You are on page 1of 47

LEI N 9.034, DE 3 DE MAIO DE 1995. CRIME ORGANIZADO CAPTULO I Art.

1o Esta Lei define e regula meios de prova e procedimentos investigatrios ue versem so!re il"citos decorrentes de a#$es praticadas por uadril%a ou !ando ou organi&a#$es ou associa#$es criminosas de ual uer tipo. Art. 'o Em ual uer fase de persecu#(o criminal s(o permitidos) sem pre*u"&o dos *+ previstos em lei) os seguintes procedimentos de investiga#(o e forma#(o de provas, II - a a#(o controlada) ue consiste em retardar a interdi#(o policial do ue se sup$e a#(o praticada por organi&a#$es criminosas ou a ela vinculado) desde ue mantida so! o!serva#(o e acompan%amento para ue a medida legal se concreti&e no momento mais efica& do ponto de vista da forma#(o de provas e fornecimento de informa#$es. III - o acesso a dados) documentos e informa#$es fiscais) !anc+rias) financeiras e eleitorais. I/ 0 a capta#(o e a intercepta#(o am!iental de sinais eletromagn1ticos) ticos ou ac2sticos) e o seu registro e an+lise) mediante circunstanciada autori&a#(o *udicial. / 0 infiltra#(o por agentes de pol"cia ou de intelig3ncia) em tarefas de investiga#(o) constitu"da pelos rg(os especiali&ados pertinentes) mediante circunstanciada autori&a#(o *udicial. Par+grafo 2nico. A autori&a#(o *udicial ser+ estritamente sigilosa e permanecer+ nesta condi#(o en uanto perdurar a infiltra#(o. CAPTULO II 4a Preserva#(o do 5igilo Constitucional Art. 67 8as %ipteses do inciso III do art. '7 desta lei) ocorrendo possi!ilidade de viola#(o de sigilo preservado pela Constitui#(o ou por lei) a dilig3ncia ser+ reali&ada pessoalmente pelo *ui&) adotado o mais rigoroso segredo de *usti#a. 9 17 Para reali&ar a dilig3ncia) o *ui& poder+ re uisitar o au:"lio de pessoas ue) pela nature&a da fun#(o ou profiss(o) ten%am ou possam ter acesso aos o!*etos do sigilo. 9 '7 O *ui&) pessoalmente) far+ lavrar auto circunstanciado da dilig3ncia) relatando as informa#$es col%idas oralmente e ane:ando cpias aut3nticas dos documentos ue tiverem relev;ncia pro!atria) podendo para esse efeito) designar uma das pessoas referidas no par+grafo anterior como escriv(o ad %oc. 9 67 O auto de dilig3ncia ser+ conservado fora dos autos do processo) em lugar seguro) sem interven#(o de cartrio ou servidor) somente podendo a ele ter acesso) na presen#a do *ui&) as partes leg"timas na causa) ue n(o poder(o dele servir-se para fins estran%os < mesma) e est(o su*eitas <s san#$es previstas pelo Cdigo Penal em caso de divulga#(o. 9 =7 Os argumentos de acusa#(o e defesa ue versarem so!re a dilig3ncia ser(o apresentados em separado para serem ane:ados ao auto da dilig3ncia) ue poder+ servir como elemento na forma#(o da convic#(o final do *ui&. 9 >7 Em caso de recurso) o auto da dilig3ncia ser+ fec%ado) lacrado e endere#ado em separado ao *u"&o competente para revis(o) ue dele tomar+ con%ecimento sem interven#(o das secretarias e ga!inetes)

devendo o relator dar vistas ao ?inist1rio P2!lico e ao 4efensor em recinto isolado) para o efeito de ue a discuss(o e o *ulgamento se*am mantidos em a!soluto segredo de *usti#a. CAPTULO III 4as 4isposi#$es @erais Art. =7 Os rg(os da pol"cia *udici+ria estruturar(o setores e e uipes de policiais especiali&ados no com!ate < a#(o praticada por organi&a#$es criminosas. Art. >7 A identifica#(o criminal de pessoas envolvidas com a a#(o praticada por organi&a#$es criminosas ser+ reali&ada independentemente da identifica#(o civil. Art. A7 8os crimes praticados em organi&a#(o criminosa) a pena ser+ redu&ida de um a dois ter#os) uando a cola!ora#(o espont;nea do agente levar ao esclarecimento de infra#$es penais e sua autoria. Art. B7 8(o ser+ concedida li!erdade provisria) com ou sem fian#a) aos agentes ue ten%am tido intensa e efetiva participa#(o na organi&a#(o criminosa. Art. CD O pra&o m+:imo da pris(o processual) nos crimes previstos nesta lei) ser+ de cento e oitenta dias. Art. CD O pra&o para encerramento da instru#(o criminal) nos processos por crime de ue trata esta Lei) ser+ de C1 Eoitenta e umF dias) uando o r1u estiver preso) e de 1'G Ecento e vinteF dias) uando solto. Art. H7 O r1u n(o poder+ apelar em li!erdade) nos crimes previstos nesta lei. Art. 1G Os condenados por crime decorrentes de organi&a#(o criminosa iniciar(o o cumprimento da pena em regime fec%ado. Art. 11 Aplicam-se) no ue n(o forem incompat"veis) su!sidiariamente) as disposi#$es do Cdigo de Processo Penal. LEI N 5.553, DE 6 DE DEZEMBRO DE 1968. APRESENTAO E USO DE DOCUMENTOS DE IDENTI ICAO PESSOAL Art. 17 A nen%uma pessoa f"sica) !em como a nen%uma pessoa *ur"dica) de direito p2!lico ou de direito privado) 1 l"cito reter ual uer documento de identifica#(o pessoal) ainda ue apresentado por fotocpia autenticada ou p2!lica-forma) inclusive comprovante de uita#(o com o servi#o militar) t"tulo de eleitor) carteira profissional) certid(o de registro de nascimento) certid(o de casamento) comprovante de naturali&a#(o e carteira de identidade de estrangeiro. Art. '7 Iuando) para a reali&a#(o de determinado ato) for e:igida a apresenta#(o de documento de identifica#(o) a pessoa ue fi&er a e:ig3ncia far+ e:trair) no pra&o de at1 > EcincoF dias) os dados ue interessarem devolvendo em seguida o documento ao seu e:i!idor. 9 17 - Al1m do pra&o previsto neste artigo) somente por ordem *udicial poder+ ser retirado ual uer documento de identifica#(o pessoal. 9 '7 - Iuando o documento de identidade for indispens+vel para a entrada de pessoa em rg(os p2!licos ou particulares) ser(o seus dados anotados no ato e devolvido o documento imediatamente ao interessado.

Art. 67 Constitui contraven#(o penal) pun"vel com pena de pris(o simples de 1 EumF a 6 Etr3sF meses ou multa de 8CJK G)>G Ecin Lenta centavosF a 8CJK 6)GG Etr3s cru&eiros novosF) a reten#(o de ual uer documento a ue se refere esta Lei. Par+grafo 2nico. Iuando a infra#(o for praticada por preposto ou agente de pessoa *ur"dica) considerar-se-+ respons+vel uem %ouver ordenado o ato ue ense*ou a reten#(o) a menos ue %a*a ) pelo e:ecutante) deso!edi3ncia ou ino!serv;ncia de ordens ou instru#$es e:pressas) uando) ent(o) ser+ este o infrator. Art. =7 O Poder E:ecutivo regulamentar+ a presente Lei dentro do pra&o de AG EsessentaF dias) a contar da data de sua pu!lica#(o. Art. >7 Jevogam-se as disposi#$es em contr+rio. LEI N 9.099, DE !6 DE SETEMBRO DE 1995. "UIZADOS ESPECIAIS C#$EIS E CRIMINAIS Cap"tulo III 4os Mui&ados Especiais Criminais 4isposi#$es @erais Art. AG. O Mui&ado Especial Criminal) provido por *u"&es togados ou togados e leigos) tem compet3ncia para a concilia#(o) o *ulgamento e a e:ecu#(o das infra#$es penais de menor potencial ofensivo) respeitadas as regras de cone:(o e contin3ncia. Par+grafo 2nico. 8a reuni(o de processos) perante o *u"&o comum ou o tri!unal do *2ri) decorrentes da aplica#(o das regras de cone:(o e contin3ncia) o!servar-se-(o os institutos da transa#(o penal e da composi#(o dos danos civis. Art. A1. Consideram-se infra#$es penais de menor potencial ofensivo) para os efeitos desta Lei) as contraven#$es penais e os crimes a ue a lei comine pena m+:ima n(o superior a ' EdoisF anos) cumulada ou n(o com multa. Art. A'. O processo perante o Mui&ado Especial orientar-se-+ pelos crit1rios da oralidade) informalidade) economia processual e celeridade) o!*etivando) sempre ue poss"vel) a repara#(o dos danos sofridos pela v"tima e a aplica#(o de pena n(o privativa de li!erdade. 5e#(o I 4a Compet3ncia e dos Atos Processuais Art. A6. A compet3ncia do Mui&ado ser+ determinada pelo lugar em ue foi praticada a infra#(o penal. Art. A=. Os atos processuais ser(o p2!licos e poder(o reali&ar-se em %or+rio noturno e em ual uer dia da semana) conforme dispuserem as normas de organi&a#(o *udici+ria. Art. A>. Os atos processuais ser(o v+lidos sempre ue preenc%erem as finalidades para as uais foram reali&ados) atendidos os crit1rios indicados no art. A' desta Lei. 9 17 8(o se pronunciar+ ual uer nulidade sem ue ten%a %avido pre*u"&o. 9 '7 A pr+tica de atos processuais em outras comarcas poder+ ser solicitada por ual uer meio %+!il de comunica#(o.

9 67 5er(o o!*eto de registro escrito e:clusivamente os atos %avidos por essenciais. Os atos reali&ados em audi3ncia de instru#(o e *ulgamento poder(o ser gravados em fita magn1tica ou e uivalente. Art. AA. A cita#(o ser+ pessoal e far-se-+ no prprio Mui&ado) sempre ue poss"vel) ou por mandado. Par+grafo 2nico. 8(o encontrado o acusado para ser citado) o Mui& encamin%ar+ as pe#as e:istentes ao Mu"&o comum para ado#(o do procedimento previsto em lei. Art. AB. A intima#(o far-se-+ por correspond3ncia) com aviso de rece!imento pessoal ou) tratando-se de pessoa *ur"dica ou firma individual) mediante entrega ao encarregado da recep#(o) ue ser+ o!rigatoriamente identificado) ou) sendo necess+rio) por oficial de *usti#a) independentemente de mandado ou carta precatria) ou ainda por ual uer meio idNneo de comunica#(o. Par+grafo 2nico. 4os atos praticados em audi3ncia considerar-se-(o desde logo cientes as partes) os interessados e defensores. Art. AC. 4o ato de intima#(o do autor do fato e do mandado de cita#(o do acusado) constar+ a necessidade de seu comparecimento acompan%ado de advogado) com a advert3ncia de ue) na sua falta) ser-l%e-+ designado defensor p2!lico. 5e#(o II 4a Oase Preliminar Art. AH. A autoridade policial ue tomar con%ecimento da ocorr3ncia lavrar+ termo circunstanciado e o encamin%ar+ imediatamente ao Mui&ado) com o autor do fato e a v"tima) providenciando-se as re uisi#$es dos e:ames periciais necess+rios. Par+grafo 2nico. Ao autor do fato ue) aps a lavratura do termo) for imediatamente encamin%ado ao *ui&ado ou assumir o compromisso de a ele comparecer) n(o se impor+ pris(o em flagrante) nem se e:igir+ fian#a. Em caso de viol3ncia dom1stica) o *ui& poder+ determinar) como medida de cautela) seu afastamento do lar) domic"lio ou local de conviv3ncia com a v"tima. Art. BG. Comparecendo o autor do fato e a v"tima) e n(o sendo poss"vel a reali&a#(o imediata da audi3ncia preliminar) ser+ designada data pr:ima) da ual am!os sair(o cientes. Art. B1. 8a falta do comparecimento de ual uer dos envolvidos) a 5ecretaria providenciar+ sua intima#(o e) se for o caso) a do respons+vel civil) na forma dos arts. AB e AC desta Lei. Art. B'. 8a audi3ncia preliminar) presente o representante do ?inist1rio P2!lico) o autor do fato e a v"tima e) se poss"vel) o respons+vel civil) acompan%ados por seus advogados) o Mui& esclarecer+ so!re a possi!ilidade da composi#(o dos danos e da aceita#(o da proposta de aplica#(o imediata de pena n(o privativa de li!erdade. Art. B6. A concilia#(o ser+ condu&ida pelo Mui& ou por conciliador so! sua orienta#(o. Par+grafo 2nico. Os conciliadores s(o au:iliares da Musti#a) recrutados) na forma da lei local) preferentemente entre !ac%ar1is em 4ireito) e:clu"dos os ue e:er#am fun#$es na administra#(o da Musti#a Criminal. Art. B=. A composi#(o dos danos civis ser+ redu&ida a escrito e) %omologada pelo Mui& mediante senten#a irrecorr"vel) ter+ efic+cia de t"tulo a ser e:ecutado no *u"&o civil competente. Par+grafo 2nico. Tratando-se de a#(o penal de iniciativa privada ou de a#(o penal p2!lica condicionada < representa#(o) o acordo %omologado acarreta a ren2ncia ao direito de uei:a ou representa#(o.

Art. B>. 8(o o!tida a composi#(o dos danos civis) ser+ dada imediatamente ao ofendido a oportunidade de e:ercer o direito de representa#(o ver!al) ue ser+ redu&ida a termo. Par+grafo 2nico. O n(o oferecimento da representa#(o na audi3ncia preliminar n(o implica decad3ncia do direito) ue poder+ ser e:ercido no pra&o previsto em lei. Art. BA. Pavendo representa#(o ou tratando-se de crime de a#(o penal p2!lica incondicionada) n(o sendo caso de ar uivamento) o ?inist1rio P2!lico poder+ propor a aplica#(o imediata de pena restritiva de direitos ou multas) a ser especificada na proposta. 9 17 8as %ipteses de ser a pena de multa a 2nica aplic+vel) o Mui& poder+ redu&i-la at1 a metade. 9 '7 8(o se admitir+ a proposta se ficar comprovado, I - ter sido o autor da infra#(o condenado) pela pr+tica de crime) < pena privativa de li!erdade) por senten#a definitiva. II - ter sido o agente !eneficiado anteriormente) no pra&o de cinco anos) pela aplica#(o de pena restritiva ou multa) nos termos deste artigo. III - n(o indicarem os antecedentes) a conduta social e a personalidade do agente) !em como os motivos e as circunst;ncias) ser necess+ria e suficiente a ado#(o da medida. 9 67 Aceita a proposta pelo autor da infra#(o e seu defensor) ser+ su!metida < aprecia#(o do Mui&. 9 =7 Acol%endo a proposta do ?inist1rio P2!lico aceita pelo autor da infra#(o) o Mui& aplicar+ a pena restritiva de direitos ou multa) ue n(o importar+ em reincid3ncia) sendo registrada apenas para impedir novamente o mesmo !enef"cio no pra&o de cinco anos. 9 >7 4a senten#a prevista no par+grafo anterior ca!er+ a apela#(o referida no art. C' desta Lei. 9 A7 A imposi#(o da san#(o de ue trata o 9 =7 deste artigo n(o constar+ de certid(o de antecedentes criminais) salvo para os fins previstos no mesmo dispositivo) e n(o ter+ efeitos civis) ca!endo aos interessados propor a#(o ca!"vel no *u"&o c"vel. 5e#(o III 4o Procedimento 5umari"ssimo Art. BB. 8a a#(o penal de iniciativa p2!lica) uando n(o %ouver aplica#(o de pena) pela aus3ncia do autor do fato) ou pela n(o ocorr3ncia da %iptese prevista no art. BA desta Lei) o ?inist1rio P2!lico oferecer+ ao Mui&) de imediato) den2ncia oral) se n(o %ouver necessidade de dilig3ncias imprescind"veis. 9 17 Para o oferecimento da den2ncia) ue ser+ ela!orada com !ase no termo de ocorr3ncia referido no art. AH desta Lei) com dispensa do in u1rito policial) prescindir-se-+ do e:ame do corpo de delito uando a materialidade do crime estiver aferida por !oletim m1dico ou prova e uivalente. 9 '7 5e a comple:idade ou circunst;ncias do caso n(o permitirem a formula#(o da den2ncia) o ?inist1rio P2!lico poder+ re uerer ao Mui& o encamin%amento das pe#as e:istentes) na forma do par+grafo 2nico do art. AA desta Lei. 9 67 8a a#(o penal de iniciativa do ofendido poder+ ser oferecida uei:a oral) ca!endo ao Mui& verificar se a comple:idade e as circunst;ncias do caso determinam a ado#(o das provid3ncias previstas no par+grafo 2nico do art. AA desta Lei.

Art. BC. Oferecida a den2ncia ou uei:a) ser+ redu&ida a termo) entregando-se cpia ao acusado) ue com ela ficar+ citado e imediatamente cientificado da designa#(o de dia e %ora para a audi3ncia de instru#(o e *ulgamento) da ual tam!1m tomar(o ci3ncia o ?inist1rio P2!lico) o ofendido) o respons+vel civil e seus advogados. 9 17 5e o acusado n(o estiver presente) ser+ citado na forma dos arts. AA e AC desta Lei e cientificado da data da audi3ncia de instru#(o e *ulgamento) devendo a ela tra&er suas testemun%as ou apresentar re uerimento para intima#(o) no m"nimo cinco dias antes de sua reali&a#(o. 9 '7 8(o estando presentes o ofendido e o respons+vel civil) ser(o intimados nos termos do art. AB desta Lei para comparecerem < audi3ncia de instru#(o e *ulgamento. 9 67 As testemun%as arroladas ser(o intimadas na forma prevista no art. AB desta Lei. Art. BH. 8o dia e %ora designados para a audi3ncia de instru#(o e *ulgamento) se na fase preliminar n(o tiver %avido possi!ilidade de tentativa de concilia#(o e de oferecimento de proposta pelo ?inist1rio P2!lico) proceder-se-+ nos termos dos arts. B') B6) B= e B> desta Lei. Art. CG. 8en%um ato ser+ adiado) determinando o Mui&) uando imprescind"vel) a condu#(o coercitiva de uem deva comparecer. Art. C1. A!erta a audi3ncia) ser+ dada a palavra ao defensor para responder < acusa#(o) aps o ue o Mui& rece!er+) ou n(o) a den2ncia ou uei:a. %avendo rece!imento) ser(o ouvidas a v"tima e as testemun%as de acusa#(o e defesa) interrogando-se a seguir o acusado) se presente) passando-se imediatamente aos de!ates orais e < prola#(o da senten#a. 9 17 Todas as provas ser(o produ&idas na audi3ncia de instru#(o e *ulgamento) podendo o Mui& limitar ou e:cluir as ue considerar e:cessivas) impertinentes ou protelatrias. 9 '7 4e todo o ocorrido na audi3ncia ser+ lavrado termo) assinado pelo Mui& e pelas partes) contendo !reve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audi3ncia e a senten#a. 9 67 A senten#a) dispensado o relatrio) mencionar+ os elementos de convic#(o do Mui&. Art. C'. 4a decis(o de re*ei#(o da den2ncia ou uei:a e da senten#a ca!er+ apela#(o) ue poder+ ser *ulgada por turma composta de tr3s Mu"&es em e:erc"cio no primeiro grau de *urisdi#(o) reunidos na sede do Mui&ado. 9 17 A apela#(o ser+ interposta no pra&o de de& dias) contados da ci3ncia da senten#a pelo ?inist1rio P2!lico) pelo r1u e seu defensor) por peti#(o escrita) da ual constar(o as ra&$es e o pedido do recorrente. 9 '7 O recorrido ser+ intimado para oferecer resposta escrita no pra&o de de& dias. 9 67 As partes poder(o re uerer a transcri#(o da grava#(o da fita magn1tica a ue alude o 9 67 do art. A> desta Lei. 9 =7 As partes ser(o intimadas da data da sess(o de *ulgamento pela imprensa. 9 >7 5e a senten#a for confirmada pelos prprios fundamentos) a s2mula do *ulgamento servir+ de acrd(o. Art. C6. Ca!er(o em!argos de declara#(o uando) em senten#a ou acrd(o) %ouver o!scuridade) contradi#(o) omiss(o ou d2vida. 9 17 Os em!argos de declara#(o ser(o opostos por escrito ou oralmente) no pra&o de cinco dias) contados da ci3ncia da decis(o.

9 '7 Iuando opostos contra senten#a) os em!argos de declara#(o suspender(o o pra&o para o recurso. 9 67 Os erros materiais podem ser corrigidos de of"cio. 5e#(o I/ 4a E:ecu#(o Art. C=. Aplicada e:clusivamente pena de multa) seu cumprimento far-se-+ mediante pagamento na 5ecretaria do Mui&ado. Par+grafo 2nico. Efetuado o pagamento) o Mui& declarar+ e:tinta a puni!ilidade) determinando ue a condena#(o n(o fi ue constando dos registros criminais) e:ceto para fins de re uisi#(o *udicial. Art. C>. 8(o efetuado o pagamento de multa) ser+ feita a convers(o em pena privativa da li!erdade) ou restritiva de direitos) nos termos previstos em lei. Art. CA. A e:ecu#(o das penas privativas de li!erdade e restritivas de direitos) ou de multa cumulada com estas) ser+ processada perante o rg(o competente) nos termos da lei. 5e#(o / 4as 4espesas Processuais Art. CB. 8os casos de %omologa#(o do acordo civil e aplica#(o de pena restritiva de direitos ou multa Earts. B= e BA) 9 =7F) as despesas processuais ser(o redu&idas) conforme dispuser lei estadual. 5e#(o /I 4isposi#$es Oinais Art. CC. Al1m das %ipteses do Cdigo Penal e da legisla#(o especial) depender+ de representa#(o a a#(o penal relativa aos crimes de les$es corporais leves e les$es culposas. Art. CH. 8os crimes em ue a pena m"nima cominada for igual ou inferior a um ano) a!rangidas ou n(o por esta Lei) o ?inist1rio P2!lico) ao oferecer a den2ncia) poder+ propor a suspens(o do processo) por dois a uatro anos) desde ue o acusado n(o este*a sendo processado ou n(o ten%a sido condenado por outro crime) presentes os demais re uisitos ue autori&ariam a suspens(o condicional da pena. 9 17 Aceita a proposta pelo acusado e seu defensor) na presen#a do Mui&) este) rece!endo a den2ncia) poder+ suspender o processo) su!metendo o acusado a per"odo de prova) so! as seguintes condi#$es, I - repara#(o do dano) salvo impossi!ilidade de fa&3-lo. II - proi!i#(o de fre Lentar determinados lugares. III - proi!i#(o de ausentar-se da comarca onde reside) sem autori&a#(o do Mui&. I/ - comparecimento pessoal e o!rigatrio a *u"&o) mensalmente) para informar e *ustificar suas atividades. 9 '7 O Mui& poder+ especificar outras condi#$es a ue fica su!ordinada a suspens(o) desde ue ade uadas ao fato e < situa#(o pessoal do acusado. 9 67 A suspens(o ser+ revogada se) no curso do pra&o) o !enefici+rio vier a ser processado por outro crime ou n(o efetuar) sem motivo *ustificado) a repara#(o do dano.

9 =7 A suspens(o poder+ ser revogada se o acusado vier a ser processado) no curso do pra&o) por contraven#(o) ou descumprir ual uer outra condi#(o imposta. 9 >7 E:pirado o pra&o sem revoga#(o) o Mui& declarar+ e:tinta a puni!ilidade. 9 A7 8(o correr+ a prescri#(o durante o pra&o de suspens(o do processo. 9 B7 5e o acusado n(o aceitar a proposta prevista neste artigo) o processo prosseguir+ em seus ulteriores termos. Art. HG. As disposi#$es desta Lei n(o se aplicam aos processos penais cu*a instru#(o *+ estiver iniciada. Art. HG-A. As disposi#$es desta Lei n(o se aplicam no ;m!ito da Musti#a ?ilitar. Art. H1. 8os casos em ue esta Lei passa a e:igir representa#(o para a propositura da a#(o penal p2!lica) o ofendido ou seu representante legal ser+ intimado para oferec3-la no pra&o de trinta dias) so! pena de decad3ncia. Art. H'. Aplicam-se su!sidiariamente as disposi#$es dos Cdigos Penal e de Processo Penal) no ue n(o forem incompat"veis com esta Lei. LEI N% 10.!59, DE 1! DE "UL&O DE !001. "UIZADOS ESPECIAIS C#$EIS E CRIMINAIS NO 'MBITO DA "USTIA EDERAL Art. 1o 5(o institu"dos os Mui&ados Especiais C"veis e Criminais da Musti#a Oederal) aos uais se aplica) no ue n(o conflitar com esta Lei) o disposto na Lei no H.GHH) de 'A de setem!ro de 1HH>. Art. 'o Compete ao Mui&ado Especial Oederal Criminal processar e *ulgar os feitos de compet3ncia da Musti#a Oederal relativos <s infra#$es de menor potencial ofensivo) respeitadas as regras de cone:(o e contin3ncia. Par+grafo 2nico. 8a reuni(o de processos) perante o *u"&o comum ou o tri!unal do *2ri) decorrente da aplica#(o das regras de cone:(o e contin3ncia) o!servar-se-(o os institutos da transa#(o penal e da composi#(o dos danos civis. Art. 6o Compete ao Mui&ado Especial Oederal C"vel processar) conciliar e *ulgar causas de compet3ncia da Musti#a Oederal at1 o valor de sessenta sal+rios m"nimos) !em como e:ecutar as suas senten#as. 9 1o 8(o se incluem na compet3ncia do Mui&ado Especial C"vel as causas, I - referidas no art. 1GH) incisos II) III e QI) da Constitui#(o Oederal) as a#$es de mandado de seguran#a) de desapropria#(o) de divis(o e demarca#(o) populares) e:ecu#$es fiscais e por impro!idade administrativa e as demandas so!re direitos ou interesses difusos) coletivos ou individuais %omog3neos. II - so!re !ens imveis da Uni(o) autar uias e funda#$es p2!licas federais. III - para a anula#(o ou cancelamento de ato administrativo federal) salvo o de nature&a previdenci+ria e o de lan#amento fiscal. I/ - ue ten%am como o!*eto a impugna#(o da pena de demiss(o imposta a servidores p2!licos civis ou de san#$es disciplinares aplicadas a militares. 9 'o Iuando a pretens(o versar so!re o!riga#$es vincendas) para fins de compet3ncia do Mui&ado Especial) a soma de do&e parcelas n(o poder+ e:ceder o valor referido no art. 6o) caput.

9 6o 8o foro onde estiver instalada /ara do Mui&ado Especial) a sua compet3ncia 1 a!soluta. Art. =o O Mui& poder+) de of"cio ou a re uerimento das partes) deferir medidas cautelares no curso do processo) para evitar dano de dif"cil repara#(o. Art. >o E:ceto nos casos do art. =o) somente ser+ admitido recurso de senten#a definitiva. Art. Ao Podem ser partes no Mui&ado Especial Oederal C"vel, I 0 como autores) as pessoas f"sicas e as microempresas e empresas de pe ueno porte) assim definidas na Lei no H.61B) de > de de&em!ro de 1HHA. II 0 como r1s) a Uni(o) autar uias) funda#$es e empresas p2!licas federais. Art. Bo As cita#$es e intima#$es da Uni(o ser(o feitas na forma prevista nos arts. 6> a 6C da Lei Complementar no B6) de 1G de fevereiro de 1HH6. Par+grafo 2nico. A cita#(o das autar uias) funda#$es e empresas p2!licas ser+ feita na pessoa do representante m+:imo da entidade) no local onde proposta a causa) uando ali instalado seu escritrio ou representa#(o. se n(o) na sede da entidade. Art. Co As partes ser(o intimadas da senten#a) uando n(o proferida esta na audi3ncia em ue estiver presente seu representante) por AJ?P Eaviso de rece!imento em m(o prpriaF. 9 1o As demais intima#$es das partes ser(o feitas na pessoa dos advogados ou dos Procuradores ue oficiem nos respectivos autos) pessoalmente ou por via postal. 9 'o Os tri!unais poder(o organi&ar servi#o de intima#(o das partes e de recep#(o de peti#$es por meio eletrNnico. Art. Ho 8(o %aver+ pra&o diferenciado para a pr+tica de ual uer ato processual pelas pessoas *ur"dicas de direito p2!lico) inclusive a interposi#(o de recursos) devendo a cita#(o para audi3ncia de concilia#(o ser efetuada com anteced3ncia m"nima de trinta dias. Art. 1G. As partes poder(o designar) por escrito) representantes para a causa) advogado ou n(o. Par+grafo 2nico. Os representantes *udiciais da Uni(o) autar uias) funda#$es e empresas p2!licas federais) !em como os indicados na forma do caput) ficam autori&ados a conciliar) transigir ou desistir) nos processos da compet3ncia dos Mui&ados Especiais Oederais. Art. 11. A entidade p2!lica r1 dever+ fornecer ao Mui&ado a documenta#(o de ue dispon%a para o esclarecimento da causa) apresentando-a at1 a instala#(o da audi3ncia de concilia#(o. Par+grafo 2nico. Para a audi3ncia de composi#(o dos danos resultantes de il"cito criminal Earts. B1) B' e B= da Lei no H.GHH) de 'A de setem!ro de 1HH>F) o representante da entidade ue comparecer ter+ poderes para acordar) desistir ou transigir) na forma do art. 1G. Art. 1'. Para efetuar o e:ame t1cnico necess+rio < concilia#(o ou ao *ulgamento da causa) o Mui& nomear+ pessoa %a!ilitada) ue apresentar+ o laudo at1 cinco dias antes da audi3ncia) independentemente de intima#(o das partes. 9 1o Os %onor+rios do t1cnico ser(o antecipados < conta de ver!a or#ament+ria do respectivo Tri!unal e) uando vencida na causa a entidade p2!lica) seu valor ser+ inclu"do na ordem de pagamento a ser feita em favor do Tri!unal.

9 'o 8as a#$es previdenci+rias e relativas < assist3ncia social) %avendo designa#(o de e:ame) ser(o as partes intimadas para) em de& dias) apresentar uesitos e indicar assistentes. Art. 16. 8as causas de ue trata esta Lei) n(o %aver+ ree:ame necess+rio. Art. 1=. Ca!er+ pedido de uniformi&a#(o de interpreta#(o de lei federal uando %ouver diverg3ncia entre decis$es so!re uest$es de direito material proferidas por Turmas Jecursais na interpreta#(o da lei. 9 1o O pedido fundado em diverg3ncia entre Turmas da mesma Jegi(o ser+ *ulgado em reuni(o con*unta das Turmas em conflito) so! a presid3ncia do Mui& Coordenador. 9 'o O pedido fundado em diverg3ncia entre decis$es de turmas de diferentes regi$es ou da proferida em contrariedade a s2mula ou *urisprud3ncia dominante do 5TM ser+ *ulgado por Turma de Uniformi&a#(o) integrada por *u"&es de Turmas Jecursais) so! a presid3ncia do Coordenador da Musti#a Oederal. 9 6o A reuni(o de *u"&es domiciliados em cidades diversas ser+ feita pela via eletrNnica. 9 =o Iuando a orienta#(o acol%ida pela Turma de Uniformi&a#(o) em uest$es de direito material) contrariar s2mula ou *urisprud3ncia dominante no 5uperior Tri!unal de Musti#a -5TM) a parte interessada poder+ provocar a manifesta#(o deste) ue dirimir+ a diverg3ncia. 9 >o 8o caso do 9 =o) presente a plausi!ilidade do direito invocado e %avendo fundado receio de dano de dif"cil repara#(o) poder+ o relator conceder) de of"cio ou a re uerimento do interessado) medida liminar determinando a suspens(o dos processos nos uais a controv1rsia este*a esta!elecida. 9 Ao Eventuais pedidos de uniformi&a#(o id3nticos) rece!idos su!se Lentemente em uais uer Turmas Jecursais) ficar(o retidos nos autos) aguardando-se pronunciamento do 5uperior Tri!unal de Musti#a. 9 Bo 5e necess+rio) o relator pedir+ informa#$es ao Presidente da Turma Jecursal ou Coordenador da Turma de Uniformi&a#(o e ouvir+ o ?inist1rio P2!lico) no pra&o de cinco dias. Eventuais interessados) ainda ue n(o se*am partes no processo) poder(o se manifestar) no pra&o de trinta dias. 9 Co 4ecorridos os pra&os referidos no 9 Bo) o relator incluir+ o pedido em pauta na 5e#(o) com prefer3ncia so!re todos os demais feitos) ressalvados os processos com r1us presos) os %a!eas corpus e os mandados de seguran#a. 9 Ho Pu!licado o acrd(o respectivo) os pedidos retidos referidos no 9 Ao ser(o apreciados pelas Turmas Jecursais) ue poder(o e:ercer *u"&o de retrata#(o ou declar+-los pre*udicados) se veicularem tese n(o acol%ida pelo 5uperior Tri!unal de Musti#a. 9 1G. Os Tri!unais Jegionais) o 5uperior Tri!unal de Musti#a e o 5upremo Tri!unal Oederal) no ;m!ito de suas compet3ncias) e:pedir(o normas regulamentando a composi#(o dos rg(os e os procedimentos a serem adotados para o processamento e o *ulgamento do pedido de uniformi&a#(o e do recurso e:traordin+rio. Art. 1>. O recurso e:traordin+rio) para os efeitos desta Lei) ser+ processado e *ulgado segundo o esta!elecido nos 99 =o a Ho do art. 1=) al1m da o!serv;ncia das normas do Jegimento. Art. 1A. O cumprimento do acordo ou da senten#a) com tr;nsito em *ulgado) ue impon%am o!riga#(o de fa&er) n(o fa&er ou entrega de coisa certa) ser+ efetuado mediante of"cio do Mui& < autoridade citada para a causa) com cpia da senten#a ou do acordo. Art. 1B. Tratando-se de o!riga#(o de pagar uantia certa) aps o tr;nsito em *ulgado da decis(o) o pagamento ser+ efetuado no pra&o de sessenta dias) contados da entrega da re uisi#(o) por ordem do Mui&) < autoridade citada para a causa) na ag3ncia mais pr:ima da Cai:a EconNmica Oederal ou do Ranco do Rrasil) independentemente de precatrio.

9 1o Para os efeitos do 9 6o do art. 1GG da Constitui#(o Oederal) as o!riga#$es ali definidas como de pe ueno valor) a serem pagas independentemente de precatrio) ter(o como limite o mesmo valor esta!elecido nesta Lei para a compet3ncia do Mui&ado Especial Oederal C"vel Eart. 6o) caputF. 9 'o 4esatendida a re uisi#(o *udicial) o Mui& determinar+ o se Lestro do numer+rio suficiente ao cumprimento da decis(o. 9 6o 5(o vedados o fracionamento) reparti#(o ou ue!ra do valor da e:ecu#(o) de modo ue o pagamento se fa#a) em parte) na forma esta!elecida no 9 1o deste artigo) e) em parte) mediante e:pedi#(o do precatrio) e a e:pedi#(o de precatrio complementar ou suplementar do valor pago. 9 =o 5e o valor da e:ecu#(o ultrapassar o esta!elecido no 9 1o) o pagamento far-se-+) sempre) por meio do precatrio) sendo facultado < parte e:e Lente a ren2ncia ao cr1dito do valor e:cedente) para ue possa optar pelo pagamento do saldo sem o precatrio) da forma l+ prevista. Art. 1C. Os Mui&ados Especiais ser(o instalados por decis(o do Tri!unal Jegional Oederal. O Mui& presidente do Mui&ado designar+ os conciliadores pelo per"odo de dois anos) admitida a recondu#(o. O e:erc"cio dessas fun#$es ser+ gratuito) assegurados os direitos e prerrogativas do *urado Eart. =6B do Cdigo de Processo PenalF. Par+grafo 2nico. 5er(o instalados Mui&ados Especiais Ad*untos nas localidades cu*o movimento forense n(o *ustifi ue a e:ist3ncia de Mui&ado Especial) ca!endo ao Tri!unal designar a /ara onde funcionar+. Art. 1H. 8o pra&o de seis meses) a contar da pu!lica#(o desta Lei) dever(o ser instalados os Mui&ados Especiais nas capitais dos Estados e no 4istrito Oederal. Par+grafo 2nico. 8a capital dos Estados) no 4istrito Oederal e em outras cidades onde for necess+rio) neste 2ltimo caso) por decis(o do Tri!unal Jegional Oederal) ser(o instalados Mui&ados com compet3ncia e:clusiva para a#$es previdenci+rias. Art. 'G. Onde n(o %ouver /ara Oederal) a causa poder+ ser proposta no Mui&ado Especial Oederal mais pr:imo do foro definido no art. =o da Lei no H.GHH) de 'A de setem!ro de 1HH>) vedada a aplica#(o desta Lei no *u"&o estadual. Art. '1. As Turmas Jecursais ser(o institu"das por decis(o do Tri!unal Jegional Oederal) ue definir+ sua composi#(o e +rea de compet3ncia) podendo a!ranger mais de uma se#(o. Art. ''. Os Mui&ados Especiais ser(o coordenados por Mui& do respectivo Tri!unal Jegional) escol%ido por seus pares) com mandato de dois anos. Par+grafo 2nico. O Mui& Oederal) uando o e:igirem as circunst;ncias) poder+ determinar o funcionamento do Mui&ado Especial em car+ter itinerante) mediante autori&a#(o pr1via do Tri!unal Jegional Oederal) com anteced3ncia de de& dias. Art. '6. O Consel%o da Musti#a Oederal poder+ limitar) por at1 tr3s anos) contados a partir da pu!lica#(o desta Lei) a compet3ncia dos Mui&ados Especiais C"veis) atendendo < necessidade da organi&a#(o dos servi#os *udici+rios ou administrativos. Art. '=. O Centro de Estudos Mudici+rios do Consel%o da Musti#a Oederal e as Escolas de ?agistratura dos Tri!unais Jegionais Oederais criar(o programas de inform+tica necess+rios para su!sidiar a instru#(o das causas su!metidas aos Mui&ados e promover(o cursos de aperfei#oamento destinados aos seus magistrados e servidores. Art. '>. 8(o ser(o remetidas aos Mui&ados Especiais as demandas a*ui&adas at1 a data de sua instala#(o.

Art. 'A. Competir+ aos Tri!unais Jegionais Oederais prestar o suporte administrativo necess+rio ao funcionamento dos Mui&ados Especiais.

DECRETO(LEI N 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941. LEI DAS CONTRA$EN)ES PENAIS PARTE GERAL Art. 17 Aplicam-se as contraven#$es <s regras gerais do Cdigo Penal) sempre ue a presente lei n(o dispon%a de modo diverso. Art. '7 A lei !rasileira s 1 aplic+vel < contraven#(o praticada no territrio nacional. Art. 67 Para a e:ist3ncia da contraven#(o) !asta a a#(o ou omiss(o volunt+ria. 4eve-se) todavia) ter em conta o dolo ou a culpa) se a lei fa& depender) de um ou de outra) ual uer efeito *ur"dico. Art. =7 8(o 1 pun"vel a tentativa de contraven#(o. Art. >7 As penas principais s(o, I 0 pris(o simples. II 0 multa. Art. A7 A pena de pris(o simples deve ser cumprida) sem rigor penitenci+rio) em esta!elecimento especial ou se#(o especial de pris(o comum) em regime semi-a!erto ou a!erto. EJeda#(o dada pela Lei n7 A.=1A) de '=.>.1HBBF 9 17 O condenado a pena de pris(o simples fica sempre separado dos condenados a pena de reclus(o ou de deten#(o. 9 '7 O tra!al%o 1 facultativo) se a pena aplicada) n(o e:cede a uin&e dias. Art. B7 /erifica-se a reincid3ncia uando o agente pratica uma contraven#(o depois de passar em *ulgado a senten#a ue o ten%a condenado) no Rrasil ou no estrangeiro) por ual uer crime) ou) no Rrasil) por motivo de contraven#(o. Art. C7 8o caso de ignor;ncia ou de errada compreens(o da lei) uando escusaveis) a pena pode dei:ar de ser aplicada. Art. H7 A multa converte-se em pris(o simples) de acordo com o ue disp$e o Cdigo Penal so!re a convers(o de multa em deten#(o. Par+grafo 2nico. 5e a multa 1 a 2nica pena cominada) a convers(o em pris(o simples se fa& entre os limites de uin&e dias e tr3s meses. Art. 1G. A dura#(o da pena de pris(o simples n(o pode) em caso algum) ser superior a cinco anos) nem a import;ncia das multas ultrapassar cin uenta contos. Art. 11. 4esde ue reunidas as condi#$es legais) o *ui& pode suspender) por tempo n(o inferior a um ano nem superior a tr3s) a e:ecu#(o da pena de pris(o simples ue n(o ultrapasse dois anos.

Art. 11. 4esde ue reunidas as condi#$es legais) o *ui& pode suspender por tempo n(o inferior a um ano nem superior a tr3s) a e:ecu#(o da pena de pris(o simples) !em como conceder livramento condicional. Art. 1'. As penas acessrias s(o a pu!lica#(o da senten#a e as seguintes interdi#$es de direitos, I 0 a incapacidade tempor+ria para profiss(o ou atividade) cu*o e:erc"cio dependa de %a!ilita#(o especial) licen#a ou autori&a#(o do poder p2!lico. lI 0 a suspens(o dos direitos pol"ticos. Par+grafo 2nico. Incorrem, aF na interdi#(o so! n7 I) por um m3s a dois anos) o condenado por motivo de contraven#(o cometida com a!uso de profiss(o ou atividade ou com infra#(o de dever a ela inerente. !F na interdi#(o so! n7 II) o condenado a pena privativa de li!erdade) en uanto dure a e:ecu#(o do pena ou a aplica#(o da medida de seguran#a detentiva. Art. 16. Aplicam-se) por motivo de contraven#(o) os medidas de seguran#a esta!elecidas no Cdigo Penal) < e:ce#(o do e:"lio local. Art. 1=. Presumem-se perigosos) alem dos indiv"duos a ue se referem os ns. I e II do art. BC do Cdigo Penal, I 0 o condenado por motivo de contraven#(o cometido) em estado de em!riague& pelo +lcool ou su!st;ncia de efeitos an+logos) uando %a!itual a em!riague&. II 0 o condenado por vadiagem ou mendic;ncia. Art. 1>. 5(o internados em colNnia agr"cola ou em instituto de tra!al%o) de reeduca#(o ou de ensino profissional) pelo pra&o m"nimo de um ano, I 0 o condenado por vadiagem Eart. >HF. II 0 o condenado por mendic;ncia Eart. AG e seu par+grafoF. Art. 1A. O pra&o m"nimo de dura#(o da interna#(o em manicNmio *udici+rio ou em casa de custdia e tratamento 1 de seis meses. Par+grafo 2nico. O *ui&) entretanto) pode) ao inv1s de decretar a interna#(o) su!meter o indiv"duo a li!erdade vigiada. Art. 1B. A a#(o penal 1 p2!lica) devendo a autoridade proceder de of"cio. PARTE ESPECIAL CAPTULO I 4A5 CO8TJA/E8STE5 JEOEJE8TE5 U PE55OA Art. 1C. Oa!ricar) importar) e:portar) ter em depsito ou vender) sem permiss(o da autoridade) arma ou muni#(o, Pena 0 pris(o simples) de tr3s meses a um ano) ou multa) de um a cinco contos de r1is) ou am!as cumulativamente) se o fato n(o constitue crime contra a ordem pol"tica ou social.

Art. 1H. Tra&er consigo arma fora de casa ou de depend3ncia desta) sem licen#a da autoridade, Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a seis meses) ou multa) de du&entos mil r1is a tr3s contos de r1is) ou am!as cumulativamente. 9 17 A pena 1 aumentada de um ter#o at1 metade) se o agente *+ foi condenado) em senten#a irrecorrivel) por viol3ncia contra pessoa. 9 '7 Incorre na pena de pris(o simples) de uin&e dias a tr3s meses) ou multa) de du&entos mil r1is a um conto de r1is) uem) possuindo arma ou muni#(o, aF dei:a de fa&er comunica#(o ou entrega < autoridade) uando a lei o determina. !F permite ue alienado menor de 1C anos ou pessoa ine:periente no mane*o de arma a ten%a consigo. cF omite as cautelas necess+rias para impedir ue dela se apodere facilmente alienado) menor de 1C anos ou pessoa ine:periente em mane*+-la. Art. 'G. Anunciar processo) su!st;ncia ou o!*eto destinado a provocar a!orto, Pena - multa de %um mil cru&eiros a de& mil cru&eiros. Art. '1. Praticar vias de fato contra alguem, Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a tr3s meses) ou multa) de cem mil r1is a um conto de r1is) se o fato n(o constitue crime. Par+grafo 2nico. Aumenta-se a pena de 1V6 Eum ter#oF at1 a metade se a v"tima 1 maior de AG EsessentaF anos. Art. ''. Jece!er em esta!elecimento psi ui+trico) e nele internar) sem as formalidades legais) pessoa apresentada como doente mental, Pena 0 multa) de tre&entos mil r1is a tr3s contos de r1is. 9 17 Aplica-se a mesma pena a uem dei:a de comunicar a autoridade competente) no pra&o legal) interna#(o ue ten%a admitido) por motivo de urg3ncia) sem as formalidades legais. 9 '7 Incorre na pena de pris(o simples) de uin&e dias a tr3s meses) ou multa de uin%entos mil r1is a cinco contos de r1is) a uele ue) sem o!servar as prescri#$es legais) dei:a retirar-se ou despede de esta!elecimento psi ui+trico pessoa nele) internada. Art. '6. Jece!er e ter so! custdia doente mental) fora do caso previsto no artigo anterior) sem autori&a#(o de uem de direito, Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a tr3s meses) ou multa) de uin%entos mil r1is a cinco contos de r1is. CAPLULO II 4A5 CO8TJA/E8STE5 JEOEJE8TE5 AO PATJI?W8IO Art. '=. Oa!ricar) ceder ou vender ga&ua ou instrumento empregado usualmente na pr+tica de crime de furto, Pena 0 pris(o simples) de seis meses a dois anos) e multa) de tre&entos mil r1is a tr3s contos de r1is.

Art. '>. Ter alguem em seu poder) depois de condenado) por crime de furto ou rou!o) ou en uanto su*eito < li!erdade vigiada ou uando con%ecido como vadio ou mendigo) ga&uas) c%aves falsas ou alteradas ou instrumentos empregados usualmente na pr+tica de crime de furto) desde ue n(o prove destina#(o leg"tima, Pena 0 pris(o simples) de dois meses a um ano) e multa de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Art. 'A. A!rir alguem) no e:erc"cio de profiss(o de serral%eiro ou oficio an+logo) a pedido ou por incum!3ncia de pessoa de cu*a legitimidade n(o se ten%a certificado previamente) fec%adura ou ual uer outro aparel%o destinado < defesa de lugar nu o!*eto, Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a tr3s meses) ou multa) de du&entos mil r1is a um conto de r1is. Pena 0 pris(o simples) de um a seis meses) e multa) de uin%entos mil r1is a cinco contos de r1is. CAPTULO III 4A5 CO8TJA/E8STE5 JEOEJE8TE5 U I8COLU?I4A4E PXRLICA Art. 'C. 4isparar arma de fogo em lugar %a!itado ou em suas ad*ac3ncias) em via p2!lica ou em dire#(o a ela, Pena 0 pris(o simples) de um a seis meses) ou multa) de tre&entos mil r1is a tr3s contos de r1is. Par+grafo 2nico. Incorre na pena de pris(o simples) de uin&e dias a dois meses) ou multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is) uem) em lugar %a!itado ou em suas ad*ac3ncias) em via p2!lica ou em dire#(o a ela) sem licen#a da autoridade) causa deflagra#(o perigosa) ueima fogo de artif"cio ou solta !al(o aceso. Art. 'H. Provocar o desa!amento de constru#(o ou) por erro no pro*eto ou na e:ecu#(o) dar-l%e causa, Pena 0 multa) de um a de& contos de r1is) se o fato n(o constitue crime contra a incolumidade p2!lica. Art. 6G. Omitir alguem a provid3ncia reclamada pelo Estado ruinoso de constru#(o ue l%e pertence ou cu*a conserva#(o l%e incum!e, Pena 0 multa) de um a cinco contos de r1is. Art. 61. 4ei:ar em li!erdade) confiar < guarda de pessoa ine:periente) ou n(o guardar com a devida cautela animal perigoso, Pena 0 pris(o simples) de de& dias a dois meses) ou multa) de cem mil r1is a um conto de r1is. Par+grafo 2nico. Incorre na mesma pena uem, aF na via p2!lica) a!andona animal de tiro) carga ou corrida) ou o confia < pessoa ine:periente. !F e:cita ou irrita animal) e:pondo a perigo a seguran#a al%eia. cF condu& animal) na via p2!lica) pondo em perigo a seguran#a al%eia. Art. 6'. 4irigir) sem a devida %a!ilita#(o) ve"culo na via p2!lica) ou em!arca#(o a motor em aguas p2!licas, Pena 0 multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is.

Art. 66. 4irigir aeronave sem estar devidamente licenciado, Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a tr3s meses) e multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Art. 6=. 4irigir ve"culos na via p2!lica) ou em!arca#$es em +guas p2!licas) pondo em perigo a seguran#a al%eia, Pena 0 pris(o simples) de uin&e das a tr3s meses) ou multa) de tre&entos mil r1is a dois contos de r1is. Art. 6>. Entregar-se na pr+tica da avia#(o) a acro!acias ou a vNos !ai:os) fora da &ona em ue a lei o permite) ou fa&er descer a aeronave fora dos lugares destinados a esse fim, Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a tr3s meses) ou multa) de uin%entos mil r1is a cinco contos de r1is. Art. 6A. 4ei:ar do colocar na via p2!lica) sinal ou o!st+culo) determinado em lei ou pela autoridade e destinado a evitar perigo a transeuntes, Pena 0 pris(o simples) de de& dias a dois meses) ou multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Par+grafo 2nico. Incorre na mesma pena uem, aF apaga sinal luminoso) destri ou remove sinal de outra nature&a ou o!st+culo destinado a evitar perigo a transeuntes. !F remove ual uer outro sinal de servi#o p2!lico. Art. 6B. Arremessar ou derramar em via p2!lica) ou em lugar de uso comum) ou do uso al%eio) coisa ue possa ofender) su*ar ou molestar alguem, Pena 0 multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Par+grafo 2nico. 8a mesma pena incorre a uele ue) sem as devidas cautelas) coloca ou dei:a suspensa coisa ue) caindo em via p2!lica ou em lugar de uso comum ou de uso al%eio) possa ofender) su*ar ou molestar alguem. Art. 6C. Provocar) a!usivamente) emiss(o de fuma#a) vapor ou g+s) ue possa ofender ou molestar alguem, Pena 0 multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. CAP"TULO I/ 4A5 CO8TJA/E8STE5 JEOEJE8TE5 U PAY PXRLICA Art. 6H. Participar de associa#(o de mais de cinco pessoas) ue se reunam periodicamente) so! compromisso de ocultar < autoridade a e:ist3ncia) o!*etivo) organi&a#(o ou administra#(o da associa#(o, Pena 0 pris(o simples) de um a seis meses) ou multa) de tre&entos mil r1is a tr3s contos de r1is. 9 17 8a mesma pena incorre o propriet+rio ou ocupante de pr1dio ue o cede) no todo ou em parte) para reuni(o de associa#(o ue sai!a ser de carater secreto. 9 '7 O *ui& pode) tendo em vista as circunst;ncias) dei:ar de aplicar a pena) uando l"cito o o!*eto da associa#(o.

Art. =G. Provocar tumulto ou portar-se de modo inconveniente ou desrespeitoso) em solenidade ou ato oficial) em assem!l1ia ou espet+culo p2!lico) se o fato n(o constitue infra#(o penal mais grave. Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a seis meses) ou multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Art. =1. Provocar alarma) anunciando desastre ou perigo ine:istente) ou praticar ual uer ato capa& de produ&ir p;nico ou tumulto, Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a seis meses) ou multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Art. ='. Pertur!ar alguem o tra!al%o ou o sossego al%eios, I 0 com gritaria ou alga&arra. II 0 e:ercendo profiss(o incNmoda ou ruidosa) em desacordo com as prescri#$es legais. III 0 a!usando de instrumentos sonoros ou sinais ac2sticos. I/ 0 provocando ou n(o procurando impedir !arul%o produ&ido por animal de ue tem a guarda, Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a tr3s meses) ou multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. CAPTULO / 4A5 CO8TJA/E8STE5 JEOEJE8TE5 U OZ PXRLICA Art. =6. Jecusar-se a rece!er) pelo seu valor) moeda de curso legal no pa"s, Pena 0 multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Art. ==. Usar) como propaganda) de impresso ou o!*eto ue pessoa ine:periente ou r2stica possa confundir com moeda, Pena 0 multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Art. =>. Oingir-se funcion+rio p2!lico, Pena 0 pris(o simples) de um a tr3s meses) ou multa) de uin%entos mil r1is a tr3s contos de r1is. Art =A. Usar) pu!licamente) de uniforme) ou distintivo de fun#(o p2!lica ue n(o e:erce. usar) indevidamente) de sinal) distintivo ou denomina#(o cu*o empr3go se*a regulado por lei. Pena 0 multa) de du&entos a dois mil cru&eiros) se o fato n(o constitui infra#(o penal mais grave. CAPTULO /I 4A5 CO8TJA/E8STE5 JELATI/A5 U OJ@A8IYAS[O 4O TJARALPO Art. =B. E:ercer profiss(o ou atividade econNmica ou anunciar ue a e:erce) sem preenc%er as condi#$es a ue por lei est+ su!ordinado o seu e:erc"cio, Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a tr3s meses) ou multa) de uin%entos mil r1is a cinco contos de r1is.

Art. =C. E:ercer) sem o!serv;ncia das prescri#$es legais) com1rcio de antiguidades) de o!ras de arte) ou de manuscritos e livros antigos ou raros, Pena 0 pris(o simples de um a seis meses) ou multa) de um a de& contos de r1is. Art. =H. Infringir determina#(o legal relativa < matr"cula ou < escritura#(o de ind2stria) de com1rcio) ou de outra atividade, Pena 0 multa) de du&entos mil r1is a cinco contos de r1is. CAPTULO /II 4A5 CO8TJA/E8STE5 JELATI/A5 U POLCIA 4E CO5TU?E5 Art. >G. Esta!elecer ou e:plorar *ogo de a&ar em lugar p2!lico ou acessivel ao p2!lico) mediante o pagamento de entrada ou sem ele, Pena 0 pris(o simples) de tr3s meses a um ano) e multa) de dois a uin&e contos de r1is) estendendo-se os efeitos da condena#(o < perda dos moveis e o!*etos de decora#(o do local. 9 17 A pena 1 aumentada de um ter#o) se e:iste entre os empregados ou participa do *ogo pessoa menor de de&oito anos. 9 '7 Incorre na pena de multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is) uem 1 encontrado a participar do *ogo) como ponteiro ou apostador. 9 67 Consideram-se) *ogos de a&ar, cF o *ogo em ue o gan%o e a perda dependem e:clusiva ou principalmente da sorte. !F as apostas so!re corrida de cavalos fora de %ipdromo ou de local onde se*am autori&adas. cF as apostas so!re ual uer outra competi#(o esportiva. 9 =7 E uiparam-se) para os efeitos penais) a lugar acessivel ao p2!lico, aF a casa particular em ue se reali&am *ogos de a&ar) uando deles %a!itualmente participam pessoas ue n(o se*am da fam"lia de uem a ocupa. !F o %otel ou casa de %a!ita#(o coletiva) a cu*os %spedes e moradores se proporciona *ogo de a&ar. cF a sede ou depend3ncia de sociedade ou associa#(o) em ue se reali&a *ogo de a&ar. dF o esta!elecimento destinado < e:plora#(o de *ogo de a&ar) ainda ue se dissimule esse destino. Art. >1. Promover ou fa&er e:trair loteria) sem autori&a#(o legal, Pena 0 pris(o simples) de seis meses a dois anos) e multa) de cinco a de& contos de r1is) estendendo-se os efeitos da condena#(o < perda dos moveis e:istentes no local. 9 17 Incorre na mesma pena uem guarda) vende ou e:p$e < venda) tem so! sua guarda para o fim de venda) introdu& ou tenta introdu&ir na circula#(o !il%ete de loteria n(o autori&ada. 9 '7 Considera-se loteria toda opera#(o ue) mediante a distri!ui#(o de !il%ete) listas) cup$es) vales) sinais) s"m!olos ou meios an+logos) fa& depender de sorteio a o!ten#(o de pr3mio em din%eiro ou !ens de outra nature&a.

9 67 8(o se compreendem na defini#(o do par+grafo anterior os sorteios autori&ados na legisla#(o especial. Art. >'. Introdu&ir) no pa"s) para o fim de com1rcio) !il%ete de loteria) rifa ou tNm!ola estrangeiras, Pena 0 pris(o simples) de uatro meses a um ano) e multa) de um a cinco contos de r1is. Par+grafo 2nico. Incorre na mesma pena uem vende) e:p$e < venda) tem so! sua guarda. para o fim de venda) introdu& ou tenta introdu&ir na circula#(o) !il%ete de loteria estrangeira. Art. >6. Introdu&ir) para o fim de com1rcio) !il%ete de loteria estadual em territrio onde n(o possa legalmente circular, Pena 0 pris(o simples) de dois a seis meses) e multa) de um a tr3s contos de r1is. Par+grafo 2nico. Incorre na mesma pena uem vende) e:p$e < venda) tem so! sua guarda) para o fim de venda) introdu& ou tonta introdu&ir na circula#(o) !il%ete de loteria estadual) em territrio onde n(o possa legalmente circular. Art. >=. E:i!ir ou ter so! sua guarda lista de sorteio de loteria estrangeira, Pena 0 pris(o simples) de um a tr3s meses) e multa) de du&entos mil r1is a um conto de r1is. Par+grafo 2nico. Incorre na mesma pena uem e:i!e ou tem so! sua guarda lista de sorteio de loteria estadual) em territrio onde esta n(o possa legalmente circular. Art. >>. Imprimir ou e:ecutar ual uer servi#o de feitura de !il%etes) lista de sorteio) avisos ou carta&es relativos a loteria) em lugar onde ela n(o possa legalmente circular, Pena 0 pris(o simples) de um a seis meses) e multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Art. >A. 4istri!uir ou transportar carta&es) listas de sorteio ou avisos de loteria) onde ela n(o possa legalmente circular, Pena 0 pris(o simples) de um a tr3s meses) e multa) de cem a uin%entos mil r1is. Art. >B. 4ivulgar) por meio de *ornal ou outro impresso) de r+dio) cinema) ou ual uer outra forma) ainda ue disfar#adamente) an2ncio) aviso ou resultado de e:tra#(o de loteria) onde a circula#(o dos seus !il%etes n(o seria legal, Pena 0 multa) de um a de& contos de r1is. Art. >C. E:plorar ou reali&ar a loteria denominada *ogo do !ic%o) ou praticar ual uer ato relativo < sua reali&a#(o ou e:plora#(o, Pena 0 pris(o simples) de uatro meses a um ano) e multa) de dois a vinte contos de r1is. Par+grafo 2nico. Incorre na pena de multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is) a uele ue participa da loteria) visando a o!ten#(o de pr3mio) para si ou para terceiro. Art. >H. Entregar-se alguem %a!itualmente < ociosidade) sendo v+lido para o tra!al%o) sem ter renda ue l%e assegure meios !astantes de su!sist3ncia) ou prover < prpria su!sist3ncia mediante ocupa#(o il"cita, Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a tr3s meses.

Par+grafo 2nico. A a uisi#(o superveniente de renda) ue assegure ao condenado meios !astantes de su!sist3ncia) e:tingue a pena. Art. A1. Importunar alguem) em lugar p2!lico ou acessivel ao p2!lico) de modo ofensivo ao pudor, Pena 0 multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Art. A'. Apresentar-se pu!licamente em estado de em!riague&) de modo ue cause esc;ndalo ou pon%a em perigo a seguran#a prpria ou al%eia, Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a tr3s meses) ou multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Par+grafo 2nico. 5e %a!itual a em!riague&) o contraventor 1 internado em casa de custdia e tratamento. Art. A6. 5ervir !e!idas alcolicas, I 0 a menor de de&oito anos. II 0 a uem se ac%a em estado de em!riague&. III 0 a pessoa ue o agente sa!e sofrer das faculdades mentais. I/ 0 a pessoa ue o agente sa!e estar *udicialmente proi!ida de fre uentar lugares onde se consome !e!ida de tal nature&a, Pena 0 pris(o simples) de dois meses a um ano) ou multa) de uin%entos mil r1is a cinco contos de r1is. Art. A=. Tratar animal com crueldade ou su!met3-lo a tra!al%o e:cessivo, Pena 0 pris(o simples) de de& dias a um m3s) ou multa) de cem a uin%entos mil r1is. 9 17 8a mesma pena incorre a uele ue) em!ora para fins did+ticos ou cient"ficos) reali&a em lugar p2!lico ou e:posto ao pu!lico) e:peri3ncia dolorosa ou cruel em animal vivo. 9 '7 Aplica-se a pena com aumento de metade) se o animal 1 su!metido a tra!al%o e:cessivo ou tratado com crueldade) em e:i!i#(o ou espet+culo p2!lico. Art. A>. ?olestar alguem ou pertur!ar-l%e a tran uilidade) por acinte ou por motivo reprovavel, Pena 0 pris(o simples) de uin&e dias a dois meses) ou multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. CAPTULO /III 4A5 CO8TJA/E8STE5 JEOEJE8TE5 U A4?I8I5TJAS[O PXRLICA Art. AA. 4ei:ar de comunicar < autoridade competente, I 0 crime de a#(o p2!lica) de ue teve con%ecimento no e:erc"cio de fun#(o p2!lica) desde ue a a#(o penal n(o dependa de representa#(o.

II 0 crime de a#(o p2!lica) de ue teve con%ecimento no e:erc"cio da medicina ou de outra profiss(o sanit+ria) desde ue a a#(o penal n(o dependa de representa#(o e a comunica#(o n(o e:pon%a o cliente a procedimento criminal, Pena 0 multa) de tre&entos mil r1is a tr3s contos de r1is. Art. AB. Inumar ou e:umar cadaver) com infra#(o das disposi#$es legais, Pena 0 pris(o simples) de um m3s a um ano) ou multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Art. AC. Jecusar < autoridade) uando por esta) *ustificadamente solicitados ou e:igidos) dados ou indica#$es concernentes < prpria identidade) estado) profiss(o) domic"lio e resid3ncia, Pena 0 multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is. Par+grafo 2nico. Incorre na pena de pris(o simples) de um a seis meses) e multa) de du&entos mil r1is a dois contos de r1is) se o fato n(o constitue infra#(o penal mais grave) uem) nas mesmas circunst;ncias) f\a& declara#$es inver"dicas a respeito de sua identidade pessoal) estado) profiss(o) domic"lio e resid3ncia. Pena 0 pris(o simples) de tr3s meses a um ano. Art. BG. Praticar ual uer ato ue importe viola#(o do monoplio postal da Uni(o, Pena 0 pris(o simples) de tr3s meses a um ano) ou multa) de tr3s a de& contos de r1is) ou am!as cumulativamente.

DECRETO N 5.948, DE !6 DE OUTUBRO DE !006. Art. 1o Oica aprovada a Pol"tica 8acional de Enfrentamento ao Tr+fico de Pessoas) ue tem por finalidade esta!elecer princ"pios) diretri&es e a#$es de preven#(o e repress(o ao tr+fico de pessoas e de atendimento <s v"timas) conforme Ane:o a este 4ecreto. A8EQO POLTICA 8ACIO8AL 4E E8OJE8TA?E8TO AO TJ]OICO 4E PE55OA5 CAPTULO I 4I5PO5ISTE5 @EJAI5 Art. 1o A Pol"tica 8acional de Enfrentamento ao Tr+fico de Pessoas tem por finalidade esta!elecer princ"pios) diretri&es e a#$es de preven#(o e repress(o ao tr+fico de pessoas e de aten#(o <s v"timas) conforme as normas e instrumentos nacionais e internacionais de direitos %umanos e a legisla#(o p+tria. Art. 'o Para os efeitos desta Pol"tica) adota-se a e:press(o ^tr+fico de pessoas_ conforme o Protocolo Adicional < Conven#(o das 8a#$es Unidas contra o Crime Organi&ado Transnacional Jelativo < Preven#(o) Jepress(o e Puni#(o do Tr+fico de Pessoas) em especial ?ul%eres e Crian#as) ue a define como o recrutamento) o transporte) a transfer3ncia) o alo*amento ou o acol%imento de pessoas) recorrendo < amea#a ou uso da for#a ou a outras formas de coa#(o) ao rapto) < fraude) ao engano) ao a!uso de autoridade ou < situa#(o de vulnera!ilidade ou < entrega ou aceita#(o de pagamentos ou !enef"cios para o!ter o consentimento de uma pessoa ue ten%a autoridade so!re outra para fins de e:plora#(o. A e:plora#(o incluir+) no m"nimo) a e:plora#(o da prostitui#(o de outrem ou outras formas de e:plora#(o se:ual) o tra!al%o ou servi#os for#ados) escravatura ou pr+ticas similares < escravatura) a servid(o ou a remo#(o de rg(os.

9 1o O termo ^crian#as_ descrito no caput deve ser entendido como ^crian#a e adolescente_) de acordo com a Lei no C.GAH) de 16 de *ul%o de 1HHG) Estatuto da Crian#a e do Adolescente. 9 'o O termo ^rapto_ descrito no caput deste artigo deve ser entendido como a conduta definida no art. 1=C do 4ecreto-Lei no '.C=C) de B de de&em!ro de 1H=G) Cdigo Penal Rrasileiro) referente ao se Lestro e c+rcere privado. 9 6o A e:press(o ^escravatura ou pr+ticas similares < escravatura_ deve ser entendida como, I - a conduta definida no art. 1=H do 4ecreto-Lei no '.C=C) de 1H=G, referente < redu#(o < condi#(o an+loga a de escravo. e II - a pr+tica definida no art. 1o da Conven#(o 5uplementar so!re a A!oli#(o da Escravatura) do Tr+fico de Escravos e das Institui#$es e Pr+ticas An+logas < Escravatura) como sendo o casamento servil. 9 =o A intermedia#(o) promo#(o ou facilita#(o do recrutamento) do transporte) da transfer3ncia) do alo*amento ou do acol%imento de pessoas para fins de e:plora#(o tam!1m configura tr+fico de pessoas. 9 >o O tr+fico interno de pessoas 1 a uele reali&ado dentro de um mesmo Estado-mem!ro da Oedera#(o) ou de um Estado-mem!ro para outro) dentro do territrio nacional. 9 Ao O tr+fico internacional de pessoas 1 a uele reali&ado entre Estados distintos. 9 Bo O consentimento dado pela v"tima 1 irrelevante para a configura#(o do tr+fico de pessoas. CAPTULO II PJI8CPIO5 E 4IJETJIYE5 5e#(o I Princ"pios Art. 6o 5(o princ"pios norteadores da Pol"tica 8acional de Enfrentamento ao Tr+fico de Pessoas, I - respeito < dignidade da pessoa %umana. II - n(o-discrimina#(o por motivo de g3nero) orienta#(o se:ual) origem 1tnica ou social) proced3ncia) nacionalidade) atua#(o profissional) ra#a) religi(o) fai:a et+ria) situa#(o migratria ou outro status. III - prote#(o e assist3ncia integral <s v"timas diretas e indiretas) independentemente de nacionalidade e de cola!ora#(o em processos *udiciais. I/ - promo#(o e garantia da cidadania e dos direitos %umanos. / - respeito a tratados e conven#$es internacionais de direitos %umanos. /I - universalidade) indivisi!ilidade e interdepend3ncia dos direitos %umanos. e /II - transversalidade das dimens$es de g3nero) orienta#(o se:ual) origem 1tnica ou social) proced3ncia) ra#a e fai:a et+ria nas pol"ticas p2!licas. Par+grafo 2nico. A Pol"tica 8acional de Enfrentamento ao Tr+fico de Pessoas o!servar+ os princ"pios da prote#(o integral da crian#a e do adolescente. 5e#(o II

4iretri&es @erais Art. =o 5(o diretri&es gerais da Pol"tica 8acional de Enfrentamento ao Tr+fico de Pessoas, I - fortalecimento do pacto federativo) por meio da atua#(o con*unta e articulada de todas as esferas de governo na preven#(o e repress(o ao tr+fico de pessoas) !em como no atendimento e reinser#(o social das v"timas. II - fomento < coopera#(o internacional !ilateral ou multilateral. III - articula#(o com organi&a#$es n(o-governamentais) nacionais e internacionais. I/ - estrutura#(o de rede de enfrentamento ao tr+fico de pessoas) envolvendo todas as esferas de governo e organi&a#$es da sociedade civil. / - fortalecimento da atua#(o nas regi$es de fronteira) em portos) aeroportos) rodovias) esta#$es rodovi+rias e ferrovi+rias) e demais +reas de incid3ncia. /II - verifica#(o da condi#(o de v"tima e respectiva prote#(o e atendimento) no e:terior e em territrio nacional) !em como sua reinser#(o social. /III - incentivo e reali&a#(o de pes uisas) considerando as diversidades regionais) organi&a#(o e compartil%amento de dados. IQ - incentivo < forma#(o e < capacita#(o de profissionais para a preven#(o e repress(o ao tr+fico de pessoas) !em como para a verifica#(o da condi#(o de v"tima e para o atendimento e reinser#(o social das v"timas. Q - %armoni&a#(o das legisla#$es e procedimentos administrativos nas esferas federal) estadual e municipal relativas ao tema. QI - incentivo < participa#(o da sociedade civil em inst;ncias de controle social das pol"ticas p2!licas na +rea de enfrentamento ao tr+fico de pessoas. QII - incentivo < participa#(o dos rg(os de classe e consel%os profissionais na discuss(o so!re tr+fico de pessoas. e QIII - garantia de acesso amplo e ade uado a informa#$es em diferentes m"dias e esta!elecimento de canais de di+logo) entre o Estado) sociedade e meios de comunica#(o) referentes ao enfrentamento ao tr+fico de pessoas. 5e#(o III 4iretri&es Espec"ficas Art. >o 5(o diretri&es espec"ficas de preven#(o ao tr+fico de pessoas, I - implementa#(o de medidas preventivas nas pol"ticas p2!licas) de maneira integrada e intersetorial) nas +reas de sa2de) educa#(o) tra!al%o) seguran#a) *usti#a) turismo) assist3ncia social) desenvolvimento rural) esportes) comunica#(o) cultura) direitos %umanos) dentre outras. II - apoio e reali&a#(o de campan%as socioeducativas e de conscienti&a#(o nos ;m!itos internacional) nacional) regional e local) considerando as diferentes realidades e linguagens. III - monitoramento e avalia#(o de campan%as com a participa#(o da sociedade civil.

I/ - apoio < mo!ili&a#(o social e fortalecimento da sociedade civil. e / - fortalecimento dos pro*etos *+ e:istentes e fomento < cria#(o de novos pro*etos de preven#(o ao tr+fico de pessoas. Art. Ao 5(o diretri&es espec"ficas de repress(o ao tr+fico de pessoas e de responsa!ili&a#(o de seus autores, I - coopera#(o entre rg(os policiais nacionais e internacionais. II - coopera#(o *ur"dica internacional. III - sigilo dos procedimentos *udiciais e administrativos) nos termos da lei. e I/ - integra#(o com pol"ticas e a#$es de repress(o e responsa!ili&a#(o dos autores de crimes correlatos. Art. Bo 5(o diretri&es espec"ficas de aten#(o <s v"timas do tr+fico de pessoas, I - prote#(o e assist3ncia *ur"dica) social e de sa2de <s v"timas diretas e indiretas de tr+fico de pessoas. II - assist3ncia consular <s v"timas diretas e indiretas de tr+fico de pessoas) independentemente de sua situa#(o migratria e ocupa#(o. III - acol%imento e a!rigo provisrio das v"timas de tr+fico de pessoas. I/ - reinser#(o social com a garantia de acesso < educa#(o) cultura) forma#(o profissional e ao tra!al%o <s v"timas de tr+fico de pessoas. / - reinser#(o familiar e comunit+ria de crian#as e adolescentes v"timas de tr+fico de pessoas. /I - aten#(o <s necessidades espec"ficas das v"timas) com especial aten#(o a uest$es de g3nero) orienta#(o se:ual) origem 1tnica ou social) proced3ncia) nacionalidade) ra#a) religi(o) fai:a et+ria) situa#(o migratria) atua#(o profissional ou outro status. /II - prote#(o da intimidade e da identidade das v"timas de tr+fico de pessoas. e /III - levantamento) mapeamento) atuali&a#(o e divulga#(o de informa#$es so!re institui#$es governamentais e n(o-governamentais situadas no Rrasil e no e:terior ue prestam assist3ncia a v"timas de tr+fico de pessoas. CAPTULO III ASTE5 Art. Co 8a implementa#(o da Pol"tica 8acional de Enfrentamento ao Tr+fico de Pessoas) ca!er+ aos rg(os e entidades p2!licos) no ;m!ito de suas respectivas compet3ncias e condi#$es) desenvolver as seguintes a#$es, I - na +rea de Musti#a e 5eguran#a P2!lica, aF proporcionar atendimento inicial %umani&ado <s v"timas de tr+fico de pessoas ue retornam ao Pa"s na condi#(o de deportadas ou n(o admitidas nos aeroportos) portos e pontos de entrada em vias terrestres. !F ela!orar proposta intergovernamental de aperfei#oamento da legisla#(o !rasileira relativa ao enfrentamento do tr+fico de pessoas e crimes correlatos.

cF fomentar a coopera#(o entre os rg(os federais) estaduais e municipais ligados < seguran#a p2!lica para atua#(o articulada na preven#(o e repress(o ao tr+fico de pessoas e responsa!ili&a#(o de seus autores. dF propor e incentivar a ado#(o do tema de tr+fico de pessoas e direitos %umanos nos curr"culos de forma#(o dos profissionais de seguran#a p2!lica e operadores do 4ireito) federais) estaduais e municipais) para capacita#(o) uando do ingresso na institui#(o e de forma continuada) para o enfrentamento a este tipo de crime. eF fortalecer as ru!ricas or#ament+rias e:istentes e criar outras voltadas para a forma#(o dos profissionais de seguran#a p2!lica e de *usti#a na +rea de enfrentamento ao tr+fico de pessoas. fF incluir nas estruturas espec"ficas de intelig3ncia policial a investiga#(o e repress(o ao tr+fico de pessoas. gF criar) nas 5uperintend3ncias Jegionais do 4epartamento de Pol"cia Oederal e da Pol"cia Jodovi+ria Oederal) estruturas espec"ficas para o enfrentamento do tr+fico de pessoas e outros crimes contra direitos %umanos. %F promover a apro:ima#(o dos profissionais de seguran#a p2!lica e operadores do 4ireito com a sociedade civil. iF cele!rar acordos de coopera#(o com organi&a#$es da sociedade civil ue atuam na preven#(o ao tr+fico de pessoas e no atendimento <s v"timas. *F promover e incentivar) de forma permanente) cursos de atuali&a#(o so!re tr+fico de pessoas) para mem!ros e servidores dos rg(os de *usti#a e seguran#a p2!lica) preferencialmente por meio de suas institui#$es de forma#(o. lF articular os diversos ramos do ?inist1rio P2!lico dos Estados e da Uni(o) da ?agistratura Estadual e Oederal e dos rg(os do sistema de *usti#a e seguran#a p2!lica. mF organi&ar e integrar os !ancos de dados e:istentes na +rea de enfrentamento ao tr+fico de pessoas e +reas correlatas. nF cele!rar acordos de coopera#(o t1cnica com entidades p2!licas e privadas para su!sidiar a atua#(o *udicial e e:tra*udicial. oF incluir o tema de tr+fico de pessoas nos cursos de com!ate < lavagem de din%eiro) ao tr+fico de drogas e armas e a outros crimes correlatos. pF desenvolver) em ;m!ito nacional) mecanismos de preven#(o) investiga#(o e repress(o ao tr+fico de pessoas cometido com o uso da rede mundial de computadores) e conse Lente responsa!ili&a#(o de seus autores. e F incluir a poss"vel rela#(o entre o desaparecimento e o tr+fico de pessoas em pes uisas e investiga#$es policiais. II - na +rea de Jela#$es E:teriores, aF propor e ela!orar instrumentos de coopera#(o internacional na +rea do enfrentamento ao tr+fico de pessoas. !F iniciar processos de ratifica#(o dos instrumentos internacionais referentes ao tr+fico de pessoas. cF inserir no ?anual de 5ervi#o Consular e Mur"dico do ?inist1rio das Jela#$es E:teriores um cap"tulo espec"fico de assist3ncia consular <s v"timas de tr+fico de pessoas.

dF incluir o tema de tr+fico de pessoas nos cursos de remo#(o oferecidos aos servidores do ?inist1rio de Jela#$es E:teriores. eF promover a coordena#(o das pol"ticas referentes ao enfrentamento ao tr+fico de pessoas em fruns internacionais !ilaterais e multilaterais. fF propor e apoiar pro*etos de coopera#(o t1cnica internacional na +rea de enfrentamento ao tr+fico de pessoas. gF coordenar e facilitar a participa#(o !rasileira em eventos internacionais na +rea de enfrentamento ao tr+fico de pessoas. e %F fortalecer os servi#os consulares na defesa e prote#(o de v"timas de tr+fico de pessoas. III - na +rea de Educa#(o, aF cele!rar acordos com institui#$es de ensino e pes uisa para o desenvolvimento de estudos e pes uisas relacionados ao tr+fico de pessoas. !F incluir a uest(o do tr+fico de pessoas nas a#$es e resolu#$es do Oundo 8acional de 4esenvolvimento da Educa#(o do ?inist1rio da Educa#(o EO84EV?ECF. cF apoiar a implementa#(o de programas e pro*etos de preven#(o ao tr+fico de pessoas nas escolas. dF incluir e desenvolver o tema do enfrentamento ao tr+fico de pessoas nas forma#$es continuadas da comunidade escolar) em especial os tra!al%adores da educa#(o. eF promover programas intersetoriais de educa#(o e preven#(o ao tr+fico de pessoas para todos os atores envolvidos. e fF fomentar a educa#(o em direitos %umanos com desta ue ao enfrentamento ao tr+fico de pessoas em todas modalidades de ensino) inclusive no ensino superior. I/ - na +rea de 5a2de, aF garantir aten#(o integral para as v"timas de tr+fico de pessoas e potenciali&ar os servi#os e:istentes no ;m!ito do 5istema Xnico de 5a2de. !F acompan%ar e sistemati&ar as notifica#$es compulsrias relativas ao tr+fico de pessoas so!re suspeita ou confirma#(o de maus-tratos) viol3ncia e agravos por causas e:ternas relacionadas ao tra!al%o. cF propor a ela!ora#(o de protocolos espec"ficos para a padroni&a#(o do atendimento <s v"timas de tr+fico de pessoas. e dF capacitar os profissionais de sa2de na +rea de atendimento <s v"timas de tr+fico de pessoas. / - na +rea de Assist3ncia 5ocial, aF oferecer assist3ncia integral <s v"timas de tr+fico de pessoas no ;m!ito do 5istema Xnico de Assist3ncia 5ocial. !F propiciar o acol%imento de v"timas de tr+fico) em articula#(o com os sistemas de sa2de) seguran#a e *usti#a. cF capacitar os operadores da assist3ncia social na +rea de atendimento <s v"timas de tr+fico de pessoas. e

dF apoiar a implementa#(o de programas e pro*etos de atendimento espec"ficos <s v"timas de tr+fico de pessoas. /I - na +rea de Promo#(o da Igualdade Jacial, aF garantir a inser#(o da perspectiva da promo#(o da igualdade racial nas pol"ticas governamentais de enfrentamento ao tr+fico de pessoas. !F apoiar as e:peri3ncias de promo#(o da igualdade racial empreendidas por ?unic"pios) Estados e organi&a#$es da sociedade civil voltadas < preven#(o ao tr+fico de pessoas e atendimento <s v"timas. e cF promover a reali&a#(o de estudos e pes uisas so!re o perfil das v"timas de tr+fico de pessoas) com 3nfase na popula#(o negra e outros segmentos 1tnicos da popula#(o !rasileira. /II - na +rea do Tra!al%o e Emprego, aF orientar os empregadores e entidades sindicais so!re aspectos ligados ao recrutamento e deslocamento de tra!al%adores de uma localidade para outra. !F fiscali&ar o recrutamento e o deslocamento de tra!al%adores para localidade diversa do ?unic"pio ou Estado de origem. cF promover articula#(o com entidades profissionali&antes visando capacitar e reinserir a v"tima no mercado de tra!al%o. e dF adotar medidas com vistas a otimi&ar a fiscali&a#(o dos inscritos nos Cadastros de Empregadores ue Ten%am ?antido Tra!al%adores em Condi#$es An+logas a de Escravo. /III - na +rea de 4esenvolvimento Agr+rio, aF diminuir a vulnera!ilidade do tra!al%ador e prevenir o recrutamento mediante pol"ticas espec"ficas na +rea de desenvolvimento rural. !F promover a#$es articuladas com parceiros ue atuam nos Estados de origem dos tra!al%adores recrutados. cF formar parcerias no ue tange < assist3ncia t1cnica para avan#ar na implementa#(o da Pol"tica 8acional de Assist3ncia T1cnica e E:tens(o Jural. dF e:cluir da participa#(o em certames licitatrios e restringir o acesso aos recursos do cr1dito rural a todas as pessoas f"sicas ou *ur"dicas ue e:plorem o tra!al%o for#ado ou em condi#(o an+loga a de escravo. eF promover a reinclus(o de tra!al%adores li!ertados e de resgate da cidadania) mediante cria#(o de uma lin%a espec"fica) em parceria com o ?inist1rio da Educa#(o) para alfa!eti&a#(o e forma#(o dos tra!al%adores resgatados) de modo ue possam atuar como agentes multiplicadores para a erradica#(o do tra!al%o for#ado ou do tra!al%o em condi#(o an+loga a de escravo. e fF incentivar os Estados) ?unic"pios e demais parceiros a acol%er e prestar apoio espec"fico aos tra!al%adores li!ertados) por meio de capacita#(o t1cnica. IQ - na +rea dos 4ireitos Pumanos, aF proteger v"timas) r1us cola!oradores e testemun%as de crimes de tr+fico de pessoas. !F rece!er den2ncias de tr+fico de pessoas atrav1s do servi#o de dis ue-den2ncia nacional) dando o respectivo encamin%amento.

cF incluir a#$es espec"ficas so!re enfrentamento ao tr+fico de pessoas e fortalecer a#$es e:istentes no ;m!ito de programas de preven#(o < viol3ncia e garantia de direitos. dF proporcionar prote#(o aos profissionais ue atuam no enfrentamento ao tr+fico de pessoas e ue) em fun#(o de suas atividades) este*am amea#ados ou se encontrem em situa#(o de risco. eF incluir o tema do tr+fico de pessoas nas capacita#$es dos Consel%os de 4ireitos da Crian#a e do Adolescente e Consel%os Tutelares. fF articular a#$es con*untas de enfrentamento ao tr+fico de crian#as e adolescentes em regi$es de fronteira. gF promover) em parceira com os rg(os e entidades diretamente respons+veis) a preven#(o ao tra!al%o escravo) atrav1s da sensi!ili&a#(o de operadores de 4ireito) orienta#(o a produtores rurais acerca dos direitos tra!al%istas) educa#(o e capacita#(o de tra!al%adores rurais. e %F disponi!ili&ar mecanismos de acesso a direitos) incluindo documentos !+sicos) preferencialmente nos ?unic"pios identificados como focos de aliciamento de m(o-de-o!ra para tra!al%o escravo. Q - na +rea da Prote#(o e Promo#(o dos 4ireitos da ?ul%er, aF ualificar os profissionais da rede de atendimento < mul%er em situa#(o de viol3ncia para o atendimento < mul%er traficada. !F incentivar a presta#(o de servi#os de atendimento <s mul%eres traficadas nos Centros de Jefer3ncia de Atendimento < ?ul%er em 5itua#(o de /iol3ncia. cF apoiar e incentivar programas e pro*etos de ualifica#(o profissional) gera#(o de emprego e renda ue ten%am como !enefici+rias diretas mul%eres traficadas. dF fomentar de!ates so!re uest$es estruturantes favorecedoras do tr+fico de pessoas e relativas < discrimina#(o de g3nero. eF promover a#$es de articula#(o intersetoriais visando a inser#(o da dimens(o de g3nero nas pol"ticas p2!licas !+sicas) assistenciais e especiais. fF apoiar programas) pro*etos e a#$es de educa#(o n(o-se:ista e de promo#(o da diversidade no am!iente profissional e educacional. gF participar das capacita#$es visando garantir a tem+tica de g3nero. e %F promover) em parceria com organi&a#$es governamentais e n(o-governamentais) de!ates so!re metodologias de atendimento <s mul%eres traficadas. QI - na +rea do Turismo, aF incluir o tema do tr+fico de pessoas) em especial mul%eres) crian#as e adolescentes nas capacita#$es e eventos de forma#(o dirigidos < cadeia produtiva do turismo. !F cru&ar os dados dos diagnsticos feitos nos ?unic"pios para orientar os planos de desenvolvimento tur"stico local atrav1s do programa de regionali&a#(o. e cF promover campan%as de sensi!ili&a#(o contra o turismo se:ual como forma de preven#(o ao tr+fico de pessoas. QII - na +rea de Cultura,

aF desenvolver pro*etos e a#$es culturais com foco na preven#(o ao tr+fico de pessoas. e !F fomentar e estimular atividades culturais) tais como programas regionais de r+dio) pe#as e outros programas veiculados por radiodifusores) ue possam aumentar a conscienti&a#(o da popula#(o com rela#(o ao tr+fico de pessoas) tra!al%o escravo e e:plora#(o se:ual) respeitadas as caracter"sticas regionais. DECRETO N 6.34*, DE 8 DE "ANEIRO DE !008. Art. 1o Oica aprovado o Plano 8acional de Enfrentamento ao Tr+fico de Pessoas - P8ETP) com o o!*etivo de prevenir e reprimir o tr+fico de pessoas) responsa!ili&ar os seus autores e garantir aten#(o <s v"timas) nos termos da legisla#(o em vigor e dos instrumentos internacionais de direitos %umanos) conforme Ane:o a este 4ecreto. 9 17 O P8ETP ser+ e:ecutado no pra&o de dois anos. 9 '7 Compete ao ?inist1rio da Musti#a) em articula#(o com o rg(o respons+vel pelo cumprimento de cada meta esta!elecida no P8ETP, I - definir as metas de curto) m1dio e longo pra&os. e II - definir os rg(os e entidades ue atuar(o como parceiros no cumprimento de cada meta) levandose em considera#(o suas atri!ui#$es e compet3ncias institucionais. Art. 'o Ca!er+ ao ?inist1rio da Musti#a a fun#(o de avaliar e monitorar o P8ETP. Art. 6o Oica institu"do) no ;m!ito do ?inist1rio da Musti#a) o @rupo Assessor de Avalia#(o e 4issemina#(o do P8ETP) com as seguintes atri!ui#$es, I - apoiar o ?inist1rio da Musti#a no monitoramento e avalia#(o do P8ETP. II - esta!elecer a metodologia de monitoramento e avalia#(o do P8ETP e acompan%ar a e:ecu#(o das a#$es) atividades e metas esta!elecidas. III - efetuar a*ustes na defini#(o de suas prioridades. I/ - promover sua difus(o *unto a rg(os e entidades governamentais e n(o-governamentais. e / - ela!orar relatrio semestral de acompan%amento. Art. =o O @rupo Assessor ser+ integrado por um representante) e respectivo suplente) de cada rg(o a seguir indicado, I - ?inist1rios, aF da Musti#a) ue o coordenar+. !F do 4esenvolvimento 5ocial e Com!ate < Oome. cF da 5a2de. dF do Tra!al%o e Emprego. eF do 4esenvolvimento Agr+rio. fF da Educa#(o.

gF das Jela#$es E:teriores. %F do Turismo. iF da Cultura. II - da Presid3ncia da Jep2!lica, aF 5ecretaria Especial dos 4ireitos Pumanos. !F 5ecretaria Especial de Pol"ticas para as ?ul%eres. e cF 5ecretaria Especial de Pol"ticas de Promo#(o da Igualdade Jacial. e III - Advocacia-@eral da Uni(o. 9 1o Os integrantes do @rupo Assessor ser(o indicados pelos titulares dos rg(os representados e designados pelo ?inistro de Estado da Musti#a. 9 'o Poder(o ser convidados a participar das reuni$es do @rupo Assessor representantes do ?inist1rio P2!lico Oederal) do ?inist1rio P2!lico do Tra!al%o e de outros rg(os e entidades da administra#(o p2!lica e da sociedade civil. Art. >o As atividades desenvolvidas no ;m!ito do @rupo Assessor ser(o consideradas servi#o p2!lico relevante) n(o remunerado. LEI N 8.069, DE 13 DE "UL&O DE 1990. E5TATUTO 4A CJIA8SA E 4O A4OLE5CE8TE T"tulo II 4os 4ireitos Oundamentais Cap"tulo I 4o 4ireito < /ida e < 5a2de Art. B7 A crian#a e o adolescente t3m direito a prote#(o < vida e < sa2de) mediante a efetiva#(o de pol"ticas sociais p2!licas ue permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e %armonioso) em condi#$es dignas de e:ist3ncia. Art. C7 Z assegurado < gestante) atrav1s do 5istema Xnico de 5a2de) o atendimento pr1 e perinatal. 9 17 A gestante ser+ encamin%ada aos diferentes n"veis de atendimento) segundo crit1rios m1dicos espec"ficos) o!edecendo-se aos princ"pios de regionali&a#(o e %ierar ui&a#(o do 5istema. 9 '7 A parturiente ser+ atendida preferencialmente pelo mesmo m1dico ue a acompan%ou na fase pr1-natal. 9 67 Incum!e ao poder p2!lico propiciar apoio alimentar < gestante e < nutri& ue dele necessitem. 9 =o Incum!e ao poder p2!lico proporcionar assist3ncia psicolgica < gestante e < m(e) no per"odo pr1 e ps-natal) inclusive como forma de prevenir ou minorar as conse u3ncias do estado puerperal. EInclu"do pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF /ig3ncia

9 >o A assist3ncia referida no 9 =o deste artigo dever+ ser tam!1m prestada a gestantes ou m(es ue manifestem interesse em entregar seus fil%os para ado#(o. EInclu"do pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF /ig3ncia Art. H7 O poder p2!lico) as institui#$es e os empregadores propiciar(o condi#$es ade uadas ao aleitamento materno) inclusive aos fil%os de m(es su!metidas a medida privativa de li!erdade. Art. 1G. Os %ospitais e demais esta!elecimentos de aten#(o < sa2de de gestantes) p2!licos e particulares) s(o o!rigados a, I - manter registro das atividades desenvolvidas) atrav1s de prontu+rios individuais) pelo pra&o de de&oito anos. II - identificar o rec1m-nascido mediante o registro de sua impress(o plantar e digital e da impress(o digital da m(e) sem pre*u"&o de outras formas normati&adas pela autoridade administrativa competente. III - proceder a e:ames visando ao diagnstico e terap3utica de anormalidades no meta!olismo do rec1m-nascido) !em como prestar orienta#(o aos pais. I/ - fornecer declara#(o de nascimento onde constem necessariamente as intercorr3ncias do parto e do desenvolvimento do neonato. / - manter alo*amento con*unto) possi!ilitando ao neonato a perman3ncia *unto < m(e. Art. 11. Z assegurado atendimento integral < sa2de da crian#a e do adolescente) por interm1dio do 5istema Xnico de 5a2de) garantido o acesso universal e igualit+rio <s a#$es e servi#os para promo#(o) prote#(o e recupera#(o da sa2de. EJeda#(o dada pela Lei n7 11.1C>) de 'GG>F 9 17 A crian#a e o adolescente portadores de defici3ncia rece!er(o atendimento especiali&ado. 9 '7 Incum!e ao poder p2!lico fornecer gratuitamente < ueles ue necessitarem os medicamentos) prteses e outros recursos relativos ao tratamento) %a!ilita#(o ou rea!ilita#(o. Art. 1'. Os esta!elecimentos de atendimento < sa2de dever(o proporcionar condi#$es para a perman3ncia em tempo integral de um dos pais ou respons+vel) nos casos de interna#(o de crian#a ou adolescente. Art. 16. Os casos de suspeita ou confirma#(o de maus-tratos contra crian#a ou adolescente ser(o o!rigatoriamente comunicados ao Consel%o Tutelar da respectiva localidade) sem pre*u"&o de outras provid3ncias legais. Par+grafo 2nico. As gestantes ou m(es ue manifestem interesse em entregar seus fil%os para ado#(o ser(o o!rigatoriamente encamin%adas < Musti#a da Inf;ncia e da Muventude. EInclu"do pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF/ig3ncia Art. 1=. O 5istema Xnico de 5a2de promover+ programas de assist3ncia m1dica e odontolgica para a preven#(o das enfermidades ue ordinariamente afetam a popula#(o infantil) e campan%as de educa#(o sanit+ria para pais) educadores e alunos. Par+grafo 2nico. Z o!rigatria a vacina#(o das crian#as nos casos recomendados pelas autoridades sanit+rias. Cap"tulo II 4o 4ireito < Li!erdade) ao Jespeito e < 4ignidade

Art. 1>. A crian#a e o adolescente t3m direito < li!erdade) ao respeito e < dignidade como pessoas %umanas em processo de desenvolvimento e como su*eitos de direitos civis) %umanos e sociais garantidos na Constitui#(o e nas leis. Art. 1A. O direito < li!erdade compreende os seguintes aspectos, I - ir) vir e estar nos logradouros p2!licos e espa#os comunit+rios) ressalvadas as restri#$es legais. II - opini(o e e:press(o. III - cren#a e culto religioso. I/ - !rincar) praticar esportes e divertir-se. / - participar da vida familiar e comunit+ria) sem discrimina#(o. /I - participar da vida pol"tica) na forma da lei. /II - !uscar ref2gio) au:"lio e orienta#(o. Art. 1B. O direito ao respeito consiste na inviola!ilidade da integridade f"sica) ps" uica e moral da crian#a e do adolescente) a!rangendo a preserva#(o da imagem) da identidade) da autonomia) dos valores) id1ias e cren#as) dos espa#os e o!*etos pessoais. Art. 1C. Z dever de todos velar pela dignidade da crian#a e do adolescente) pondo-os a salvo de ual uer tratamento desumano) violento) aterrori&ante) ve:atrio ou constrangedor.

"tulo III Cap"tulo II 4a Preven#(o Especial 5e#(o III 4a Autori&a#(o para /ia*ar Art. C6. 8en%uma crian#a poder+ via*ar para fora da comarca onde reside) desacompan%ada dos pais ou respons+vel) sem e:pressa autori&a#(o *udicial. 9 17 A autori&a#(o n(o ser+ e:igida uando, aF tratar-se de comarca cont"gua < da resid3ncia da crian#a) se na mesma unidade da Oedera#(o) ou inclu"da na mesma regi(o metropolitana. !F a crian#a estiver acompan%ada, 1F de ascendente ou colateral maior) at1 o terceiro grau) comprovado documentalmente o parentesco. 'F de pessoa maior) e:pressamente autori&ada pelo pai) m(e ou respons+vel. 9 '7 A autoridade *udici+ria poder+) a pedido dos pais ou respons+vel) conceder autori&a#(o v+lida por dois anos. Art. C=. Iuando se tratar de viagem ao e:terior) a autori&a#(o 1 dispens+vel) se a crian#a ou adolescente,

I - estiver acompan%ado de am!os os pais ou respons+vel. II - via*ar na compan%ia de um dos pais) autori&ado e:pressamente pelo outro atrav1s de documento com firma recon%ecida. Art. C>. 5em pr1via e e:pressa autori&a#(o *udicial) nen%uma crian#a ou adolescente nascido em territrio nacional poder+ sair do Pa"s em compan%ia de estrangeiro residente ou domiciliado no e:terior. T"tulo / 4o Consel%o Tutelar Cap"tulo I 4isposi#$es @erais Art. 161. O Consel%o Tutelar 1 rg(o permanente e autNnomo) n(o *urisdicional) encarregado pela sociedade de &elar pelo cumprimento dos direitos da crian#a e do adolescente) definidos nesta Lei. Art. 16'. Em cada ?unic"pio e em cada Jegi(o Administrativa do 4istrito Oederal %aver+) no m"nimo) 1 EumF Consel%o Tutelar como rg(o integrante da administra#(o p2!lica local) composto de > EcincoF mem!ros) escol%idos pela popula#(o local para mandato de = E uatroF anos) permitida 1 EumaF recondu#(o) mediante novo processo de escol%a. EJeda#(o dada pela Lei n7 1'.AHA) de 'G1'F Art. 166. Para a candidatura a mem!ro do Consel%o Tutelar) ser(o e:igidos os seguintes re uisitos, I - recon%ecida idoneidade moral. II - idade superior a vinte e um anos. III - residir no munic"pio. Art. 16=. Lei municipal ou distrital dispor+ so!re o local) dia e %or+rio de funcionamento do Consel%o Tutelar) inclusive uanto < remunera#(o dos respectivos mem!ros) aos uais 1 assegurado o direito a, EJeda#(o dada pela Lei n7 1'.AHA) de 'G1'F I - co!ertura previdenci+ria. EInclu"do pela Lei n7 1'.AHA) de 'G1'F II - go&o de f1rias anuais remuneradas) acrescidas de 1V6 Eum ter#oF do valor da remunera#(o mensal. EInclu"do pela Lei n7 1'.AHA) de 'G1'F III - licen#a-maternidade. EInclu"do pela Lei n7 1'.AHA) de 'G1'F I/ - licen#a-paternidade. EInclu"do pela Lei n7 1'.AHA) de 'G1'F / - gratifica#(o natalina. EInclu"do pela Lei n7 1'.AHA) de 'G1'F Par+grafo 2nico. Constar+ da lei or#ament+ria municipal e da do 4istrito Oederal previs(o dos recursos necess+rios ao funcionamento do Consel%o Tutelar e < remunera#(o e forma#(o continuada dos consel%eiros tutelares.EJeda#(o dada pela Lei n7 1'.AHA) de 'G1'F Art. 16>. O e:erc"cio efetivo da fun#(o de consel%eiro constituir+ servi#o p2!lico relevante e esta!elecer+ presun#(o de idoneidade moral. EJeda#(o dada pela Lei n7 1'.AHA) de 'G1'F Cap"tulo II 4as Atri!ui#$es do Consel%o

Art. 16A. 5(o atri!ui#$es do Consel%o Tutelar, I - atender as crian#as e adolescentes nas %ipteses previstas nos arts. HC e 1G>) aplicando as medidas previstas no art. 1G1) I a /II. II - atender e aconsel%ar os pais ou respons+vel) aplicando as medidas previstas no art. 1'H) I a /II. III - promover a e:ecu#(o de suas decis$es) podendo para tanto, aF re uisitar servi#os p2!licos nas +reas de sa2de) educa#(o) servi#o social) previd3ncia) tra!al%o e seguran#a. !F representar *unto < autoridade *udici+ria nos casos de descumprimento in*ustificado de suas deli!era#$es. I/ - encamin%ar ao ?inist1rio P2!lico not"cia de fato ue constitua infra#(o administrativa ou penal contra os direitos da crian#a ou adolescente. / - encamin%ar < autoridade *udici+ria os casos de sua compet3ncia. /I - providenciar a medida esta!elecida pela autoridade *udici+ria) dentre as previstas no art. 1G1) de I a /I) para o adolescente autor de ato infracional. /II - e:pedir notifica#$es. /III - re uisitar certid$es de nascimento e de !ito de crian#a ou adolescente uando necess+rio. IQ - assessorar o Poder E:ecutivo local na ela!ora#(o da proposta or#ament+ria para planos e programas de atendimento dos direitos da crian#a e do adolescente. Q - representar) em nome da pessoa e da fam"lia) contra a viola#(o dos direitos previstos no art. ''G) 9 67) inciso II) da Constitui#(o Oederal. QI - representar ao ?inist1rio P2!lico para efeito das a#$es de perda ou suspens(o do poder familiar) aps esgotadas as possi!ilidades de manuten#(o da crian#a ou do adolescente *unto < fam"lia natural. EJeda#(o dada pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF /ig3ncia Par+grafo 2nico. 5e) no e:erc"cio de suas atri!ui#$es) o Consel%o Tutelar entender necess+rio o afastamento do conv"vio familiar) comunicar+ incontinenti o fato ao ?inist1rio P2!lico) prestando-l%e informa#$es so!re os motivos de tal entendimento e as provid3ncias tomadas para a orienta#(o) o apoio e a promo#(o social da fam"lia. EInclu"do pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF /ig3ncia Art. 16B. As decis$es do Consel%o Tutelar somente poder(o ser revistas pela autoridade *udici+ria a pedido de uem ten%a leg"timo interesse. Cap"tulo III 4a Compet3ncia Art. 16C. Aplica-se ao Consel%o Tutelar a regra de compet3ncia constante do art. 1=B. Cap"tulo I/ 4a Escol%a dos Consel%eiros

Art. 16H. O processo para a escol%a dos mem!ros do Consel%o Tutelar ser+ esta!elecido em lei municipal e reali&ado so! a responsa!ilidade do Consel%o ?unicipal dos 4ireitos da Crian#a e do Adolescente) e a fiscali&a#(o do ?inist1rio P2!lico. EJeda#(o dada pela Lei n7 C.'=') de 1'.1G.1HH1F 9 1o O processo de escol%a dos mem!ros do Consel%o Tutelar ocorrer+ em data unificada em todo o territrio nacional a cada = E uatroF anos) no primeiro domingo do m3s de outu!ro do ano su!se uente ao da elei#(o presidencial. EInclu"do pela Lei n7 1'.AHA) de 'G1'F 9 'o A posse dos consel%eiros tutelares ocorrer+ no dia 1G de *aneiro do ano su!se uente ao processo de escol%a. EInclu"do pela Lei n7 1'.AHA) de 'G1'F 9 6o 8o processo de escol%a dos mem!ros do Consel%o Tutelar) 1 vedado ao candidato doar) oferecer) prometer ou entregar ao eleitor !em ou vantagem pessoal de ual uer nature&a) inclusive !rindes de pe ueno valor.EInclu"do pela Lei n7 1'.AHA) de 'G1'F Cap"tulo / 4os Impedimentos Art. 1=G. 5(o impedidos de servir no mesmo Consel%o marido e mul%er) ascendentes e descendentes) sogro e genro ou nora) irm(os) cun%ados) durante o cun%adio) tio e so!rin%o) padrasto ou madrasta e enteado. Par+grafo 2nico. Estende-se o impedimento do consel%eiro) na forma deste artigo) em rela#(o < autoridade *udici+ria e ao representante do ?inist1rio P2!lico com atua#(o na Musti#a da Inf;ncia e da Muventude) em e:erc"cio na comarca) foro regional ou distrital. T"tulo /II 4os Crimes e 4as Infra#$es Administrativas Cap"tulo I 4os Crimes 5e#(o I 4isposi#$es @erais Art. ''>. Este Cap"tulo disp$e so!re crimes praticados contra a crian#a e o adolescente) por a#(o ou omiss(o) sem pre*u"&o do disposto na legisla#(o penal. Art. ''A. Aplicam-se aos crimes definidos nesta Lei as normas da Parte @eral do Cdigo Penal e) uanto ao processo) as pertinentes ao Cdigo de Processo Penal. Art. ''B. Os crimes definidos nesta Lei s(o de a#(o p2!lica incondicionada 5e#(o II 4os Crimes em Esp1cie Art. ''C. 4ei:ar o encarregado de servi#o ou o dirigente de esta!elecimento de aten#(o < sa2de de gestante de manter registro das atividades desenvolvidas) na forma e pra&o referidos no art. 1G desta Lei) !em como de fornecer < parturiente ou a seu respons+vel) por ocasi(o da alta m1dica) declara#(o de nascimento) onde constem as intercorr3ncias do parto e do desenvolvimento do neonato,

Pena - deten#(o de seis meses a dois anos. Par+grafo 2nico. 5e o crime 1 culposo, Pena - deten#(o de dois a seis meses) ou multa. Art. ''H. 4ei:ar o m1dico) enfermeiro ou dirigente de esta!elecimento de aten#(o < sa2de de gestante de identificar corretamente o neonato e a parturiente) por ocasi(o do parto) !em como dei:ar de proceder aos e:ames referidos no art. 1G desta Lei, Pena - deten#(o de seis meses a dois anos. Par+grafo 2nico. 5e o crime 1 culposo, Pena - deten#(o de dois a seis meses) ou multa. Art. '6G. Privar a crian#a ou o adolescente de sua li!erdade) procedendo < sua apreens(o sem estar em flagrante de ato infracional ou ine:istindo ordem escrita da autoridade *udici+ria competente, Pena - deten#(o de seis meses a dois anos. Par+grafo 2nico. Incide na mesma pena a uele formalidades legais. ue procede < apreens(o sem o!serv;ncia das

Art. '61. 4ei:ar a autoridade policial respons+vel pela apreens(o de crian#a ou adolescente de fa&er imediata comunica#(o < autoridade *udici+ria competente e < fam"lia do apreendido ou < pessoa por ele indicada, Pena - deten#(o de seis meses a dois anos. Art. '6'. 5u!meter crian#a ou adolescente so! sua autoridade) guarda ou vigil;ncia a ve:ame ou a constrangimento, Pena - deten#(o de seis meses a dois anos. Art. '6=. 4ei:ar a autoridade competente) sem *usta causa) de ordenar a imediata li!era#(o de crian#a ou adolescente) t(o logo ten%a con%ecimento da ilegalidade da apreens(o, Pena - deten#(o de seis meses a dois anos. Art. '6>. 4escumprir) in*ustificadamente) pra&o fi:ado nesta Lei em !enef"cio de adolescente privado de li!erdade, Pena - deten#(o de seis meses a dois anos. Art. '6A. Impedir ou em!ara#ar a a#(o de autoridade *udici+ria) mem!ro do Consel%o Tutelar ou representante do ?inist1rio P2!lico no e:erc"cio de fun#(o prevista nesta Lei, Pena - deten#(o de seis meses a dois anos. Art. '6B. 5u!trair crian#a ou adolescente ao poder de uem o tem so! sua guarda em virtude de lei ou ordem *udicial) com o fim de coloca#(o em lar su!stituto, Pena - reclus(o de dois a seis anos) e multa. Art. '6C. Prometer ou efetivar a entrega de fil%o ou pupilo a terceiro) mediante paga ou recompensa,

Pena - reclus(o de um a uatro anos) e multa. Par+grafo 2nico. Incide nas mesmas penas uem oferece ou efetiva a paga ou recompensa. Art. '6H. Promover ou au:iliar a efetiva#(o de ato destinado ao envio de crian#a ou adolescente para o e:terior com ino!serv;ncia das formalidades legais ou com o fito de o!ter lucro, Pena - reclus(o de uatro a seis anos) e multa. Par+grafo 2nico. 5e %+ emprego de viol3ncia) grave amea#a ou fraude, EInclu"do pela Lei n7 1G.BA=) de 1'.11.'GG6F Pena - reclus(o) de A EseisF a C EoitoF anos) al1m da pena correspondente < viol3ncia. Art. '=G. Produ&ir) reprodu&ir) dirigir) fotografar) filmar ou registrar) por ual uer meio) cena de se:o e:pl"cito ou pornogr+fica) envolvendo crian#a ou adolescente, EJeda#(o dada pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Pena 0 reclus(o) de = E uatroF a C EoitoF anos) e multa. EJeda#(o dada pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF 9 1o Incorre nas mesmas penas uem agencia) facilita) recruta) coage) ou de ual uer modo intermedeia a participa#(o de crian#a ou adolescente nas cenas referidas no caput deste artigo) ou ainda uem com esses contracena. EJeda#(o dada pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF 9 'o Aumenta-se a pena de 1V6 Eum ter#oF se o agente comete o crime, EJeda#(o dada pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF I 0 no e:erc"cio de cargo ou fun#(o p2!lica ou a prete:to de e:erc3-la. EJeda#(o dada pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF II 0 prevalecendo-se de rela#$es dom1sticas) de coa!ita#(o ou de %ospitalidade. ou EJeda#(o dada pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF III 0 prevalecendo-se de rela#$es de parentesco consangL"neo ou afim at1 o terceiro grau) ou por ado#(o) de tutor) curador) preceptor) empregador da v"tima ou de uem) a ual uer outro t"tulo) ten%a autoridade so!re ela) ou com seu consentimento. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Art. '=1. /ender ou e:por < venda fotografia) v"deo ou outro registro ue conten%a cena de se:o e:pl"cito ou pornogr+fica envolvendo crian#a ou adolescente, EJeda#(o dada pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Pena 0 reclus(o) de = E uatroF a C EoitoF anos) e multa. EJeda#(o dada pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Art. '=1-A. Oferecer) trocar) disponi!ili&ar) transmitir) distri!uir) pu!licar ou divulgar por ual uer meio) inclusive por meio de sistema de inform+tica ou telem+tico) fotografia) v"deo ou outro registro ue conten%a cena de se:o e:pl"cito ou pornogr+fica envolvendo crian#a ou adolescente, EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Pena 0 reclus(o) de 6 Etr3sF a A EseisF anos) e multa. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF 9 1o 8as mesmas penas incorre uem, EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF I 0 assegura os meios ou servi#os para o arma&enamento das fotografias) cenas ou imagens de ue trata o caput deste artigo. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF

II 0 assegura) por ual uer meio) o acesso por rede de computadores <s fotografias) cenas ou imagens de ue trata o caput deste artigo.EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF 9 'o As condutas tipificadas nos incisos I e II do 9 1 o deste artigo s(o pun"veis uando o respons+vel legal pela presta#(o do servi#o) oficialmente notificado) dei:a de desa!ilitar o acesso ao conte2do il"cito de ue trata ocaput deste artigo. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Art. '=1-R. Ad uirir) possuir ou arma&enar) por ual uer meio) fotografia) v"deo ou outra forma de registro ue conten%a cena de se:o e:pl"cito ou pornogr+fica envolvendo crian#a ou adolescente, EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Pena 0 reclus(o) de 1 EumF a = E uatroF anos) e multa. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF 9 1o A pena 1 diminu"da de 1 EumF a 'V6 Edois ter#osF se de pe uena uantidade o material a ue se refere o caput deste artigo. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF 9 'o 8(o %+ crime se a posse ou o arma&enamento tem a finalidade de comunicar <s autoridades competentes a ocorr3ncia das condutas descritas nos arts. '=G) '=1) '=1-A e '=1-C desta Lei) uando a comunica#(o for feita por, EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF I 0 agente p2!lico no e:erc"cio de suas fun#$es. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF II 0 mem!ro de entidade) legalmente constitu"da) ue inclua) entre suas finalidades institucionais) o rece!imento) o processamento e o encamin%amento de not"cia dos crimes referidos neste par+grafo. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF III 0 representante legal e funcion+rios respons+veis de provedor de acesso ou servi#o prestado por meio de rede de computadores) at1 o rece!imento do material relativo < not"cia feita < autoridade policial) ao ?inist1rio P2!lico ou ao Poder Mudici+rio. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF 9 6o As pessoas referidas no 9 'o deste artigo dever(o manter so! sigilo o material il"cito referido. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Art. '=1-C. 5imular a participa#(o de crian#a ou adolescente em cena de se:o e:pl"cito ou pornogr+fica por meio de adultera#(o) montagem ou modifica#(o de fotografia) v"deo ou ual uer outra forma de representa#(o visual, EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Pena 0 reclus(o) de 1 EumF a 6 Etr3sF anos) e multa. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Par+grafo 2nico. Incorre nas mesmas penas uem vende) e:p$e < venda) disponi!ili&a) distri!ui) pu!lica ou divulga por ual uer meio) ad uire) possui ou arma&ena o material produ&ido na forma do caput deste artigo.EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Art. '=1-4. Aliciar) assediar) instigar ou constranger) por ual uer meio de comunica#(o) crian#a) com o fim de com ela praticar ato li!idinoso, EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Pena 0 reclus(o) de 1 EumF a 6 Etr3sF anos) e multa. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Par+grafo 2nico. 8as mesmas penas incorre uem, EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF I 0 facilita ou indu& o acesso < crian#a de material contendo cena de se:o e:pl"cito ou pornogr+fica com o fim de com ela praticar ato li!idinoso. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF II 0 pratica as condutas descritas no caput deste artigo com o fim de indu&ir crian#a a se e:i!ir de forma pornogr+fica ou se:ualmente e:pl"cita. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF

Art. '=1-E. Para efeito dos crimes previstos nesta Lei) a e:press(o ^cena de se:o e:pl"cito ou pornogr+fica_ compreende ual uer situa#(o ue envolva crian#a ou adolescente em atividades se:uais e:pl"citas) reais ou simuladas) ou e:i!i#(o dos rg(os genitais de uma crian#a ou adolescente para fins primordialmente se:uais. EInclu"do pela Lei n7 11.C'H) de 'GGCF Art. '='. /ender) fornecer ainda ue gratuitamente ou entregar) de ual uer forma) a crian#a ou adolescente arma) muni#(o ou e:plosivo, Pena - reclus(o) de 6 Etr3sF a A EseisF anos. EJeda#(o dada pela Lei n7 1G.BA=) de 1'.11.'GG6F Art. '=6. /ender) fornecer ainda ue gratuitamente) ministrar ou entregar) de ual uer forma) a crian#a ou adolescente) sem *usta causa) produtos cu*os componentes possam causar depend3ncia f"sica ou ps" uica) ainda ue por utili&a#(o indevida, Pena - deten#(o de ' EdoisF a = E uatroF anos) e multa) se o fato n(o constitui crime mais grave. EJeda#(o dada pela Lei n7 1G.BA=) de 1'.11.'GG6F Art. '==. /ender) fornecer ainda ue gratuitamente ou entregar) de ual uer forma) a crian#a ou adolescente fogos de estampido ou de artif"cio) e:ceto a ueles ue) pelo seu redu&ido potencial) se*am incapa&es de provocar ual uer dano f"sico em caso de utili&a#(o indevida, Pena - deten#(o de seis meses a dois anos) e multa. Art. '==-A. 5u!meter crian#a ou adolescente) como tais definidos no caput do art. 'o desta Lei) < prostitui#(o ou < e:plora#(o se:ual, EInclu"do pela Lei n7 H.HB>) de '6.A.'GGGF Pena - reclus(o de uatro a de& anos) e multa. 9 1o Incorrem nas mesmas penas o propriet+rio) o gerente ou o respons+vel pelo local em ue se verifi ue a su!miss(o de crian#a ou adolescente <s pr+ticas referidas no caput deste artigo. EInclu"do pela Lei n7 H.HB>) de '6.A.'GGGF 9 'o Constitui efeito o!rigatrio da condena#(o a cassa#(o da licen#a de locali&a#(o e de funcionamento do esta!elecimento. EInclu"do pela Lei n7 H.HB>) de '6.A.'GGGF Art. '==-R. Corromper ou facilitar a corrup#(o de menor de 1C Ede&oitoF anos) com ele praticando infra#(o penal ou indu&indo-o a pratic+-la, EInclu"do pela Lei n7 1'.G1>) de 'GGHF Pena - reclus(o) de 1 EumF a = E uatroF anos. EInclu"do pela Lei n7 1'.G1>) de 'GGHF 9 1o Incorre nas penas previstas no +,-./ deste artigo uem pratica as condutas ali tipificadas utili&ando-se de uais uer meios eletrNnicos) inclusive salas de !ate-papo da internet. EInclu"do pela Lei n7 1'.G1>) de 'GGHF 9 'o As penas previstas no +,-./ deste artigo s(o aumentadas de um ter#o no caso de a infra#(o cometida ou indu&ida estar inclu"da no rol do art. 1o da Lei no C.GB') de '> de *ul%o de 1HHG . EInclu"do pela Lei n7 1'.G1>) de 'GGHF Cap"tulo II 4as Infra#$es Administrativas Art. '=>. 4ei:ar o m1dico) professor ou respons+vel por esta!elecimento de aten#(o < sa2de e de ensino fundamental) pr1-escola ou crec%e) de comunicar < autoridade competente os casos de ue ten%a con%ecimento) envolvendo suspeita ou confirma#(o de maus-tratos contra crian#a ou adolescente,

Pena - multa de tr3s a vinte sal+rios de refer3ncia) aplicando-se o do!ro em caso de reincid3ncia. Art. '=A. Impedir o respons+vel ou funcion+rio de entidade de atendimento o e:erc"cio dos direitos constantes nos incisos II) III) /II) /III e QI do art. 1'= desta Lei, Pena - multa de tr3s a vinte sal+rios de refer3ncia) aplicando-se o do!ro em caso de reincid3ncia. Art. '=B. 4ivulgar) total ou parcialmente) sem autori&a#(o devida) por ual uer meio de comunica#(o) nome) ato ou documento de procedimento policial) administrativo ou *udicial relativo a crian#a ou adolescente a ue se atri!ua ato infracional, Pena - multa de tr3s a vinte sal+rios de refer3ncia) aplicando-se o do!ro em caso de reincid3ncia. 9 17 Incorre na mesma pena uem e:i!e) total ou parcialmente) fotografia de crian#a ou adolescente envolvido em ato infracional) ou ual uer ilustra#(o ue l%e diga respeito ou se refira a atos ue l%e se*am atri!u"dos) de forma a permitir sua identifica#(o) direta ou indiretamente. 9 '7 5e o fato for praticado por rg(o de imprensa ou emissora de r+dio ou televis(o) al1m da pena prevista neste artigo) a autoridade *udici+ria poder+ determinar a apreens(o da pu!lica#(o Art. '=C. 4ei:ar de apresentar < autoridade *udici+ria de seu domic"lio) no pra&o de cinco dias) com o fim de regulari&ar a guarda) adolescente tra&ido de outra comarca para a presta#(o de servi#o dom1stico) mesmo ue autori&ado pelos pais ou respons+vel, Pena - multa de tr3s a vinte sal+rios de refer3ncia) aplicando-se o do!ro em caso de reincid3ncia) independentemente das despesas de retorno do adolescente) se for o caso. Art. '=H. 4escumprir) dolosa ou culposamente) os deveres inerentes ao p+trio poder poder familiar ou decorrente de tutela ou guarda) !em assim determina#(o da autoridade *udici+ria ou Consel%o Tutelar, EE:press(o su!stitu"da pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF /ig3ncia Pena - multa de tr3s a vinte sal+rios de refer3ncia) aplicando-se o do!ro em caso de reincid3ncia. Art. '>G. Pospedar crian#a ou adolescente desacompan%ado dos pais ou respons+vel) ou sem autori&a#(o escrita desses ou da autoridade *udici+ria) em %otel) pens(o) motel ou cong3nere, EJeda#(o dada pela Lei n7 1'.G6C) de 'GGHF. Pena 0 multa. EJeda#(o dada pela Lei n7 1'.G6C) de 'GGHF. 9 17 Em caso de reincid3ncia) sem pre*u"&o da pena de multa) a autoridade *udici+ria poder+ determinar o fec%amento do esta!elecimento por at1 1> E uin&eF dias. EInclu"do pela Lei n7 1'.G6C) de 'GGHF. 9 '7 5e comprovada a reincid3ncia em per"odo inferior a 6G EtrintaF dias) o esta!elecimento ser+ definitivamente fec%ado e ter+ sua licen#a cassada. EInclu"do pela Lei n7 1'.G6C) de 'GGHF. Art. '>1. Transportar crian#a ou adolescente) por ual uer meio) com ino!serv;ncia do disposto nos arts. C6) C= e C> desta Lei, Pena - multa de tr3s a vinte sal+rios de refer3ncia) aplicando-se o do!ro em caso de reincid3ncia. Art. '>'. 4ei:ar o respons+vel por divers(o ou espet+culo p2!lico de afi:ar) em lugar vis"vel e de f+cil acesso) < entrada do local de e:i!i#(o) informa#(o destacada so!re a nature&a da divers(o ou espet+culo e a fai:a et+ria especificada no certificado de classifica#(o, Pena - multa de tr3s a vinte sal+rios de refer3ncia) aplicando-se o do!ro em caso de reincid3ncia.

Art. '>6. Anunciar pe#as teatrais) filmes ou uais uer representa#$es ou espet+culos) sem indicar os limites de idade a ue n(o se recomendem, Pena - multa de tr3s a vinte sal+rios de refer3ncia) duplicada em caso de reincid3ncia) aplic+vel) separadamente) < casa de espet+culo e aos rg(os de divulga#(o ou pu!licidade. Art. '>=. Transmitir) atrav1s de r+dio ou televis(o) espet+culo em %or+rio diverso do autori&ado ou sem aviso de sua classifica#(o, Pena - multa de vinte a cem sal+rios de refer3ncia. duplicada em caso de reincid3ncia a autoridade *udici+ria poder+ determinar a suspens(o da programa#(o da emissora por at1 dois dias. Art. '>>. E:i!ir filme) trailer) pe#a) amostra ou cong3nere classificado pelo rg(o competente como inade uado <s crian#as ou adolescentes admitidos ao espet+culo, Pena - multa de vinte a cem sal+rios de refer3ncia. na reincid3ncia) a autoridade poder+ determinar a suspens(o do espet+culo ou o fec%amento do esta!elecimento por at1 uin&e dias. Art. '>A. /ender ou locar a crian#a ou adolescente fita de programa#(o em v"deo) em desacordo com a classifica#(o atri!u"da pelo rg(o competente, Pena - multa de tr3s a vinte sal+rios de refer3ncia. em caso de reincid3ncia) a autoridade *udici+ria poder+ determinar o fec%amento do esta!elecimento por at1 uin&e dias. Art. '>B. 4escumprir o!riga#(o constante dos arts. BC e BH desta Lei, Pena - multa de tr3s a vinte sal+rios de refer3ncia) duplicando-se a pena em caso de reincid3ncia) sem pre*u"&o de apreens(o da revista ou pu!lica#(o. Art. '>C. 4ei:ar o respons+vel pelo esta!elecimento ou o empres+rio de o!servar o ue disp$e esta Lei so!re o acesso de crian#a ou adolescente aos locais de divers(o) ou so!re sua participa#(o no espet+culo, Pena - multa de tr3s a vinte sal+rios de refer3ncia. em caso de reincid3ncia) a autoridade *udici+ria poder+ determinar o fec%amento do esta!elecimento por at1 uin&e dias. Art. '>C-A. 4ei:ar a autoridade competente de providenciar a instala#(o e operacionali&a#(o dos cadastros previstos no art. >G e no 9 11 do art. 1G1 desta Lei, EInclu"do pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF /ig3ncia Pena - multa de JK 1.GGG)GG Emil reaisF a JK 6.GGG)GG Etr3s mil reaisF. EInclu"do pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF /ig3ncia Par+grafo 2nico. Incorre nas mesmas penas a autoridade ue dei:a de efetuar o cadastramento de crian#as e de adolescentes em condi#$es de serem adotadas) de pessoas ou casais %a!ilitados < ado#(o e de crian#as e adolescentes em regime de acol%imento institucional ou familiar. EInclu"do pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF /ig3ncia Art. '>C-R. 4ei:ar o m1dico) enfermeiro ou dirigente de esta!elecimento de aten#(o < sa2de de gestante de efetuar imediato encamin%amento < autoridade *udici+ria de caso de ue ten%a con%ecimento de m(e ou gestante interessada em entregar seu fil%o para ado#(o, EInclu"do pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF /ig3ncia Pena - multa de JK 1.GGG)GG Emil reaisF a JK 6.GGG)GG Etr3s mil reaisF. EInclu"do pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF /ig3ncia

Par+grafo 2nico. Incorre na mesma pena o funcion+rio de programa oficial ou comunit+rio destinado < garantia do direito < conviv3ncia familiar ue dei:a de efetuar a comunica#(o referida no caput deste artigo. EInclu"do pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF /ig3ncia 4isposi#$es Oinais e Transitrias Art. '>H. A Uni(o) no pra&o de noventa dias contados da pu!lica#(o deste Estatuto) ela!orar+ pro*eto de lei dispondo so!re a cria#(o ou adapta#(o de seus rg(os <s diretri&es da pol"tica de atendimento fi:adas no art. CC e ao ue esta!elece o T"tulo / do Livro II. Par+grafo 2nico. Compete aos estados e munic"pios promoverem a adapta#(o de seus rg(os e programas <s diretri&es e princ"pios esta!elecidos nesta Lei. Art. 'AG. Os contri!uintes poder(o efetuar doa#$es aos Oundos dos 4ireitos da Crian#a e do Adolescente nacional) distrital) estaduais ou municipais) devidamente comprovadas) sendo essas integralmente dedu&idas do imposto de renda) o!edecidos os seguintes limites, EJeda#(o dada pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF I - 1` Eum por centoF do imposto so!re a renda devido apurado pelas pessoas *ur"dicas tri!utadas com !ase no lucro real. e EJeda#(o dada pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF II - A` Eseis por centoF do imposto so!re a renda apurado pelas pessoas f"sicas na 4eclara#(o de A*uste Anual) o!servado o disposto no art. '' da Lei no H.>6') de 1G de de&em!ro de 1HHB. EJeda#(o dada pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF 9 1o-A. 8a defini#(o das prioridades a serem atendidas com os recursos captados pelos Oundos 8acional) Estaduais e ?unicipais dos 4ireitos da Crian#a e do Adolescente) ser(o consideradas as disposi#$es do Plano 8acional de Promo#(o) Prote#(o e 4efesa dos 4ireitos de Crian#as e Adolescentes < Conviv3ncia Oamiliar) !em como as regras e princ"pios relativos < garantia do direito < conviv3ncia familiar previstos nesta Lei. EInclu"do pela Lei n7 1'.G1G) de 'GGHF /ig3ncia 9 '7 Os Consel%os ?unicipais) Estaduais e 8acional dos 4ireitos da Crian#a e do Adolescente fi:ar(o crit1rios de utili&a#(o) atrav1s de planos de aplica#(o das doa#$es su!sidiadas e demais receitas) aplicando necessariamente percentual para incentivo ao acol%imento) so! a forma de guarda) de crian#a ou adolescente) rf(os ou a!andonado) na forma do disposto no art. ''B) 9 67) /I) da Constitui#(o Oederal. 9 67 O 4epartamento da Jeceita Oederal) do ?inist1rio da Economia) Oa&enda e Plane*amento) regulamentar+ a comprova#(o das doa#$es feitas aos fundos) nos termos deste artigo. EInclu"do pela Lei n7 C.'=') de 1'.1G.1HH1F 9 =7 O ?inist1rio P2!lico determinar+ em cada comarca a forma de fiscali&a#(o da aplica#(o) pelo Oundo ?unicipal dos 4ireitos da Crian#a e do Adolescente) dos incentivos fiscais referidos neste artigo. EInclu"do pela Lei n7 C.'=') de 1'.1G.1HH1F 9 >o O!servado o disposto no 9 =o do art. 6o da Lei no H.'=H) de 'A de de&em!ro de 1HH>) a dedu#(o de ue trata o inciso I do +,-./, EJeda#(o dada pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF I - ser+ considerada isoladamente) n(o se su!metendo a limite em con*unto com outras dedu#$es do imposto. e EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF II - n(o poder+ ser computada como despesa operacional na apura#(o do lucro real. pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF EInclu"do

Art. 'AG-A. A partir do e:erc"cio de 'G1G) ano-calend+rio de 'GGH) a pessoa f"sica poder+ optar pela doa#(o de ue trata o inciso II do +,-./ do art. 'AG diretamente em sua 4eclara#(o de A*uste Anual. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF

9 1o A doa#(o de ue trata o +,-./ poder+ ser dedu&ida at1 os seguintes percentuais aplicados so!re o imposto apurado na declara#(o, EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF I - E/ETA4OF. II - E/ETA4OF. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF E/ideF EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de E/ideF

III - 6` Etr3s por centoF a partir do e:erc"cio de 'G1'. 'G1'F E/ideF 9 'o A dedu#(o de ue trata o +,-./,

EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F

I - est+ su*eita ao limite de A` Eseis por centoF do imposto so!re a renda apurado na declara#(o de ue trata o inciso II do +,-./ do art. 'AG. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF II - n(o se aplica < pessoa f"sica ue, aF utili&ar o desconto simplificado. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF E/ideF E/ideF

!F apresentar declara#(o em formul+rio. ou cF entregar a declara#(o fora do pra&o. III - s se aplica <s doa#$es em esp1cie. e

EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F

E/ideF E/ideF

I/ - n(o e:clui ou redu& outros !enef"cios ou dedu#$es em vigor. de 'G1'F E/ideF

EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=)

9 6o O pagamento da doa#(o deve ser efetuado at1 a data de vencimento da primeira uota ou uota 2nica do imposto) o!servadas instru#$es espec"ficas da 5ecretaria da Jeceita Oederal do Rrasil. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF 9 =o O n(o pagamento da doa#(o no pra&o esta!elecido no 9 6o implica a glosa definitiva desta parcela de dedu#(o) ficando a pessoa f"sica o!rigada ao recol%imento da diferen#a de imposto devido apurado na 4eclara#(o de A*uste Anual com os acr1scimos legais previstos na legisla#(o. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF 9 >o A pessoa f"sica poder+ dedu&ir do imposto apurado na 4eclara#(o de A*uste Anual as doa#$es feitas) no respectivo ano-calend+rio) aos fundos controlados pelos Consel%os dos 4ireitos da Crian#a e do Adolescente municipais) distrital) estaduais e nacional concomitantemente com a op#(o de ue trata o +,-./) respeitado o limite previsto no inciso II do art. 'AG. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF Art. 'AG-R. A doa#(o de ue trata o inciso I do art. 'AG poder+ ser dedu&ida, n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF e EInclu"do pela Lei

I - do imposto devido no trimestre) para as pessoas *ur"dicas ue apuram o imposto trimestralmente. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF

II - do imposto devido mensalmente e no a*uste anual) para as pessoas *ur"dicas ue apuram o imposto anualmente. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF Par+grafo 2nico. A doa#(o dever+ ser efetuada dentro do per"odo a ue se refere a apura#(o do imposto. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF

Art. 'AG-C. As doa#$es de ue trata o art. 'AG desta Lei podem ser efetuadas em esp1cie ou em !ens. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF Par+grafo 2nico. As doa#$es efetuadas em esp1cie devem ser depositadas em conta espec"fica) em institui#(o financeira p2!lica) vinculadas aos respectivos fundos de ue trata o art. 'AG. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF Art. 'AG-4. Os rg(os respons+veis pela administra#(o das contas dos Oundos dos 4ireitos da Crian#a e do Adolescente nacional) estaduais) distrital e municipais devem emitir reci!o em favor do doador) assinado por pessoa competente e pelo presidente do Consel%o correspondente) especificando, EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF I - n2mero de ordem. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF EInclu"do pela

II - nome) Cadastro 8acional da Pessoa Mur"dica EC8PMF e endere#o do emitente. Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF III - nome) C8PM ou Cadastro de Pessoas O"sicas ECPOF do doador. 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF I/ - data da doa#(o e valor efetivamente rece!ido. e 'G1'F E/ideF / - ano-calend+rio a ue se refere a doa#(o.

EInclu"do pela Lei n7

EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de E/ideF

EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F

9 1o O comprovante de ue trata o +,-./ deste artigo pode ser emitido anualmente) desde ue discrimine os valores doados m3s a m3s. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF 9 'o 8o caso de doa#(o em !ens) o comprovante deve conter a identifica#(o dos !ens) mediante descri#(o em campo prprio ou em rela#(o ane:a ao comprovante) informando tam!1m se %ouve avalia#(o) o nome) CPO ou C8PM e endere#o dos avaliadores. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF 'G1'F Art. 'AG-E. 8a %iptese da doa#(o em !ens) o doador dever+, E/ideF EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de EInclu"do pela Lei n7

I - comprovar a propriedade dos !ens) mediante documenta#(o %+!il. 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF

II - !ai:ar os !ens doados na declara#(o de !ens e direitos) uando se tratar de pessoa f"sica) e na escritura#(o) no caso de pessoa *ur"dica. e EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF III - considerar como valor dos !ens doados, EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF

aF para as pessoas f"sicas) o valor constante da 2ltima declara#(o do imposto de renda) desde ue n(o e:ceda o valor de mercado. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF !F para as pessoas *ur"dicas) o valor cont+!il dos !ens. 'G1'F E/ideF EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de

Par+grafo 2nico. O pre#o o!tido em caso de leil(o n(o ser+ considerado na determina#(o do valor dos !ens doados) e:ceto se o leil(o for determinado por autoridade *udici+ria. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF

Art. 'AG-O. Os documentos a ue se referem os arts. 'AG-4 e 'AG-E devem ser mantidos pelo contri!uinte por um pra&o de > EcincoF anos para fins de comprova#(o da dedu#(o perante a Jeceita Oederal do Rrasil. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF Art. 'AG-@. Os rg(os respons+veis pela administra#(o das contas dos Oundos dos 4ireitos da Crian#a e do Adolescente nacional) estaduais) distrital e municipais devem, EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF I - manter conta !anc+ria espec"fica destinada e:clusivamente a gerir os recursos do Oundo. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF II - manter controle das doa#$es rece!idas. e EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF

III - informar anualmente < 5ecretaria da Jeceita Oederal do Rrasil as doa#$es rece!idas m3s a m3s) identificando os seguintes dados por doador, EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF aF nome) C8PM ou CPO. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF EInclu"do pela Lei n7

!F valor doado) especificando se a doa#(o foi em esp1cie ou em !ens. 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF

Art. 'AG-P. Em caso de descumprimento das o!riga#$es previstas no art. 'AG-@) a 5ecretaria da Jeceita Oederal do Rrasil dar+ con%ecimento do fato ao ?inist1rio P2!lico. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF Art. 'AG-I. Os Consel%os dos 4ireitos da Crian#a e do Adolescente nacional) estaduais) distrital e municipais divulgar(o amplamente < comunidade, EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF I - o calend+rio de suas reuni$es. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF

II - as a#$es priorit+rias para aplica#(o das pol"ticas de atendimento < crian#a e ao adolescente. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF III - os re uisitos para a apresenta#(o de pro*etos a serem !eneficiados com recursos dos Oundos dos 4ireitos da Crian#a e do Adolescente nacional) estaduais) distrital ou municipais. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF I/ - a rela#(o dos pro*etos aprovados em cada ano-calend+rio e o valor dos recursos previstos para implementa#(o das a#$es) por pro*eto. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF / - o total dos recursos rece!idos e a respectiva destina#(o) por pro*eto atendido) inclusive com cadastramento na !ase de dados do 5istema de Informa#$es so!re a Inf;ncia e a Adolesc3ncia. e EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF /I - a avalia#(o dos resultados dos pro*etos !eneficiados com recursos dos Oundos dos 4ireitos da Crian#a e do Adolescente nacional) estaduais) distrital e municipais. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF Art. 'AG-M. O ?inist1rio P2!lico determinar+) em cada Comarca) a forma de fiscali&a#(o da aplica#(o dos incentivos fiscais referidos no art. 'AG desta Lei. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF Par+grafo 2nico. O descumprimento do disposto nos arts. 'AG-@ e 'AG-I su*eitar+ os infratores a responder por a#(o *udicial proposta pelo ?inist1rio P2!lico) ue poder+ atuar de of"cio) a re uerimento ou representa#(o de ual uer cidad(o. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF

Art. 'AG-a. A 5ecretaria de 4ireitos Pumanos da Presid3ncia da Jep2!lica E54PVPJF encamin%ar+ < 5ecretaria da Jeceita Oederal do Rrasil) at1 61 de outu!ro de cada ano) ar uivo eletrNnico contendo a rela#(o atuali&ada dos Oundos dos 4ireitos da Crian#a e do Adolescente nacional) distrital) estaduais e municipais) com a indica#(o dos respectivos n2meros de inscri#(o no C8PM e das contas !anc+rias espec"ficas mantidas em institui#$es financeiras p2!licas) destinadas e:clusivamente a gerir os recursos dos Oundos. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF Art. 'AG-L. A 5ecretaria da Jeceita Oederal do Rrasil e:pedir+ as instru#$es necess+rias < aplica#(o do disposto nos arts. 'AG a 'AG-a. EInclu"do pela Lei n7 1'.>H=) de 'G1'F E/ideF Art. 'A1. A falta dos consel%os municipais dos direitos da crian#a e do adolescente) os registros) inscri#$es e altera#$es a ue se referem os arts. HG) par+grafo 2nico) e H1 desta Lei ser(o efetuados perante a autoridade *udici+ria da comarca a ue pertencer a entidade. Par+grafo 2nico. A Uni(o fica autori&ada a repassar aos estados e munic"pios) e os estados aos munic"pios) os recursos referentes aos programas e atividades previstos nesta Lei) t(o logo este*am criados os consel%os dos direitos da crian#a e do adolescente nos seus respectivos n"veis. Art. 'A'. En uanto n(o instalados os Consel%os Tutelares) as atri!ui#$es a eles conferidas ser(o e:ercidas pela autoridade *udici+ria. Art. 'A6. O 4ecreto-Lei n.7 '.C=C) de B de de&em!ro de 1H=G ECdigo PenalF) passa a vigorar com as seguintes altera#$es, 1F Art. 1'1 ............................................................ 9 =7 8o %omic"dio culposo) a pena 1 aumentada de um ter#o) se o crime resulta de ino!serv;ncia de regra t1cnica de profiss(o) arte ou of"cio) ou se o agente dei:a de prestar imediato socorro < v"tima) n(o procura diminuir as conse L3ncias do seu ato) ou foge para evitar pris(o em flagrante. 5endo doloso o %omic"dio) a pena 1 aumentada de um ter#o) se o crime 1 praticado contra pessoa menor de cator&e anos. 'F Art. 1'H ............................................................... 9 B7 Aumenta-se a pena de um ter#o) se ocorrer ual uer das %ipteses do art. 1'1) 9 =7. 9 C7 Aplica-se < les(o culposa o disposto no 9 >7 do art. 1'1. 6F Art. 16A................................................................. 9 67 Aumenta-se a pena de um ter#o) se o crime 1 praticado contra pessoa menor de cator&e anos. =F Art. '16 .................................................................. Par+grafo 2nico. 5e a ofendida 1 menor de cator&e anos, Pena - reclus(o de uatro a de& anos. >F Art. '1=................................................................... Par+grafo 2nico. 5e o ofendido 1 menor de cator&e anos, Pena - reclus(o de tr3s a nove anos.b Art. 'A=. O art. 1G' da Lei n.7 A.G1>) de 61 de de&em!ro de 1HB6) fica acrescido do seguinte item, cArt. 1G' ....................................................................

A7F a perda e a suspens(o do p+trio poder. c Art. 'A>. A Imprensa 8acional e demais gr+ficas da Uni(o) da administra#(o direta ou indireta) inclusive funda#$es institu"das e mantidas pelo poder p2!lico federal promover(o edi#(o popular do te:to integral deste Estatuto) ue ser+ posto < disposi#(o das escolas e das entidades de atendimento e de defesa dos direitos da crian#a e do adolescente.

You might also like