You are on page 1of 3

ARTIGOS

Teoria do caos, autopoise, fractais, estruturas dissipativas e outras "novidades".


Muito se tem falado, e tem sido a abertura de muitos seminrios, palestras etc., sobre a rapidez das mudanas que ao longo deste sculo tm ocorrido. Na realidade, alm dessa velocidade, so mudanas sem precendentes tanto na rea social, poltica como tecnolgica. Novas conquistas como "Autopoise", "Teoria do Caos", "Fractais", "Estruturas Dissipativas", etc, tm sido estudadas e aplicadas em Economia, Administrao, Biologia, Medicina, Artes e muitas outras reas com bastante propriedade e pertinncia. Recentemente, no II Frum Interdisciplinar na UFRJ (Univ. Federal do Rio de Janeiro) "Caos, Acasos e Causalidades nas Cincias, Artes e Filosofias", foram abordadas as implicaes dessas novas idias e tcnicas nos diversos ramos do conhecimento, com a presena de renomados professores e especialistas, o que demonstra o reconhecimento da importncia dessas novas descobertas. Entretanto, no temos tido muitas notcias de aplicaes no desenvolvimento dos recursos humanos. Segundo a "Teoria do Caos", que busca padres organizados de comportamento dentro de um sistema aparentemente aleatrio, ao contrrio do que primeira vista possa parecer, esses sistemas tem na sua origem, muitas das vezes, padres e leis muito simples. Acasos e interferncias inesperadas, no seu incio, podem provocar grandes mudanas, tornando-os confusos e imprevisveis. Os cientistas chamam a isso de "hipersensibilidade s condies iniciais". Se nos referimos imprevisibilidade, por que, ento, a importncia desses estudos? Servem sem dvida para compreendermos melhor a natureza desses casos nas mudanas, e possibilitar nossa interveno em momentos adequados. Poderamos estabelecer paralelos com a rota de um foguete lua, por exemplo:sua trajetria deve sofrer correes constantes ao longo do seu trajeto e principalmente no seu incio. O mesmo ocorre num relacionamento entre pessoas ou grupos de pessoas, na criao de uma nova empresa ou em qualquer empreendimento. Depois do "Caos" ningum mais deve negligenciar fatores aparentemente pouco significativos, j que foi seguramente demonstrado que pequenas alteraes podem gerar grandes transformaes, pondo a perder projetos ou planos no preparados para a possibilidade dessas ocorrncias. Temos agora uma nova maneira de tratar dados antigos esquecidos, porque eram de pequenas importncia ou demasiado irregulares. Em quase todos os campos do conhecimento essa nova maneira de interpretao de dados tem sido aplicada com xito. E no comportamentamental? Pouco ou quase nada. E no por falta de material, que tem sido farto.

E os "Fractais" de Benoit Mandelbrot? Outra conquista nova com grande aplicaes. So estruturas geomtricas complexas, belas, ligadas natureza, vida e prpria compreenso do universo. Estruturas cujos componentes so semelhantes totalidade de estrutura. Componentes estes, por sua vez, formados por subcomponentes tambm semelhantes ao todo. Autosemelhana que se estende por vrios nveis. Se imaginarmos alguns tipos de samambaias, poderemos entender melhor esta definio, em que folhinhas que compem uma folha desta planta tm semelhana com o todo. A natureza nos fornece infinitos exemplos desse tipo de estrutura. E em Recursos Humanos, alguns paralelos? Esses estudos tm dado suporte a muitas conquistas da Teoria do Caos, tm sido aplicados em Medicina, no estudo do cncer (um tumor, sem dvida tem estrutura fractal) e em Epidemiologia. Em Administrao de Empresas, por diversos estudiosos, e em Economia tm sido divulgadas aplicaes com aceitao considervel. Entretanto, timidamente, tem sido aplicados nas atitudes dos indivduos ou grupos de indivduos. Ilya Prigogine, belga, Prmio Nobel de 1977 pela sua "Teoria das Estruturas Dissipativas", explica como a ordem pode surgir da entropia (medida da quantidade de desordem em um sistema) e no ocorrer, apesar dela. Salienta como os sistemas abertos (sistemas vivos so abertos) so afetados pelas flutuaes de energia, devido sua interao com o meio. Essa teoria tem permitido, na prtica, estudos de fluxo de trfego em rodovias, baseados na modificao de todo o sistema, a partir de pequenas variaes. Tem demonstrado tambm, como o comportamento de um grupo como um todo, pode ser completamente alterado, a partir da influncia do comportamento de algumas pessoas. Esses estudos de Prigogine poderiam ser aplicados no desenvolvimento de Recursos Humanos? Passemos agora "Autopoise" de Humberto Maturana: todas as clulas dos seres vivos tm no seu ncleo todas as informaes da matriz que as geram e do todo que viro a ser. Inclusive flexibilidade e criatividade ("poiesis=criao) para enfrentar imprevistos, acasos e at ocorrncias que ainda esto por acontecer. A partir de "Caos" e "Autopoise" podemos extrair ilaes que provavelmente nos levariam valorizao da flexibilidade, prontido e fluidez, como armas plausveis, talvez inatas, e seguras para o enfrentamento de "mudanas que mudaram". Com efeito, se o acaso, ou o que parece ser o acaso, o meio pelo qual a vida se realiza (Campbel), e se nossas clulas tm no seu ncleo todas as informaes necessrias, podemos inferir que possvel resgatar essas qualidades para que com prontido, se responda aos imprevistos para tornar vivel fluir atravs das mudanas. Poderamos ainda, para no nos estendermos muito, apenas citar algumas descobertas recentes que, temos certeza, trariam informaes novas a respeito de sua aplicao em Recursos Humanos: "Princpio da Incerteza" (Heisenberg), "Buraco Negro" (Mitchel), estudos de Stephen Hawking, e at uma viso nova da "Teoria Geral dos Sistemas" (Von Bertalanffy).

A prpria exemplificao de sistemas no lineares dada por Marilyn Ferguson (citando Prigogine) sugere aplicaes para o comportamento de um grupo ou mesmo de empresas; "se o trfego em uma rodovia for pouco intenso, voc poder dirigir mais ou menos como preferir, com poucas mudanas de marcha em funo de outros carros. Voc est em um modelo linear. Mas, se o trfego comear a aumentar, voc no s dirige, como est sendo dirigido pelo sistema. Todos os carros agora interferem mutuamente. Voc est num processo no linear". Seria bvio estabelecer um paralelo entre esta citao e as interrelaes em uma sociedade. Frente a tanto material proveniente dessas descobertas, em diversos campos da Cincia, no podemos permanecer alheios s novas possibilidades. Tornase necessrio e imprescindvel a utilizao, nos treinamentos, de tcnicas novas e aplicadas com uma viso atual e de vanguarda. O que tem sido regra (algumas excees, claro) material no to recente, visto com olhos antigos, quando at poderiam ser resgatados atravs de uma viso nova. Os mesmos jogos, vivncias, as mesmas tcnicas, tm sido empregadas de forma superada e repetitiva. Dissertaes massantes, ininteligveis, travestidas de minipalestras, sem objetividade alguma. como se s a cincia evolusse, no a postura e a capacidade humana. As potencialidades precisam ser maximizadas para que possa ser atenuada a imensa distncia que separa o avano tecnolgico do comportamental. Estar atualizado requer muito esforo, leitura, criatividade e disponibilidade. Mas, uma questo de sobrevivncia. E no entando, possvel. JOO KON - Consultor em Criativicade
* Publicado no Jornal "Estado de Minas", Coluna R. Humanos - 04/09/94 - MG

You might also like