You are on page 1of 4

3 Fatores que Voc Deve Analisar ANTES de Investir

queroficarrico.com /blog/2013/07/01/3-f atores-analisar-antes-investir/


Rafael Seabra 96 Flares Facebook 54 Twitter 31 Tweet Google+ 7 96 Flares Por no entender como se d a formao de preo dos ttulos pblicos e principalmente o que altera seus preos, muitos investidores no sabem em qual ttulo investir. Alm disso, existem momentos em que alguns ttulos se tornam ainda mais atrativos, a depender sobretudo do comportamento da taxa bsica de juros do pas, ou simplesmente taxa SELIC. Aprender como tirar proveito desses fatores de mercado pode ser fundamental para potencializ ar a rentabilidade da sua carteira mesmo investindo em renda fixa.

3 Fat ores que Voc Deve Analisar ANTES de Invest ir


Antes de escolher o ttulo pblico para investir, necessrio analisar trs fatores: Rentabilidade prefixada versus ps- fixada; Expectativa da taxa SELIC; Praz o para vencimento do ttulo. Vamos analisar um a um.

# 1 Rentabilidade pref ixada versus ps-f ixada


A rentabilidade informada no momento da compra garantida somente se voc permanecer com o ttulo at o vencimento. Vendendo o ttulo antes do vencimento, a rentabilidade poder ser diferente. Os ttulos que tm rentabilidade total ou parcialmente prefixada (LTN e NTN- B Principal, por exemplo) podem apresentar, durante algum perodo, rentabilidade inferior (ou mesmo superior) rentabilidade prometida no momento da compra. Por essa raz o, sobretudo para quem pretende vender parte dos ttulos antes do vencimento, importante no possuir em sua carteira uma grande quantidade de LTN e/ou NTN- B Principal. Pode ser que justamente quando voc precisar vender, estes ttulos estejam com desempenho abaixo do esperado.

# 2 Expectativa da taxa SELIC


A variao da taxa SELIC tem influncia direta sobre o preo dos ttulos pblicos. Por conta disso, analisar a tendncia da taxa de juros antes de adquirir seu prximo ttulo pode faz er bastante diferena no desempenho dos seus investimentos.

LFT
No caso da LFT (ttulo indexado taxa SELIC), no h muito mistrio. Se a taxa SELIC subir, seu preo crescer com maior velocidade, assim como sua rentabilidade. E se a taxa de juros cair, ainda assim seu preo continuar subindo (em menor velocidade), da mesma forma que sua rentabilidade (um pouco menor, nesse caso).

LT N e NT N-B Principal
J na situao dos ttulos que possuem parte de sua rentabilidade prefixada, o comportamento distinto. Sempre que a taxa SELIC elevada, o preo desses ttulos caem. Nas ltimas semanas, a taxa SELIC passou de 7,25% para 8,0% ao ano. Basta observar a tabela abaixo para entender como isso se refletiu no preo dos ttulos: Praticamente todos os ttulos (com exceo da LFT) tiveram rentabilidade negativa nos ltimos 30 dias. Como expliquei, isso um efeito direto do aumento da taxa SELIC nas ltimas semanas.

# 3 Praz o para vencimento do ttulo


Outro fator que a afeta o preo e nem sempre observado pelos investidores o praz o. Quanto maior Re n ta b i l i d a d e d o s Ttu l o s P b l i co s P o s i o o praz o para o vencimento, mais sensvel o preo do ttulo s alteraes nas taxas de juros ou prmios. Vamos observar o mesmo quadro apresentado anteriormente:
e m 01/07/2013

possvel notar que, para aumentos iguais nas taxas de juros, o ttulo com maior praz o at o vencimento tem alteraes no preo de forma mais intensa. Isso quer diz er que papis mais longos so mais prejudicados nas altas da taxa SELIC.

Ent o em qual t t ulo devo invest ir agora?


Considerando o cenrio atual, onde existe uma expectativa de elevao da taxa SELIC nos prximos meses, a melhor opo a LFT. Afinal, o preo dos demais ttulos deve continuar caindo enquanto a taxa de juros estiver em alta. Assim que a taxa SELIC estabiliz ar (ou sofrer a primeira queda), entre com tudo na LTN e NTN- B Principal. Este ser o melhor momento para adquirir esses ttulos. Para saber como acompanhar a tendncia da taxa SELIC, recomendo a leitura do artigo Como estimar a rentabilidade de investimentos ps- fixados.

Isso muit o complicado! Exist e f orma mais simples?


Existe. Para quem achou essas dicas complicadas demais para colocar em prtica, recomendo investir na carteira de renda fixa recomendada neste artigo e seguir a estratgia de alocao de ativos. Ainda assim, acho importante ressaltar que adquirir conhecimento sempre o melhor investimento. Muitas vez es, 2 horas de leitura de um bom livro muito melhor que meses de procura por contedos gratuitos (e no

necessariamente de qualidade). Por isso, se voc pretende organiz ar sua vida financeira e aprender a investir para conquistar sua independncia financeira, recomendo fortemente o eBook Como Investir Dinheiro. At a prxima! Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros. ~ Benjamin Franklin Imagem de freedigitalphotos.net.

You might also like