You are on page 1of 82

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof.

. Marco Aurelio AULA N 3 Neste nosso encontro veremos do artigo 29 ao 82 do CTN, divididos nas seguintes matrias: 1) Impostos sobre o patrimnio e a renda ITR, IPTU, ITCD, ITBI e o IR; 2) Impostos sobre a produo e a circulao IPI e o ICMS; 3) Imposto sobre operaes de crdito, cmbio e seguro e sobre operaes relativas a ttulos e valores mobilirios IOF; ISS; 4) 5) 6) Imposto sobre servio de qualquer natureza Taxas; e Contribuio de Melhoria.

CAPTULO III IMPOSTOS SOBRE O PATRIMNIO E A RENDA SEO I - ITR IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL

Art. 29. O imposto, de competncia da Unio, sobre a propriedade territorial rural tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de imvel por natureza, como definido na lei civil, localizado fora da zona urbana do Municpio.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Este imposto sobre o patrimnio, de competncia da Unio deve ser norteado de modo que no permita a propriedade improdutiva, por isso ele extrafiscal e progressivo. Ele tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse do imvel, localizado fora da rea urbana do municpio. As definies das palavras que constam deste artigo esto no Cdigo Civil, mas em resumo temos que: A propriedade ou domnio a capacidade da pessoa usar, gozar e dispor de seus bens e de reav-los, caso injustamente lhe for retirado. A posse no pode ser irregular, ela tem que atender ao fato de que o possuidor tem pleno exerccio de algum dos poderes do proprietrio. O domnio til o caso de uma pessoa que no proprietria, mas por um ato jurdico perfeito, de acordo com o proprietrio, passa a ter os poderes deste como de usar, gozar e dispor dos bens daquela propriedade.

Art. 30. A base do clculo do imposto o valor fundirio.

Valor fundirio, esta palavra difcil de simples explicao. somente o valor da terra nua, sem levar em conta as construes erguidas em sua rea. engraado! Fala-se em imvel, como no artigo abaixo, mas este no entra no clculo do imposto.

Art. 31. Contribuinte do imposto o proprietrio do imvel, o titular de seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio

Vimos acima essas definies que constam deste artigo. Agora ficou fcil de memorizar, no mesmo? O ITR o caso em que a Unio tem a competncia tributria, porm, por meio de convnio, pode delegar a capacidade tributria de fiscalizar e arrecadar o produto desta tributao.

A Lei 9.393, de 19 de dezembro de 1996 dispe sobre o ITR. Abaixo seguem alguns artigos que j foram cobrados em concursos da ESAF. Art. 1 O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR, de apurao anual, tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de imvel por natureza, localizado fora da zona urbana do municpio, em 1 de janeiro de cada ano. 1 O ITR incide inclusive sobre o imvel declarado de interesse social para fins de reforma agrria, enquanto no transferida a propriedade, exceto se houver imisso prvia na posse. 2 Para os efeitos desta Lei, considera-se imvel rural a rea contnua, formada de uma ou mais parcelas de terras, localizada na zona rural do municpio. 3 O imvel que pertencer a mais de um municpio dever ser enquadrado no municpio onde fique a sede do imvel e, se esta no existir, ser enquadrado no municpio onde se localize a maior parte do imvel. Imunidade Art. 2 Nos termos do art. 153, 4, in fine, da Constituio, o imposto no incide sobre pequenas glebas rurais, quando as explore, s ou com sua famlia, o proprietrio que no possua outro imvel. Pargrafo nico. Para os efeitos deste artigo, pequenas glebas rurais so os imveis com rea igual ou inferior a :
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio I - 100 ha, se localizado em municpio compreendido na Amaznia Ocidental ou no Pantanal mato-grossense e sul-matogrossense; II - 50 ha, se localizado em municpio compreendido no Polgono das Secas ou na Amaznia Oriental; III - 30 ha, se localizado em qualquer outro municpio. Art. 3 So isentos do imposto: I - o imvel rural compreendido em programa oficial de reforma agrria, caracterizado pelas autoridades competentes como assentamento, que, cumulativamente, atenda aos seguintes requisitos: a) seja explorado por associao ou cooperativa de produo; b) a frao ideal por famlia assentada no ultrapasse os limites estabelecidos no artigo anterior; c) o assentado no possua outro imvel. II - o conjunto de imveis rurais de um mesmo proprietrio, cuja rea total observe os limites fixados no pargrafo nico do artigo anterior, desde que, cumulativamente, o proprietrio: a) o explore s ou com sua famlia, admitida ajuda eventual de terceiros; b) no possua imvel urbano. Seo III Do Contribuinte e do Responsvel Contribuinte Art. 4 Contribuinte do ITR o proprietrio de imvel rural, o titular de seu domnio til ou o seu possuidor a qualquer ttulo. Pargrafo nico. O domiclio tributrio do contribuinte o municpio de localizao do imvel, vedada a eleio de qualquer outro. Responsvel
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Art. 5 responsvel pelo crdito tributrio o sucessor, a qualquer ttulo, nos termos dos arts. 128 a 133 da Lei n 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Sistema Tributrio Nacional). Art. 8 O contribuinte do ITR entregar, obrigatoriamente, em cada ano, o Documento de Informao e Apurao do ITR - DIAT, correspondente a cada imvel, observadas data e condies fixadas pela Secretaria da Receita Federal.

SEO II IMPOSTO SOBRE A TERRITORIAL URBANA - IPTU PROPRIEDADE PREDIAL E

Art. 32. O imposto, de competncia dos Municpios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de bem imvel por natureza ou por acesso fsica, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Municpio.

O IPTU difere do ITR, pois este no leva em considerao as construes, porm aquele calculado em funo da rea construda. O nome do imposto serve apenas como uma abreviao, pois o domnio til e a posse tambm so condies para gerar esta obrigao tributria.

1 Para os efeitos deste imposto (IPTU), entende-se como zona urbana a definida em lei municipal, observado o requisito mnimo da existncia de melhoramentos indicados em pelo menos dois dos incisos seguintes, construdos ou mantidos pelo Poder Pblico: I meio-fio ou calamento, com canalizao de guas pluviais;

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio II abastecimento de gua; III sistema de esgotos sanitrios; IV rede de iluminao pblica, com ou sem posteamento para distribuio domiciliar; V escola primria ou posto de sade a uma distncia mxima de 3 (trs) quilmetros do imvel considerado.

Por excluso sabemos se uma propriedade rural ou urbana. Se apresentar pelo menos dois tipos de melhoramentos dos listados acima, ele ser urbano, caso contrrio ser rural.

2 A lei municipal pode considerar urbanas as reas urbanizveis, ou de expanso urbana, constantes de loteamentos aprovados pelos rgos competentes, destinados habitao, indstria ou ao comrcio, mesmo que localizados fora das zonas definidas nos termos do pargrafo anterior.

Mesmo se no houver o preenchimento de pelo menos dois requisitos descritos acima, a rea pode ser considerada urbana pelo poder pblico. Toda rea que tiver lotes aprovados para residncias, comrcios e/ou atividade industrial urbanizvel. Temos aqui dois modos de definir se um imvel urbano. Primeiro, se ele atender a pelo menos dois requisitos deste artigo e, segundo, se sua rea destinada a uma atividade econmica ou comercial.

Jurisprudncia do STJ
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Para complementar nosso raciocnio, trazemos uma deciso do STJ sobre o tema. Repare que o STF destacou que a rea urbanizvel foi assim considerada por lei municipal, ou seja, no basta o Fisco considerar a rea urbanizvel para haver cobrana do IPTU. A atividade do Fisco vinculada lei: IPTU STIO DE RECREIO EXPANSO URBANA 1. Incide a cobrana do IPTU sobre "stio de recreio" considerado por lei municipal como situado em rea de expanso urbana. 2. Interpretao do art. 32, 2 c/c o art. 14, do DL 57/66, e o art. 29, da Lei 5.172, de 15.10.1966. 3. H, tambm, incidncia de IPTU sobre "stio de recreio" situado em zona de expanso urbana, mesmo que a rea no esteja dotada de qualquer dos melhoramentos elencados no art. 32, 1, do CTN. (STJ REsp 181.105 SP 1 T. Rel. Min. Jos Delgado DJU 03.11.1998)

A emenda Constitucional acrescentou ao artigo 156, que trata da competncia municipal para instituir o IPTU, 1, os incisos I e II. Esses incisos estabelecem que o IPTU pode ser progressivo em razo do valor do imvel e ter alquotas diferentes de acordo com a localizao e o uso do imvel. A Smula 668 do STF, por sua vez, estabelece que: inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da emenda constitucional 29/2000, alquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da funo social da propriedade urbana. Data de Aprovao Sesso Plenria de 24/09/2003. A ressalva decorrente do que estava descrito no 1 do art. 156 da CF: O IPTU poder ser progressivo, nos termos de lei municipal, de forma a assegurar o cumprimento da funo social da propriedade.

EIS A QUESTO! 1) (PFN/2005 ESAF) Acerca do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU correto afirmar que: a) o posseiro no pode ser considerado contribuinte. b) suas alquotas podem ser progressivas apenas em funo do grau de utilizao do imvel. c) a base de clculo o valor real do imvel.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio d) o STF entendeu inconstitucional lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional 29/2000, alquotas progressivas, salvo se destinadas a assegurar o cumprimento da funo social da propriedade urbana. e) lei municipal no pode, para efeito da cobrana do tributo, considerar urbanas reas com urbanizao ainda incompleta. Soluo: A letra a est errada. O posseiro pode ser contribuinte do IPTU. Base legal: CTN Art. 34. Contribuinte do imposto o proprietrio do imvel, o titular de seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo. A letra b est errada. O IPTU pode ser progressivo no tempo ou em razo do valor do imvel. Base legal: CF art. 156, inc. I c/c art. 156, 1, inc. I sem prejuzo da progressividade no tempo..., o IPTU poder ser progressivo em razo do valor do imvel; A letra c est errada. A base de clculo o valor venal do imvel, ou seja, o valor de venda. Base legal: CTN art. 33. A base do clculo do imposto o valor venal do imvel. A letra d est certa. Smula 668 do STF: inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da emenda constitucional 29/2000, alquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da funo social da propriedade urbana. A letra e est errada. Base legal: CTN art. 32 2 A lei municipal pode considerar urbanas as reas urbanizveis, ou de expanso urbana, constantes de loteamentos aprovados pelos rgos competentes, destinados habitao, indstria ou ao comrcio, mesmo que localizados fora das zonas definidas nos termos do pargrafo anterior. A resposta certa a letra d.

2) (AFRFB/2009/ESAF) Analise os itens a seguir, classicando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F). Em seguida, escolha a opo adequada s suas respostas:
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio I. de acordo com a Constituio Federal, o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza ser informado pela generalidade, universalidade e progressividade, na forma da lei. Pode-se armar que o critrio da progressividade decorre dos princpios da igualdade e da capacidade contributiva, na medida em que contribuintes com maiores rendimentos sejam tributados de modo mais gravoso do que aqueles com menores rendimentos; II. a Constituio estabelece expressamente que o imposto sobre a renda ser progressivo, enquanto o imposto sobre a propriedade imobiliria poder ser progressivo; III. a Constituio traa uma dupla progressividade para o IPTU, quais sejam, progressividade em razo do imvel e em razo do tempo; IV. o princpio da capacidade contributiva no possui signicado muito importante para o IPTU, visto que este tributo se caracteriza por ser um imposto real, sem relao com as caractersticas pessoais do sujeito passivo. a) Esto corretos somente os itens I e III. b) Esto corretos somente os itens I, II e IV. c) Esto corretos somente os itens I e II. d) Esto corretos somente os itens II e IV. e) Todos os itens esto corretos. Soluo: Esta questo trata da diferena entre o IR e o IPTU. O item I est correto. Base legal: CF Art. 153, III, 2 - O imposto previsto no inciso III(IR): I - ser informado pelos critrios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei. O item II est correto. O IR ser progressivo conforme base legal do item I acima. O IPTU poder ser progressivo. Base legal: CF 1 Sem prejuzo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, 4, inciso II, o imposto previsto no inciso I poder: I ser progressivo em razo do valor do imvel. O item III est correto. Vimos na base legal do item II que a progressividade do IPTU pode ser em funo do tempo ou em razo do valor do imvel.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio O item IV est correto. Como ele baseado no valor do imvel no est relacionado diretamente com as condies scio-econmicas do proprietrio. A resposta certa a letra e.

3) (Fiscal Belford Roxo/RJ-2001-ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) O imposto de competncia dos Municpios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a transferncia da propriedade, do domnio til ou da posse de bem imvel por natureza ou por acesso fsica, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Municpio. b) O imposto de competncia dos Municpios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de bem imvel por natureza ou por acesso fsica, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Municpio. c) O imposto de competncia dos Municpios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a compra e venda de bem imvel, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Municpio. d) O imposto, de competncia dos Municpios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador o registro junto Prefeitura, de bem imvel, localizado na zona urbana do Municpio. Soluo: Esta questo literalmente o caput do art. 32. Refere-se ao fato gerador do IPTU. Base legal: CTN art. 32 A resposta certa a letra b.

Art. 33. A base do clculo do imposto (IPTU) o valor venal do imvel.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

10

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Definio simples de valor venal: o preo total de venda. As prefeituras tm um cadastro de valores de venda dos imveis para compor sua base de clculo. Por vezes estes valores esto defasados, para alegria da garotada, sempre para baixo.

CURIOSIDADE Aqui h uma estratgia que deveria servir para os outros tributos, quero dizer que seria melhor diminuir o valor do tributo para aumentar a base de arrecadao. uma teoria, logicamente no minha. Chama-se Curva de Lafer. Os tributos podem aumentar at um certo ponto, a partir deste ponto crtico, a probabilidade de sonegao cresce exponencialmente. A dificuldade para administrao tributria est em saber qual seria este ponto. Isto matria de economia...

EIS A QUESTO! 4) (Fiscal Belford Roxo-RJ/2001/ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. A base do clculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana : a) o valor comercial do imvel; b) o valor venal do imvel; c) o valor de compra do imvel; d) o valor de registro do imvel. Soluo: Esta questo literalmente o caput do art. 33. Refere-se base de clculo do IPTU. Base legal: CTN art. 33 A resposta certa a letra b.

Pargrafo nico. Na determinao da base de clculo (do IPTU), no se considera o valor dos bens mveis mantidos, em carter permanente ou temporrio, no imvel, para efeito de sua utilizao, explorao, aformoseamento ou comodidade.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

11

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio

Os bens mveis no entram na base de clculo do IPTU.

Art. 34. Contribuinte do imposto o proprietrio do imvel, o titular do seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo.

O STJ, em julgamentos sobre a responsabilidade tributria, entendeu que o promitente comprador legitimado para figurar no plo passivo conjuntamente com o proprietrio, qual seja, aquele que tem a propriedade registrada no Registro de Imveis, em demandas relativas cobrana do IPTU. E, assim, cabe, ao legislador municipal, eleger o sujeito passivo do tributo, contemplando qualquer das situaes previstas no CTN. Com isso a Corte editou a Smula 399, definindo que: CABE LEGISLAO MUNICIPAL ESTABELECER O SUJEITO PASSIVO DO IPTU.

EIS A QUESTO! 5) (Fiscal Belford Roxo-RJ/2001/ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. Quanto ao imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana: a) contribuinte do imposto o proprietrio do imvel, o titular do seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo; b) contribuinte do imposto o comprador do imvel, ou o seu possuidor a qualquer ttulo; c) contribuinte do imposto o vendedor do imvel; d) contribuinte do imposto o locatrio do imvel, o titular do seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo. Soluo:
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

12

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Esta questo literalmente o caput do art. 34. Refere-se ao contribuinte do IPTU. Base legal: CTN art. 33 A resposta certa a letra a. 6) (FGV/Fiscal/Angra dos Reis/2010) A empresa Tecnomecnica Ltda. pretende obter, em 2006, Certido Negativa de Dbito (IPTU) cuja emisso foi obstada em razo da existncia de crdito tributrio relativo a esse tributo, exerccios 2004 e 2005, relativo ao lote, de 220 m2, localizado no Delta-AA, que foi cedido impetrante, para fins de construir sua sede comercial com incentivos fiscais do Pr-AA, por meio de Contrato de Concesso de Direito Real de Uso com opo de compra, em que h clusula registrando que a empresa arcaria com todos os dbitos que recassem sobre o terreno, inclusive tributrios, desde a assinatura do contrato, que ocorreu em janeiro de 2003. Sabe-se que tal contrato foi suspenso por fora de liminar, em sede de Ao Civil Pblica, em que o pactuado se discute. Tal fato ocorreu antes que a Tecnomecnica Ltda. tomasse posse da rea. Dessa forma, (A) a Fazenda tem razo em exigir o pagamento do tributo, por ser incontestvel que houve a assuno do dbito pela Tecnomecnica Ltda. (B) a Fazenda tem razo, em funo de ser o IPTU um imposto de natureza real e haver uma concesso do bem para a Tecnomecnica Ltda. (C) o contribuinte tem que pagar o imposto e depois repetir o indbito, provando que jamais teve a posse do terreno. (D) o contribuinte tem direito lquido e certo a no pagar o imposto, por estar provado, pela concesso da liminar, que no teve a posse do terreno. (E) o contribuinte tem que pagar, uma vez que teve a posse ficta do imvel, desde a data da celebrao do contrato de concesso de uso. Soluo: O contribuinte do IPTU est definido no CTN, art. 34. Base legal: CTN Art. 34. Contribuinte do imposto o proprietrio do imvel, o titular do seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo. A resposta certa a letra d.

SEO III
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

13

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSO DE BENS IMVEIS E DE DIREITOS A ELES RELATIVOS ITCD e ITBI

At agora, falvamos exatamente a cada artigo, porm isso no ser possvel do art. 35 ao 42, em virtude de tratar de dois impostos diferentes, lgico que eles guardam alguma similaridade, porm vamos falar de cada um separadamente e pontuar se for o caso em cada artigo. Ok?

ITBI VIVOS IMPOSTO DE TRANSMISSO DE BENS IMVEIS INTER-

imposto reservado competncia dos municpios, incidindo sobre a transmisso de bens imveis quando esta se der atravs de compra e venda. Na permuta tambm h incidncia deste imposto, pois os dois imveis envolvidos na troca possuem um preo de venda. Vimos aqui o fato gerador que a transmisso de um bem imvel e a base de clculo que o valor venal, ou seja, o valor de venda. Mesmo que haja um ajuste entre os contratantes, o municpio tem uma base do valor dos imveis de sua circunscrio, portanto j esperado o valor do ITBI em uma transao, se o contribuinte pagar abaixo do valor esperado o municpio ir cobrar-lhe a diferena com juros e multa. O contribuinte deste imposto qualquer pessoa fsica ou jurdica que faa parte da operao tributada.

CURIOSIDADE - Tributrio tambm cultura... CIRCUNSCRIO a abrangncia geogrfica na qual uma determinada pessoa de direito pblico tem poder. JURISDIO diz respeito a abrangncia do poder judicirio.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

14

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Esta diferena nem sempre seguida pela administrao pblica. Muitas vezes a administrao pblica chama de jurisdio sua rea de atuao.

ITCD IMPOSTO SOBRE TRANSMISSO POR DOAO OU CAUSA MORTIS um imposto cujo fato gerador a transferncia de propriedade de forma no-onerosa. O ITCD Imposto sobre transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens ou direitos a eles relativos, de competncia dos estados tem como fato gerador a transferncia a ttulo de doao ou por herana, ou seja, sem pagamento de qualquer valor pela transferncia. Apesar de no haver pagamento pela transferncia de propriedade, este imposto tem como fato gerador o valor de venda do imvel ou da coisa mvel (venal). Compete ao estado da localizao do bem imvel, a instituio do imposto. Mesmo que o doador e o donatrio morem fora do pas, haver cobrana do ITCD no estado onde se localiza o bem imvel. No caso de transmisso causa mortis herana competente o estado em que o inventrio ou arrolamento da pessoa falecida tiver sido ajuizado. Se o caso se passar no exterior, ainda no h uma soluo pacfica, ou seja, no h lei regulamentando este caso.

Art. 35. O imposto, de competncia dos Estados, sobre a transmisso de bens imveis e de direitos a eles relativos tem como fato gerador: I a transmisso, a qualquer ttulo, da propriedade ou do domnio til de bens imveis, por natureza ou por acesso fsica, como definidos na lei civil;

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

15

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio O Cdigo Civil, no artigo 43, define o que so imveis por natureza e o que so imveis por acesso fsica. Por natureza o solo com a sua superfcie, os seus acessrios e adjacncias naturais, compreendendo as rvores e os frutos pendentes, o espao areo e o subsolo. Por acesso fsica tudo quanto o homem incorporar permanentemente ao solo, como a semente lanada terra, os edifcios e construes, de modo que se no possa retirar sem destruio, modificao, fratura ou dano.

Art. 35 O ITCD tem como fato gerador: ... II a transmisso, a qualquer ttulo, de direitos reais sobre imveis, exceto os direitos reais de garantia;

So direitos reais, segundo o Cdigo Civil, alm da propriedade: A enfiteuse, servides, usufruto, uso, habitao, rendas expressamente constitudas sobre imveis, penhor, anticrese e a hipoteca. Os direitos reais de garantia so o penhor, a anticrese e a garantia.

Art. 35 O ITCD tem como fato gerador: ... III a cesso de direitos relativos s transmisses referidas nos incisos I e II.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

16

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Pargrafo nico. Nas transmisses causa mortis, ocorrem tantos fatos geradores distintos quantos sejam os herdeiros ou legatrios.

No caso do ITCD, todos os herdeiros sero tributados de acordo com o valor da herana, deixada pelo de cujus para cada um. Haver uma cobrana para cada herdeiro ou legatrio. A Constituio Federal de 1988 atribuiu competncia aos estados e Distrito Federal em relao ao ITCD (imposto sobre a transmisso causa mortis ou doao), enquanto os municpios ficariam com a competncia em relao ao ITBI (imposto sobre a transmisso de bens inter-vivos).

Smula do STF: O STF em julgamentos relativos cobrana de ITCD, decidiu, com base no artigo 35 do CTN, que o fato gerador a transmisso do domnio dos bens do de cujus aos herdeiros, com a abertura da sucesso. O imposto incide sobre os bens transmitidos na abertura da sucesso, ainda que o de cujus, em vida, tenha prometido vender a terceiros, se o preo no foi integralmente pago. Com isso, a Corte editou a seguinte smula: CALCULA-SE O IMPOSTO DE TRANSMISSO "CAUSA MORTIS" SOBRE O SALDO CREDOR DA PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE IMVEL, NO MOMENTO DA ABERTURA DA SUCESSO DO PROMITENTE VENDEDOR. Fonte de Publicao: DJ de 3/1/1977

Art. 36. Ressalvado o disposto no artigo seguinte, o imposto no incide sobre a transmisso dos bens ou direitos referidos no artigo anterior: I quando efetuada para sua incorporao ao patrimnio de pessoa jurdica em pagamento de capital nela subscrito;

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

17

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio II quando decorrente da incorporao ou da fuso de uma pessoa jurdica por outra ou com outra. Pargrafo nico. O imposto no incide sobre a transmisso aos mesmos alienantes, dos bens e direitos adquiridos na forma do inciso I deste artigo, em decorrncia da sua desincorporao do patrimnio da pessoa jurdica a que foram conferidos.

Realmente, este um caso de no-incidncia, por ser estabelecido por lei. Ocorre quando h operaes de aumento de capital social. No h incidncia sobre a incorporao, fuso ou ciso de pessoa jurdica.

Art. 37. O disposto no artigo anterior no se aplica quando a pessoa jurdica adquirente tenha como atividade preponderante a venda ou locao de propriedade imobiliria ou a cesso de direitos relativos sua aquisio.

Aqui, temos uma exceo da no-incidncia descrita acima, no artigo 36. Est claro que nas hipteses deste artigo, as pessoas que tm como atividade preponderante o comrcio desses bens ou direitos e/ ou sua locao devem ser tributadas.

1 Considera-se caracterizada a atividade preponderante referida neste artigo quando mais de 50% (cinqenta por cento) da receita operacional da pessoa jurdica adquirente, nos 2 (dois) anos anteriores e nos 2 (dois) anos subseqentes aquisio, decorrer de transaes mencionadas neste artigo.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

18

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio

Receita operacional a entrada de receita que tem origem nas atividades da pessoa jurdica, descritas no contrato social ou estatuto da pessoa jurdica.

2 Se a pessoa jurdica adquirente iniciar suas atividades aps a aquisio, ou menos de 2 (dois) anos antes dela, apurar-se- a preponderncia referida no pargrafo anterior, levando em conta os 3 (trs) primeiros anos seguintes data da aquisio. 3 Verificada a preponderncia referida neste artigo, tornar-se- devido o imposto, nos termos da lei vigente data da aquisio, sobre o valor do bem ou direito nessa data. 4 O disposto neste artigo no se aplica transmisso de bens ou direitos, quando realizada em conjunto com a da totalidade do patrimnio da pessoa jurdica alienante.

Art. 38. A base de clculo do imposto o valor venal dos bens ou direitos transmitidos.

Como falamos, venal o valor de venda.

Art. 39. A alquota do imposto no exceder os limites fixados em resoluo do Senado Federal, que distinguir, para efeito de aplicao de alquota mais baixa, as transmisses que atendam poltica nacional de habitao.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

19

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio O ITCD teve sua alquota mxima fixada em 8% (oito por cento) pelo Senado Federal. Art. 1 da Resoluo 9 , de 5-5-1992, do Senado Federal).

Art. 40. O montante do imposto dedutvel do devido Unio, a ttulo do imposto de que trata o artigo 43, sobre o provento decorrente da mesma transmisso.

Este artigo est comprometido em funo de legislaes posteriores. Era uma deduo possvel de ser feita no imposto de renda. Hoje ns temos o ganho de capital que informado no imposto de renda, resultante da diferena entre o valor de compra e o valor de venda do imvel. H excees, mas no est no extenso escopo de nosso estudo.

Art. 41. O imposto compete ao Estado da situao do imvel transmitido, ou sobre que versarem os direitos cedidos, mesmo que a mutao patrimonial decorra de sucesso aberta no estrangeiro.

Art. 42. Contribuinte do imposto qualquer das partes na operao tributada, como dispuser a lei.

Este artigo define os contribuintes para o ITCD e ITBI. Vamos analisar a jurisprudncia do STF e do STJ em relao ao ITCD.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

20

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Com base em julgamento de embargos a recurso extraordinrio, o STF decidiu que o ITCD, cujo fato gerador a transmisso do domnio ou posse de bens imveis ao herdeiros, o clculo para seu recolhimento deve ter por base a alquota vigente ao tempo da abertura da sucesso e o valor dos bens no mesma poca. Editou, com isso, a Smula 112: O IMPOSTO DE TRANSMISSO "CAUSA MORTIS" DEVIDO PELA ALQUOTA VIGENTE AO TEMPO DA ABERTURA DA SUCESSO.

Com base em deciso de recurso extraordinrio, o STF definiu que o ITCD calculado pelo valor dos bens no tempo do recolhimento desse tributo, pois a herana somente se torna perfeita e acabada com o pagamento dos tributos e o fim do inventrio. Editou a Smula 113: O IMPOSTO DE TRANSMISSO "CAUSA MORTIS" CALCULADO SOBRE O VALOR DOS BENS NA DATA DA AVALIAO.

Com base em discusso sobre a demora na concluso de inventrio e devido recolhimento do ITCD, o STF decidiu que esse imposto devido apenas aps a liquidao e julgamento do clculo. A Suprema Corte entende que cabe ao Fisco estadual promover o clculo para o pagamento do tributo. Editou com esse entendimento a Smula 114: O IMPOSTO DE TRANSMISSO "CAUSA MORTIS" NO EXIGVEL ANTES DA HOMOLOGAO DO CLCULO.

O STF pacificou que o ITCD deve ser calculado excluindo-se os honorrios advocatcios do inventrio ou dos herdeiros e editou a Smula 115: SOBRE OS HONORRIOS DO ADVOGADO CONTRATADO PELO INVENTARIANTE, COM A HOMOLOGAO DO JUIZ, NO INCIDE O IMPOSTO DE TRANSMISSO "CAUSA MORTIS".

Com base em julgamento de agravo de instrumento o STF editou a Smula 331, na qual define que, em virtude de desaparecimento e presuno de morte com a consequente abertura de inventrio e a partilha de bens, cabe a cobrana do ITCD: LEGTIMA
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

21

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio A INCIDNCIA DO IMPOSTO DE TRANSMISSO "CAUSA MORTIS" NO INVENTRIO POR MORTE PRESUMIDA.

SEO IV IMPOSTO SOBRE A RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA IR

O imposto de renda dividido em: imposto de renda pessoa fsica - IRPF e o imposto de renda pessoa jurdica - IRPJ. O imposto de renda deve ser progressivo, geral e universal. O critrio da progressividade diz que o imposto deve respeitar a capacidade contributiva dos contribuintes, ou seja, quanto mais a pessoa ganha, maior a contribuio. Abaixo temos uma tabela de alquotas do imposto de renda pessoa fsica, deixando claro que esse imposto talvez seja o que mais se aproxime de uma justia fiscal. Tabela Progressiva para o clculo mensal do Imposto de Renda de Pessoa Fsica para o exerccio de 2010, ano-calendrio de 2009. Base de clculo mensal em R$ At 1.434,59 De 1.434,60 at 2.150,00 De 2.150,01 at 2.866,70 De 2.866,71 at 3.582,00 Acima de 3.582,00 Alquota Parcela a deduzir do imposto % em R$ 7,5 15,0 22,5 27,5 107,59 268,84 483,84 662,94

O critrio da generalidade busca alcanar todas as pessoas passveis de contribuio, independente de qualquer outro.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

22

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio No imposto de renda, a justia tributria constante, porm no conjunto de tributos, suportados pela populao, sentimos que isso no ocorre. Quero dizer, com isso, que uma pessoa de classe social baixa vai pagar o mesmo imposto embutido no preo do feijo que uma pessoa de classe alta. Alis, essa a parte perversa dos impostos que repercutem.

Aps essa breve viagem, vamos retornar ao estudo do imposto de renda...

Universalidade busca alcanar a tributao de todos os rendimentos do contribuinte, mesmo que este tente colocar outro ttulo para os rendimentos auferidos. Lembre-se sempre que o nome no importa, o que importa o fato gerador para qualificar o tributo.

Art. 43. O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica: I de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos; II de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior.

Vamos refletir! A quem, na verdade, o legislador quis atingir ao criar o imposto de renda? H uma discusso permanente, tanto no judicirio como entre os doutrinadores, do que seja renda. Aqui, vamos expressar um ponto de vista, mas para a prova o que vale o que est escrito na legislao. Apenas fazemos isso para
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

23

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio ajudar nos estudos, pois como falamos: quando uma pessoa entende de um assunto, fica mais fcil de memorizar a matria, concorda? Temos que renda o produto do capital, aqui expressos pelos juros e lucros, ou seja, o resultado de aplicaes ou vendas. tambm o produto do trabalho, que corresponde ao auferimento de renda por meio de salrios, honorrios, comisses. E por fim, a combinao de ambos, quando uma pessoa aufere renda com investimento de trabalhando em um mesmo local, por exemplo. Vamos dizer que voc, antes lgico, de passar para Auditor Fiscal, esteja trabalhando em uma empresa de capital aberto e resolva, com seu polpudo salrio, investir nesta empresa. Voc ir auferir renda das duas maneiras acima, vai ganhar seu suado salrio e retirar o lucro pelo investimento feito. Proventos de qualquer natureza so os demais acrscimos patrimoniais no abrangidos pela definio de renda, ou seja, os acrscimos patrimoniais produzidos por meio de prmios, recebimento de aluguel, etc. Desta forma, o fato gerador, que vai atingir o total dos rendimentos recebidos por uma pessoa, a obteno de riqueza nova, acrscimo de patrimnio. Os tribunais tm um entendimento firmado de que renda no se confunde com valores recebidos a ttulo de indenizao. Por exemplo, os oficiais de justia recebem indenizao de locomoo que est fora do alcance do imposto. Este um caso de noincidncia. Vamos enfrentar outra questo! Se o imposto incide sobre a renda recebida, o que ocorre se no houver esse recebimento imediato, como no caso de venda a prazo? Este um caso de regime de caixa e regime de competncia. Est expresso no final do caput do artigo ora analisado: ...aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica.

REGIME DE CAIXA X REGIME DE COMPETNCIA

O regime de caixa ocorre no efetivo recebimento financeiro, a tributao ocorre no momento da entrada efetiva do dinheiro. o caso
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

24

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio das pessoas fsicas que so tributadas pelo regime de caixa. Se uma pessoa recebeu um aluguel hoje, ento, para a Receita Federal, conta hoje o incio do prazo para o pagamento do imposto devido, em funo do recebimento. No caso de um trabalhador que em determinado ano recebeu rendimentos tributveis, todo o dia 1 de cada ms, ele ter que apresentar a declarao de ajuste anual. Contar o ano-base de janeiro a dezembro, mas, na verdade, o clculo do imposto em relao ao salrio dos meses de dezembro de um ano a novembro do ano seguinte e a declarao anual de ajuste ser entregue, no exerccio posterior, nos meses de maro e abril. O regime de competncia aplicado a algumas pessoas jurdicas que vendem a prazo. Elas vo contabilizar as receitas no momento da transao, porm o dinheiro s entrar no caixa da empresa depois. Nesse caso, o auferimento de renda ocorre no momento do ato jurdico, ou seja, no momento da venda. Veja que o conceito de renda nem sempre corresponde a recebimento pecunirio ou disponibilidade econmica (regime de caixa). O fato da aquisio de disponibilidade jurdica (regime de competncia), j suficiente para conceituar renda. o caso acima da venda a prazo. Outro exemplo de regime de caixa o que ocorre com o imposto de renda da pessoa fsica. Se voc comeou a trabalhar em janeiro de 2009 at abril de 2010 com recebimento mensal, geralmente o pagamento efetuado a partir do primeiro dia til do ms subsequente quele trabalhado. Nesse caso, ao declarar no exerccio de 2010, voc deve oferecer tributao os salrios referentes aos meses de janeiro a novembro, pois o salrio referente a dezembro voc receber em janeiro do ano seguinte.

EIS A QUESTO! 7) (AFRF.TA.3.2005.03/ESAF) Para os efeitos do imposto de renda, o ___________ percebido na alienao de bens imveis considera-se ___________. J a importncia paga a ttulo de aluguel, remetida, creditada, empregada ou entregue ao contribuinte, produzido por bens imveis denominada _________. Um(a) _________, na linguagem tributria, o valor percebido independentemente de ser produzido pelo capital ou o trabalho do contribuinte.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

25

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio a) rendimento....rendimento de capital........ganho imobilirio....sinecura b) provento.......rendimento imobilirio.......provento predial....provento c)rendimento....rendimento de capital.......ganho imobilirio....prebenda d) ganho....ganho de capital.......rendimento de capital.... sinecura e) ganho ....ganho de capital......rendimento de capital.... provento. Soluo: Base legal: CTN art. 43 Ganho de capital ganho percebido na alienao de bens imveis. Rendimento de capital - importncia paga a ttulo de aluguel de bens imveis Provento - valor percebido independentemente de ser produzido pelo capital ou o trabalho do contribuinte. Acrscimo patrimonial no compreendido no conceito de renda Renda - produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos. A resposta certa a letra e.

Art. 43. (Imposto de Renda) 1 A incidncia do imposto independe da denominao da receita ou do rendimento, da localizao, condio jurdica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepo. (AC) (Pargrafo acrescentado pela Lei Complementar n 104, de 10.01.2001)

Dentro do critrio da generalidade e da universalidade, a Lei Complementar 104/2001 determinou que todas as pessoas esto inseridas no rol de contribuintes do imposto de renda.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

26

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Como exemplo hipottico, podemos dizer que uma pessoa que vai ao exterior e, por um acaso, ganhe l, em uma ao judicial, determinado montante, este deve ser oferecido tributao na declarao de ajuste anual.

Art. 43. (Imposto de Renda) 2 Na hiptese de receita ou de rendimento oriundos do exterior, a lei estabelecer as condies e o momento em que se dar sua disponibilidade, para fins de incidncia do imposto referido neste artigo.

A lei determinar o momento do fato gerador para rendas auferidas no exterior.

EIS A QUESTO! 8) (Fiscal Belford Roxo/RJ-2001-ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a declarao da disponibilidade econmica ou jurdica: I de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos; II de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior. b) O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica: I de bens, adquiridos atravs do trabalho remunerado; II de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior. c) O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica: I renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos; II de proventos de qualquer
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

27

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior. d) O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a declarao da disponibilidade econmica ou jurdica: I de bens, adquiridos atravs do trabalho remunerado; II de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior. Soluo: Esta questo literalmente o caput do art. 43. Refere-se ao fato gerador do IR. Base legal: CTN art. 43 A resposta certa a letra c.

Art. 44. A base de clculo do imposto o montante, real, arbitrado ou presumido, da renda ou dos proventos tributveis.

Este um dispositivo relativo s pessoas jurdicas. Existem trs modos de apurar o lucro no caso da tributao de pessoa jurdica: lucro real, lucro presumido e lucro arbitrado. Por dentro da Receita Federal... A empresa deve apurar o lucro obtido como resultado de suas vendas ou de seus servios prestados. O lucro real calculado obtendo-se primeiramente o lucro lquido contbil, somando a esse, algumas receitas previstas na legislao e deduzindo outras despesas, imunidades, iseno, etc. Esta apurao obrigatria para algumas empresas de grande porte. O lucro presumido leva em conta apenas as receitas, sem as dedues verificadas no lucro real. A partir desta receita bruta, a legislao fixa um percentual, diferente para cada tipo de empresa, que
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

28

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio pode ser tributada pelo lucro presumido. O percentual aplicado a essa receita e temos a base de clculo do imposto de renda pessoa jurdica. Mas quem pode optar pela tributao com base no lucro presumido? As pessoas jurdicas que no forem obrigadas ao lucro real. O lucro arbitrado geralmente feito em uma fiscalizao. Quando o fiscal no consegue descobrir o valor devido, caso seja uma empresa obrigada a ser tributada pelo lucro real. Apesar do nome, o fiscal no arbitra a seu bel prazer. H uma frmula parecida com a do lucro presumido, acrescido de um percentual.

Art. 45. Contribuinte do imposto o titular da disponibilidade a que se refere o artigo 43, sem prejuzo de atribuir a lei essa condio ao possuidor, a qualquer ttulo, dos bens produtores de renda ou dos proventos tributveis.

O contribuinte do imposto de renda a pessoa que a dona dos rendimentos tributveis. A lei pode atribuir, condio de contribuinte, a quem diz que no o dono, para tentar burlar o fisco e nesse caso possvel a tributao do mesmo jeito, ou seja, o contribuinte no tem como fugir do Leo...

Pargrafo nico. A lei pode atribuir fonte pagadora da renda ou dos proventos tributveis a condio de responsvel pelo imposto cuja reteno e recolhimento lhe caibam.

No caso do imposto de renda pessoa fsica que recebe rendimentos de pessoa jurdica, esta tem a responsabilidade de reter um percentual todo o ms em que haja o pagamento. A pessoa fsica recebe somente rendimentos lquidos. No exerccio seguinte, porm, ele
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

29

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio ter que fazer a declarao de ajuste anual e deduzir os rendimentos retidos na fonte. responsabilidade da pessoa jurdica, o repasse do montante retido Receita Federal. EIS A QUESTO! 9) (FGV/Fiscal/RJ/2009) O Imposto de Renda, conforme previso constitucional (artigo 153, 2), dever ser norteado pelos critrios da generalidade, universalidade e progressividade. Com fundamento nos aludidos critrios, analise as seguintes afirmativas: I. A tributao, pelo Imposto de Renda, da pessoa fsica e jurdica residente no Brasil poder recair sobre fatos econmicos concretizados no exterior. II. Os no-residentes (pessoas fsicas ou jurdicas) no Brasil so tributados pelo Imposto de Renda em bases universais (renda global). III. A tributao de fatos econmicos originados em outro pas somente ser juridicamente vivel se houver acordo de bitributao (Tratado Internacional Bilateral em Matria de Imposto de Renda), pois seria ilegal a incidncia de um tributo brasileiro sobre fato ocorrido em territrio estrangeiro, sob pena de violao de soberania deste pas. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. Soluo: A afirmativa I est correta. O Princpio da Universalidade (com fundamento no critrio da generalidade) vlido para as pessoas fsicas e jurdicas com residncia no Brasil, fundamenta a tributao, pelo Imposto de Renda, de fatos econmicos representativos de acrscimo patrimonial, ainda que tenham ocorrido no exterior. Base legal: CF art. 153 2 - O imposto previsto no inciso III (Imposto de Renda): I ser informado pelos critrios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei. A afirmativa II est incorreta. As pessoas fsicas e jurdicas que no tenham residncia no Brasil (no-residentes) so tributadas com

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

30

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio base no Princpio da Territorialidade, ou seja, apenas sobre a renda gerada dentro do territrio brasileiro. A afirmativa III est incorreta. A aplicao do Princpio da Universalidade independe da existncia de acordo de bitributao, pois no h violao da soberania de outro pas, pelo mero fato de se emprestar efeitos extraterritoriais lei tributria brasileira para faz-la incidir sobre fatos que se deram no estrangeiro. No se admite, contudo, atos concretos de cobrana, constritivos, no territrio de outro pas, sob pena, a sim, de violao de soberania. A resposta certa a letra a.

CAPTULO IV IMPOSTOS SOBRE A PRODUO E A CIRCULAO SEO I IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS - IPI Art. 46. O imposto, de competncia da Unio, sobre produtos industrializados tem como fato gerador: I o seu desembarao aduaneiro, quando de procedncia estrangeira; II a sua sada dos estabelecimentos a que se refere o pargrafo nico do artigo 51; III a sua arrematao, abandonado e levado a leilo. quando apreendido ou

So trs os momentos de ocorrncia do fato gerador do IPI. O primeiro momento quando h importao de produtos industrializados. O segundo a sada de bens do estabelecimento do sujeito passivo. O terceiro momento o caso de arrematao de produtos que foram apreendidos pela Receita Federal e foram a leilo.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

31

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio

Pargrafo nico. Para os efeitos deste imposto, considera-se industrializado o produto que tenha sido submetido a qualquer operao que lhe modifique a natureza ou a finalidade, ou o aperfeioe para o consumo.

Neste pargrafo, o legislador deixou claro que ao produto recebido pela indstria deve ser agregado um valor, no basta, por exemplo, uma manipulao ou a quebra de um minrio, pois nesses casos no houve uma modificao da natureza ou de sua finalidade. Se uma indstria qumica receber um minrio, no pode vender este mesmo minrio fragmentado dizendo que foi industrializado.

EIS A QUESTO! 10) (AFRF.TA.3.2005.05/ESAF) O campo de incidncia do Imposto sobre Produtos Industrializados abrange: a) todos os produtos relacionados na TIPI. b) todos os produtos relacionados na TIPI, com alquota, mesmo os com alquota zero. c) todos os produtos, exceto aqueles a que corresponde a notao Zero. d) todos os produtos com alquota. e) todos os produtos, mesmo os com alquota zero ou com a notao NT, ainda que no relacionados na TIPI. Soluo: Os produtos sujeitos incidncia do IPI esto relacionados em uma tabela, chamada TIPI. Base legal: Lei 4502/64 A resposta certa a letra b.

Art. 47. A base de clculo do imposto :


Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

32

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio I no caso do inciso I do artigo anterior, o preo normal, como definido no inciso II do artigo 20, acrescido do montante: a) do Imposto sobre a Importao; b) das taxas exigidas para entrada do produto no Pas; c) dos encargos cambiais efetivamente pagos pelo importador ou dele exigveis;

No caso do produto importado, a base de clculo o valor que serviu de base para o imposto de importao, acrescido do prprio II e mais as taxas alfandegrias e cambiais.

Art. 47. A base de clculo do imposto : ... II no caso do inciso II do artigo anterior: a) o valor da operao de que decorrer a sada da mercadoria; b) na falta do valor a que se refere a alnea anterior, o preo corrente da mercadoria, ou sua similar, no mercado atacadista da praa do remetente;

A base de clculo do IPI, neste caso, o valor da nota de sada da mercadoria do estabelecimento industrial ou a ele equiparado.

Art. 47. A base de clculo do imposto :


Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

33

...

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio

III no caso do inciso III do artigo anterior, o preo da arrematao.

A base de clculo do IPI, relativo mercadoria arrematada em um leilo, o valor pago pelo arrematador da mercadoria.

EIS A QUESTO! 11) (AFRF/2003 ESAF) Avalie o acerto das afirmaes adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta. ( ) Os encargos cambiais pagos pelo importador ou dele exigveis no se incluem na base de clculo do imposto sobre produtos industrializados, no caso de importao de produto de procedncia estrangeira. ( ) A base de clculo do imposto sobre produtos industrializados, em se tratando de produto de procedncia estrangeira apreendido ou abandonado e levado a leilo, o preo da arrematao,acrescido do valor dos demais tributos exigveis na importao regular do produto. ( ) O imposto de importao no integra a base de clculo do imposto sobre produtos industrializados, no caso de importao de produto de procedncia estrangeira. a) V, V, F b) V, F, V c) V, V, V d) F, V, F e) F, F, F Soluo: A primeira afirmao falsa. Base legal: CTN Art. 46. O imposto, de competncia da Unio, sobre produtos industrializados tem como fato gerador: I - o seu desembarao aduaneiro, quando de
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

34

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio procedncia estrangeira. Combinado com o art. 47. A base de clculo do imposto : I - no caso do inciso I do artigo anterior, o preo normal, como definido no inciso II do artigo 20, acrescido do montante: a) do imposto sobre a importao; b) das taxas exigidas para entrada do produto no Pas; c) dos encargos cambiais efetivamente pagos pelo importador ou dele exigveis; A segunda afirmao falsa. A base de clculo somente o preo da arrematao em leilo pblico. Base legal: CTN Art. 46. O imposto, de competncia da Unio, sobre produtos industrializados tem como fato gerador: III - a sua arrematao, quando apreendido ou abandonado e levado a leilo. Art. 47. A base de clculo do imposto (IPI) : III - no caso do inciso III do artigo anterior, o preo da arrematao. A terceira afirmao falsa. Base legal: CTN Art. 47. A base de clculo do imposto : I - no caso do inciso I do artigo anterior, o preo normal, como definido no inciso II do artigo 20, acrescido do montante: a) do imposto sobre a importao. A resposta certa a letra e.

Art. 48. O imposto essencialidade dos produtos.

seletivo

em

funo

da

A seletividade do IPI significa que, quanto mais essencial para a populao for o produto, menor ser a alquota do IPI incidente. Se o produto destinado s necessidades essenciais da populao, como alimentao, vesturio, tratamento de sade, educao, ele deve ser gravado com uma alquota menor. Este artigo mostra o aspecto de
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

35

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio extrafiscalidade deste tributo. Para artigos de luxo, as alquotas devem ser bem maiores. Este artigo do CTN de ordem programtica, que depende do bom senso do legislador, que determinar as alquotas dos produtos, em funo de sua essencialidade.

Art. 49. O imposto no-cumulativo, dispondo a lei de forma que o montante devido resulte da diferena a maior, em determinado perodo, entre o imposto referente aos produtos sados do estabelecimento e o pago relativamente aos produtos nele entrados. Pargrafo nico. O saldo verificado, em determinado perodo, em favor do contribuinte, transfere-se para o perodo ou perodos seguintes.

Para evitar a tributao em cascata, o CTN dispe que deve ser deduzido o valor do IPI pago na entrada do produto no estabelecimento industrial, somente incidindo IPI no valor agregado ao produto. Digamos que uma empresa vai construir um rob, porm necessita de diversas peas para constru-lo. Esta empresa pagar IPI das peas que adquirir, porm na sada do produto, excluir o valor pago. De forma que o IPI s incida sobre o acrscimo do valor, introduzido pela nova operao. Em um caso prtico, se a empresa A vende um produto para a empresa B por R$ 1.000,00, com alquota do IPI de 10%. Esta, por sua vez, faz alteraes no produto, agregando um valor e o vende por R$ 1.300,00, o IPI devido ser de R$ 30,00. A explicao que, no valor de venda, estava embutido o valor do IPI de R$100,00, portanto diminuindo o valor pago na entrada de R$ 100,00, teremos o valor devido de R$ 30,00.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

36

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio EMPRESA A EMPRESA B VALOR DO PRODUTO VALOR PAGO DO IPI 1.000,00 100, 1.300,00 30,00

EIS A QUESTO! 12) (Auditor Natal/2001 ESAF) Indique, nas opes abaixo, o imposto que dever, obrigatoriamente, ter as caractersticas de seletividade, em funo da essencialidade e de no-cumulatividade. a) Imposto sobre a renda e proventos. b) Imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao. c) Imposto sobre a propriedade de veculos automotores. d) Imposto sobre produtos industrializados. e) Imposto sobre transmisso causa mortis e doao. Soluo: O Imposto sobre produtos industrializados deve ser seletivo, conforme reza o artigo 48 do CTN e deve ser no-cumulativo de acordo com o artigo 49 acima. A alternativa correta, portanto, a letra d. _________________________________________________ Art. 50. Os produtos sujeitos ao imposto, quando remetidos de um para outro Estado, ou do ou para o Distrito Federal, sero acompanhados de nota fiscal de modelo especial, emitida em sries prprias e contendo, alm dos elementos necessrios ao controle fiscal, os dados indispensveis
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

37

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio elaborao da estatstica do comrcio por cabotagem e demais vias internas.

um artigo para controle fiscal e estatstico.

Art. 51. Contribuinte do imposto : I o importador ou quem a lei a ele equiparar; II o industrial ou quem a lei a ele equiparar; III o comerciante de produtos sujeitos ao imposto, que os fornea aos contribuintes definidos no inciso anterior; IV o arrematante de abandonados, levados a leilo. produtos apreendidos ou

Pargrafo nico. Para os efeitos deste imposto, considera-se contribuinte autnomo qualquer estabelecimento de importador, industrial, comerciante ou arrematante.

SEO II IMPOSTO ESTADUAL SOBRE OPERAES RELATIVAS CIRCULAO DE MERCADORIAS

ICMS O imposto, de competncia dos estados, tem como fato gerador a circulao de mercadorias e a prestao de servios de transporte interestadual e intermunicipal e servios de comunicao.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

38

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio A base de clculo do imposto o valor das mercadorias e a prestao de servios de transporte interestadual e intermunicipal e servios de comunicao. Caso a operao, com uma mercadoria, sirva como fato gerador para o ICMS e o IPI, no entrar na base de clculo do ICMS o valor do IPI. Isso serve mais para as indstrias que compram produtos semi-acabados ou peas para sua industrializao. Um produto se for vendido para o consumidor final ter a base de clculo do ICMS acrescido do IPI, porm este mesmo produto vendido para uma empresa que vai comercializar ou industrializar o produto no ter o valor do IPI na base de clculo do ICMS. O contribuinte deste imposto qualquer estabelecimento comercial, industrial ou produtor, regularmente constitudo ou no, que pratique operaes sujeitas ao imposto ou o prestador de servios de transporte interestadual ou intermunicipal de transportes e servios de comunicao.

Os artigos de 52 a 62 foram revogados pelo Decreto-Lei n 406, de 31.12.1968.

SEO IV IMPOSTO SOBRE OPERAES DE CRDITO, CMBIO E SEGURO, E SOBRE OPERAES RELATIVAS A TTULOS E VALORES MOBILIRIOS IOF

Este imposto extrafiscal, pois serve de instrumento para a poltica de crdito e cambial. No precisa atender aos requisitos dos princpios da legalidade, anterioridade tributria e anterioridade nonagesimal.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

39

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Operaes de crdito so aquelas relativas a emprstimos. Cmbio a troca de moeda e outros ativos. Seguro operao para proteo contra determinados acontecimentos, que chamamos de sinistro. Temos o seguro de automveis, de vida, etc. Prmio o valor pago ao segurado quando ocorre um sinistro, por exemplo, perda total de um automvel.

Art. 63. O imposto, de competncia da Unio, sobre operaes de crdito, cmbio e seguro, e sobre operaes relativas a ttulos e valores mobilirios tem como fato gerador: I quanto s operaes de crdito, a sua efetivao pela entrega total ou parcial do montante ou do valor que constitua o objeto da obrigao, ou sua colocao disposio do interessado; II quanto s operaes de cmbio, a sua efetivao pela entrega de moeda nacional ou estrangeira, ou de documento que a represente, ou sua colocao disposio do interessado, em montante equivalente moeda estrangeira ou nacional entregue ou posta disposio por este; III quanto s operaes de seguro, a sua efetivao pela emisso da aplice ou do documento equivalente, ou recebimento do prmio, na forma da lei aplicvel; IV quanto s operaes relativas a ttulos e valores mobilirios, a emisso, transmisso, pagamento ou resgate destes, na forma da lei aplicvel. Pargrafo nico. A incidncia definida no inciso I exclui a definida no inciso IV, e reciprocamente, quanto emisso, ao pagamento ou resgate do ttulo representativo de uma mesma operao de crdito. Art. 64. A base de clculo do imposto : I quanto s operaes de crdito, o montante da obrigao, compreendendo o principal e os juros;

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

40

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio II quanto s operaes de cmbio, o respectivo montante em moeda nacional, recebido, entregue ou posto disposio; prmio; III quanto s operaes de seguro, o montante do

IV quanto s operaes relativas a ttulos e valores mobilirios: a) na emisso, o valor nominal mais o gio, se houver; b) na transmisso, o preo ou o valor nominal ou o valor da cotao em Bolsa, como determinar a lei; c) no pagamento ou resgate, o preo. Art. 65. O Poder Executivo pode, nas condies e nos limites estabelecidos em lei, alterar as alquotas ou as bases de clculo do imposto, a fim de ajust-lo aos objetivos da poltica monetria. Art. 66. Contribuinte do imposto qualquer das partes na operao tributada, como dispuser a lei. Art. 67. A receita lquida do imposto destina-se formao de reservas monetrias, na forma da lei.

EIS A QUESTO! 13) (AFRF/2009/ESAF) Analise os itens a seguir, classicando-os como verdadeiros (V) ou falsos(F). Em seguida, escolha a opo adequada s suas respostas: I. as operaes de cmbio constituem fato gerador do IOF imposto sobre operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios; II. o cmbio traz um comrcio de dinheiro, no qual este se torne mercadoria e, como tal, tem custo e preo;
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

41

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio III. operaes de cmbio so negcios jurdicos de compra e venda de moeda estrangeira ou nacional, ou, ainda, os negcios jurdicos consistentes na entrega de uma determinada moeda a algum em contrapartida de outra moeda recebida. a) Somente o item I est correto. b) Esto corretos somente os itens I e II. c) Esto corretos somente os itens I e III. d) Todos os itens esto corretos. e) Todos os itens esto errados. Soluo: Todos os itens esto corretos. O cmbio a troca de moeda de pases diferentes. Trata-se de comrcio em que est envolvida moeda nacional e estrangeira. Base legal: CTN art. 63 O IOF tem como fato gerador: II - quanto s operaes de cmbio, a sua efetivao pela entrega de moeda nacional ou estrangeira, ou de documento que a represente, ou sua colocao disposio do interessado em montante equivalente moeda estrangeira ou nacional entregue ou posta disposio por este; A resposta certa a letra d.

SEO V IMPOSTO COMUNICAES SOBRE SERVIOS DE TRANSPORTES E

Art. 68. O imposto, de competncia da Unio, sobre servios de transportes e comunicaes tem como fato gerador: I a prestao do servio de transporte, por qualquer via, de pessoas, bens, mercadorias ou valores, salvo quando o trajeto se contenha inteiramente no territrio de um mesmo Municpio; II a prestao do servio de comunicaes, assim se entendendo a transmisso e o recebimento, por qualquer processo, de mensagens escritas, faladas ou visuais, salvo quando os pontos de transmisso e de recebimento se situem no
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

42

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio territrio de um mesmo Municpio e a mensagem em curso no possa ser captada fora desse territrio. Art. 69. A base de clculo do imposto o preo do servio. servio. Art. 70. Contribuinte do imposto o prestador do

Este imposto no existe atualmente no sistema tributrio nacional.

SEO VI ISS IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA

Imposto de competncia dos municpios. O fato gerador deste imposto a prestao de servios listados na Lei Complementar 116/2003. Na lista no pode constar servio que j seja tributado pelo ICMS.

Os artigos 71 a 73 foram revogados pelo Decreto-Lei n 406, de 31.12.1968.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

43

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio CAPTULO V IMPOSTOS ESPECIAIS SEO I IMPOSTO SOBRE OPERAES RELATIVAS COMBUSTVEIS, LUBRIFICANTES, ENERGIA ELTRICA MINERAIS DO PAS A E

Art. 74. O imposto, de competncia da Unio, sobre operaes relativas a combustveis, lubrificantes, energia eltrica e minerais do Pas tem como fato gerador: I a produo, como definida no artigo 46 e seu pargrafo nico; II a importao, como definida no artigo 19; III a circulao, como definida no artigo 52; IV a distribuio, assim entendida a colocao do produto no estabelecimento consumidor ou em local de venda ao pblico; pblico. V o consumo, assim entendida a venda do produto ao

1 Para os efeitos deste imposto, a energia eltrica considera-se produto industrializado. 2 O imposto incide, uma s vez, sobre uma das operaes previstas em cada inciso deste artigo, como dispuser a lei, e exclui quaisquer outros tributos, sejam quais forem sua natureza ou competncia, incidentes sobre aquelas operaes. Art. 75. relativamente: A lei observar o disposto neste Ttulo

I ao Imposto sobre Produtos Industrializados, quando a incidncia seja sobre a produo ou sobre o consumo; II ao Imposto sobre a Importao, quando a incidncia seja sobre essa operao;
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

44

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio III ao Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias, quando a incidncia seja sobre a distribuio.

1988.

Este imposto no foi recepcionado pela constituio federal de

SEO II IMPOSTOS EXTRAORDINRIOS Art. 76. Na iminncia ou no caso de guerra externa, a Unio pode instituir, temporariamente, impostos extraordinrios compreendidos ou no entre os referidos nesta Lei, suprimidos, gradativamente, no prazo mximo de 5 (cinco) anos, contados da celebrao da paz.

Estes impostos extraordinrios, de competncia privativa da Unio, no necessitam obedecer aos princpios da legalidade, anterioridade anual e a mitigada. Falaremos mais sobre esse assunto quando estudarmos o sistema tributrio nacional na constituio.

EIS A QUESTO! 14) (Fiscal de Tributos/Belford Roxo/RJ/2001/ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) Na iminncia ou no caso de guerra externa, a Unio pode instituir, temporariamente, impostos extraordinrios compreendidos ou no entre os referidos nesta Lei, suprimido gradativamente, no prazo mximo de cinco anos, contados da celebrao da paz.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

45

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio b) Na iminncia ou no caso de guerra externa, a Unio pode instituir, temporariamente, impostos extraordinrios compreendidos ou no entre os referidos nesta Lei, suprimidos, gradativamente, no prazo mximo de trs anos, contados da celebrao da paz. c) Na iminncia ou no caso de guerra externa, a Unio pode instituir, temporariamente, impostos extraordinrios compreendidos ou no entre os referidos nesta Lei, suprimido, gradativamente, no prazo mximo de dez anos, contados da celebrao da paz. d) Na iminncia ou no caso de guerra externa, a Unio pode instituir, temporariamente, impostos extraordinrios compreendidos ou no entre os referidos nesta Lei, suprimidos, gradativamente, no prazo mximo de sete anos, contados da celebrao da paz. Soluo: Para resolver esta questo basta um pouco de ateno. Mais uma questo literal do artigo 76 do CTN. A resposta certa a letra a.

CTN TTULO IV TAXAS Art. 77. As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. Pargrafo nico. A taxa no pode ter base de clculo ou fato gerador idnticos aos que correspondam a imposto, nem ser calculada em funo do capital das empresas. (Redao dada pelo Ato Complementar n 34, de 30.1.1967)

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

46

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio CONSTITUIO FEDERAL Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: ..... II - taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio;

Este o 2 mosqueteiro de nossa histria, os outros so os impostos e contribuio de melhoria. As taxas so tributos vinculados, ou seja, somente podero ser cobrados mediante uma contraprestao do poder pblico. Mas quais seriam estas contraprestaes? o exerccio regular do Poder de Polcia pela autoridade competente e em funo de servios pblicos postos a disposio da populao que podem utiliz-los ou no. Estas contraprestaes so tambm os fatos geradores das taxas Portanto temos dois tipos de taxas. Todos os entes da federao podem instituir taxas, necessrio, porm, que os servios sejam prestados ou postos a disposio de maneira que, se o contribuinte quiser, a qualquer momento, poder us-los adequadamente. Quando o artigo coloca que a utilizao pode ser efetiva ou potencial, significa que no caso da utilizao efetiva, o contribuinte usa o servio e a utilizao potencial o contribuinte no utiliza concretamente o servio, mas ele est disposio. Usar ou no uma deciso do contribuinte, porm mesmo se no usar os servios postos a disposio, o poder pblico poder cobrar a taxa. As taxas no podem ter fato gerador e nem base de clculo idnticos aos dos impostos, porm podem ser utilizados alguns parmetros comuns. Por diversas vezes, algum ente da federao tenta criar taxa com esse vcio proibido, tanto pela Constituio, quanto pelo
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

47

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio CTN, porm o judicirio no tem permitido tal afronta legislao tributria. No inciso II do artigo 145 da Constituio fica claro, t bom...no est to claro...mas o ente federativo que prestar o servio que poder instituir e cobrar a taxa. No possvel criar taxa sem oferecer o servio que serviu de fato gerador para cobrana, porm possvel criar um servio sem cobrar taxa. importante que o servio seja especfico e indivisvel. E a vem outra pergunta, o que seria especfico e indivisvel? Bem veremos isso no artigo 79. Essa foi fcil de responder... Vejamos, agora, algumas smulas a respeito de taxas. Aps reiterados julgados, o STJ editou a Smula 80: A TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS NO SE INCLUI NA BASE DE CLCULO DO ICM. A base, para as decises, que o ICM-importao calculado tendo como base as despesas aduaneiras, porm taxa no despesa, pois do contrrio, estar-se-ia alterando a natureza jurdica deste tributo. O STJ entende que a TMP no sobrepreo porturio, mas taxa. Por isso no h como consider-la como despesa aduaneira, para fins de incluso na base de clculo do ICM.

Sobre essa mesma TMP, o STJ editou a Smula 124, entendendo que ela teria a natureza jurdica de taxa. A base de clculo da Taxa de Melhoramento dos Portos divergia da do imposto de importao: A TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS TEM BASE DE CLCULO DIVERSA DO IMPOSTO DE IMPORTAO, SENDO LEGTIMA A SUA COBRANA SOBRE A IMPORTAO DE MERCADORIAS DE PASES SIGNATRIOS DO GATT, DA ALALC OU ALADI.

O STF com o entendimento que o servio contra fogo interessava a todos os moradores de uma cidade. Que o servio estaria disposio de toda a comunidade. Que no foi utilizada base de clculo
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

48

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio de nenhum imposto e o servio era especfico e divisvel, julgou por diversas vezes a taxa de bombeiros como constitucional e editou a Smula 549: A TAXA DE BOMBEIROS DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONSTITUCIONAL, REVOGADA A SMULA 274.

Tendo como precedente o julgamento em que entendeu como inconstitucional a lei municipal de Porto Alegre, o STF editou a Smula 551: INCONSTITUCIONAL A TAXA DE URBANIZAO DA LEI 2320, DE 20/12/1961, INSTITUDA PELO MUNICPIO DE PORTO ALEGRE, PORQUE SEU FATO GERADOR O MESMO DA TRANSMISSO IMOBILIRIA. O STF entendeu que o municpio utilizou a mesma base clculo, sendo a taxa, o prprio imposto de transmisso majorado em 50%.

Por afronta ao artigo 77 do CTN, que estipula que a taxa no pode ter base de clculo ou fato gerador idnticos aos que correspondam a imposto, o STF editou a Smula 595: INCONSTITUCIONAL A TAXA MUNICIPAL DE CONSERVAO DE ESTRADAS DE RODAGEM CUJA BASE DE CLCULO SEJA IDNTICA DO IMPOSTO TERRITORIAL RURAL. Em um dos julgados, que serviu de base para esta smula, foi verificado que a taxa seria cobrada do proprietrio rural, tendo como base de clculo, o hectare de rea do imvel favorecido. O custo a ser dividido, foi outro fato que foi levado em conta nas decises. O municpio deixou de considerar esse fato nos critrios de criao da taxa, com isso, ela deixou de se revestir da ideia de contraprestao do servio pblico.

Com o advento da smula vinculante e jurisprudncia pacfica, o STF editou a Smula Vinculante 29: CONSTITUCIONAL A ADOO, NO CLCULO DO VALOR DE TAXA, DE UM OU MAIS ELEMENTOS DA BASE DE CLCULO PRPRIA DE DETERMINADO IMPOSTO, DESDE QUE NO HAJA INTEGRAL IDENTIDADE ENTRE UMA BASE E OUTRA. Data de Aprovao: Sesso Plenria de 03/02/2010 Pode haver taxa com elementos idnticos a de imposto, porm no podero todos os elementos que compem a taxa, serem idnticas a de um imposto.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

49

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio EIS A QUESTO! 15) (Auditor Natal/2001 ESAF) Em matria de competncia para a instituio de impostos, correto afirmar-se que: a) os Municpios dos Territrios Federais so competentes para instituir seus prprios impostos, tal como nos Estados. b) nos Territrios Federais compete aos Estados dos quais foram desmembrados a instituio dos impostos estaduais. c) compete aos Territrios Federais a instituio de seus impostos, tanto estaduais quanto municipais. d) os Estados podem instituir impostos extraordinrios e temporrios, com arrecadao vinculada a fins especficos. e) os Municpios podem instituir novos impostos, alm daqueles expressamente previstos na Constituio Federal Soluo: A letra a est certa. Somente se os Territrios no forem divididos em municpios que a Unio ser competente para instituir todos os impostos. Base legal: CTN Art. 18. Compete: I - Unio, instituir, nos Territrios Federais, os impostos atribudos aos Estados e, se aqueles no forem divididos em Municpios, cumulativamente, os atribudos a estes; A letra b est errada. A instituio de impostos de competncia dos estados nos Territrios compete Unio. Base legal: a mesma da letra a 18 A letra c est errada. Compete Unio. Base legal: CTN art.

A letra d est errada. Somente a Unio pode instituir impostos de competncia extraordinria. Base legal: CF art. 154. A Unio poder instituir: II - na iminncia ou no caso de guerra externa, impostos extraordinrios, compreendidos ou no em sua competncia. A letra e est errada. Base legal: CTN art. 77. Pargrafo nico. A taxa no pode ter base de clculo ou fato gerador idnticos aos que correspondam a imposto nem ser calculada em funo do capital das empresas.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

50

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio A resposta certa a letra a.

16) (Fiscal Belford Roxo/RJ-2001-ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. b) As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador, exclusivamente, o servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. c) As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e indivisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. d) As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do Poder Executivo, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e indivisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. Soluo: Temos aqui a definio de taxa. Base legal: CTN art. 77. A resposta certa a letra a. 17) (FGV/Fiscal/RJ/2010) Assinale a afirmativa incorreta. (A) inconstitucional a taxa cobrada exclusivamente em razo dos servios pblicos de coleta, remoo, tratamento e destinao de lixo ou resduos provenientes de imveis. (B) inconstitucional a lei que estabelece alquotas progressivas para o imposto de transmisso inter vivos de bens imveis ITBI, com base no valor venal do imvel. (C) De acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal no constitui fato gerador do ICMS a sada fsica de mquinas e utenslios a ttulo de comodato.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

51

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio (D) inconstitucional a incidncia do ISSQN sobre operaes de locao de bens mveis. (E) Cabe a restituio do ICMS pago indevidamente quando reconhecido que o contribuinte de direito no recuperou do contribuinte de fato o quantum respectivo. Soluo: A letra a est incorreta ante a contrariedade aos termos da Smula Vinculante n.19 do STF. A taxa cobrada exclusivamente em razo dos servios pblicos de coleta, remoo e tratamento ou destinao de lixo ou resduos provenientes de imveis, no viola o artigo 145, II, da Constituio Federal. O art. 145, II da CF traz a definio de taxa. A letra b est correta. Esta a Smula 656 do STF. A letra c est correta. Esta a Smula 573 do STF. A letra d est correta. Esta a Smula Vinculante n.31 A letra e est correta. Esta a Smula 546 do STF. A resposta a ser marcada a letra a.

Art. 78. Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. (Redao dada pelo Ato Complementar n 31, de 28.12.1966) Pargrafo nico. Considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e,
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

52

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder.

Neste dispositivo temos uma extensa definio de poder de polcia. Podemos colocar, por exemplo, a taxa de inspeo sanitria, que uma taxa de polcia. Essa taxa tem como contribuintes os restaurantes e bares. O fato gerador o servio de fiscalizao realizada pelo poder pblico nas instalaes sanitrias desses estabelecimentos.

EIS A QUESTO! 18) (Fiscal Belford Roxo/RJ-2001-ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) Considera-se poder de polcia atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade regular a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Legislativo, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. b) Considera-se poder de polcia atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade poltica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. c) Considera-se poder de polcia atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividade econmica dependente de concesso ou autorizao do Poder
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

53

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Legislativo, tranqilidade poltica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. d) Considera-se poder de polcia atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Soluo: Temos aqui o conceito de Poder de polcia. Base legal: CTN art. 78. A resposta certa a letra d.

Art. 79. Os servios pblicos a que se refere o artigo 77 consideram-se: I utilizados pelo contribuinte: ttulo; a) efetivamente, quando por ele usufrudos a qualquer

b) potencialmente, quando, sendo de utilizao compulsria, sejam postos sua disposio mediante atividade administrativa em efetivo funcionamento; II especficos, quando possam ser destacados em unidades autnomas de interveno, de utilidade ou de necessidade pblicas; III divisveis, quando suscetveis de separadamente, por parte de cada um dos usurios. utilizao,

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

54

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio A taxa de servio, cobrada em funo da utilizao de servios pblicos, explicada de maneira clara no artigo 79 acima. Podemos citar, como exemplo de taxa de servio, a de coleta de lixo e limpeza urbana. Neste caso h o recolhimento de lixo de residncias, comrcio, hospitais e outros estabelecimentos. Em caso semelhante, no pode o Poder Pblico querer cobrar taxa de lixo pela limpeza das vias pblicas. H a taxa de incndio cobrada pelos estados pelo servio de preveno de incndio. Nessas taxas, vemos claramente todos os itens necessrios instituio de taxa. Outro ponto a destacar a proporo entre o valor da taxa e as caractersticas gerais do servio prestado pelo poder pblico. Esta proporo deve ser razovel, pois a arrecadao deve cobrir o custo total do servio pblico prestado ou posto disposio. O aspecto da continuidade do servio prestado, pelo Poder Pblico, tambm uma premissa para instituio da taxa. Vamos ao exemplo prtico. Digamos que o servio pblico institua taxa de fiscalizao para a abertura de estabelecimentos comerciais. Bem, se o servio pblico apenas atuar uma nica vez em cada estabelecimento, o servio no se mostrar peridico e a taxa de servio, em tese, seria inapropriada. Caso fosse uma fiscalizao continuada, como a de fiscalizao sanitria, a a taxa se mostrar juridicamente perfeita. Nem sempre a criao de uma taxa benfica diretamente ao contribuinte do imposto. Parece entranha essa afirmao... e . Mas vamos analisar o caso da taxa de fiscalizao sanitria. O contribuinte, com certeza, no iria solicitar ao Poder Pblico a criao deste tributo, mas se trata de uma necessidade da sociedade. Fazendo com que esses estabelecimentos possam oferecer servios apropriados e com a preocupao com a higiene do ambiente. Veja que o contribuinte pode pagar, a taxa, insatisfeito, porm o que importa a satisfao do conjunto da sociedade.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

55

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Por no ser um servio especfico e ser indivisvel, o servio de iluminao pblica no poder ser cobrado por taxa, porm o Congresso Nacional aprovou emenda constitucional, criando a Contribuio para o custeio de iluminao pblica, que consta atualmente no art. 149-A da CF. Com base no entendimento de que esse servio indivisvel e inespecfico o STF editou a Smula 670: O SERVIO DE ILUMINAO PBLICA NO PODE SER REMUNERADO MEDIANTE TAXA. Data de Aprovao: Sesso Plenria de 24/09/2003

EIS A QUESTO! 19) (AFRFB/2009/ESAF) Sobre as taxas, podemos armar, exceto, que: a) o fato gerador da taxa no um fato do contribuinte, mas um fato do Estado; este exerce determinada atividade, e por isso cobra a taxa das pessoas que dela se aproveitam. b) a atuao estatal refervel, que pode ensejar a cobrana de taxa, pode consistir no exerccio regular do poder de polcia. c) a atuao estatal refervel, que pode ensejar a cobrana de taxa, pode consistir na prestao ao contribuinte, ou na colocao disposio deste, de servio pblico especco, divisvel ou no. d) as atividades gerais do Estado devem ser nanciadas com os impostos, e no com as taxas. e) o poder de polcia, que enseja a cobrana de taxa, considera-se regular quando desempenhado pelo rgo competente e nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder. Soluo: A letra a est correta. As taxas so institudas pelo Estado por prestao de servios pblicos ou postos disposio dos contribuintes, portanto o fato gerador provocado pelo Estado. Diferente dos impostos em que a ao do contribuinte ir gerar o fato. A letra b est correta. O exerccio regular do poder de polcia pode ser fato gerador das taxas. A letra c est errada. As taxas podem ser cobradas somente se o servio pblico for especfico e divisvel.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

56

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio A letra d est correta. As taxas so espcies de tributos vinculadas, ou seja, a cobrana da taxa deve servir principalmente para cobrir os custos do servio pblico prestado ao contribuinte ou posto a sua disposio. do CTN. A letra e est correta. Este o pargrafo nico do artigo 78

Base legal: CTN art. 77. As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. Art. 78. Pargrafo nico. Considera-se regular o exerccio do poder de polcia quando desempenhado pelo rgo competente nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratandose de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder. A letra a ser marcada a c.

Art. 80. Para efeito de instituio e cobrana de taxas, consideram-se compreendidas no mbito das atribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios aquelas que, segundo a Constituio Federal, as Constituies dos Estados, as Leis Orgnicas do Distrito Federal e dos Municpios e a legislao com elas compatvel, competem a cada uma dessas pessoas de direito pblico.

Todas as pessoas jurdicas de direito pblico podem criar taxas, sendo necessrio atender aos requisitos que j estudamos no artigo 14 de modo eficaz. Ei Marco, voc esqueceu de falar de preos pblicos...

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

57

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Boa questo, (no sempre assim que o professor ou palestrante fala?) PREOS PBLICOS Os preos pblicos, apesar de serem uma contraprestao de servio pblico, somente se tornam de pagamento obrigatrio se voc utiliza os servios prestados. Os preos pblicos no precisam obedecer aos princpios tributrios da legalidade e da anterioridade. No so estudados pelo Direito Tributrio, por no ter caracterstica de tributo, apesar de guardar alguma semelhana com os tributos. Tarifa de energia eltrica, fornecimento de gua, pedgio (lembre-se que pode ir por outro caminho...) e a voc fala: sou obrigado a pagar, porque seno eu morro..sem gua, sem luz, etc. Isto verdade, porm em virtude das definies de tributos, essas tarifas no esto no domnio do Direito Tributrio. Elas so regidas pelo regime contratual de Direito Privado. Concluindo nosso estudo de preos pblicos, o STF editou a Smula 545, com o seguinte entendimento: PREOS DE SERVIOS PBLICOS E TAXAS NO SE CONFUNDEM, PORQUE ESTAS, DIFERENTEMENTE DAQUELES, SO COMPULSRIAS E TM SUA COBRANA CONDICIONADA PRVIA AUTORIZAO ORAMENTRIA, EM RELAO LEI QUE AS INSTITUIU. Data de Aprovao: Sesso Plenria de 03/12/1969. Atualmente no existe mais essa exigncia de prvia autorizao oramentria. Esse princpio era conhecido como anualidade, o qual no foi recepcionado pela Constituio de 1988.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

58

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio TAXA

Fato gerador

Utilizao efetiva.

Utilizao potencial

Servio pblico especfico e divisvel

Prestado.

Posto a disposio

SER OU NO SER, EIS A QUESTO! 20) (AFRF/2005/TI ESAF) Taxas, na dico do artigo 145, inciso II, da Constituio Federal, constituem a modalidade de tributo que se podem cobrar em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos sua disposio. Sobre a taxa, errado afirmar que a) um tributo cuja base de clculo ou fato gerador h de ser diversa dos de imposto, e no pode ser calculada em funo do capital das empresas. CTN art. 77, nico b) competente para instituir e cobrar a taxa a pessoa poltica Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio legitimada para a realizao da atividade que caracterize o fato gerador do tributo. CTN art. 80 c) os servios pblicos que ensejam sua cobrana consideram-se utilizados pelo contribuinte, efetivamente, quando, sendo de utilizao

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

59

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio compulsria, sejam postos sua disposio mediante atividade administrativa em efetivo funcionamento. d) servios pblicos especficos so aqueles destacveis em unidades autnomas de interveno, de utilidade ou de necessidade pblicas. CTN art. 79 II e)servios pblicos divisveis so aqueles suscetveis de utilizao, separadamente, por parte de cada um dos seus usurios. CTN art. 79, III Soluo: A questo pede que se marque a alternativa ERRADA. Os servios pblicos que ensejam a cobrana de taxa, estando disposio, no so de utilizao obrigatria. O artigo 79, inciso I, alnea a considera que o servio utilizado pelo contribuinte, efetivamente, quando por ele usufrudo a qualquer ttulo. O candidato poderia se confundir, pensando no caso de taxa de vigilncia sanitria, em que o proprietrio do estabelecimento a ser inspecionado no teria escolha, a inspeo nesse caso obrigatria. A questo fala em colocao do servio disposio. O contribuinte pode escolher em usar ou no o servio. A alternativa que deveria ser marcada a c.

21) (Fiscal Belford Roxo/RJ-2001-ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) Para efeito de instituio e cobrana de taxas, consideram-se compreendidas no mbito das atribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios aquelas que, segundo a Constituio Federal, as Constituies dos Estados, as Leis Orgnicas do Distrito Federal e dos Municpios e a legislao com elas compatvel, competem Unio. b) Para efeito de instituio e cobrana de taxas, consideram-se compreendidas no mbito das atribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios aquelas que, segundo a Constituio Federal, as Constituies dos Estados, as Leis Orgnicas do Distrito Federal e Municpios e a legislao com ela compatvel, competem Unio e aos Estados. c) Para efeito de instituio e cobrana de taxas, consideram-se compreendidas no mbito das atribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios aquelas que, segundo a Constituio
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

60

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Federal, as Constituies dos Estados, as Leis Orgnicas do Distrito Federal e dos Municpios e a legislao com elas compatvel, competem a cada uma dessas pessoas de direito pblico. d) Para efeito de instituio e cobrana de taxas, consideram-se compreendidas no mbito das atribuies da Unio, dos Estados do Distrito Federal ou dos Municpios aquelas que, segundo a Constituio Federal, as constituies dos Estados, as Leis Orgnicas do Distrito Federal e dos Municpios e a legislao com elas compatvel, competem a cada uma dessas pessoas de direito pblico, respeitando sempre a subordinao existente entre elas. Soluo: Esta questo trata do poder do ente tributrio para instituir as taxas. Se cabe Unio o servio de fiscalizao sanitria, caber a ela a instituio da taxa de fiscalizao sanitria, cobrada, por exemplo, dos estabelecimentos que iro sofrer a fiscalizao. Base legal: CTN art. 80. A resposta certa a letra c. 22)(FGV/Fiscal/RJ/2011) Quanto s taxas, correto afirmar que (A) possvel que elas sejam calculadas em funo do capital das empresas. (B) somente podem ser cobradas para fazer face utilizao efetiva de servio pblico prestado ao contribuinte. (C) a cobrana de taxas se subordina prestao de servio pblico especfico e indivisvel posto disposio do contribuinte. (D) a taxa no pode ter fato gerador idntico ao que corresponda a imposto, mas nada impede que tenha a mesma base de clculo. (E) so compulsrias e tm sua cobrana condicionada prvia autorizao oramentria em relao lei que as instituiu. Soluo: A alternativa a est errada. Base legal: CTN; Pargrafo nico. A taxa no pode ter base de clculo ou fato gerador idnticos aos que correspondam a imposto nem ser calculada em funo do capital das empresas. A alternativa b est errada. As taxas podem ser cobradas para fazer face utilizao efetiva de servio pblico prestado ao contribuinte ou potencial. Base legal: CTN Art. 77. As taxas cobradas
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

61

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. A alternativa c est errada. O servio pblico tem que ser especfico e divisvel. Este o principal motivo, pelo qual as prefeituras no conseguiram cobrar a taxa de iluminao pblica, tendo que se socorrer criao da Contribuio de Iluminao Pblica. A alternativa d est errada. A base de clculo, assim como o fato gerador, no pode ser idntica aos dos impostos. A alternativa e est certa. A taxa, como qualquer tributo, compulsria. A regra da prvia autorizao oramentria era regra constitucional, porm atualmente no existe determinao da Constituio, contudo a banca considerou essa alternativa como verdadeira. Aqui o candidato deve escolher a melhor alternativa, que no caso era a letra e. Temos, nesse caso, a mxima de que no iremos ficar reclamando com a banca na hora da prova. Deixemos isso para os recursos ps-provas. A resposta certa a letra e. 23) (FGV/Fiscal/Angra dos Reis/2010) Em determinado Estado da Federao foi editada lei que dispe em seu artigo Y que X% do valor dos emolumentos relativos aos atos praticados pelos cartrios de notas sero destinados Caixa de Assistncia dos Advogados do Estado e XX% Associao dos Magistrados do Estado. Essa lei (A) plenamente vlida e eficaz, cabendo ao Poder Legislativo Estadual estabelecer o valor dos emolumentos que tm natureza de taxa. (B) inconstitucional, visto que os emolumentos so espcie de contribuio especial, no podendo ser direcionados para custear entidades privadas. (C) constitucional, uma vez que os emolumentos so preos pblicos, fixados em lei, para custear atividade concedida a particular. (D) parcialmente vlida e eficaz, uma vez que os emolumentos no podem ser destinados a duas entidades de natureza distinta.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

62

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio (E) inconstitucional no que se refere destinao dos emolumentos, que tm natureza de taxa, e no podem ser destinados a entidades privadas. Soluo: jurisprudncia pacfica do STF que os emolumentos tm natureza jurdica de taxa. Esta questo buscou o seguinte julgado do STF: Ao direta de inconstitucionalidade em face dos arts. 5, 22, 25, pargrafo nico, e 28, todos da Lei n 12.381, de 9 de dezembro de 1994, do Estado do Cear, que destinam percentual da arrecadao da taxa judiciria, emolumentos e custas Associao Cearense dos Magistrados, Associao Cearense do Ministrio Pblico e Caixa de Assistncia dos Advogados. 2. Alegada ofensa ao art. 145, II, da Constituio. 3. Impossibilidade da destinao do produto da arrecadao, ou de partes deste, a instituies privadas, entidades de classe e Caixa de Assistncia dos Advogados. 4. Matria pacificada na jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal. Precedentes: RP n 1139, Rel. Alfredo Buzaid, DJ 30.10.92; ADI n 1378, Rel. Min. Celso de Mello, DJ 30.05.97; ADI n 1.145-PB, Rel. Min. Carlos Velloso. 6. Ao Direta de Inconstitucionalidade julgada procedente. (ADI n 2982, Rel. Min. GILMAR MENDES, Pleno, DJ 12-112004 - destacado). A resposta certa a letra e. 24) (FGV/Fiscal/Angra dos Reis/2010) A possibilidade de instituir uma taxa est diretamente vinculada (A) competncia exclusiva dos Estados. (B) contraprestao especfica desse tributo. (C) ao campo de atuao da entidade federativa. (D) diviso de poder entre as entidades da federao. (E) convenincia e oportunidade da Administrao Fiscal. Soluo: A taxa tributo vinculado de competncia da Unio, estados, Distrito Federal e municpios. Caber ao ente federado que prestar o servio, instituir a taxa. Como exemplo, temos o servio de combate a incndio de competncia dos estados. Nesse caso, o estado prestador do servio poder instituir a taxa. A resposta certa a letra c.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

63

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio

TTULO V CONTRIBUIO DE MELHORIA Art. 81. A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado.

CF Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: ... III - contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas.

Bem, amigo! (j ouvi esta expresso...) Chegamos ao nosso 3 mosqueteiro: A Contribuio de Melhoria. Este tributo de competncia comum da Unio, estados, Distrito Federal e dos municpios. Seu fato gerador a valorizao imobiliria, efetiva de um bem imvel de propriedade privada (particular), decorrente de obras pblicas, na rea onde est localizado o imvel.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

64

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio tributo vinculado, pois seu fato gerador, que a valorizao do imvel, depende de uma atividade estatal. Concurseiro, ateno! Quando falamos em tributo vinculado, estamos nos referindo vinculao da prestao de servio do Poder Pblico. A motivao para criao da contribuio de melhoria baseada no princpio do no-enriquecimento sem causa, pois o Estado realiza uma obra pblica e o particular, por um acaso, tem a sua propriedade valorizada. O Estado que deu causa ao enriquecimento, legitima-se no sentido de instituir a contribuio de melhoria. Desse modo, verifica-se que um tributo de difcil aplicao prtica, pois no fcil aferir a valorizao de cada imvel, da rea em que houve a obra pblica. Mas e se a obra ocasionar desvalorizao aos imveis ou a algum imvel isoladamente? Nesse caso caber indenizao ao imvel que sofreu algum dano ou desvalorizao. Na cobrana da contribuio de melhoria, no pode ser exigido mais do que o custo total da obra e, de cada contribuinte, em particular, no poder ser exigido mais do que o acrscimo de valor que sofreu o imvel favorecido diretamente com a obra do Poder Pblico.

EIS A QUESTO! 25) (Auditor Natal/2001 ESAF) Tratando-se de matria tributria, lcita a assertiva de que, no Brasil, a) as taxas so institudas para suportar os custos da realizao de obras pblicas de que decorra a valorizao imobiliria de particulares. b) os tributos intermunicipais, cobrados pelos Municpios, destinam-se a estabelecer limitaes ao trfego de bens, tendo em vista o interesse pblico.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

65

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio c) as contribuies de melhoria so devidas em funo da prestao de servios pblicos divisveis. d) os Municpios e os Estados, assim como a Unio, tm competncia para instituir impostos extraordinrios, em caso de calamidade pblica. e) os Municpios podem instituir taxas em razo do exerccio do poder de polcia, com bases de clculo diferentes das dos impostos. Soluo: A letra a est errada. As contribuies de melhoria so so institudas para suportar os custos da realizao de obras pblicas de que decorra a valorizao imobiliria de particulares. Base legal: CTN Art. 81. A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. A letra b est errada. vedado pela Constituio a instituio de tributos para limitar o trfego de bens. Base legal: CF art. 150, inc. V e CTN art. 9, inc. III - vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: III estabelecer limitaes ao trfego, no territrio nacional, de pessoas ou mercadorias, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais; A letra c est errada. A exigncia em relao a servios divisveis est vinculada s taxas. Base legal: CTN Art. 77. As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. A letra d est errada. Somente a Unio pode instituir impostos de competncia extraordinria. Base legal: CF Art. 154. A Unio poder instituir: II - na iminncia ou no caso de guerra externa, impostos extraordinrios, compreendidos ou no em sua competncia A letra e est certa. Base legal: CTN art. 77. Pargrafo nico. A taxa no pode ter base de clculo ou fato gerador idnticos aos que
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

66

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio correspondam a imposto nem ser calculada em funo do capital das empresas. A resposta certa a letra e.

26) (Fiscal Belford Roxo/RJ-2001-ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de acordo com a necessidade de determinada regio, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. b) A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. c) A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total o oramento e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. d) A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual a capacidade de cada contribuinte beneficiado. Soluo: Esta questo trata da contribuio de melhoria e literal. Base legal: CTN art. 81. A resposta certa a letra b.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

67

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Art. 82. A lei relativa contribuio de melhoria observar os seguintes requisitos mnimos: I publicao prvia dos seguintes elementos: a) memorial descritivo do projeto; b) oramento do custo da obra; c) determinao da parcela do custo da obra a ser financiada pela contribuio; d) delimitao da zona beneficiada; e) determinao do fator de absoro do benefcio da valorizao para toda a zona ou para cada uma das reas diferenciadas, nela contidas; II fixao de prazo no inferior a 30(trinta) dias, para impugnao, pelos interessados, de qualquer dos elementos referidos no inciso anterior; III regulamentao do processo administrativo de instruo e julgamento da impugnao a que se refere o inciso anterior, sem prejuzo da sua apreciao judicial. 1 A contribuio relativa a cada imvel ser determinada pelo rateio da parcela do custo da obra a que se refere a alnea c, do inciso I, pelos imveis situados na zona beneficiada em funo dos respectivos fatores individuais de valorizao. 2 Por ocasio do respectivo lanamento, cada contribuinte dever ser notificado do montante da contribuio, da forma e dos prazos de seu pagamento e dos elementos que integraram o respectivo clculo.

Quais melhoria?

os

requisitos

necessrios

contribuio

de

O Poder Pblico pode realizar uma obra, e a todo momento isso acontece, e no instituir a contribuio de melhoria. O raciocnio o mesmo da taxa: pode haver o servio e no ser cobrada a taxa. Isto tambm vale para a contribuio de melhoria. A simples realizao de obra pblica, por si s, no constituir fato gerador da contribuio de melhoria, pois ser necessrio que da mesma resulte, de forma efetiva, um aumento no valor do bem imvel.

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

68

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Caso ocorra uma valorizao do imvel superior ao custo de obra, mesmo assim ter-se- de respeitar o limite global, pelo que, a cobrana no poder exceder ao citado valor do custo da obra. Um exemplo tpico de contribuio de melhoria o calamento ou asfaltamento de via pblica, que gera valorizao do imvel. A Prefeitura Municipal pode cobrar, proporcionalmente ao custo da obra, de cada contribuinte (sempre se respeitando o limite de valorizao individual de cada imvel), a respectiva contribuio.

Foi um prazer estar com voc novamente! Obrigado e at a prxima. BONS ESTUDOS!!!

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

69

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio Seguem as questes que foram comentadas nesta aula, com o gabarito: 1) (PFN/2005 ESAF) Acerca do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU correto afirmar que: a) o posseiro no pode ser considerado contribuinte. b) suas alquotas podem ser progressivas apenas em funo do grau de utilizao do imvel. c) a base de clculo o valor real do imvel. d) o STF entendeu inconstitucional lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional 29/2000, alquotas progressivas, salvo se destinadas a assegurar o cumprimento da funo social da propriedade urbana. e) lei municipal no pode, para efeito da cobrana do tributo, considerar urbanas reas com urbanizao ainda incompleta. 2) (AFRFB/2009/ESAF) Analise os itens a seguir, classicando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F). Em seguida, escolha a opo adequada s suas respostas: I. de acordo com a Constituio Federal, o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza ser informado pela generalidade, universalidade e progressividade, na forma da lei. Pode-se armar que o critrio da progressividade decorre dos princpios da igualdade e da capacidade contributiva, na medida em que contribuintes com maiores rendimentos sejam tributados de modo mais gravoso do que aqueles com menores rendimentos; II. a Constituio estabelece expressamente que o imposto sobre a renda ser progressivo, enquanto o imposto sobre a propriedade imobiliria poder ser progressivo; III. a Constituio traa uma dupla progressividade para o IPTU, quais sejam, progressividade em razo do imvel e em razo do tempo; IV. o princpio da capacidade contributiva no possui signicado muito importante para o IPTU, visto que este tributo se caracteriza por ser um imposto real, sem relao com as caractersticas pessoais do sujeito passivo.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

70

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio a) Esto corretos somente os itens I e III. b) Esto corretos somente os itens I, II e IV. c) Esto corretos somente os itens I e II. d) Esto corretos somente os itens II e IV. e) Todos os itens esto corretos. 3) (Fiscal Belford Roxo/RJ-2001-ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) O imposto de competncia dos Municpios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a transferncia da propriedade, do domnio til ou da posse de bem imvel por natureza ou por acesso fsica, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Municpio. b) O imposto de competncia dos Municpios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de bem imvel por natureza ou por acesso fsica, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Municpio. c) O imposto de competncia dos Municpios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a compra e venda de bem imvel, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Municpio. d) O imposto, de competncia dos Municpios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador o registro junto Prefeitura, de bem imvel, localizado na zona urbana do Municpio. 4) (Fiscal Belford Roxo/RJ-2001-ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. A base do clculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana : a) o valor comercial do imvel; b) o valor venal do imvel; c) o valor de compra do imvel; d) o valor de registro do imvel. 5) (Fiscal Belford Roxo/RJ-2001-ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. Quanto ao imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana: a) contribuinte do imposto o proprietrio do imvel, o titular do seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo;
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

71

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio b) contribuinte do imposto o comprador do imvel, ou o seu possuidor a qualquer ttulo; c) contribuinte do imposto o vendedor do imvel; d) contribuinte do imposto o locatrio do imvel, o titular do seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo. 6) (FGV/Fiscal/Angra dos Reis/2010) A empresa Tecnomecnica Ltda. pretende obter, em 2006, Certido Negativa de Dbito (IPTU) cuja emisso foi obstada em razo da existncia de crdito tributrio relativo a esse tributo, exerccios 2004 e 2005, relativo ao lote, de 220 m2, localizado no Delta-AA, que foi cedido impetrante, para fins de construir sua sede comercial com incentivos fiscais do Pr-AA, por meio de Contrato de Concesso de Direito Real de Uso com opo de compra, em que h clusula registrando que a empresa arcaria com todos os dbitos que recassem sobre o terreno, inclusive tributrios, desde a assinatura do contrato, que ocorreu em janeiro de 2003. Sabe-se que tal contrato foi suspenso por fora de liminar, em sede de Ao Civil Pblica, em que o pactuado se discute. Tal fato ocorreu antes que a Tecnomecnica Ltda. tomasse posse da rea. Dessa forma, (A) a Fazenda tem razo em exigir o pagamento do tributo, por ser incontestvel que houve a assuno do dbito pela Tecnomecnica Ltda. (B) a Fazenda tem razo, em funo de ser o IPTU um imposto de natureza real e haver uma concesso do bem para a Tecnomecnica Ltda. (C) o contribuinte tem que pagar o imposto e depois repetir o indbito, provando que jamais teve a posse do terreno. (D) o contribuinte tem direito lquido e certo a no pagar o imposto, por estar provado, pela concesso da liminar, que no teve a posse do terreno. (E) o contribuinte tem que pagar, uma vez que teve a posse ficta do imvel, desde a data da celebrao do contrato de concesso de uso. 7) (AFRF.TA.3.2005.03/ESAF) Para os efeitos do imposto de renda, o ___________ percebido na alienao de bens imveis considera-se ___________. J a importncia paga a ttulo de aluguel, remetida, creditada, empregada ou entregue ao contribuinte, produzido por bens imveis denominada _________. Um(a) _________, na linguagem tributria, o valor percebido independentemente de ser produzido pelo capital ou o trabalho do contribuinte. a) rendimento....rendimento de capital........ganho imobilirio....sinecura b) provento.......rendimento imobilirio.......provento predial....provento
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

72

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio de capital.......ganho c) rendimento....rendimento imobilirio....prebenda d) ganho....ganho de capital.......rendimento de capital.... sinecura e) ganho ....ganho de capital......rendimento de capital.... provento. 8) (Fiscal Belford Roxo/RJ-2001-ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a declarao da disponibilidade econmica ou jurdica: I de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos; II de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior. b) O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica: I de bens, adquiridos atravs do trabalho remunerado; II de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior. c) O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica: I renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos; II de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior. d) O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a declarao da disponibilidade econmica ou jurdica: I de bens, adquiridos atravs do trabalho remunerado; II de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior. 9) (FGV/Fiscal/RJ/2009) O Imposto de Renda, conforme previso constitucional (artigo 153, 2), dever ser norteado pelos critrios da generalidade, universalidade e progressividade. Com fundamento nos aludidos critrios, analise as seguintes afirmativas: I. A tributao, pelo Imposto de Renda, da pessoa fsica e jurdica residente no Brasil poder recair sobre fatos econmicos concretizados no exterior. II. Os no-residentes (pessoas fsicas ou jurdicas) no Brasil so tributados pelo Imposto de Renda em bases universais (renda global).
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

73

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio III. A tributao de fatos econmicos originados em outro pas somente ser juridicamente vivel se houver acordo de bitributao (Tratado Internacional Bilateral em Matria de Imposto de Renda), pois seria ilegal a incidncia de um tributo brasileiro sobre fato ocorrido em territrio estrangeiro, sob pena de violao de soberania deste pas. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

10) (AFRF.TA.3.2005.05/ESAF) O campo de incidncia do Imposto sobre Produtos Industrializados abrange: a) todos os produtos relacionados na TIPI. b) todos os produtos relacionados na TIPI, com alquota, mesmo os com alquota zero. c) todos os produtos, exceto aqueles a que corresponde a notao Zero. d) todos os produtos com alquota. e) todos os produtos, mesmo os com alquota zero ou com a notao NT, ainda que no relacionados na TIPI. 11) (AFRF/2003/ESAF) Avalie o acerto das afirmaes adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta. ( ) Os encargos cambiais pagos pelo importador ou dele exigveis no se incluem na base de clculo do imposto sobre produtos industrializados, no caso de importao de produto de procedncia estrangeira. ( ) A base de clculo do imposto sobre produtos industrializados, em se tratando de produto de procedncia estrangeira apreendido ou abandonado e levado a leilo, o preo da arrematao,acrescido do valor dos demais tributos exigveis na importao regular do produto. ( ) O imposto de importao no integra a base de clculo do imposto sobre produtos industrializados, no caso de importao de produto de procedncia estrangeira.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

74

a) V, V, F b) V, F, V c) V, V, V d) F, V, F e) F, F, F

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio

12) (Auditor Natal/2001/ESAF) Indique, nas opes abaixo, o imposto que dever, obrigatoriamente, ter as caractersticas de seletividade, em funo da essencialidade e de no-cumulatividade. a) Imposto sobre a renda e proventos. b) Imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao. c) Imposto sobre a propriedade de veculos automotores. d) Imposto sobre produtos industrializados. e) Imposto sobre transmisso causa mortis e doao. 13) Analise os itens a seguir, classicando-os como verdadeiros (V) ou falsos(F). Em seguida, escolha a opo adequada s suas respostas: I. as operaes de cmbio constituem fato gerador do IOF imposto sobre operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios; II. o cmbio traz um comrcio de dinheiro, no qual este se torne mercadoria e, como tal, tem custo e preo; III. operaes de cmbio so negcios jurdicos de compra e venda de moeda estrangeira ou nacional, ou, ainda, os negcios jurdicos consistentes na entrega de uma determinada moeda a algum em contrapartida de outra moeda recebida. a) Somente o item I est correto. b) Esto corretos somente os itens I e II. c) Esto corretos somente os itens I e III. d) Todos os itens esto corretos. e) Todos os itens esto errados. 14) (Fiscal de Tributos Municipais/Belford Roxo/RJ/2001/ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

75

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio a) Na iminncia ou no caso de guerra externa, a Unio pode instituir, temporariamente, impostos extraordinrios compreendidos ou no entre os referidos nesta Lei, suprimido gradativamente, no prazo mximo de cinco anos, contados da celebrao da paz. b) Na iminncia ou no caso de guerra externa, a Unio pode instituir, temporariamente, impostos extraordinrios compreendidos ou no entre os referidos nesta Lei, suprimidos, gradativamente, no prazo mximo de trs anos, contados da celebrao da paz. c) Na iminncia ou no caso de guerra externa, a Unio pode instituir, temporariamente, impostos extraordinrios compreendidos ou no entre os referidos nesta Lei, suprimido, gradativamente, no prazo mximo de dez anos, contados da celebrao da paz. d) Na iminncia ou no caso de guerra externa, a Unio pode instituir, temporariamente, impostos extraordinrios compreendidos ou no entre os referidos nesta Lei, suprimidos, gradativamente, no prazo mximo de sete anos, contados da celebrao da paz. 15) (Auditor Natal/2001/ESAF) Em matria de competncia para a instituio de impostos, correto afirmar-se que: a) os Municpios dos Territrios Federais so competentes para instituir seus prprios impostos, tal como nos Estados. b) nos Territrios Federais compete aos Estados dos quais foram desmembrados a instituio dos impostos estaduais. c) compete aos Territrios Federais a instituio de seus impostos, tanto estaduais quanto municipais. d) os Estados podem instituir impostos extraordinrios e temporrios, com arrecadao vinculada a fins especficos. e) os Municpios podem instituir novos impostos, alm daqueles expressamente previstos na Constituio Federal 16) (Fiscal Belford Roxo/RJ/2001/ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. b) As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

76

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio fato gerador, exclusivamente, o servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. c) As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e indivisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. d) As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do Poder Executivo, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e indivisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. 17) (FGV/Fiscal/RJ/2010) Assinale a afirmativa incorreta. (A) inconstitucional a taxa cobrada exclusivamente em razo dos servios pblicos de coleta, remoo, tratamento e destinao de lixo ou resduos provenientes de imveis. (B) inconstitucional a lei que estabelece alquotas progressivas para o imposto de transmisso inter vivos de bens imveis ITBI, com base no valor venal do imvel. (C) De acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal no constitui fato gerador do ICMS a sada fsica de mquinas e utenslios a ttulo de comodato. (D) inconstitucional a incidncia do ISSQN sobre operaes de locao de bens mveis. (E) Cabe a restituio do ICMS pago indevidamente quando reconhecido que o contribuinte de direito no recuperou do contribuinte de fato o quantum respectivo.

18) (Fiscal Belford Roxo/RJ/2001/ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) Considera-se poder de polcia atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade regular a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Legislativo, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

77

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio b) Considera-se poder de polcia atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade poltica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. c) Considera-se poder de polcia atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividade econmica dependente de concesso ou autorizao do Poder Legislativo, tranqilidade poltica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. d) Considera-se poder de polcia atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. 19) (AFRFB/2009/ESAF) Sobre as taxas, podemos armar, exceto, que: a) o fato gerador da taxa no um fato do contribuinte, mas um fato do Estado; este exerce determinada atividade, e por isso cobra a taxa das pessoas que dela se aproveitam. b) a atuao estatal refervel, que pode ensejar a cobrana de taxa, pode consistir no exerccio regular do poder de polcia. c) a atuao estatal refervel, que pode ensejar a cobrana de taxa, pode consistir na prestao ao contribuinte, ou na colocao disposio deste, de servio pblico especco, divisvel ou no. d) as atividades gerais do Estado devem ser nanciadas com os impostos, e no com as taxas. e) o poder de polcia, que enseja a cobrana de taxa, considera-se regular quando desempenhado pelo rgo competente e nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

78

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder.

20) (AFRF/2005/TI/ESAF) Taxas, na dico do artigo 145, inciso II, da Constituio Federal, constituem a modalidade de tributo que se podem cobrar em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos sua disposio. Sobre a taxa, errado afirmar que a) um tributo cuja base de clculo ou fato gerador h de ser diversa dos de imposto, e no pode ser calculada em funo do capital das empresas. b) competente para instituir e cobrar a taxa a pessoa poltica Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio legitimada para a realizao da atividade que caracterize o fato gerador do tributo. c) os servios pblicos que ensejam sua cobrana consideram-se utilizados pelo contribuinte, efetivamente, quando, sendo de utilizao compulsria, sejam postos sua disposio mediante atividade administrativa em efetivo funcionamento. d) servios pblicos especficos so aqueles destacveis em unidades autnomas de interveno, de utilidade ou de necessidade pblicas. e)servios pblicos divisveis so aqueles suscetveis de utilizao, separadamente, por parte de cada um dos seus usurios.

21) (Fiscal Belford Roxo/RJ/2001/ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) Para efeito de instituio e cobrana de taxas, consideram-se compreendidas no mbito das atribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios aquelas que, segundo a Constituio Federal, as Constituies dos Estados, as Leis Orgnicas do Distrito Federal e dos Municpios e a legislao com elas compatvel, competem Unio. b) Para efeito de instituio e cobrana de taxas, consideram-se compreendidas no mbito das atribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios aquelas que, segundo a Constituio Federal, as Constituies dos Estados, as Leis Orgnicas do Distrito Federal e Municpios e a legislao com ela compatvel, competem Unio e aos Estados.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

79

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio c) Para efeito de instituio e cobrana de taxas, consideram-se compreendidas no mbito das atribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios aquelas que, segundo a Constituio Federal, as Constituies dos Estados, as Leis Orgnicas do Distrito Federal e dos Municpios e a legislao com elas compatvel, competem a cada uma dessas pessoas de direito pblico. d) Para efeito de instituio e cobrana de taxas, consideram-se compreendidas no mbito das atribuies da Unio, dos Estados do Distrito Federal ou dos Municpios aquelas que, segundo a Constituio Federal, as constituies dos Estados, as Leis Orgnicas do Distrito Federal e dos Municpios e a legislao com elas compatvel, competem a cada uma dessas pessoas de direito pblico, respeitando sempre a subordinao existente entre elas. 22)(FGV/Fiscal/RJ/2011) Quanto s taxas, correto afirmar que (A) possvel que elas sejam calculadas em funo do capital das empresas. (B) somente podem ser cobradas para fazer face utilizao efetiva de servio pblico prestado ao contribuinte. (C) a cobrana de taxas se subordina prestao de servio pblico especfico e indivisvel posto disposio do contribuinte. (D) a taxa no pode ter fato gerador idntico ao que corresponda a imposto, mas nada impede que tenha a mesma base de clculo. (E) so compulsrias e tm sua cobrana condicionada prvia autorizao oramentria em relao lei que as instituiu.

23) (FGV/Fiscal/Angra dos Reis/2010) Em determinado Estado da Federao foi editada lei que dispe em seu artigo Y que X% do valor dos emolumentos relativos aos atos praticados pelos cartrios de notas sero destinados Caixa de Assistncia dos Advogados do Estado e XX% Associao dos Magistrados do Estado. Essa lei (A) plenamente vlida e eficaz, cabendo ao Poder Legislativo Estadual estabelecer o valor dos emolumentos que tm natureza de taxa. (B) inconstitucional, visto que os emolumentos so espcie de contribuio especial, no podendo ser direcionados para custear entidades privadas. (C) constitucional, uma vez que os emolumentos so preos pblicos, fixados em lei, para custear atividade concedida a particular. (D) parcialmente vlida e eficaz, uma vez que os emolumentos no podem ser destinados a duas entidades de natureza distinta.
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

80

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio (E) inconstitucional no que se refere destinao dos emolumentos, que tm natureza de taxa, e no podem ser destinados a entidades privadas. 24) (FGV/Fiscal/Angra dos Reis/2010) A possibilidade de instituir uma taxa est diretamente vinculada (A) competncia exclusiva dos Estados. (B) contraprestao especfica desse tributo. (C) ao campo de atuao da entidade federativa. (D) diviso de poder entre as entidades da federao. (E) convenincia e oportunidade da Administrao Fiscal. 25) (Auditor Natal/2001/ESAF) Tratando-se de matria tributria, lcita a assertiva de que, no Brasil, a) as taxas so institudas para suportar os custos da realizao de obras pblicas de que decorra a valorizao imobiliria de particulares. b) os tributos intermunicipais, cobrados pelos Municpios, destinam-se a estabelecer limitaes ao trfego de bens, tendo em vista o interesse pblico. c) as contribuies de melhoria so devidas em funo da prestao de servios pblicos divisveis. d) os Municpios e os Estados, assim como a Unio, tm competncia para instituir impostos extraordinrios, em caso de calamidade pblica. e) os Municpios podem instituir taxas em razo do exerccio do poder de polcia, com bases de clculo diferentes das dos impostos. 26) (Fiscal Belford Roxo/RJ/2001/ESAF) Nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de acordo com a necessidade de determinada regio, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. b) A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa
Prof. Marco Aurlio www.pontodosconcursos.com.br

81

Direito Tributrio Teoria e Exerccios Curso Regular Prof. Marco Aurelio realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. c) A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total o oramento e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. d) A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual a capacidade de cada contribuinte beneficiado. 1D 11 E 21 C GABARITO: 2E 3B 12 D 13 D 22 E 23 E 4B 14 A 24 C 5A 15 A 25 E 6D 16 A 26 B 7E 17 A 8C 18 D 9A 19 C 10 B 20 C

Prof. Marco Aurlio

www.pontodosconcursos.com.br

82

You might also like