You are on page 1of 11

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

A PEDAGOGIA CRIST PRIMITIVA: A FORMAO DO HOMEM IDEAL EM PAULO DE TARSO

AMARAL. Roseli Gall da Silva (UEM) PEREIRA MELO. Joaquim Jos (Orientador/UEM)

O papel da pedagogia crist primitiva no reordenamento da sociedade clssica, a partir de mudanas referentes s questes intelectuais (dos gregos), fundadas na lgica e na razo, para questes afetivas (crists), fundadas no amor, teve como elemento decisivo, o fato de o cristianismo ter comeado a ultrapassar as fronteiras do mundo semita e entrar em territrios dos povos que chamava de pagos. Esse contato com a cultura clssica, alm de marcar profundamente a nova religio, provocou mudanas substantivas no pensar e no comportamento dos povos clssicos. Neste primeiro momento, Paulo de Tarso teve papel determinante, em vista do seu arrojo evangelizador, que favoreceu a universalizao do cristianismo. O contato com a cultura greco-romana, conforme j mencionado, oportunizou a apropriao, por parte do cristianismo, de uma rede de significados, conceitos e categorias da filosofia clssica, o que contribuiu para o enriquecimento da prpria doutrina crist. Este quadro no ocorreu de forma pacfica, medida que houve resistncia dos povos clssicos e dos prprios semitas aos novos padres de conduta propostos, quer em relao a si prprios, quer em relao ao sagrado. Segundo Ambrogio Donini, a questo fundamental que deve incitar as investigaes sobre o cristianismo, em especial o cristianismo primitivo, a tentativa de se explicar como foi possvel as massas populares do Imprio Romano abraarem-no enquanto doutrina, preferindo-no a todas as outras religies, de tal forma que em sculos posteriores fosse adotada como religio oficial do Estado Romano. O problema limitase ao que diz respeito reconstruo do clima poltico-social e econmico que

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

possibilitou surgir e desenvolver-se o cristianismo e definio dos seus elementos fundantes, nos quais se propem relaes reguladas pelo amor, em contraponto razo grega. Nascido como religio dos escravos e dos deserdados, como expresso da fraqueza e do sofrimento dos homens em face do contexto de crise do sculo I, o cristianismo, trazia em si elementos contraditrios. Levava o homem a uma resignao a seu estado de sujeio material, e ao mesmo tempo, em seu bojo apontava para uma nova ordem, que buscava regular o comportamento dos homens tendo em vista as relaes estabelecidas entre esse homem e o sagrado. O que significava uma reao contra a reestruturao social constituda e a espera de um novo modelo social prometido: um reino messinico.
[...] Las contradicciones y antagonismos de la realidad histrica quedan cancelados en el seno de una conciencia que, a fuerza de idealizar los factores que definen su situacin personal real, acaba formando como realidad lo que slo es una racionalizacin inconsciente de su vocacin mstica interior: el esclavo, dice Pablo, se hace un liberto del Seor; y el amo un esclavo de Cristo. As, la disposicin a luchar por libertad real en la sociedad cesa radicalmente [...].(OJEA, 1984, p. 216). Esto permite, pues, el desarrollo de una pedagoga que reasume las idias morales del helenismo (Fil. 4:8), asi, el hombre interior paulino, [...] descansa sobre la creencia en un segundo mundo de los cieloscompensatorio de sus frustraciones presentes [...]. (OJEA, 1984, p. 221). Pablo forjo una soteriologa espiritualista e interiorizante que integraba la moral helnica y las vivencias msticas de las religiones mistricas en el legado hebreo con toda su imaginaria literaria, su emocin religiosa e su fuerza vital [...] (OJEA, 1984, p.223).

Destaca-se, neste perodo, a relao estabelecida entre o novo conceito de sagrado apresentado pelo cristianismo, baseado em um novo conceito de amor. Segundo Nicola Abbagnano, na obra Dicionrio de Filosofia (2003), os gregos viram no amor uma fora unificadora e harmonizadora, que move as coisas que as une e as mantm juntas, e a entenderam baseada no amor sexual, na concrdia poltica e na amizade.

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

Na obra Dicionrio de Mitologia Greco-Romana (1976), nas pginas 63 e 64, o Eros, uma das divindades primordiais, definido como uma fora fundamental do mundo; assegurando no somente a continuidade das espcies, como a coeso interna do Cosmos. Na obra O Banquete, de Plato, Eros aparece como um dimon fora espiritual misteriosa. Plato, no Banquete, ope-se a tendncia de considerar Eros como um deus, apresentando-o como fora motora, sempre em busca de seus objetivos, uma fora insatisfeita e inquieta. O termo grego utilizado por Paulo de Tarso para caracterizar amor gape, est associado tanto ao prprio conceito de Deus que apresentado como pai, como tambm a condio para a vida crist. O novo conceito cristo de amor caracteriza-se como dom, por apresentar Deus como quem ama a humanidade a ponto do sacrifcio, mas ao mesmo tempo traz em si a definio grega de fora unificadora e harmonizadora da humanidade. Todo pressuposto do cristianismo primitivo apia-se na premissa de que Deus o amor. (BOEHNER, 1970, p.16). E segundo esse pressuposto, Deus assume o carter pessoal de Pai (BOEHNER, 1970, p.18), enquanto criador e protetor da humanidade, e estreita vnculos com suas criaturas pelos laos afetivos que se consolidam no amor que para o grego era definido como gape, amor que excede ao filial, em essncia, divino. Segundo Philotheus Boehner e Etienne Gilson Etienne, (1970), Cristo inaugurou uma norma moral nova, que baseada na teologia do amor, necessitava uma tica de caridade.
O aprofundamento e a sublimao de idia de Deus, concebido como amor, no poderia deixar de reformar, outrossim, a concepo das relaes do homem pra com Deus, e bem assim as relaes mtuas dos homens entre si; numa palavra, era foroso, que surgisse uma nova atitude tica. A teologia do amor constitui o fundamento para uma tica de caridade. ( BOENNER, 1970, p.17).

Sob este pressuposto o cristianismo nascente constri sua proposta, que em Paulo de Tarso assume ao pedaggica, visando formar o homem sob novos moldes, o afeto, regulando seu comportamento a partir do padro de sagrado personalizado em Cristo,

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

modelo perfeito a ser atingido. Werner Jaeger, na obra a Paidia, ao citar a formao do heri, ressaltou esta tendncia grega de compreender os mitos hericos como mescla entre deuses e homens e de compreender a educao como formao, modelao do homem integral de acordo com um tipo fixo. (JAEGER, 1995, p. 32). Mesclando homem e Deus sem, contudo, confundir o primeiro com os semideuses gregos, Paulo de Tarso, instaurava um novo conceito de homem - o homem santificado. A matriz metodolgica para a ao pedaggica, centrada no dualismo entre o mundo temporal e o sobrenatural, entre o bem e o mal e entre o homem natural e o homem espiritual, explorada pelo cristianismo com vista a uma suposta recompensa ps-morte, projeta o conceito do ideal e de ideologia1 como parte da identidade crist.
El reino futuro se transforma en una realidad presente pero invisible, y la persona de Jess se convierte en un fenmeno mtico, en un lgos actuante en el hombre interior y dentro de la Iglesia en cuanto cuerpo de Cristo, cuyos miembros estn unidos por el amor fraternal en el Espritu de Dios. Espiritualizacin y concordia social: la nueva teologa cimenta as la plataforma ideolgica sobre la que descansa el poder de la Iglesia en el cortejo de los dems poderes del orden temporal. (OJEA, 1984, p.231-232).

Num ambiente de crise, os vnculos de solidariedade e apoio mtuo representaram a aceitao e a proteo que as camadas populares buscavam e, a crena numa entidade espiritual, sagrada, encarada como pai amoroso, muito atraiu os necessitados. Neste sentido, a ao pedaggica paulina, delimitada em seu epistolrio, serviu de plataforma ideolgica para uma nova ordem em construo, em que, pelos laos fraternos, prometia-se a organizao de uma nova sociedade sob uma nova gide (o amor), fundamentada num novo modelo de sagrado: o deus-pai, que buscava envolver toda a humanidade, sem distino de raas, sexo e posio social.

Segundo Abbagnano (2003), Mannheim na obra Ideology and Utopia (1953), ressalta que a idia de amor fraterno cristo numa sociedade fundada na servido irrealizvel e por isso ideolgica, mesmo quando entendida num fim para uma conduta individual. O alcance ideolgico do princpio citado por Mannheim sobre o amor fraterno, no reside no fato negativo de que esse princpio no se realize numa sociedade fundada na escravido, mas no fato de, mesmo numa sociedade fundada na escravido, esse principio permitir controlar e dirigir a conduta das pessoas. (ABBAGNANO, 2003, p.532-533).

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

A questo das diferenas sociais e dos embates dela decorrentes explicada pela desorganizao causada pela tentativa do homem de resolver seus problemas, distanciado de Deus, com suas prprias capacidades racionais, o que Paulo de Tarso resume na conceitual desordem provocada pelo pecado (OJEA, 1984, p. 24). Como resposta a esta crise social, provocada, segundo Paulo de Tarso, pelo afastamento do homem de Deus, tornava-se necessrio reeducar este homem para relacionar-se com Deus e com o prprio homem. neste aspecto que a proposta paulina de formao de homem se fundamenta, na construo de uma plataforma ideolgica que apresenta os laos afetivos como modelos reguladores ou normativos das relaes sociais. Tendo em vista uma suposta reorganizao social universal, fundada no em princpios de igualdade social e jurdica, mas numa igualdade subjetiva e ideolgica cujo pice apontava para um mundo ideal, o ps-morte, governado no por homens concretos, mas por uma entidade divinizada, o que implicou na gestao do homem de f proposto pelo cristianismo. Constitudas de escravos e camponeses empobrecidos, as comunidades se voltaram para a busca do ideal (a organizao ideal, o lder ideal e a vida ideal), que s era alcanado, segundo a exortao crist, no cu aps a morte. Pode-se perceber o deslocar das questes especulativas da razo para as explicaes subjetivas - fundamentadas no afeto como regulador das relaes sociais, na mxima do amor a Deus e ao prximo - o que implicou no estabelecimento de um novo modelo tanto de homem como de sagrado e numa reeducao com vista implantao das comunidades. Entendendo-se que a educao visa atender as transformaes de seu momento histrico e que um dos fatores essenciais de desenvolvimento do ser humano e de sua transformao, faz-se necessrio destacar que, ao propor uma nova forma de relacionamento entre os homens, Paulo de Tarso fundamentava-se numa nova concepo de sagrado, entendida como nica e absoluta, e principalmente, na concepo de Deus como ser pessoal, que, alm de adorao, busca intimidade com suas criaturas (Logos, encarnado em Cristo). (BOHENER, 1970, p. 15-18).

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

Constituda basicamente de amor e misericrdia, a divindade crist apresentada por Paulo de Tarso se personaliza na figura de Cristo, o qual, segundo ele, amou o mundo de tal maneira que se ofereceu como sacrifcio por este mesmo mundo: Mas, Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por ns a cruz, sendo ns ainda pecadores (ROMANOS 5:8.). Ao mencionar a figura e o sacrifcio de Cristo, Paulo de Tarso traz tona como o elemento propulsor das relaes sociais o amor, por ele apontado como referencial de perfeio, j antes enfatizado no processo de formao grego do heri, baseado no exemplo. Essa perfeio se d a partir do momento em que Cristo assume a caracterstica de homem por amor e compartilha esse amor com seus pares; difundindoo como dom supremo e termmetro das relaes sociais para fundamentar uma ticamoral crist.
Aspirai aos dons mais altos. Alis, passo a indicar-vos um caminho que ultrapassa a todos (I COR. 12:31). Ainda que eu falasse a lngua dos homens e dos anjos, se eu no tivesse a caridade, seria como o bronze que soa ou como o cmbalo que tine. Ainda que tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistrios e de toda a cincia, ainda que eu tivesse toda a f, a ponto de transpor montanhas, se no tivesse a caridade, nada seria (I CORINTOS 13:1-2)

A palavra, no texto paulino, traduzida por caridade, tem relao com a terminologia grega gape, para designar um tipo de amor que excede ao fraternal e essencialmente divino, e segundo a proposta crist, resume a essncia de Deus e regula as relaes com a divindade e com o prprio homem. Portanto, todo o cdigo tico-moral cristo parte desta premissa: o amor. (BOHENER, 1970). Ao apontar o amor como caminho sobremodo excelente na formao integral do homem, Paulo de Tarso retoma uma velha discusso j levantada pelos gregos em Plato. Segundo Giovanni Reali e Dario Anseri, na obra Histria da Filosofia (1990), o pensamento grego criou, sobretudo em Plato, a admirvel teoria do Eros, e, segundo

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

ele Eros no Deus, porque desejo de perfeio, tenso mediadora que torna possvel a elevao do sensvel ao supra-sensvel, fora que tende a conquistar a dimenso do divino, o Eros grego fora-e-falta em uma conexo estrutural entendida em sentido dinmico e, por isso, fora de conquista e ascenso, que se acende sobre tudo luz da beleza. Para Plato (428 a 348 a.C.), pelo amor que a alma humana encontra o seu caminho, enfatizando a idia de que o amor um agente educativo e que a aspirao verdade e ao ser impulsionada pelo amor e por ele cativada (BARROS, 2002.). Na obra O Banquete, onde diversos oradores discursam sobre o que consideram ser o amor e qual o seu papel na formao do homem. Nessa obra o debate caminha em torno do amor personalizado na figura de Eros, como resposta aos anseios humanos por uma totalidade do ser, representada no processo de aperfeioamento do prprio eu, segundo o qual os seres tornam-se completos a partir de uma relao de amizade recproca; como se a perfeio s se concretizasse numa unidade entre os prprios seres. Ao finalizar a discusso pelos lbios de Scrates, Plato (1979. P.41-43), acrescentando que Eros representa um anelo de qualquer coisa que no se tem e se deseja ter, e, nesse sentido, estabelecendo relao entre Eros e a Filosofia, ampliou a busca pela perfeio humana no encontro com o prprio eu, que s se completava ao adquirir conhecimento. Nas cartas paulinas, sobretudo na primeira aos corntios, Paulo de Tarso sinalizou tambm para o amor como condutor perfeio, apresentando-o como a prpria essncia de Deus. Logo, o amor o vnculo para a perfeio (COLOSSENSES 3: 14), e o que possibilita a formao integral do homem, j que, em essncia, ele a presena de Deus nos homens.

A caridade (amor) nunca falha; mas havendo profecias sero aniquiladas; havendo lnguas, cessaro; havendo cincia, desaparecer.[...] Mas quando vier o que perfeito, ento o que em parte ser aniquilado [....]. (I Corntios 13:8-13). At que alcancemos todos ns a unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus, o estado do Homem Perfeito, a medida da estatura da Plenitude de Cristo. (EFSIOS 4: 13).

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

Em sua ao pedaggica, Paulo de Tarso salientou como elemento bsico a necessidade de uma reeducao para o amor e para o sacrifcio. Segundo Ambrogio Donini, na Obra Histria do Cristianismo (1980), esse princpio estruturou as primeiras comunidades crists para a esperana de um mundo novo, vindouro, o que, segundo o autor, podia ser traduzido num convite passividade e ao desinteresse pelas questes sociais e polticas no que diz respeito ao mundo concreto que os cercava. Que cada um permanea na condio que o Senhor lhe deu (I CORNTIOS, 7: 20-24). Importava, segundo os preceitos cristos, garantir os direitos em uma nova era, em um outro sistema por vir, que tinha na Igreja2 sua forma de representao terrestre. Apesar de no se afastarem dos limites da cidade e de aceitarem s normas vigentes, ideologicamente, centravam-se nas normas estruturadas nas prprias comunidades, que tinham como superiores. Favorecido pelo contexto de crise e pela estreita relao que a antiguidade mantinha com as questes metafsicas (MARROU, 1975), ou com o sobrenatural, ao propor um novo e nico modelo de divindade, personalizado em homem que se sacrificou por amor para ensinar humanidade o caminho da perfeio - o amor -, Paulo de Tarso transps para o campo metafsico as relaes de classe, contribuindo para flexibilizar o sistema que basicamente sustentava economicamente aquela sociedade.

Com base nas experincias religiosas e morais das comunidades, quando a espera do fim comea a esmorecer, o conflito entre dominados e dominadores, entre pobres e ricos, entre a luz e as trevas, transforma-se, em S. Paulo, na oposio entre carne, entendida como essncia do mal, e esprito, elemento divino do homem (DONINI, 1980, p. 108.).

Engels, num artigo publicado em 1894, na Revista terica alem ``Neue Zeit definiu as primeiras comunidades crists como: um ambiente popular, de pobres e sem direitos, estruturados no proselitismo mas, com escassa capacidade organizativa, ao mesmo tempo formas avanadas e ingnuas de solidariedade assistencial. (ENGELS apud DONINI, 1980, p.89). E segundo OJEA, as comunidades crists aparecem constitudas como uma comunidade de amor, puramente espiritual e mstica, fundamentada numa experincia religiosa comum, e no num princpio de igualdade social e jurdica. (OJEA, 1984, p.215).

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

A indiferena quanto escravido e a obedincia s autoridades constitudas nortearam e fundamentaram a proposta educacional paulina, que, contraditoriamente, negava a ordem instituda, mas, em essncia, educava para a submisso a ela com vista orientao para um mundo irreal, mtico, a realizar-se no limite da felicidade eterna do reino iminente (DONINI, 1980, p. 107). Na epstola aos romanos, Paulo de Tarso afirma: Cada um deve obedecer as autoridades constitudas, porque no existe poder que no derive de Deus(ROMANOS, 13:1-3). As consideraes de Gonzalo Puente Ojea, na obra Ideologia e Historia: La formacin Del cristianismo como fenmeno ideolgico, so expressivas nesse sentido:

En esta doctrina, la cristiandad aparece constituida como una comunidad de amor, puramente espiritual y mstica: el concepto del Cristo se identifica con el cuerpo pneumtico total dos creyentes, el cual es concebido como una koinna[...] As, la disposicin a luchar por la libertad real en la sociedad cesa radicalmente; la esclavitud ya no siente como condicin degradante y miserable, pues la nueva nobleza de la fe provee del adecuado, ingrediente psicolgico compensatorio. Pablo formula sin equvocos el principio de obediencia al orden civil establecido [...] ( OJEA, 1984, p.215-6) .

Assim, tendo como referencial pedaggico a figura de Cristo, modelo de perfeio a ser imitado, Paulo de Tarso buscava envolver os homens em torno de uma verdade universal, baseada no sentimento moral, visando modelar o comportamento do homem clssico, reeducando-o para transformar o mundo, que considerava corrompido. Sua ao pedaggica, centrada na imitao de exemplos, transitou entre a plenitude humana e a sobrenatural, transformando o processo educacional num caminho de santificao, cujo ideal era ser semelhante a Cristo. Pode-se pensar que a concepo de homem e de sociedade elaborada por Paulo de Tarso, referendada em Cristo, foi resultado do contato entre os ideais de Cristo, a cultura hebraica e a cultura clssica, constituindo, contraditoriamente, elemento 9

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

norteador de todo o processo educativo, na negao do referencial de homem grego e na construo do perfil de homem ideal que o cristianismo pretendia formar. Importa considerar que, num cenrio de crise, estabelecer um referencial de conduta mesclando elementos que se reconheciam nas vrias culturas e propondo uma sociedade fundamentada em valores supostamente fraternos e igualitrios pressupunha a aceitao dos menos favorecidos e a criao de uma identidade social que muito atraiu aos homens do primeiro sculo. REFERNCIAS: ABBAGNAMO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. So Paulo, Martins Fontes, 2003. A Bblia de Jerusalm. So Paulo, Paulus, 3 ed.2004. BARROS, Gilda Nacia Maciel.Cristianismo Primitivo e a Padeia Grega. Disponvel em <http//www.hottopos.com/vdletra2/Gilda.htm#_ftn1>Acesso em 30/04/2005. _________ Eros, A Fora do Amor na Paidia de Plato. Disponvel em <http//www.hottopos.com/vdletra2/Gilda.htm#_ftn1>2002. BOEHNER, Philotheus. GILSON, Etienne. Histria da Filosofia Crist. Petrpolis, RJ. Ed. Vozes, RJ, 1970. DONINI, Ambrogio. Histria do Cristianismo (Das origens a Justino). Edies 70. Martins Fontes. So Paulo. 1980. JAEGER, Werner.Cristianismo Primitivo e Paideia Grega. Lisboa. Portugal: Edies 70, 1991 _________Paideia. So Paulo, Martins Fontes, 1995. P. 03-40. MARROU, Henri Irene. Histria da Educao na Antigidade. So Paulo, EPU, Braslia, 4 ed.1975. OJEA, Gonzalo Puente. Ideologa e Historia. La Formacin del cristianismo como fenmeno ideolgico. Siglo Veintiuno editores. 3 ed. Madri. 1984. PEREIRA MELO, Jos Joaquim A Educao Paleo-Crist. Revista Teoria e Prtica da Educao. Vol.04, n 09, p. 97-109. Universidade Estadual de Maring. Set/2001. _____________Cristianismo e Cultura Clssica. Maring: UEM, 2003. _____________Do Helenismo ao Cristianismo Primitivo. Anais do II ENPED-Encontro de Pedagogia: O Ensino Superior Face as atuais Mudanas Societrias: Desafios e Perspectivas. p..75-82

10

Universidade Estadual de Maring 08 e 09 de Junho de 2009

PIERRARD, Pierre. Histria da Igreja. So Paulo: Paulus, 1983. PLATO. Dilogos. Os Pensadores. Seleo de Textos de Jos Amrico Motta Peanha. So Paulo. Abril Cultural, 2 Ed. 1979. REALE, Giovani. Histria da Filosofia: Antiguidade e Idade Mdia.I Vol. I. So Paulo: Paulus, 1990.

11

You might also like