You are on page 1of 4

BDQ Prova

Pgina 1 de 4

Avaliao: CEL0247_AV1_201201682479 LINGUAGENS DA ARTE E REGIONALIDADES Tipo de Avaliao: AV1 Aluno: 201201682479 - MARCIO LUIZ DA SILVA MATTOS Professor: ANGELA CRISTINA DE SOUZA REGO Nota do Trabalho: 0 Nota de Participao: 2 Turma: 9001/AA Data: 19/04/2013 17:11:18

Nota da Prova: 6,0 de 8,0

1a Questo (Cd.: 51349)

Pontos: 1,0 / 1,0

No programa do Bal Parade, apresentado em 18 de maio de 1917, foi empregada publicamente, pela primeira vez, a palavra sur-reallisme. Pablo Picasso desenhou o cenrio e a indumentria, cujo efeito foi to surpreendente que se sobreps coreografia. A msica de Erik Satie era uma mistura de jazz. Msica popular e sons reais tais como tiros de pistola, combinados com as imagens do bal de Charlie Chaplin, caubis e viles, mgica chinesa e Ragtime. Os tempos no propcios para receber a nova mensagem cnica demasiado provocativa devido ao repicar da mquina de escrever, aos zumbidos de sirene e dnamo e aos rumores de aeroplano previstos por Cocteau para a partitura de Satie. J a ao coreogrfica confirmava a tendncia marcadamente teatral da gestualidade cnica, dada pela justaposio, colagem de aes isoladas seguindo um estmulo musical. SILVA, S.M. O surrealismo e a dana. GUINSBURG, J; LEINER (Org.). O Surrealismo. So Paulo: Perspectiva, 2008 (adaptado)

As manifestaes corporais na histria das artes da cena muitas vezes demonstram as situaes cotidianas de um determinado grupo social, como se pode observar na descrio acima do bal Parade, o qual reflete uma disputa cnica entre as artes visuais, o figurino e msica. as inovaes tecnolgicas nas partes cnicas, musicais, coregrafas e de figurino. uma narrativa com encadeamentos claramente lgicos e lineares a alienao dos artistas em relao s tenses da Segunda Guerra Mundial. a falta de diversidade cultural na sua proposta esttica.

2 Questo (Cd.: 27514)

Pontos: 1,0 / 1,0

Leia o texto: Atrs da porta


Francis Hime - Chico Buarque/1972 Quando olhaste bem nos olhos meus E o teu olhar era de adeus Juro que no acreditei Eu te estranhei, me debrucei Sobre teu corpo e duvidei E me arrastei e te arranhei E me agarrei nos teus cabelos No teu peito Teu pijama, nos teus ps Ao p da cama Sem carinho, sem coberta No tapete atrs da porta Reclamei baixinho Dei pra maldizer o nosso lar Pra sujar teu nome, te humilhar E me vingar a qualquer preo Te adorando pelo avesso Pra mostrar que inda sou tua S pra provar que inda sou tua...

http://bquestoes.estacio.br/prova_resultado_preview_aluno.asp?cod_hist_prova=2765955&matricula=20120... 07/05/2013

BDQ Prova

Pgina 2 de 4
O poema Atrs da Porta foi fruto de interveno da censura, na poca da ditadura militar. O poeta teve que substituir, fora, no 8 verso ou linha , a expresso Nos teus pelos, por No teu peito. Esta ocorrncia, externa ao poema, modifica o verso, alterando o seu significado. A censura pretendia com essa proibio: aprimorar a carga lrica e emotiva da letra da cano. melhorar o gosto do pblico com modernos padres poticos. revisar recursos expressivos e tcnicas de versificao. proibir fortes apelos sexuais na msica popular brasileira. participar da produo musical popular brasileira.

3 Questo (Cd.: 25418)

Pontos: 1,0 / 1,0

refora o

refora o beba coca cola babe cola beba coca babe cola caco caco cola cloaca "beba coca cola" (1957), Dcio Pignatari

O texto acima um poema concreto de Dcio Pignatari. A mensagem do poema faz uma crtica de ordem social, porque:

degrada o ato de quem consome bebida estrangeira. mostra como se deve beber coca-cola, sem fazer mal. descreve como o refrigerante faz bem sade. refora o uso constante de refrigerantes, como um fator saudvel . incentiva quem consome coca-cola americana.

4a Questo (Cd.: 27407)

Pontos: 1,0 / 1,0

"Bagagem, meu primeiro livro, foi feito num entusiasmo de fundao e descoberta nesta felicidade. Emoes para mim inseparveis da criao, ainda que nascidas, muitas vezes, do sofrimento. Descobri ainda que a experincia potica sempre religiosa, quer nasa do impacto da leitura de um texto sagrado, de um olhar amoroso sobre voc, ou de observar formigas trabalhando."/.../ "Tenho confisso de f catlica. Minha experincia de f carrega e inclui esta marca. Qual a importncia da religio? D sentido minha vida, costura minha experincia, me d horizonte. Acredito que personagens so alter egos, est neles a digital do autor. Mas, enquanto literatura, devem ser todos melhores que o criador para que o livro se justifique a ponto de ser lido pelo seu autor como um livro de outro. Autobiografias das boas so excelentes fices." "Alguns personagens de poemas so vazados de pessoas da minha cidade, mas espero estejam transvazados no poema, nimbados de realidade. pretensioso? Mas a poesia no a revelao do real? Eu s tenho o cotidiano e meu sentimento dele. No sei de algum que tenha mais. O cotidiano em Divinpolis igual ao de Hong-Kong, s que vivido em portugus." O texto acima revela a potica de Adlia Prado. Assinale a nica caracterstica que NO caracteriza a sua poesia:
confessional provinciana

http://bquestoes.estacio.br/prova_resultado_preview_aluno.asp?cod_hist_prova=2765955&matricula=20120... 07/05/2013

BDQ Prova
poltica cotidiana religiosa

Pgina 3 de 4

5a Questo (Cd.: 21253)

Pontos: 1,0 / 1,0

Por que a censura atua sobre o cnone artstico? Porque a arte pe em risco os interesses especficos do poder instaurado. Porque a arte um alento para os sofrimentos da populao. Porque a arte aproxima o ser humano da divindade. Porque a arte possibilita o autoconhecimento. Porque a arte sempre evidencia os problemas de uma nao.

6 Questo (Cd.: 12998)

Pontos: 0,0 / 0,5

Segundo Walter Benjamin, no livro "A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Tcnica", a arte no sculo XX deixou de ser original devido: Ao conjunto de estdios de cinema onde era produzida a cultura popular. Ao movimento global de produo cultural visando a reflexo crtica dos consumidores. produo em srie da cultura visando o esclarecimento das massas. produo em srie de filmes, msicas e livros acarretando o fim da aura do objeto artstico. Ao movimento de produo serializada de filmes destinados elite cultural.

7a Questo (Cd.: 21258)

Pontos: 0,5 / 0,5

A partir de 1968, o poder poltico no Brasil transformou a censura em prtica oficial. Que manifestaes culturais foram, ento, as mais censuradas? As expresses culturais afro-brasileiras, como a capoeira e o samba. As artes plsticas, como a pintura e a escultura. A msica, a literatura, o teatro e o cinema. As manifestaes populares como o carnaval e as festas juninas. As manifestaes religiosas orientais.

8 Questo (Cd.: 91316)

Pontos: 0,5 / 0,5

Na Antiguidade Clssica (perodo greco-romano), a arte era vista como: uma habilidade especial para entender a mensagem dos deuses uma representao da natureza um dom divino uma atividade que se aproximava da habilidade tcnica uma atividade intelectual exercida apenas pelos filsofos

9 Questo (Cd.: 91189)

Pontos: 0,0 / 1,0

Por que podemos afirmar que a arte grega do perodo clssico (sculos V e IV a.C.) est associada democracia ? Porque os filsofos que propuseram a democracia tambm eram artistas

http://bquestoes.estacio.br/prova_resultado_preview_aluno.asp?cod_hist_prova=2765955&matricula=20120... 07/05/2013

BDQ Prova
Porque o ser humano passou a ser representado de forma mais individualizada, em oposio perfeio e equilbrio das formas. Porque os artistas possuam liberdade de expresso Porque os deuses gregos valorizavam o ser humano Porque a Grcia era um estado democrtico

Pgina 4 de 4

10 Questo (Cd.: 11807)

Pontos: 0,0 / 0,5

Assinale abaixo a alternativa em que uma determinada fase histrica da arte ocidental est corretamente associada sua caracterstica: Renascimento - avaliao da obra de arte com base no material e na qualidade do trabalho. Pr-Renascimento - bidimensionalizao da obra de arte, noo de pertena ao lugar fsico e mental. Renascimento - enfraquecimento do estatuto de coisa especial outrora atribudo obra de arte. Modernismo - enfraquecimento do estatuto de coisa especial outrora atribudo obra de arte. Modernismo - bidimensionalizao da obra de arte, noo de pertena ao lugar fsico e mental.

Perodo de no visualizao da prova: desde 16/04/2013 at 03/05/2013.

http://bquestoes.estacio.br/prova_resultado_preview_aluno.asp?cod_hist_prova=2765955&matricula=20120... 07/05/2013

You might also like