You are on page 1of 37

O reino dos cus semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu.

. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. Mateus 13:44

O Curso

A Identidade Puritana O Puritano em Casa O Puritano na Sociedade O Puritano na Igreja


O Surgimento das Denominaes Consideraes Gerais Culto Puritano O Pastor A Pregao Evangelismo e Misses

A Espiritualidade Puritana Aprendendo com erros e acertos O Legado Puritano

Perguntas
Que grupos de puritanos povoaram a Nova Inglaterra? Por que os puritanos eram perseguidos, mas

Cambridge no? Por que os puritanos opunham-se s alianas de casamento?

O PURITANO NA IGREJA
CULTO PURITANO

Detalhes do Culto
Mulheres e Crianas Tempo de durao Expresses corporais Hinos s os batistas Preparao

Isaac Watts (16741748)

O PURITANO NA IGREJA
O PASTOR PURITANO

Pastores e Mestres
" todo verdadeiro ministro um duplo intrprete - o intrprete de Deus para as pessoas ao pregar para elas de Deus, e o intrprete das pessoas para Deus, expondo em aberto suas vontades, confessando seus pecados, rogando por perdo.

William Perkins (15581602)

o primeiro e principal dever de um pastor alimentar o rebanho pela pregao diligente da Palavra.
John Owen (1615-1691)

Mdicos da Alma

Centro de Aconselhamento

Preparem-se para a faca

Jim OBrien

PSICOLOGIA Anlise de como a alma funciona, de como a mente funciona.


John Rabbi Duncan (1796-1870)

Legado
Jovem, se voc quiser fazer o bem, ento dever pregar o Evangelho da graa gratuita de Deus em Cristo Jesus.
Richard Greenham (1531-1591)

Richard Sibbes (1577-1635)

Thomas Goodwin (1600-1680)

O PURITANO NA IGREJA
A PREGAO

Todos Queriam Ouvir


(sobre a popularidade das pregaes de Henry Smith) pessoas de boa qualidade traziam seus prprios bancos com elas, quero dizer suas pernas, para ficar em p nos corredores.
Henry Smith (1560-1591)

Thomas Fuller (1608-1661)

George Walker (1581-1651)

(descreve como as pessoas em seu distrito nativo) esto prontas e dispostas a correr muitas milhas para ouvir sermes quando no os tm em casa, e pem de lado toda a preocupao com o lucro, deixando seus labores e trabalhos em dias de semana para freqentar reunies pblicas para profecia e exposio da Palavra de Deus.

Primazia da Pregao
no h um sermo que sendo ouvido, no nos ponha mais perto do cu ou do inferno. no coisa pequena ficar em p diante de uma congregao e dirigir uma mensagem de salvao ou condenao, como sendo do Deus vivo, no nome do nosso Redentor. No coisa fcil falar to claro, que um ignorante nos possa entender; e to seriamente que os coraes mais desfalecidos nos possam sentir; e to convincentemente que crticos contraditrios possam ser silenciados.

John Preston (1587-1628)

Richard Baxter (1615-1691)

(Roger Clapp sobre John Cotton) Sr. Cotton prega com tal autoridade, demonstrao e vida, penso, que quando prega de um Profeta ou Apstolo eu no ouo a ele; ouo aquele mesmo Profeta e Apstolo; sim, ouo o Senhor Jesus Cristo falando em meu corao."

John Cotton (1585-1652)

Revoluo
Em 311 clrigos
171 no podia recitar os dez

mandamentos. 33 no sabiam onde encontr-los. 30 no sabiam dizer onde aparece o Pai Nosso na Bblia. 27 no sabiam quem era o autor. 10 no conseguiam recit-lo.

John Hooper (1500?-1555)

Preparao e Esforo
Harvard pavor de ter um clero iletrado. Formao universitria de primeira linha. PROFETIZAR ou PROFETIZAES

Preparao e Esforo
Que haja, se possvel todo domingo, dois sermes, e que aqueles que os pregam sempre empenhem-se por se manterem dentro de uma hora, especialmente nos dias de semana. (louvou John Cotton porque) seus sermes cheiravam a lamparina. Enquanto alguns homens so a favor de pregar apenas extempore, e sem estudo, Paulo convida Timteo a meditar e estudar, e entregar sua mente completamente a estas coisas.

William Cartwright (1611-1643)

Thomas Goodwin (1600-1680)

Cotton Mather (1663-1728)

Pregao Expositiva
Os ministros impem-se sobre seus ouvintes e divagam quando propem um certo texto no incio como o comeo do sermo e depois falam muitas coisas a respeito, ou simplesmente por ocasio do texto, mas em geral no extraem nada do texto em si." Para os Puritanos, o sermo no depende apenas da Escritura; ele existe literalmente dentro da Palavra de Deus; o texto no est no sermo, mas o sermo est no texto... Posto sumariamente, ouvir um sermo estar na Bblia.

William Ames (15761633)

Millar MacLure (1917-1991)

Estrutura Tpica do Sermo


William Perkins The Art of Prophesying
1. Ler o texto precisamente das Escrituras cannicas. 2. Dar o sentido e a compreenso do que lido, pela

prpria Escritura. 3. Reunir alguns pontos proveitosos de doutrina a partir do sentido natural. 4. Aplicar as doutrinas corretamente colhidas vida e maneiras dos homens num discurso simples e claro.

A Importncia da Aplicao
Pecam... os que se atm descoberta e explicao da verdade, negligenciando o uso e a prtica em que consistem a religio e a santidade. Tais pregadores edificam a conscincia em pouco ou em absolutamente nada." o receber da Palavra consiste em duas partes: ateno da mente e inteno da vontade.
William Ames (15761633) Edmund Calamy (16001666)

Os praticantes da Palavra so os melhores ouvintes."

William Ames (15761633)

Thomas Manton (16201677)

(sobre o sermo) deve-se com-lo; e no apenas com-lo, mas tambm mastig-lo bem, e digeri-lo... Um sermo bem , digerido, sobre o qual se meditou bem, melhor do que vinte sermes sem meditao."

O Papel dos Bancos


aquilo que o Puritano ouvia em pblico ele repetia em particular, para exercitar a si mesmo e sua famlia.
John Geree (1601-1649)

(sobre Theophilus Eaton) Ele reunia toda sua famlia no domingo tardinha e, de maneira amvel conferia com eles sobre as coisas com que se haviam entretido na casa de Deus, encerrando tudo com uma orao pela bno de Deus sobre todos eles.

Theophilus Eaton (1590-1658)

Objetivo Mximo: Vida Santa


Como o homem no est to propenso a viver de acordo com a verdade que conhece, exceto quando ela de fato o comove profundamente; assim sua alma tambm no goza da doura da verdade, exceto quando a especulao de fato passar afeio. O entendimento no a alma toda e, portanto, no pode fazer todo o trabalho... O entendimento deve assimilar verdades, e prepar-las para a vontade, e deve receb-las e recomend-las s afeies;... as afeies so como o fundo da alma. Os Puritanos pensavam que o futuro da igreja repousava num clero distinguido... por um novo fervor, um equipamento intelectual superior, um poder de comunicar... O principal propsito do novo clrigo era comunicar zelo aos leigos, tornando-os capazes de unirem-se para selecionar seus prprios ministros, examinar suas prprias vidas espirituais, dirigir oraes em famlia, ler livros santos e tomar parte na administrao eclesistica.

Richard Baxter (1615-1691)

A.G. Dickens (1910-2001)

O PURITANO NA IGREJA
EVANGELISMO E MISSES

Todos, em todo lugar para a Glria de Deus


Quando ele chegou no havia quase nenhum cristo. Quando ele saiu no havia nenhum mpio
sobre Baxter em Kidderminster

Richard Baxter (1615-1691)

Evangelismo Puritano X Moderno

Moderno: Separao do evangelismo da vida regular da igreja. Reunies especiais so necessrias. Essas reunies so diferentes do culto regular a Deus. O alvo conseguir das pessoas um ato de f imediato, que seja visvel (vir a frente, levantar-se ou levantar a mo, preencher um carto). Dizem que isso importante para forar a pessoa a tomar uma deciso concreta. Depois disso essas pessoas so trazidas igreja como convertidas.

Evangelismo Moderno

Charles Grandison Finney (1792-1875) B.B. Warfield (1851-1921)

atravs de prticas semelhantes a estas que o sistema de Pelgio se expressa naturalmente quando torna-se agressivamente evangelstico.

Evangelismo Puritano
CAPTULO 10 A CHAMADA EFICAZ 1. Aqueles a quem Deus predestinou para a vida, Ele se agrada em chamar eficazmente, no tempo aceitvel e por Ele mesmo determinado; por meio de sua Palavra e de seu Esprito; do estado natural de pecado e morte, para a graa e a salvao por Jesus Cristo. Isso Deus faz iluminando-lhes a mente de maneira espiritual e salvadora, para que compreendam as coisas de Deus; tirando-lhes o corao de pedra e dando-lhes um corao de carne; renovando-lhes a vontade e, pela sua onipotncia, predispondo-os para o bem e trazendo-os irresistivelmente para Jesus Cristo. No entanto, eles vm a Cristo espontnea e livremente, porque a graa de Deus lhes dispe o corao para isso. Os ministros batem porta dos coraes dos homens, o Esprito chega com uma chave e abre a porta."

Thomas Watson (1620-1686)

Evangelismo Puritano
Sermo sobre Atos 16.9 "Uma viso de misericrdia gratuita e imutvel, ao enviar os meios da graa a pecadores que nada merecem"
Antes de tudo, ele estabelece o princpio:

"Todos os eventos e resultados, especialmente envolvidos na propagao do evangelho e na igreja de Cristo so, em sua maior variedade, regulamentados pelo propsito e conselho eternos de Deus.
Em seguida, ele ilustrou. O evangelho enviado a alguns, mas a outros no.

" proibido que se pregue o evangelho na sia ou na Bitnia. E, por sua providncia, o Senhor continua restringindo o evangelho em muitas regies do mundo, enquanto o envia a outras naes... como em meu texto, a Macednia; e a Inglaterra...
Owen pergunta:

Por que essa discriminao? Por que somente alguns ouvem o evangelho? E quando o evangelho ouvido, por que vemos vrios resultados: enquanto alguns continuam impenitentes, outros se achegam, com sinceridade, a Jesus Cristo?.. Tambm na obra eficaz da graa, visando a converso e a salvao... de onde pensais que ela deriva sua regra e determinao... que ela tenha beneficiado a Joo, e no a Judas, a Simo Pedro, e no a Simo, o mago? De onde, seno desse conselho divino discriminador, desde a eternidade?.. O propsito eletivo de Deus a regra por meio da qual dispensada a graa salvadora."

Evangelismo Puritano
Convico de Pecado Converses podem ser tremendamente variadas Preparacionismo puritano
Quando um evangelista toma sobre si a tarefa de tentar colher o fruto antes deste estar maduro, geralmente isto resulta em uma falsa converso e em um corao endurecido. As tcnicas de "converses rpidas", no evangelismo, sempre tendem a produzir esses resultados; e seu efeito, a longo prazo, a esterilidade. No foi em vo que um dos locais onde Finney trabalhou, no incio de sua carreira, foi apelidado de "distrito rido". O finneyismo, que procura quebrar o solo no-cultivado, resulta em endurecimento do solo, uma situao em que a taxa de respostas favorvel ao evangelho diminui, ao invs de aumentar. De forma geral, o evangelismo moderno s consegue colher frutos onde o evangelismo Puritano primeiramente semeou.

J. I. Packer (1926-)

Influncia - Evangelismo

Misses
Cap 1 RICHARD SIBBES: O

fundamento teolgico da misso Cap 2 RICHARD BAXTER: O desenvolvimento da Idia da Misso Cap 3 JOHN ELIOT: O estabelecimento da misso Cap 4 COTTON MATER & JONATHAN EDWARDS: O progresso da misso

John Eliot Apstolo aos ndios


Estudou no Jesus College em

Cambridge. Foi assistente de Thomas Hooker Em 1631 Amrica Pastor da congregao em Roxbury

John Eliot (1604-1690)

Os Praying Indians
Pregou por mais de 20 anos para

os ndios Traduziu a Bblia para o Algonquian Gramtica, escolas Primeiro convertido: Waban 1646 - "Ato para a Propagao do Evangelho entre os ndios 1649 Corporao para a Promoo e Propagao do Evangelho de Jesus Cristo na Nova Inglaterra 14 cidades de Praying Indians com escolas e toda a infra-estrutura Doao terreno 300.000 m2

Frase - Misses
No tolo, aquele que d o que no pode conservar, para ganhar o que no pode perder. No tolo, aquele que abre mo do que no pode conservar, quando tem certeza que ser recompensado com o que no pode perder.

Jim Elliot (1927-1956)

Philip Henry (1631-1696)

Influncia - Misses
William Carey (1761-1834)

Henry Martin (1781-1812) David Brainerd (1718-1747)

Adoniram Judson (1788-1850)

Jonathan Edwards (1703-1758)

Jim Elliot (1927-1956)

Como, porm, invocaro aquele em quem no creram? E como crero naquele de quem nada ouviram? E como ouviro, se no h quem pregue? E como pregaro, se no forem enviados? Como est escrito: Quo formosos so os ps dos que anunciam coisas boas! Romanos 10:14-15

You might also like