You are on page 1of 13

Anarquismos e Sociedade de Controle

Edson Passetti Professor no Depto. Poltica, Programa de Estudos Ps-Graduados em Cincias Sociais e coordenador do Nu-Sol (Ncleo de Sociabilidade Libertria) PUC-SP.

Os investimentos na produtividade do corpo se aperfeioam e acumulam: na sociedade de soberania castiga-se, na disciplinar busca-se utilidade econmica e docilidade poltica, na de controle exige-se participao e fluxo inteligente. Efeitos inibidores de resistncias tambm no cessam de trafegar entre o direito de morte, o de deixar viver e o de fazer viver. O sculo XIX colocou as possibilidades para a democracia e o socialismo; o seguinte se encerrou confirmando a arrogncia capitalista, seus valores universais e o imperativo dever do planeta globalizado em vir a ser democrtico. O socialismo de Estado, ou autoritrio, tornou-se realidade no sculo XX, confirmando a crtica anarquista que o via como forma ditatorial de existncia, soluo invivel para a superao das desigualdades e, por conseguinte, com vida breve. Os anarquismos, nos ltimos anos do sculo passado, viram-se novamente atuais e algumas partes comearam a reparar instintivamente numa filosofia procedente de autores como Deleuze e Foucault. Suas contundncias e generosidades foram sendo notadas pelos anarquistas1. Contudo, deve ser feita uma ressalva elementar. Foucault fez questo de afirmar que no se comprometia com um estado civil. Se sua obra pode ser compreendida como inventora de liberdades, Foucault no quis e no fez por ser apreciado como um anarquista, muito menos como um liberal2. Deleuze, por sua vez, caracterizou o fim do devir revolucionrio coletivo, enfrentando o equvoco socialista. No se afastou das anlises econmicas de Marx, mas como um Bakunin contemporneo3, no abriu mo da liberdade em busca da Em especial o pequeno dossi composto pelos segiuintes artigos: Passetti, Edson, "Foucault libertrio", Schmid, Wilhelm, "Da tica como esttica da existncia", Vaccaro, Salvo " Foucault e o anarquismo" e May, Todd "Ps-estruturalismo e anarquismo", in Revista Margem, Faculdade de Cincias Sociais PUC-SP/Educ, no. 5, 1996 pp. 125-185; e, Rago, Margareth Emtre a histria e a liberdade: Luce Fabbri e o anarquismo contemporneo, So Paulo, Unesp, 2000. "Foucault como um anarquista libertrio?" Resposta: " o que o senhor desejaria. No, no me identifico com os anarquistas libertrios, porque existe uma certa filosofia libertria que cr nas necessidades fundamentais do homem. Eu no tenho vontade, eu, sobretudo, recuso-me a ser identificado, ser localizado pelo poder..." in Ditos e escritos, (org. Manoel Barros da Motta), So Paulo, Forense Universitria, 1999, vol. 1. pp. 311-312 [1984, Intervew met Michel Foucault", Krisis] Segundo Frank Harrison, em The modern State, Bakunin deve ser entendido como um autor no anarquismo que sempre manteve-se coerente com a crtica radical de Proudhon, mas que no mbito econmico esteve mais
3 2 1

Colquio Foucault/Deleuze-2000/Unicamp-So Paulo O que estamos fazendo de ns mesmos?

afirmao da igualdade. As autorias de Foucault e Deleuze remetem-nos, diante da encruzilhada, a no nos acomodarmos pelos percursos utpicos direcionados a um sujeito autnomo. Pelo contrrio, a luta contra o assujeitamento faz com que os anarquistas deles se aproximem, restituindo coexistncias e diversidades analticas que afirmem subjetividades libertrias. Ao assim procederem, os anarquistas no somente se atualizam, mas libertam-se de necessidades fundamentais. Pelo desmedido ato de pensar e atuar, estes autores legam aos anarquistas similitudes, proximidades, desassossegos, para um saber que de tempos em tempos foi declarado morto. Nada mais desesperador para o regime da verdade verdadeira do que aps declarar a morte e certific-la por meio de tratados filosficos, econmicos e humanitrios, ver-se obrigado a reconhecer no ter havido morte no que permanecia vivo. A clnica da verdade, ento, afirma sua pertinncia com base no erro eventual do diagnstico e propicia aos seus elaboradores e defensores outras prerrogativas pautadas na incerteza perante o despertar do coma. Todo o dito e escrito , ento, redimensionado como algo derivado da apatia, estado de semi-vida e sinecura transitria. A vida dos anarquismos no se pronuncia por continuidades. Eles reaparecem surpreendendo pela atualidade da anlise diante das eloqentes formulaes tericas, os projetos polticos, o definitivo conceito, movimentando pessoas, afirmando seu nomadismo. Os anarquismos no ficaram desatentos clnica. Nmades e avessos ao herosmo, suas autorias sistematizam acontecimentos, revolvem suas noes, instabilizam suas prprias certezas transitrias. certo que nos anarquismos h um projeto humanista. Do XIX at a metade do XX, eles muito poucos se distanciavam desta meta para atingir a maioridade buscando a emancipao humana. Max Stirner e Friedrich Nietzsche j tinham levado ao limite a crtica ao projeto humanista descrevendo sua falta de limiares. Mas, diante da histria da certeza, da utopia e da crtica aos efeitos da era dos direitos, as quimeras da igualdade, da liberdade e da fraternidade requeriam nudez. Para os anarquistas, verdadeiramente maior o presente, vida como uma existncia pautada na crtica autoridade centralizada do poder pastoral ao poder de Estado. Alheios ao mito da fnix, os anarquismos esto presentes nos escombros dos regimes tanto quanto nas liberdades inventadas no cotidiano; eles no renascem de tempos em tempos, apenas existem. prximo do que se poderia imaginar das concluses da crtica da economia poltica levadas a cabo por Karl Marx. neste sentido que aproximo Deleuze de Bakunin, a partir do vigor da reflexo heterodoxa na busca pela liberdade.

Colquio Foucault/Deleuze-2000/Unicamp-So Paulo O que estamos fazendo de ns mesmos?

Os anarquismos no saem das profundezas para atingirem a superfcie em determinadas pocas. So constitudos do mesmo magma gelatinoso e febril que alimenta a Terra, que constri sua crosta e vida. So rizomas na vegetao, formando a parte da superfcie que se dilata por meio das lavas sobrepostas crosta ou a novas superfcies que emergem das erupes ocenicas. Aprenderam certas leis da natureza relativas a alimentao e abrigo, discernem a igualdade de todos fundada na ignorncia e superada pela linguagem entendida como traduo, inveno de povos. Preferem ser nmades sobre a Terra, encarando os cus. Max Nettlau, seu mais cuidadoso arquivista, remete os anarquismos s experincias em longnquas fases da nossa existncia para atualizar suas virtualidades em invenes de liberdade diante da autoridade centralizada. Jamais haver liberdade absoluta ou dissociao completa da autoridade. No h cincia universal porque no h o homem universal, explicitaram Proudhon e Bakunin, seus dois mais importantes sistematizadores no XIX. Contra a Idia ou o Esprito, interpem por meio da anlise o fato repleto de foras, as quais mediante situaes estratgicas que o Estado pretende controlar e dirigir, lado a lado com a religio e o capital, afirmam prticas libertrias de vida. No h esprito absoluto ou conscincia superior da verdade capazes de comandar libertrios. O desejo de uma sociedade livre e igualitria tambm a certeza que nunca haver uma sociedade anarquista, imaginao que anularia a prpria existncia dos anarquismos. Seu projeto humanista repousa e se agita no interior de um discurso que tem por finalidade realizar a emanciapao humana diante da emancipao poltica que situa os indivduos num sono hipntico de igualdade poltica e democracia que fazem progredir o regime da propriedade. A vida somente pode ser estudada por meio de sries que dem conta dos sofrimentos. por meio do mtodo serial, como propunha Proudhon, que nos afastamos de teorias, para abordar os elementos na srie em seus desconfortos, conflitos e tenses, pacificados em polticas por meio dos conceitos de povo, nao e Estado. Um Estado, lembra Errico Malatesta, sempre cobrana de impostos, polcia, exrcito, prises e tambm religies. Uma fora que atua sobre as relaes sociais, econmicas, culturais e intelectuais. Fora que tambm est presente no que chamamos por polticas governamentais de sade, educao, transportes, comunicaes e, principalmente enquanto defesa de direitos de empresrios diante dos direitos de trabalhadores. Onde houver Estado haver um poder de autoridade centralizada disseminado pela sociedade. Forma-se, assim, uma rede de poderes, deveres e assujeitamentos.

Colquio Foucault/Deleuze-2000/Unicamp-So Paulo O que estamos fazendo de ns mesmos?

impossvel definir o que anarquismo. Ele um fluxo de singularidades que coexistem. Por vezes, pretende-se afirmar que ele se ordena com base em relaes de afinidades, forma de caracteriz-lo com base no revolucionarismo emergente do discurso emancipatrio, levado a cabo desde Bakunin. Se as singularidades so redesenhadas por meio das semelhanas fazendo aparecer o perigo iminente da fora hegemnica, diante de tal situao justificada pelas contingncias da histria, antes que qualquer condutor aparea, o prprio movimento se pulveriza, negando a pretensa unificao por meio das afinidades. No h como negar que uma perspectiva reformadora ou pacificista de Godwin e Proudhon, afirmando as revolues como forma de restaurao da autoridade central, exige mais micropolticas que rupturas calcadas em movimentos sociais como afirmam suas partes revolucionarias. Contudo, esta possvel demarcao distintiva em duas sries, anula a pretenso afinidade como conceito capaz de dar conta das relaes entre estas duas sries por onde caminham os anarquismos. Tal limite constrange limiares, ope vetores e instaura efeitos de hegemonia. H de se concordar que tal disposio fez do bakunismo o grande motivador dos anarquismos, da revoluo russa guerra civil espanhola e ao maio de 68. Em especial, no Brasil, por meio das influncias de Bakunin, Malatesta e Kropotkin, organizaram-se as mobilizaes contundentes do incio do sculo passado e persistem at hoje no seu inteiror, mas reduzir os anarquismos a um efeito de hegemonia, no caso o bakunismo, perder de vista a coexistncia nas singularidades. entender suas existncias a partir de critrios de poltica de Estado, de soberania, estud-los, demarc-los e julg-los por meio de teorias. H na coexistncia um fato recorrente que interpe ao sonho humanista, o confronto, o debate, a exigncia de libertar-se da tolerncia, a atitude voltaireana e religiosa. No h sossego nos anarquismos, esteja ele convulsionado pelo acontecimento histrico ou pela vivncia. Coexistem diferenas na associao de pessoas livres exercitando subjetividades libertrias. No h Bakunin, por exemplo, que no esteja atravessado por Proudhon; no h cientificismo em Kropotkin que no esteja abalado por Proudhon; no h revolucionarismo livre de pacifismo; no h esperana na massa que no esteja desfeita pelo seu autoritarismo. No h, enfim, coletivismo que no esteja interceptado por individualismo. Portanto, uma nova contraposio, agora, entre coletivismo e individualismo, seria incua. Os anarquismos no pretendem dissoci-los e ao mesmo tempo preservarem suas liberdades diante da conduo burocrtica pelo Estado, distinguindo o socialismo libertrio do autoritrio de Marx e Engels. O que era um sonho, uma utopia, para Marx, aps a extino do Estado imprescindvel no imediato para os

Colquio Foucault/Deleuze-2000/Unicamp-So Paulo O que estamos fazendo de ns mesmos?

anarquistas para que ocorra a abolio do Estado4, ou seja, a abolio da autoridade centralizada ocorre por meio de relaes horizontalizadas estabelecidas entre os envolvidos. O principal problema reside na autonomia do indivduo. Os anarquismos individualistas e/ou coletivistas afirmam mirades de associaes federadas perante a iminncia de uma possvel sociedade totalizadora. Fundam-se num direito de secesso, com base num contrato sinalagmtico e comutativo, como formulou Proudhon, em um dos seus derradeiros escritos, Do princpio federativo. Nem regime de deveres para uma entidade, nem direitos para quem se governa; apenas afirmao de um sujeito soberano. Eis o problema! Uma resoluo simples e imediata teria como resposta apontar para a contradio entre os termos. Se no sculo XVI, Etienne de la Botie foi sagaz ao caracterizar a antinomia servido voluntria, o efeito no discurso anarquista do sculo XIX respondendo sujeio e servido com soberania do sujeito apenas pretende afirmar, ainda que involuntariamente, a pertinncia da soberania do sujeito emancipado. Mas qual o sentido em ser soberano sob condies de igualdade? No h por que pensar em soberania, na medida em que deixa de haver sditos. Se os anarquismos no esperam pelo futuro, mas operam pelo presente, fazendo existir vida livre e igualitria no presente diante de uma poltica da qual no se aparta, a vida somente pode ter existncia libertria mediante a abolio do sdito5. Abolir a condio de sdito por si a abolio da soberania, seja ela centralizada no Estado ou no indivduo autnomo. No se trata de inverter sinais, do Estado para o sujeito autnomo, o que seria algo semelhante ao que faz acontecer a continuidade da democracia no capitalismo por meio da representao renovada por eleies e exerccio do sufrgio universal.

No tenho a inteno aqui de investir na problematizao acerca das diferenas entre anarquistas e marxistas no interior do discurso socialista. Muito menos tornar relevante a afirmao de Lenin, em O Estado e a revoluo, que a distino entre Proudhon e Marx resumia-se escolha de meios diferentes para o mesmo fim. Convm apenas sublinhar que tal distino tem em Lenin o papel de afirmar a importncia da hegemonia da conscincia do partido diante do espontanesmo libertrio. Bakunin, em Deus e o Estado, quem chama a ateno para a importncia da cincia, das descobertas e vulgarizao das leis da natureza, livres da academia cientfica, lugar anlago Igreja, Assemblia e Partido da revoluo. Para ele, a autoridade se funda no conhecimento por meio da horizontalidade de saberes mltiplos. Diante do poder dos cientistas modernos, sacerdotes, polticos e vanguardistas, afirma a necessidade de se ouvir mais de uma opinio, comparar e decidir pelo que for mais justo. Este o materialismo capaz de superar os demais idealismos da religio e da cincia. No havendo a soluo justa, mas a escolha pela mais justa, segundo o direito de secesso, no h sujeio que possa ser superada pelo sujeito autnomo, que por si s, no passa de outro idealismo.
5

Colquio Foucault/Deleuze-2000/Unicamp-So Paulo O que estamos fazendo de ns mesmos?

Max Stirner, um anarquista nos anarquismos passa a ser uma referncia heterotpica para os libertrios, tanto quanto as reflexes sobre Foucault e Deleuze. O devir revolucionrio de cada UM, proprietrio de si, vibra e existe pelo outro, numa igualdade entre diferentes nicos e que independe de um convencimento ntimo para o fazer acontecer pela razo do outro. Dois, que so sempre cada UM, nicos proprietrios de si existindo e associados pela razo outro, em conflito, tenso e debates. Os anarquismos atuam, vivem e afirmam no tanto pelo princpio da afinidade, mas pelo da coexistncia. no seu interior que a pretensa autonomia do sujeito se encontra sob tenso diante de cada luta contra o assujeitamento. Numa sociedade de controle que exige participao como forma de inibir resistncias6 os anarquismos precisam da razo do outro libertrio. Se quiserem responder ao que esto fazendo de si, tero que enfrentar os efeitos da crtica autonomia do sujeito.

Misrias da democracia No sculo XIX, Proudhon e Max Stirner, antecipando-se a Nietzsche anunciavam a democracia como religio moderna do rebanho. Desde a dcada de 1840, afirmava-se a contestao aos direitos que nos quer direitos, ordeiros, ordenados, devedores e acalmados, por meio, inicialmente, da crtica ao contratualismo e emancipao poltica para anunciar o ciclo socialista, no qual Proudhon e Marx, afirmaram dupla sinalizao. De incio um Marx libertrio, em A questo judaica e em Crtica filosofia do direito de Hegel, no admitia o socialismo por meio da ocupao do Estado posio que passar a defender no final da dcada, em O manifesto comunista e assumia a crtica de maneira anloga de Proudhon. Ambos consideravam o mundo dos direitos como sendo o dos deveres para com a propriedade e seus dispositivos de segurana que caracterizam o homem genrico. A igualdade poltica cujo apogeu se cristalizava com democracia,

"Se as mquinas motrizes constituram a Segunda idade da mquina tcnica, as mquinas da ciberntica e da informtica formam uma terceira idade que recompe um regime de servido generalizado: ' sistemas homensmquinas' , reversveis e recorrentes, substituem as antigas relaes de sujeio no reversveis e no recorrentes entre dois elementos; a relao homem-mquina se faz em termos de comunicao mtua interior e no mais de uso ou ao. (...) Sublinhou-se recentemente a que ponto o exerccio do poder moderno no se reduzia alternativa clssica 'represso ou ideologia' , mas implicava processos de normalizao, de modulao, de modelizao, de informao, que se apiam na linguagem, na percepo, no desejo, no movimento, etc., e que passam por micro-agenciamentos. esse conjunto que comporta ao mesmo tempo a sujeio e a servido, levadas aos extremos, como duas partes simultneas que no param de se reforar e de se nutrir uma outra." (Deleuze/Guattari, Mil plats, So Paulo, Editora 34 Letras, vol. 5, pp: 157-158).

Colquio Foucault/Deleuze-2000/Unicamp-So Paulo O que estamos fazendo de ns mesmos?

constituio e sufrgio universal, perpetuava a desigualdade econmica fomentada pelo Estado, o capital e a religio. Tratava-se apenas de um novo instrumento de dominao. O cidado encontrava-se sob o comando do homem burgus. O verdadeiro Homem, somente apareceria mediante a abolio do Estado. O que estvamos fazendo de ns mesmos? O Estado investia numa poltica moderna organizada por meio de leis e do direito como veiculador de relaes entre os sditos. Segundo Foucault, estava em jogo regular a populao por meio da biopoltica em busca de investimento produtivo e dcil do corpo. Os liberais se orientavam pelo princpio que se governa sempre demais e encontravam no utilitarismo uma forma de governamentalidade propcia reduo da atuao do governo, pretendendo uma tecnologia de governo pautada na regulamentao jurdico-poltica como resposta quer sabedoria ou moderao dos governantes. O liberalismo, segundo Foucault, no sculo XIX, no seria mais do que uma reflexo a respeito da prtica governamental. Os socialistas, por sua vez, divididos em libertrios e autoritrios, exigiam abolio ou extino do Estado. Para os marxistas o Estado seria o meio para afirmar o direito da verdadeira maioria, o agente para investimento verdadeiro em biopoltica e utilidade do corpo em nome do coletivo. A conquista do Estado seria a realizao de uma conscincia superior como meio para superar a desigualdade e o socialismo autoritrio a plena realizao da prtica governamental. Contudo, para os anarquistas, o problema no residia nem no governar demais, nem no governo do total. Diante dos da redutora regulamentao jurdico-poltica liberal ou governo total, dispositivos

individualizantes ou totalitrios indissociveis do Estado moderno como sublinhou Foucault, formas de continuidade da biopoltica e da utilidade econmica e docilidade poltica em nome de um soberano centralizado, os anarquistas propunham a associao federativa, com base numa sociabilidade avessa a redutores ou maximizadores de Estado. Era preciso inventar uma vida pautada em novos costumes alheios ao castigo, vingana, aos direitos sociais. A sade do corpo por meio do investimento disciplinar e de biopoltica que atravessavam as relaes sociais faziam da cidadania a forma eficaz e eficiente de promover a fcil conduo com base na abdicao da vontade razo da representao. Ns, nos encontrvamos em asilos, reformatrios, manicmios, prises, em casamentos, fbricas, casernas, escolas, partidos e sindicatos lugares de extrao de energias produtivas e de reproduo; espaos de conteno mas tambm de desassossego, do intempestivo e do surpreendente. O investimento na inibio das resistncias pela cidadania substituiu um direito fundado no perdo herdado do direito cannico e fez aparecer um direito por

Colquio Foucault/Deleuze-2000/Unicamp-So Paulo O que estamos fazendo de ns mesmos?

deveres em nome de todos os homens livres. O soberano no era mais o herdeiro mas todos, o povo, instituindo nova tradio. Ns tanto anarquistas como socialistas autoritrias, sabamos que no ramos todos e queramos ser todos. Ainda que, liberais e socialistas autoritrios estivessem voltados para afirmar o soberano seja como exerccio de governo que toma a populao como sujeito de necessidades, aspiraes e objeto pelo Estado pretendendo melhorar ou realizar a verdadeira sorte desta populao, numa continuidade que ia da monarquia, passando pela democracia at o socialismo, os anarquistas procuravam atingir seu limite ou o fim desta continuidade ao investirem num sujeito soberano, autnomo, a partir de prticas cotidianas, de amor, arte, educao e economia. Os anarquistas so, portanto, diante da continuidade da teoria da soberania, seu limite e limiar imediato. Estabelecem vnculos com o socialismo autoritrio no sentido que este atribui ao fim da histria, com a socializao dos meios de produo, mas tratase apenas de uma afinidade tangencial. Para eles a tese da extino do Estado, aps a tomada do mesmo pelo partido da revoluo e sua vanguarda, planificando a economia por meio da utilizao dos dispositivos repressivos e de direitos contra a classe antagonista, institui uma administrao das coisas, uma nova forma de dominao, ou seja, um idealismo que se pretende realista e concreto. Estava claro para os anarquistas que a administrao das coisas supe governo de homens e, por conseguinte, nova forma de dominao. Democracia e socialismo, desde o sculo XIX, estabeleceram tenses em direo ao redimensionamento do ns em todos. As respostas socialistas, principalmente dos anarquistas voltavam-se para liberdade de amar, educar seus filhos com base no talento de cada um, federalizar a vida livre do contrato que supunha deveres, como se fosse possvel acontecer um indivduo livre e autnomo. A emancipao do direito e da explorao por meio de revolues e pacifismos marcaram as resistncias libertrias: o alvo era o Estado e todas as situaes em que uma autoridade centralizada pudesse se constituir. A poltica como guerra prolongada por outros meios se afirmou nas democracias por meio do princpio da amizade transcendental pelo povo ou humanidade, atuao em parlamentos e partidos que elegem a todos como inimigos (sabendo que a coalizo apenas parte de um interesse circunstancial). A este tipo de integrao os anarquistas se recusaram e no se prestaram a abdicar da sua vontade em nome da representao. Diante da tomada do Estado como meio para a vida igualitria para todos, criaram lutas travadas no dia a dia. Recusaram a conscincia superior, tanto dos investidores em produtividade em nome do direito, como dos deuses investidores em produtividade em

Colquio Foucault/Deleuze-2000/Unicamp-So Paulo O que estamos fazendo de ns mesmos?

nome do socialismo, de todos. As resistncias anarquistas se queriam menores diante da democracia e do socialismo autoritrio, mas tambm no deixavam de buscar a maioridade como utopia. Contudo, para os anarquistas a democracia sempre se ops a comunismo. Trata-se de uma forma de governo na qual possvel a passagem da luta por constituio para a luta por federao e anarquia. O comunismo contemporneo, por sua vez, no passa de um revival de antigos patriarcalismos. Seu destino ser sempre ditaduras e, neste sentido, se assemelha monarquia, ou seja, governo pautado na individibilidade do poder de Estado, do chefe, do pai. A democracia ao mesmo tempo para os anarquistas um forma da misria a ser combatida que se funda na ilusria igualdade de todos e, por outro, forma de governo pautada na diviso de poderes de Estado que beneficia uma experincia de liberdade para alm do limite institudo pelos governos como forma de por um fim desordem e melhorar as condies de vida da populao. O Estado moderno, com mnima ou mxima interveno, sob o liberalismo ou o socialismo, tanto faz, em si forma acabada do dominao que conta com a continuidade da constituio dos sditos pelos prprios sditos. No h democracia que salve o socialismo de Estado.

Misrias do controle A democracia no capitalismo requer a continuidade da misria, afirmou Gilles Deleuze, com preciso. No sculo XX, sob democracias e ditaduras, os anarquismos resistiram. Anarquizaram as centralidades, mas gradativamente foram deixando de anarquizar a si prprios; tambm pareciam estar sendo apanhados, consagrando uma doutrina. Contudo, resistiram s redes de poderes e reapareceram nos acontecimentos de 1968 quando tudo levava a crer que suas prticas tinham sido esgotadas e superadas na Guerra Civil Espanhola. No interior da sociedade de controles contnuos, os lugares so redefinidos por fluxos. O investimento no mais no corpo propriamente dito; interessa agora extrair o mximo de energias inteligentes, fazer participar, criar condies para cada um se sentir atuando e decidindo no interior das polticas de governos, em organizaes no-governamentais e na construo de uma economia eletrnica. As relaes interestatais deixam de ser preponderantes no mbito internacional, cedendo lugar a relaes transnacionais. Os asilos, as prises, os hospitais, os manicmios, as escolas, o sexo, as crianas so atravessados por direitos. Sociedade de plenos direitos. Mundo da modulao, da exigncia de formao constante, de controle contnuo, de bancos de dados no qual a

Colquio Foucault/Deleuze-2000/Unicamp-So Paulo O que estamos fazendo de ns mesmos?

10

cifra a senha, caracterizou assim Deleuze, a nova configurao que ultrapassa sem suprimir por completo a sociedade disciplinar exaustivamente descrita por Foucault segundo o molde, a fbrica, a escola, o exame, a assinatura, a palavra de ordem. Estamos diante de uma sociedade em rede exercida por protocolos e interfaces, uma sociedade de diplomacia e guerra entre unies de Estados de um lado, e guerras que pleiteiam o estatuto de Estado-nao por parte de etnias que pretendem afirmar suas especificidades. Uma sociedade em transio opondo o que ela superou e seus prprios vestgios. Um estgio superior de democracia diante de formas tradicionais de combinao entre razo moderna e religio, uma estranha e eficaz convivncia entre democracia e teocracia. A sociedade eletrnica, pautada em fluxos que se atualizam, confirmam a

desterritorializao no s do capital, j sobejamente conhecida, mas tambm dos trabalhadores ou parte deles libertados do confinamento territorial que impunha o Estado-nao at a fase do imperialismo. Ela traz para dentro de si todas as formas possveis de saberes cujas verdades se refazem por meio da confiana aos protocolos. preciso reformar constantemente. No regime de controle no se deve ter nada acabado mas, ao contrrio, ele se fortalece por meio da noo de inacabado convocando a todos a participarem ativamente da busca por maior produtividade e confiana na integrao. No se pretende mais docilizar, apenas criar dispositivos diplomticos de construo de bens materiais e imateriais que contemplem a adeso de todos. Comunicar intensamente e instantaneamente a maneira pela qual os agenciamentos coletivos dinamizam as mquinas. Estamos pois, segundo Deleuze, na era das mquinas cibernticas de computadores. Estamos num mundo de direitos que no mais disciplinam as foras mas que consagram suas vidas como agentes participantes do prprio controle. No h mais trabalho manual subordinado ao intelectual, apenas uma reviravolta na qual a vida somente existe para quem trabalhador intelectual. Aos demais, os efeitos de vestgios a serem superados ou filantropias circunstanciais e circunstanciadas. A participao contnua d sentido ao controle contnuo. Todos precisamos ser democrticos, uma democracia de antecipao por meio de sondagens. No se abdica do castigo ou da disciplina, mas agora se investe de outra maneira: o alvo a rede Estado para o corpo so, outro redimensionamento da biopoltica. Mas o Estado tambm no mais somente investimento sobre o territrio ou populao, principalmente, investimento no planeta, no espao celestial. A biopoltica da populao cede lugar, ento, a uma ecopoltica planetria. No h mais corpo no interior do corpo planeta, mas corpo planeta no espao sideral: fazer a vida para a ocupao do espao sideral. No h

Colquio Foucault/Deleuze-2000/Unicamp-So Paulo O que estamos fazendo de ns mesmos?

11

lugares como investimento produtivo, mas fluxos. No h mais o produtivo especialista disciplinar e disciplinado, mas o polivalente atuante, transparente. No mais corpomquina, corpo-espcie, mas corpo-planeta. Resistir no apenas redimensionar as sabotagens como insinuou Deleuze. Uma sabotagem na rede eletrnica parte do controle contnuo, ela apanhada produtivamente, acesso a saberes procedentes de fluxos que se misturam: h uma educao em rede, como na Internet, que estimula uma criao auto-didata que se separa dos controles das cincias humanas e cria conhecimento. Diante da tradio do saber aristocratizado da cultura ocidental, a rede democratiza saberes, mas por meio de protocolos e confianas, aristocratiza interfaces. No h mais mecnica ou eletricidade no comando e sim eletrnica que, do ponto de vista da materialidade, funciona tambm inibindo resistncias. Mas h tambm e como no deixar de constatar opresso e domnio que atualizam resistncias. A questo, ou as questes, que se colocam dizem respeito sem dvida aos agenciamentos, posto que o regime aristocrtico de protocolos e interfaces compartilhado produtiva e simultaneamente pelas redes de Estados em unio (de Unio Europia a Mercosul) como por pleiteadores de Estados-nao (de palestinos a minorias tnicas em geral), como por associaes libertrias. O acesso aos meios eletrnicos permanecem agenciados de maneira a perpetuar a misria. Neste sentido, atribuir Internet ou derivadas, um carter democrtico apenas sinalizar favoravelmente em relao perpetuao da misria de maneira anloga da proliferao dos direitos. De sorte que vivemos numa sociedade de controle que se afirma antes de tudo como sociedade de difuso de direitos e que encontrou no multiculturalismo sua forma mais atroz. Veio dar direitos a todos no momento em que o corpo deixou de ser parte conjugada da mquina energtica. O direito no mais acesso, mas condio para a continuidade dos sditos reinventores de soberanias desterritorializantes. So convocados pelos fluxos produtivos eletrnicos que no requerem mais o corpo inteiro, mas apenas inteligncia. O Estado no investe mais na formao corpo so. Agora ele necessita do corpo so j agenciado: sua inteligncia, participao contnua e defesa democrtica. Aos demais, parece no haver nada mais a fazer seno disponibiliz-los para filantropias de mltiplas ordens. O Estado, ento, existe como agenciador produtivo ao lado das empresas e organizaes no-governamentais para administrao de corpos desnecessrios, trazendo para o centro das controvrsias a tica da fraternidade.

Colquio Foucault/Deleuze-2000/Unicamp-So Paulo O que estamos fazendo de ns mesmos?

12

Tomando-se o tringulo perfeito da revoluo francesa que levou inicialmente ao confronto pelas liberdades, sua afirmao e contestao relativa emancipao humana em busca de igualdade e constatada a vitria capitalista para todos, se reconhecem os princpios de liberdade e igualdade e se passa a investir em fraternidade. As misrias assim o requerem para que a sociedade de controle com sua materialidade eletrnica e democrtica se afirme. Diante dos fluxos que apanham a todos e que criamos para todos participarem ainda estamos tomados por saberes providenciais. No estranho que se ajustem to bem razo e religio com conservadorismo, democracia miditica, transdisciplinaridades... Ainda se pensa em sociedade, a melhor sociedade, a melhor sociedade que seja capaz de preservar-se das armas biolgicas e qumicas que ela mesma criou para se proteger. preciso cada vez mais segurana e proteo contra os virus que atingem inteligncias produtivas de corpos e mquinas e que podem ser acionados de qualquer lugar, de qualquer Estado, a partir de qualquer organizao no-governamental, ou indivduos, de percias da inteligncia capazes de colocar em risco a espcie, mas jamais o planeta. Como resistir a fluxos? Por meio de contra-fluxos? Anarquizar quem sabe seja pensar sem pensamento (da razo verdadeira, soberana, ou das religies), como uma criana, este ser que se encontra no mundo da arte, da luta pelo objeto querido como um guerreiro que no visa a destruio, como sublinhou Max Stirner, como desejava Nietzsche, pensadores que pensaram a si prprios, livres de uma conscincia, como heterotopias, diferentes. Stirner no se iludia com a autonomia do sujeito soberano defendida por Proudhon. Jamais passara pelo seu pensamento que pudesse aparecer algo como conscincia superior externa como Lenin ao aperfeioar Marx. Se Proudhon e Marx estavam certos que a democracia seria a religio do rebanho no sculo XX, Nietzsche estava correto ao afirmar que o socialismo no alaria vo. E Stirner que somente a associao entre iguais diferentes, associaes inacabas, em fluxos, acabariam com a providncia divina e da razo. As associaes articuladas como mirades, exigem pessoas nicas, livres de direitos, subversivas em busca do objeto. No so pessoas autnomas mas componentes de uma subjetividade que afirma no mais todos ou muitos, mas justamente seus reversos, uns. Uma prtica de liberdade que no exige fidelidade mas lealdade, no ser fiel (religioso, confessional e trapaceiro) a si, ao povo, ou a estes pensadores que inventam povos, como Stirner, Nietzsche, Foucault ou Deleuze: amizade no como transcendncia, mas imanncia, coisa prpria de amigos, os melhores inimigos.

Colquio Foucault/Deleuze-2000/Unicamp-So Paulo O que estamos fazendo de ns mesmos?

13

Foucault, sutil e contundente, revirando o pensamento sobre si, como esttica da existncia e Deleuze, generoso com outros pensadores para si, inventando autorias, so fluxos para os anarquismos, por anarquiz-lo. Expressam por meio de suas reflexes pontos que tocam os anarquismos e merecem ser tocados por Stirner tanto quanto se deixaram atingir por Nietzsche. So para ns mesmos, para mim, pra voc, como os versos de Arnaldo Antunes: "o que no pode ser/ ser que no / o que / o qu?".

You might also like