You are on page 1of 7

CURSO DE PRTICA PENAL Dos Memoriais Geovane Moraes

CURSO DE PRTICA PENAL MEMORIAIS PROF. GEOVANE MORAES REGRA GERAL DAS ALEGAES FINAIS FIM DA INSTRUO PROBATRIA 1) A acusao tem 20 minutos, por acusado, podendo esse tempo ser prorrogvel por mais 10 minutos para oferecer alegaes finais orais, tendo o assistente de acusao, caso exista, 10 minutos, para oferecer essas alegaes finais (art. 403, caput e 2, do CPP). A legislao processual penal no prev a possibilidade de prorrogao do tempo do assistente de acusao. 2) A defesa tem 20 minutos, tambm por acusado, podendo ser prorrogvel por mais 10 minutos para oferecer alegaes finais orais. No caso de ter existido manifestao do assistente de acusao, a defesa ter mais 10 minutos para suas alegaes finais orais (art. 403, caput e 2, do CPP). IMPORTANTE Havendo mais de um acusado, o tempo ser computado individualmente, nos exatos termos do art. 403, 1, do CPP. Ou seja, em havendo, por exemplo, dois acusados, cada um dos acusados ter o prazo de defesa de 20 minutos podendo ser prorrogvel por mais 10 minutos para as alegaes finais orais. ALEGAES FINAIS POR ESCRITO A exceo passou a ser o cabimento das alegaes finais por escrito, tambm chamada de memoriais, tendo em vista que ela somente poder ser apresentada de forma escrita quando o juiz entender que o caso complexo ou possui um grande nmero de acusados ou h pedido de diligncia de uma das partes cuja necessidade se origine de circunstncias ou fatos apurados na instruo criminal.

IMPORTANTE Neste caso, o juiz poder conceder s partes o prazo de 5 (cinco) dias sucessivamente para a apresentao dos memoriais. Alm disso, o juiz ter o prazo de 10 (dez) dias para proferir a sentena, como bem elucida o art. 403, 3 e art. 404, pargrafo nico, ambos do Cdigo de Processo Penal.

DICA Caso o prazo para os memoriais seja aberto em favor da Defensoria Pblica os prazos so contados em dobro, e o prazo ser de 10 dias. Ministrio Pblico e advogado do ru tem sempre o prazo de 5 dias, j o defensor pblico ter o prazo de 10 dias. Vale ressaltar que em relao ao defensor nomeado (dativo) a jurisprudncia entende que ele ser intimado pessoalmente, mas que o prazo permanecer de 05 dias, no sendo contado em dobro.

www.cers.com.br

CURSO DE PRTICA PENAL Dos Memoriais Geovane Moraes

DICA Vale lembrar que no rito comum ordinrio existe previso legal expressa de cabimento de memoriais no art. 403, 3 do Cdigo de Processo Penal. J em relao ao rito sumrio, sumarssimo (Juizados Especiais) ou do Tribunal do Jri NO existe previso legal expressa de cabimento dos memoriais. Todavia, entende a doutrina e a jurisprudncia ser este procedimento perfeitamente cabvel, somente o que vai mudar a indicao da autoridade competente, devendo os memoriais serem fundamentados tambm no art. 403, pargrafo 3 do Cdigo de Processo Penal por analogia. Qual o objetivo maior dos Memoriais? Art. 386. O juiz absolver o ru, mencionando a causa na parte dispositiva, desde que reconhea: I - estar provada a inexistncia do fato; II - no haver prova da existncia do fato; III - no constituir o fato infrao penal; IV estar provado que o ru no concorreu para a infrao penal; V no existir prova de ter o ru concorrido para a infrao penal; VI existirem circunstncias que excluam o crime ou isentem o ru de pena (arts. 20, 21, 22, 23, 26 e 1o do art. 28, todos do Cdigo Penal), ou mesmo se houver fundada dvida sobre sua existncia; VII no existir prova suficiente para a condenao.

Quais os objetivos subsidirios? Afastamento de qualificadoras, agravantes e causas de aumento de pena; Estabelecimento de pena mnima; Regime de incio de cumprimento de pena mais benfico; Substituio da PPL por PRDs; Reconhecimento de concurso formal perfeito de crimes ou crime continuado; Entre outros;

NO RITO DO TRIBUNAL DO JRI Art. 415. O juiz, fundamentadamente, absolver desde logo o acusado, quando: I provada a inexistncia do fato;

www.cers.com.br

CURSO DE PRTICA PENAL Dos Memoriais Geovane Moraes


II provado no ser ele autor ou partcipe do fato; III o fato no constituir infrao penal; IV demonstrada causa de iseno de pena ou de excluso do crime. Pargrafo nico. No se aplica o disposto no inciso IV do caput deste artigo ao caso de inimputabilidade prevista no caput do art. 26 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal, salvo quando esta for a nica tese defensiva. Quais os objetivos subsidirios no Jri? Art. 414. No se convencendo da materialidade do fato ou da existncia de indcios suficientes de autoria ou de participao, o juiz, fundamentadamente, impronunciar o acusado. Art. 419. Quando o juiz se convencer, em discordncia com a acusao, da existncia de crime diverso dos referidos no 1o do art. 74 deste Cdigo e no for competente para o julgamento, remeter os autos ao juiz que o seja.

ESTRUTURA DOS MEMORIAIS Endereamento.

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE _______________________ (Regra Geral) EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ____ VARA CRIMINAL DA SEO JUDICIRIA DE _______________________(Crimes da Competncia da Justia Federal) Processo nmero: EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ DO TRIBUNAL DO JRI DA COMARCA DE ________________________ (Regra geral) EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DO _____ TRIBUNAL DO JRI DA SEO JUDICIRIA DE _______________________ (Crimes da Competncia da Justia Federal) Qualificao. (Fazer pargrafo) Nome, j qualificado nos autos do processo s folhas ( ) ___, por seu advogado e bastante procurador que a esta subscreve, conforme procurao em anexo, vem, muito respeitosamente presena de Vossa Excelncia, com fundamento no artigo 403, pargrafo 3 do Cdigo de Processo Penal apresentar

www.cers.com.br

CURSO DE PRTICA PENAL Dos Memoriais Geovane Moraes

MEMORIAIS pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos. Corpo. 1 Fatos; 2- Preliminares; 3 Mrito; 4- Pedidos; Caso Prtico Resolvido. Caio um renomado mdico e estava de planto no hospital do Municpio Alfa, onde trabalha h mais de 10 anos. Por volta das 22h00min, um paciente deu entrada no hospital em virtude de um acidente automobilstico, em estado grave. O paciente Mvio, descendente de indgenas, atendido pelo mdico Caio, foi quando ento que este percebeu que o paciente era a pessoa que estuprou sua filha e que estava foragido h anos, nunca tendo sido punido pela justia. Caio, com a inteno de matar, resolveu ento colocar uma substncia anticoagulante no frasco de soro que alimenta Mvio, vindo o paciente a morrer. Diante dos fatos acima narrados, uma enfermeira tomou conhecimento da conduta de Caio e informou o ocorrido autoridade policial, esta encaminhou o caso Polcia Federal, tendo em vista que a vtima era descendente de indgena, ocorrendo a instaurao de um inqurito policial. O promotor de justia competente denunciou Caio pelo crime de homicdio qualificado pelo emprego de veneno, art. 121, 2, II, do Cdigo Penal, tendo o Juiz Federal da 5 Vara do Tribunal do Jri da Seo Judiciria da Comarca Alfa recebido a denncia e mandado citar o ru para apresentar defesa. Caio apresentou defesa por meio de advogado constitudo. J em sede de instruo criminal, os peritos esclareceram que a vtima j estava morta quando o ru veio a ministrar uma substncia anticoagulante no soro que a alimentava, tendo em vista que, conforme laudo pericial, a vtima morreu s 22h05min, e a substncia anticoagulante foi ministrada 40 minuto aps a efetiva morte da vtima. Na fase processual prevista no art. 402 do Cdigo de Processo Penal, as partes nada requereram. Em manifestao escrita, o Ministrio Pblico pugnou pela condenao do ru nos exatos termos da denncia, tendo Caio, ento, constitudo advogado, o qual foi intimado, em 10 de abril de 2013, quarta-feira, para apresentao da pea processual cabvel.

www.cers.com.br

CURSO DE PRTICA PENAL Dos Memoriais Geovane Moraes

MODELO EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 5 VARA DO TRIBUNAL DO JRI DA SEO JUDICIRIA DA COMARCA ALFA Processo nmero: Caio, j qualificado nos autos do processo s folhas ( ), por seu advogado e bastante procurador que a esta subscreve, conforme procurao em anexo, vem, muito respeitosamente a presena de Vossa Excelncia, com fundamento no art. 403, pargrafo 3 do Cdigo de Processo Penal apresentar

MEMORIAIS pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos. 1. Dos Fatos O ru foi denunciado perante o Juiz Federal da 5 Vara do Tribunal do Jri porque teria supostamente cometido o crime de homicdio qualificado pelo emprego de veneno, art. 121, 2, II, do Cdigo Penal. Consta dos autos que o ru estava de planto no hospital do Municpio Alfa, onde trabalha h mais de 10 anos e, por volta das 22h00minh, um paciente deu entrada no hospital em virtude de um acidente automobilstico, estando em estado grave. Foi quando ento atendeu o paciente Mvio, que descendente de indgenas, e constatou que este ltimo era a pessoa que estuprou sua filha e estava foragido h anos, nunca tendo sido punido pela justia. Neste momento, o ru teria supostamente colocado uma substncia anticoagulante no frasco de soro que alimenta a vtima, vindo esta a morrer. Diante dos fatos narrados foi instaurado inqurito policial pela Polcia Federal em virtude de a vtima ser descendente de indgena. J em sede de instruo criminal os peritos esclareceram de forma clara que a vtima j estava morta quando o ru veio a ministrar uma substncia anticoagulante no soro que a alimentava, tendo em vista que, conforme laudo pericial, a vtima morreu s 22h05min, e a substncia anticoagulante s foi ministrada s 22h30min. 2. Das Preliminares Preliminarmente cumpre esclarecer a existncia manifesta de nulidade por incompetncia do juzo, nos termos do art. 564, I, do Cdigo de Processo Penal. Ainda em sede de preliminar, cumpre indicar a existncia de falta de pressuposto ou condio para o exerccio da ao, em virtude de falta de necessidade/interesse para a ao, nos moldes do art. 395, II do Cdigo de Processo Penal.

www.cers.com.br

CURSO DE PRTICA PENAL Dos Memoriais Geovane Moraes

3. Do Mrito No mrito, a absolvio se impe, pois os fatos deixam claro que ocorreu um crime impossvel, nos termos do art. 17 do Cdigo Penal. Como sabido, o crime impossvel manifesta-se quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, faz-se impossvel a consumao do delito. A ineficcia absoluta do meio de execuo ocorre quando o vis utilizado pelo agente de forma plena e inconteste, ineficaz para produzir o resultado desejado. Logo, nesta hiptese, o meio utilizado pelo agente no possui a mnima aptido para produzir os efeitos por ele pretendidos, ou seja, a prpria essncia ou natureza do meio incapaz de produzir algum resultado, no sendo possvel consumar o crime, e por consequncia no sendo admitida punibilidade em sede de tentativa. Por sua vez, a absoluta impropriedade do objeto pode ser observada quando o objeto por si mesmo, no se caracteriza como idneo para fins de leso jurdica ou ftica decorrente da conduta praticada. Como ensina o mestre Rogrio Greco, diz-se que ocorre impropriedade absoluta do objeto quando a coisa ou pessoa sobre a qual recai a conduta impropria para efeitos de reconhecimento da figura tpica. Assim como no instituto antecedente, a punio a ttulo de tentativa est formalmente vedada por fora de dispositivo normativo. Assim douto julgador, no caso em anlise, ocorreu crime impossvel por absoluta impropriedade do objeto, tendo em vista que, os peritos constataram, de forma clara e cabal, que a vtima j estava morta quando o ru veio a ministrar uma substncia anticoagulante no soro que a alimentava. O laudo pericial, constatou, ainda que a vtima morreu s 22h05min e a substncia anticoagulante s foi ministrada s 22h30min. Desta forma, percebe-se que impossvel haver a consumao do suposto crime de homicdio qualificado pelo emprego de veneno atribudo ao ru, pois a pessoa sobre o qual recai o crime no poderia sofrer nenhuma leso, sendo um tpico caso de crime impossvel. Por estas razes, a absolvio sumria se impe ao ru, pois o fato praticado por este no constitui crime, nos termos do art. 415, III, do Cdigo de Processo Penal. Apenas por cautela, cumpre esclarecer, ainda, a existncia manifesta de nulidade por incompetncia do juzo, nos termos do art. 564, I, do Cdigo de Processo Penal. No caso em concreto, no h que se falar em competncia da justia federal, pois NO todo crime contra indgena que da alada deste segmento jurisdicional, apenas os crimes que ofendam interesses coletivos ou difusos dos ndios que so da competncia da justia federal, nos termos do Art. 109, XI, da Constituio Federal e do entendimento jurisprudencial consolidado em sede de Superior Tribunal de Justia e Supremo Tribunal Federal. No caso em anlise, o ru apenas um descendente de indgena, havendo apenas interesse individual envolvido, razo pela qual a competncia ser da justia estadual, sendo este entendimento seguido pelo Superior Tribunal de Justia na Smula 140 deste tribunal superior.

www.cers.com.br

CURSO DE PRTICA PENAL Dos Memoriais Geovane Moraes

4. Dos Pedidos Diante de todo exposto, requer-se a Vossa Excelncia a absolvio sumria do ru, com fundamento no art. 415, inciso III, do Cdigo de Processo Penal, em virtude de o fato atribudo ao ru no constituir infrao penal. Caso no seja acolhido o pedido acima, requer-se a anulao da instruo probatria em virtude da ocorrncia manifesta de nulidade por incompetncia do juzo, nos termos do art. 564, I, do Cdigo de Processo Penal. Ainda por cautela e apreo a justa lide, que no sendo acolhido o pedido de anulao supra mencionado e fundamentado, que seja decretada a impronncia do pretenso acusado com fundamento no art. 414 do Cdigo de Processo Penal. Por fim, cumpre pedir residualmente que, em no sendo acolhidos os pedidos j pleiteados, que seja adotado o procedimento constante no art. 419 do Cdigo de Processo Penal e haja a desclassificao para o crime de homicdio privilegiado por relevante valor moral, no s termos do art. 121, pargrafo 1, do Cdigo Penal. Nestes termos, Pede deferimento. Comarca Alfa, 15 de abril de 2013. Advogado, OAB

www.cers.com.br

You might also like