You are on page 1of 8

Escola Secundria de Penafiel Qumica A

Ano letivo: 2013/2014 Data de realizao: 26 /09/2013

Perspetiva histrica da utilizao dos metais: era do cobre, era do bronze e era do ferro, a era do ao e a era dos novos metais.

Autoras do trabalho: Andreia Mota n6 Susana Ferreira n26

ndice
1.Introduo....Pg.2 2. Perspetiva histrica da utilizao dos materiais.Pg.3 2.1.Era do Cobre..Pg.3,4 2.2.Era do Bronze...Pg.4 2.3.Era do Ferro...Pg.4,5 2.4 .Era do Ao.Pg.5 2.5.Era dos novos materiais..Pg.5 3.Concluso....Pg.6 4.Bibliografia...Pg.7

Introduo
O presente trabalho foi realizado no mbito da disciplina de Qumica. Neste trabalho abordamos o tema da perspetiva histrica da utilizao dos metais, falando nas eras dos diferentes metais, ou seja, nos perodos caracterizados pela generalizao dos metais. A era dos metais surgiu depois da idade da Pedra, permitindo a evoluo dos instrumentos feitos pelo Homem, mas a utilizao dos metais no foi simultnea nas vrias civilizaes.

Perspetiva histrica da utilizao dos metais


Ao longo de mais de 7000 anos, os metais tm sido usados pelo Homem com as mais diversas finalidades: como adornos, armas, utenslios domsticos, moeda de troca, ferramentas, entre outras. Ningum sabe ao certo onde e quando o Homem comeou a utilizar metais, contudo pode afirmar-se que s comearam a predominar nas vidas humanos a partir do momento em que o fogo lhes esteve associado. Supe-se que os primeiros metais a serem trabalhados pelo Homem foram aqueles que se encontram no estado nativo (encontram-se na natureza de forma de substncia elementar), sob a forma de pepitas metlicas: o ouro, seguido pela prata e pelo cobre. A maioria dos outros metais encontra-se exclusivamente em minrios.

Fig.1 Ouro nativo.

Fig.2 Cobre nativo.

Em data incerta, o Homem iniciou, a explorao mineira de rochas ricas em cobre, estanho e chumbo, atravs da utilizao do fogo para a extrao de metais a partir de minrios (fundio de minrios).

- Era do Cobre O cobre comeou a ser largamente usado no s no fabrico de objetos de adorno, mas tambm de armas mais resistentes do que as existentes na Idade da Pedra, devido relativa abundncia de minrios de cobre, relativa facilidade de extrao do metal, e s suas propriedades: grande maleabilidade e baixa dureza. Contudo,
3

essas propriedades tornaram o cobre demasiado macio para o fabrico de instrumentos que requeiram lminas afiadas ou alguma rigidez, como o caso da maioria das ferramentas e armas, provocando o seu desgaste rpido. O cobre, sob a forma de bronze, foi o metal mais utilizado.

Fig.3 Punhais de cobre.

- Era do Bronze Rapidamente surge o bronze, uma liga metlica de estanho e cobre (90% de Cu e 10% de Sn). Provavelmente por acaso, o Homem descobriu que, adicionando estanho ao cobre fundido, se obtm uma liga metlica com maior rigidez do que o cobre, dando assim incio Era do Bronze. O bronze como mais rgido do que o cobre permitiu a produo de ferramentas e armas mais aguadas e resistentes e foi por isso o material mais utilizado na produo de utenslios, ferramentas e armas.

Fig.4 Elmos de bronze.

-Era do Ferro Quando o Homem reconheceu e utilizou o ferro, pela primeira vez, este estava disponvel em quantidades diminutivas, era proveniente dos meteoritos. A maior abundncia de minrios de ferro relativamente aos de cobre e estanho, bem como o facto de ser mais fcil recuperar lminas de ferro gastas (que podem ser afiadas) do que lminas de bronze (que tm de ser fundidas) levaram generalizao, embora
4

no abundante, do uso de instrumentos de ferro, iniciando-se a Era do Ferro. A produo de instrumentos de ferro era feita na forja recorrendo a ciclos de aquecimento ao rubro da pea seguido de pancadas secas, ciclos esses que se repetiam at se obter a forma desejada, pois a tecnologia usada nesta poca no trabalho do ferro no permitia a obteno de uma temperatura suficientemente alta que fundisse o metal, no sendo possvel o recurso a moldes.

Era do Ao O ao uma liga metlica de ferro e carbono que ter resultado do contacto do ferro com o carvo (carbono) nas fogueiras. Como foi uma descoberta to importante, pode-se falar da Era do Ao. Aps a formao do ao, este material era posteriormente tratado em forja e bigorna para a expulso de escrias, seguindo-se um tratamento trmico para aumentar a sua resistncia. Os instrumentos de ao mais antigos de que se tem conhecimento so as espadas e as facas, que necessitavam de grande resistncia. O ferro sob a forma de ao , e provavelmente ser ainda durante muito tempo, o metal mais importante do mundo.

Era dos Novos Materiais O desenvolvimento tecnolgico do sculo XX possibilitou o avano da investigao das propriedades dos materiais, conseguindo-se grandes melhoramentos das mesmas mediante pequenas alteraes na composio das ligas metlicas. A necessidade de materiais cada vez mais resistentes em situaes extremas de presso e temperatura sem enfraquecimento das suas propriedades levou ao advento da Era dos Novos Materiais.

Concluso
Atravs deste trabalho conclumos que o enorme progresso alcanado hoje em dia a nvel tecnolgico deve-se em grande parte evoluo no domnio dos metais que se faz sentir desde os povos neolticos. No encontramos grandes dificuldades na elaborao deste trabalho, visto ser um tema fcil de trabalhar.

Bibliografia
Dantas, Maria da Conceio; Ramalho, Marta, Jogo de Partculas Qumica 12ano, Texto Editores, Lisboa, 2012 Costa, Alexandre; Ferreira, Ana Margarida; Costa, Ana Maria, Qumica 12ano- Volume 1, Pltano Editora, Lisboa, 2009

You might also like