You are on page 1of 8

Fichamento - Presena do Analista Sntese das principais idias contidas na obra.

Introduo - Fsforos: a arte de escutar e!ui"ale !uase # de bem di$er%. 1 emprego da transferncia pela opinio comum: - &ransfer'ncia um afeto Positi"a Amor &end'ncia (eral: falso amor. Freud: h) amor aut'ntico* +*, -e(ati"a +., no se a identifica /amais com o dio% +p. 0123 045,. Ambi"al'ncia%: termo usado3 mas !ue m)scara as coisas3 coisas confusas. 2 emprego da transferncia pela opinio comum: 6i$emos !ue a transfer'ncia +., estrutura toda as rela7es particulares a esse outro !ue o analista3 e !ue o "alor de todos os pensamento !ue (ra"itam em torno dessa ralao de"e ser conotado de um si(no de reser"a particular% +p. 0123 845,. Por isso usa-se usar a e9presso a respeito de um su/eito em an)lise: ele est) em plena transfer'ncia% +op. cit,3 o !ue si(nificaria !ue todo o modo de apercepo deste su/eito est) reestruturado sobre o centro pre"alente da transfer'ncia.

-o se pode contentar-se com essa acep7es. :ste conceito determinado pela funo !ue tem numa pr)9is. :ste conceito diri(e o modo de tratar os pacientes. In"ersamente3 o modo de trat)-los comanda o conceito.% +P. 0123 ;45, Ao meu "er esse duplo "nculo parece ser um pouco tautol(ico3 e isso "ai fa$er <acan pensar sobre:

Fichamento - Presena do Analista P7e-se a discutir a respeito da uni"ersalidade do conceito. Ida =adalpine parece defender !ue a transfer'ncia um produto da pr)tica analtica3 um artefato dela. <acan di$ !ue de modo al(um pode aceita essa posio estrema. =esmo se de"emos considerar a transfer'ncia como um produto da situao analtica3 podemos di$er !ue esta situao no poderia criar o fen>meno todo3 e !ue3 para produ$i-lo3 preciso !ue ha/a3 fora dela3 possibilidades /) presentes #s !uais ela dar) composio3 tal"e$ ?nica% +p. 012@01;3 A45,. Bnde no h) analista3 pode ha"er +., efeitos de transfer'ncia e9atamente estrutur)"eis como o /o(o da transfer'ncia na an)lise% +p. 01;3 045,. Simplesmente3 a an)lise3 ao descobri-los3 permitir) lhes dar um modelo e9perimental !ue no ser) de modo al(um forosamente diferente do modelo !ue chamaremos natural% +op. cit,.

Ad"ert'ncia lacaniana: :sta introduo tem por al"o lembr)-los disto - abordar os fundamentos da psican)lise sup7e !ue lhe le"emos3 entre os conceitos maiores !ue a fundam3 um certa coer'ncia% +p. 01;3 845,. Coer'ncia !ue marcou seu estudo do inconsciente. Lacan e a retomada de seu estudo sobre o inconsciente :m seu estudo do inconsciente3 <acan no o pode separar da presena do analista. Presena do analista uma manifestao do inconsciente +p. 01;3 ;45, A recusa do inconsciente de"e ser inte(rado no conceito de inconsciente +op. cit,. Creio !ue essa recusa do inconsciente3 <acan usa como e9emplo: +., de um mo"imento do su/eito !ue s se abre para tornar a se fechar3 numa certa pulsao temporal% +op. cit,.
2

Fichamento - Presena do Analista

Sobre essa pulsao <acan "ai di$er !ue ela um marco +., mais radical do !ue a insero do significante% +op. cit,.

A insero do si(nificante +no su/eito,3 moti"a a pulsao3 mas no lhe primria no nvel da essncia.

:le ento "ai di$er !ue:

D preciso "er no inconsciente os efeitos da fala sobre o sujeito% +p.01E3 045, F) !ue +., esses efeitos so to radicalmente primrios !ue so propriamente o !ue determina o estatuto do su/eito como su/eito% +op. cit, Assim3 "oltando ao par)(rafo anterior3 parece !ue o !ue prim)rio no n"el da ess'ncia em relao # pulsao3 so os efeitos da fala sobre o su/eito3 e no a insero do si(nificante3 !ue seria somente a moti"ao da pulsao. -isto h) uma +., proposio de restituir o inconsciente freudiano ao seu lu(ar% +op. cit,.

<acan ento defende !ue se(uramente3 o inconsciente sempre este"e presente3 e9istindo3 a(indo3 antes de Freud3 mas importa sublinhar !ue todas as acep7es !ue foram dadas3 antes de Freud3 dessa funo do inconsciente3 no tem absolutamente nada a "er com o inconsciente de Freud% +op. cit,. <acan ento fala dessa outra acep7es de inconsciente para ento citar seu Gelatrio de Goma3 em !ue procede uma no"a aliana com o sentido da descoberta freudiana3 onde conclui: B inconsciente e a soma dos efeitos da fala3 sobre um su/eito3 nesse n"el em !ue o su/eito se constitui pelos efeitos do si(nificante% +p. 01E3 845,. :nfati$o ento !ue mais do !ue a insero do si(nificante3 so os efeitos da da fala !ue fa$em o inconsciente. :sse su/eito no : B substrato "i"o !ue precisa o fen>meno sub/eti"o. Hual!uer espcie de substancia. -em ser do conhecimento em sua p)tria.
3

Fichamento - Presena do Analista -em o lo(os !ue se encarnaria em al(uma parte. :sse su/eito +., o su/eito cartesiano3 !ue aparece no momento em !ue a d?"ida se reconhece como certe$a% +op. cit,. =as no s esse su/eito3 pois pela nossa aborda(em +psican)lise,3 as bases desse su/eito se re"ela bem mais lar(as3 mas ao mesmo tempo bem mais ser"as !uanto # certe$a !ue ele rateia% +op. cit,.

<acan ento compara a a descoberta !ue Freud fa$ com outros (randes nomes3 e nassa comparao estabelece uma diferena crucial. +., a diferena !ue (arante a mais se(ura subsist'ncia do campo de Freud3 !ue o campo freudiano um campo !ue3 por sua nature$a3 se perde. D a!ui !ue a presena do psicanalista irredut"el3 como testemunha dessa perda% +p. 01E@01A3 ;45,. Podemos li(ar essa frase com o e9emplo no comeo dessa parte da!ueles psicanalistas !ue recusam o inconsciente. :les no so mais testemunham o inconsciente3 assim o re/eitam. :sse n"el de testemunhar tra$ um car)ter de acontecimento ao inconsciente3 ele pode at e9istir desde sempre3 mas para e9istir preciso !ue um psicanalista o testemunhe3 se no ele se perde3 /unto com o campo freudiano. :ssa $ona de perda comporta mesmo3 !uanto a seus fatos de pr)tica analtica3 um certo reforo do obscurantismo3 muito caracterstico da condio do homem em nosso tempo de pretensa informao +.,% +p. 01A3 045,. Isso bastante interessante pois ele destaca !ue o obscurantismo est) por e9emplo na psican)lise americana !ue destaca o :u. A concepo tradicional pensar !ue a "ia do inconsciente a obscura3 at mesmo pelo car)ter ainda eni(m)tico !ue "ia-e em Freud. <acan in"erte e di$ !ue esse +., estilo !ue se chama American IaJ of <ife3 propriamente o !ue desi(no como esse termo obscurantismo3 na medida em !ue ele se marca pela re"alori$ao de no7es h) muito tempo refutadas no campo da psican)lise3 tais como a predominKncia das fun7es do eu% +op. cit, Assim ele /ustifica a presena do analista como parte do conceito do inconsciente.
4

Fichamento - Presena do Analista

Creio ento !ue <acan "ai ento situar !ue esse conflito terico3 /ustifica o conflito no interior da an)lise3 e !ue at mesmo necess)rio para a e9ist'ncia na an)lise. Conflito !ue "e/o na frase de Freud !ue di$ia mais ou menos !ue o eu no mais senhor na prpria casa%. Creio ento !ue at o final dessa parte ele "ai entrar em pormenores !ue tal"e$ no se/am de nossa toada3 at especular sobre a causa do inconsciente. Huanto a isso destaco as passa(ens: Hue ele di$ !ue a causa do inconsciente de"e ser tomada como causa perdida. A causa ser perdida3 moti"a a repetio do ponto de "ista da tiqu3 uma ocultao constituti"a dessa coisa !ue falta. +., preciso definir a causa inconsciente3 nem como um ente3 nem como um no-ente - como fa$3 creio3 Lenri :J3 um no-ente da possibilidade. :le um 93 da interdio !ue le"a um ente ao ser3 mal(rado seu no-ad"ento3 ela uma funo do imposs"el !ue se funda uma certe$a% +p.01M3 245,

<acan "ai situar esse no-ente da possibilidade3 como a!uele !ue nos le"a # funo da transfer'ncia. Pois esse indeterminado de puro ser !ue no tem !ual!uer acesso # determinao3 essa posio prim)ria do inconsciente !ue se articula como constitudo pela indeterminao do su/eito - a isto !ue a transfer'ncia nos d) acesso3 de maneira eni(m)tica. D um n (rdio3 !ue nos condu$ ao se(uinte - o su/eito procura ter sua certe$a% +p. 01M3 ;45,. Ao trmino deste par)(rafo ele ainda acrescente al(o da certe$a do analista. : a certe$a do prprio analista concernente ao inconsciente no pode ser e9trada do conceito de transfer'ncia% +op. cit,.

Fichamento - Presena do Analista <acan ento comenta sobre a pluri"al'ncia de concep7es da &ransfer'ncia no meio psicanaltico at che(ar nos ensinamentos de Freud3 onde ele nos alerta para um desli$amento do pensamento. +., um desli$amento nos espreita +., - de no "er no conceito de transfer'ncia seno o conceito mesmo de repetio% +p. 01N3 045,. Freud di$: B !ue no pode ser rememorado se repete na conduta%. :ssa conduta entre(ue a reconstruo do analista para !ue ento se re"ele al(o no !ue se repete. :sse limite !ue ha"eria na rememorao no analisando se de"eria ao traumantismo. &raumatismo !ue para <acan resist'ncia de si(nificao. :le se(ue di$endo !ue +., poderamos ficar a # "ontade3 em nossa prpria teori$ao3 por reconhecer !ue h) ali um momento muito si(nificati"o de passa(em de poderes do su/eito ao Butro3 a!uele !ue chamamos de (rande Butro +A,3 o lu(ar da fala3 "irtualmente o lu(ar de "erdade% +p. 01N3 145, -o sei !ue a% esse3 ou se/a3 !ual esse momento si(nificati"o3 o momento de transfer'ncia@repetio* :star) a o ponto de apario do conceito de transfer'ncia* D o !ue ele na apar'ncia3 e fre!uentemente se ape(am nisso. =as olhemos mais de perto. :sse momento3 em Freud3 no simplesmente o momento do fechamento do inconsciente3 pulsao temporal !ue o fa$ desaparecer em um certo ponto de seu enunciado. Freud3 !uando condu$ a funo da transfer'ncia3 tem mesmo o cuidado de marcar esse momento como a causa do !ue chamamos transfer'ncia% +p.01N3 845,. Hue momento esse* B momento de resist'ncia.* B !ue Freud nos indica3 desde o primeiro tempo3 !ue a transfer'ncia essencialmente resistente. A transfer'ncia o meio pelo !ual se interrompe a comunicao do inconsciente3 pelo !ual o inconsciente torna a se fechar. <on(e de ser a passa(em de poderes ao inconsciente3 a transfer'ncia 3 ao contr)rio3 seu fechamento% +p. 01N3 ;45, <acan destaca !ue h) um parado9o em Freud3 !uando ele di$ !ue o analista de"e esperar a transfer'ncia para comear a dar interpretao.

Fichamento - Presena do Analista


B parado9o se de"e3 creio eu3 /ustamente por ter de esperar as resist'ncia !ue a transfer'ncia3 para ento interpretar. L) a!ui tambm um pouco da!uela preocupao !ue Oarime nos contou !ue <acan tinha3 !ue a de saber !ual o momento em !ue se pode interpretar.

:le acentua essas particularidades de Freud pois cr' !ue h) a a linha de di"iso da boa e da m) maneira de conceber a transfer'ncia. Parte m): +., a !ue !uer !ue a an)lise da transfer'ncia proceda sobra o fundamento de um aliana entre a parte s do eu do su/eito3 e !ue ela consista e apelar para o seu bom senso3 para fa$'-lo notar o car)ter ilusrio de tais de suas condutas no interior da relao com o analista% +p.08P3 845, Apelar para uma parte s do su/eito3 !ue estaria l) no real3 apta a /ul(ar com o analista o !ue se passa na transfer'ncia3 desconhecer !ue /ustamente essa tal parte !ue est) interessada na transfer'ncia3 !ue ela !ue fecha a porta3 ou a /anela3 ou o posti(o3 como !uiserem - e !ue a bela com !uem !ueremos falar est) l) detr)s3 !ue s pede para reabri-los os posti(os% +op. cit,. D por a ento !ue <acan "ai comear delimitar uma boa maneira de condu$ir a transfer'ncia3 ao di$er: D por isso mesmo !ue a interpretao se torna decisi"a3 pois a bela !ue temos !ue nos diri(ir% +op. cit,

6i(o em al(um lu(ar !ue3 o inconsciente, o discurso do Outro. Bra3 o discurso do Butro3 !ue se trata de reali$ar3 o do inconsciente3 ele no est) do lado de l) do fechamento3 ele est) do lado de fora. D ele !ue3 pela boca do analista3 apela # reabertura do posti(o% +p. 08P3 245,

Qolta ento # idia de !ue h) um parado9o em desi(nar +., nesse mo"imento de fechamento3 o momento inicial em !ue a interpretao pode (anhar seu "ulto. : a!ui se re"ela a crise conceitual permanente !ue e9iste na an)lise3 concernente # maneira como con"m conceber a funo da transfer'ncia% +p. 08P3 ;5,.

Fichamento - Presena do Analista

Rm caminho !ue parece ser o lacaniano o de tentar manter o discurso do inconsciente pela interpretao3 diante dos momentos de fechamento !ue "'m pela transfer'ncia. F) o outro caminho me parece ser o de interpretar o inconsciente pela transfer'ncia3 ou se/a3 por uma transfer'ncia positi"a com a parte s passa-se a atuar interpretando as ilus7es !ue o analisando tem em sua transfer'ncia inconsciente com o psicanalista.

D importante ento trata a transfer'ncia como um n3 um n (rdio

- &homas S. Sa$as$ - &ransfer'ncia: defesa do analista - Pi"> onde repousa a estrutura da tratamento analtico. - &ransfer'ncia - Bficioso - Indispens)"el - Pessoa do analista para alm da pro"a de realidade - Impasse for/ado3 se baseia em um conceito errado% de transfer'ncia. - Brdem da "erdade - Huem prop7e intelectuali$ao* - &apeao poss"el +domnio, - Su/eito da certe$a cartesiana. - Butro !ue no pode ser en(anador. - =odelo no amor. - Butra coisa a mostrar - B !ue causa radicalmente o fechamento !ue comporta a transfer'ncia. - Bb/eto

You might also like