You are on page 1of 6

Afetividade e emoo AFETIVIDADE E EMOO

1. IMPORTNCIA DA VIDA AFETIVA


O incio da vida afetividade no indivduo dado nas primeiras estimulaes naturais, oferecida pela me. um ponto de partida para o apego ou ligao afetiva. Esse apego pode ser deduzido pelo medo que a criana apresenta na ausncia da me. Essa ligao afetiva inicial que ocorre geralmente no e , dos sete aos quartoze anos de idade, continua a sofrer alteraes no decorrer de sua vida. Os afetos podem ser duradouros ou passageiros. !ossas e"presses no podem ser compreendidas si no considerarmos os afetos que nos acompan#am. $m psic%logo &amais poder' dei"ar de analisar esses aspectos e leva(los em considerao sempre, assim ter' condies de interpretar certas atitudes que estar' acompan#ada sempre de um sentimento. )sso porque, os afetos determinam atos, faz com as pessoas muitas vezes perca o controle de seu comportamento. E"emplo* uma pessoa que est' c#ateada com sua amiga e diz a ela que* quando a encontrar no vai discutir com ela. +orm, quando a amiga aparece e faz algo irritante, a primeira reao discutir. ,esmo que #' alguns minutos atr's #aviam prometido que no iriam ter esse tipo de comportamento. ,ar" afirmou que o #omem se define no mundo o &etivo no somente em pensamento, seno com todos os sentidos que se afirmam como foras essenciais #umanas. !o s% os cinco sentidos, como tam m os sentidos espirituais -amor e vontade..

2. O E T!DO DA VIDA AFETIVA


/o os afetos, as emoes, son#os, fantasias, dese&os, e"pectativas que do sentido a nossa vida afetiva, cu&a mesma parte integrante da nossa vida psquica. !ossas e"presses no podem ser compreendidas se no #ouver uma relao com o afeto que as acompan#am, pois so eles que determinam nosso comportamento. O estudo da vida afetiva tem sido privilegiado pelos #omens, principalmente na 'rea cientfica, onde os afetos esto sendo vistos como uma deformao no con#ecimento o &etivo. 0 vida afetiva apresenta uma sucesso entre prazer 1 desprazer, a afetividade aumenta e sustenta o temor e a af2nise -desaparecimento se"ual., como por e"emplo, a ang3stia em seus diferentes aspectos. 0t o sculo 4)4, usavam 1 se indiscriminadamente, termos como emoo e sentimento. ,as, #o&e &' e"iste uma distino entre eles, onde* Emoo* o estado mais agudo transit%rio5 E".* a ira. /entimento* o estado mais dur'vel, porm enfraquecido. E".* a lealdade.

". O AFETO
Os afetos tm sua import2ncia na orientao do comportamento do indivduo, os mesmos nos a&udam avaliar situaes no decorrer de nossa e"istncia. O afeto produzido por estmulos e"ternos. 0 origem dos afetos pode nascer, surgir no interior do indivduo. +ara a +sican'lise, no #' afeto sem representao, ou se&a, sem idia. Eles tam m servem de critrio de valorizao, podendo ser tanto positivo quanto negativo para as situaes que ocorrem. E"istem duas matrizes psquicas dos afetos que so o prazer e a dor, eles podem ser considerados afetos origin'rios. Entre estes dois e"tremos encontram 1 se in3meras tonalidades, intensidades de afetos. 6reud quando postulou a teoria do 7omple"o de dipo, conce eu certo 8conflito8 entre esses afetos 'sicos, criando uma oposio entre eles, dizendo* 8um amor fundamentado e um %dio no menos &ustificado, am os dirigidos 9 mesma pessoa8. E"istem outros dois afetos que constituem a vida afetiva, o amor e o %dio. Esses afetos esto associados aos pensamentos, 9s fantasias, aos son#os... e e"presses de diferentes formas conforme cada indivduo. Os afetos preparam nossas aes, ou se&a, participam ativamente da percepo que temos de situaes vividas e do plane&amento de nossas reaes ao meio. Essa funo caracterizada como funo adaptativa. Os afetos possuem outras caractersticas que esto ligados 9 conscincia, o que permite dizer o que sentimos e"pressando atravs de linguagem e de nossas emoes. Os afetos muita vezes so enigm'ticos para quem os sente. :' motivos dos afetos que esto fora da conscincia. Os afetos 9s vezes parecem um enigma onde, o que parece ser no , e 9s vezes nossas e"presses no conduz com o que sentimos. !em sempre o nosso comportamento est' em unio com os nossos afetos.

#. A EMO$E
0s emoes desempen#am um papel muito importante para n%s seres #umanos. ;' se sa e que a vida afetiva um dos pontos de equil rio #umano mais eficaz, ou se&a, um ser #umano que no sente emoes no se e o que a vida tem de mel#or. 0s emoes so e"presses afetivas acompan#adas de reaes intensas e reves do organismo. 0s emoes desempen#am um papel muito importante no nosso organismo, que causam alteraes org2nicas, assim como*

<atimentos cardacos acelerado =remor >iso 7#oro ?agrimas E"presses faciais Etc. 0s emoes so muitas* raiva, no&o, medo, tristezas, alegria etc. @uase sempre essas emoes no conseguimos controla(las. ,uitas pessoas tm dificuldade em e"pressar, colocar para fora as emoes, mais &' foi

provado, que essas pessoas e"pressam suas emoes internamente, guardam dentro de si, isso dificulta a descarga de tenso do organismo, pois as emoes so momentos de tenso em um organismo, as quais podem distingue, por e"emplo. 8O c#oro da tristeza do c#oro da alegria8 8O riso de alegria do riso de nervoso8 0s emoes so aspectos muito importantes para o individuo, atravs das emoes que sentimos que estamos vivos, no temos que esconder nossas emoes, pois respons'vel pelo nosso desenvolvimento.

%. O

ENTIMENTO

Os sentimentos tm um papel muito importante na nossa vida psquica, ou se&a, o sentimento uma espcie de alimento do nosso psiquismo. !ecessitamos sentir algo mais forte por algum ou alguma coisa que gostamos. !%s seres #umanos, inconscientemente, &' sa emos definir o que so sentimentos e o que so emoes. 0ssim, consideramos a pai"o uma emoo, porque o que sentimos algo passageiro, algo ardente. ;' Os sentimentos, como a ternura e a amizade, algo mais tranqAilo, mais duradouro, e mais equili rado. Os afetos 'sicos como amor e %dio, podem e"pressar(se como sentimento. Os sentimentos n%s no en"ergamos, mas sentimos. 6alar de sentimento muito difcil, pois falar de si pr%prio, mostrar o seu verdadeiro 8E$8.

dizer o quanto sentimos por algum5 amar sem rece er retorno5 se entregar por inteiro5 a raar a me e o pai5 ei&ar o fil#o5 dedicar 1 se a um livro, um animal5 fazer de tudo um pouco para o pr%"imo5 =udo isso sentimento.

CONC&! O
O que viemos a concluir neste que, os afetos, as emoes, os sentimentos, o prazer, a dor, o amor, o %dio e tudo que sentimos fazem parte da nossa vida psquica. Bimos tam m que o afeto determina os nossos atos e que um ponto de partida para o apego ou ligao afetiva. Os afetos podem ser duradouros ou passageiros. !as emoes possvel o servar uma relao entre os afetos e a organizao corporal, ou se&a, as modificaes que ocorrem em nosso organismo. Os sentimentos so mais duradouros, porm menos e"plosivos, por no virem acompan#ados de reaes qumicas.

'I'&IO(RAFIA
<O7C, 0na ,ercs <a#ia. +sicologias* uma introduo ao estudo de psicologia DEF. Ed. ( /o +aulo* /araiva GHHG. +sicologia Ieral +esquisado tam m na internet, revistas -Be&a(DJJJ..

You might also like