You are on page 1of 5

Amanda Alencar Machado Rolim, Siena Sales Freitas Guerra, Mnica Mota Tassigny

Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil


A reading of Vygotsky on the play in learning and child development
Amanda Alencar Machado Rolim1 Siena Sales Freitas Guerra2 Mnica Mota Tassigny3 Resumo
Dentre os vrios aspectos ligados infncia, elegemos como objeto desta investigao algumas questes presentes no ato de brincar da criana, atividade considerada importante para o desenvolvimento infantil, segundo muitas perspectivas tericas na Psicologia. Focamos as anlises nos conceitos desenvolvidos por Lev S. Vygotsky, percorrendo suas principais contribuies sobre o tema. O presente estudo teve como objetivo analisar a relao do ldico com o desenvolvimento e a aprendizagem. Tratou-se de pesquisa bibliogrfica. Como resultado, foi possvel mostrar o quanto o brincar imprescindvel para o desenvolvimento infantil e o quanto fundamenta a aprendizagem por meio de avanos sociais e cognitivos mediados pelo brinquedo. Palavras-chave: Brincar. Desenvolvimento. Aprendizagem.

Abstract
Between some aspects of the childhood, this work is about issues of children play. This activity is considerated very important for their development. Taking a closed look, I used Lev S. Vygotskys concepts. This work aims to analyse the relation between playful, development and learning. This subject is very studied currently. I used bibliographical research and reading of periodics. Because of this work, it was possible to show how to play is important for the infantile development, and how to play bases learning through cogntive advances allowed by the use of toys. Keywords: To play. Development. Learning.

Introduo
A brincadeira tem sido fonte de pesquisa na Psicologia devido a sua influncia no desenvolvimento infantil e pela motivao interna para tal atividade. O brincar, to caracterstico da infncia, traz inmeras vantagens para a constituio da criana, proporcionando a capacitao de uma srie de experincias que iro contribuir para o desenvolvimento futuro dela. Um dos pensadores que desenvolveu uma teoria sobre o tema foi Lev S. Vygotsky, o qual buscou

compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicolgicos ao longo da histria da espcie humana, levando sempre em conta a individualidade de cada sujeito, o qual est imerso no meio cultural que o define. Para ele, o homem constitui-se enquanto ser social e necessita do outro para desenvolver-se. Vygotsky, ao longo de sua obra, discute aspectos da infncia, destacando-se suas contribuies acerca do papel que o brinquedo desempenha, fazendo referncia a sua capacidade de estruturar o funcionamento psquico da criana.

1 2

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Email: amanda_rolim@hotmail.com Graduanda do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Monitora da disciplina de Pesquisa em Psicologia I. Email: sienaguerra@ hotmail.com Professora Doutora da Universidade de Fortaleza-UNIFOR Email: monicam@secrel.com.br Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008.

176

Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil

Vygotsky fala que o brinquedo ajudar a desenvolver uma diferenciao entre a ao e o significado. A criana, com o seu evoluir, passa a estabelecer relao entre o seu brincar e a idia que se tem dele, deixando de ser dependente dos estmulos fsicos, ou seja, do ambiente concreto que a rodeia. O brincar relaciona-se ainda com a aprendizagem. Brincar aprender; na brincadeira, reside a base daquilo que, mais tarde, permitir criana aprendizagens mais elaboradas. O ldico torna-se, assim, uma proposta educacional para o enfrentamento das dificuldades no processo ensino-aprendizagem.

1 Noes gerais sobre o brincar


Ao consultar um dicionrio, deparamo-nos com diversos significados para a palavra brincar, e todos eles nos passam a idia de diverso, distrao, agitao, faz de conta. A brincadeira o ldico em ao. Brincar importante em todas as fases da vida, mas na infncia ele ainda mais essencial: no apenas um entretenimento, mas, tambm, aprendizagem. A criana, ao brincar, expressa sua linguagem por meio de gestos e atitudes, as quais esto repletas de significados, visto que ela investe sua afetividade nessa atividade. Por isso a brincadeira deve ser encarada como algo srio e que fundamental para o desenvolvimento infantil. As crianas utilizam o brinquedo para externar suas emoes, construindo um mundo a seu modo e, dessa forma, questionam o universo dos adultos. Elas j nascem em um meio pautado por regras sociais e o seu eu deve adaptar-se a essas normas. Na brincadeira, ocorre o processo contrrio: so as normas que se encaixam em seu mundo. No uma tentativa de fuga da realidade, mas, sim, uma busca por conhec-la cada vez mais. No brincar, a criana constri e recria um mundo onde seu espao esteja garantido. As presses sofridas no cotidiano de uma criana so compensadas por sua capacidade de imaginar; assim, fantasias de super-heris, por exemplo, so construdas. (MELO & VALLE, 2005) Aberastury (1972) complementa enfatizando que a brincadeira infantil um meio de pr para fora os medos, as angstias e os problemas que a criana enfrentou. Por meio do brinquedo, ela revive de maneira ativa tudo o que sofreu de maneira passiva, modificando um final que lhe foi penoso, consentindo relaes que seriam proibidas na vida real. Brincar de forma livre e prazerosa permite que a criana seja conduzida a uma esfera imaginria, um
Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008.

mundo de faz de conta consciente, porm capaz de reproduzir as relaes que observa em seu cotidiano, vivenciando simbolicamente diferentes papis, exercitando sua capacidade de generalizar e abstrair (MELO & VALLE, 2005, p. 45). A brincadeira proporciona criana um contato com sentimentos de alegria, sucesso, realizaes de seus desejos, bem como o sentimento de frustrao. Esse jogo de emoes a ajuda a estruturar sua personalidade e a lidar com angstias. O brincar prepara para futuras atividades de trabalho: evoca ateno e concentrao, estimula a auto-estima e ajuda a desenvolver relaes de confiana consigo e com os outros. Colabora para que a criana trabalhe sua relao com o mundo, dividindo espaos e experincias com outras pessoas.
Nenhuma criana brinca s para passar o tempo, sua escolha motivada por processos ntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que est acontecendo com a mente da criana determina suas atividades ldicas; brincar sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se no a entendemos. (GARDNEI apud FERREIRA; MISSE; BONADIO, 2004)

Todos esses benefcios do brincar devem ser reforados no meio escolar. Como j foi dito, a brincadeira facilita o aprendizado e ativa a criatividade, ou seja, contribui diretamente para a construo do conhecimento. Portanto os professores devem estar atentos para essa prtica ldica e aprimorar uma contextualizao para as brincadeiras. Por meio da observao do brincar, os educadores so capazes de compreender as necessidades de cada criana, os seus nveis de desenvolvimento, a sua organizao e, a partir da, de planejar aes pedaggicas. Segundo Melo e Valle (2005), por meio do brinquedo e de sua ao ldica que a criana expressa sua realidade, ordenando e desordenando, construindo e desconstruindo um mundo que lhe seja significativo e que corresponda s necessidades intrnsecas para seu desenvolvimento global. O brincar estimula a criana em vrias dimenses, como a intelectual, a social e a fsica. A brincadeira a leva para novos espaos de compreenso que a encorajam a prosseguir, a crescer e a aprender.

2 O brincar para Vygostsky


O desenvolvimento humano, o aprendizado e as relaes entre desenvolvimento e aprendizado so temas centrais nos trabalhos de Vygotsky. Ele
177

Amanda Alencar Machado Rolim, Siena Sales Freitas Guerra, Mnica Mota Tassigny

desenvolveu tambm estudos importantes sobre um domnio da atividade infantil que tem claras relaes com o desenvolvimento: o brinquedo Segundo Vygostsky (1998), para entendermos o desenvolvimento da criana, necessrio levar em conta as necessidades dela e os incentivos que so eficazes para coloc-las em ao. O seu avano est ligado a uma mudana nas motivaes e incentivos, por exemplo: aquilo que de interesse para um beb no o para uma criana um pouco maior. A criana satisfaz certas necessidades no brinquedo, mas essas necessidades vo evoluindo no decorrer do desenvolvimento. Assim, como as necessidades das crianas vo mudando, fundamental conhec-las para compreender a singularidade do brinquedo como uma forma de atividade. Para Oliveira (1995), o comportamento de crianas pequenas fortemente determinado pelas caractersticas das situaes concretas em que se encontram. Uma criana muito pequena sempre deseja algo de imediato. Ningum jamais encontrou uma criana com menos de 3 anos de idade que planejasse fazer algo especfico em um futuro prximo. O intervalo entre o desejo e a satisfao muito curto. Entretanto crianas um pouco maiores, em idade prescolar, j esto sujeitas a desejar algo impossvel de ser realizado imediatamente. Vygotsky (1998) conclui que o brinquedo surge dessas necessidades no realizveis de imediato. Eles so construdos quando a criana comea a experimentar tendncias no realizveis: para resolver a tenso gerada pela no realizao de seu desejo, a criana envolve-se em um mundo ilusrio e imaginrio onde seus anseios podem ser realizados no momento em que quiser. Esse mundo o brincar. Entra em cena a imaginao, a qual um processo psicolgico novo para a criana. Para Vygotsky (1998), a imaginao surge originalmente da ao. Assim, podemos inverter a velha frase que afirma que o brincar da criana a imaginao em ao. A situao imaginria de qualquer brincar est incutida de normas de comportamento. Dessa forma, possvel concluir que no existe brinquedo sem regras, mesmo que no sejam as regras estabelecidas a priori; o brincar est envolvido em regras da sociedade. Por exemplo: a criana imagina-se como me de uma boneca; nesse brincar ela ir obedecer s regras do comportamento maternal. O papel que a criana representa e a relao dela com o objeto sempre derivaro das regras. Crianas muito novinhas ainda esto privadas de envolver-se em uma situao imaginria. Isso ocorre
178

porque o comportamento dessa criana determinado, de maneira considervel, pelas condies em que a atividade ocorre: ela ainda se restringe ao que o ambiente imediato lhe proporciona. Os objetos ditam criana o que ela tem que fazer, por exemplo: uma porta solicita que a abram ou a fechem, ou seja, eles tm uma fora inerente que motivam a ao de uma criana muito pequena e acabam determinando seu comportamento. E5m crianas maiores, essa fora motivadora do objeto j no exerce tanta influncia, no as prendendo tanto aos estmulos externos, mas sim do grande importncia aos seus aspectos cognitivos e de imaginao interna. Conforme Vygotsky (1998, p. 126), no brinquedo que a criana aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invs de uma esfera visual externa, dependendo das motivaes e tendncias internas, e no pelo dos incentivos fornecidos pelos objetos externos. A criana se torna menos dependente da sua percepo e da situao que a afeta de imediato, passando a dirigir seu comportamento tambm por meio do significado dessa situao: a criana v um objeto, mas age de maneira diferente em relao quilo que v. Assim, alcanada uma condio em que a criana comea a agir independentemente daquilo que v (VYGOTSKY, 1998, p. 127). No brincar, a criana consegue separar pensamento (significado de uma palavra) de objetos, e a ao surge das idias, no das coisas. Por exemplo: um pedao de madeira tornase um boneco. Isso representa uma grande evoluo na maturidade da criana. Oliveira (1995) contribui afirmando que, na situao imaginria constituda na brincadeira, a criana define a atividade por meio do significado do brinquedo. O brincar de ser motorista, envolvendo nibus e passageiros, por exemplo, e no pelos elementos reais concretamente presentes, como as cadeiras da sala onde est brincando, o tapete, o vaso, etc. Concordando com as concepes de Vygotsky, a criana se relaciona com o significado em questo, com a idia, e no com o objeto concreto que est ao seu alcance. O brinquedo fornece, assim, uma situao de transio entre a ao da criana com objetos concretos e as suas aes com significados. Fator importante, como j discutido anteriormente, para o desenvolvimento da criana. Essa separao do significado do objeto se d de maneira espontnea: a criana no percebe que atingiu esse desenvolvimento mental. Dessa forma, por meio do brinquedo, a criana comea a compreender
Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008.

Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil

uma definio funcional de conceitos ou de objetos, e as palavras passam a se tornar parte de algo concreto. Vygotsky (1998) fala ainda que a criana experimenta a subordinao s regras ao renunciar a algo que deseja, e essa renuncia de agir sob impulsos imediatos que mediar o alcance do prazer na brincadeira.
A criao de uma situao imaginria no algo fortuito na vida da criana; pelo contrrio, a primeira manifestao da emancipao da criana em relao s restries situacionais. O primeiro paradoxo contido no brinquedo que a criana opera com um significado alienado numa situao real. O segundo que, no brinquedo, a criana segue o caminho do menor esforo ela faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo est unido ao prazer e ao mesmo tempo, aprende a seguir os caminhos mais difceis, subordinandose a regras e, por conseguinte renunciando ao que ela quer, uma vez que a sujeio a regras e a renncia a ao impulsiva constitui o caminho para o prazer do brinquedo. (VYGOTSKY, 1998, p. 130) O brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal na criana. Oliveira (1995) esclarece que essa zona de desenvolvimento proximal um domnio psicolgico em constante transformao, refere-se ao caminho de amadurecimento de suas funes, ou seja, aes que, hoje, a criana desempenha com a ajuda de algum conseguir, amanh, fazer sozinha. Durante o brincar, ela se solta e se permite mais, vai alm do comportamento habitual para sua idade e de suas atitudes dirias. Ela se torna maior do que realmente na realidade. Assim, o brincar vai despertar aprendizagens que se desenvolvero e se tornaro parte das funes psicolgicas consolidadas do indivduo. Vygotsky (1998, p. 137) afirma: A essncia do brinquedo a criao de uma nova relao entre o campo do significado e o campo da percepo visual, ou seja, entre situaes no pensamento e situaes reais. Essas relaes iro permear toda a atividade ldica da criana. Ser tambm importante indicador do desenvolvimento da mesma, influenciando sua forma de encarar o mundo e suas aes futuras.

freqentar a escola. Todas as situaes de aprendizado que so interpretadas pelas crianas na escola j tm uma histria prvia, isto , a criana j se deparou com algo relacionado do qual pode tirar experincias.
Aprendizagem o processo pelo qual o indivduo adquire informaes, habilidades, atitudes, valores, etc. a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente, as outras pessoas. um processo que se diferencia dos fatores inatos (a capacidade de digesto, por exemplo, que j nasce com o indivduo) e dos processos de maturao do organismo, independentes da informao do ambiente (a maturao sexual, por exemplo). Em Vygotsky, justamente por sua nfase nos processos scio-histricos, a idia de aprendizado inclui a interdependncia dos indivduos envolvidos no processo. (...) o conceito em Vygotsky tem um significado mais abrangente, sempre envolvendo interao social. (OLIVEIRA, 1995, p. 57).

3 Relaes com o aprendizado


Para Vygotsky (1988), aprendizado e desenvolvimento esto inter-relacionados desde o primeiro dia de vida. Assim, fcil concluir que o aprendizado da criana comea muito antes de ela
Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008.

Oliveira (1995) interpreta Vygotsky, afirmando que o aprendizado um aspecto necessrio para o desenvolvimento das funes psicolgicas, as quais so organizadas pela cultura e, assim, caracterizam-se como especificamente humanas. H o percurso natural do desenvolvimento definido pela maturao humana, mas o aprendizado junto ao contato do individuo com um ambiente cultural que possibilita o acontecer dos processos psicolgicos internos. O desenvolvimento da pessoa est extremamente ligado a sua relao com o ambiente scio-cultural e s ir vingar se tiver o contato e o suporte de outros indivduos de sua espcie. O desenvolvimento fica impedido de ocorrer na falta de situaes propcias ao aprendizado. Com isso, possvel entender que o brincar auxilia a criana nesse processo de aprendizagem. Ele vai proporcionar situaes imaginrias em que ocorrer o desenvolvimento cognitivo e ir proporcionar, tambm, fcil interao com pessoas, as quais contribuiro para um acrscimo de conhecimento. Dessa forma, imprescindvel a utilizao de brincadeiras no meio pedaggico. Como coloca Ferreira, Misse e Bonadio (2004), o brincar deve ser um dos eixos da organizao escolar: a sala de aula fica mais enriquecida de desenvolvimento motor, intelectual e criativo da criana. Esse fato se mostra ainda mais importante hodiernamente, tempo em que as crianas vivem mais isoladas em seus apartamentos pequenos, onde os pais esto cada vez mais envolvidos com seus trabalhos e raramente tm tempo para praticar alguma recreao
179

Amanda Alencar Machado Rolim, Siena Sales Freitas Guerra, Mnica Mota Tassigny

com seus filhos. As crianas esto vivenciando pouco as brincadeiras, sobretudo, as coletivas, em parte, devido a uma agenda diria cheia de tarefas, como ingls, natao, msica etc.

Referncias
ABERASTURY, Arminda. A criana e seus jogos. Petrpolis: Vozes, 1972. AMPARO, Deise; PEREIRA, Maria ngela; ALMEIDA, Sandra. O brincar e suas relaes com o desenvolvimento. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 45, p. 15-24, abr./jun. 2006. FERREIRA, Carolina; MISSE, Cristina; BONADIO, Sueli. Brincar na educao infantil coisa sria. Akrpolis, Umuarama, v. 12, n. 4, p. 222-223, out./dez. 2004. MELO, Luciana; VALLE, Elizabeth. O brinquedo e o brincar no desenvolvimento infantil. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 40, p. 43-48, jan./mar. 2005. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo scio-histrico. 3. ed. So Paulo: Scipione, 1995. PIRES, Creuza; MENDES, Nelci; BONADIO, Sueli. Brincar: recreao ou aprendizagem? Akrpolis, Umuarama, v. 12, n. 4, p. 223-225, out./dez. 2004. RIBEIRO, Aparecida et al. Jogos, brinquedos e brincadeira no processo ensino aprendizagem. Akrpolis, Umuarama, v. 12, n. 4, p. 216-219, out./dez. 2004. VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Traduo de Maria da Penha Villalobos. 2. ed. So Paulo: cone, 1988. p. 103-117. VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formao social da mente. 6. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

Consideraes finais
A brincadeira revela-se como um instrumento de extrema relevncia para o desenvolvimento da criana. Sendo uma atividade normal da fase infantil, merece ateno e envolvimento. A infncia uma fase que marca a vida do individuo e o brincar nunca deve ser deixado de lado, mas, pelo contrrio, deve ser estimulado, j que responsvel pelo auxlio nas evolues psquicas. Os estudos de Vygotsky contriburam muito para a construo de conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil e para as noes de brinquedo nesse desenvolvimento, trabalhando com a noo de que o brincar satisfaz certas necessidades da criana e que essas necessidades so distintas em cada fase da criana, pois vo mudando no decorrer de sua maturao. Com isso, o brincar toma novos contornos, modificando-se, tambm, para atender s novas necessidades que vo surgindo no contexto da criana. O crescimento da criana vai evidenciar que, por meio do brinquedo, ela liberta seu pensamento para que no fique estritamente ligado aos estmulos perceptuais. Ela consegue imaginar uma situao, desligando-se do mundo material, concreto do qual tem contato, desenvolvendo assim capacidade de se desprender do real significado do objeto, (da madeira, por exemplo), podendo imagin-lo como um boneco. Nesse momento, o pedao de madeira passa a ter outro sentido, indo alm do seu aspecto e significado concreto.

A relao entre o desenvolvimento, o brincar e a mediao so primordiais para a construo de novas aprendizagens. Existe uma estreita vinculao entre as atividades ldicas e as funes psquicas superiores, assim pode-se afirmar a sua relevncia scio-cognitiva para a educao infantil. As atividades ldicas podem ser o melhor caminho de interao entre os adultos e as crianas e entre as crianas entre si para gerar novas formas de desenvolvimento e de reconstruo de conhecimento.
180

Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008.

You might also like