas solues prefervel omisso da considerao dos intangveis (FERRY-BORGES, 1985). EXEMPLO DE APLICAO As consideraes anteriores podem ser ilustradas atravs de um exemplo referido por FERNANDEZ (1989): Considere-se por hiptese os custos de construo de uma estrada entre 2 localidades separadas de 10 km. Aqueles s podero ser avaliados com base em informao detalhada da topografia, geologia, hidrologia, trfego, materiais de construo, etc. Considerando apenas, para efeitos de demonstrao, as condies topogrficas, ter-se-ia: 1 - No caso de as 2 localidades se encontrarem num terreno plano, o traado em linha recta custar x; 2 - Se entre as 2 localidades existir uma elevao, o traado poder ter de rode-la ou de a atravessar em tnel, podem fazer subir os custos para 2x, por hiptese; 3 - Se entre as 2 localidades existir um rio profundo poder ser necessrio projectar uma grande ponte: os custos podero ento ser de 5x. Ou seja, o projectista sabe perfeitamente que a topografia representa uma clara condicionante para o clculo dos custos de uma obra. A ningum surpreende que uma estrada em relevo acidentado seja mais cara que numa zona plana; ou que os desmontes em rocha sejam mais caros que escavaes em solos brandos, etc.. Mas se entre as 2 localidades existir uma rea de elevado interesse ecolgico uma zona hmida a preservar, por exemplo o custo da estrada pode ter de ser multiplicado por 2, por 5 ou mesmo por 10, dependendo das caractersticas do ecossistema em causa. Tal circunstncia no deveria surpreender ningum, pois evidente que o factor ecolgico tem de ser considerado com a mesma seriedade que os demais.

II-18

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

Nem tudo o que tecnicamente possvel ecologicamente aceitvel, assim sublinha LANGER (1986) a posio de princpio da IAEG (associao internacional dos gelogos de engenharia) segundo a qual essencial ter em conta, no s os factores que afectam a fiabilidade e a eficincia das construes, mas tambm, em medida no inferior, os problemas de proteco ambiental e do uso racional do ambiente.

6. NOVOS CAMPOS DE APLICAO DA GEOTECNIA As exigncias de proteco ambiental estimularam, principalmente a partir da dcada de 80, novos desenvolvimentos no campo da Geotecnia. FOLQUE (1990) define Geotecnia Ambiental como a disciplina vocacionada para o estudo de novas reas do conhecimento, como sejam a utilizao dos resduos, a remoo de terrenos e disposio de materiais superfcie, a extraco de fluidos do subsolo, a criao de lagos artificiais e o armazenamento subterrneo. Em cada um destes domnios, a Geotecnia Ambiental, deveria, segundo este autor, intervir no sentido de minimizar os impactes negativos no ambiente dos diversos empreendimentos. Por exemplo, no que respeita a aterros sanitrios (figura 11), os ltimos 20 anos assistiram a modificaes radicais no que se refere s tecnologias de construo e explorao dessas infra-estruturas. Essas modificaes incluem o desenvolvimento de sofisticados sistemas de monitorizao das guas subterrneas, implementao de sistemas de colectores de lixiviados e biogs, instalao de geosintticos de impermeabilizao e drenagem da fundao e da cobertura e equipamentos de compactao pesada. Mas para que esses investimentos se possam fazer os aterros tm de apresentar uma dimenso bem maior que os antigos vazadouros. Nos Estados Unidos tiveram, em mdia, de triplicar a sua dimenso: desde 1989, o nmero de aterros municipais desceu de 7.379 para 2.216 em 1999, ao mesmo tempo que a quantidade de lixo recebida por aterro subia de 92 t/dia para 300 t/dia. Em Portugal de mais de 300 locais de deposio no controlada de resduos existentes em finais da dcada de 90 passou-se para pouco mais de trs dezenas de aterros de RSU geridos em sistemas multimunicipais.

II-19

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

Figura 11 Ilustrao de um aterro de resduos slidos urbanos

Por outro lado, a problemtica da descontaminao de terrenos afectados por poluio proveniente das mais diversas fontes (industriais, agrcolas e de aglomerados urbanos) e a necessidade de recuperar o uso dos territrios degradados (brownfields) obrigou a novos desenvolvimentos metodolgicos de avaliao (figura 12), anlise de risco e remediao de solos e guas subterrneas, incluindo a integrao de modelos matemticos de caracterizao dos processos de disperso de poluentes no meio geolgico (Brito et al., 2006).

Figura 12 Mapa de probabilidade de contaminao por mercrio

Por sua vez, a reciclagem de resduos de demolio e a valorizao de resduos de pedreira para a fabricao de agregados para a construo, substituindo parcialmente

II-20

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

matrias-primas cuja explorao constitui actividade com impacte ambiental muito elevado (no ordenamento do territrio, na afectao dos recursos hdricos, etc) estabelece novos desafios investigao geotcnica, face s limitaes do seu uso para as aplicaes mais exigentes, ditadas por caractersticas fsicas e mecnicas menos boas imposio das normas europeias harmonizadas atravs da Marcao CE para agregados (guas et al., 2006). Mas no domnio dos riscos naturais e tecnolgicos que a aplicao do conhecimento geotcnico tem registado maior evoluo nos ltimos anos. O nmero de desastres naturais ligados aos riscos geolgicos tem aumentado nas ltimas dcadas. Trata-se de uma tendncia observada no s em termos de frequncia mas tambm na magnitude da destruio. Em consequncia, o nmero de vtimas e os impactes sociais, econmicos e nas infra-estruturas so causa da maior preocupao da sociedade civil e dos governos. Os riscos geolgicos mais conhecidos so destruidores, rpidos e afectam muita gente, bens e ecossistemas. Nos ltimos 20 anos do sculo XX foram responsveis pela morte de 3 milhes de pessoas, tendo afectado severamente outros 800.000 milhes (Oliveira, 2000). Mortes relacionadas com riscos geolgicos so maioritariamente atribudas a inundaes e sismos. Escorregamentos de terras so tambm outra causa importante. O custo total associado a estes fenmenos aumentou 10 vezes nos ltimos 40 anos (Ligtenberg, 2003). Mas existem outros riscos geolgicos que no proporcionam desastre imediato mas podem provocar prejuzos substanciais sociedade como sejam a contaminao de solos e guas, a eroso costeira ou a escassez de recursos no renovveis - estima-se que os pases industrializados consumam cerca de 20 t/ano de recursos geolgicos slidos por pessoa (Oliveira, 2000). Por outro lado a vulnerabilidade das populaes aos desastres naturais est a aumentar, especialmente nas reas urbanas. Estas parecem atrair o risco geolgico. De facto o mesmo risco geolgico ter muito mais impacte nas cidades, onde vive muito mais gente, do que nas reas rurais. Actualmente mais de 50% da populao mundial vive em cidades, 25 das quais com mais de 10 milhes de habitantes. A expanso urbana inapropriada tende frequentemente para reas de risco como plancies de inundao, colinas instveis ou terrenos recm-desmatados, com desprezo pelas condicionantes geolgicas e geotcnicas, amontoando populaes vulnerveis. Reconhecendo os factos aqui expostos a Geotecnia tem vindo a dedicar cada vez mais ateno predio das catstrofes, avaliao das zonas de risco, preveno dos danos, ao projecto de remediao, gesto e proteco da gua, do solo e das matrias-primas, seleco cuidada dos locais para a construo em poucas palavras, poupar dinheiro e

II-21

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

recursos para a sociedade e as futuras geraes. De facto, muitos dos riscos geolgicos podem ser prevenidos, minorados ou mesmo evitados se engenheiros e urbanistas estiverem conscientes do interesse em integrar geotcnicos nas equipas de planeamento urbano (McCall et allia, 1996). EXEMPLO DE APLICAO Na sequncia da queda de um bloco de 95 toneladas do Monte da Lua (um caos de blocos situado em frente da vila de Sintra) em 29 de Janeiro de 2002 foi feito um estudo detalhado dos parmetros geotcnicos de cerca de 200 blocos tendo em vista a execuo de um mapa de risco geolgico referente susceptibilidade de queda de blocos. O objectivo pretendido foi obtido com a aplicao de anlise estatstica multivariada com vista discriminao dos blocos em termos de mobilidade potencial (esttica e dinmica) dando uma classificao de perigosidade potencial para cada bloco, combinado com a simulao de trajectrias provveis em funo do modelo digital de terreno (Almeida et al. 2006) A figura 13 mostra a simulao das trajectrias em direco rea urbana de Sintra para os blocos mais perigosos.

Figura 13 - Simulao das trajectrias em direco rea urbana de Sintra

II-22

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

FONTES DE INFORMAO E MAIS LEITURAS EM: Almeida, J. A.; Costa, C.; Kullberg, J.C.; Vargas, H. E guas, C. (2006) Anlise de perigosidade e risco da queda de blocos na serra de Sintra. Actas X Congresso Nacional de Geotecnia, Vol. 1, pp. 39-48, Lisboa. Brito, G., Costa, C. E Vendas, D. Modelao geoestatstica e SIG na investigao in situ e remediao de reas industriais contaminadas com metais pesados. Actas X Congresso Nacional de Geotecnia, Vol. 3, pp. 823-832, Lisboa. Costa, C. N. (1992) As pedreiras do anticlinal de Estremoz. A geologia de engenharia na explorao e recuperao de pedreiras. Dissertao doutoramento, 470 p., Lisboa, UNL. guas, C.; Costa, C.; Curto, P. E Presumido, M. Reciclagem de resduos de construo e demolio. Alguns exemplos portugueses. Actas X Congresso Nacional de Geotecnia, Vol. 3, pp. 691-700, Lisboa. Fernandez, H. Santiago (1989) The study of the environmental impact. Revista Col. Ingenieros, Barcelona (11), pp. 18-27. Ferry-Borges, J. (1985) Garantia de qualidade na construo. I Lio Manuel Rocha. Geotecnia (44), pp. 9-53. Folque, J. (1990) Engenharia geotcnica e os problemas do ambiente. Vrtice (22), Lisboa. Goodman, Richard E. (1993) Engineering Geology: Rock in Engineering Construction. John Wiley & Sons, London, 432 p. Jamiolkowski, M. (2004) Tower of Pisa. Geologys role in the great works of engineering for conservation of the monument. 32nd International Geological Congress, Florence, Italy, August 20-28, 2004 Jamiolkowski, M. (1997) Leaning Tower of Pisa. A summary of the present situation. International IAEG Symposium, Athens, June 1997, 15 p. Ligtenberg, J. H. (2003) Advice Document to the European Commission on Civil Protection and Natural Hazards. European Federation of Geologists. LNEC (1962) Vocabulrio de Estradas e Aerdromos .

II-23

FUNDAMENTOS DE GEOTECNIA

CAP. 2 - INTRODUO GEOTECNIA

McCall, G.J.H., Mulder, E.F.J. de & Marker, B.R. (1996) Urban Geoscience. 273 pp. Balkema, Rotterdam. ISBN 9054106433. McLean, Adam C.; Gribble, Colin D. (1992) Geology for Civil Engineers, Second Edition. E & FN Spon, London, 314 p. Mineiro, A. (1981) Mecnica dos Solos e Fundaes. Vol. 1 Introduo. 99 p. FCT/UNL. Mineiro, A. (1990) Dimensionamento de barragens de aterro: Novos critrios de segurana. VII Lio Manuel Rocha. AGAA, FCT/UNL. Mulder, Ed de (1998) Geoproblems in urban centres in EU countries and Norway Proceedings Geologia e Geotecnia no Planeamento e Gesto Urbana FCT/UNL, Monte de Caparica, April 1998. Nascimento, U. (1990) Contribuio para a histria da Geotecnia em Portugal. Geotecnia n 58, pp. 3-16. Oliveira, R. (1986) Geologia de Engenharia e Mecnica das Rochas. Conceitos fundamentais. Metodologia de estudo dos macios rochosos. II Simpsio Sul-americano de Mecnica das Rochas, pp. 203-214. Porto Alegre, Brasil. Oliveira, R. (2000) Geotechnics, development and environment. Livro Homenaje Jimnez Salas, Madrid, Janeiro. Rocha, M. (1981) Mecnica das Rochas, 446 p. LNEC, Lisboa. Serafim, J. Lajinha (1984) Preface. Proc. INt. Conf. Osafety of Dams. Coimbra, p. 3-14.

II-24

You might also like